Sei sulla pagina 1di 95

APOSTILA DE ATUALIDADES 2013

PROF. RAFAEL MOREIRA

AULAS 1 E 2 ALCA e a influncia dos EUA. / Cuba e Yoani Snchez


A Amrica Latina vem enfrentando importantes mudanas nos ltimos anos, tanto no poltico, econmico e militar. A redemocratizao no final dos anos 1980, a implantao no neocolonialismo, a criao e evoluo dos blocos, a ascenso da esquerda e a crise econmica financeira de 2008 impactaram a regio de diversas formas. Pases como Mxico, Venezuela, Chile e Argentina tiveram um maior impacto negativo na economia, enquanto pases como o Brasil e o Peru passaram a crise em boas condies econmicas sem sofrer efeitos negativos importantes. No poltico, diversos processos eleitorais foram realizados e outros esto por acontecer, mostrando mudanas polticas importantes, como o caso do Chile e no Paraguai, e outras foram continuaes das coalizes governantes, como foi o caso do Brasil. O comportamento dos fatores econmico e poltico em cada pais tm um impacto relevante no desenho das polticas de defensa e seguridade em cada pais e na regio das Amricas. A anlise geopoltica da atuao dos pases latino-americanos atravs de blocos polticos/econmicos como a Unasul, Alba, Mercosul, Pacto Andino, Aliana do Pacfico, entre outros, permitem redesenhar a geopoltica na Amrica Latina. Esta geopoltica tem sua expresso no posicionamento militar dos blocos e seus pases integrantes. Deste posicionamento pode-se determinar a relao que pretendem desenvolver estes pases e blocos com os Estados Unidos, tanto no poltico, econmico e militar. Morre Hugo Chvez, 58 anos, e com ele o chavismo Doena venceu um poltico que tentou manter uma imagem de invencibilidade at quando o agravamento de seu estado de sade j mostrava outra realidade

Em mais de uma ocasio, o presidente Hugo Rafael Chvez Fras disse que pretendia permanecer no poder na Venezuela at 2031. Na tarde desta tera-feira (05/03/2013), contudo, as complicaes advindas de um cncer na regio plvica

www.gustavobrigido.com.br

abreviaram seus planos: Chvez morreu s 16h25 (17h55 de Braslia), e com isso teve fim um governo que j durava 14 anos. Junto com Chvez morre o chavismo, que mistura o pior do populismo, do ultranacionalismo, do caudilhismo e do 'socialismo do sculo XXI' to nefasto quanto o do sculo XX. A morte deixa um vcuo difcil de ser preenchido, j que nenhum sucessor tem a mesma ascendncia sobre os membros do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e as Foras Armadas, nem o mesmo carisma para conduzir as massas. Chvez morre aos 58 anos. No incio de dezembro, ele viajou a Havana, Cuba, para submeter-se a quarta cirurgia para combater o tumor diagnosticado em junho de 2011 e que nunca foi tratado de maneira inteiramente transparente pelo governo venezuelano nem mesmo a localizao exata do tumor foi revelada. Em 18 de fevereiro deste ano, aps 71 dias de ausncia, ele anunciou seu retorno Venezuela pelo Twitter. No entanto, nenhuma imagem do coronel havia sido divulgada desde ento. Ele estaria recebendo tratamento no hospital militar da capital, e nesta tera-feira o governo informou que seu estado de sade havia sofrido uma piora aps "nova e severa infeco". A doena venceu um poltico que vendia uma imagem de invencibilidade e que tentou mant-la at quando o agravamento de seu estado de sade j mostrava que a realidade era outra. O carismtico Chvez dever ser lembrando pelo estilo espalhafatoso que causou a clebre reao do Rei Juan Carlos, da Espanha, num encontro de governantes: Por que no te calas? e pela maneira como usou uma das ferramentas da democracia, as eleies peridicas, para desmontar instituies e concentrar poderes. Ao longo de mais de seus anos no poder, ele criou uma milcia prpria, manobrou para garantir resultados favorveis em eleies, confiscou empresas, perseguiu opositores e a imprensa e submeteu a Justia aos seus interesses.

A doena que derrubou Hugo Chvez


10 de Junho, 2011 A descoberta Ento chanceler venezuelano, Nicols Maduro anuncia que Chvez foi submetido a uma operao de emergncia em Havana depois de ter sido detectado um abscesso (acmulo de pus causado por infeco) na regio plvica. 15 de Junho, 2011 Tratamento em Cuba A Assembleia Nacional autoriza Chvez a governar de Cuba at que esteja em condies de voltar a seu pas. 27 de Junho, 2011 Cncer Jornal venezuelano afirma que o ditador est com cncer. E enquanto os aliados dele se apressam para negar a informao, a me diz rezar por sua recuperao.

www.gustavobrigido.com.br

30 de Junho, 2011 Cirurgia Em anncio feito a partir de Havana, Chvez diz ter um cncer e afirma ter sido operado de forma bem-sucedida para a retirada do tumor. 4 de Julho, 2011 Discurso Quase um ms depois de ser internado em Cuba, Hugo Chvez retorna Venezuela de surpresa. Em um discurso da sacada do Palcio de Miraflores, em Caracas, ele diz que ainda no venceu a batalha contra o cncer e que pode ter de deixar o pas novamente - e em breve - para seguir o tratamento. 16 de Julho, 2011 " tempo de viver" Pela primeira vez em doze anos de governo, Chvez delega parte de seus poderes ao vice-presidente Elas Jaua e volta a Cuba para iniciar o primeiro de quatro ciclos de quimioterapia. Antes de deixar Caracas, o coronel d mais uma de suas declaraes emotivas e diz que " tempo de viver". Agosto de 2011 Quimioterapia Chvez aparece com a cabea raspada e afirma que a quimioterapia est fazendo efeito. 20 de Outubro, 2011 A cura Aps testes realizados em Cuba, o caudilho diz estar livre do cncer e seus mdicos afirmam que ele est completamente curado. 20 de Outubro, 2011 Nova leso Chvez anuncia que novos exames mdicos detectaram a presena de uma "leso" no mesmo local onde o tumor foi retirado e que seria novamente operado.

28 de Fevereiro, 2012 Cirurgia A cirurgia realizada em Havana.

www.gustavobrigido.com.br

4 de Maro, 2012 Reincidncia do cncer O coronel confirma que a leso era uma reincidncia do cncer" e que vai se submeter a sesses de radioterapia na ilha. 25 de Maro, 2012 Viagem a Cuba Chvez viaja a Havana para iniciar o primeiro dos cinco ciclos de radioterapia. 5 de Abril, 2012 O choro O mandatrio chora durante uma missa da Semana Santa ao pedir a Deus mais tempo de vida pois ele tem mais coisas a fazer pela Venezuela. 12 de Maio, 2012 Tratamento Chvez anuncia o fim "bem-sucedido" do tratamento. 9 de Julho, 2012 Campanha O coronel diz estar "totalmente livre" do cncer e nega que problemas de sade possam influenciar sua campanha para as eleies presidenciais. 7 de Outubro, 2012 Reeleio Chvez vence o opositor Henrique Capriles e reeleito para um quarto mandato consecutivo, que vai at 2019. 27 de Novembro, 2012 Cuba Atravs de um comunicado dirigido ao Parlamento, Chvez pede para viajar a Cuba para iniciar um "tratamento especial" de "vrias sesses de oxigenao hiperbrica", que podem ser usadas no tratamento de efeitos colaterais da radioterapia.

www.gustavobrigido.com.br

7 de Dezembro, 2012 Retorno Depois de passar nove dias em Cuba, Chvez retorna a Caracas. 8 de Dezembro, 2012 Nova reincidncia Chvez anuncia mais uma reincidncia do cncer e diz que ser submetido a uma nova cirurgia. Pela primeira vez, fala em um sucessor, Nicols Maduro. 11 de Dezembro, 2012 Cirurgia Chvez se submete a sua quarta operao contra o cncer em Havana. 13 de Dezembro, 2012 Ps-operatrio Maduro afirma que o processo ps-operatrio de Chvez ser "complexo e duro" e pede aos venezuelanos que estejam "preparados e unidos" nestes "dias difceis". 30 de Dezembro, 2012 Riscos Depois de visitar Chvez em Havana, Maduro informa que o estado de sade do presidente apresenta "novas complicaes" e que seu tratamento no est "isento de riscos". Fevereiro de 2013 Estado grave Maduro informa que Chvez encerrou o ciclo ps-operatrio e se submete a tratamentos complementares, que dias depois afirmou serem "muito complexos e difceis". 15 de Fevereiro, 2013 ltimas imagens O governo anuncia que Chvez est respirando atravs de um tubo de traqueostomia, que dificulta temporariamente sua fala, mas divulga as primeiras imagens de Chvez em mais de dois meses, nas quais ele aparece sorridente junto s filhas Rosa Virginia e Mara Gabriela.

www.gustavobrigido.com.br

18 de Fevereiro, 2013 O retorno a Caracas Chvez anuncia no Twitter sua volta a Caracas depois de permanecer mais de dois meses em Havana. 4 de Maro, 2013 Momentos finais Chvez sofre um "agravamento" de seu quadro respiratrio com uma "nova e severa infeco", segundo o ministro de Comunicao e Informao, Ernesto Villegas. Yoani Snchez para o site de VEJA: Tentam me calar porque divulgo a Cuba real

Solidariedade, pluralidade e, principalmente, o desejo de voltar. Apesar das manifestaes hostis de um grupo de simpatizantes da ditadura dos irmos Castro que enfrentou na passagem pelo Brasil, a frase resume a lembrana que Yoani Snchez levar do pas. O recado aos baderneiros ligados a partidos de esquerda igualmente conciso: ela sugere que morem em Cuba para conhecer a realidade de um mercado racionado, dualidade monetria, falta de liberdade e impossibilidade de se manifestar na rua. Com os interminveis cabelos castanhos presos num rabo de cavalo, saboreando uma pastilha para aliviar a rouquido e com a expresso serena de quem efetivamente acredita no que diz, a jornalista cubana relatou nesta sexta-feira reportagem de VEJA um pouco do cotidiano dos moradores da ilha no Caribe. Leia trechos da entrevista. Como a senhora viu as manifestaes hostis dos ltimos dias? Por um lado me sinto feliz por estar num pas onde existe liberdade democrtica e pluralidade. O problema quando essas manifestaes impedem e boicotam algo to pacfico quanto a apresentao de um documentrio ou uma sesso de autgrafos. Acho contraditrio usar um espao democrtico para impedir que algum se expresse livremente.

www.gustavobrigido.com.br

A senhora ficou amedrontada? No, porque conheo esses mtodos do meu pas: a coao e a difamao. Infelizmente, nos ltimos anos vivi situaes semelhantes em Havana e outras cidades. Eles conhecem a realidade cubana? Lamentavelmente, a maioria no conhece meu pas, minha histria ou meus textos. Eles acreditam numa Cuba estereotipada, uma ilha de esperana, com liberdade para todos. Cuba no vive um comunismo, mas um capitalismo de estado. Recomendaria que cada um deles morasse um tempo em Cuba para viver na pele a realidade de um mercado racionado, dualidade monetria, falta de liberdade, impossibilidade de se manifestar na rua. Depois desse tempo, duvido que continuem a defender o governo cubano. Tentam me calar porque divulgo uma Cuba menos parecida com o discurso poltico e mais parecida com a rua. Uma Cuba real. Que Cuba essa? Uma Cuba linda, mas difcil. importante diferenciar Cuba de um partido, de uma ideologia, de um homem. Ela muito mais do que isso. um pas onde as pessoas precisam esconder suas opinies com medo de represlias, onde muitos jovens querem emigrar por falta de expectativa, onde o estado tenta controlar todos os detalhes da vida. Onde colocar um prato de comida em cima da mesa significa submergir-se diariamente ilegalidade para conseguir dinheiro. Muitas pessoas de vrios pases costumam elogiar o sistema de sade e o sistema educacional de Cuba. Esses elogios so pertinentes? Nos anos 70 e 80, Cuba viveu o florescimento de toda a estrutura de sade e educao. Foram construdas escolas e postos de sade em toda parte graas aos subsdios soviticos. Quando a Unio Sovitica caiu, Cuba teve que voltar realidade econmica. Os professores imigraram por causa dos baixos salrios, a qualidade diminuiu e a doutrina aumentou. Exatamente como na rea da sade. Hoje, quando um cubano vai a um hospital, leva um presente para o mdico. um acordo informal para que o atendam bem e rpido. Levam tambm desinfetante, agulha, algodo, linha para as suturas. O governo usa a existncia de um sistema gratuito de sade e educao para emudecer os crticos, silenciar a populao. No passo todos os dias doente ou aprendendo, quero ler outros jornais, viajar livremente, eleger meu presidente, poder me manifestar, protestar. Como funciona o sistema de aposentadoria em Cuba? Esse um dos setores mais pobres. Um aposentado ganha cerca de 15 dlares conversveis por ms. Como a maioria dos cubanos no vive do salrio, mas do que pode roubar do estado dentro do local de trabalho, quando se aposenta ele perde essa fonte de renda. Em Havana possvel ver muitos velhos vendendo cigarros nas ruas.

www.gustavobrigido.com.br

Que tipo de racionamento existe em Cuba e como ele funciona? Cada cubano tem direito a uma cota mensal de alimento com preos subvencionados pelo estado. Estudos dizem possvel se alimentar razoavelmente bem por duas semanas com essa cota. Nela existe arroz, acar que por sinal brasileiro , um pouco de caf, azeite e, s vezes, frango. Para sobreviver a outra metade do ms os cubanos precisam ter os pesos conversveis. O salrio mdio na ilha de 20 dlares. Um litro de leite custa 1,80 dlares. Por isso, as pessoas apelam para a ilegalidade: roubam do estado e vendem no mercado negro, prostituem-se, exercem atividades ilegais, como dirigir taxis ou vender produtos para os turistas. Graas a isso e s remessas enviadas pelos cubanos exilados possvel sobreviver. Uma revoluo que rechaou esses exilados agora depende deles. A senhora disse que os gritos de ordem dos manifestantes brasileiros j no se escutam mais em Cuba. Qual lhe surpreendeu mais? Cuba sim, ianques no, por exemplo. uma expresso fora de moda. Em Cuba no usamos mais a palavra ianque para os americanos. Ela usada apenas nos slogans polticos. Falamos yuma, que no pejorativo. Ao contrrio, mostra um certo encanto em relao a eles. A propaganda oficial, de ataques aos Estados Unidos e ao imperialismo, criou um sentimento contrrio ao esperado. A maioria dos jovens hoje fascinada pelos americanos. At acho ruim esse enaltecimento por outro pas, mas uma realidade. O que os cubanos nascidos depois da revoluo acham de figuras como Fidel Castro e Fulgncio Batista? Nasci em 1975, quando tudo j estava burocraticamente organizado. Na escola, apresentavam Fidel como o pai da ptria. Era ele quem decidia quantas casas seriam construdas, o que iramos vestir. Na juventude, Fidel passou a ser uma figura distante. Diferente dos nossos pais, que viveram uma fascinao pela figura de Fidel, minha gerao mais crtica. O Fulgncio Batista era o ditador anterior. A revoluo tirou um ditador do poder e se converteu em uma ditadura. As geraes mais antigas continuam fiis revoluo? Existem os que creem realmente na revoluo, sem mscaras nem oportunismo, um pequeno grupo. Os que j no creem, mas no querem aceitar que se equivocaram, porque entregaram a ela seus melhores anos, e aqueles que deixaram de acreditar no sistema e se transformaram em pessoas crticas. Em 2007, o governo brasileiro deportou os boxeadores cubanos Guilhermo Rigondeaux e Erislandy Lara, que tentavam o exlio na Alemanha. Qual sua opinio sobre isso? O governo brasileiro teve um triste papel neste caso, de cumplicidade. Quando os atletas retornaram, o governo cubano fez um linchamento pblico na imprensa oficial, com vrios insultos. Fidel Castro falou na televiso que um deles foi visto com uma prostituta na praia. Os filhos e a mulher desse homem foram expostos a isso. Foi um episdio bastante lamentvel.

www.gustavobrigido.com.br

Por que a ditadura cubana ainda tolera suas crticas? Penso que a visibilidade que alcancei me protege. Sou vigiada constantemente, meu telefone grampeado e existe uma srie de mecanismos e estratgias para matar a minha imagem. Se no podem matar a pessoa, matam sua imagem. A senhora frequentemente acusada de receber dinheiro de governos contrrios a Cuba para manter seu blog. Qual a origem desses rumores? Faz parte da estratgia de difamao: no discutir as ideias, mas a pessoa. Para ter um blog preciso muito pouco dinheiro. O meu est num software livre, o wordpress, e fica hospedado num servidor da Alemanha que custa 36 euros por ano. Em 2006, um amigo alemo pagou vrios anos a esse servidor. Quanto conexo, aprendi alguns truques. Por exemplo, vou a um hotel e compro um carto de conexo que custa 6 dlares a hora. Como preparo quatro ou cinco textos em casa, programo para que sejam publicados em dias diferentes. Com esse mtodo, consigo me conectar mais de cinco vezes com um nico carto. No twitter, publico via mensagem de texto. Que lembranas levar do Brasil? Muita solidariedade, pluralidade e, principalmente, o desejo de voltar. O po de queijo tambm me encantou. Vou levar uma mala cheia deles para Cuba.

Aps uma semana, Yoani Snchez deixa o Brasil em clima de paz. A blogueira cubana Yoani Snchez encerrou sua polmica passagem pelo Brasil de forma tranquila. Sem qualquer tipo de protesto, ela embarcou por volta das 13h35 no Aeroporto do Galeo, no Rio de Janeiro, rumo a Paris. Da capital francesa, seguir para Praga, na Repblica Checa, sua prxima escala no giro que est dando em vrias partes do mundo. No caminho at o aeroporto, Yoani fez uma parada num quiosque da Lagoa Rodrigo de Freitas. Sempre acompanhada do deputado federal Otvio Leite (PSDB-RJ), tomou gua de coco e ouviu palavras de apoio de um senhor que passava fazendo caminhada. Ela uma mulher de fibra. Enfrenta uma ditadura. E aqui, no Brasil, estamos caminhando para o mesmo destino, que ter uma ditadura, afirmou o transeunte. No aeroporto, a blogueira chamou ateno de um grupo de adolescentes, que se referia a Yoani como a cubana sinistra. Antes de embarcar, a cubana falou rapidamente com a imprensa, e agradeceu a oportunidade de visitar o Brasil. Ainda que tenha ocorrido alguns protestos, senti um imenso carinho do povo brasileiro. Gostaria muito de agradecer pela oportunidade de passar esses dias aqui no Brasil, comentou. Yoani desembarcou no Brasil no ltimo dia 18, sob protestos de grupos que se declaravam ligados a partidos de esquerda. Em Feira da Santana (BA), a ao dos contrrios visita da blogueira impediu a exibio de um documentrio com a participao dela. Em Braslia, a cubana foi levada ao plenrio do Congresso Nacional por parlamentares da oposio. Em So Paulo, novos protestos, que impediram, inclusive, que ela expusesse suas opinies em um debate.

www.gustavobrigido.com.br

J no Rio, a passagem da blogueira foi bastante calma. Passeando por pontos tursticos da cidade, ela teve um domingo tpico de turista, e no enfrentou nenhum tipo de questionamento sobre sua presena no Brasil. Blogueira Yoani Snchez volta a Cuba aps viajar por 13 pases A blogueira cubana Yoani Snchez voltou para Cuba, nesta quinta-feira, depois de uma viagem de mais de trs meses por 13 pases da Amrica e da Europa, na qual fez duras crticas ao governo de Havana, informou a prpria pelo Twitter. "O avio de regresso acaba de aterrissar em Havana. Agora falta atravessar a imigrao e a alfndega", escreveu Yoani no Twitter por volta das 18h. Ela chegou em um voo da Air Europa, procedente da Espanha, onde concluiu a viagem iniciada no Brasil em 17 de fevereiro. Yoani Snchez, que era esperada no aeroporto pelo marido Reynaldo Escobar e por vrios dissidentes, conseguiu viajar, beneficiando-se de uma reforma migratria posta em vigor em janeiro. Tambm visitou os EUA, Peru, onde se reuniu com o Prmio Nobel Mario Vargas Llosa, Mxico, Itlia, Repblica Tcheca, Polnia, onde conversou com o ex-presidente Lech Walesa, Sucia, Sua, Alemanha, Noruega e Holanda.

Com Venezuela, Mercosul dar um 'salto acima e adiante', diz Chvez O presidente da Venezuela afirmou que a entrada do seu pas no Mercosul representa um "salto acima e adiante" para o bloco. Ele destacou o incremento produo de petrleo que o pas, um dos maiores produtores da commodity no mundo, proporcionar. Braslia sediou nesta tera uma cpula extraordinria dos membros permanentes do Mercosul para selar a entrada da Venezuela no bloco. A presidente Dilma Rousseff presidiu o encontro, que reuniu tambm os presidentes Cristina Kirchner (Argentina) e Jos Mujica (Uruguai). O Paraguai suspenso aps a destituio do ex-presidente Fernando Lugo do cargo no participou. Aps almoo com os lderes oferecido por Dilma no Palcio do Itamaraty -, Chvez defendeu o ingresso do seu pas e disse que o Mercosul funciona como um "corpo". "O Mercosul, com esse ingresso da Venezuela, deve dar um salto acima e adiante. um fortalecimento, sem dvida, do Mercosul na rea econmica, mas tambm na social e no poltico", afirmou. Chvez disse esperar que o bloco traga "felicidade". "No campo poltico, esperamos que estejamos a altura do momento histrico que estamos vivendo e que esta unidade do Mercosul sirva para dar ao nosso povo a maior soma de felicidade possvel", disse o presidente. Trmites para 2013 O assessor especial para assuntos internacionais da Presidncia da Repblica, Marco Aurlio Garcia, afirmou que o Brasil que exerce a presidncia pr-tempore do

www.gustavobrigido.com.br

MERCOSUL dever agilizar os trmites formais necessrios para a entrada da Venezuela, como unificao de tarifas de comrcio, at o final deste ano. "O que est previsto para quatro anos, vamos tentar ver se resolvemos com a Venezuela nos prximos seis meses. Em 1 de janeiro de 2013 queremos ter concludo plenamente as metas de ingresso da Venezuela", afirmou o assessor especial, que um dos principais interlocutores do governo na rea internacional. Para Garcia, o ingresso da Venezuela " um trunfo extraordinrio porque incorpora um grande mercado, um mercado de 30 milhes, maior do que muitos pases europeus". "O principal interesse do Brasil, em primeiro lugar, o mercado venezuelano e em segundo lugar a capacidade que teremos de, junto com os venezuelanos, criar indstrias, desenvolver produtos agrcolas", completou Marco Aurlio Garcia. Sem Paraguai, Mercosul oficializa entrada da Venezuela A reunio, convocada em carter extraordinrio, ocorre sem a presena do Paraguai, suspenso pelo bloco aps a destituio de seu presidente Fernando Lugo, em junho. Pleiteada desde 2006, a entrada da Venezuela dependia apenas de aprovao do Congresso paraguaio. Com a suspenso, abriu-se uma brecha para incorporar Caracas na ltima cpula do bloco, em junho. O Paraguai, no entanto, estuda formas de contestar o ingresso venezuelano. O presidente Federico Franco afirmou que a adeso voltar a ser analisada pelo Congresso paraguaio, que poder aceit-la ou recha-la. Momento 'histrico' Em seu discurso, Chvez comparou a entrada da Venezuela com a eleio do presidente Luiz Incio Lula da Silva, h dez anos. "Sinto que o evento de hoje, a entrada da Venezuela no Mercosul, tem alguma semelhana com o dia em que este povo querido do Brasil elegeu como seu presidente Luiz Incio Lula da Silva. O povo do Brasil elegeu o Lula e comeou a mudar a histria". Ele afirmou ainda que a adeso coincide com um novo ciclo poltico na Venezuela. Em outubro, o pas ter eleies presidenciais, em que Chvez concorrer a um novo mandato de seis anos. O venezuelano est no cargo desde 1999. Alm de Chvez e da presidente Dilma Rousseff, tambm participaram da cerimnia os presidentes do Uruguai, Jos Pepe Mujica, e da Argentina, Cristina Kirchner. Em discurso, Dilma disse que os presidentes do Mercosul tm conscincia de que h importante trabalho tcnico a ser feito para garantir plena incorporao da Venezuela ao bloco A partir do fim de agosto, um grupo de trabalho ter 180 dias para definir um cronograma de adequao da Venezuela ao Mercosul. O prazo prorrogvel pelo mesmo perodo de 180 dias. Para que a adeso ocorra de fato, a Venezuela ter de fazer uma srie de ajustes tarifrios. Ainda assim, a presidente afirmou que a adeso do pas amplia as capacidades do Mercosul, refora seus recursos e abre oportunidades a empreendimentos.

www.gustavobrigido.com.br

Petrleo A Venezuela que tem reservas de petrleo e gs entre maio res do mundo tem buscado nos ltimos anos uma industrializao que aumente a perspectiva de integrar a produo e empreendimentos conjuntos entre pases. Com o ingresso da Venezuela, o Mercosul passa a contar com populao de 270 milhes de habitantes, ou 70% da populao da Amrica do Sul. Segundo o Ministrio de Relaes Exteriores, o PIB do bloco alcanar US$ 3,3 trilhes (83,2% do PIB sul-americano), e seu territrio passar a 12,7 milhes de km (72% da rea da Amrica do Sul).

