Sei sulla pagina 1di 12

Ant.

Filosfica II Apontamentos
Prof. Carlos Drawin

26/02/2014
Antropologia I / tica I (Histrica) Antropologia II / tica II (Sistemtica)

A separao entre Antropologia e tica artificial. Em Antropologia Fil. II, pequena sntese histrica avanando no pensamento moderno. Em tica I, vai trabalhar mais na linha da tica a Nicmaco. Depois do Positivismo, com a interdio da Filosofia, ela torna-se Histria da Filosofia. Ao ver do professor, isso um desastre porque um sintoma de uma cultura que se torna cada vez mais incapaz de pensar sobre si mesmo. O pensamento Vaziano na Antropologia Fil. Era de base platnico-aristotlico-tomista numa releitura a partir da dialtica hegeliana.

Caminho da disciplina: Breve Recordao da Disciplina Anterior; Por que o P. Vaz props uma Antropologia Sistemtica? Categorias a Antrop. Filosfica.

LIVROS-BASE: Antropologia Filosfica I o Parte Histrica (no) o Parte Sistemtica (sim) Mtodo Categorias: corpo, psiquismo, esprito. Antropologia Filosfica II o Cont. Parte Sistemtica Objetividade (Natureza e histria) Intersubjetividade (sociedade e liberdade) Transcendncia (a transcendncia na imanncia)

28/02/14
Eu no vim para a aula, mas a reviso mais ou menos isso (do dia 17/09/2013 Antrop. Filo. I):
Dimenso eidtica

Dimenso Ttica

Relao Dialtica

Existncia Mundo Compreenso

Essncia (eidos) discurso sobre o homem = Antropologia Finalidade (telos) discurso sobre a realizao do Homem (tica) Fundamento/ser (on) discurso sobre a inteligibilidade da essncia/realizao do homem (Metafsica)

07/03/2014
Continuao da reviso de Antropologia Filosfica I QUADRO CONCEITUAL Dimenso Ttica Existncia (sujeito)
Relao Dialtica

Dimenso eidtica Essncia (eidos) discurso sobre o homem = Antropologia Finalidade (telos) discurso sobre a realizao do Homem (tica) Fundamento/ser (on) discurso sobre a inteligibilidade da essncia/realizao do homem (Metafsica)

Mundo (histria)

Razo (Linguagem)

ESQUEMA GENTICO
Abertura ontolgica Insegurana ontolgica

Antropognese

Natureza
Bios

Filognese

Homem
Psych

Sociognese

Cultura
Ethos
Construo simblica (costumes, normas, interditos, obrigaes, valores, imagens...) Fenomenologia do Ethos (traos essenciais)

Civilizao

Ontognese

A histria da filosofia uma grande discusso que atravessa a histria humana na busca da inteligibilidade da existncia humana.

Niilismo perda gradativa das crenas fundamentais que marcaram a histria do ocidente. H um texto de
Nietzsche sobre isso.

11/03/14
A cultura no um bloco monoltico ou algo estvel, mas um processo dinmico sob o qual os homens interpretam suas experincias vitais. Essa interpretao tem certa instabilidade. (h)

C Em si

C Para si Inteligibilidade (Filosofia)

Nas sociedades tradicionais como as mudanas acontecem de modo mais lento, ento, h um meio mais tranquilo para que a autorreflexo da cultura acontea. No esquema acima, quanto maior o linha do C, mais complexa e prxima de ns a sociedade e a cultura no que diz respeito inteligibilidade. Assim, o primeiro C seria a cultura grega arcaica e os ltimos a cultura atual. Na modernidade ou na ps-modernidade, a cultura no consegue mais fazer essa autorreflexo. O padro de inteligibilidade tem que ser constitudo a partir da experincia da sociedade ps-tradicional. Nessa construo, muitos elementos antigos e medievais podem ser fecundantes. Pode-se ter esses elementos, mas no a repetio deles. Entretanto, muito do conhecimento antigo erudio e, assim, no tem mais vigncia (como as mmias egpcias). O risco da Filosofia tambm esse. Todavia, se no tivermos padres de inteligibilidade ou padres de sentido, ento, o curso da civilizao passa a ser o de deriva da vida e justamente a Filosofia que ajuda nesse curso. Nesse sentido, o Marxismo foi um grande esforo de construir uma interpretao da realidade. O esforo do Padre Vaz foi o de construir um padro de inteligibilidade que fosse pertinente poca contempornea visto que, na poca dele, a filosofia estudada, mesmo nas escolas jesuticas, era escolstica.

II. Paradigmas da Antropologia Filosfica 1. Paradigma ontolgico-metafsico da Ant. Filosfica

Referncia Plato Ontolgico devido ao ser, pois, o grande problema o problema do ser. Metafsico enquanto o ser transcendente (Plato chama de ideia).

