Sei sulla pagina 1di 28

PSICOLOGIA DO ESPORTE

Profa. Msc. Maria das Graas Teles Martins

"temos que nos preparar psicologicamente para esta partida" ou "fisicamente o time est bem, mas psicologicamente vem passando por dificuldades" ou, ainda, "temos que elevar o moral para virarmos o jogo" (Becker Jr, 1998, p. 31).

HISTRICO
Em 1926, o laboratrio de Psicologia aplicada ao esporte, surge, junto de algumas obras que marcaram o estudo da psicologia no esporte. No Brasil, o campo de atuao bastante limitado, tendo em vista a pouca informao que se tem sobre o assunto.

CONCEITO

"a psicologia do esporte o estudo dos fatores comportamentais que influenciam e so influenciados pela participao e desempenho na prtica esportiva e a aplicao desse conhecimento adquirido." (American
Psychological Association-APA)

A Psicologia do Esporte tem por finalidade investigar e intervir em todas as variveis que estejam ligadas ao ser humano e sua prtica numa determinada modalidade esportiva e seu desempenho (Becker Jr, 1999).

DESEMPENHO ESPORTIVO

a execuo de um trabalho com eficincia e competncia (Ferreira, 2004). O desempenho se relaciona s competncias corpreas (estruturas fsicas), de aptido (flexibilidade, fora, equilbrio, coordenao e resistncia corporal), e aos aspectos psicolgicos e sociais (Bohme, 2003).

TALENTO ESPORTIVO

a denominao dada a uma pessoa, que se aceita, com base em seu comportamento/atitudes (herdadas e adquiridas). Que possui uma aptido especial para o desempenho esportivo, acima da normalidade da populao (Carl, 1988 apud Bohme, 1994)

ESTILOS DE PRESSES

COBRANA DA MDIA COBRANA DO GRUPO


COBRANA DOS TREINADORES

COBRANA DA TORCIDA

INTERFERNCIAS NEGATIVAS
DESMOTIVAO

ANSIEDADE
NERVOSISMO, MEDO,

PROVOCAES
DESCONCENTRA O
PERDA DE FOCO

COMPETIO: ASPECTOS PSICOLGICOS

Fatores intervenientes

STRESS

Consequncias Auto-estima Motivao Stress Ansiedade Burnout Fuga Autocontrole Abandono Agressividade

-capacidade individual -nvel de habilidade -expectativas -nvel de aspirao -experincias

ANSIEDADE

MOTIVAO

O PAPEL DA PSICOLOGIA DO ESPORTE

Detectar e tratar os transtornos emocionais; Psicodiagnsticos; Realizar intervenes clnicas, individuais e de grupos. Compreender os fatores cognitivos, afetivos/emocionais, comportamentais, e motivacionais.

a Psicologia investiga as causas e os efeitos das ocorrncias psquicas do ser humano antes, durante e aps o exerccio ou o esporte, sejam, de cunho educativo, recreativo, competitivo, ou reabilitador" (Benno
Becker Jr.1999, p 17-Presid Socied Bras do Esporte).

A PSICOLOGIA DO ESPORTE
Auxilia no desenvolvimento de aspectos favorveis
Autocontrole Sade Mental Comunicao

Relaes Interpessoais Liderana

Motivao

CAMPOS DE ATUAO DO PSICLOGO

ENSINO

PESQUISA

INTERVENO

ENSINO

O ensino Finalidade a questo da comunicao, forma de entender os mecanismos de relacionamento tcnico/atleta. Transmitir conhecimentos e capacidades psquicas para a educao prtica no esporte.

PESQUISA

A pesquisa na rea realizada com a inteno de desenvolver uma teoria da ao esportiva, de estudar procedimentos diagnsticos e de investigar medidas adequadas de interveno psicolgica.

INTERVENO

A interveno- Funciona como um acompanhamento psicolgico. Foco em uma meta especfica que auxilia na orientao e direcionamento da regulao psquica do atleta. Proporcionar o desenvolvimento da autoconfiana e motivao para o enfrentamento necessrio antes, durante e aps as competies.

APLICAO DA PSICOLOGIA DO ESPORTE

Visa analisar a compreenso dos processos de ensino, formao e educao da criana. Psiclogo mediador na relao e interao professor/aluno/pais.

ESPORTE ESCOLAR

ESPORTE RECRETEATIVO

Esporte recreativo ou de tempo livre: estudo, interveno sobre a prtica de atividades fsicas, anlise do comportamento recreativo dos grupos de diferentes faixas etrias.

REABILITAO

voltada para a prtica de atividade fsica esportiva para pessoas com certas limitaes (ex: atleta lesionado, cadeirante...).

REABILITAO

DIMENSES SOCIAIS DO ESPORTE

Um direito de todos, abrange trs formas de manifestao: Esporte educao (ou educacional), Esporte-participao (ou participativo) Esporte-rendimento (em que est includo o esporte de alto nvel).

O Psiclogo do esporte

PROJETOS SOCIAIS

Com crianas e jovens de baixa renda e que tem como instrumento o esporte. O objetivo do trabalho - enfoque no desenvolvimento da Educao e cidadania.

Funes do Psiclogo do esporte

Cientista/Pesquisador/Docente

Responsvel pela sade e bem-estar dos atletas, treinadores, rbitros, gestores etc. Intermedirio entre tcnico e atleta Conselheiro para solucionar conflitos, a comunicao e a relao interpessoal; Consultor de programas psicolgicos

REFLETINDO

Esportistas considerados hbeis so aqueles, que, alm de um alto nvel tcnico esto preparados psicologicamente.

REFLEXO FINAL

Cada pessoa ao nascer traz uma bagagem gentica que ir determinar as potencialidades fsicas e psicolgicas para a prtica esportiva. O treinamento ser o conjunto de procedimentos e meios utilizados para conduzir esse indivduo a sua plenitude fsica, tcnica e psicolgica objetivando executar um desempenho esportivo mximo em um perodo determinado (Dantas, 1995).

mgtmartins@gmail.com

OBRIGADO!

REFERENCIAS
BECK, J.S. Teoria Cognitiva : Terica e Prtica. Porto Alegre : Artes Mdicas, 1997. BECKER JUNIOR, B.; SAMULSKI, D. Manual do Treinamento Psicolgico para o Esporte. Feevale, 1999. BECKER JUNIOR, B. Psicologia Aplicada Criana no Esporte. Feevale, 2000. BRACHT, V. et al. . As cincias do esporte no Brasil, 1995 . CAVALCANTI, Z.G. Futebol : Espetculo do Sculo. Ncleo de estudos do cotidiano e da cultura urbana da PUC. So Paulo : Musa, 1999. COSTA, F. O futebol na ponta da caneta. So Paulo : Revista USP, 1994. COZAC, J.R. (organizador ). Com a cabea na ponta da chuteira Ensaios sobre Psicologia do Esporte. So Paulo : Anna Blume, 2003. FRANCO, G.S. Psicologia no esporte e na atividade fsica. Manole, 2000. RANG, B. Psicoterapias Cognitivo Comportamentais : um dilogo com a psiquiatria. Porto Alegre : Artmed Editora, 2001. RUBIO, K. ( organizadora). Psicologia do esporte, interfaces, pesquisa e interveno. So Paulo : Casa do Psiclogo, 1999 e 2000. WEINBERG, R.S. Psicologia do esporte e do exerccio. Artmed, 2001.

Potrebbero piacerti anche