Sei sulla pagina 1di 16

Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan

Apostila Terica de Guitarra


1 Edio
Henrique Dolsan

Volume 1

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan

Apresentao
Para o contedo no ficar to chato e repetitivo a apostila foi dividida em duas partes, sendo que a primeira apostila (volume 1) classificada como nvel fcil e mdio e a segunda apostila (volume 2) considerada nvel mdio e avanado. Para obter um melhor desempenho em relao ao conhecimento que ser adquirido ou fortalecido, voc deve praticar e estudar uma, duas, trs, quantas vezes precisar e achar necessrio. Todo contedo ter um exerccio com seu devido gabarito, fundamental realizar todas as tarefas propostas pelo autor. Agora cabe a voc decidir se o seu tempo gasto para aprender ser til ou a toa.

"S sabemos com exatido quando sabemos pouco; medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dvida." - Johann Goethe "A coisa mais indispensvel a um homem reconhecer o uso que deve fazer do seu prprio conhecimento." Plato

Bons estudos!

Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan

I.

Introduo

Sou Henrique Dolsan, nasci em Cambori SC e vivo em Itaja - SC. Iniciei meus estudos aos nove anos na Casa da Cultura em Itaja com o professor Nazildo, guardo grandes recordaes e sou muito agradecido por ele ter me ensinado a base de tudo e a grande educao que recebi. Foi nesta idade que decidi aprender a tocar guitarra acstica (Violo) e parei aos dez anos devido idade, creio que me interessava mais brincar do que tocar um instrumento. Aos doze anos decidi retornar meus estudos, mas na Guitarra Eltrica. Estudei a princpio numa instituio que no quero citar o nome, foi a pior escola musical pela qual j passei (Levando em considerao que passei por trs), tinha uma das piores metodologia de Itaja, e o pior professor. Aos treze anos desisti novamente. Peguei um dio imenso do instrumento, olhava para uma guitarra e sentia raiva, tudo por culpa de um ano aprendendo praticamente nada. Aos quatorze anos decidi voltar, porm fui estudar em uma escola melhor, no Laboratrio da Msica em Itaja com o Professor Andr. Foi o lugar ao qual aprendi grande parte prtica que eu sei hoje em dia. Aos dezesseis anos desisti definitivamente das aulas e passei a buscar conhecimento por conta prpria, lendo apostilas, vendo vdeos-aula e etc. confesso que uma das melhores coisas. Agora em 2013, venho preparando um material didtico. Ento elaborei esta pequena apostila de guitarra primeiramente para utilizar como um instrumento de ensino aos meus alunos. O contedo presente nela bem resumido e direto, facilitando o entendimento. No vamos entrar a fundo no contedo, mas sim ter uma viso terica de modo geral, desde a histria at escalas.

II. Histria
As populares e versteis guitarras se originaram a partir de um instrumento musical de origem espanhola. A vihuela, como era denominada, se originou por meio de outros dois instrumentos mais antigos ainda: o ud, com cinco cordas, muito popular no Oriente Mdio, e a cozba, um aparelho musical romano. As guitarras eltricas surgiram em 1930, como uma modificao do prprio violo. Os primeiros modelos geravam um som muito suave e baixo, algo bem diferente do que conhecemos hoje em dia. Para ampliar a potncia sonora do instrumento, no mesmo foram colocados captadores (espcies de minsculos microfones). Isso gerou um pequeno problema, pois estes dispositivos faziam os bojos das guitarras vibrarem, provocando a famosa alterao sonora chamada feedback. Para solucionar tal problema, o famoso msico norte-americano Les Paul criou o corpo macio da guitarra, o que deixou o instrumento na forma como conhecemos atualmente. 3 A empresa Rickenbacker comeou a fabricar as primeiras guitarras em 1931. O primeiro modelo de guitarra eltrica a ser comercializado foi a Electro Spanish. Contudo, o princi pal responsvel pela produo em massa e popularizao do instrumento foi Leo Fender, criador Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan da tradicional fabricante de guitarras que leva seu sobrenome. A Fender tambm desenvolveu uma das mais lendrias guitarras: a Fender Stratocaster. A guitarra se popularizou aps a Segunda Guerra Mundial, durante as dcadas de 50 e 60, perodo em que ganhou enorme espao no mundo da msica.
(Fonte: www.historiadetudo.com/guitarra.html Acessado dia 13/05/2013 s 19:23, horrio de Braslia)