Adeso da Venezuela ao Mercosul ainda pode ser contestada juridicamente A adeso da Venezuela ao Mercosul, que comear a ser formalizada nesta terafeira, em Braslia, ainda pode ser contestada juridicamente pelo Paraguai, segundo fontes do Tribunal Permanente de Reviso do Mercosul (TPR), com sede em Assuno, ouvidas pela BBC Brasil. Suspenso do Mercosul desde o fim de junho em razo da destituio de Fernando Lugo da Presidncia do pas o Paraguai no pde participar da reunio de cpula realizada em Mendoza, na Argentina, quando foi acertada a entrada da Venezuela no bloco regional. O ministro da Secretaria de Informao e Comunicao da Presidncia do Paraguai, Martn Sannemann, disse BBC Brasil que a entrada da Venezuela para o Mercosul durante a suspenso do Paraguai significa a troca do "irmo pobre pelo irmo rico". Segundo ele, na interpretao do governo paraguaio, o Mercosul foi "institucionalmente quase ferido de morte" porque "no respeitou os acordos" que estabelecem que as decises devem ser tomadas pelos quatro pases fundadores desta integrao Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Autoridades do governo paraguaio disseram que ainda analisam os prximos passos jurdicos a serem adotados. O Paraguai j havia entrado com uma ao no Tribunal Permanente do Mercosul por ter sido suspenso do bloco, com o argumento de que a suspenso violaria artigos do Tratado de Assuno e do Protocolo de Ushuaia, documentos constitutivos do Mercosul. Essa ao foi rejeitada. O tribunal entendeu que o Paraguai apelou com instrumentos jurdicos que no eram cabveis ao caso e no chegou a analisar a legalidade ou no da suspenso do pas e a entrada da Venezuela ao Mercosul. "O Paraguai usou uma medida de emergncia que que aplicada s questes comerciais, e no polticas, e deveria ter recorrido, primeiro, a instncias jurdicas inferiores, antes da ao ao Tribunal, que a corte arbitral do Mercosul", disse o secretrio do Tribunal, o advogado Raphael Vasconcelos, ao ler, de Assuno, o parecer do rgo. Reunio Ao apelar com o argumento de medida de emergncia, o Paraguai esperava uma resposta rpida, de no mximo duas semanas, como preveem os acordos do Mercosul, ou seja, antes da reunio desta tera.

www.gustavobrigido.com.br

"O problema que a reunio em Braslia ser um encontro de amigos para o qual no fomos convidados. E temos claro que foi poltica e no jurdica a deciso de incluir a Venezuela no Mercosul com o Paraguai suspenso", disse um assessor do gabinete do presidente paraguaio, Federico Franco. O ingresso da Venezuela no Mercosul j estava anunciado desde 2006, mas dependia de aprovao do Congresso do Paraguai para ser formalizado os congressos do Brasil, da Argentina e do Uruguai j haviam aprovado a adeso. Segundo Sannemann, para o Paraguai, o problema no a Venezuela, mas "a linha poltica e ideolgica" do presidente venezuelano, Hugo Chvez. "A sada de Lugo e a chegada de Franco obedeceram s regras constitucionais do nosso pas. Mas no nos deram, no Mercosul, a oportunidade de explicar o que aconteceu", disse. "Como paraguaios, no nos corresponde comentar, por exemplo, as reeleies permanentes de Chvez, mas por que no podemos ter a oportunidade de explicar que aqui tudo foi dentro das regras paraguaias?", questionou Sannemann. Impeachment A deciso de suspender o Paraguai do Mercosul foi tomada aps a destituio de Fernando Lugo da Presidncia em um processo de impeachment que durou menos de 30 horas. A rapidez do processo foi questionada pelas autoridades do Mercosul, que disseram que o Paraguai desrespeitou a clusula democrtica assinada pelos presidentes do bloco. Aps a destituio de Lugo, o governo da presidente Dilma Rousseff chamou o embaixador em Assuno Braslia para consultas, e ele no retornou capital paraguaia, num sinal poltico de que as relaes no esto normalizadas, segundo fontes do governo brasileiro. Medida poltica semelhante foi adotada por outros pases da regio, como Argentina, Uruguai e Chile. No caso da Venezuela, o governo Franco declarou o embaixador " persona non grata" aps suposta participao do ministro das Relaes Exteriores venezuelano, Nicolas Maduro, em reunio com militares paraguaios, no dia do processo poltico contra Lugo, em 22 de junho. Nesta segunda-feira, Lugo compareceu ao Ministrio Pblico, em Assuno, para prestar declaraes sobre o caso, segundo o jornal Ultima Hora. Lugo disse que "no houve intromisso da Venezuela nos assuntos polticos do Paraguai". Nesta segunda, um grupo de parlamentares paraguaios que apoiam Franco viajou ao Chile para explicar a colegas chilenos como foi a sada de Lugo e a sua substituio pelo atual presidente. Eles disseram que pretendem percorrer outros pases para dar a verso paraguaia sobre o que ocorreu. Em comunicado, o Itamaraty afirma que "a incorporao da Venezuela altera o posicionamento estratgico do bloco, que passa a estender-se do Caribe ao extremo sul do continente. O Mercosul se afirma, tambm, como potncia energtica global tanto em recursos renovveis quanto em no renovveis".

www.gustavobrigido.com.br

Megaempresrio Horcio Cartes vence eleies no Paraguai e recoloca colorados no poder O megaempresrio Horcio Cartes, 56, da Associao Nacional Republicana (ANR, nome oficial do Partido Colorado), de tendncia conservadora, foi eleito presidente do Paraguai nas eleies deste domingo (21). Com a vitria, os colorados, que governaram o Paraguai entre 1947 e 2008, voltam ao comando o pas. O segundo lugar ficou com o Efran Alegre, do Partido Liberal Radical Autntico (PLRA), adversrio histrico dos colorados. Cartes assume o cargo em agosto deste ano. Efran Alegre reconheceu a derrota na noite deste domingo. "Com a responsabilidade que nunca nos faltou, venho dizer que no foi possvel obter o triunfo. O povo paraguaio se pronunciou e ns respeitamos, em um processo transparente, que ns consideramos adequado", afirmou. Mais tarde, o presidente do Tribunal Superior de Justia Eleitoral (TSJE), Alberto Ramrez Zambonini, confirmou Cartes como "vencedor" das eleies. Nefito na poltica, Cartes ingressou no Partido Colorado em 2009, quando a sigla vivia um momento de profunda crise por conta da derrota histrica, no ano anterior, da candidata Blanca Ovelar, que obteve 30,7% dos votos contra 40,8% do ex-bispo Fernando Lugo. Derrotados, os colorados deixaram a presidncia aps 60 anos consecutivos e se desapoderaram da mquina pblica. Cartes evita falar sobre sua fortuna e costuma dizer que lhe atribuem cem vezes mais o montante que tem. O colorado dono de um conglomerado de 25 empresas --a maior parte do ramo tabagista-- e desde 2001 preside o Libertad, clube de Assuno que acumula oito ttulos nacionais e 11 participaes seguidas na Libertadores da Amrica aps a ascenso de Cartes ao mais alto posto da agremiao. Tais caractersticas permitem comparar o empresrio com o ex-premi italiano Silvio Berlusconi, que detm um imprio de empresas de telecomunicaes e que atuam no ramo financeiro, alm de presidir o Milan desde 1986, ininterruptamente. O dinheiro de Cartes oxigenou o Partido Colorado e ajudou o partido a se reestruturar. Em contrapartida, o empresrio conseguiu que a legenda reformasse seus estatutos para que ele pudesse disputar a presidncia do pas. Embora tenha adquirido adversrios internos, Cartes conseguiu articular unidade entre os colorados, tirando de cena velhos quadros do partido desprestigiados. Mas a biografia de Cartes no feita s de fama. O empresrio frequentemente tem imagem associada a ilegalidades. Na dcada de 80, chegou a ficar alguns meses preso por evaso de divisas. Ele era acusado de comprar dlares por valores abaixo dos regulares e negoci-los pelo valor paralelo. Sobre o candidato colorado recaem ainda suspeitas de ligao com uma rede de lavagem de dinheiro e narcotrfico, conforme telegrama vazado pelo WikiLeaks em 2010. No Brasil, o colorado foi citado na CPI da Pirataria, em 2004, que apontou que uma de suas empresas do ramo de tabaco fazia contrabando de cigarros. Quando confrontando pelas acusaes, Cartes as nega e afirma que nunca foi condenado pela Justia. O candidato tambm costuma dizer que o maior pagador de impostos do Paraguai e se vangloria de quantidade de empregados que tem. "Se Deus me deu habilidades na vida empresarial, acredito ter condies para usar essas habilidades na poltica", disse Cartes, em entrevista AFP.

www.gustavobrigido.com.br

Mercosul e outros desafios O prximo mandatrio ter como desafio reintegrar o Paraguai ao Mercosul e Unasul, j que o pas est suspenso das duas organizaes desde a queda de Lugo. Nesse nterim, o Mercosul conseguiu integrar a Venezuela ao bloco, o que no tinha ocorrido ainda por rejeio do Congresso paraguaio. Outra questo a ser enfrentada a pobreza, que atinge 49,6% dos paraguaios, segundo dados do Cepal (Comisso Econmica para a Amrica Latina e o Caribe), vinculado ONU (Organizao das Naes Unidas). No campo, a taxa sobe para 59,3%. O Paraguai possui hoje o segundo pior IDH (ndice de Desenvolvimento Humano), com 0,669 pontos, atrs apenas da Guiana (0,636). O pas possui ainda uma das maiores concentraes de renda e de terra do continente, que provoca conflitos entre "carperos" -como so chamados os sem-terra-- e "brasiguaios", imigrantes brasileiros que adquiriram terras a preos baixos nas dcadas de 60 a 80 e hoje formam a elite agrria do pas. Nas relaes com o Brasil, o novo presidente ter que mostrar habilidade para conduzir as negociaes em torno do valor pago pela energia de Itaipu. O tratado entre os dois pases prev que cada lado utilize 50% da energia. O Paraguai s consome 5% a que tem dinheiro e vende o restante ao Brasil por US$ 8,40 o MW/h, valor nfimo se comparado ao que o Brasil paga em leiles de energia (mais de US$ 60). Em negociaes com o governo brasileiro, Lugo conseguiu elevar o valor em 200%, o que considerado insuficiente tanto por Cartes, como por Alegre. Por fim, o novo mandatrio ter que encontrar maneiras de tornar mais eficaz o combate ao narcotrfico e ao contrabando. O Paraguai rota do trfico internacional de drogas e por onde boa parte dos entorpecentes entra no Brasil. Raio X do Paraguai

Superfcie: 406.750 km Populao: 7.356.789 Moeda: Guarani Idioma oficial: Espanhol e Guarani PIB per capita: US$ 5.400 Religio: Catlica (89,6%), Protestante (6,2%), outra (1,9%)

www.gustavobrigido.com.br

Entenda o Mercosul O Mercosul (em portugus: Mercado Comum do Sul, castelhano: Mercado Comn del Sur, Mercosur) a Unio Aduaneira (livre comrcio intrazona e poltica comercial comum) de cinco pases da Amrica do Sul. Em sua formao original o bloco era composto por quatro pases: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, aderindo a Venezuela, em julho de 2006. O bloco tambm chamado de Cone Sul porque sua formao original abrangia as naes do sul do continente, formando um cone. O Tratado de Assuno foi um tratado assinado em 26 de maro de 1991, entre a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de realizar um mercado comum entre os pases acordados formando o bloco. Mais tarde, em 1994, o Protocolo de Ouro Preto foi assinado como um complemento do Tratado, estabelecendo que o Tratado de Assuno fosse reconhecido juridicialmente e internacionalmente como uma organizao. O Mercosul tem como estados associados a Bolvia (1996), Chile (1996), Peru (2003), Colmbia (2004) e Equador (2004). Bolvia, Equador, Colmbia e Peru integram a Comunidade Andina (CAN), bloco com que o Mercosul tambm firmar um acordo comercial. O status de membro associado se estabelece por acordos bilaterais, denominados Acordos de Complementao Econmica, firmados entre o Mercosul e cada pas associado. Nesses acordos se estabelece um cronograma para a criao de uma zona de livre-comrcio com os pases do Mercosul e uma gradual reduo de tarifas entre o Mercosul e os pases firmantes. Alm de poder participar na qualidade de convidado nas reunies dos organismos do Mercosul e efetuar convnios sobre matrias comuns. Formado por dois pases emergentes (Brasil e Argentina) e por outros produtores e exportadores de matrias-primas, o bloco no apresente uma estrutura slida. Alm disso, os Estados Unidos no tm nenhum interesse que o bloco evolua, pois isso pe em risco os objetivos da ALCA. Desde a sua formao o Mercosul vem atravessando muitas crises econmicas. As velhas rivalidades regionais, que causaram muitos conflitos no passado, tambm parecem atrapalhar a real integrao do bloco. Brasil e Argentina j tiveram problemas nas discusses sobre regime automotivo, acar, soja e eletrodomsticos. Uruguai, enfrentou grave crise em 2002, nos ltimos anos tem responsabilizado o Brasil e a Argentina por sua recesso econmica. O Paraguai que o pas mais pobre do bloco, sofre os reflexos de muitos anos de instabilidade poltica. A maior referncia o caso do presidente Fernando Lugo ter engravidado vrias mulheres enquanto vestia a batina. Alm de tentar reformular o contrato que seu pas tem com o Brasil a respeito da hidreltrica de Itaipu.

Unio de Naes Sul-americanas - UNASUL A UNASUL (Unio das Naes Sul-americanas) rene os doze pases da Amrica do Sul e visa aprofundar a integrao da regio. Por suas riquezas naturais, a Amrica do Sul importante internacionalmente como um dos principais centros produtores de energia e de alimentos do planeta. Chile e Peru so ainda dois dos principais endereos da indstria mineradora no mundo. A iniciativa da criao de um rgo nos moldes da UNASUL foi apresentada, oficialmente, numa reunio regional, em 2004, em Cuzco, no Peru. O projeto recebeu o nome de Casa (Comunidade Sul-Americana de Naes), mas o nome foi modificado para UNASUL

www.gustavobrigido.com.br

durante a Primeira Reunio Energtica da Amrica do Sul, realizada em 2007 na Venezuela. O nome UNASUL - UNASUR para os pases de lngua espanhola - surgiu depois de crticas do presidente venezuelano Hugo Chvez ao que ele chamou de lentido da integrao. Os principais objetivos sero a coordenao poltica, econmica e social da regio. Com a UNASUL, espera-se avanar na integrao fsica, energtica, de telecomunicaes e ainda nas reas de cincia e de educao, alm da adoo de mecanismos financeiros conjuntos. A partir da reunio em Braslia, em 2008, a UNASUL passa a ter personalidade poltica prpria e, na prtica, passar a ser um organismo internacional. Ou seja, no se limitar mais a um frum de debates, mas incluir a possibilidade de serem adotadas medidas conjuntas. Os presidentes assinaram esta formalizao, mas para que UNASUL comece a funcionar como organismo internacional o texto ainda precisa ser ratificado pelos congressos de nove dos doze pases. Os lderes regionais esto discutiram tambm a criao do Conselho de Defesa da Amrica do Sul. A ideia foi apresentada oficialmente pelo Brasil, mas rejeitada pela Colmbia. A iniciativa ganhou fora no incio do ano passado, depois da crise envolvendo Venezuela, Colmbia e Equador, provocada por uma ao militar colombiana contra as FARC em territrio equatoriano. Existe o plano de criao do Parlamento nico da UNASUL, mas no h nenhuma expectativa de que a ideia seja colocada em prtica em um futuro prximo. A UNASUL ter ainda uma secretaria permanente que dever ser em Quito, no Equador. Os pases que faro parte do grupo tm cerca de 360 milhes de habitantes e, de acordo com dados da CEPAL (Comisso Econmica para Amrica Latina e Caribe), tinham um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 2,5 trilhes em 2006. Ainda de acordo a CEPAL, s o PIB do Brasil era de US$ 1,06 trilho em 2006. Em 2007, o PIB do Brasil foi de US$ 1,3 trilho. Mas este um grupo desigual, que conta com 180 milhes de habitantes do Brasil e trs milhes do Uruguai, por exemplo. Num primeiro momento, os governos parecem ter expectativas diversas sobre os resultados reais da UNASUL. O ministro das Relaes Exteriores do Chile, Alejandro Foxley, disse que seu pas tem trs principais interesses nessa integrao: energia, infraestrutura e uma poltica comum de incluso social. Por sua vez, o chanceler boliviano, David Choquehuanca, afirmou que a Bolvia espera que a UNASUL no se limite s questes comerciais e trate da "unio dos povos". Mas talvez o principal desafio da UNASUL ser colocar em prtica suas medidas, como a integrao energtica, j que hoje o desafio entre quatro pases - Brasil, Argentina, Bolvia e Chile ainda no foi resolvido. Questes bilaterais - ou trilaterais - tambm esto na lista de desafios da regio. Disputas territoriais entre Chile e Peru, da poca da Guerra do Pacfico, no sculo 19, esto hoje no Tribunal Internacional de Haia. A Bolvia reinvidica do Chile uma sada para o mar, perdida na mesma guerra do Pacfico. Venezuela, Equador e Colmbia travam, desde maro, uma disputa envolvendo as FARC (grupo guerrilheiro mais antigo do mundo, com mais de 40 anos) que ainda no teve concluso. No sistema de presidncia temporria e rotativa, a prxima presidncia caberia Colmbia, que abriu mo do direito, que passar ao Chile. Nos termos do Tratado, a UNASUL ter como rgos deliberativos um Conselho de Chefes de Estado e de Governo,

www.gustavobrigido.com.br

um Conselho de Ministros de Relaes Exteriores e um Conselho de Delegados. Haver reunies anuais de chefes de Estado e de Governo e reunies semestrais do Conselho de Ministros de Relaes Exteriores. ALCA rea de Livre Comrcio das Amricas No ano de 1994, foi assinada, por 34 pases da Amrica, a carta de intenes que cria as diretrizes para a implementao da ALCA. A formao de um bloco econmico de livre comrcio nas Amricas, tem por objetivo eliminar, paulatinamente, as barreiras alfandegrias entre os pases. Em funo do bloqueio econmico que sofre, imposto pelos Estados Unidos, Cuba no faz parte deste acordo. Quando estiver em pleno funcionamento, a ALCA ser um dos maiores blocos econmicos do mundo. Na Amrica do Norte, j funciona o bloco econmico NAFTA (Estados Unidos, Canad e Mxico) e na Amrica do Sul, o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Em funcionamento, a ALCA ter, aproximadamente um PIB (todos os pases juntos) de US$ 12 trilhes e uma populao de cerca de 850 milhes de habitantes. Dificuldades de Implementao Os Estados Unidos esto na liderana da implementao da ALCA, por se tratar da maior economia da Amrica. Interessados na abertura total dos mercados, encontram resistncias de pases em desenvolvimento, temerosos da implantao da ALCA. Este medo vem justamente de fraquezas econmicas e pouco desenvolvimento em reas industriais. Uma abertura geral poderia provocar a runa de parques industriais nestes pases. O Brasil tem defendido a ideia de uma abertura gradual e de negociaes feitas em blocos. Desta forma, o Brasil ganharia mais fora para negociar com os Estados Unidos. Muitos pases em desenvolvimento da Amrica Central e do Sul precisariam de investimentos bilionrios em infraestrutura para que suas economias suportem a entrada num mercado econmico do porte da ALCA. Setores como o de transportes, telecomunicaes, energia, gua, portos e aviao devem ser reestruturados. Tambm existem barreiras internas nos Estados Unidos, pois em 1997 o ento presidente Bill Clinton, no conseguiu aprovar no Congresso o chamado fast track, que seria a via rpida para a implementao da ALCA. Muitos sindicatos patronais e de trabalhadores, resistem a ideia da ALCA por temerem a concorrncia de produtos estrangeiros. Os trabalhadores, por exemplo, temem o desemprego com o funcionamento ALCA. Governo colombiano e Farc reiteram sua disposio para negociar O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, reiterou neste sbado sua disposio frente ao incio do processo de paz para que ela seja "estvel e duradoura", enquanto porta-vozes das Farc afirmaram que os dilogos no sero encerrados por divergncias iniciais como a questo do cessar-fogo. "Entramos neste processo com toda a honestidade, com toda a determinao, com toda a cautela. Sabemos que no ser fcil", disse o mandatrio em reunio com autoridades locais que aconteceu hoje na cidade de Sincelejo.

www.gustavobrigido.com.br

Entre as vrias divergncias que as partes iro negociar, aps trs tentativas frustradas e meio sculo de intensos combates nas selvas colombianas, est o debate do cessar-fogo, que a guerrilha quer decretar em outubro e o governo deseja adiar at o fim das negociaes. Na quinta-feira, Alberto Parra, conhecido como "Mauricio Jaramillo" e "El Mdico", chefe militar das Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc), informou imprensa em Havana que chegar mesa de negociaes em Oslo com a proposta imediata de um cessar-fogo bilateral. Hoje, no entanto, o presidente insistiu que sua obrigao blindar o pas no caso de no se alcanar a paz, e disse que por isso se concentrar na agenda de governo e que em relao segurana no baixar "a guarda em nenhum momento". "Temos que continuar, e eu disse a esses indivduos das Farc que somente no dia em que encerrarmos o conflito definitivamente ns suspenderemos as operaes militares", reiterou. Diante da possibilidade desse conflito de opinies embargar os esforos de paz ainda no incio, o chefe guerrilheiro "Marco Len Calarc", cujo verdadeiro nome Luis Alberto Albn, respondeu aos receios atravs da mdia com uma mensagem tranquilizadora. "No que as Farc vo insistir que se no houver cessar-fogo ou trgua no seguiremos adiante. No se trata disso, mas de tentar convenc-los (o governo) com o raciocnio", argumentou em entrevista concedida em Havana ao jornal "El Tiempo". O guerrilheiro, que foi um dos seis porta-vozes das Farc em Havana nesta semana, considerou que a origem da divergncia est na questo de falar sobre paz em meio a um conflito. "Se h uma forma de par-lo momentaneamente, enquanto se consegue construir a frmula para par-lo definitivamente, melhor", justificou ao admitir que a guerrilha no vai "negar os golpes" nem "a dureza" que sentiu por parte da polcia colombiana. E concluiu: " preciso construir a paz, e vamos seguir adiante". "Calarc" exps ontem outra inquietao sobre o processo: a incluso ou no de um guerrilheiro preso nos EUA como negociador tambm no vai "atrapalhar isso que mal comeou". A declarao foi dada rdio "RCN" sobre o caso de Juvenal Ovidio Ricardo Palmeira, conhecido como "Simn Trinidad", que cumpre nos Estados Unidos pena de 60 anos de priso pelo sequestro de trs americanos do Pentgono. Enquanto isso, as Farc mantm sua luta em diferentes pontos do pas e as Foras Militares tentam combat-la. O processo de paz tem o apoio de 78% dos colombianos, segundo uma pesquisa do Centro Nacional de Consultoria (CNC) que tambm reflete o fortalecimento da imagem de Santos, aprovado por 74% dos entrevistados, depois de perder 20 pontos em agosto.

AULAS 3, 4 e 5 Economia brasileira


O resultado oficial do produto interno bruto (PIB) de 2012 foi divulgado em maro, e a concluso foi um crescimento muito baixo na economia brasileira, 0,9%.

www.gustavobrigido.com.br

Para 2013, o ano deve ser de leve recuperao, mas ainda longe de registrar uma expanso econmica robusta. Aps vrias quedas consecutivas nas expectativas, o Boletim Focus mais recente projeta uma alta de 3,08% no PIB deste ano. J no segundo semestre deste ano, o Fundo Monetrio Internacional (FMI) rebaixou novamente a projeo de crescimento da economia brasileira em 2013 e 2014, conforme relatrio divulgado pelo rgo nesta tera-feira. A instituio agora prev que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresa 2,5% neste ano, ante expectativa de alta de 3% no ltimo relatrio, de abril. Para 2014, a reviso para baixo foi ainda maior: de 4% para 3,2%. O FMI vem cortando sucessivamente as projees de desempenho da economia brasileira: em abril, o Fundo j havia rebaixado as projees para o Brasil ante um relatrio divulgado em janeiro, que por sua vez tambm trazia reduo nas estimativas ante outro documento, de outubro de 2012. De acordo com relatrio, o Brasil foi o pas que teve a maior reduo na perspectiva de crescimento do PIB para 2014. Nas estimativas para 2013, a Rssia e a frica do Sul tiveram cortes maiores nas projees. No caso da Rssia, a expectativa passou de 3,4% para 2,5% para este ano, enquanto a frica do Sul teve corte foi de 0,8%, para 2%. Na Amrica Latina, o Mxico tambm teve reviso para baixo nas projees de 2013, de 3,4% (abril) para 2,9% (julho). A regio como um todo deve ter avano de 3% este ano e 3,4% em 2014, corte de 0,4 e 0,5 ponto percentual nas previses divulgadas em abril. O FMI cortou ainda sua previso para o crescimento global em 2013 a 3,1%, mesmo ritmo de expanso do ano passado, mas abaixo da previso de 3,3% divulgada em abril. O Fundo tambm reduziu sua previso para 2014 a 3,8%, ante previso anterior de 4%. No geral, os mercados emergentes vo, em sua maioria, crescer menos que o esperado pelos economistas da instituio, como tambm j havia alertado a Organizao de Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE). Alguns fatores responsveis por este ritmo fraco de expanso so: falta de infraestrutura adequada, crescimento menor da demanda externa, queda nos preos internacionais das commodities e, mais recentemente, o aumento da instabilidade dos mercados financeiros globais. Alm de j estarem crescendo menos, os riscos de que os emergentes continuem desapontando aumentam. A razo um cenrio externo mais incerto, por conta das expectativas de mudanas na poltica monetria do Federal Reserve (FED, o banco central dos Estados Unidos), limitaes impostas pela contnua falta de melhora da infraestrutura domstica e expanso baixa do crdito bancrio. A China deve crescer 7,8% em 2013 e 7,7% em 2014, respectivamente um corte de 0,3 e 0,6 ponto porcentual ante as apostas divulgadas em abril. Os pases emergentes em seu conjunto devem se expandir 5% este ano e 5,4% em 2014. Os dois nmeros tiveram reduo de 0,3 ponto ante a estimativa divulga em abril pelo FMI. Diante desse cenrio, alguns setores acabam sendo os mais afetados. Outros, porm, conseguem ignorar o pibinho e apontam boas perspectivas para o ano.

www.gustavobrigido.com.br

Queda na popularidade de Dilma alerta para 2014 Lutando contra a inflao e acelerar o crescimento do PIB, a presidente se v em meio a problemas com a base e ainda precisa neutralizar adversrios

A presidente Dilma Rousseff chegou ao poder na primeira eleio que disputou e manteve a popularidade a despeito de seguidos escndalos de corrupo e demonstraes de ineficincia administrativa. Agora, no 30 ms de governo, um elemento novo passou a afetar diretamente o seu apoio entre a populao: a inflao. Dos assuntos que levam algum a decidir se d ou no sua confiana a um poltico, a economia costuma ser o nmero um. E dentre os temas econmicos, a inflao est entre os que mais diretamente influenciam a avaliao de um governo. Pesquisa divulgada na ltima semana pelo Instituto Datafolha mostra que a avaliao do governo piorou: a aprovao caiu de 65% para 57% em trs meses. E que, no cenrio eleitoral de 2014, a vantagem de Dilma Rousseff no incontestvel. Isso est longe de significar um cenrio apocalptico. Dilma ainda desfruta de ndices de aprovao superiores aos dos dois antecessores no mesmo perodo do governo. Ela tambm tem ampla vantagem na inteno de voto. Mas o cenrio de incertezas na economia e a ausncia de perspectiva de grandes realizaes nos prximos meses tornam o cenrio nebuloso. Alm disso, na eleio de 2014 Dilma deve ter trs adversrios competitivos: Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, tem potencial para tirar votos da petista no Nordeste. Marina Silva (Rede) popular em grandes centros urbanos. E o senador Acio Neves (PSDB) o favorito para levar os dois maiores colgios eleitorais do pas, Minas Gerais e So Paulo. Economia se torna mico de governo Desde que assumiu o poder, em 2011, Dilma, graduada em Economia, no conseguiu colher os louros de um crescimento robusto, tal como seu antecessor. O melhor desempenho registrado at o momento foi em seu primeiro ano de mandato, quando o Produto Interno Bruto (PIB) expandiu 2,7% - nmero considerado decepcionante poca. De l para c, a cada divulgao do PIB, surge uma nova frustrao. No ano passado, o crescimento no passou de 0,9%. E, dado o pibinho do primeiro trimestre de 2013 (avano de 0,6%), as expectativas para o acumulado deste ano no so as mais animadoras. Contudo, como o baixo crescimento (ainda) no afetou o avano do mercado de trabalho, seus efeitos no pesam tanto sobre a avaliao positiva da presidente como o antigo vilo conhecido dos brasileiros: a inflao. Ela tem sido, nos ltimos meses, um pesadelo de Dilma e da equipe econmica. Em maio, o ndice de Preos ao Consumidor

www.gustavobrigido.com.br

Amplo (IPCA), que mede a inflao oficial, tocou o teto da meta no acumulado de 12 meses, de 6,5%, apesar de ter apresentado leve desacelerao na comparao com o ms anterior. No incio do ano, o IPCA chegou a estourar a meta. O problema, que vem sendo apontado desde 2010, ltimo ano do governo Lula, e negligenciado pelo governo Dilma, s ganhou importncia no seio do Palcio do Planalto depois que uma emblemtica escalada no preo do tomate devolveu a inflao ao repertrio de assuntos das famlias, no primeiro trimestre deste ano. A inflao est trazendo desconforto para a populao, diz o ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola. Esse um flagelo que a sociedade brasileira no tolera mais. Contudo, a subida de juros remdio necessrio para conter a inflao, mas impopular porque afeta diretamente o consumo veio em momento tardio. Conforme argumentou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em evento nesta semana, apenas a subida da Selic no ser suficiente para deter o avano do IPCA. preciso um ajuste fiscal, disse FHC. Para o economista e ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman, o remdio tardio ter de vir em doses mais fortes - e nocivas politicamente. A alta da Selic para 9,0% ou 9,25% at o final do ano no vai mexer na inflao. O governo no fez a lio de casa, diz. Retomar o trip macroeconmico, contudo, no ser tarefa fcil sobretudo porque a presidente no reconhece as decises erradas tomadas ao longo do governo e relega ao cenrio externo a culpa pelos males que atingem a economia do pas. Segundo Gustavo Loyola, a combinao da poltica de juros, cmbio flutuante e ajuste fiscal se mostrou vencedora no governo FHC e deve voltar a ditar os rumos econmicos. Foi o que levou o Brasil para um patamar melhor nos anos 1990 e 2000. O pas precisa ainda retomar a agenda de reformas, comenta. A poltica fiscal outro assunto que tem afetado a credibilidade de Dilma e da equipe econmica sobretudo para o mercado internacional. Na semana passada, a agncia de classificao de risco Standard & Poors reduziu a perspectiva da nota de crdito do pas de estvel para negativa, o que pode implicar em rebaixamento do rating de crdito. Ainda que essa deciso no tenha grande peso para o eleitorado de Dilma, ela afeta diretamente a imagem do pas em relao aos investidores. Com a imagem arranhada, ficar cada vez mais difcil para o governo atrair investimentos privados necessrios para que a economia retome flego e volte a crescer em breve. Para o ex-secretrio-executivo da Fazenda Bernard Appy, a popularidade de Dilma no foi mais afetada porque o nvel de emprego ainda alto. O baixo crescimento ainda no afetou na taxa de emprego, porque o setor de servios ainda continua contratando, mas isso pode ser mudar, explica. Sobre a questo fiscal, Appy indica que o erro do governo a falta de transparncia. H uma perda de transparncia na forma como a poltica fiscal vem sendo gerida, devido aos ajustes do supervit primrio, pontua. Nos ltimos anos viu -se tambm um uso muito grande de recursos do Tesouro para financiar os custos correntes. A medida no de todo ruim e pode ser defensvel em casos de desacelerao da economia. Mas preciso indicar qual ser a trajetria da dvida bruta do pas, ou seja, preciso ser transpar ente. Poltica Alm dos percalos na economia, a presidente tem enfrentado problemas com o Congresso. Por razes diversas, mas todas ligadas falta de articulao poltica do Planalto, partidos aliados passaram a se comportar de maneira cada vez menos fiel.