Referncia

Plato

Problema do ser

IDEIA

a) questes epistemolgicas = o que conhecimento? (cf. Teeteto). As questes epistemolgicas remetem ao ontolgico. b) Questes antropolgicas = o que a alma? (cf. Ffon). Ou seja, o que a essncia do homem? Que para Plato a alma. Essa pergunta s pode ser feita se se supor que a alma tem um parentesco com as ideias. [Dialtica/Metafsica] Fsica-lgica-tica Aps Plato, na poca de Xencrates, a Filosofia ter uma diviso tripartite em Fsica, lgica e tica. A metafsica ficar oculta. Essa diviso prevalecer na poca helenstica (aps o perodo clssico). A imagem a do ovo: a) Casca: Lgica b) Clara: Fsica c) Gema: tica O que daria a dimenso metafsica seria a tica, mas ela vai se distanciando dessas razes e aproximando-se Fsica antiga (no a moderna/atual). Assim, a pergunta sobre o comportamento do homem ou o valor que que ele deve ter na sua vida vai depender da questo csmica. A pergunta o que o homem estar dependente do Cosmos, pois, onde o homem est inserido.

14/03/14
I.2 Paradigmas da AF: 1 Paradigma ontolgico/metafsico Plato H(alma) K (inteligvel)

*Metafsica+ Fsica Lgica tica (sabedoria) K H

Santo Agostinho (364-430): Da doutrina crist *Na Antiguidade, Fsica uma teoria do mundo e no no sentido de Fsica moderna. As Artes Liberais (filosofia na antiguidade) tem um carter propedutico e apologtico e so preparatrias para a Teologia da Revelao. Teologia da Revelao (Faculdade de Teologia) Artes Liberais Propedutico Apologtico (Faculdade de Artes/Filosofia)

Viso sinttica do Real Aps a introduo de Aristteles (no sc. XIII) no pensamento filosfico cristo, a unio entre Teologia e Filosofia prpria do incio da Idade Mdia vai sendo corroda. Ora, se a Filosofia j possibilita uma viso de conjunto do real, porque Teologia? Entretanto, se a razo adquire autonomia em relao f (e vice-versa), ento, a razo (filosofia) deixa de ser um propedutico para a f (teologia) e cada uma segue seu caminho. 2 Paradigma epistemolgico Descartes (1596-1650) Nova Cincia (espiteme) e Fsica-Matemtica (Galileu) = imagem clssica do Mundo = (destruio do Cosmos) = Reconstruo do Sistema do Saber (Mtodo 1637) | Princpio de Filosofia (1647) tica Mecnica

TRONCO: Fsica Espisteme

RAZES: Metafsica Homem

21/03/14
Em Kant, se consuma o que foi consagrado na Hist. Da Filosofia como Revoluo Copernicana. No paradigma ontolgico, o centro a filosofia do ser. Da passou-se a uma filosofia do sujeito. 2.2 Filosofia do ser Filosofia do sujeito Revoluo Copernicana C R. Pu (1781) Sujeito cognoscente (epistmico)

No modo de pensar tradicional, o sujeito gira em torno do objeto. A cadeira est l e o conhecimento como se fosse uma apreenso do que est l. Quando Kant pergunta: o que posso saber?, ele est querendo saber quais as condies objetivas pa ra o conhecimento. A Revoluo Copernicana indica que o sujeito que est no centro e os objetos grativam em torno dele. No podemos falar das coisas individuais sem o espao. O espao est no sujeito, uma estrutura do sujeito cognoscente. O espao uma forma que est no sujeito a priori, isto , anterior a todo conhecimento possvel. O tempo outra condio a priori.

S1

O1
Espao Tempo

Realidade (coisa-em-si) (incognoscvel)

S3
Homem

S2

O3

O2

S4
Crtica da Razo Pura (1781) Crtica da Razo Prtica (1788) sujeito agente Crtica da Faculdade de Julgar (1790) sujeito expectante

O4

O idealismo alemo se estende desde a publicao da Crtica da Razo Pura (1781) por Kant at a morte de Hegel (1831).