III. O Brao da Guitarra e as Notas Musicais


Todos conhecem a escala musical clssica, existe at cantigas com a mesma. Do R Mi F Sol L Si

Normalmente o pessoal repete a primeira nota da escala, que no caso seria o D e por incrvel que parea isto est correto, pois temos uma escala com oito notas musicais, levando em considerao que a oitava nota a repetio da primeira. As notas musicais so representadas por letras, cada letra corresponde a uma nota musical. a forma mais usada pra representar as notas musicais. Todo lugar que voc buscar informao a respeito disto encontrar da seguinte maneira: C = D D = R E = Mi F = F G = Sol A = L B = Si No Brao da Guitarra, se voc apertar a 2 corda no 1 traste ou 1 casa, ter um C, lembrando que as cordas da guitarra se contam de baixo para cima, ou seja, a 1 corda seria o Mizinho e a 6 corda o Mizo. Para entender melhor a teoria bom que voc tenha o mnimo que seja de prtica e saiba identificar as cordas e suas respectivas notas, por via das dvidas. 1 Corda: E (Mizinho) 2 Corda: B 3 Corda: G 4 Corda: D 4 5 Corda: A 6 Corda: E (Mizo)

Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan Continuando, se apertar o 1 traste da 2 corda voc obter um C. Variando os trastes a seqncia de notas que voc encontrar no brao da sua guitarra ser:

Observe que existe certa distncia que separa cada uma das notas no brao da guitarra. Cada 2 trastes equivalem a 1 tom, por exemplo, entre D e E. Porm, entre E e F o intervalo de apenas tom, apenas 1 traste, isso tambm acontece com B e C. Para entender melhor isso tudo, o que separa o C e o D, D e o E e assim por diante o tom que seria 1 traste, cada uma delas recebe o nome da nota que antecede mais o sufixo sustenido (#) ou da nota que vem logo em seguida mais o sufixo bemol (b). A princpio voc pode se confundir um pouco em relao a isso, mas no tem mistrio, ver alguns vdeos ou pedir auxilio ajuda muito. A nota entre C e o D o C# ou o Db, entre D e E D# e Eb, E e F no h nota que separa, assim como de B e C, ou seja, no existe E# ou B#. Ou seja, temos no total 12 notas musicais.

C#

D#

F#

G#

A#

Esta escala com 12 notas musicais conhecida com Escala Cromtica. A partir do 12 traste a escala se repete. Neste traste as notas so exatamente as mesmas obtidas com as cordas soltas. Para mais pra frente entrarmos no estudo sobre formao de acorde, necessrio que voc tenha entendido este contedo, no necessrio decorar esta escala, mas voc precisa entender e saber o que separa cada escala, os tons e meio-tons. Com certeza com o tempo e prtica voc provavelmente ir aprender o que vem depois do A, por exemplo. Este contedo fundamental para aprendermos o prximo, por tanto se no entendeu sugiro que leia novamente. 5 Na prxima pgina existe um exerccio para treinar e fixar este contedo, ao decorrer da apostila ter mais exerccios para auxiliar e dar um treino a mais ao seu conhecimento. aconselhvel que no consulte o contedo para responder.

Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan

Exerccios
1 - Complete as notas com seu respectivo meio tom, caso no exista, apenas deixe em branco:

a) C b) D c) E d) F e) G f) A g) B

D E F G A B C

2 Responda rpido:

a) O que vem depois do L? b) O que vem antes do Sol? c) O que vem no meio de R e Mi? d) O que vem antes de D? e) O que vem depois de F?

Aps o trmino dos exerccios de fixao, fundamental que voc confira suas respectivas respostas com o gabarito que se encontra logo abaixo. Boa sorte.

Gabarito
1 - a) C# 2 - a) Si b) D# c) d) F# e) G# f) A# g)

b) F

c) R sustenido

d) Si

e) Sol

Se suas respostas estavam certas, parabns, voc aprendeu o contedo, mas se suas respostas estavam erradas, sugiro que refaa o contedo, alm dele ser fundamental bom para que voc amplie seu conhecimento e aprenda o que no sabia.

Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan

IV.

Escalas Musicais Uma Breve Introduo

Lembrando o primeiro contedo, todos conhecem a escala musical clssica, existe at cantigas com a mesma. Aquela D, R, Mi, F, Sol, L, Si. Embora possa ser um tanto til para situaes como a geografia da guitarra, escalas maiores e etc. devemos estar ciente que existem diversas escalas musicais das mais variadas dimenses. Esta apostila no pretende entrar a fundo no assunto escalas, como citado na introduo, vai dar uma viso geral.

V.

Escala Maior

Para comear nosso contedo sobre escalas, a princpio, podemos dizer que as escalas podem ser maiores ou menores. Aquela escala clssica que conhecemos a escala de D Maior ou Escala de C. Esta escala no apresenta nenhum acidente, ou seja, no possu bemol (b) nem sustenido (#). Em todas as escalas, elas so numeradas por algarismos romanos, em relao a isto damos o nome de grau. I C II D II E IV F V G VI A VII B VIII C

O primeiro grau (ou nota) da escala de C o prprio C, denominado a tnica da escala, ou seja, que da o tom da escala, o segundo grau D, o terceiro E, e assim sucessivamente at o oitavo grau que nada mais que a repetio do primeiro grau, no caso C. Se voc prestar ateno na escala de C, o intervalo que separa o primeiro grau do segundo de um tom, o segundo pro terceiro mais um tom, o terceiro pro quarto de meiotom, do quarto pro quinto de um tom, do quinto pro sexto de um tom, do sexto pro stimo de um tom, do stimo pro oitavo meio-tom. Resumindo, os intervalos que separam as notas so de: C tom D tom E semitom F tom G tom A tom B semitom C Ou I tom II tom III semitom IV tom V tom VI tom VII semitom VII T = Tom S = Semitom (o mesmo que meio-tom) TTSTTTS Uma coisa curiosa que em escalas maiores, os intervalos sempre sero os mesmo, ou seja, o intervalo um padro. Toda escala maior constituda daquela forma citada acima. Com base neste contedo, tente resolver os exerccios seguindo o exemplo. 7 I G Escala maior com tnica G: II A III B IV C V D VI E VII F VIII G

G tom A tom B semitom C tom D tom E tom F# semitom G Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan

Exerccios
1 Determine os intervalos da escala maior em suas respectivas tnicas, faa os exerccios seguindo o exemplo acima: a) Determine na escala de A

b) Determine na escala de C

c) Determine na escala de B

d) Determine na escala de D

e) Determine na escala de E

Aps o trmino dos exerccios de fixao, fundamental que voc confira suas respectivas respostas com o gabarito que se encontra logo abaixo. Boa sorte.

Gabarito
1 - a) A B C# D E F# G# A b) C D E F G A B C c) B C# D# E F# G# A# B d) D E F# G A B C# D e) E F# G# A B C# D# E 8 Se suas respostas estavam certas, parabns, voc aprendeu o contedo, mas se suas respostas estavam erradas, sugiro que refaa o contedo, alm dele ser fundamental bom para que voc amplie seu conhecimento e aprenda o que no sabia.

Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan

VI.

Escala Menor

Para prosseguir neste contedo, fundamental que voc tenha compreendido e dominado escalas maiores, pois toda escala menor deriva de uma escala maior, em outras palavras, a relativa menor da escala maior a escala menor. A escala menor nada mais que uma escala que se deriva do sexto (VI) grau da escala maior. Um exemplo de escala menor a escala de Am (l menor). I A II B II C IV D V E VI F VII G VIII A

A escala acima se derivou do sexto grau da escala de C. Assim como na escala maior, a escala menor tambm tem um padro de intervalo. Antes de ver qual o padro, seria interessante se voc tentasse observar e perceber por conta prpria o padro de intervalos. Logo abaixo segue o padro: A tom B semitom C tom D tom E semitom F tom G tom A Ou I tom II semitom III tom IV tom V semitom VI tom VII tom VII T = Tom S = Semitom (o mesmo que meio-tom) TSTTSTT Com base neste contedo, tente resolver os exerccios seguindo o exemplo. Escala maior com tnica G: I G II A III B IV C V D VI E VII F VIII G

G tom A tom B semitom C tom D tom E tom F# semitom G

Escala menor derivada da escala de G: I 9 E II F# III G IV A V B VI C VII D VIII E

E tom F# semitom G tom A tom B semitom C tom D tom E

Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan

Exerccios
1 Determine os intervalos da escala maior e sua relativa menor em suas respectivas tnicas, faa os exerccios seguindo o exemplo acima: a) Determine na escala de A e sua relativa menor:

b) Determine na escala de C e sua relativa menor:

c) Determine na escala de B e sua relativa menor:

d) Determine na escala de D e sua relativa menor:

e) Determine na escala de E e sua relativa menor:

Aps o trmino dos exerccios de fixao, fundamental que voc confira suas respectivas respostas com o gabarito que se encontra logo abaixo. Boa sorte.

Gabarito
1 - a) A B C# D E F# G# A | F# G# A B C# D E F# b) C D E F G A B C |A B C D E F G A c) B C# D# E F# G# A# B | G# A# B C# D# E F# G# d) D E F# G A B C# D | B C# D E F# G A B e) E F# G# A B C# D# E | C# D# E F# G# A B C# 10 Se suas respostas estavam certas, parabns, voc aprendeu o contedo, mas se suas respostas estavam erradas, sugiro que refaa o contedo, alm dele ser fundamental bom para que voc amplie seu conhecimento e aprenda o que no sabia.

Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan

VII.

Aplicao da Escala Maior no Brao da Guitarra

Alm de saber montar um escala maior, voc deve saber a forma de aplic-la corretamente no brao de uma guitarra, necessrio este estudo para prosseguir, digamos que uma das primeiras partes prticas que veremos aqui na apostila. Dando continuidade ao contedo, a aplicao de uma escala maior no brao da guitarra no tem nenhum mistrio, simples at de mais. Existem diversos desenhos para escalas, mas o que nos dar base para a aplicao da escala maior a maneira mais provvel de encontrar desenhada e aplicada por algum aleatoriamente. Antes de qualquer coisa, voc deve aprender algo. No modelo, as escalas estaro representadas por nmeros e cada nmero corresponde a um dedo seu (no confunda este desenho com tablatura). Sendo que: 1 = Dedo Indicador 2 = Dedo Mdio 3 = Dedo Anelar 4 = Dedo Mnimo Para o primeiro desenho, siga os seguintes passos: 1. Localize, na 6 corda (E), a nota correspondente a escala desejada - necessrio que tenha compreendido o primeiro contedo para realizar esta ao. 2. Coloque o dedo 2 sobre o traste em questo. 3. Siga o padro apresentado abaixo e lembrem-se, as cordas se contam de baixo para cima.

bom que diariamente voc pratique esta escala, bom para pegar prtica e agilidade nos dedos.