www.gustavobrigido.com.br

Indiretamente, esses atritos prejudicam a popularidade da presidente porque atrapalham a aprovao de propostas que o Planalto considera importantes. Foi o que ocorreu, por exemplo, com a MP dos Portos e o Oramento de 2013 - aprovado apenas em fevereiro deste ano. Variaes de popularidade so comuns ao longo dos mandatos. Tambm comum a colheita de dividendos eleitorais no ltimo ano de gesto, com a inaugurao de obras e a consolidao de programas importantes. A presidente, entretanto, parece no ter cartas na manga para 2014. "A gente sabe que ela no tem tempo de inaugurar obras porque as obras no esto sendo realizadas. No h tempo de ela inaugurar empreendimentos como a transposio do rio So Francisco", diz o senador lvaro Dias (PSDB-PR). O cientista poltico David Fleischer, da Universidade de Braslia, afirma que o governo ainda no tem uma marca que conquiste o eleitorado - apesar de programas como o Brasil Sem Misria. "Dilma vai ter de inventar uma outra bandeira", afirma. Um sinal de que o eleitor, embora aprove a presidente no se entregou incondicionalmente a ela vem da j mencionada pesquisa Datafolha: 73% da populao diz ainda no ter escolhido seu candidato pra 2014. Reao A queda de popularidade no pode ser atribuda ao desleixo da presidente com sua imagem. Pelo contrrio: desde o comeo do ano, ela intensificou o anncio de medidas de apelo popular, passou a viajar mais pelo pas, aumentou sua exposio nas cadeias de rdio e TV e passou a discursar mais vezes, e por mais tempo, em eventos da Presidncia - o que garante exibio no noticirio. A estratgia de Dilma, moralmente questionvel, comum na poltica brasileira. Ao mesmo tempo em que ela embarcava na campanha antecipada, Acio Neves e Eduardo Campos, tambm ocupantes de cargos pblicos, faziam o mesmo. E por isso a queda na popularidade da presidente pode servir como um alerta importante: o recuo ocorreu exatamente no perodo em que Dilma crescia em exposio nos meios de comunicao. Os petistas dizem que tudo est sob controle. "Em 2009 o PIB diminuiu, a presidente tinha 4% nas pesquisas e Jos Serra tinha 45%. Isso no significa nada", diz o deputado Cndido Vaccarezza (PT-SP). A ministra de Relaes Institucionais, Ideli Salvatti, tambm faz pouco da queda de popularidade: "Pesquisa sobe e desce. da vida. O mais importante o trabalho e o resultado do trabalho frente situao que temos no mundo e no Brasil." Mas so claros os sinais de que o governo recebeu os nmeros com preocupao. J na primeira apario pblica depois da divulgao das pesquisas, Dilma Rousseff usou uma obviedade para enfatizar sua disposio em impedir o avano da inflao: "No h a menor hiptese de que o meu governo no tenha uma poltica de controle, de combate inflao", disse ela, que tambm criticou duramente o que acredita serem "Velhos do Restelo" - pessimistas que torceriam contra sua gesto. De qualquer forma, como mostram as pesquisas de popularidade, o jogo eleitoral uma guerra defensiva em que a poltica apenas parte do campo de batalha enfrentada por Dilma Rousseff. Em 2014, quanto mais incertezas houver na economia, mais difcil vai ser convencer o eleitor a dar mais quatro anos de mandato chefe do Executivo. Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/queda-na-popularidade-de-dilma-e-alerta-para2014

www.gustavobrigido.com.br

ANEEL anuncia reduo das tarifas de energia eltrica A ANEEL aprovou no dia 24 de janeiro de 2013 em reunio extraordinria, as novas tarifas que reduziro a conta de energia eltrica. O efeito mdio de reduo ser de 20,2%. Para os consumidores residenciais, a reduo mnima ser de 18% (veja tabela). Para os consumidores de alta tenso, o desconto pode chegar a 32%. As novas tarifas entram em vigor a partir de hoje. A reduo resultado da Lei n 12.783/2013, que promoveu a renovao das concesses de transmisso e gerao de energia que venciam at 2017, e das medidas provisrias 591/2012 e 605/2013. As principais alteraes que permitiram a reduo da conta foram: Alocao de cotas de energia, resultantes das geradoras com concesso renovadas, a um preo mdio de R$ 32,81/ MWh Reduo dos custos de transmisso Reduo dos encargos setoriais Retirada de subsdios da estrutura da tarifa, com aporte direto do Tesouro Nacional Reduo e reajustes. O efeito dessa reduo estrutural, ou seja, promover uma mudana permanente no nvel das tarifas, pois retira definitivamente custos que compunham as tarifas anteriores. Tarifas diferentes A ANEEL estabelece uma tarifa diferente para cada distribuidora em funo das peculiaridades de cada concesso. A tarifa de energia eltrica deve garantir o fornecimento de energia com qualidade e assegurar aos prestadores dos servios receitas suficientes para cobrir custos operacionais eficientes e remunerar investimentos necessrios para expandir a capacidade e garantir o atendimento. As datas de leitura dos relgios so distribudas ao longo do ms: por isso, a reduo do preo da energia eltrica s deve ser percebida integralmente pelo consumidor aps um ciclo completo de cobrana com as novas tarifas. Ou seja, no primeiro ms de vigncia das novas tarifas, dependendo da data de vencimento da conta, parte do consumo utilizar a tarifa antiga e outra parte a nova tarifa, reduzida. Como as novas tarifas valem a partir do dia 24 de janeiro, por exemplo, um consumidor que tem sua leitura feita no dia 10 de fevereiro, teria, em fevereiro, metade de sua energia faturada pela tarifa antiga e a outra metade pela nova tarifa. A partir de 25 de fevereiro todas as contas j percebero os benefcios completos da tarifa reduzida. Classes de consumo. Outros fatores que fazem variar a conta de energia so as caractersticas de contratao de fornecimento. Os consumidores cativos residenciais e os de baixa renda aqueles que s podem ser atendidos por uma distribuidora tm uma tarifa nica em sua concessionria. As variaes tambm ocorrem de acordo com o nvel de tenso em que os consumidores so atendidos, que a tenso disponibilizada no sistema eltrico da concessionria e que varia entre valores inferiores a 2,3 kV (como as tenses de 110 e 220

www.gustavobrigido.com.br

volts) e valores superiores a 2,3 kV. Essa variao divide os consumidores nos grupos A (superiores a 2,3 kV, por exemplo as indstrias e grandes comrcios) e B (inferiores a 2,3 kV no qual se incluem os consumidores residenciais e os de baixa renda). Os consumidores do grupo A tm tarifas definidas para energia e uso de rede, para horrios de ponta e fora de ponta. Os consumidores livres possuem caractersticas diferentes, pois podem contratar energia de outros fornecedores, em condies especiais. Saiba mais. A ANEEL disponibiliza em seu portal na internet cartilhas, publicaes e contedos que explicam a composio da conta de energia, os processos de reajuste e de reviso tarifrias e, tambm, apresentam dicas de uso racional e de economia de eletricidade. Confira, na tabela abaixo, a reduo percentual para os consumidores de baixa tenso (por exemplo, residncias).

Para Dilma, aumento da gasolina menos que reduo de tarifa eltrica Governo reduziu em at 32% conta de luz e aumentou gasolina em 6,6%. Presidente disse que vai desonerar 'integralmente' itens da cesta bsica.

A presidente Dilma Rousseff afirmou em entrevista a rdios locais do Paran, que o aumento no preo da gasolina bem menor do que a reduo da tarifa de energia eltrica. Ela afirmou ainda que cumprir a promessa de desonerar "integralmente" os produtos da cesta bsica, para reduzir o preo final de itens bsicos, como arroz e feijo, para o consumidor. De acordo com anncio do governo federal, o corte na tarifa de energia para residncias ser de 18% e para a indstria, de at 32%, e o aumento de 6,6% no litro da gasolina nas refinarias e, para o diesel, o reajuste ficou em 5,4%. Dilma comparou a reduo da tarifa energtica ao aumento da gasolina quando falou de inflao em entrevista a radialistas do Paran. Para ela, o preo da gasolina "inexorvel". A inflao tambm sofre efeitos do aumento do preo da gasolina. Mas eu s queria dizer que o aumento do preo da gasolina e do diesel um valor bastante menor ao chegar bomba do que os valores da reduo da tarifa de energia, disse. Segundo a presidente, o preo da gasolina sofre ainda impacto do mercado internacional". "O governo brasileiro e todos os governos do mundo, o que eles querem, eles querem controlar a volatilidade, ou seja, que no haja grande flutuao no preo da gasolina. Agora, em determinados momentos inexorvel, a Petrobras tem que aumentar o preo porque seno, caso contrrio, as perdas dela so muito grandes." Dilma destacou tambm que "no d para considerar que uma coisa compensou a outra". "O aumento do combustvel vai sem bem menor, mas bem menor mesmo, que a reduo na tarifa de energia", ressaltou.

Reduo da inflao

Para a presidente, a reduo da tarifa energtica vai ajudar na reduo da inflao em 2013. Vai reduzir preos, quando a gente considera que afeta todas as famlias do pas, sem exceo. Tero na sua conta de luz o mnimo de reduo de 18%. Eu tenho conscincia tambm que a melhoria no preo da energia para os industriais, como a reduo de at 32%,

www.gustavobrigido.com.br

vai beneficiar uma maior produo, maior contratao e maior competitividade, tanto dos produtos feitos no exterior, quanto dos produtos que comercializamos l fora, afirmou. s rdios paranaenses, Dilma disse lamentar que a Copel, empresa de energia do estado, tenha rejeitado as condies do acordo proposto pelo governo para a reduo de tarifas. Quatro estados governados pelo PSDB no aderiram a proposta, a Cesp (So Paulo), a Cemig (Minas Gerais) e a Celg (Gois), alm da Copel. A presidente afirmou que, mesmo assim, os consumidores do Paran tero desconto de 19,28% na tarifa de energia. Se a empresa se recusou, no era certo, do nosso ponto de vista, que os consumidores do Paran no tivessem direito tambm a receber a reduo na conta de luz, disse.

Dilma anuncia fim dos impostos federais sobre a cesta bsica A presidente espera que os preos de carnes e outros alimentos sejam reduzidos em 9,25% e os de produtos de higiene em 12,5%

Em mais uma medida da rodada de desoneraes do governo federal, a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira o fim da tributao sobre os produtos que compem a cesta bsica. Parte deles j no pagava o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mas ainda era sujeita alquota de 9,25% do PIS/Cofins. A medida, que visa a reduzir a inflao e estimular o consumo, a agricultura e a indstria, foi anunciada em pronunciamento em rede nacional. Com a deciso, o governo abre mo de mais de R$ 7,3 bilhes em impostos ao ano. A presidente afirmou contar com a ajuda de empresrios para que a desonerao implique em uma reduo de ao menos 9,25% no preo de produtos de alimentao como carnes, caf, manteiga e leo de cozinha e de 12,5% no custo de produtos de higiene como pasta de dentes e sabonetes. A cesta bsica tambm ser reformulada e, segundo Dilma, ter um formato que prioriza alimentos de maior qualidade nutritiva. "O aumento do poder de compra das pessoas trar benefcios imediatos para toda a economia", disse. No pronunciamento, Dilma Rousseff tambm afirmou que em 15 de maro ser anunciada uma nova poltica federal de defesa dos consumidores. As medidas devem incluir a criao de novos instrumentos legais para premiar as boas prticas de empresas e punir as ms, alm de reforar as estruturas j existentes como os Procons. "Com a incluso social, fizemos nascer novos consumidores. nossa obrigao agora defend-los, pois essa uma forma poderosa de cuidar do desenvolvimento do Brasil", disse. Aproveitando a ocasio do Dia Internacional da Mulher, Dilma prometeu que centros de atendimento mulher sero instalados em cada estado do pas. As unidades fornecero servios de preveno violncia, assim como instrumentos de apoio ao empreendedorismo, como microcrdito e capacitao profissional.

www.gustavobrigido.com.br

Veja como fica a desonerao sobre os produtos da cesta bsica: PIS/Cofins Produto Carnes (bovina, suna, aves, peixes, ovinos e caprinos) Caf leo Manteiga Acar Papel higinico Pasta de dentes Sabonete Antes Nova medida IPI Antes Nova medida

9,25%

0%

0%

0%

9,25% 9,25% 9,25% 9,25% 9,25% 12,50%

0% 0% 0% 0% 0% 0%

0% 0% 5% 0% 0% 0% 5%

0% 0% 0% 0% 0% 0% 0%

12,50% 0% Fonte: Agncia Brasil

Roberto Azevdo ganha disputa pelo comando da OMC O diplomata Roberto Azevdo, de 55 anos, venceu nesta tera-feira (07/05/2013) a disputa com o mexicano Herminio Blanco e ser, a partir de setembro, o primeiro brasileiro e latino-americano a comandar uma das organizaes mais importantes do mundo econmico: a Organizao Mundial do Comrcio (OMC). E ter um desafio espinhoso pela frente: desbloquear a Rodada de Doha, como so conhecidas as negociaes para abertura do comrcio mundial. O governo brasileiro preferiu no divulgar o nmero de votos a favor de Azevdo, mas, segundo fontes, o embaixador brasileiro teve a preferncia de quase cem pases de um total de 159 votos. A vitria de Azevdo, que at nesta tera-feira no era apontado como favorito, foi comemorada pelo governo brasileiro e tambm por especialistas em comrcio internacional. Segundo analistas, trata-se da maior vitria da diplomacia brasileira dos ltimos anos. A presidente Dilma Rousseff disse nesta tera-feira que a deciso no uma vitria do Brasil, nem de um grupo de pases, mas da OMC. Segundo ela, o governo apresentou o nome do embaixador para o cargo por acreditar que, com a sua experincia e o seu compromisso, ele poderia conduzir a Organizao na direo de um ordenamento econmico mais dinmico e justo. Por volta de 15h, logo aps a divulgao da vitria do diplomata, a presidente falou por telefone com o embaixador Azevdo, cumprimentou-o pelo feito e lhe desejou sucesso na misso. Para Dilma, com o mundo ainda afetado pela crise global, caber OMC nos prximos anos dar um novo, equilibrado e vigoroso impulso ao comrcio mundial,

www.gustavobrigido.com.br

fundamental para que a economia global entre em um novo perodo de crescimento e justia social. A presidente destacou que a mensagem do governo foi entendida por expressiva maioria dos membros da OMC, levando vitria de Azevdo. Na OMC, cada pas tem o mesmo peso e responde por um voto. O que explica como Azevdo se elegeu, apesar de no ter levado os 28 votos da Unio Europeia (UE) 13 pases do grupo preferiam o brasileiro, mas a UE decidiu votar em bloco, numa campanha movida por Frana e Alemanha. Estou muito feliz foi tudo o que disse Azevdo, abraando a mulher, a tambm embaixadora do Brasil Maria Nazareth Azevdo, que se ocupa de assuntos polticos na ONU. Ele s falar com a imprensa nesta quarta-feira, depois que a deciso for anunciada oficialmente aos 159 pases-membros da OMC. A OMC vai formalizar a nomeao de Azevdo no dia 14 desde ms. Depois, o brasileiro embarcar para o Brasil. Brasileiro teve apoio de emergentes Azevdo teria obtido um forte apoio na frica (alm do que o governo brasileiro esperava), Oriente Mdio, sia e Amrica Latina. Os Brics grupo que rene Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul tambm teriam votado em massa em Azevdo, segundo fontes brasileiras. Alguns pases, entre eles os EUA e a UE, votaram nesta tera-feira de manh: ou seja, em cima do lao. Os americanos foram uma incgnita nesta campanha. Ficaram silenciosos, mesmo considerando que o apoio ao candidato mexicano era dado por analistas como certo. Na interpretao dos brasileiros, o silncio dos americanos no processo significa que eles no se oporiam Roberto Azevdo, o que, para o Brasil, foi importante. A vitria de Azevdo foi selada quando o mexicano reconheceu sua derrota. Ele telefonou para o brasileiro parabenizando-o e reconhecendo que o Brasil fez uma excelente campanha. Disse que aceitava o resultado e estava satisfeito com o processo. Minutos aps a notcia, garrafas de champagne ros Michel Loriot e vinho tinto francs Domaine du Tix, pratos repletos de quibe e quitutes brasileiros embarcavam numa caminhonete estacionada na residncia oficial do embaixador rumo misso diplomtica do Brasil, onde ocorreu uma festa improvisada com diplomatas e funcionrios. O ministro das Relaes Exteriores, Antonio Patriota, disse que a vitria do embaixador brasileiro reflete uma nova ordem internacional em transformao, em que os pases emergentes demonstram capacidade de liderana. Ele negou que tenha havido um embate entre ricos e pobres, alegando que o candidato brasileiro recebeu apoio de variadas naes. uma vitria do Brasil. Houve uma dinmica que tambm envolveu o aspecto Norte-Sul, mas, alm dos votos, os critrios para a escolha do candidato vencedor so a qualidade e a distribuio do apoio recebido disse o ministro. Patriota ressaltou que Azevdo ter de ressuscitar a Rodada de Doha, que se arrasta h mais de dez anos, por falta de consenso. A eleio de Azevdo foi considerada por especialistas como a grande vitria da diplomacia brasileira. Eles afirmam que a escolha do brasileiro um sinal de mudana na governana global, em que os pases emergentes ganham espao nos organismos multilaterais.

www.gustavobrigido.com.br

O Brasil teve alguns fracassos em diplomacia, como na questo nuclear do Ir e na tentativa de intermediar o conflito no Oriente Mdio. A escolha de Azevdo foi talvez a grande conquista da diplomacia brasileira diz o professor da Universidade de So Paulo (USP) e coordenador cientfico do Centro de Estudos das Negociaes Internacionais (Caeni) Amncio Jorge de Oliveira. Crtico da atual poltica externa brasileira, o diplomata Jos Botafogo Gonalves, exministro da Indstria e Comrcio, disse que a escolha foi uma agradvel surpresa e aproveitou para alfinetar o governo Dilma: Acredito que o embaixador Azevdo far um bom trabalho frente da OMC. Quem sabe ele poder dar bons conselhos ao governo brasileiro, para que pare com o protecionismo. Um brasileiro na OMC

A eleio de um brasileiro para a diretoria geral da Organizao Mundial do Comrcio sinaliza a mudana de importantes paradigmas na esfera das relaes comerciais internacionais. Primeiramente, vale frisar que a OMC, fundada em 1995, em substituio ao GATT, responsvel pela fiscalizao e regulao do comrcio entre os pases. Quando necessrio, arbitrando disputas entre eles. Roberto Azevdo ganhou a disputa pelo comando da organizao contra um mexicano, Herminio Blanco, que contava com o apoio das naes mais ricas do planeta, dentre elas o Reino Unido, defensor ferrenho do candidato. O brasileiro contava com o endosso majoritrio dos pases africanos, a aprovao de Rssia, China, ndia e frica do Sul e a articulao dos mais altos diplomatas de Braslia. A conquista considerada, pelos assessores da Presidncia, um resultado de uma postura iniciada em 2003, de aproximao do Itamaraty dos pases emergentes e consolidada com a criao do G-20. Essa vitria, como o prprio chanceler Antonio Patriota afirmou, representa uma ordem internacional em transformao, na medida em que atribui maior relevncia a pases emergentes, como os BRICS. Esses pases em desenvolvimento apresentam, com esse fato, capacidade de liderana, a qual tem apoio entre esses mesmos pases e reconhecimento entre os pases desenvolvidos. A presidente Dilma Rousseff afirmou que essa no uma vitria do Brasil nem de um grupo de pases, mas da OMC, embora seus interlocutores afirmem que ela teria apreciado o endosso que a vitria d poltica externa petista, de aproximao ao hemisfrio Sul. No que diz respeito teoria da economia internacional, esse enfoque do comrcio exterior em pases do Sul, atravs de acordos regionais, tenderia a gerar desvios de

www.gustavobrigido.com.br

comrcio. Tal fenmeno se caracteriza por um aumento do fluxo de comrcio com esses pases preferenciais, menos eficientes, em substituio ao produtor mais eficiente dos mesmos bens. Nesse caso, em especfico, considera-se que haja sempre perda de bem-estar para o pas em questo, no caso, o Brasil. A experincia externa brasileira d margem para questionamentos como esse, uma vez que, verificam-se, nos ltimos anos, constantes complicaes e prejuzos ao Brasil em decorrncia do Mercosul, cujo funcionamento figura bem distante do ideal. Vale, assim, considerar as ressalvas poltica atual, embora seja sempre um orgulho ter um compatriota em um cargo to relevante.

Brasileiro na OMC no notcia promissora, diz Financial Times. O jornal britnico "Financial Times" no esconde ter algumas reservas com a eleio do embaixador brasileiro Roberto Azevdo para a direo da Organizao Mundial do Comrcio (OMC). Em editorial publicado nesta quinta-feira, 9, o jornal diz que, primeira vista, ter um brasileiro no comando da instituio "no parece promissor" porque o Brasil tem adotado medidas no caminho do protecionismo e que, diante disso, o diplomata precisa provar que "dono de si". Com o ttulo "Uma oportuna chance de reavivar o comrcio mundial", o editorial reconhece que a eleio de Azevdo "indubitavelmente" resultado de uma ao diplomtica mais forte do Brasil. "Sob a presidncia de Dilma Rousseff, o gigante latinoamericano continua a tentar construir uma reputao como um mediador-chefe do mundo, colocando seus candidatos no topo de organismos multilaterais. A escolha do senhor

www.gustavobrigido.com.br

Azevdo segue a nomeao de Jos Graziano da Silva como diretor-geral da Organizao para a Agricultura e Alimentao da ONU em 2010", diz o texto. Os elogios, porm, terminam a. " primeira vista, a nomeao de um brasileiro no comando da OMC no parece promissora. O Brasil no um campeo de livre comrcio. O Mercosul, o pacto regional que o Brasil ajudou a criar, tem falhado. Em 2011, o Brasil submeteu OMC a retaliao contra os pases envolvidos em polticas monetrias afrouxadas - um passo protecionista", cita o texto. Diante dessa estratgia brasileira, o editorial diz que o diplomata precisa mostrar que defender ideias prprias - e no apenas as brasileiras. "O senhor Azevdo precisa provar que dono de si. Sua experincia como diplomata e negociador na OMC pode ser til para reviver as negociaes multilaterais. O forte apoio que obteve entre os representantes dos pases em desenvolvimento o faz adequado para diminuir a diviso norte-sul que tem impedido os acordos multilaterais", diz o texto. "A questo mais difcil saber se a eleio de Azevdo pode reviver as glrias de uma organizao que est lutando para manter sua influncia", cita o editorial, ao argumentar que "divergncias profundas entre naes importantes fizeram com que o grupo sediado em Genebra tenha sido incapaz de avanar com acordos multilaterais". "A Rodada Doha, que comeou em 2001, est morta", diz o editorial, citando que a OMC parece ausente, j que o comrcio global cresceu apenas 2% no ano passado, o segundo pior ano desde 1981 e menos que o crescimento do PIB mundial. "O diplomata brasileiro precisa ser pragmtico. melhor comear com aes menos ambiciosas, tais como as medidas de facilitao do comrcio, que so mais fceis de terem apoio", diz o texto que lembra que o primeiro grande teste de Azevdo ser na reunio da OMC em Bali, programada para dezembro.

Breve histrico da economia brasileira de fundamental importncia para entendermos o processo de industrializao brasileira voltarmos ao perodo em que D. Pedro II governou o nosso pas. Durante esse perodo, aconteceram alguns fatos essenciais para o desenvolvimento desse processo, entre os quais podemos citar: Tarifa Alves Branco (1844) taxava os produtos importados. Lei Eusbio de Queirs (1850) proibia o trfico externo. Esses dois fatores levaram a uma intensa liberao de verbas que pode ser aplicada na modernizao de infraestruturas bsicas do pas: bancos, fbricas e setores de transporte e comunicao. Esse perodo denominado pela historiografia como ERA MAU (1845-1864). Apesar dos avanos no terem sido to expressivos, podemos dizer que chegou a haver o primeiro surto industrial na histria deste pas. A indstria nacional passou a poder competir com maior facilidade, estando protegida pela taxao sobre os produtos importados. Alm disto, o fim do trfico negreiro resultou em uma intensa liberao de verbas para investimento em outras reas.

www.gustavobrigido.com.br

Repblica Velha (1889-1930) Durante esse perodo da repblica, notamos o desenvolvimento das indstrias txteis, j com a colaborao da mo de obra imigrante, expandida, sobretudo com o fim da escravido em 1888. Essas indstrias concentravam-se principalmente em So Paulo, e j se viam nesses ncleos industriais a formao de vilas operrias e de sindicatos. Por falar nos sindicatos, estes eram extremamente influenciados pelo ideal anarquista, trazido pelos italianos, que formaram aqui o anarco-sindicalismo, que teve muita influncia at o 1922, ano de fundao do PCB Partido Comunista Brasileiro. Essa organizao sindical resultou em greves expressivas, como as de 1907 e 1909, quando os sindicalistas garantiram os primeiros ganhos trabalhistas. Contudo o primeiro grande surto dessa poca corresponde ao perodo da primeira guerra mundial, durante o governo de Venceslau Brs. Este Presidente adotou nesse perodo uma poltica de substituio das importaes, resultando em uma alavancada na industrializao nacional.. Era Vargas (1930 1945) com Vargas que o Brasil comea a estruturar seu parque industrial. A palavra j diz estruturar, dar base. E o que Getlio faz: constri as bases da industrializao nacional. Se at o momento os investimentos concentravam-se na produo de produtos e o excedente de capital era empregado nas indstrias txteis, agora Getlio lana mo de um projeto empreendedor. Getlio Vargas, com uma viso de desenvolvimento nacionalista e com o Estado na frente, constri as indstrias de base: Companhia Vale do Rio Doce (1942) e CSN Companhia Siderrgica Nacional (1941). Entre as diversas realizaes do governo, destacam-se a criao do Ministrio do Trabalho (1931) e a promulgao da CLT (consolidao das leis trabalhistas) em 1943. Com Getlio, os sindicatos passam a ser unifica dos e ganham a figura do pelego, lder sindical atrelado ao governo. Ps Era Vargas (1946 1954) O planejamento da interveno do Estado para o desenvolvimento econmico durante os governos Dutra (1946-1951) e Vargas (1951-1954) chamava-se Plano Salte, que previa coordenao dos gastos do governo em sade, alimentao, transporte e energia, entre 1949 e 1953. As perspectivas que o governo Dutra tinha em seu incio foram fundamentalmente determinadas pela ideia de uma rpida reorganizao da economia mundial, de acordo com os princpios liberais de Bretton Woods (e que envolviam, prioritariamente, a eliminao das barreiras ao livre fluxo de bens e a multilateralizao do comrcio internacional). Entretanto, esses princpios no foram implementados automaticamente e, aos poucos, as concepes iniciais do governo foram sendo erudidas. A prioridade do governo Dutra encontrava-se em combater um processo inflacionrio premente, de cunho essencialmente ortodoxo, ou seja, de restrio ao crescente aumento da demanda agregada, caracterizado por excesso de dispndio privado e dficit oramentrio. Por outro lado, para atender crescente demanda por matrias-primas e bens de capital, para forar a baixa dos preos industriais, e para estimular o ingresso do capital estrangeiro, em vez de desvalorizar o cmbio, instituiu controles cambiais e de

www.gustavobrigido.com.br

importaes. Isto provocou a perda da competitividade das exportaes brasileiras, exceto de caf. O controle cambial e a expanso real do crdito indstria estimularam a implantao da indstria substituidora de importaes, notadamente nos setores de material eltrico, material de transporte e metalurgia. O Governo Vargas caracterizou-se pelo retorno da inflao e do descontrole financeiro do governo. Portanto, a poltica econmica era voltada para comprimir as despesas governamentais e, se possvel, aumentar sua arrecadao, adotando polticas monetria e creditcia contracionistas. A partir de 1953, a conjuntura econmica do pas era dominada pelo colapso cambial. Assim, foram criadas as taxas mltiplas de cmbio com o objetivo de aumentar as exportaes e desestimular as importaes no essenciais. Ao mesmo tempo, permitia a entrada de capitais taxa do mercado livre. A partir de 1954, a preocupao do governo voltou-se para a inflao. A proposta de Joo Goulart de reajuste de 100% para o salrio mnimo e os problemas enfrentados pelas exportaes de caf nos conduziram ao trgico desfecho do suicdio de Vargas, pelas presses exercidas pelos conservadores da sociedade, representados politicamente pela UDN. A principal dificuldade encontrada pelo Plano Salte foi a inexistncia de formas de financiamento definidas. Tendo atravessado o segundo governo Vargas sem grandes resultados concretos, foi finalmente extinto na administrao de Caf Filho. Governo Juscelino Kubitschek (1956 1961) O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek foi de responsabilidade do Conselho de Desenvolvimento, com base no esforo de planejamento econmico desenvolvido pela Comisso Mista Brasil Estados Unidos e, posteriormente, pelo Grupo Misto BNDECEPAL. O Plano identificou os setores que, devidamente estimulados, poderiam apresentar capacidade de crescimento e retirar os possveis pontos de estrangulamento em termos de infraestrutura (energia e transportes). Foram 30 metas especficas, distribudas em cinco setores: energia, transporte, indstria de base, alimentao e educao. Alm destas, havia uma meta autnoma: a construo de Braslia. As principais formas de financiamento do plano foram a expanso monetria para financiar o gasto pblico e o crdito ao investimento privado, tornando as polticas monetria e fiscal passivas, subordinadas s reformas estruturais da economia. A economia logrou crescer 5,5% ao ano em termos per capita e o coeficiente de importaes caiu para cerca de 8% em 1960. A negativa em colocar em prtica o Plano de Estabilizao Monetria (PEM) elaborado pelo ministro da Fazenda, Lucas Lopes, e pelo presidente do BNDE, Roberto Campos, fez com que o financiamento inflacionrio do dficit levasse o IGP a crescer 24,4% em 1958, 39,4% em 1959 e 30,5% em 1960. Este foi o legado deixado pelo governo JK a seus sucessores. O curto governo de Jnio Quadros (1961 1964) O mrito da estratgia econmica de Jnio Quadros jamais poder ser avaliado devido sua renncia em 25 de agosto de 1961.