2.3 O Paradigma antropolgico da Antropologia Filosfica No idealismo, o sujeito enquanto sujeito epistmico...

Aps a Crtica da Razo Pura (1781), houve a Revoluo Francesa (1789) e muita coisa mudou, pois os smbolos foram atacados (o rei teve a cabea cortada). Diante das mudanas sociais na Europa psnapolenica, o homem destranscendentalizao. Destranscendentalizao do sujeito (a destituio do esprito) o sujeito passa a ser o indivduo, o cara que trabalha, o operrio o sujeito que tem determinados costumes. O sujeito colocado nas suas situaes particulares, nas suas situaes concretas. uma tentativa de mostrar o homem como sociedade. E sociedade conflito. E conflito conflito de classes. O homem no o sujeito transcendental... mas, o operrio, o trabalhador, o proletrio. Aqui j se vislumbra Karl Marx com seu materialismo histrico. A categoria principal do pensamento hegeliano o esprito (Geist). O esprito a capacidade humana de abertura, de transcender. Sociedade = conflito de Classes (K. Marx) Indivduo = liberdade singular (S. Kierkegaard) Pulso = vontade cega/multiplicidade (Arthur Schopenhauer/ F. Nietzsche) O opsculo/a obra de Feuerbach (1804 1872) mudou muita coisa no pensamento humanista, deu base para um humanismo ateu. baseado em Feuerbach que K. Marx comea a sua teoria. Segundo Marx, uma vez que passamos pela crtica da religio (do cu) aos modos de Feuerbach, devemos passar crtica da terra. Feuerbach afirma que Deus foi criado pelo homem. Para que o homem seja verdadeiramente homem e livre, ento, necessrio matar Deus (admitir que ele no existe e que inveno humana). Padre Vaz, na sua Antropologia Filosfica, vai tentar responder a esses desafios e vai tentar mostrar que um Itinerrio para o Absoluto possvel.

25/03/14
Cont. 2.3 o paradigma antropolgico da antropologia filosfica Para Vaz, no h tica sem metafsica. O homem no est no centro das coisas, mas ele capaz, com sua inteligncia, de descobrir a ordem das coisas. Mesmo tendo a primazia da Revelao, Agostinho usou a estrutura racional da poca dele (o mesmo fez Toms de Aquino, a partir de Aristteles). Ele no fez isso para substituir a Revelao, mas porque estava inserido no modo de pensar do seu tempo. No houve ciso intelectual entre a f crist e o pensamento desses pensadores cristos. Com o surgimento da cincia moderna, o paradigma clssico foi colocado em questo, pois, o saber moderno de uma natureza matematizada e no a partir de uma noo de Cosmos. Assim, com os espritos tomados pela nova mentalidade, a escolstica tradicional (usada pela Igreja para inteleco da f) tambm foi posta em questo. Apesar disso, j Lutero colocou em questo certo modelo, posto que ele como que asfixiava a f (segundo o professor: vade retrum Aristteles). O Conclio de Trento, ao sistematizar os seminrios, definiu que o modelo aderido pela Igreja era o platnico-aristotlico e a Igreja fechou-se em si mesma. Enquanto isso a Teologia protestante aderiu ao novo paradigma. Houve um tempo de muitas censuras e proibies do pensamento a partir da Igreja (Pio IX, Pio X como syllabus). Com o Conclio Vaticano II, os muros construdos contra o pensamento moderno foram destrudos. Quando Descartes afirma que o ponto de partida da Filosofia o cogito, isto , eu penso, ele provoca uma revoluo no modo de pensar. O eu em questo transcendental e que o mesmo para todos. a estrutura cognitiva humana. Agora, o homem j no mais o sujeito transcendental. H uma destranscendentalizao do sujeito, isto , o sujeito agora foi imanentizado no indivduo, na sociedade, nos grupos sociais. Agora, o homem so os indivduos, os grupos... a parir dessa nova mentalidade, o comea a aparecer o relativismo. H um paradigma antropolgico da antropologia filosfica porque a pergunta o que o homem vai se estender por cada indivduo de modo separado. Entretanto, com esse processo, a prpria pergunta o que homem passa a ser questionada, pois ela supe uma essncia do homem. H uma tenso entre o discurso filosfico sobre o Homem (Essncia) e o discurso cientfico sobre o Homem (Fenmenos Humanos = objetos da cincia). Nesses objetos da cincia, temos a multiplicidade das cincias do homem (sociologia, politologia, economia, psicologia, etnologia, lingustica...). O homem foi fatiado e cada uma dessas disciplinas tomou para si uma parte dele. Essas cincias, muitas vezes, comeam a se espelhar nas cincias da natureza, que passa a ser um ideal metodolgico (em alguns casos mais difcil, em outras mais fcil). De qualquer modo, h um curto-circuito epistemolgico que dificulta a passagem metodolgica das Cincias da Natureza para as Cincias Humanas. A dificuldade se d pelo fato de que o homem no fragmentado, mas uma totalidade. A Universalidade das cincias da natureza est ligada formalizao dessas cincias. As outras disciplinas herdam essa mentalidade, assim, por exemplo, diz-se que a psicologia surgiu no momento em que tentaram matematizar seus processos de conhecimento. Entretanto, a psicologia um campo resistente a esse processo de matematizao.

