Sei sulla pagina 1di 3

Disciplina: FILOSOFIA________________ Professor:MRCIO EWALD_________ Bimestre/semestre:____ Data: ____/___/____ Srie:____Reg.

( ) EJA( ) Turno: M( ) N( )

Nome: ___________________________________________________ N ________


INSTRUES - Use caneta azul ou preta - Cabealho com letra legvel e nome completo - Leia a prova com ateno - Evite rasuras NOTA:_________

PROVA DE RECUPERAO EM FILOSOFIA


Escolha um dos tpicos abaixo e elabore uma dissertao de no mnimo, 10 linhas, tendo com base os seus conhecimentos, o contedo de nossa apostila e as aulas semanais. No ultrapasse o limite mximo de linhas para esta avaliao. Leia com calma cada um dos tpicos. Escreva de maneira legvel e correta. Ser avaliado: 1) o contedo filosfico abordado nas aulas; 2) a coerncia entre o tpico e o seu texto; 3) ortografia e gramtica.

1. A Filosofia um conhecimento til ou intil? Explique. 2. A atividade ou reflexo filosfica caracterizada pelas perguntas: o que ? Como ? Para que ? D um exemplo e explique como funciona essa atividade? 3. () Assim, a magia e a mitologia ocupam a imensa regio exterior do desconhecido, englobando o pequeno campo do conhecimento concreto comum. O sobrenatural est em todas as partes, dentro ou alm do natural; e o conhecimento do sobrenatural que o homem acredita possuir, no sendo da experincia direta comum, parece ser um conhecimento de ordem diferente e superior. uma revelao acessvel apenas ao homem inspirado ou (como diziam os gregos) divino o mgico e o sacerdote, o poeta e o vidente.
CORNFORD, F.M. Antes e Depois de Scrates. Trad. Valter Lellis Siqueira. So Paulo: Martins Fontes, 2001, pp.14-15.

4. No mito, foras sobrenaturais so invocadas, deuses revestem-se de formas humanas (antropomorfismo) e se materializam nos mitos criados para desvendar grandes mistrios. Deuses so acometidos por paixes humanas, como cime, inveja, fria e desejo de vingana. 5. Esta mxima significava mais exatamente que de cada homem individualmente considerado dependem as coisas, no na sua realidade fsica, mas na sua forma conhecida. Comente a seguinte frase do sofista Protgoras: O homem a medida de todas as coisas. 6. Ao Logos, razo e palavra do que sempre , os homens so incapazes de compreend-lo, tanto antes de ouvi-lo quanto depois de t-lo ouvido pela primeira vez, porque todas as coisas nascem e morrem segundo este Logos. Os homens so inexperientes, mesmo quando eles experimentam palavras ou atos tais quais eu corretamente os explico segundo a natureza, separando cada coisa e explicando como cada uma se comporta. Enquanto isso os outros homens esquecem tudo o que eles fazem despertos assim como eles esquecem, dormindo, tudo o que eles vem.
Adaptado de HERCLITO. Pr-Socrticos. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural , 1978. p. 79.

7. Da guerra dos opostos nasce todo vir-a-ser: as qualidades determinadas, que nos aparecem como durando, exprimem apenas a preponderncia momentnea de um dos combatentes, mas com isso a guerra no chegou ao fim, a contenda perdura pela eternidade.
NIETZSCHE, Friedrich. A Filosofia na poca da Tragdia Grega. In Os pr-socrticos. 2 ed. So Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 104. Adaptado de HERCLITO. Pr-Socrticos. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural , 1978. p. 79.

8. Em rio no se pode entrar duas vezes no mesmo, segundo Herclito, nem substncia mortal tocar duas vezes na mesma condio...
HERCLITO. In: Os Pr-Socrticos. (PLUTARCO, De E apud Delphos, 8, p. 388 E.). So Paulo: Abril Cultural, 2000. p. 97. Col. Os Pensadores.

Tpico escolhido, n:

Ttulo de sua dissertao

10

15

20

25

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

Potrebbero piacerti anche