www.gustavobrigido.com.br

A deciso de implementar o Plano Trienal de Desenvolvimento Econmico e Social teve como pano de fundo a queda da taxa de crescimento da economia em 1962 (para 6,6%, contra 8,6% em 1961), bem como o agravamento do processo inflacionrio (com a inflao, medida pelo IGP, atingindo 6,3%, ou mais de 100% anualizados, em dezembro de 1962). Lanado oficialmente a 30 de dezembro de 1962, seu objetivo era conciliar crescimento econmico com reformas sociais e o combate inflao. Seus objetivos principais eram: 1. fazer o PIB crescer a uma taxa mdia de 7%; 2. reduzir a inflao para 25% em 1963 e para 10% em 1965; 3. crescimento real dos salrios; 4. promover a reforma agrria; 5. renegociar a dvida externa. O combate inflao seria ortodoxo, com reduo do gasto pblico para reduo da demanda agregada, por meio da correo dos preos pblicos defasados, realismo cambial, controle do crdito ao setor privado e aumento do depsito compulsrio. A estratgia de desenvolvimento se daria pelo Processo de Substituio de Importaes (PSI), qual seja, ampliao do mercado interno, reforma agrria e outras polticas pblicas voltadas redistribuio de renda. As invases de terras, a expropriao de empresas estrangeiras e a conspirao militar contra Joo Goulart inviabilizaram a renegociao da dvida externa brasileira junto ao FMI e aos credores privados, e o lance final dessa tragdia poltica deu-se em 31 de maro de 1964, com o golpe civil-militar que derrubou o presidente. Os militares no comando (1964 1985) Ao longo de 1963 e at o incio de 1964, a economia brasileira operou em verdadeiro estado de estagflao estagnao da atividade econmica, acompanhada de aumento da inflao. Aps um crescimento real mdio de 8,8% ao ano no perodo de 1957-1962, o PIB brasileiro cresceu apenas 0,6% em 1963, enquanto a inflao (medida pelo IGP) elevou-se da mdia de 32,5% ao ano naqueles anos para 79,9% em 1963. Esse era o cenrio a ser enfrentado pela poltica econmica no incio do governo Castello Branco. Segundo avaliao de Roberto Campos, ministro do Planejamento, a inflao cabia aos dficits governamentais e continua presso salarial. Os dficits alimentavam a expanso dos meios de pagamento e estes sancionavam os aumentos dos salrios. Assim, as principais medidas do Plano foram: 1. Ajuste fiscal, com corte das despesas e aumento da arrecadao tributria e de tarifas pblicas; 2. Reduo das taxas de expanso dos meios de pagamento; 3. Controle de crdito ao setor privado; 4. Restrio do aumento salarial taxa de produtividade, utilizada primeiramente ao setor pblico e depois ao setor privado. A inflao adotou uma estratgia de reduo gradualista, enquanto o crescimento deveria atingir uma mdia de 6% ao ano. Para tanto, foram realizadas algumas reformas estruturais, tais como a reforma tributria, com substituio dos impostos em cascata pelos de valor adicionado; a reforma trabalhista, substituindo o regime de estabilidade pelo Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), com nus ao empresrio; a reforma do sistema monetrio, com a criao do Sistema Financeiro Brasileiro (SFB), com a criao do Conselho Monetrio Nacional (CMN), responsvel pela poltica monetria, em substituio Superintendncia para a Moeda e Crdito (SUMOC), subordinada ao Ministrio da Fazenda, do Banco Central do Brasil (BACEN) responsvel pela execuo da poltica monetria elaborada pelo CMN, e regulador do funcionamento dos bancos; do Banco Nacional de Habitao (BNH) para

www.gustavobrigido.com.br

gerenciar os recursos oriundos do FGTS, e distribu-los por intermdio do Sistema Financeiro de Habitao (SFH) e, finalmente, da Comisso de Valores Mobilirios (CVM) para administrar os mercados primrio e secundrio de aes. Alm disto, a ampliao da abertura da economia ao capital externo, sob as formas de risco e de emprstimo, contribuiu para a eficincia do SFB, que vieram a suprir a carncia estrutural de poupanas internas pela Lei n 4.131 (de 1962) e da Resoluo n. 63 do BACEN. Na prtica, os resultados do Plano foram a melhora da arrecadao fiscal e reduo do dficit pblico. No entanto, as presses inflacionrias de demanda e de custos foram parcialmente comprometidas pelo aumento dos impostos, tarifas pblicas, cmbio, juros (devido ao aperto monetrio) e pela criao da correo monetria para ativos e contratos em geral. Assim, as taxas de crescimento do PIB em mdia chegaram a 2,6% ao ano entre 1964 e 1967 e as taxas de inflao atingiram as metas estabelecidas sempre com um ano de defasagem. A mudana de nfase na poltica monetria e anti-inflacionria, introduzida pelo ministro Delfim Netto, aliada aos efeitos da reforma financeira, que facilitou a expanso do crdito ao consumidor, se refletiu na atividade econmica a partir de 1968. Vrios foram os aspectos que favoreceram o desenvolvimento observado pela economia brasileira no perodo do milagre: a expanso dos meios de pagamento; a capacidade ociosa herdada do perodo anterior; o controle dos preos industriais e juros; o arrocho salarial; a poltica agrcola que permitiu a expanso da produo, com isenes fiscais e os financiamentos subsidiados para a compra de fertilizantes e implementos. Alm disso, a melhora das contas externas permitiu a utilizao de uma poltica de minidesvalorizaes cambiais que inibiam presses inflacionrias, visto que nem encareciam as importaes, nem prejudicavam as exportaes. O crescimento experimentado entre 1968 e 1973 foi bastante vigoroso. O PIB cresceu a uma taxa mdia superior a 11% ao ano, enquanto a taxa de inflao recrudescia e o Balano de Pagamentos registrava crescentes supervits durante o perodo. As principais razes para esse resultado podem ser a alta liquidez internacional no perodo, a melhora nos termos de troca dos produtos de exportao brasileiros e a expanso do comrcio mundial. Devido alta taxa de juros, os Investimentos Diretos Estrangeiros (IED) e os emprstimos em moeda cresceram, favorecendo os preos das exportaes de manufaturados brasileiros, bem como das importaes de bens de capital e de petrleo e seus derivados. O perodo que se estende de 1974 a 1979, durante o governo de Ernesto Geisel, reafirma o desenvolvimento adotado pelo PSI, com forte apelo ao capital externo. O perodo antecessor caracterizou-se pela crescente dependncia externa do Brasil em relao aos bens de capital e petrleo e seus derivados, aumentando a vulnerabilidade financeira de nossa economia. A restrio externa iniciada pelo primeiro choque do petrleo comprometeu a fase de crescimento da economia brasileira. Parte dessa restrio foi compensada pela enxurrada de petrodlares no mercado financeiro internacional. Os investimentos envolviam aumento da malha ferroviria, de telecomunicaes, infraestrutura de produo e comercializao agrcola, siderurgia, qumica pesada, metais no ferrosos, minerais no metlicos, pesquisa, explorao e produo de petrleo e seus derivados, hidreltricas e fontes alternativas de energia (PROLCOOL). Visava, alm disso, promover as exportaes. Pretendia crescer a uma taxa superior aos 10% ao ano.

www.gustavobrigido.com.br

Dado o porte dos investimentos e a falta de mecanismos internos de financiamento, o II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) dependia essencialmente dos financiamentos pblico e externo. A despeito da tendncia da alta inflacionria e de uma poltica monetria contracionista, o crdito apresentou taxas de crescimento real durante o perodo do governo Geisel. Apesar do esforo em reduzir os gastos diretos do governo, as estatais se expandiam e mantinham altas as taxas de investimento na economia e aumentavam a participao do governo na Formao Bruta de Capital Fixo (FBCF), elevando a dvida mobiliria federal em relao ao PIB e aumentando o dficit em transaes correntes. O segundo choque do petrleo, o aumento da taxa de juros internacional e a recesso mundial prenunciam a crise do endividamento que viria tona em 1983. O perodo 1979-1984 abriga trs fases distintas quanto ao comportamento do PIB: 1979-1980, de levadas taxas de crescimento; 1981-83, de recesso; e 1984, de recuperao puxada pelas exportaes. As diferenas entre essas fases, especialmente entre a primeira e a segunda, refletem as mudanas ocorridas no cenrio internacional e nas estratgias de ajuste externo adotadas no perodo. A inflao se acelerava, apesar das polticas de controle da demanda agregada por via fiscal e monetria. A restrio externa refletia um excesso de demanda, um desajuste nos preos relativos entre os setores. Portanto, cabia poltica cambial o redirecionamento da demanda para os produtos domsticos e para estimular as exportaes. A poltica monetria restringiu M1 e o crdito. Foram reduzidos os gastos do governo e as tarifas pblicas foram corrigidas, reduzindo a participao do Estado na FBCF. As medidas recessivas levaram a economia brasileira a uma estagnao. A indexao da dvida pblica e dos salrios, para inibir os impactos das desvalorizaes, acelerou a inflao at onde os credores aceitaram um desgio sobre o estoque da dvida num futuro ainda longnquo. Aps vinte anos de ditadura militar, o movimento Diretas J auferia os direitos democrticos ao pas, trazendo de volta o sonho dos brasileiros de liberdades civis e polticas, do fim da inflao, do retorno do crescimento econmico e da sonhada redistribuio de renda. O ambiente nacional era de esperana e confiana. Algumas medidas fiscais e monetrias foram adotadas em 1985 para eliminar as necessidades de financiamento no conceito operacional. A Era Sarney O Plano Cruzado, elaborado pela equipe econmica do governo Sarney em 1985, adotou quatro grandes grupos de medidas a serem adotadas em 1986: reforma monetria (troca do Cruzeiro pelo Cruzado paridade de 1.000 para 1) e congelamento de preos (Tabela elaborada pela SUNAB); desindexao da economia (substituio das ORTN pelas OTN e congeladas por 12 meses); ndice de preos (substituio do IPCA pelo IPC e mudana do prazo de apurao) e caderneta de poupana (rendimento trimestral em substituio ao mensal); poltica salarial (converso pela mdia dos ltimos seis meses, congelamento, dissdios anuais, com correo de 60% do custo de vida e gatilho salarial cada vez que a inflao atingisse 20%). A ideia central era da eliminao da memria inflacionria, promovida pela plena indexao da economia.

www.gustavobrigido.com.br

O sucesso inicial do plano foi estrondoso: ao contrrio do que a oposio esperava, houve um aumento significativo no nvel do emprego no primeiro quadrimestre do ano. E, com ele, uma exploso de consumo sobre uma demanda j aquecida. Enquanto isso, a situao fiscal piorava pelo fim do imposto inflacionrio e pelo aumento dos salrios do funcionalismo pblico. Aliado expanso da moeda e crdito, as taxas de juros reais logo se tornaram negativas. As bolsas de valores, ativos reais e o gio do dlar no mercado paralelo logo subiram. Era inevitvel o desabastecimento por causa dos preos congelados em relao aos custos. Em julho de 1986 foi lanado o Cruzadinho, um tmido pacote fiscal, que pretendia financiar um plano de investimentos em infraestrutura e metas sociais. Com o desabastecimento, o governo lana mo das importaes, prejudicadas pela falta de vocao brasileira para elas, para os estoques regulatrios. Com a flexibilizao do cmbio a partir de outubro de 1986, e o lanamento do Cruzado II, outro pacote fiscal, uma semana aps as eleies de novembro, liberou aumento das tarifas de energia eltrica, correios, telefones, txis, leite e remdios. Na prtica representou o fim do congelamento. Durante o restante do mandato do governo Sarney sucederam-se os Planos: Vero, de carter hbrido, ou seja, contendo medidas de carter ortodoxo e heterodoxo, para conter as inflaes de demanda e inercial; a Poltica do Feijo com Arroz, que pretendia estabilizar a taxa de inflao em 15% ao ms; e o Plano Vero, de 1989, que retoma basicamente as mesmas medidas adotas pelo Plano Cruzado, trocando a moeda pelo Cruzado Novo.

As Eras Collor e Itamar Franco Diante de uma inflao mensal acima de 80%, assume o novo presidente, Fernando Collor de Mello. As reformas propostas por Collor, de fato, introduziram uma ruptura com o modelo brasileiro de crescimento com elevada participao do Estado e proteo tarifria, ainda que, na prtica, a abertura comercial e financeira, bem como o processo de privatizao apenas deram seus primeiros passos no perodo de 1990-1994. A poltica industrial tambm ficou abaixo dos objetivos traados, sempre subordinada questo prioritria do combate inflao. J os planos econmicos Collor I e II no apenas fracassaram em eliminar a inflao, como resultaram em recesso e perda de credibilidade das instituies de poupana. Na realidade, aps uma srie de escndalos, revelaes de esquemas de corrupo e dois planos econmicos malsucedidos, Fernando Collor de Mello foi destitudo do poder, no final de 1992, mostrando mais uma vez que: o poder despreza aqueles que no sabem ocup-lo. Com o impeachment de Collor assume Itamar Franco e com ele uma sucesso de Ministros: Gustavo Krause substitui Marclio Marques Moreira, logo em seguida substitudo por Paulo Haddad. Depois dele vieram: Fernando Henrique Cardoso, que liderou a equipe econmica que elaborou o Plano Real, Rubens Ricupero e Ciro Gomes, que permaneceu at o final do mandato do governo Itamar Franco. O Plano Real foi concebido em trs fases: a primeira caracterizou-se por um pacote fiscal chamado Programa de Ajuste Imediato (PAI), que consistiu na criao do Fundo Social de Emergncia, de um corte oramentrio da ordem de US$ 6 bi e pela criao do

www.gustavobrigido.com.br

IPMF. A inteno bvia era, alm de combater o dficit fiscal, combater a inflao de custos. A segunda fase, caracterizada pela criao da Unidade Real de Valor (URV), que no passou, na prtica, de uma desindexao da economia, j que todos os preos foram convertidos em unidade de conta (e no a uma nova moeda), com paridade junto ao dlar. Era a ideia proposta por Larida (do final de 1984) colocada na prtica com uma simples alterao em relao proposta inicial: uma alta taxa de juros real, proporcionada pelo aumento do depsito compulsrio. Considerava promover uma hiperinflao, sem, contudo, sofrer seus terrveis efeitos. Pretendia promover o combate inrcia inflacionria. A Medida Provisria (MP) 542 deu incio terceira fase do Plano Real. Lastreou a oferta monetria domstica s reservas cambiais na paridade R$ 1,00 por US$ 1,00; fixou os limites mximos para o estoque da base monetria por trimestre; e, finalmente, modificou o funcionamento do CMN para dar maior autonomia ao BACEN. Na prtica, nenhuma das medidas foi mantida. Devido ao insucesso das metas monetrias, o governo abandonou a ncora monetria em prol da cambial, conforme defendera Gustavo Franco. O controle inflacionrio, os elevados juros domsticos e a assinatura do Plano Brady fizeram com que os investimentos lquidos estrangeiros em carteira aumentassem, aumentando tambm os fluxos de capital estrangeiro para o Brasil. O resultado primrio do governo aumentou em funo da introduo dos novos impostos e pelo aumento das alquotas realizadas pelo governo Collor, e pelo esforo de combater a sonegao do PAI.

FHC: a Era das privatizaes O primeiro mandato de FHC, apesar da eficiente poltica de combate inflacionrio, deixou um legado bastante complicado para seu segundo mandato: um desequilbrio externo crescente, principalmente em funo da sobrevalorizao cambial, e uma sria crise fiscal, com dficit primrio do setor pblico consolidado e nominal de nada menos que 7% do PIB, alm de uma dvida pblica crescente. Pouco antes do trmino do primeiro mandato, o governo brasileiro negociou um acordo com o FMI que lhe permitisse enfrentar esse quadro externo adverso e que gerava fuga de capitais. O panorama mudou a partir da nomeao de Armnio Fraga para a presidncia do BACEN. Elevou as taxas de juros e iniciou estudos para adotar o regime de metas de inflao. E, com aval poltico para negociar com o FMI, flexibilizou o cmbio. As reformas introduzidas no perodo do segundo mandato foram: privatizao; fim dos monoplios estatais; mudana do tratamento do capital estrangeiro; saneamento do sistema financeiro; reforma (parcial) da Previdncia Social; renegociao das dvidas estaduais; aprovao da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); ajuste fiscal; criao de agncias reguladoras de servios de utilidade pblica; estabelecimento do sistema de metas de inflao como modelo de poltica monetria. As polticas Sociais dos anos FHC foram: Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS), que garante um salrio mnimo a idosos e deficientes; o Bolsa-Escola; o BolsaRenda; o Bolsa-Alimentao; o Auxlio-Gs; o Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI). O crescimento pfio da economia brasileira no perodo FHC, a despeito da estabilidade inflacionria, com o rendimento mdio calculado pelo IBGE em declnio

www.gustavobrigido.com.br

constante, o desempenho medocre do comrcio externo e a queda do consumo per capita explicam a impopularidade da poltica econmica. Os problemas econmicos de 2002 refletiam, em parte, uma crise de desconfiana associada incerteza em torno do que ocorreria com a poltica econmica a partir de 2003, com a posse do novo governo. Trs indicadores, ligados entre si, captaram com toda intensidade essa incerteza. Primeiro o risco-pas, medido pelos C-Bonds, atingiu mais de 2000 pontos-base em outubro de 2002, depois de se encontrar em pouco mais de 700 pontos em maro daquele ano. Segundo, a taxa de cmbio que, em maro de 2002, fechara a R$/2,32US$ - mesma cotao de final de 2001 chegou a R$/3,89US$ no final de setembro, ltimo dia antes das eleies. Por ltimo, a expectativa de inflao para 2003 elevou-se dramaticamente a partir de setembro. As decises de poltica econmica nos seis primeiros meses de mandato foram: nomeao de Henrique Meirelles para o BACEN e manuteno da antiga diretoria, em claro sinal de continuidade; metas de inflao para 2003 e 2004, de 8,5% e 5,5%, respectivamente; elevao da SELIC; elevao da meta de supervit primrio de 3,75% para 4,25% do PIB em 2003; corte dos gastos pblicos; LDO com a mesma meta de supervit primrio de 4,25% do PIB. A contrapartida para a queda da inflao foi a elevao da taxa de juros real usando o IPCA como deflator de 6% para 13% em 2003, comprometendo o crescimento do PIB para o ano. A apreciao real do cmbio no impediu uma melhora no desempenho da balana comercial e, consequentemente, das contas externas, o que pode, em parte, ser explicado pela depreciao do dlar perante o euro e perante o peso argentino, e pelo aumento dos preos de exportao causados pelo aumento da demanda mundial. O governo Lula Uma anlise poltica do governo de Lus Incio Lula da Silva poderia considerar diversos aspectos, desde a forma como se deu a relao desse presidente com as instituies polticas representativas (claramente de natureza no populista, a despeito das assertivas de alguns de seus crticos), at a execuo de polticas pblicas especficas (como educao, sade, poltica econmica ou poltica externa). Tendo de fazer uma escolha em virtude das limitaes deste espao, opto por chamar ateno para um trao particularmente importante deste governo, talvez o mais relevante de todos no que diz respeito ao longo curso histrico.

Evoluo do PIB Brasileiro

www.gustavobrigido.com.br

A administrao de Lula representou um ponto de inflexo crucial nas relaes entre as classes sociais no Brasil, tanto no que diz respeito s consequncias da luta poltica mais ampla para a ocupao de posies de poder, como no que concerne a uma mudana no regime de polticas pblicas atinentes aos setores mais pobres da populao. E, tanto num caso como em outro, para alm das questes atinentes ao malfadado populismo, Lula se diferencia tremendamente de Getlio Vargas, a quem ele costuma com certa frequncia comparar-se e ser comparado. Estabelecer esta comparao, ressaltando as diferenas, ajuda-nos a compreender o significado histrico do governo Lula sob o aspecto aqui enfatizado. No que concerne luta pelos espaos de poder, a chegada de Lula e de sua entourage de sindicalistas ao Planalto representou um momento fundamental no processo de circulao de elites (para utilizar a terminologia do socilogo italiano Vilfredo Pareto) no Brasil. A circulao de elites caracteriza-se pela ascenso a posies destacadas na sociedade (em particular no Estado) de lideranas das classes subalternas, a chamada no elite, que assim passam a constituir-se elas mesmas em parte da nova elite que se forma. Esse processo acompanhado pelo declnio de membros decadentes da velha elite e corresponde s mudanas estruturais pelas quais passa uma sociedade. Assim, a cada ordem social corresponde certa composio da elite. A chegada ao poder governamental de lideranas oriundas da classe trabalhadora organizada representa uma mudana crucial em nossas relaes de poder, indicando o alcance de um patamar inaudito de democratizao poltica - na medida em que a inclusividade do sistema poltico aumenta consideravelmente, abarcando setores historicamente excludos. E, se como aponta Carl Schmitt, a democracia o regime dos iguais, a incorporao de novos setores elite dirigente implica finalmente sua converso condio de iguais. Reside a uma das diferenas fundamentais entre Lula e Vargas, pois este era um representante das elites tradicionais - ainda que no de seu setor hegemnico, que era a elite cafeeira paulista. Mais do que (como Lula) culminar um processo de democratizao social por meio do qual novos setores ascenderam a posies de destaque, Vargas antecipou-o e logrou control-lo, lanando as bases institucionais que permitiram administrar a emergncia da burguesia industrial e a expanso da classe trabalhadora urbana. Vargas e Lula concretizaram de forma antagnica a mxima lampedusiana de mudar para que nada mude; enquanto Getlio a seguiu ao p da letra, Luis Incio inverteu-a: nada mudou para promover mudanas. O nada mudar refere -se ao carter conservador de parte de seu arco de alianas, incorporando a posies governamentais segmentos centrais de nossas oligarquias regionais, como Sarney, Calheiros, Barbalho, entre outros. J as mudanas promovidas por Lula so atinentes considervel inflexo que teve, durante seu governo, a distribuio de renda e o peso relativo das classes sociais. A reduo da desigualdade social apontada por diversos estudiosos do tema, como Marcelo Neri, ocorreu sem o impacto redistributivo automtico que o fim da alta inflao teve poucos anos antes, graas ao Plano Real de Fernando Henrique Cardoso. O que houve com Lula foi poltica pblica de efeito diretamente redistributivo, transferindo riqueza dos setores mais aquinhoados aos menos afluentes. Isto decorreu no apenas da expanso e aprofundamento das polticas de transferncia direta de renda aos mais pobres, como o Bolsa Famlia, mas da elevao real do salrio mnimo e do aumento dos empregos formais. Criou-se um novo arco de interessados e, consequentemente, um novo regime de

www.gustavobrigido.com.br

polticas pblicas nesse campo, o que tornar difcil sua reverso por futuros governos, mesmo que do campo conservador. Um desdobramento desta poltica pblica foi a ascenso de um grande contingente dos mais pobres assim chamada classe C, ou a baixa classe mdia. Nisto, Lula novamente se diferenciou de Vargas, pois no apenas estabeleceu a regulao necessria para absorver as novas classes emergentes geradas pelo prprio desenvolvimento do pas, mas alavancou a prpria ascenso de classe. V-se aqui o desdobramento nas polticas pblicas, e em suas consequncias sociais, da inflexo na disputa pelas posies de poder causada pelo processo de circulao de elites. Como dificilmente futuras administraes tero como reverter este quadro, que deve se aprofundar durante a gesto de Dilma Rousseff, talvez esteja a o mais importante dos legados da era Lula para a sua posteridade. Dvida externa A posio estimada da dvida externa total em novembro totalizou US$ 301,5 bilhes, elevando-se US$ 3,2 bilhes em relao ao montante apurado para setembro. A dvida de longo prazo atingiu US$ 256,2 bilhes, aumento de US$ 3,9 bilhes, enquanto a dvida de curto prazo diminuiu US$ 650 milhes, para US$ 45,3 bilhes. Os principais fatores de variao da dvida externa de longo prazo foram as captaes lquidas de emprstimos tomados pelo setor no financeiro, US$ 1,8 bilho; ttulos emitidos pelo setor no financeiro, US$ 1,7 bilho; emprstimos tomados por bancos, US$ 1,4 bilho; e ttulos do governo (Global 41), US$ 1,1 bilho. As amortizaes lquidas de emprstimos pelo governo somaram US$ 2,1 bilhes. A variao por paridades elevou o estoque em US$165 milhes. A retrao da dvida externa de curto prazo decorreu de amortizaes lquidas de emprstimos por outros setores, US$ 330 milhes, e por bancos, US$ 299 milhes.

AULAS 6 E 7 Crise europeia


A economia mundial continua se recuperando da pior crise desde os anos 30, em grande medida graas ao dos bancos centrais, mas permanece ameaada pela letargia da Europa, advertiu nesta quarta-feira a Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmicos (OCDE). Os analistas da OCDE reduziram as projees de crescimento para as principais potncias, com exceo do Japo. A OCDE prev agora que o Produto Interno Bruto (PIB) mundial deve crescer 3,1% este ano, contra 3,4% da estimativa divulgada em novembro de 2012. Na Eurozona, porm, o resultado ser uma recesso de 0,6%, mais grave que a contrao de 0,1% da estimativa anterior. No Brasil, que no integra a organizao, a OCDE prev crescimento de 2,9% em 2013, depois do resultado de 0,9% em 2012. As ltimas estimativas do governo brasileiro apontam um aumento de 3,5% do PIB este ano. A crise da atividade econmica pode levar a zona do euro, bloco formado por 17 pases, a uma situao de "paralisia, com consequncias negativas para a economia

www.gustavobrigido.com.br

mundial", adverte o economista chefe da OCDE, Pier Carlo Cadoan, no documento "Perspectivas Econmicas". "Na Europa, a situao continua sendo particularmente frgil", advertiu ngel Gurra, secretrio-geral da organizao, que rene grande parte dos pases desenvolvidos. O desemprego, que est prximo dos recordes histricos, "continua sendo o maior desafio enfrentado pelos governos europeus". E o fenmeno no parece ceder, pois, segundo a OCDE, a mdia de desemprego da Eurozona passar de 11,2% em 2012 a 12,1% em 2013 e a 12,3% em 2014. A OCDE pediu ao Banco Central Europeu (BCE) mais apoio para a recuperao, em contraste s medidas centradas no ajuste para superar a crise da dvida. Recomenda em particular a adoo de medidas no convencionais para estimular os bancos a emprestar dinheiro s empresas e aos correntistas, com o objetivo de ajustar as engrenagens da economia, comeando pelos pases mais afetados pela crise. A organizao cita como exemplo o que fez o Banco do Japo (BoJ, central), o que gerou uma melhora "espetacular" da situao do pas. Em funo das medidas, a OCDE mais do que dobrou (de 0,7% a 1,6%) a previso de crescimento do PIB japons em 2013. Em 2014, acontecer uma desacelerao, com um crescimento de 1,4% do PIB nipnico. Mas o resultado bastante superior previso de 0,8% divulgada em novembro. Nos Estados Unidos, o saneamento do setor financeiro e o retorno da confiana dos mercados permitiro neste ano um crescimento de 1,9% (contra a previso de 2,0% em novembro), antes de um avano de 2,8% em 2014. A leve reviso em baixa da estimativa de 2013 foi provocada principalmente pelos cortes oramentrios automticos em vigor neste ano, depois que o governo democrata de Barack Obama e a oposio republicana no conseguiram chegar a um acordo sobre a reduo do dficit pblico. Na China, pas que no membro da OCDE, o crescimento de 2013 ser "inferior ao normal, pelo segundo ano consecutivo", mas em 2014 a acelerao do comrcio mundial pode estimular a atividade na potncia asitica, com um crescimento de 8,4% do PIB. A Europa, sempre lembrada como uma regio de altssimo desenvolvimento econmico e bem-estar social, agora tem sua imagem associada a turbulncias de mercado. Entenda como o descontrole das contas pblicas e as particularidades polticas do continente conduziram a zona do euro a uma crise financeira que levar anos para ser totalmente superada. 1. Por que a Europa passa por uma crise? A formao de uma crise financeira na zona do euro deu-se, fundamentalmente, por problemas fiscais. Alguns pases, como a Grcia, gastaram mais dinheiro do conseguiram arrecadar por meio de impostos nos ltimos anos. Para se financiar, passaram a acumular dvidas. Assim, a relao do endividamento sobre PIB de muitas naes do continente ultrapassou significativamente o limite de 60% estabelecido no Tratado de Maastricht, de 1992, que criou a zona do euro. No caso da economia grega, exemplo mais grave de descontrole das contas pblicas, a razo dvida/PIB mais que o dobro deste limite. A desconfiana de que os governos da regio teriam dificuldade para honrar suas dvidas fez com que os investidores passassem a temer possuir aes, bem como ttulos pblicos e privados europeus.