A Perspectiva histrica de autorrealizao da humanidade atravs da racionalidade instrumental, funcional, operacional (meio-fim) uma perspectiva iluminista de Modernizao. H uma engenharia comportamental baseada nos princpios cientificos. A suposio filosfica que o homem, atravs da sua ao, se autorrealiza enquanto ser humano, mas no se chega a essa suposio estudando as cincias isoladas. Por princpio, a filosofia ultrapassa os princpios filosficos da cincia, assim, um estudioso de uma rea, ao refletir sobre o homem ou sobre problemas que vai encontrando, sai de sua rea original e migra para a filosofia (Nietsche,...). Esse novo modelo tem que ser questionado, subjetivo a uma reflexo crtica e os seus critrios tem que ser questionados. Assim, chegamos ao prximo tpico!

3. Antropologia e crise da Modernidade

A cultura modificada (C2) reflete sobre si mesma (C1), seja para mostrar continuidade, seja para romper com o estabelecido. Crtica Presente Reflexo

C1

C2

A modernidade transepocal significa que a crtica e a reflexo deve ser feita no presente. A conscincia da modernidade (e a crise cultural subjacente) surge a partir da percepo da dificuldade de se pensar o presente com os elementos da cincia moderna (nunca os homens produziram tanto conhecimento a cerca de si mesmos, ao mesmo tempo, nunca os homens conheceram to pouco a cerca de si mesmos). A perspectiva de autorrealizao, que o projeto iluminista, fracassou no pelas dificuldades racionais, mas pela prpria realidade histrica. No sculo XX, os problemas humanos resolvidos no pela solidariedade, mas pela fora brutal. No sculo XXI, a situao no est diferente, pois, os pases com elevado consumo querem manter esse padro e tem-se um descaso com relao aos outros pases e prpria natureza.

28/03/14
Cont. 3. Antropologia e a crise da modernidade

SN: Sujeito notico (nous e


inteligncia) o sujeito dotado da inteligncia.

Cultura
(topos) (Experincia)
Ceticismo sofstico

Filosofia
(atpica)

SP: Sujeito pneumtico


(pneuma = abertura a Deus)

ST: Sujeito Transcendenta SH: Sujeito hermenutico

Experincia poltica

SN

Razo Metafsica

Ceticismo fidesta

Experincia da Revelao

SP

Razo Teolgica

Ceticismo empirista

Experincia da Natureza
(correlativa da CM)

ST

Razo Epistmica

Ceticismo relativista

Experincia da Cultura (conscincia histrica)

SH

Razo hermenutica

A atopia da Filosofia no se confunda com alienao, alienamento, pois a Filosofia implica tambm num retorno cultura. Como na Alegoria da Caverna de Plato, quem sai da caverna, mais tarde, volta pra Caverna, munido com o novo saber adquirido. a razo metafsica que vai justificar/dar sentido experincia histrico-poltica. A palavra ceticismo significa examinar com ateno. Os cticos no so anti-intelectualista, muito ao contrrio, eles querem encontrar argumentos consistentes e que esses argumentos resistam s questes que lhes so postas. Ceticismo fidesta um questionamento do tipo de discurso que se configura como racional. H um movimento ctico porque ns tendemos para a vida ordinria, cotidiana, pois ela faz a maior parte da nossa vida. O esforo filosfico e teolgico so atpicos.

Aqui, partimos de alguns dos elementos mais impactantes na cultura ocidental, por isso, quando se fala de experincia poltica a experincia grega. experincia religiosa a experincia da Revelao crist, experincia da Natureza a da Cincia Moderna. O ST pergunta quais so as condies de possibilidade do conhecimento da Natureza. No sentido clssico: Transcendental o sujeito capaz de alcanar a totalidade do cosmos, de chegar a Deus, provar a existncia dele, isto , um sujeito que capaz de se elevar transcendncia. No sentido Moderno: o sujeito que transcende a conscincia emprica da sua subjetividade. O ceticismo empirista vai se alinhar com certo pragmatismo. possvel reconhecer na cincia um tipo de saber com uma grade utilidade prtica (tcnica) e, para alguns, isso o suficiente. Mas, importante reconhecer que os fundadores da cincia moderna tinham grande preocupao teolgica e metafsica (Newton um grande exemplo...). Na experincia da Cultura, toma-se experincia da cultura. A conscincia so construes culturais. Quando se fala isso, no se diz que Deus no exista. preciso que o sujeito pense, interprete a prpria cultura. Quem faz isso o sujeito hermenutico. No paradigma antropolgico da antropologia (xp da cultura), os autores vo dizer que no h como definir valores universais na contemporaneidade. INDIVDUO Kierkegard (1813 1855). SOCIEDADE K. Marx (1818 1883) PULSO A. Schopenhauer (1788 -1860) / F. Nietzsche (1844 - 1900)

A racionalidade formal tenta colocar os meios em funo dos fins.

Potrebbero piacerti anche