Exerccio
11 Aplique seu conhecimento sobre a prtica aprendida agora e faa a escala em diversos tons.

Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan

VIII. Aplicao da Escala Menor no Brao da Guitarra


No tem grandes mistrios na aplicao da Escala Menor no brao da Guitarra. Segue o mesmo esquema da maior. Antes de montar o esqueleto, lembre que a escala menor sempre parte do VI grau de uma escala maior, se voc estiver improvisando em uma escala de C quando for aplicar a escala menor deve fazer em escala de Am, porque o VI grau da escala maior. Lembrete 1 = Dedo Indicador 2 = Dedo Mdio 3 = Dedo Anelar 4 = Dedo Mnimo Para o primeiro desenho, siga os seguintes passos: 1. Localize, na 6 corda (E), a nota correspondente a escala desejada - necessrio que tenha compreendido o primeiro contedo para realizar esta ao. 2. Coloque o dedo 1 sobre o traste em questo. 3. Siga o padro apresentado abaixo e lembrem-se, as cordas se contam de baixo para cima.

Tambm na escala menor bom que diariamente voc pratique esta escala, bom para pegar prtica e agilidade nos dedos. No prximo contedo, vamos ver uma escala maior partindo da 5 corda (A). Muito bom para variar nas improvisaes.

Exerccio
12 Aplique seu conhecimento sobre a prtica aprendida agora e faa a escala em diversos tons.

Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan

IX.

Aplicao da Escala Maior partindo da 5 Corda

No tem grandes mistrios na aplicao da Escala Maior partindo da 5 corda (A) no brao da Guitarra. Segue o mesmo esquema da maior, porm, logicamente partindo da 5 corda (A). Antes de montar o esqueleto, essencial que voc saiba a ordem das cordas da guitarra, por via das dvidas vai um lembrete. Lembrete 1 Corda: E (Mizinho) 2 Corda: B 3 Corda: G 4 Corda: D 5 Corda: A 6 Corda: E (Mizo) 1 = Dedo Indicador 2 = Dedo Mdio 3 = Dedo Anelar 4 = Dedo Mnimo Para o primeiro desenho, siga os seguintes passos: 1. Localize, na 5 corda (A), a nota correspondente a escala desejada - necessrio que tenha compreendido o primeiro contedo para realizar esta ao. 2. Coloque o dedo 2 sobre o traste em questo. 3. Siga o padro apresentado abaixo e lembrem-se, as cordas se contam de baixo para cima.

Assim como as outras bom que diariamente voc pratique esta escala, bom para pegar prtica e agilidade nos dedos. 13

Exerccio
Aplique seu conhecimento sobre a prtica aprendida agora e faa a escala em diversos tons. Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan

X.

Formao de Acordes

Comeamos agora um dos, se no o contedo que temos que ter mais ateno. preciso muita concentrao para compreender e entender todo o contedo sobre Formao de Acordes. Comearemos por intervalos.

XI.

Intervalos

Partindo do princpio, precisamos entender os intervalos. O intervalo nada mais a distncia que separa as notas. Existem diversos intervalos, desde os mais bsicos como segunda menor at os mais distantes como uma oitava. Os intervalos recebem um nome especfico, a tabela abaixo determina o nome do intervalo e o que caracteriza o mesmo.

Nome
Segunda Menor Segunda Maior Tera Menor Tera Maior Quarta perfeita (ou justa) Quarta aumentada ou Quinta diminuta Quinta perfeita (ou justa) Quinta aumentada ou Sexta menor Sexta maior ou Stima diminuta Stima menor Stima maior Oitava

Distncia
tom (1 traste) 1 tom (2 trastes) 1 tom (3 trastes) 2 tons (4 trastes) 2 1/2 tons (5 trastes) 3 tons (6 trastes) 3 1/2 tons (7 trastes) 4 tons (8 trastes) 4 1/2 tons (9 trastes) 5 tons (10 trastes) 5 1/2 tons (11 trastes) 6 tons (12 trastes)

Exemplo
C para C# ou Db C para D C para D# ou Eb C para E C para F C para F# C para G C para G# C para A C para A# ou Bb C para B C para C

E em Intervalos usado abreviaturas, segue abaixo as mesmas. M = maior m = menor J = justa (perfeita) + ou Aum = aumentada = diminuta 14

importante voc compreender esta tabela no apenas decor-la.

Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan

XII. Formando um Acorde


Existe uma regra para formar um acorde, todos os acordes principais so compostos por esta regra, sem exceo de nenhum. necessrio ter conhecimento de intervalo para formar. Vamos ao que interessa! Acordes Maior Menor Aumentado Diminuto Stimo Notas que Compe I + IIIM + VJ I + IIIm + VJ I + IIIM + VAum I + IIIm + V I + IIIM + VJ + VIIm Exemplo C+E+G C + Eb + G C + E + G# C + Eb + Gb C + E + G + Bb Acorde C Cm CAum (C5+) C C7

Para formar um acorde de trade (3 notas) um processo muito simples. Voc deve escolher a escala desejada, comeando pela 1 corda (E) voc deve achar a nota na corda e assim fazer com as notas seguintes parando somente quando a tnica chegar a um bordo (as cordas mais grossas da guitarra, no caso 4, 5 e 6 corda). Por exemplo, vamos formar um acorde de C (d maior). A escala de C a seguinte: I C II D III E IV F V G VI A VII B VIII C

Para formar um C devemos comear seguindo as regras para formao de um acorde maior. Com o primeiro grau, o terceiro grau maior e a quinta justa, ficando a seguinte ordem baseada nas regras, C + E + G. Comeando pela 1 corda, se voc tocar ela solta, vamos ter um Mi, temos um Mi na trade? Sim, ento a nota solta. Passando para a 2 corda, se tocarmos solta ter um Si, tem Si na trade? No, ento tocamos o 1 traste da 2 corda obtendo um D, tem D na trade? Sim, ento passamos para a 3 Corda. Tocando a 3 Corda Solta temos um Sol, tem Sol na trade? Sim, ento passamos para a 4 corda, se tocarmos ela teremos um R, tem R na trade? No, ento vamos tocar o 1 traste da 4 corda que um R Sustenido, temos esta nota na trade? No, ento passamos para o 2 traste que um Mi, temo Mi na trade? Sim, ento passamos para a 5 corda. A 5 corda nos d um L, se tocarmos o 1 traste ter um L sustenido, como no tem esta nota na trade tocamos o 2 traste que nos da um Si, mas no temos um Si na trade ento passamos para o 3 traste que nos d um D, temos D na trade? Sim, pronto e para por aqui por que a tnica (primeiro grau da escala) est em uma corda que um bordo, lembrando que os bordes so a 4, 5 e 6 corda. Assim ser com os de mais acordes que contm uma trade (trs notas que o formam). Vamos aos exerccios. Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

15

Apostila Terica de Guitarra Henrique Dolsan

Exerccios
1 Com base no que aprendeu, forme os seguintes acordes, siga o exemplo abaixo: a) Forme o acorde de D (Exemplo):

b) Forme o acorde de Sol:

c) Forme o acorde R:

Aps o trmino dos exerccios de fixao, fundamental que voc confira suas respectivas respostas com o gabarito que se encontra logo abaixo. Boa sorte.

Gabarito
1 - b) c)

16

Se suas respostas estavam certas, parabns, voc aprendeu o contedo, mas se suas respostas estavam erradas, sugiro que refaa o contedo, alm dele ser fundamental bom para que voc amplie seu conhecimento e aprenda o que no sabia.

Apostila Terica de Guitarra - 1 Edio Por Henrique Dolsan | 2013

Potrebbero piacerti anche