www.gustavobrigido.com.br

2. Quando os investidores passaram a desconfiar da Europa? Os primeiros temores remontam 2007 quando existiam suspeitas de que o mercado imobilirio dos Estados Unidos vivia uma bolha. Temia-se que bancos americanos e tambm europeus possuam ativos altamente arriscados, lastreados em hipotecas de baixa qualidade. A crise de 2008 confirmou as suspeitas e levou os governos a injetarem trilhes de dlares nas economias dos pases mais afetados. No caso da Europa, a iniciativa agravou os dficits nacionais, j muito elevados. Em fevereiro de 2010, uma reportagem do The New York Times revelou que a Grcia teria fechado acordos com o banco Goldman Sachs com o objetivo de esconder parte de sua dvida pblica. A notcia levou a Comisso Europeia a investigar o assunto e desencadeou uma onda de desconfiana nos mercados. O clima de pessimismo foi agravado em abril pelo rebaixamento, por parte das agncias de classificao de risco, das notas dos ttulos soberanos de Grcia, Espanha e Portugal. 3. Quais pases se encontram em situao de risco na Europa e por qu? Portugal, Irlanda, Itlia, Grcia e Espanha - que formam o chamado grupo dos PIIGS - so os que se encontram em posio mais delicada dentro da zona do euro, pois foram os que atuaram de forma mais indisciplinada nos gastos pblicos e se endividaram excessivamente. Alm de possurem elevada relao dvida/PIB, estes pases possuem pesados dficits oramentrios ante o tamanho de suas economias. Como no possuem sobras de recursos (supervit), entraram no radar da desconfiana dos investidores. Para este ano, as projees da Economist Intelligence Unit apontam dficits/PIB de 8,5% para Portugal, 19,4% para Irlanda, 5,3% para Itlia, 9,4% para Grcia e 11,5% para Espanha. 4. Por que o bloco europeu no consegue regular sua poltica fiscal como os Estados Unidos, por exemplo? Apesar de ter um rgo responsvel pela poltica monetria, o Banco Central Europeu (BCE), que estabelece metas de inflao e controla a emisso de euros, a Unio Europeia no dispe de uma instituio nica que monitora e regula os gastos pblicos dos 16 pases-membro. Dessa maneira, demora a descobrir os desleixos governamentais e, quando isso acontece, inexistem mecanismos austeros de punio. Em 1999, os pases da regio encerraram um ciclo de discusses chamado Pacto de Estabilidade e Crescimento. Em resumo, as naes comprometeram-se com a questo do equilbrio fiscal. quelas altamente endividadas ficou a imposio de apresentar planos de convergncia para patamares de dvida mais aceitveis. As sanes seriam recolhimentos compulsrios e multas. Contudo, sua aplicao no seria automtica, ficando na dependncia de uma avaliao pelo Conselho Europeu. A poltica mostrou-se insuficiente para controlar os gastos pblicos dos PIIGS. 5. A crise financeira pode afetar a economia real da Europa? A desconfiana em relao Europa pode disseminar pnico no mercado e fazer com que bancos fiquem excessivamente cautelosos ou at parem de liberar crdito para empresas e clientes. Os investidores, ao venderem aes e ttulos europeus, provocam fuga de capitais da regio. Sem poder provocar uma maxidesvalorizao do euro, haja vista que isso

www.gustavobrigido.com.br

prejudicaria aqueles pases que tm as contas controladas, a opo impor sacrifcios populao, como corte de salrios e congelamento de benefcios sociais. Tudo isso implica menos dinheiro para fazer a economia girar - justo num momento em que a zona do euro precisa crescer e aumentar sua arrecadao para diminuir o endividamento. O risco a criao de um crculo vicioso, em que uma estagnao ou, at mesmo, uma recesso, prejudique os esforos de ajuste fiscal - o que levaria a medidas de austeridade ainda mais severas, mais recesso, e assim por diante. Num segundo momento, a Europa, como um dos maiores mercados consumidores do mundo, diminuiria o ritmo de importao de bens e servios e prejudicaria a dinmica econmica global. 6. Por que o euro de desvaloriza? A possibilidade de que governos e empresas da regio tornem-se insolventes faz com boa parte dos investidores simplesmente no queira ficar exposta ao risco de aes e ttulos europeus. Na primeira metade do ano, o que se viu foi um movimento de venda destes papis e fuga para ativos considerados seguros, como os ttulos do Tesouro norteamericano. Tal movimento, de procura por dlares e abandono do euro, fez com que a cotao da moeda europeia atingisse valores historicamente baixos. As moedas tambm refletem o vigor das economias. Assim, argumentam os analistas, a tendncia de longo prazo de fortalecimento do dlar e das moedas dos pases emergentes (real inclusive), enquanto a Europa no conseguir resolver seus problemas fiscais e criar condies para um crescimento econmico mais acentuado. 7. O que foi feito para evitar a derrocada do euro? Dois pacotes de socorro foram aprovados com o intuito de ganhar tempo para a tarefa de reorganizar as contas dos pases mais endividados e restabelecer a confiana dos investidores na regio. O primeiro voltava-se exclusivamente Grcia e somou cerca de 110 bilhes de euros. O montante, levantado pelo Fundo Monetrio Internacional ( 30 bilhes) e pelos governos dos pases da zona do euro ( 80 bilhes), deve ser liberado de forma progressiva num prazo de trs anos. O segundo foi a constituio de um fundo emergencial de 750 bilhes de euros para situaes de crise na Unio Europeia. Qualquer pas da regio estaria apto a recorrer a ele. A maior parte, 500 bilhes, vir de pases europeus e o restante, 250 bilhes, do FMI.

www.gustavobrigido.com.br

www.gustavobrigido.com.br

Pressionada pela Europa, Espanha prossegue com reformas em meio crise Mergulhada em uma recesso histrica, a Espanha foi forada, nesta sexta-feira (26/04/2013), a revisar suas projees econmicas e admitir que precisar de mais dois anos para sanear suas finanas, o que foi aprovado por Bruxelas. Estas previses, contidas no programa de estabilidade 2013-2016, vm acompanhadas de um plano de reformas solicitado por Bruxelas, que pediu a correo dos desequilbrios da economia espanhola, incapaz at agora de voltar a crescer e reduzir o alto desemprego. Aps um programa rigoroso de austeridade para economizar 150 bilhes de euros em dois anos, que afundou o pas na recesso desde o final de 2011 e um desemprego de mais de 27% - 6 milhes de pessoas - o governo do conservador Mariano Rajoy descartou nesta sexta-feira continuar com os cortes ou aumentando os impostos, o que far com que, at 2016, o dficit pblico no seja reduzido abaixo de 3%. A Comisso Europeia considerou a medida coerente, "levando em conta a difcil situao econmica" da Espanha, disse nesta sexta-feira em um comunicado.

www.gustavobrigido.com.br

A iniciativa do governo espanhol tambm recebeu a aprovao da diretora gerente do Fundo Monetrio Internacional (FMI), Christine Lagarde, que expressou seu "firme apoio" aos objetivos do governo espanhol. "No sero aumentados os grandes impostos: o de renda e do valor agregado", disse a vice-presidente e porta-voz Soraya Sanz de Santamara, apesar de o governo no descartar introduzir outras taxas, como ambientais, e manter a alta de impostos sobre a renda por mais um ano alm do previsto. O ministro da Fazenda, Cristbal Montoro, lembrou "o esforo titnico de austeridade" realizado pelo pas, aps a chegada ao poder do executivo conservador, em dezembro de 2011, dirigido por Mariano Rajoy. Apesar deste esforo, que no foi suficiente para cumprir os objetivos de dficit da Unio Europeia, o vice-presidente da Comisso Europeia, Olli Rehn, reivindicou novamente na quinta-feira reformas mais profundas. A presso vinda da Europa se choca com o profundo mal-estar social expresso em numerosas manifestaes. Diante destas circunstncias, o governo espanhol decidiu moderar a austeridade e elevar seu objetivo de dficit a 6,3% em 2013, bastante acima dos 4,5% iniciais. Enquanto isso, a dvida da administrao pblica espanhola continuar crescendo: em 2013 ser de 91,4% do PIB e em 2016 alcanar 99,8%, frente a 36,2% de 2007, antes do comeo da crise. A insistncia do governo em reduzir o dficit, de 9,4% em 2011 a 7% em 2012, foi vista por muitos analistas como um obstculo para a recuperao econmica e uma das causas do elevado desemprego do pas. Por isso, o ministro da Economia Luis de Guindos apostou em equilibrar "a reduo do dficit e o crescimento econmico" neste perodo. Segundo as estimativas do governo, a recuperao no ser alcanada at 2014. Depois de experimentar uma contrao de 1,37% do PIB em 2012, a economia espanhola encolher este ano 1,3%, longe de 0,5% previsto inicialmente. O desemprego, que no primeiro trimestre de 2013 chegou a seu mximo histrico, comear a decair, mas continuar afetando 26,7% da populao ativa em 2014 e 25% em 2015. Paralelamente, o governo conservador prosseguir com as reformas estruturais. Entre elas, a reforma da administrao pblica, destinada a eliminar as numerosas duplicidades entre administrao central, Comunidades Autnomas e Prefeituras, assim como iniciativas para apoiar a criao de empresas, fomentar os investimentos estrangeiros e os trabalhadores autnomos. Esta reforma, lembrou a porta-voz do governo, prev especialmente um relaxamento do IVA. O governo tambm est revisando o atual sistema de aposentadorias para "garantir seu futuro", o que, segundo algumas informaes da imprensa, poderia atrasar ainda mais a idade de aposentadoria, atualmente fixada em 67 anos. Na agenda poltica do governo espanhol tambm est a reforma do setor energtico, que, no final de 2012, tinha um dficit acumulado de 29 bilhes de euros. O executivo de Rajoy ter que enviar o quanto antes o plano nacional de reformas Comisso Europeia, que prev divulgar no dia 29 de maio suas recomendaes para os pases da UE e declarar oficialmente se decide flexibilizar mais uma vez as metas de dficit para a Espanha.

www.gustavobrigido.com.br

FMI prev que crise na Espanha durar ao menos at o fim da dcada Se as perspectivas do Fundo Monetrio Internacional (FMI) para a Espanha j so ruins para 2013, as estimativas para os anos seguintes no so muito melhores. Segundo relatrio divulgado pela entidade nesta tera-feira, a economia do pas europeu no voltar a crescer a um ndice acima dos 2% anuais at pelo menos 2019, o desemprego at o fim da dcada no ficar abaixo dos 20% e o dficit superar 5% do PIB por pelo menos mais cinco anos. A dvida tambm no deve dar respiro e a tendncia que chegue a 110% do PIB em 2018. Para 2013, a expectativa que a economia espanhola diminua - 1,6%. Em 2014, o crescimento j deve ser positivo, mas no passar de 0,7%. Nos anos seguintes, a mdia mxima ser de 1,5%. O baixo ritmo de crescimento impedir que o desemprego baixe de forma significativa at o fim da dcada. O teto ser neste ano, com 27% da populao ativa sem emprego, e, at 2016, no deve ficar abaixo de 26%. Em 2018, aps quatro anos de recuperao, a taxa diminuir, mas seguir alta: em torno de 22,9%.

Crise faz Espanha chegar marca de 6 milhes de desempregados No centro de Madri, manifestantes protestaram contra o governo O nmero de desempregados na Espanha ultrapassou pela primeira vez a marca de 6 milhes de pessoas e chegou a 27,16% da populao economicamente ativa. Entre dezembro e maro, mais 237 mil espanhis ficaram sem trabalho, 6,2 milhes no total. Na faixa at 25 anos de idade, o ndice chegou a 57,2% no primeiro trimestre, com 960 mil desempregados. Em junho de 2007, antes da crise, o desemprego na Espanha era de 7,95%, com menos de 2 milhes sem trabalho. Ontem, centenas de manifestantes protestaram em Madri contra o governo. A divulgao dos indicadores coincidiu com a de uma pesquisa sobre a rejeio popular Unio Europeia nos maiores pases do bloco --Alemanha, Frana, Reino Unido, Itlia, Espanha e Polnia. Realizado pelo Conselho Europeu de Relaes Internacionais, o estudo mostra que os europeus esto cada vez mais descrentes com o bloco. O pessimismo aumentou em todos os pases pesquisados, mas os dados mais expressivos vm justamente da Espanha. L, 23% das pessoas no confiavam na UE como instituio em 2007. No fim do ano passado, o nmero saltou para 72%. Os espanhis culpam a UE pelas medidas de ajuste adotadas pelo pas, que no consegue sair da recesso. Em Portugal, onde o cenrio semelhante, veteranos da Revoluo dos Cravos se recusaram ontem a participar das comemoraes do 25 de Abril, data do fim da ditadura salazarista, em 1974. Numa rara boa notcia no bloco, o Reino Unido anunciou ontem um crescimento do PIB de 0,3% no primeiro trimestre.

www.gustavobrigido.com.br

A Unio Europeia A Unio Europeia, anteriormente designada por Comunidade Econmica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), uma organizao internacional constituda atualmente por 28 Estados-Membros. Foi estabelecida com este nome pelo Tratado da Unio Europeia (normalmente conhecido como Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos desta unio j existiam desde a dcada de 50. A Unio tem sedes em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo. A Unio Europeia tem muitas facetas, sendo as mais importantes o mercado nico europeu (ou seja, uma unio aduaneira), uma moeda nica (adotada por 17 dos 28 Estados membros) e polticas agrcola, de pescas, comercial e de transportes comuns. A Unio Europeia desenvolve tambm vrias iniciativas para a coordenao das atividades judiciais e de defesa dos Estados Membros. Este bloco econmico o maior bloco econmico do mundo. J ultrapassou o PIB dos Estados Unidos e hoje exporta um volume cinco vezes maior que o dos EUA.

O Tratado de Paris, assinado em 1951, estabelecendo a Comunidade Europeia do Carvo e do Ao, e o Tratado de Roma, assinado em 1957, e instituindo a Comunidade Econmica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atmica ou EURATOM, foram assinados por seis membros fundadores: Alemanha, Blgica, Frana, Itlia, Luxemburgo e Pases Baixos. Depois disto, a UE levou a cabo cinco alargamentos sucessivos: em 1973 Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; em 1981 Grcia; em 1986 Espanha e Portugal; em 1995 ustria, Finlndia e Sucia; a 1 de Maio de 2004, Repblica Checa, Chipre, Eslovquia, Eslovnia, Estnia, Hungria, Letnia, Litunia, Malta e Polnia. Em 1972 e 1994, a Noruega assinou tambm tratados de adeso Unio Europeia. No entanto, nas duas ocasies, atravs de referendos, a populao norueguesa rejeitou a adeso do seu pas. A Crocia, Bulgria, Romnia e Turquia so candidatos adeso UE. A Bulgria e a Romnia tm adeso marcada para 2007. As negociaes com a Turquia e a Crocia iniciaram-se oficialmente em outubro de 2005, mas ainda no h uma data de adeso definida - o processo pode estender-se por vrios anos. Hoje, 320 milhes de pessoas usam o Euro em 17 pases. Preservam a sua moeda o Reino Unido, a Dinamarca e a Sucia.

www.gustavobrigido.com.br

Implantao do Euro Onze pases participam do lanamento da nova moeda, em 1 de janeiro de 1999: Alemanha, ustria, Blgica, Espanha, Frana, Finlndia, Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Holanda (Pases Baixos) e Portugal. Inicialmente, o euro ser usado apenas em transaes bancrias. Em 2002, as notas comearo a circular e as moedas nacionais sero extintas. O euro passa a competir com o dlar norte-americano, mas o elevado desemprego na Europa, a desacelerao econmica da Alemanha, a guerra em Kosovo e o aquecimento da economia dos EUA fazem a moeda despencar, de janeiro a junho, quase 12% em relao ao dlar. Reino Unido, Sucia e Dinamarca no aderem a essa primeira fase do euro, apesar de terem cumprido as exigncias, por temer as consequncias da perda de soberania ao deixar de emitir moeda. A Grcia preenche as condies em 2000, quando fica acertada sua adeso para 2001.

Mais novo membro da UE, Crocia promete ajudar Blcs a integrar bloco A Crocia entrou oficialmente nesta segunda-feira (01/07/2013) na Unio Europeia, apontando o caminho para os demais lderes dos Blcs reunidos em Zagreb, mas este momento histrico foi ofuscado pela crise econmica e o pouco entusiasmo por esta nova adeso. Os chefes de Estado de oito naes dos Blcs se reuniram nesta manh para parabenizar o feito e "mostrar UE que existe vontade poltica para resolver as questes em aberto" entre os pases desta regio atingida por guerras aps a dissoluo da exIugoslvia nos anos 1990. A imprensa croata reagiu com entusiasmo, mas sem exageros. "Bom-dia cidados da UE", era a manchete do Jutarnji List, enquanto o influente Vernji List afirmava: "Um sonho que se tornou realidade". Mas na Alemanha, o Sddeutsche Zeitung mandava um recado Crocia: "Despreparada para entrar na UE, uma alegria contida". "A prxima criana-problema a entrar na UE", destacou o Die Welt sobre este pas burocrata que tem dificuldades para atrair investidores. Em seu primeiro dia como Estado-membro, a Crocia recebeu os presidentes da Eslovnia, Srvia, Bsnia, Macednia, Montenegro e tambm do Kosovo, que proclamou sua independncia da Srvia em 2008, assim como a Albnia. "Nosso grupo deseja ajudar a resolver questes em aberto" nesta regio, onde as relaes so marcadas por conflitos que se seguiram dissoluo sangrenta da federao comunista iugoslava, declarou o presidente croata Ivo Josipovic aps a reunio.

www.gustavobrigido.com.br

Segundo ele, esta uma iniciativa conjunta com a Eslovnia, primeira ex-repblica iugoslava a integrar a UE (2004). Com a abertura para a Srvia das negociaes de adeso e a permisso ao Kosovo para a concluso de um acordo de estabilizao e associao, primeira etapa de um longo caminho em direo UE, o prosseguimento do processo de ampliao nos Blcs parece assegurado, mas em Bruxelas os analistas afirmam que o processo pode ser mais longo e com mais prudncia. Em Belgrado, o presidente da UE, Herman Van Rompuy, elogiou os esforos da Srvia e do Kosovo a fim de normalizar suas relaes. "Estou confiante que todos os pases dos Blcs (...) vo deixar de lado as divises para se concentrar em interesses, valores e objetivos comuns", declarou imprensa, aps se reunir com o chefe de Governo srvio, Ivica Dacic. Entre os pases dos Blcs, Montenegro abriu em junho passado as negociaes de adeso UE, enquanto os outros avanaram em vrios estgios no processo de aproximao. A adeso croata a partir de 00H00 local (domingo 19H00 no horrio de Braslia) UE, primeiro pas a integrar o bloco europeu desde a entrada em 2007 da Romnia e da Bulgria, foi vivida como um momento histrico, mas as comemoraes foram abafadas pelas dificuldades econmicas. "No deixaremos que a nuvem negra da crise econmica assombre o nosso otimismo. A crise em um desafio, um convite a fazer do amanh um dia melhor do que hoje", lanou o presidente croata a seus compatriotas. A Crocia est em recesso desde 2009 e o desemprego atinge 20% dos cerca de 4,2 milhes de habitantes. Na Crocia, o PIB 39% abaixo da mdia europeia. Apenas Romnia e Bulgria ficam atrs de Zagreb, segundo o centro de estatsticas da UE.

IMPORTANTSSIMO!!! A UNIO EUROPEIA INICIA UMA NOVA ETAPA A Unio Europeia (UE) inicia esta dcada com uma nova etapa, aps a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, um acordo organizacional, normativo, institucional e poltico que ambiciona agilizar e fortalecer o bloco formado, agora por 28 pases. O tratado foi viabilizado em outubro de 2009, aps a aprovao em referendo na Irlanda, e sua aceitao pelos presidentes da Repblica Tcheca, Vaclav Klaus, e da Polnia, Lech Kavzynski, no ms seguinte. O Tratado de Lisboa passou a vigorar em 1 de dezembro de 2009. Foi um longo processo de entraves e superaes, iniciado h meia dcada, quando fracassou a primeira iniciativa nessa direo, que era a aprovao de uma Constituio Europeia. Em 2005, o documento da Constituio foi derrotado em referendes nacionais na Frana e na Holanda. Para substitu-lo e viabiliz-lo, as lideranas europeias formularam o Tratado de Lisboa. uma verso simplificada da proposta anterior, aprovada na cpula da UE realizada em julho de 2007. Como prope leis comuns a todos os pases-membros, ele s poderia ser adotado aps aprovao unnime das naes do bloco. Para tentar garantir que o tratado no teria o mesmo destino da proposta de Constituio, a ratificao por votao popular foi substituda pela aprovao simples nos

www.gustavobrigido.com.br

parlamentos. O tratado j tinha sido aprovado em 18 dos 28 pases-membros quando, em julho de 2008, foi rejeitado por 53,4% dos votos dos irlandeses em plebiscito, o que paralisou o processo. Apenas em outubro de 2009, em novo plebiscito, os irlandeses o aprovaram, com 67,1 % dos votos. Oficialmente, o novo tratado passou a ser considerado um acordo de emendas aos tratados de Maastricht (1992) e o de Nice (2000). Para garantir sua aprovao, foram evitados termos como "Constituio". O texto tambm no prev a existncia de hino e bandeira, smbolos que poderiam reforar a viso de um poder supranacional. Mas quase todos os pontos previstos na proposta de Constituio foram preservados no Tratado de Lisboa. Veja a seguir os principais pontos. A UE passa a ter um presidente eleito pelo Conselho Europeu, com mandato de dois anos e meio, renovvel uma vez. Antes, a presidncia era alternada semestralmente por chefes de Estado ou de governo do bloco. O primeiro presidente, eleito em 19 de novembro, foi o primeiro-ministro da Blgica, Herman van Rompuy. A UE passa a ter uma chancelaria nica, que ter embaixadas em mais de uma centena de pases. Para o cargo de ministro das Relaes Exteriores foi eleita a comissria econmica da UE, a britnica Catherine Ashton. o Parlamento europeu passa a ter mais poder de deciso em assuntos de interior e justia dos pases, numa estrutura prxima de uma federao nacional. A legislao de cada pas ter de seguir as diretrizes estabelecidas pela UE. a partir de 2014, a aprovao de qualquer lei passa a ser pela aceitao de 55% dos Estados, desde que representem 65% da populao do bloco. A diviso do nmero de deputados europeus tambm foi modificada, e os pases mais populosos tero mais deputados. a Comisso Europeia, rgo executivo da UE, teve seu colegiado reduzido de 27 integrantes (um de cada pas-membro) para 18 (a regra passa a ser o nmero equivalente a dois teros da quantidade de Estados do bloco). Atualmente, isso significa que nove dos pases integrantes no tm mais representantes. AS ELEIES Entre os dias 4 e 7 de junho de 2009, os eleitores dos 28 pases-membros escolheram 736 representantes para o Parlamento europeu (2010 a 2015). Do total de eleitos, 449 representantes (61% do total) pertencem s coligaes de democrata-cristos e de socialdemocratas, o que mostra uma tendncia centrista.

Entenda a diferena entre Unio Europeia, Espao Schengen e Zona do Euro Muitas das dvidas relacionadas Europa, no que se refere a assuntos como vistos, necessidade de passar ou no pela imigrao, cmbio e outras questes burocrticas, so resolvidas se forem bem compreendidas as diferenas entre os conceitos de Unio Europeia, Espao Schengen e Zona do Euro.

www.gustavobrigido.com.br

UNIO

EUROPEIA

Unio Europeia o nome atual da Comunidade Econmica Europeia, ou simplesmente Comunidade Europeia. Abrange, atualmente, 26 pases europeus e 1 pas asitico (Chipre), bem como seus territrios e colnias espalhados pelo mundo (Guiana Francesa, Ilhas Canrias, etc.). Com relao a viagens, entender quais so os pases da Unio Europeia (UE) tem relevncia se voc possui passaporte europeu. Ter passaporte europeu significa que voc tem cidadania europeia e que seu passaporte vale como se fosse de uma pessoa nascida em qualquer um dos 28 pases da UE. Nem todos os pases da UE usam o Euro como moeda ou tem fronteiras comuns, sem controle de imigrao.
ESPAO

SCHENGEN

Espao Schengen o nome que se d ao conjunto de pases que assinou o Tratado de Schengen, que prev a abolio do controle de imigrao entre um e outro pas membro desse mesmo tratado, bem como a observao de regras comuns com relao s fronteiras externas e imigrao de pessoas de fora desse conjunto de pases. No mapa abaixo, esto representados em preto os pases que fazem parte do Espao Schengen:

www.gustavobrigido.com.br

Perceba que nem todos os pases da Unio Europeia esto no Espao Schengen, a exemplo da Irlanda e do Reino Unido; perceba tambm que h pases de fora da UE que esto no Schengen (Noruega, Islndia, Sua). Romnia e Bulgria devem ingressar dentro de alguns anos nesse acordo. Os pases do Espao Schengen funcionam, para efeitos de imigrao, como se fossem um pas s. Se voc entrar num deles, no precisa mais fazer imigrao para seguir para os demais, porque no haver controle entre um e outro. Apenas um carimbo ser colocado no seu passaporte se voc ficar dentro do Espao Schengen a sua viagem inteira. Assim como voc no precisa fazer imigrao para ir de So Paulo para o Rio de Janeiro, do Rio para Porto Alegre e de Porto Alegre para Manaus, porque todos esto dentro da mesma zona imigratria, na Europa voc no precisa fazer imigrao (carimbar passaporte) quando vai de Lisboa para Madri, de Madri para Paris, de Paris para Berlin e de Berlin para Oslo. Isso vale tanto para viagens de avio como de barco, trem ou automvel. Agora, se voc estiver em Paris (dentro de Schengen) e quiser ir para Londres (fora de Schengen), vai fazer a sada migratria (carimbo de sada) e a entrada no Reino Unido (carimbo de entrada). Se quiser voltar para Paris, vai carimbar sua sada da Inglaterra e a nova entrada na Frana. Tudo isso mesmo que voc no tenha sado da UE. Brasileiros que pretendam viajar para pases do Espao Schengen por at 90 dias como turistas no precisam de visto. Entretanto, se quiserem trabalhar em algum pas do Espao Schengen, tero que procurar o consulado do pas onde querem trabalhar para tirar um visto e esse visto valer para todos os pases do Espao Schengen. Da mesma forma ocorre com pases que precisam de visto at mesmo para turismo na Europa, como por exemplo bolivianos (precisam tirar um visto que vale para todos).

www.gustavobrigido.com.br

ZONA

DO EURO

O conceito de Zona do Euro serve para que se saiba quais so os pases onde se usa o Euro como moeda. Nem todos da UE usam e alguns pases de fora da UE usam extraoficialmente. Veja no mapa, em azul, onde se usa o Euro como moeda: Em verde, esto os pases que devem adotar o Euro num futuro ainda incerto. Em marrom (Reino Unido), est um pas que optou por no usar o Euro, mantendo a Libra. Em vermelho, a Dinamarca, que est fazendo um plebiscito para ver se adota o euro. Os dois roxos (Kosovo e Montenegro) usam o Euro como moeda extraoficialmente. Resumindo... Frana, Espanha, Portugal, Itlia, Alemanha, Holanda, Blgica, Luxemburgo, Finlndia, ustria, Eslovnia, Eslovquia, Estnia, Malta e Grcia so pases que fazem parte da UE, usam Euro como moeda e no tm controle de fronteiras entre si. Sucia, Dinamarca, Letnia, Litunia, Polnia, Repblica Tcheca e Hungria fazem parte da UE, no tm controle de fronteiras entre si, mas usam cada um a sua moeda prpria. A Irlanda e Chipre fazem parte da UE, usam o Euro como moeda, mas fazem controle de fronteiras. O Reino Unido, a Romnia e a Bulgria fazem parte da UE, mas usam moedas prprias e fazem controle de fronteiras. A Sua, a Noruega e a Islndia no fazem parte da UE, tm moedas prprias, mas no fazem controle de fronteiras dentro do Espao Schengen. Os micropases seguem a poltica do pas do qual dependem. O Vaticano e San Marino seguem a poltica italiana; Mnaco e Andorra seguem a poltica francesa (usam Euro e no fazem controle de fronteira). Liechtenstein segue a poltica sua (usa o franco suo e deixou de fazer controle de fronteiras com a entrada da Sua no Espao Schengen, em dezembro de 2008). Todos os demais pases da Europa (Rssia, Ucrnia, Srvia, Crocia, Albnia, Belarus, Montenegro, Bsnia-Herzegovina, etc.) seguem polticas prprias com relao a

www.gustavobrigido.com.br

moeda, imigrao e cidadania, alguns deles isentando turistas brasileiros de visto (exemplo: Crocia, Rssia, Ucrnia) outros exigindo visto de brasileiros (exemplo: Belarus).

AULAS 8 E 9 Primavera rabe


A Primavera rabe o nome dado onda de protestos, revoltas e revolues populares contra governos do mundo rabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos o agravamento da situao dos pases, provocado pela crise econmica e pela falta de democracia. A populao sofre com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pede melhores condies de vida.

Ditaduras derrubadas A onde de protestos e revoltas j provocou a queda de quatro governantes na regio. Enquanto os ditadores da Tunsia e do Egito deixaram o poder sem oferecer grande resistncia, Muammar Kadafi, da Lbia, foi morto por uma rebelio interna com ao militar decisiva da Otan. No Imen, o presidente Saleh resistiu s manifestaes por vrios meses, at transferir o poder a um governo provisrio. A Sria foi o nico pas que at agora (agosto/2013) no conseguiu derrubar o governo do ditador Bashar alAssad. No Egito, a instabilidade permanece, pois o primeiro presidente eleito pelo povo Mohamed Morsi j foi deposto e os militares reassumem o poder. Transio para as novas democracias Tunsia e Egito realizaram eleies em 2011, vencidas por partidos islmicos moderados. A Tunsia apontada como o pas com as melhores chances de adotar com sucesso um regime democrtico. No Egito, os militares comandam o conturbado processo de transio, e a populao pede a sua sada imediata do poder. Geopoltica rabe Os Estados Unidos eram aliados de ditaduras rabes, buscando garantir interesses geopolticos e econmicos na regio, que abriga as maiores reservas de petrleo do planeta. A Primavera rabe pe em cheque a poltica externa de Washington para a regio. A Liga rabe, liderada pela Arbia Saudita e pelo Catar, assume um papel de destaque na mediao das crises e dos conflitos provocados pela Primavera rabe.

www.gustavobrigido.com.br

Foras de segurana do Egito removeram dois acampamentos ocupados por apoiadores do presidente deposto Mohammed Morsi. Os tumultos no pas comearam no dia 3 de julho, dia em que Morsi foi deposto, e um ano aps ele ter sido eleito. O que aconteceu nos acampamentos pr-Morsi? No incio da manh do dia 14 de agosto, as foras de segurana do Egito agiram para remover dois acampamentos ocupados por apoiadores de Morsi localizados na Praa Nahde e do lado de fora da mesquita Rabaa al-Adawiva, no oeste do Cairo. Gs lacrimognio foi usado para dispersar os manifestantes, e rajadas de metralhadora tambm foram ouvidas. Escavadeiras foram utilizadas para remover os acampamentos e barricadas de pedra. Acredita-se que dezenas de pessoas foram mortas na operao, mas a Irmandade Mulumana, que apoia as manifestaes, diz que esse nmero muito maior. Os manifestantes querem a volta de Morsi, e desafiaram os avisos das autoridades sobre o fim dos acampamentos. O que aconteceu para o Presidente Morsi ser deposto? Durante o primeiro ano do presidente islamita Mohammed Morsi no cargo, ele se desentendeu com as instituies e setores da sociedade, e muitos egpcios achavam que ele estava fazendo pouco para resolver os problemas econmicos e sociais do pas. O Egito ficou dividido entre apoiadores de Morsi e seus opositores, que incluam esquerdistas, liberais e secularistas. No dia 30 de junho de 2013, milhares de pessoas foram s ruas para protestar diante do primeiro aniversrio de posse de Morsi, em manifestao organizada pelo Movimento Tamarod, oposicionista. No dia 1 de julho, o exrcito alertou o presidente Morsi de que, caso ele no atendesse s demandas do pblico em 48 horas, militares iriam intervir e impor seu prprio "roteiro". Com a aproximao do ultimato, Morsi insistiu que ele era o lder legtimo do Egito. E avisou que qualquer iniciativa para dep-lo fora poderia lanar o pas no caos. No entanto, no dia 3 de julho, o chefe das foras armadas, o general Abdul Fattah alSisi, anunciou que a constituio havia sido suspensa e que o lder da Suprema Corte, Adly Mansour, comandaria um governo interino formado por tecnocratas at que eleies presidenciais e parlamentares fossem convocadas. A mais alta autoridade islmica do pas, o gr-xeque de Al-Azhar, o lder da Igreja Copta, bem como o principal nome da oposio, Mohammed ElBaradei, aprovaram a deposio. Soldados, apoiados por veculos blindados, tomaram locais importantes da capital, Cairo, enquanto centenas de milhares de manifestantes de oposio e partidrios de Morsi foram s ruas.

www.gustavobrigido.com.br

Quem Mohammed Morsi e o que aconteceu com ele? Mohammed Morsi ganhou fora dentro da Irmandade Muulmana do Egito, um movimento islmico proibido durante dcadas, e tornou-se presidente de seu brao poltico, o Partido Liberdade e Justia. Morsi ganhou as eleies presidenciais em junho de 2012, e tornou-se o primeiro presidente democraticamente eleito do Egito. A eleio, considerada livre e justa, aconteceu aps um perodo turbulento da ditadura militar, que viu seu lder de longa data, Hosni Mubarak, ser deposto em fevereiro de 2011, tambm aps protestos de massa. Desde que ele foi deposto, Morsi est preso em um local no revelado. Outras figuras importantes da Irmandade Muulmana tambm foram detidas, incluindo o poderoso vice-lder Khairat al-Shater, que acusado de incitar a violncia. O que aconteceu desde o golpe militar? Partidrios de Morsi realizaram comcios quase dirios exigindo seu restabelecimento na presidncia. A sede da Guarda Presidencial, no Cairo, foi um dos principais locais de manifestao, j que muitos acreditam ser o lugar onde Morsi est preso. Falando depois de pelo menos 51 pessoas terem sido mortas do lado de fora da sede da Guarda Presidencial em 8 de julho, o Partido Liberdade e Justia pediu "uma revolta" contra "aqueles que tentam roubar sua revoluo com tanques". No dia 27 de julho, mais de 70 pessoas foram mortas em confrontos com as foras de segurana no acampamento ao redor da mesquita Rabaa al-Adawiya. As foras de segurana foram acusadas de usar fora letal desnecessria. O Ministrio do Interior acusou os manifestantes de usar armas de fogo. Manifestantes anti-Morsi tambm foram s ruas. O general Sisi os encorajou a ocupar as ruas no dia 26 de julho para dar ao exrcito um "mandato para enfrentar possveis aes de violncia e terrorismo". Segundo a mdia egpcia e fontes oficiais, cerca de 160 pessoas foram mortas em manifestaes e confrontos com as foras de segurana antes da ao para dispersar os acampamentos. O que vai acontecer agora? O general Sisi disse que Mansour comandaria um "governo interino at que um novo presidente seja eleito". Mansour traou planos para a transio, incluindo uma reviso da Constituio apoiada por Morsi, e novas eleies parlamentares no incio de 2014. O plano foi rejeitado pela Irmandade Muulmana e tambm criticado pelos partidos de esquerda e liberal. Sisi prometeu "no excluir ningum ou qualquer movimento", e pediu medidas para "capacitar os jovens e integr-los nas instituies do Estado". No entanto, ele no definiu a durao do perodo de transio, ou qual ser o papel dos militares. O exrcito a mais poderosa entidade governamental, e muitos dizem que funciona como um Estado dentro do Estado. Empresas que pertencem ao exrcito constituem uma proporo significativa da economia do Egito.

www.gustavobrigido.com.br

O ex-presidente tinha o apoio da Irmandade Muulmana, o que aterrorizava os cristos do pas. Com a queda do regime islmico no Egito os cristos esto tentando uma reconciliao. O golpe militar derrubou o ento presidente Mohamed Morsi, despojando o islamitas do poder poltico. Os cristos coptas comemoraram o fim do regime de Morsi, mas em carta mostraram compaixo com os muulmanos que foram derrotados pelo golpe. "Sentimos a dor dos que se consideram derrotados e que agora temem a marginalizao e alienao", escreveu o arcebispo Angaelos, representante da Igreja Copta Ortodoxa no Reino Unido. O bispo afirmou que este sentimento de derrota j foi sentido pelos cristos egpcios por diversas vezes nos ltimos sculos e que agora a populao precisa se unir e pensar em um futuro diferente. "Precisamos agora de encontrar uma forma de acolher estes importantes membros da comunidade, bem como todos os egpcios, confirmando que o nico caminho o de reconciliao e unidade". Angaelos tambm escrevendo pedindo paz, para que cessem os conflitos entre muulmanos e cristos. "Rezamos para que no se derrame mais sangue, no haja mais luto nas famlias ou comunidades, nem mais violncia e que a cooperao e colaborao se tornem princpios fundamentais ao longo deste processo formativo", disse. Antes da divulgao da carta, pelo menos uma igreja copta foi incendiada por islamitas enfurecidos. O ataque aconteceu na aldeia de Delgia que fica a 60 quilmetros de Mynia. No Egito os cristo so minoria religiosa, tendo 10 milhes de fiis. A quantidade de cristos no Egito a maior em todo o Oriente Mdio.

Entenda os conflitos na Sria de Bashar al-Assad Poucos dias aps o confronto armado entre as foras pr-governo e opositores ter chegado capital do pas, Damasco, um atentado suicida atingiu nesta quarta-feira o centro nervoso do regime de Bashar al-Assad, causando a morte de alguns dos principais nomes de sua cpula de segurana.

Segundo a imprensa estatal sria, morreram no ataque o ministro da Defesa do pas, general Dawoud Abdelah Rayiha, seu vice-ministro, general Assef Shawkat (cunhado de Assad), e o general srio Hassan Turkmani, chefe do grupo governamental encarregado da crise, ex-ministro da Defesa e at ento assistente do vice-presidente.

www.gustavobrigido.com.br

Outros membros importantes do governo srio tambm teriam ficado "gravemente" feridos, como o ministro do Interior, Mohammad Ibrahim al-Shaar, e o o chefe do servio de Inteligncia, Hisham Ikhtiar. Analistas j consideram a investida contra o alto escalo do governo como um prenncio da derrocada do regime. Veja abaixo uma srie de perguntas e respostas sobre o conflito na Sria. Como os protestos comearam? As manifestaes contra o governo comearam na cidade de Deraa, no sul da Sria, em maro de 2011, quando um grupo de pessoas se uniu para pedir a libertao de 14 estudantes de uma escola local. Os alunos haviam sido presos e supostamente torturados por terem escrito no mural do colgio o conhecido slogan dos levantes revolucionrios na Tunsia e no Egito: "As pessoas querem a queda do regime". O protesto reivindicava maior liberdade e democracia na Sria, mas no a renncia do presidente Bashar al-Assad. A manifestao, pacfica, foi brutalmente interrompida pelas foras do governo, que abriram fogo contra os opositores, matando quatro pessoas. No dia seguinte, em meio ao funeral das vtimas, o governo srio fez uma nova investida contra os moradores de Deraa, causando a morte de mais uma pessoa. A reao desproporcional do governo acabou por impulsionar o protesto para alm das fronteiras de Deera. Cidades como Baniyas, Homs e Hama, alm dos subrbios de Damasco, juntaramse a partir desse episdio aos protestos contra o regime. Quantas pessoas j morreram? Qual a extenso dos estragos? Segundo a ONU, mais de 9 mil pessoas foram mortas por foras de segurana e, pelo menos, outras 14 mil foram presas. J o governo estima o nmero de mortos em cerca de 4 mil - aproximadamente 2,5 civis e o restante integrantes das foras de segurana. O que pedem os manifestantes? O que conseguiram at o momento? Inicialmente, a principal reivindicao dos manifestantes era por um sistema poltico mais democrtico e maior liberdade de expresso em um dos pases mais repressivos do mundo rabe. Contudo, ao passo em que as foras pr-governo abriram fogo contra protestos originalmente pacficos, os opositores ao regime comearam a pedir a renncia do presidente Bashar al-Assad. Assad, por outro lado, afirmou que no deixaria o poder, porm, nas poucas declaraes pblicas que fez desde o incio do conflito, o presidente srio anunciou algumas concesses e prometeu reformas. Como resultado, o estado de stio, que durou 48 anos, foi abolido em abril de 2011 e uma nova Constituio, propondo eleies multipartidrias para alm do partido dominante Baath, foi aprovada mediante um referendo em fevereiro deste ano.

www.gustavobrigido.com.br

O governo tambm alega que concedeu anistia a presos polticos. Na verso oficial, milhares foram libertados, mas cerca de 37 mil ainda permanecem trancafiados nas penitencirias do pas, segundo agncias humanitrias. Para ativista de oposio, as promessas de Assad tm pouco efeito diante da violenta represso que continua a ser imposta pelo regime. Existe uma oposio organizada? As autoridades srias sempre restringiram a atuao de partidos polticos de oposio e ativistas. Por essa razo, analistas avaliam que esses grupos tiveram um papel pouco preponderante na ecloso do levante popular. Porm, medida que as manifestaes ganharam contornos nacionais, os grupos de oposio comearam a declarar seu apoio s reivindicaes dos manifestantes e, em outubro do ano passado, anunciaram a formao de uma frente unida, o Conselho Nacional Srio (CNS), composto, em sua maioria, pela comunidade de muulmanos sunitas, h dcadas perseguida por Assad. O CNS liderado pelo dissidente srio Burhan Ghalioun, atualmente radicado em Paris, e pela Irmandade Muulmana. A principal frente de oposio sria, no entanto, no conta com o apoio dos cristos e dos alautas (minoria muulmana qual pertence Assad), que, juntos, correspondem a 10% da populao sria e at agora tm se mantido leais ao governo. A primazia do CNS, todavia, tem sido desafiada pelo Comit de Coordenao Nacional (CCN), um bloco de oposio liderado por antigos dissidentes do regime, alguns dos quais so avessos presena de islamitas no CNS. A desunio frustrou a comunidade internacional. Em meados de maro deste ano, os grupos de oposio concordaram em colocar suas diferenas de lado e se comprometeram a atribuir ao CNS o papel "de interlocutor e representante formal da populao sria". Ainda assim, a frente de oposio tem tido dificuldade de angariar o apoio do Exrcito Livre Srio (ELS), que reivindicou a autoria do atentado contra a cpula de segurana de Assad. O ELS tem sede na Turquia e, equipados com melhor armamento, apesar de inferior ao do governo, tem lanado uma srie de ataques contra as foras de segurana do regime. O lder do ELS, Riyad al-Asaad, afirma que suas tropas somam 15 mil homens, ainda que estimativas oficiais deem conta de que o nmero no passa de 7 mil. Quem apoia Assad? Assad apoiado majoritariamente pela minoria alauta, da qual faz parte, e por cristos, que temem perseguies religiosas. A maioria dos opositores, entretanto, de origem sunita, que j foi massacrada pelo regime no incio dos anos 1980. Qual a posio da comunidade internacional? Especialistas apontam a Sria como um dos pases mais importantes do Oriente Mdio, uma vez que temem um "efeito-ricochete" em naes vizinhas devido proximidade

www.gustavobrigido.com.br

do governo de Assad com grupos como o Hezbollah, no Lbano, e o Hamas, nos territrios autnomos da Palestina. O pas tambm um dos principais aliados do Ir, arqui-inimigo dos Estados Unidos, de Israel e inclusive da Arbia Saudita, o que pode levar qualquer conflito armado na regio a uma crise de grandes propores internacionais. A Liga rabe inicialmente permaneceu em silncio diante do conflito, mas acabou impondo sanes econmicas Sria em uma tentativa de forar Assad a renunciar ao poder. Em janeiro de 2012, a entidade divulgou um ambicioso plano de reforma poltica para a Sria, que propunha a substituio do presidente srio pelo seu vice-presidente, o incio das conversas com setores da oposio e, finalmente, a convocao de eleies multipartidrias supervisionadas por observadores internacionais. A Liga pediu ento apoio do Conselho de Segurana da ONU. Mas a resoluo elaborada pelas Naes Unidas, que propunha, em ltima anlise, uma interveno militar, foi vetada pela China e pela Rssia, que possui laos militares e econmicos estreitos com a Sria. Em 12 de maro deste ano, aps aproximadamente um ms de intensos bombardeios na cidade de Homs que deixaram mais de 700 mortos, ao norte de Damasco, a ONU e a Liga rabe enviaram Kofi Annan, o ex-secretrio-geral do organismo multilateral, ao pas. Annan props a Assad um plano de paz com seis pontos, que reivindicava, entre outras coisas, um cessar-fogo entre todas as partes e a libertao de presos. Assad, por sua vez, concordou com o plano no dia 27 do mesmo ms, apesar do ceticismo mundial. A violncia, no entanto, no cessou. Recentemente, o Brasil, que havia se posicionado contra a interveno estrangeira, subiu o tom das crticas em comunicados divulgados pelo Itamaraty, condenando o massacre de civis. Qual o papel da Rssia no conflito? A Rssia tem ligaes econmicas e militares estreitas com a Sria. Segundo o Instituto Internacional de Pesquisas para a Paz de Estocolmo (SIPRI, na sigla em ingls), sediado na Sucia, o pas liderado por Vladimir Putin o principal fornecedor de armas ao governo de Assad, seguido pelo Ir. Mas, na anlise do comentarista poltico Konstantin von Eggert, da rdio russa Kommersant, ao apoiar Damasco, o Kremlin diz ao mundo que nem a ONU ou qualquer outro grupo de pases tem o direito de dizer quem pode ou no governar um Estado soberano. Segundo o comentarista, desde a queda de Slobodan Milosevic, at ento presidente da extinta Iugoslvia, em 2000, e especialmente depois da "Revoluo Laranja" de 2004 na Ucrnia, a liderana russa obcecada pela ideia de que os Estados Unidos e a Unio Europeia arquitetam a queda dos governos que, por algum motivo, julgam inconvenientes. Eggert avalia que Putin e sua equipe temem que algo parecido possa tambm acontecer na Rssia. Alm disso, diz o comentarista, a crise lbia no ano passado teria reforado a desconfiana russa sobre a retrica humanitria ocidental, que no passaria, segundo Moscou, de "camuflagem para a troca de regimes".

www.gustavobrigido.com.br

Muitos dirigentes russos, incluindo Putin, consideram a absteno do ento presidente Medvedev na votao do Conselho de Segurana da ONU que autorizou uma zona de excluso area sobre a Lbia um desastre. A Al-Qaeda est envolvida no conflito? Em entrevista BBC, Nawaf al-Fares, ex-embaixador da Sria no Iraque e at agora o poltico mais importante ligado ao governo de Assad a ter desertado, disse que o regime colaborou com militantes sunitas da rede Al-Qaeda em uma srie de atentados atribudos s foras opositores ao governo srio. Fares tambm afirmou que a Sria possui um grande estoque de armas qumicas de destruio em massa e que Assad no descartaria us-las caso sua queda fosse prenunciada. A alegao, no entanto, causa surpresa, uma vez que Assad da minoria alauta (um ramo do islamismo xiita). Mesmo assim, Fares afirmou que "h suficiente evidncia na histria de que muitos inimigos se unem quando h um interesse comum". "A Al-Qaeda est buscando espao para atuao e novas fontes de apoio, ao passo que o regime quer encontrar formas de aterrorizar a populao sria", disse o exembaixador de Assad BBC.

AULAS 10 13 Bateria 1 - Exerccios


01. (FEPESE DPE-SC 2013) A Primavera rabe, nascida na Tunsia quando um jovem vendedor de frutas ps fogo em suas roupas, espalhou-se por outros pases e provocou importantes mudanas polticas. Assinale a alternativa em que todos os pases enumerados foram atingidos por esse movimento poltico. a) b) c) d) e) Kuwait, Ir, Turquia, Israel e Sria. Imen, Tunsia, Lbia, Egito e Sria Tunsia, Israel, Lesoto, Egito e Sria Imen, Arbia Saudita, Iraque e Egito. Catar, Egito, Israel e Repblica rabe Unida.

02. (VUNESP TJ-SP 2012) A Espanha o segundo pas que mais investe na Amrica Latina e o retorno desses investimentos tem dado flego a empresas espanholas que enfrentam dificuldades em casa. Com o aprofundamento da crise financeira no pas, porm, a dvida se algumas companhias espanholas seriam obrigadas a se desfazer dessas joias da coroa. (Disponvel em: http://bbc.in/NkLEpe Acesso em 07.06.2012. Adaptado) A partir do texto e do que se sabe sobre a crise econmica na Espanha, correto afirmar que:

www.gustavobrigido.com.br

a) Os pases da Amrica Latina sero afetados pela crise, pois so muito dependentes da economia espanhola. b) Os investimentos realizados pela Espanha na Amrica Latina so responsveis pelo agravamento da crise. c) Os retornos financeiros reduzidos provenientes dos capitais exteriores, podem determinar a venda das joias da monarquia. d) O pas est isolado na Europa e depende dos recursos provenientes de suas colnias na Amrica Espanhola. e) O agravamento da situao no pas gera uma incerteza quanto ao futuro de empresas espanholas que operam na Amrica Latina. 03. (VUNESP TJ-SP 2012) Quando se trata das foras do governo srio, existe uma relao muito complexa e pouco clara entre os militares, as milcias, as agncias de inteligncia e os vrios centros de poder que os controlam. Esta uma das razes pelas quais to difcil determinar responsabilidades por massacres como o que ocorreu na ltima sexta-feira, em Houla, e porque o presidente da Sria, Bashar al-Assad, tem sido capaz de manter uma aparncia de respeitabilidade enquanto nega qualquer culpa pelas atrocidades recentes. (Folha de S.Paulo, 30.05.2012. Adaptado) Sobre os desdobramentos da situao na Sria, correto afirmar que: a) O governo de Bashar al-Assad obteve apoio da ONU para reprimir as milcias que espalham violncia e terror no pas. b) A Sria foi condenada no Conselho de Segurana da ONU e permanece isolada internacionalmente, com apoio apenas da Rssia. c) A continuidade da represso evidenciou a responsabilidade do governo srio e os massacres se agravaram. d) possvel considerar que as manifestaes na Sria representem o desfecho da Primavera rabe, pois a ltima ditadura da regio. e) As lutas sociais contra a ditadura de Assad tm o apoio de tropas de Israel, pois a Sria sua rival tradicional no Oriente Mdio. Governo prorroga IPI menor para carros, linha branca e mveis Benefcio para veculos ser mantido at outubro, informou Guido Mantega. Se no fosse renovado, corte no imposto comearia a vencer na sexta, 31 de agosto.

www.gustavobrigido.com.br

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira (29 de agosto) a prorrogao da reduo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para vrios setores, entre eles a linha branca e os automveis. O benefcio comearia a vencer na prxima sexta (31 de agosto). (G1. 29.08.12. Adaptado) 04. (VUNESP TJ-SP 2012) A reduo do Imposto sobre Produtos Industrializados uma das medidas adotadas pelo governo com o objetivo de: a) b) c) d) e) Reduzir a utilizao do crdito e o endividamento das famlias, considerado alto. Reverter mais de trs anos de queda do PIB, marcando uma poca de recesso. Incentivar o consumo, aquecer a economia e elevar o crescimento do PIB. Aumentar as importaes no Brasil, de forma a enfraquecer a indstria nacional. Compensar a forte inflao recente, tentando garantir a estabilidade dos preos.

05. (CESGRANRIO CAIXA 2012) O mundo no vai acabar em 2012. Que pena!, diro os cnicos. Mas, para aqueles que so, em variados graus, mais otimistas, 2012 ser um ano de atos de equilibrismo. A Primavera rabe vai tornar-se outro vero. SUU KYI, A. Um senso de equilbrio. The economist/ Revista Carta Capital, So Paulo: Conana. O mundo em 2012, n. 677, jan./fev. 2012, p.86. A expresso Primavera rabe, empregada no texto, refere-se aos levantes polticos de 2011 ocorridos majoritariamente no: a) Norte da frica b) c) d) e) Sudeste da frica Sudeste da sia Nordeste da sia Centro-sul da Europa

06. A economia brasileira segue trajetria bastante slida, apesar da crise imobiliria e da guerra cambial que estamos vivenciando. Ainda temos muito o que fazer, porm, cada vez mais os investidores estrangeiros rumam pra o nosso pas e nos inundam com seus dlares. Tomando por base este tema e assuntos correlatos, assinale a nica alternativa incorreta: a) A nossa matriz de transportes d muito mais nfase ao rodoviarismo e necessrio que diversifiquemos ainda mais nossas modais de transporte. b) A matriz eltrica brasileira est centrada nos combustveis fsseis, fato este que tem grandes possibilidades de melhorar nossa situao , com as descobertas de petrleo de gs natural no pr-sal.

www.gustavobrigido.com.br

c) Nossa rede de portos e aeroportos ainda no esto prontos para receber os turistas que viro com a copa de 2014 e a olimpada de 2016. d) O uso dos biocombustveis em nosso pas um fato que pode nos tornar um grande exportador destas commodities energticas. e) Nossa balana comercial vem sendo abalada pelo excesso de moedas estrangeiras, que acabam por subvaloriz-las e ao mesmo tempo valorizar a nossa moeda. 07. (CESPE AL-ES 2011) Depois de longo processo de maturao, a Unio Europeia (UE) foi criada e hoje o maior bloco econmico mundial. Entre os problemas evidenciados pela atual crise que envolve a UE, um dos mais graves o que atinge pases como Grcia, Portugal, Espanha, Itlia e Irlanda, caracterizado pela existncia de significativos dficits oramentrios. Em suma, esse tipo de dficit pode ser entendido como a: a) b) c) d) e) Exportao sempre superior importao, que gera desequilbrio. Diferena entre o que o pas gasta (mais) e o que ele arrecada (menos). Excessiva valorizao do euro ante o dlar, que leva inflao. Recusa do pas em aceitar as normas gerais da UE, enfraquecendo-a. Ampliao descontrolada do nmero de desempregados no pas.

08. (CESPE BRDE-RS 2012) Assinale a alternativa INCORRETA sobre as diretrizes da poltica neoliberal implementada por tecnocratas das instituies financeiras internacionais e aplicada aos pases da Amrica do Sul na dcada de 90 do sculo XX. a) Reduo das taxas de juros, tanto da dvida externa como dos financiamentos internos, aumentando a liquidez e favorecendo os investimentos da indstria nacional. b) c) d) Reforma tributria e disciplina fiscal. Reduo de gastos pblicos e privatizao de empresas estatais. Liberalizao do comrcio e fim das restries aos investimentos estrangeiros.

e) O pleno restabelecimento das leis de mercado, com eliminao de medidas protecionistas, tais como: reserva de mercado para os produtos nacionais, taxao elevada de produtos estrangeiros ou manipulao das taxas de cmbio, segundo interesses do pas. 09. (FEPESE DPE-SC 2013) Os portugueses vivem, no presente momento, as vicissitudes de uma persistente crise que vem arruinando a economia lusitana. Assinale a alternativa que indica o outro pas ibrico que atravessa dificuldades semelhantes.

www.gustavobrigido.com.br

a) b) c) d) e)

Espanha Grcia Itlia Galcia Catalunha

10. (FUNCAB PM-AC 2012) O Conselho de Segurana da ONU formado por cinco membros permanentes que possuem o direito de vetar qualquer resoluo. O ano de 2012 est sendo marcado por crticas generalizadas ao Conselho de Segurana pela demora de aes na Sria que sofre com uma guerra civil em seu territrio. Um pas membro do Conselho de Segurana da ONU que vetou a interveno da Organizao das Naes Unidas na Sria foi: a) b) c) d) e) Rssia. Frana. Alemanha. Reino Unido. Estados Unidos.

11. (FUNCAB SEAD-PB 2012) O Brasil um dos pases sul-americanos que mais atraem imigrantes internacionais. Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, aproximadamente 455 mil pessoas imigraram para o Brasil nos ltimos 10 anos, sendo que nos dois ltimos anos houve a intensificao da entrada de estrangeiros no pas. Considerando as duplas de pases a seguir, a origem da maioria dos imigrantes, no Brasil, dos seguintes pases sul-americanos: a) b) c) d) e) Haiti e Bolvia. Chile e Equador. Paraguai e Mxico. Equador e Haiti. Bolvia e Paraguai.

12. (VUNESP SEJUS-ES 2012) A presidenta Dilma Rousseff abriu nesta tera-feira a 67. Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU), em Nova York, nos EUA. Em um discurso menos aplaudido em comparao ao do ano passado, quando se tornou a primeira mulher a abrir o evento (...). (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2012-09-25/dilma-faz-discurso-de-abertura-da-67assembleia-geral-da-onu.html, 25.09.2012)

www.gustavobrigido.com.br

Nesse discurso de 2012, Dilma Rousseff defendeu: a) O embargo norte-americano a Cuba. b) c) d) e) Uma interveno militar internacional na Sria. A guerra cambial dos pases desenvolvidos. Um plano rgido de demisses na Europa. As medidas comerciais tomadas pelo Brasil.

13. (VUNESP SEJUS-ES 2012) Dezenas de milhares de pessoas se reuniram no centro de Madri para protestar contra o governo espanhol, no terceiro dia de manifestaes junto ao edifcio do Congresso, convocadas pelo Movimento dos Indignados nesta semana. Apesar de pacfico, o ato foi marcado pela violncia, com 12 pessoas feridas e dois presos depois de um confronto entre os manifestantes e a polcia. (http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6190798-EI8142,00-...html, 30.09.2012. Adaptado) Essas manifestaes relacionam-se: a) recusa, por parte da Unio Europeia, de emprestar dinheiro aos bancos espanhis. b) c) d) s medidas de austeridade, adotadas pelo governo, para reduzir o dficit pblico. Aos recentes casos de corrupo, que envolvem polticos do Partido Conservador. aprovao, pelo Parlamento, de leis restritivas aos imigrantes africanos e

asiticos. e) Ao plano de combate ao terrorismo, imposto pelo primeiro-ministro, sem aval dos

partidos. 14. (VUNESP TJ-SP 2012) Entre as medidas adotadas pelo governo brasileiro para enfrentar a crise econmica que vem atingindo a Europa e os Estados Unidos, encontra-se: a) O aumento da carga tributria, para recuperar a situao financeira do governo. b) c) d) e) A reduo das alquotas do Imposto de Renda para Pessoa Jurdica. O aumento da taxa de juros, de forma a garantir a rentabilidade dos bancos. A reduo do Imposto sobre Produtos Industrializados para carros. A liberao do saque do FGTS, de forma a injetar mais recursos na economia.

www.gustavobrigido.com.br

AULA 13 E 14 Bateria 2 - Exerccios


01. (FUNCAB Prefeitura de Vassouras-RJ 2012) As Farc so o mais antigo grupo guerrilheiro em ao na Amrica Latina. Enfraquecidas nos ltimos anos pelo duro combate que lhes moveram os governos dos presidentes lvaro Uribe e Juan Manoel Santos, as Farc anunciaram recentemente o abandono dos sequestros civis, usados para extorso das famlias dos sequestrados. Mas ainda conservam mais de 400 pessoas em seu poder. (Sem lenincia com as Farc. O Globo. 05 abr. 2012. Editorial. Adaptado.) O texto menciona o comportamento atual das Farc, grupo guerrilheiro que atua na: a) Bolvia. b) c) d) e) Guatemala. Colmbia. Nicargua. Costa Rica.

02. (FUNCAB Prefeitura de Vassouras-RJ 2012) Em abril de 2012, a expropriao do grupo espanhol REPSOL do controle acionrio da petrolfera YPF por um governo de um pas latino-americano, levou o Parlamento Europeu a votar uma resoluo que prev a suspenso desse pas do Sistema Geral de Preferncias, um tratado que beneficia a troca comercial por meio de tratamento tarifrio privilegiado. O pas latino-americano responsvel por essa expropriao governado por: a) Dilma Rousseff. b) c) d) e) Hugo Chvez. Rafael Correa. Evo Morales. Cristina Kirchner.

03. (FEPESE DPE-SC 2013) Em 2 de abril de 1982 a Argentina invadiu um arquiplago, ao sul do continente americano, que considera ser argentino, dando incio a uma rpida, mas custosa guerra conhecida como: a) Guerra das Malvinas. b) c) d) e) Guerra do Pacfico. Conflito de Beagle. Batalha do Chaco. Batalha do Riachuelo.

www.gustavobrigido.com.br

04. (FUNCAB PM-AC 2012) Em junho de 2012, um dos integrantes da UNASUL, bloco poltico formado por pases da Amrica do Sul, foi alvo de uma intensa instabilidade poltica que atingiu diretamente o chefe mximo do executivo desse pas, o presidente: a) Fernando Lugo. b) c) d) e) Hugo Chvez. lvaro Uribe. Rafael Correa. Evo Morales.

05 (CESPE TRE-RJ 2012) A respeito do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e das dificuldades que esse bloco ainda encontra para se consolidar, julgue os prximos itens. 1. A dependncia do Brasil em relao ao MERCOSUL crescente, haja vista que as exportaes para esse bloco mais do que dobraram entre janeiro e junho de 2012, quando comparadas com os mesmos meses de 2011. 2. A aprovao da entrada da Venezuela no MERCOSUL se deu depois de recente crise poltica ocorrida no Paraguai. 3. Na mesma reunio em que foi aprovada a entrada da Venezuela no bloco, foi recusada a admisso dos pases da Aliana do Pacfico (Chile, Colmbia, Peru e Mxico), sob a argumentao de eles serem considerados neoliberais. Mercosul suspender Paraguai dos rgos do bloco O Mercosul, reunido na cidade argentina de Mendoza, suspender o Paraguai dos rgos do bloco, informou nesta quinta-feira, 28 de junho, o chanceler brasileiro, Antnio Patriota. (Terra. 28.06.12. Adaptado) 06. (VUNESP TJ-SP 2012) A suspenso do Paraguai do Mercosul se deveu: a) Ao golpe sofrido pelo presidente Fernando Lugo, democraticamente eleito, o que contrariou a chamada clusula democrtica do bloco. b) aproximao dos chamados brasiguaios com os sem -terra paraguaios, acirrando as tenses polticas e sociais no pas vizinho. c) s tentativas do Paraguai de influir na poltica interna venezuelana, apoiando a oposio a Chvez, o que foi considerado uma afronta aos princpios democrticos. d) lei aprovada no pas vizinho que libera o cultivo e a comercializao da maconha, contrariando toda a poltica antidrogas estabelecida no continente. e) Ao acordo econmico assinado pelo pas, diretamente com os EUA, o que contrariou a prioridade que os outros pases do bloco deveriam ter. 07. (PUC DPE-PR 2012) Leia o fragmento de notcia abaixo e assinale a nica assertiva cujas palavras completam CORRETAMENTE o texto:

www.gustavobrigido.com.br

(1) foi destitudo da presidncia do (2) em processo relmpago de impeachment votado na noite de sexta-feira, 22 de junho de 2012, armado pela oposio de (3) no Senado - foram 39 votos a favor da cassao, 4 contra e duas ausncias. O processo la 'tapeto' abriu uma crise poltica no pas, com vrios protestos de organismos internacionais. Fonte: Caros Amigos, 23 de junho de 2012. a) b) c) d) e) 1 Frederico Franco; 2 Haiti; 3 direita. 1 Fernando Lugo; 2 Paraguai; 3 esquerda. 1 Frederico Franco; 2 Haiti; 3 esquerda. 1 Fernando Lugo; 2 Paraguai; 3 direita. 1 Frederico Franco; 2 Paraguai; 3 direita.

08. (PUC DPE-PR 2012) Leia a seguinte notcia: Pases integrantes do Mercosul tero reas de desertificao mapeadas A preocupao com a desertificao presente nos pases do Mercosul. A rea de Agricultura, Recursos Naturais, Gesto Ambiental e Mudanas do Instituto Interamericano de Cooperao para a Agricultura (IICA) no Brasil est empenhada em traar um diagnstico das reas que sofrem processo crtico de desertificao e degradao ambiental nos Estados-membros. O estudo est em andamento e os primeiros resultados devero ser conhecidos em novembro deste ano. O grupo responsvel pelo trabalho, alinhado Conveno das Naes Unidas de Combate Desertificao, quer, a partir do detalhamento, sugerir medidas de controle, de recuperao e de interveno fsica para reverter o cenrio atualmente considerado preocupante. Fonte: Agncia Brasil, 01/09/2012. Alm do Brasil, figuram entre os Estados-membros do Mercosul: a) Bolvia e Chile. b) c) d) e) Equador e Peru. Argentina e Chile. Colmbia e Paraguai. Argentina e Uruguai.

09. (VUNESP TJ-SP 2012) Leia. Farc e governo colombiano iniciam processo de paz As Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc) e o governo colombiano comearam na quinta-feira (18 de outubro) as negociaes para a paz, aps 50 anos de conflito. (Caros Amigos, 19.10.12)

www.gustavobrigido.com.br

Entre os pontos polmicos a serem negociados no processo de paz, est uma das principais causas polticas da guerrilha. Trata-se da questo: a) b) c) d) e) Do restabelecimento de relaes diplomticas com Cuba. Da nacionalizao do petrleo. Do livre comrcio com os EUA. Da terra e da estrutura fundiria. Da adeso da Colmbia ao Mercosul.

AULA 15 MP dos Portos


Entenda o que prev o texto da MP dos Portos Desde que comeou a tramitar no Congresso Nacional, a Medida Provisria (MP) dos Portos j sofreu mais de 150 modificaes. Apresentada pelo Executivo com o objetivo de definir um novo marco regulatrio para os portos brasileiros, a MP 595 vai definir as formas de explorao dos portos e instalaes porturias do pas. A MP estabelece que a explorao indireta de portos e instalaes porturias ser mediante concesso para os portos organizados e, nos casos de instalaes porturias, por arrendamento de bem pblico. Durante a tramitao na Comisso Mista do Congresso Nacional, o relator da MP, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), acatou sugestes apresentadas pelos parlamentares e, tendo elas por base, props alteraes em relao ao texto original. Veja quais so as alteraes: Reverso dos bens Em relao aos terminais de Uso Privado (TUPs), foi suprimido o artigo que previa a reverso de bens Unio, nos casos em que o autorizado viesse a cessar a explorao do terminal, o que na prtica significava uma desapropriao sem indenizao. Chamada pblica O novo texto detalhou o procedimento para a chamada pblica de interessados na instalao e explorao de TUPs, com o propsito de conferir maior segurana jurdica e transparncia ao processo. Terminal indstria Foi criada a figura do terminal indstria, que movimenta apenas carga prpria. Ser dispensada a chamada pblica e o processo seletivo, desde que isso no interfira indevidamente no funcionamento do porto organizado. Medidas para coibir concentrao Com o objetivo de prevenir a verticalizao do setor logstico brasileiro e favorecer a livre concorrncia, o novo texto inseriu dispositivos que vedam s empresas com mais de 5% de participao societria de empresas de navegao (armadores) a participar em licitao para arrendar ou a obter autorizao para operar terminais de Uso Privado.

www.gustavobrigido.com.br

Interveno da Antaq O novo texto apresenta modificaes para a utilizao do TUP por terceiros, com o propsito de tornar mais clara a possibilidade de a Agncia Nacional de Transportes Aquavirios (Antaq) obrigar o arrendatrio a movimentar cargas de terceiros em carter excepcional. Equalizao Quanto aos portos organizados, a proposta acolheu diversas emendas que estimulavam mais competitividade e igualdade de condies entre os TUPs. Definio da poligonal Foram fixados parmetros para a definio da poligonal que delimita a rea de porto organizado. Com o objetivo de aumentar a eficincia e estimular investimentos, foi aberta a possibilidade de autorizar o arrendatrio a expandir a rea do arrendamento, sempre que a medida for tecnicamente vivel e trouxer, de forma comprovada, maior eficincia. Critrios de licitao Os critrios de licitao foram reformulados, de forma a privilegiar a maior eficincia com a menor tarifa. Foi retirado do texto a meno de maior movimentao de cargas por se tratar de aspecto fora do domnio do arrendatrio. Porto 24 horas A fim de dar mais eficincia s operaes porturias, foi estabelecido turno de 24 horas para funcionamento dos portos, que s poder ser reduzido por ato do Poder Executivo quando no houver prejuzo segurana nacional e operao porturia. Renovao dos contratos Os contratos celebrados antes de 1993 podero ser renovados pelo prazo de at cinco anos. Outros, em vigor, podero ter sua prorrogao antecipada desde que o arrendatrio assuma a obrigao de realizar investimentos. Descentralizao A MP centralizou a realizao das licitaes e a formulao de diretrizes para os portos na Antaq e na Secretaria Especial de Portos (SEP). Porm, a fim de evitar excessiva centralizao administrativa, foi inserido um dispositivo prevendo que a Unio poder delegar aos estados ou municpios a elaborao do edital e a realizao de licitao para arrendamentos. Porturio avulso A relatoria preservou a prioridade de trabalho conferida ao porturio avulso, com o objetivo de proteg-lo de eventuais efeitos negativos que possam surgir com a modernizao dos portos. Regime de contratao Foi mantida a opo de contratar trabalhadores por prazo indeterminado sem a intermediao do rgo Gestor de Mo de Obra (Ogmo), respeitado o disposto em acordo ou conveno coletiva de trabalho. Condies de trabalho As modificaes propostas visam, segundo a relatoria, a melhorar as condies do trabalho porturio e garantir os direitos previstos na Conveno n 137 da OIT e nas conquistas reconhecidas aos trabalhadores porturios. Guarda Porturia Caber administrao dos portos organizar a Guarda Porturia. Categorias profissionais diferenciadas O novo texto reconhece que os trabalhadores que exercem as atividades de capatazia, estiva, bloco, conferncia e conserto de carga e

www.gustavobrigido.com.br

vigilncia de embarcaes constituem categorias profissionais diferenciadas, pleito de diversas representaes sindicais.

AULAS 16 19 Conflitos no Oriente Mdio


Doutrina Bush e o Afeganisto No dia 11 de setembro de 2001 o mundo ficou atnito diante das imagens difundidas com enorme rapidez e dramatizao: um avio faz uma manobra area excepcional e atinge em cheio uma das torres gmeas do World Trade Center, um dos maiores smbolos da hegemonia estadunidense e do sistema capitalista. Minutos depois, enquanto as imagens da primeira coliso j passavam nas telas de quase todo o mundo e pessoas e jornalistas perplexos tentavam entender o que ocorria, um segundo avio repete a faanha do primeiro e atinge em cheio a outra torre. O mundo parava para assistir ao vivo as consequncias do que logo ficou conhecido como o maior atentado terrorista da histria. O pnico se generalizou: sem se saber direito o que estava acontecendo, pessoas propalavam diferentes interpretaes acerca do ocorrido. Fruto do medo, carncia de maiores informaes e de experincias histricas anteriores, como, por exemplo, Pearl Harbor, falava-se at no incio da Terceira Guerra Mundial. No tardou para que o governo dos Estados Unidos, pressionado a se manifestar, apresentasse a verso oficial do ocorrido, prontamente aceita em virtude da sensibilidade aflorada e falta de outras interpretaes plausveis: os fatos no configuravam um mero acidente areo, mas sim, o maior atentado terrorista que a humanidade presenciara at ento. Se os radicais rabes eram os suspeitos imediatos, dada a ampla cobertura da mdia ocidental que, acertadamente ou no, intitulou de terrorismo vrias aes perpetradas por grupos palestinos ao longo das dcadas de 1960, 1970 e 1980, dias depois do ocorrido, Osama Bin Laden, saudita pouco conhecido pelo pblico em geral at ento, aparecia em um vdeo negando a autoria dos atentados. Entretanto, passado mais algum tempo, como que mudando de ideia aps ponderar sobre as repercusses do ocorrido, reaparece, s que desta vez assumindo todo o planejamento das aes. A trama estava armada e os atores prontos para entrarem em cena: o presidente dos Estados Unidos da Amrica logo classificou os atentados como uma declarao de guerra e em um desastroso discurso caracterizou a possvel reao de seu pas como uma nova cruzada a ser travada contra o mal, no caso os ardilosos terroristas. Discursando a partir de um arcabouo muito distinto, entretanto em essncia quase idntico ao do presidente estadunidense, Bin Laden tambm conclamava os seus a travarem uma guerra santa contra quem ele considerava, no esteio dos discursos de Aiatol Khomeini, o mal personificado ou o Grande Sat. Tanto no dia em que as torres gmeas foram ao cho quanto naqueles que o seguiram, diferentes reaes populares foram noticiadas assim como um discurso quase homogneo de compadecidas lideranas mundiais que apresentavam seu pesar nao estadunidense, dispondo-se a auxili-la em sua campanha contra o terror. Enquanto que a imensa maioria dos habitantes do planeta se solidarizava com o sofrimento decorrente dos ataques, minorias comemoravam o golpe desfechado contra a nao que representava para eles um dos maiores opressores e terroristas da histria. Assim, ao lado dos

www.gustavobrigido.com.br

depoimentos de parentes de vitimas e discursos emocionados de pessoas que apelavam para valores humanitrios, alguns poucos rabes e muulmanos, mormente palestinos calejados pelo sofrimento decorrente da prolongada guerra contra os israelenses, desfilavam eufricos nas ruas queimando e pisoteando as bandeiras de seus inimigos, Israel e Estados Unidos. O fato que aps 11 de setembro de 2001, as palavras terrorismo e rabes se tornaram quase que uma s coisa no imaginrio de boa parte das pessoas. Assim, o conceito terrorismo perde sua funo explicativa e passa a ser utilizado como uma estratgia poltica, afinal, inicia-se a Guerra contra o Terrorismo. Quanto s conseqncias dos ataques, pode-se resumir a importncia das vrias mudanas ocorridas no mbito poltico internacional a partir do posicionamento do historiador John Lewis Gaddis que, muito provavelmente dialogando com Eric Hobsbawm, define o 11 de setembro como a data de inicio de uma nova era, A Era do Terror. A partir dos acontecimentos fatdicos que tiveram lugar no dia 11 de setembro, no qual incontestavelmente milhares de pessoas perderam suas vidas e diversas outras ficaram desoladas com a morte repentina e atroz de seus entes queridos, o presente artigo discute o conceito de terrorismo e sua vinculao ao isl, perscrutando os antecedentes bem como reconstruindo a trajetria de Osama Bin Laden e seu discurso. Em um segundo momento, apresenta o discurso oficial acerca do 11 de setembro e discute tanto a poltica externa estadunidense adotada aps os acontecimentos quanto os discursos do ento presidente George W. Bush. Obama sepulta oficialmente a 'doutrina Bush' A nova doutrina de segurana nacional dos EUA amplia o conceito de segurana para incluir aquecimento global, guerra ciberntica e endividamento como ameaas, ao lado de terrorismo domstico e proliferao nuclear. A chamada "doutrina Obama" uma ruptura drstica com a abordagem de George W. Bush, que pregava intervenes militares unilaterais. No relatrio de Estratgia de Segurana Nacional, divulgado ontem, o presidente Barack Obama enfatiza a necessidade de agir com apoio de outros pases e de instituies multilaterais, alm de sublinhar a importncia da diplomacia, em vez do militarismo. Na doutrina Obama, a luta no mais contra o terrorismo islmico, como se definia no governo Bush. Obama determina de forma mais exata o adversrio dos EUA: a AlQaeda e seus aliados. "Nosso inimigo no o terrorismo, porque o terrorismo uma ttica", disse John Brennan, conselheiro da Casa Branca. "E ns no descrevemos nossos inimigos como islmicos ou jihadistas." No relatrio, a Casa Branca reconhece a emergncia de outras potncias e as limitaes dos EUA, "endurecidos pela guerra" e "punidos por uma crise econmica devastadora". Essa tambm uma diferena marcante em relao a Bush, que no admitia a emergncia de novas potncias. "Precisamos encarar o mundo como ele ", afirma Obama na introduo do relatrio. A secretria de Estado Hillary Clinton apresentou a nova estratgia em evento e afirmou que os EUA no podem depender de uma "diplomacia militarizada". "Estamos saindo de uma forma mais direta de exerccio do poder para uma mistura mais sofisticada e difcil de poder indireto e influncia. Por isso, o chamado smart power no apenas um slogan", disse Hillary.

www.gustavobrigido.com.br

O documento, de 52 pginas, usado para estabelecer as prioridades do governo e comunic-las ao Congresso, aos americanos, e aos estrangeiros. No relatrio, Obama volta a prometer que fechar a priso em Guantnamo, mas no especifica quando ou como. Na doutrina Obama, no h meno a ataques preventivos, propostos por Bush. Mas Obama no exclui a possibilidade de iniciar um ataque contra um inimigo. "O uso da fora s vezes necessrio, mas vamos esgotar as possibilidades antes de recorrer guerra, e cuidadosamente pesar os riscos e custos da ao, comparada inao", diz o relatrio. Se for necessrio agir, "vamos buscar amplo apoio internacional, trabalhando com instituies como a Otan e o Conselho de Segurana da ONU". 10 anos da guerra do Iraque

H pouco mais de dez anos, em 19 de maro de 2003, Os Estados Unidos invadiram o Iraque e deram incio a uma das guerras mais caras, polmicas e desastrosas de sua histria, que durou quase nove anos. A Operao Liberdade Iraquiana levou 21 dias e teve apoio de tropas do Reino Unido, da Austrlia e Polnia. Ela foi deflagrada durante o governo de George W. Bush (2001-2009), um ano e meio aps os ataques s torres gmeas do World Trade Center em 11 de setembro de 2001. O presidente americano justificou a invaso com a suposta existncia de armas de destruio em massa pelo regime de Saddam Hussein, um dos mais violentos do Oriente Mdio. O risco era de que o armamento chegasse a grupos terroristas como a Al Qaeda, responsvel pelos atentados em Nova York. Essas armas, porm, nunca foram encontradas e poucos acreditam que existiam. Alm disso, a ligao de Saddam com Osama bin Laden era implausvel, pois eram inimigos. Havia ainda uma inteno humanitria de destituir o ditador e estabelecer a democracia no Iraque. Nos bastidores do teatro de operaes, contudo, havia interesse de Washington em controlar o petrleo iraquiano (9% das reservas mundiais) e o domnio estratgico do Oriente Mdio. Na poca, Bush tinha apoio da populao e da imprensa para promover sua "guerra contra o terror". Os americanos ainda estavam abalados e com medo de novos ataques terroristas. Nos anos seguintes, entretanto, a guerra tornou-se fonte de despesas e escndalos massacres nas ruas de Bagd e denncias de torturas de presos iraquianos na priso de Abu Ghraib que abalaram a confiana no imprio americano. Os Estados Unidos ainda se envolveram em outra guerra, no Afeganisto, e enfrentaram a maior crise econmica desde a Grande Depresso (1929-1933). Somente a guerra no Iraque custou US$ 2,2 trilhes, valor comparvel ao PIB brasileiro. O nmero de mortos chegou a 4.805 militares das foras de coalizo e 134 mil civis iraquianos.

www.gustavobrigido.com.br

O desgaste poltico de Bush com a guerra, agravado pela demora ao socorro s vtimas do furaco Katrina, em 2005, foi tambm decisivo para a vitria do democrata Barack Obama nas eleies presidenciais de 2008. Obama foi eleito com a promessa de resolver a crise financeira e retirar as tropas do Iraque. Ditador O Iraque situa-se em uma regio que abrigou as primeiras civilizaes humanas. A capital, Bagd, foi o centro do mundo islmico e a maior cidade da Idade Mdia. Rico em petrleo (descoberto em 1927), o Iraque tinha todas as condies para ser uma nao rica. Mas sculos de guerras e ocupao estrangeira, com consequentes instabilidades poltica e econmica, impediram que se desenvolvesse. O Iraque nunca conheceu a democracia. Aps quatro sculos de domnio Otomano, o territrio virou colnia do Reino Unido e, aps a Independncia, em 1932, sofreu sucessivos golpes de Estado, at a chegada do partido de Saddam Hussein, o Baath, ao poder em 1968. O partido dominou o pas por 35 anos, at a invaso americana. Saddam assumiu a presidncia em 1979. Na poca da Guerra Fria (1945-1991), o ditador tinha apoio do governo americano por terem, ambos, o Ir como inimigo comum. A situao mudou em 1990 quando o exrcito iraquiano invadiu o Kuwait, pas vizinho, e iniciou a Guerra do Golfo Prsico (1990-1991). De certo modo, a invaso americana em 2003 foi uma continuao da Guerra do Golfo. Ela terminou com a deposio e captura do ditador iraquiano em 2003. Saddam foi condenado morte e executado em dezembro de 2006. A queda do regime de Saddam marcou o fim da invaso, mas o comeo de um processo de reconstruo do Iraque, que se mostrou mais demorado e difcil do que o esperado. Violncia A sociedade iraquiana formada por trs grupos tnicos e religiosos que lutam entre si h sculos. Os rabes perfazem 80% da populao de 29 milhes de habitantes. Os curdos esto entre 15 e 20% desse total. A principal religio a muulmana, dividida entre xiitas (62%) e a minoria sunita (35%). Os rabes sunitas governaram o pas desde sua criao, em 1920. Aps a ocupao, os americanos permaneceram no pas para treinar foras de segurana iraquianas e constituir um governo pluralista, que representasse todas essas etnias. Em outubro de 2005, os iraquianos aprovaram uma Constituio mediante um referendo nacional. Em dezembro, foi composto o Parlamento, no primeiro governo constitucional no pas em quase 50 anos, de maioria xiita. Mas a tenso entre milcias sunitas e xiitas provocou atentados violentos entre 2005 e 2007. As tropas americanas finalmente deixaram o Iraque em 18 de dezembro de 2011. Hoje, apesar da instabilidade poltica, a economia iraquiana est melhor do que em 2003, registrando um crescimento mdio de quase 7% ao ano. A violncia nas ruas tambm diminuiu, ainda que os atentados continuem acontecendo em Bagd. Para os Estados Unidos, a guerra do Iraque resultou em perdas polticas, econmicas, ideolgicas e estratgicas. No contexto geopoltico do Oriente Mdio, a queda do regime secular de Saddam Hussein fortaleceu o Ir e o fundamentalismo islmico, antecipando a Primavera rabe.

www.gustavobrigido.com.br

Entenda a tenso envolvendo a Coreia do Norte As duas Coreias esto, tecnicamente, em estado de guerra desde a metade do sculo passado. Ao final da Segunda Guerra, a pennsula ficou sob influencia da Unio Sovitica no norte e dos Estados Unidos no sul. Entre 1950 e 1953, um conflito armado causou a morte de mais de 1 milho de pessoas na regio, e o armistcio de 53 no acabou com a tenso que se intensificou nos ltimos meses. Em maro, exerccios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul levaram Pyongyang a encerrar uma linha de comunicao direta com Seul, e a Coreia do Norte anunciou ao mundo que estava em estado de guerra, prometendo reativar uma usina nuclear. Observadores tentam interpretar as aes do lder norte-coreano, Kim Jong-un: se est genuinamente preocupado com um possvel ataque ao seu pas ou se, ainda inseguro aps substituir seu pai como chefe de estado, tenta mostrar firmeza populao. Analistas acreditam que a possibilidade de um ataque nuclear muito baixa, mas a Coreia do Norte se diz determinada a produzir msseis capazes de atingir os Estado Unidos. A diviso das Coreias No sculo anterior Era Crist, a atual pennsula Coreana foi dividida em trs reinos: Silla, Koguryo e Paekche. Nos sculos seguintes, o territrio foi disputado por chineses, mongis, japoneses e russos. Em 1910, o Japo anexou a regio e tentou suprimir a lngua e a cultura coreanas. Na Segunda Guerra Mundial, milhares de coreanos foram levados para trabalhos forados no pas e em pases sob seu domnio. Mas o Japo teve de se render em 1945, e a pennsula Coreana foi dividida em duas zonas de ocupao pelos vencedores da guerra: uma norte-americana no sul, e outra sovitica no norte, correspondendo ao antagonismo da Guerra Fria. Em 1948 so criados dois Estados: Coreia do Norte e Coreia do Sul. Em 1950, os norte-coreanos invadem o sul. A ONU envia tropas, formadas principalmente por soldados norte-americanos, que contra-atacam e ocupam a Coreia do Norte. A China entra na guerra e, em 1951, conquista Seul, a capital sul-coreana. Nova ofensiva dos EUA empurra as tropas chinesas e norte-coreanas de volta ao paralelo 38 a linha que separa as duas Coreias. Mais de 5 milhes de pessoas morrem em trs anos de guerra, sendo que pelo menos 2 milhes so civis. A trgua assinada em 1953 cria uma zona desmilitarizada entre as duas Coreias, mas a guerra nunca foi oficialmente terminada. No fim dos anos 1990, as Coreias ensaiaram uma aproximao: a crise econmica do Norte, cujo efeito mais dramtico a escassez de alimentos, o torna dependente de ajuda humanitria do Sul. O avano do programa nuclear norte-coreano nos ltimos anos, contudo, prejudica o processo de paz. Os dois pases chegam beira de um conflito em 2010, quando os norte-coreanos bombardeiam um navio e uma ilha da Coreia do Sul. Isso deflagrou um dos mais graves atritos entre os dois pases desde o armistcio de 1953. Coreia do Norte: Eixo do Mal Em 2002, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, incluiu a Coreia do Norte, junto com Iraque e Ir, no grupo que chamou de eixo do mal uma lista de pases que apoiam organizaes terroristas ou produzem armas de destruio em massa. No mesmo ano, a Coreia do Norte inaugura uma zona industrial especial em Kaesong, onde

www.gustavobrigido.com.br

empresas sul-coreanas se instalam e empregam a mo de obra norte-coreana. A instvel relao entre os dois pases, contudo, ameaa esse arranjo. Pyongyang tambm passa a liberar a atuao de comrcios privados restritos. Coreia do Sul: da ditadura democracia O Estado sul-coreano surgiu em maio de 1948, quando a zona ocupada pelos Estados Unidos (EUA), na metade sul da pennsula, se torna um pas independente sob a liderana do nacionalista Syngman Rhee. Em 1950, a nova nao invadida pela Coreia do Norte, dando incio Guerra da Coreia, que dura at o armistcio de 1953. Rhee permanece no poder at 1960, quando renuncia em meio a acusaes de corrupo. Seu sucessor, Chang Myon, deposto em 1961, em um golpe militar chefiado pelo general Park Chung Hee. Em 1972, aps ser confirmado no cargo por eleies consideradas fraudulentas, Park instaura uma ditadura militar. A era Park, na qual o autoritarismo coexiste com a modernizao industrial, termina com seu assassinato, em 1979. Um ms depois, o general Chun Doo-Hwan lidera um golpe militar. Novos protestos, em 1987, obrigam Chun a convocar eleies diretas para a escolha de seu sucessor. O candidato governista, Roh Tae Woo, vence e, em 1992, faz de seu sucessor, Kim Young-Sam, o primeiro presidente civil depois de 30 anos. Em 1994, agrava-se a tenso com a Coreia do Norte, diante da recusa do vizinho em permitir a inspeo internacional de seus reatores nucleares. A crise encerrada com um acordo promovido pelos EUA.

Ir: Sucesso reabre janela de dilogo; avano incerto A chegada de Hasan Rouhani presidncia do Ir tende a resultar em um comportamento mais razovel das partes envolvidas nas negociaes em torno do programa nuclear do pas. A avaliao de especialistas consultados pela Agncia Estado. Na tera-feira, menos de 48 horas depois de ter tomado posse, o novo presidente do Ir manifestou a prontido de seu pas para engajar-se novamente nas negociaes com as potncias internacionais sobre os rumos do programa nuclear da repblica islmica. "O Ir est pronto para engajar-se em conversas srias e substanciais, sem perda de tempo", declarou Rouhani em sua primeira entrevista coletiva como presidente iraniano. Ele aproveitou para manifestar expectativa de que a postura do Ocidente seja "de dilogo, e no de ameaas." Essa abertura pode ser considerada tudo, menos inesperada. Em junho, ao irem s urnas, os eleitores iranianos priorizaram temas de ordem prtica. O apoio beligerante retrica anti-Ocidente adotada por Ahmadinejad acabou em segundo plano quando confrontado com as dificuldades enfrentadas por uma crescente parcela da populao no cotidiano, em especial por causa dos embargos impostos ao Ir pelos Estados Unidos e alguns de seus aliados diante das suspeitas de que o pas teria a ambio de desenvolver um programa nuclear blico. O Ir sustenta que seu programa nuclear civil e tem finalidades pacficas, como a gerao de energia eltrica e a pesquisa de istopos medicinais, estando de acordo com as normas do Tratado de No-Proliferao Nuclear, do qual signatrio. Diante disso, o moderado Hasan Rouhani, tido inicialmente como um azaro, consolidou na reta final da campanha o apoio dos ex-presidentes Mohammed Khatami e

www.gustavobrigido.com.br

Akbar Hashemi Rafsanjani. Elegeu-se em primeiro turno, vencendo candidatos conservadores que contavam com a simpatia dos aiatols. "O povo talvez quisesse algum mais conciliador, e Rouhani um exmio negociador. A fama dele nesse aspecto folclrica, alis. Talvez at por isso haja toda essa averso ao Ahmadinejad neste momento", diz Olavo Henrique Furtado, professor de negcios internacionais da Trevisan Escola de Negcios. Trata-se de uma situao exatamente oposta de quando Ahmadinejad elegeu-se para seu primeiro mandato presidencial, em 2005. Na ocasio, ele conseguiu capitalizar o descontentamento dos iranianos com as infrutferas tentativas de dilogo com o Ocidente defendidas pelo ento presidente Mohammed Khatami, da linha moderada. J em 2009, quando foi reeleito, a oposio denunciou fraude eleitoral e os protestos contra os resultados oficiais foram brutalmente reprimidos pelas foras de segurana. Furtado acredita que a tendncia agora de que um novo processo de negociao comece a tomar forma, mas impossvel fazer qualquer tipo de previso sobre quando isso ocorreria, especialmente por causa do histrico de volatilidade regional. "Toda vez que surge um fato novo, voc abre a porta para um novo tipo de postura. difcil prever quanto tempo isso pode demorar, mas a janela se abriu e haver alguma reao imediata, mais sada de Ahmadinejad do que eleio de Rouhani", acredita Furtado. J o diretor da Campanha Internacional pelos Direitos Humanos no Ir, Hadi Ghaemi, diz esperar uma abordagem mais razovel das negociaes nucleares. "A expectativa muito grande no Ir, mas um encaminhamento positivo das negociaes vai exigir sinceridade dos dois lados, tanto dos norte-americanos quanto dos iranianos", adverte. improvvel, por exemplo, que a sucesso presidencial resulte em alguma mudana nas posies conhecidas do Ir, como insistir em seu direito de explorar a energia nuclear com fins pacficos. "O Ir no um Estado laico. O regime governado pelos aiatols. Qualquer postura mais moderna vai sempre esbarrar nessa dicotomia de abertura econmica e questes polticas", afirma Furtado. Para ele, no se deve entender que o novo presidente adote uma postura de mudana radical. "Existe um projeto iraniano, independente de quem seja o presidente, de ser uma potncia regional. E isso no vai mudar", observa. Ghaemi, por sua vez, salienta que ningum at agora produziu provas de que o Ir esteja construindo uma bomba, mas o governo iraniano tambm no vem sendo muito cooperativo ou transparente em relao ao programa nuclear. "Dito isto, os dois lados tm preocupaes vlidas. Rouhani prometeu transparncia e disse que vai permitir a realizao de inspees para acalmar a comunidade internacional e mostrar que a atividade nuclear iraniana tem fins pacficos. a esse ponto que precisamos chegar", diz o iraniano. Ele acredita que o novo presidente vai se empenhar em melhorar a situao, mas preciso lembrar que o lder supremo do Ir, o aiatol Ali Khamenei, ainda detm a palavra final e ainda preciso observar se ele ir apoiar ou no os esforos de Rouhani. "E isso no vai ser fcil", antecipa Ghaemi.

www.gustavobrigido.com.br

AULAS 20 23 Bateria 3 Exerccios


01. (CESPE TJ-AC 2012) Quando o exrcito israelense assassinou o comandante militar do Hamas em Gaza, dando incio ao atual conflito, o alvo no era s um lder palestino, mas tambm uma linha de suprimento de foguetes do Ir que, pela primeira vez, possibilitou ao Hamas atacar to longe quanto Tel Aviv e Jerusalm. O comandante morto transformou a milcia do Hamas em uma fora disciplinada com armas, como os foguetes Fajr-5, que aumentaram significativamente os riscos para as maiores cidades israelenses. O Globo, 19/11/2012, p. 22 (com adaptaes). Considerando o fragmento de texto acima como referncia inicial e a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes. 1. O petrleo, vital para a economia mundial contempornea, a grande riqueza do Oriente Mdio. 2. Impossibilitado de receber ajuda de pases ocidentais, Israel mantm-se economicamente com o auxlio de alguns pases rabes, como o Iraque e a Sria. 3. O Oriente Mdio uma das regies do mundo contemporneo onde mais ocorrem ataques blicos, tendo sido palco de sucessivos conflitos nas ltimas dcadas. 4. O Hamas o partido poltico que governa atualmente o Estado da Palestina. 5. Entre os pases rabes, o Ir o mais tolerante e pacifista. 02. (CESPE MME 2013) Em relao ao movimento denominado Primavera rabe, assinale a opo correta. a) O no cumprimento de reformas democrticas na Sria exacerbou os nimos de opositores ao regime do presidente Bashar al-Assad, o que originou uma srie de protestos com o objetivo de derrubar o governo do presidente. b) O presidente do Egito, Muammar Kadafi, um dos ditadores que ainda resiste onda de revolues da Primavera rabe. c) O prolongado episdio de guerra na Lbia provocou mudanas histricas e culminou com a queda do ditador Hosni Mubarak. d) Israel um dos protagonistas das tenses no Oriente Mdio. A deposio do presidente Benjamin Netanyahu, realizada por seus opositores, deu incio a uma guerra civil no pas. e) A Primavera rabe provocou mudanas histricas surpreendentes. Nesse momento histrico, o primeiro ditador deposto foi o presidente do Ir, Mahmoud Ahmadinejad.

www.gustavobrigido.com.br

03. (CESPE TJ-DF 2013) Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos diversos do cenrio geopoltico mundial. 1. O Brasil advoga, juntamente com outros pases, a ampliao do nmero de assentos permanentes e no permanentes no Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas, rgo que detm capacidade jurdica para autorizar o uso da fora e fazer cumprir suas decises em caso de ruptura da paz ou de ameaa paz e segurana internacional. 2. A descoberta de petrleo na camada pr-sal do leito ocenico do litoral brasileiro representou um marco para o desenvolvimento econmico do pas e possibilitou o aproveitamento da mo de obra altamente qualificada de que o pas dispe para o trabalho de pesquisa e extrao do petrleo nos postos. 3. O primeiro-ministro israelense anunciou, recentemente, a construo de um muro de segurana ao longo da fronteira de Israel com a Sria, em decorrncia do temor de ataques terroristas e da formao, no pas vizinho, com a eventual derrubada do regime srio, de um Estado islmico antissionista. 04. (FCC DPE-SP 2013) A poltica externa desenvolvida pelo Itamaraty durante o ano de 2012 pode ser considerada discreta, mas atuante. Entre os fatos mais expressivos das relaes internacionais brasileiras pode-se destacar: a) As negociaes para que o pas passe a integrar a OCDE, bloco formado pelos pases ricos. b) As fortes sanes comerciais impostas aos pases do norte da frica aps a primavera rabe. c) O aumento da participao das tropas que desenvolvem misso de paz em territrio do Haiti. d) O voto favorvel elevao da Palestina condio de Estado membro observador da ONU. e) A articulao com os Estados Unidos para frear a presena comercial da China na Amrica Latina. 05. (FUNCAB Prefeitura de Vassouras-RJ 2012) O Secretrio-Geral da ONU, Ban Kimoon, elevou ontem o tom contra o governo de Bashar al-Assad. Segundo Ban, o nmero de incidentes violentos e mortes aumentou no pas governado por al-Assad nos ltimos dias, um sinal de que o cessar-fogo claramente incompleto. A reunio de ontem, na ONU, contou com trs dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurana, alm de Arbia Saudita, Qatar, Turquia, entre outros pases. Juntas, as naes presentes consideraram o plano de paz do enviado especial da ONU e da Liga rabe, Kofi Annan, como a ltima chance para a paz no pas de al-Assad. (Ban acusa Assad de violao total da trgua. O Globo. 20 abr. 2012, O mundo, p. 31. Adaptado.)

www.gustavobrigido.com.br

O pas rabe ao qual se dirigem os comentrios do Secretrio-Geral e as aes da ONU a: a) Lbia. b) c) d) e) Sria. Arglia. Tunsia. Eritreia.

06. (FEPESE DPE-SC 2013) A Primavera rabe, nascida na Tunsia quando um jovem vendedor de frutas ps fogo em suas roupas, espalhou-se por outros pases e provocou importantes mudanas polticas. Assinale a alternativa em que todos os pases enumerados foram atingidos por esse movimento poltico. f) g) h) Kuwait, Ir, Turquia, Israel e Sria. Imen, Tunsia, Lbia, Egito e Sria Tunsia, Israel, Lesoto, Egito e Sria

i) Imen, Arbia Saudita, Iraque e Egito. j) Catar, Egito, Israel e Repblica rabe Unida.

07. (FEPESE DPE-SC 2013) Com mais de 51% dos votos, o engenheiro Mohammed Mursi tornou-se o primeiro presidente do Egito escolhido pela populao. A eleio de Mursi, segundo um nmero significativo de analistas, s foi possvel graas ao apoio interno de um grupo de religiosos conservadores, para os quais o Isl a soluo para os problemas dos pases da regio. O grupo a que se refere o texto o(a): a) b) c) d) e) Al Qaeda. Jihad Islmico. Irmandade Muulmana. Hizbollah (Partido de Deus). Hamas (Movimento de Resistncia Islmica).

08. (FUNCAB PC-RO 2012) Desde os primeiros conflitos nacionais ocorridos na frica do Norte no incio de 2011 e que ficaram conhecidos como Primavera rabe, vrios outros pases tambm passaram por conflitos envolvendo parte da populao e o governo. Atualmente, o pas do Oriente Mdio onde ocorrem os conflitos mais intensos entre parte da populao e o governo :

www.gustavobrigido.com.br

a) b) c) d) e)

Lbano. Jordnia. ndia. Kuwait. Sria

09. (VUNESP SEJUS-ES 2012) Leia o texto. Atirador que matou 77 pessoas na (...) condenado a 21 anos de priso Como a culpa de Anders Breivik, de 33 anos, no estava em questo, o tema central do julgamento, que terminou no dia 22 de junho, foi sua sade mental. O tribunal argumentou que o atirador sofre de transtorno de personalidade, e no de psicose, o que no justifica uma internao psiquitrica. O veredicto, que o acusado ouviu com um sorriso depois de ter feito a habitual saudao de extrema-direita na entrada do tribunal e que correspondeu a seu desejo de no ser considerado demente, encerra o julgamento de dez semanas do autor dos ataques [em 2011] que traumatizaram a (...) e provocaram choque em todo o mundo. Breivik foi sentenciado a uma custdia mxima de 21 anos e a uma mnima de 10 anos, explicou a juza principal, antes de assegurar que o veredicto foi unnime. A custdia uma figura legal do Direito (...), que, na prtica, pode equivaler a uma priso perptua. (http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/08/atirador-que-matou-77..., 24.08.2012. Adaptado) O pas ao qual se refere a notcia a: a) Finlndia. b) c) d) e) Holanda. Noruega. Rssia. Sucia.

10. (CESPE IBAMA 2012) Considerando o quadro de conflitos na Sria, iniciados em 2011, julgue os itens subsequentes. 1. O conflito na Sria inaugurou o processo histrico conhecido como Primavera rabe. 2. Kofi Annan, ex-secretrio geral da ONU, o atual mediador da Liga rabe e tambm da ONU para os conflitos na Sria, entre o regime do presidente Bashar al-Assad e os rebeldes que querem destitu-lo do poder.

www.gustavobrigido.com.br

11. (CESPE MPE-PI 2012) O ano de 2011 foi marcado pela chamada Primavera rabe, uma srie de revoltas em pases rabes contra regimes ditatoriais, alguns instalados h dcadas. A respeito da chamada Primavera rabe, julgue os itens a seguir. 1. Na Tunsia, pas onde se iniciaram as revoltas, o partido islmico foi o vencedor das primeiras eleies realizadas no pas, alcanando a maioria absoluta dos votos, controlando, assim, sozinho, o parlamento e o governo nacional. 2. A queda da ditadura de Hosni Mubarak no Egito no significou o fim de conflitos entre muulmanos e cristos coptas, minoria religiosa que sofre frequentes ataques. 3. H fortes indcios de que o antigo lder lbio, Muhammar Kadhafi, tenha sido executado sumariamente pelos rebeldes pouco aps a sua captura. 4. No Egito, o antigo presidente Hosni Mubarak, aps deixar o poder, foi levado a julgamento, sob a acusao de ser responsvel pela morte de ativistas que protestaram contra seu regime. 12. (CESPE TRE-RJ 2012) Julgue os itens seguintes, relativos aos recentes conflitos ocorridos na Sria. 1. Ao contrrio de outros pases da regio, a Sria uma ditadura militar cujo governante-mor, Bashar Assad, foi o responsvel pela introduo da sharia, a lei islmica, razo pela qual foi instaurada a revolta das minorias religiosas do pas. 2. O governo de Bashar Assad, como o de seu pai, legitimava-se politicamente em uma ideologia de nacionalismo pan-rabe e de oposio a Israel. 3. Um dos aliados do governo srio a Rssia, grande fornecedora de armas para esse governo. 4. A crise poltica da Sria movida basicamente por questes religiosas, muito em virtude de a Sria ser o nico pas rabe cuja maioria da populao crist. 13. (VUNESP TJ-SP 2012) A morte do embaixador americano na Lbia, em setembro de 2012, teve relao com: a) Os protestos contra um filme anti-islmico produzido nos EUA, que circulou pelo mundo rabe, provocando descontentamento e revolta. b) A continuao do conflito entre as tropas leais ao ditador Muammar Gaddafi, j falecido, e os invasores ingleses e americanos. c) A radicalizao da chamada primavera rabe, agora com a inteno dos jovens de expulsar as potncias imperialistas ocidentais.

www.gustavobrigido.com.br

d) O anncio dos EUA, da Inglaterra, da Frana e da Alemanha de que haveria uma nova investida militar da OTAN contra a Lbia. e) A perspectiva pessimista dos pases rabes do norte da frica de que os conflitos na Sria se estenderiam ao continente africano. 14. (CESGRANRIO CAIXA 2012) O mundo no vai acabar em 2012. Que pena!, diro os cnicos. Mas, para aqueles que so, em variados graus, mais otimistas, 2012 ser um ano de atos de equilibrismo. A Primavera rabe vai tornar-se outro vero. SUU KYI, A. Um senso de equilbrio. The economist/ Revista Carta Capital, So Paulo: Conana. O mundo em 2012, n. 677, jan./fev. 2012, p.86. A expresso Primavera rabe, empregada no texto, refere-se aos levantes polticos de 2011 ocorridos majoritariamente no: f) g) h) Norte da frica Sudeste da frica Sudeste da sia

i) Nordeste da sia j) Centro-sul da Europa

15. (CESPE IRB 2012) Com relao s revoltas populares que culminaram com a derrubada de regimes polticos na Tunsia, Egito e Lbia e deflagram guerras civis em outros pases do Oriente Mdio, julgue (C ou E) os seguintes itens. 1. A estratgia adotada por Kofi Annan, ex-secretrio-geral da ONU e enviado

especial das Naes Unidas para instar as partes em conflito a depor as armas e buscar um acordo pacfico, tem-se mostrado bem-sucedida no convencimento das partes em relao a um cessar-fogo temporrio.

2.

O Conselho Nacional Srio, principal fora da oposio ao regime de Bashar Al-

Assad, tem feito apelos por uma interveno militar internacional para depor o dirigente srio e permitir a tomada do poder pelos rebeldes.

3.

Em fevereiro de 2011, o Conselho de Segurana da ONU rejeitou proposta de

resoluo que instava os dois lados do atual conflito armado na Sria a cessarem

www.gustavobrigido.com.br

imediatamente a violncia e a guerra civil em razo do nico veto resoluo, dado pela Rssia, um dos cinco membros permanentes do Conselho com direito a veto.

4.

Em tentativa anterior do Conselho de Segurana das Naes Unidas de aprovar

resoluo contra o regime de Bashar al-Assad, em outubro de 2011, o Brasil posicionou-se, juntamente com as potncias ocidentais membros permanentes do Conselho, 5. favoravelmente aprovao da resoluo.

16. (CESPE AL-ES 2011) O Oriente Mdio continua sendo uma das mais tensas regies do mundo. Uma questo que se arrasta no tempo e que foi levada formalmente Organizao das Naes Unidas (ONU), em 2011, a que se refere efetiva criao e ao pleno reconhecimento como tal pela ONU do Estado do (a): a) b) c) d) e) Iraque. Ir. Palestina. Lbano. Jordnia.

17. Observe o mapa.

O governo quirguiz confirma 223 mortes e 1971 pessoas feridas nos dois lados do pior episdio de violncia tnica no empobrecido pas da sia Central, desde o colapso da

www.gustavobrigido.com.br

Unio Sovitica. Os nmeros oficiais incluem somente as mortes registradas nos maiores hospitais. A ONU estima que 400 mil pessoas tenham fugido de casa por causa da violncia. Entidades de ajuda internacional se apressam para levar ajuda s vtimas dos distrbios. (DISPUTA..., 2010, p. B11). A partir das informaes contidas na ilustrao e no texto e com base nos conhecimentos sobre cultura, diversidade cultural e conflitos tnicos no mundo atual, correto afirmar: 1. Os conflitos tnicos so provocados pelas disparidades econmicas entre as classes sociais, as quais, uma vez superadas, determinam tambm a superao desses conflitos. 2. A ilustrao sugere que as fronteiras polticas na sia Central so estabelecidas a partir das etnias predominantes nas diferentes regies, o que no exclui a presena de grupos tnicos minoritrios e dominados. 3. A geopoltica atual do continente africano apresenta uma diviso de fronteiras organizadas a partir da imposio de interesses das naes imperialistas, sem levar em conta as tenses intertnicas dentro dessas fronteiras. 4. Povos africanos trazidos para o Brasil foram facilmente submetidos ao cativeiro, porque falavam a mesma lngua, fator de identificao de todas as etnias aqui escravizadas. 5. O Afeganisto, localizado em territrio montanhoso e desrtico, tem sido cenrio do encontro de culturas e etnias, ao longo dos sculos, sendo atualmente objeto de estranhamento por parte dos pases ocidentais, em razo de aspectos peculiares de sua cultura, marcada profundamente por traos religiosos. 6. O colapso da URSS, nos anos 90 do sculo passado, e a desagregao polticoeconmica da resultante favoreceram a expanso da violncia na regio, permitindo a ocorrncia de altos ndices registrados no texto. 7. O continente europeu, por apresentar um elevado nvel de civilizao, j superou as dificuldades de convivncia entre etnias diferentes, repudiando, com firmeza, aes de intolerncia e de xenofobia contra grupos de culturas diferentes, estabelecidos em seu territrio.

18. No h uma definio de terrorismo que seja aceita por toda a comunidade internacional. H diversas acepes, que variam conforme o propsito das aes e o entendimento sobre o tema. Em comum, esses conceitos apresentam o uso da violncia como motivao poltica, que os difere das aes unicamente criminosas, motivadas por lucro ou por desvios de comportamento [RAMOS JR., 2003]. Essa violncia se realiza no mbito psicolgico dos indivduos e objetiva destruir o moral de suas vtimas. Seu efeito um pavor incontrolvel. (WOLOSZYN, 2006).

www.gustavobrigido.com.br

Contradies e conflitos envolvem pases com diferentes orientaes poltico-ideolgicas e/ou rivalidades econmicas. A partir da anlise do texto e dos conhecimentos sobre a utilizao do terrorismo como arma de guerra, no mundo contemporneo, correto afirmar: 1. O registro de atos terroristas no mundo atual sugere que se trata de um fenmeno de carter nacional e internacional, executado por motivaes polticas e/ou religiosas, que visa desestabilizar o sistema poltico a que se ope. 2. A violncia urbana, associada ao trfico de drogas, difere da violncia produzida pelo terrorismo, por carecer de motivao ideolgica. 3. A guerrilha urbana que marcou cidades de grande porte, no Brasil dos anos mais duros da ditadura militar, foi classificada pelos governos da poca como terrorismo e, para combat-lo, incentivavam a delao atravs de ameaas que tambm aterrorizavam a populao. 4. Pessoas acusadas de atuar em aes terroristas contra os Estados Unidos tm sido sistematicamente recolhidas base norte-americana de Guantnamo, em Cuba, que tem sofrido denncias de violao contra os direitos humanos. 5. O terrorismo, no entendimento radical de minorias secularmente dominadas, significa uma arma legtima de luta pela autoafirmao e autonomia.

19. Considere a figura. Capa da Revista Newsweek: Amrica sob ataque

(Joo Paulo M. H. Ferreira e Luiz Estevam de O. Fernandes. Nova Histria Integrada.Campinas, SP: Cia da escola, 2005. p 567)

www.gustavobrigido.com.br

O conhecimento histrico permite inferir que os ataques retratados pela figura podem ser considerados a) Efeitos da ao dos Estados Unidos em decidir realizar ataques preventivos contra os povos rabes e palestinos no Oriente Mdio, sem a consulta e ou a aprovao dos organismos multilaterais, como a ONU e a OEA. b) Respostas de grupos extremistas contra a posio unilateral dos Estados Unidos no conflito entre rabes e israelenses no Oriente Mdio, no qual os norte-americanos alinharam-se quase que automaticamente a Israel. c) Reaes de fanticos religiosos contra o expansionismo norte-americano no Oriente Mdio que, sob o pretexto de combater intermitentemente o terrorismo, pretendia dominar reas de grande produo de petrleo. d) Resultados da articulao das foras norte-americanas e inglesas no Oriente Mdio, na corrida das democracias ocidentais para reconquistar reas geogrficas estratgicas anteriormente dominadas pela Unio Sovitica. e) Consequncias do direito que os Estados Unidos se reservam de atacar preventivamente os Estados do Oriente Mdio que so considerados ameaadores sua segurana e ou de seus aliados no ocidente europeu.

20. Observe os grficos:

O gasto militar um dos indicadores do poder dos pases no cenrio internacional em um dado contexto histrico. Com base na anlise dos dois grficos, pode-se projetar a seguinte alterao na atual ordem geopoltica mundial: a) Eliminao de conflitos atmicos b) Declnio da supremacia europeia c) Superao da unipolaridade blica d) Padronizao de tecnologias de defesa

www.gustavobrigido.com.br

AULA 24 Bateria 4 Exerccios


01. (CESPE CNJ 2013) A China tem investido US$ 250 bilhes por ano no que economistas chamam de capital humano. Assim como os Estados Unidos da Amrica (EUA) ajudaram a construir uma classe mdia no final dos anos 40 e incio dos anos 50 do sculo passado, usando um programa para educar veteranos da segunda guerra mundial, o governo chins emprega recursos para educar milhes de jovens que se mudam das reas rurais para as cidades. O objetivo disso transformar o sistema atual, em que uma elite minscula, altamente educada, supervisiona vastos exrcitos de trabalhadores rurais e de operrios de fbricas pouco qualificados. O Globo, 18/1/2013, p. 30 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, e considerando a crescente importncia da China no cenrio global contemporneo, julgue os itens seguintes. 1. A aposta chinesa na universalizao educacional denota outro aspecto marcante da transformao econmica vivida por esse pas asitico na atualidade: a abertura da economia, incluindo a presena significativa de capitais privados externos, se faz acompanhar da indispensvel abertura poltica, mediante a identificao de seu regime de governo com os padres ocidentais de democracia. 2. Com peso cada vez maior no mercado global, a China, por ser detentora de enorme populao que produz e consome e de todos os recursos naturais de que necessita para sustentar seu desenvolvimento, tem sido constantemente acusada de protecionismo, buscando exportar e praticamente nada importar. 3. Em sua arrancada para promover o desenvolvimento econmico, a China demonstra ter compreendido uma das exigncias centrais da atual economia globalizada, qual seja, o domnio do conhecimento como condio essencial para bem situar-se em um cenrio econmico altamente competitivo e impulsionado por incessantes inovaes tecnolgicas. 4. A experincia chinesa de modernizao econmica acompanha, em larga medida, situaes vividas por muitos outros pases no mundo contemporneo, em que a industrializao provoca a urbanizao da sociedade, o que explica o esforo empreendido pelo pas para qualificar, via educao, os milhes de jovens trabalhadores egressos do campo. 02. (CESPE CNJ 2013) O ano de 2012 provavelmente ficar na histria como um perodo de eventos climticos extremos, tendncia que se tem mantido nas primeiras semanas de 2013. A China vem enfrentando o pior inverno dos ltimos trinta anos; a Austrlia sofre com queimadas por todo o pas e teve, nos quatro ltimos meses de 2012, o perodo mais quente de sua histria; o Paquisto foi inundado por enchentes inesperadas em setembro; o Brasil conviveu com uma de suas primaveras mais quentes; e, nos EUA, o ltimo ano registrou a mais alta temperatura na parte continental do pas. Folha de S.Paulo, 12/1/2013, p. C8 (com adaptaes).

www.gustavobrigido.com.br

A partir do texto acima e considerando as mltiplas implicaes do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem. 1. Em meio aos eventos climticos extremos que aconteceram em 2012, com invernos rigorosos e fortes ondas de calor que assustaram o mundo, o furaco Sandy atingiu vigorosamente Nova Iorque, paralisando por algum tempo a mais importante cidade norte-americana. 2. H consenso entre especialistas e ambientalistas de que mudanas climticas e efeito estufa decorrem da ao humana sobre a natureza. Em escala global, esse processo se intensificou a partir da Revoluo Industrial. 03. (CESPE CNJ 2013) Acerca de acontecimentos polticos e econmicos recentes, julgue os itens que se seguem. 1. Ao longo do ano de 2012, a Sria vivenciou uma aguda crise poltica, que culminou com a queda do governo de Bashar al-Assad, e com a ascenso ao poder de foras de oposio apoiadas por China e Rssia. 2. Eleito para exercer o seu quarto mandato na Venezuela, Hugo Chvez prestou juramento e tomou posse como presidente da Repblica, em cerimnia reservada realizada em 10 de janeiro de 2013, em Cuba.

AULAS 25 e 26 Bateria 5 Exerccios


01. (VUNESP TJ-SP 2013) Em outubro de 2012, a imprensa destacou amplamente o processo eleitoral. Com acusaes de ambos os lados, as eleies foram acompanhadas por observadores internacionais, dentre eles, o ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, que garantiu a legitimidade do processo. O pas envolto na polmica foi: a) b) c) d) e) A Colmbia, por conta da ameaa dos grupos guerrilheiros. A Argentina, devido s acusaes da grande imprensa. A Bolvia, devido aos conflitos entre proprietrios rurais e povos indgenas. A Venezuela, devido disputa entre Hugo Chvez e os grupos de oposio. A Nicargua, com a tentativa sandinista de voltar ao poder.

02. (VUNESP TJ-SP 2013) Taxa de desemprego na zona do euro chega a nvel recorde Essa foi a manchete do portal de notcias da BBC Brasil, em 30 de novembro de 2012. A situao mais grave em:

www.gustavobrigido.com.br

a) b) c) d) e)

Alemanha e Irlanda. Blgica e Holanda. Portugal e Inglaterra. Frana e ustria. Espanha e Grcia.

03. (CESPE TJ-AC 2012) O anncio da descoberta de reservas de petrleo na camada pr-sal suscitou diversas discusses, tanto polticas quanto populares, acerca dos royalties decorrentes da explorao do petrleo. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes. 1. Por imposio legal, a PETROBRAS exerce o monoplio de prospeco, explorao, refino e distribuio do petrleo no Brasil, o que inclui as jazidas situadas no pr-sal. 04. (CESPE TJ-AC 2012) Em 2012, os Estados Unidos da Amrica (EUA) realizaram a eleio presidencial, em que Barack Obama conseguiu reeleger-se, derrotando seu oponente do Partido Republicano. Com relao ao papel desse pas no mundo atual e a aspectos referentes a esse processo eleitoral, julgue os itens que se seguem. 1. Eleito com a maioria dos votos populares e do colgio eleitoral, Obama recebeu vigoroso apoio da populao negra e 2. Embora permaneam frente de qualquer outro pas em termos de poderio econmico, os EUA foram ultrapassados pela Unio Europeia e pela China em relao ao poderio militar. 05. (VUNESP TJ-SP 2012) Com aplausos e entoando estrofes do hino nacional, polticos, militantes dos direitos humanos, vtimas da ditadura e familiares dos mortos e desaparecidos do regime saudaram a instalao da Comisso Verdade, em cerimnia realizada no Palcio do Planalto. Foram poucos os que conseguiram no se emocionar. A prpria presidenta Dilma Rousseff, durante seu discurso, embargou a voz e chorou. A fora pode esconder a verdade, a tirania pode impedi-la de circular livremente, o medo pode adi-la, mas o tempo acaba por trazer a luz. Hoje, esse tempo chegou, afirmou. (Disponvel em: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20162) Sobre a Comisso da Verdade, correto afirmar que: a) O Brasil foi o primeiro pas a instalar comisso de tal gnero na Amrica Latina, fato que determinou fortes presses contrrias.

www.gustavobrigido.com.br

b) Seu trabalho se restringir aos perodos anteriores ditadura militar, para evitar que as paixes polticas e ideolgicas envolvam essa Comisso. c) movida pelo esprito de punio, pois entende que, descobertos desvios de conduta, eles devam ser julgados e punidos. d) Tem como objetivo primordial o conhecimento do passado, da ao repressiva do Estado, porm sem o ideal de revanche. e) Seu principal objetivo determinar, com preciso, a situao de torturados e de desaparecidos polticos para efeitos de indenizao do Estado. 06. (VUNESP TJ-SP 2012) As cotas raciais em universidades brasileiras so constitucionais, decidiram ontem, por unanimidade, ministros do Supremo Tribunal Federal. A partir desta deciso, o Brasil tem mais um motivo para se olhar no espelho da histria e no corar de vergonha, disse o presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto. (Folha de So Paulo27.04.2012. Adaptado) Sobre o entendimento da legalidade do sistema de cotas, correto afirmar que: a) Envolveu uma intensa disputa no judicirio, que refletia a viso governista e oposicionista que se debatiam no Congresso Nacional, sobre o modelo educacional do pas. b) Representa uma mudana parcial, pois est restrita s Universidades Federais.

c) Considera que a reserva de vagas em instituies de ensino pblico busca a igualdade material: a criao de oportunidades para quem no as tem em situaes normais. d) Determina que as condies de acesso e de ensino nas Universidades Federais sejam diferenciadas para estudantes que possuem origem racial diferente. e) Considera que o sistema represente a justia social, mas tambm considera que a discriminao racial e social deva aumentar no meio estudantil. 07. (AOCP BRDE 2012) A Organizao das Naes Unidas (ONU) foi fundada em So Francisco (EUA), no ano de 1945. a nica organizao de mbito mundial a reunir quase todos os pases do mundo. Assinale a alternativa correta sobre essa organizao mundial. a) Trata-se um organismo essencialmente poltico e que no coopera para resolver problemas econmicos, sociais, culturais e humanitrios. b) A ONU interfere apenas nas questes que envolvem a paz e a segurana dos pases membros que compem os blocos econmicos mais desenvolvidos, no se manifestando com relao aos problemas internos dos pases pobres.

www.gustavobrigido.com.br

c) O Conselho de Segurana da ONU o rgo com maior representao, abrangendo todas as naes-membro. d) A ONU conserva um ntido distanciamento de outros organismos internacionais, como a OIT (Organizao Internacional do Trabalho), a FAO (Organizao de Alimentao e Agricultura) e a UNESCO (Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura). e) A ONU tem como um de seus principais objetivos garantir o respeito aos direitos humanos e s liberdades fundamentais.

www.gustavobrigido.com.br

Potrebbero piacerti anche