Sei sulla pagina 1di 32

Sistemas de Ignio

Os sistemas de alimentao dos motores modernos j incorporam a ignio e a alimentao de combustvel em um nico sistema, conhecido por gerenciamento do motor. Geralmente utilizada uma s unidade de comando para controlar todo o sistema de alimentao !"asca e combustvel#. $ntretanto, antes de chegarmos a esse estgio, tivemos, por muitos anos, veculos e%uipados com o sistema de ignio convencional, composto por platinado, condensador, etc. &pesar de ser um sistema em e'tino, conveniente esclarecer alguns pontos %ue sempre geraram dvidas para os mec(nicos.

$m um motor !ciclo Otto# com sistema de ignio convencional, a vela necessita de uma tenso !voltagem# %ue est entre ).*** e +,.*** volts, para % seja produzida a "asca. $ssa tenso depende de vrios "atores, tais como desgaste das velas !abertura dos eletrodos#. resist/ncia dos cabos de ignio. dist(ncia entre a sada de alta tenso do rotor e os terminais da tampa do distribuidor. resist/ncia do rotor. ponto de ignio. compresso dos cilindros. mistura ar0combustvel. temperatura.

$'iste, entre a maioria dos mec(nicos, uma certa con"uso no %ue diz respeito 1 tenso gerada pela bobina. 2uitos pensam %ue, %uanto mais potente "or a bobina, maior ser a "asca. 3uro $ngano4 5a realidade no a bobina %ue 6manda6 a energia %ue ela %uer. e sim o sistema de ignio %ue a solicita. $ssa solicitao de energia !demanda de tenso de ignio# depende dos tens mencionados anteriormente. O sistema de ignio composto de bateria. chave de ignio. bobina. distribuidor. cabos de ignio. velas de ignio.

&ntes de conhecer as di"erenas entre os sistemas de ignio e bobinas, importante saber como gerada a alta tenso, necessria para a produo da "asca. 7omo sabemos, a tenso de +89 "ornecida pela bateria no su"iciente para produzir a "asca na vela de ignio, portanto essa tenso deve ser aumentada at %ue alcance um valor necessrio para o 6salto6 da "asca entre os eletrodos. $sse aumento de tenso obtido atravs da bobina de ignio, %ue nada mais %ue um trans"ormador %ue recebe da bateria uma bai'a tenso e a trans"orma em alta tenso, necessria para a produo da "asca.

Bobinas de ignio
7onstruda em carcaa metlica, possui em seu interior um ncleo de "erro laminado e dois enrolamentos, %ue so chamados de primrio e secundrio. O enrolamento primrio possui apro'imadamente :,* espiras !voltas de "io# mais grossas %ue do secundrio, e est conectado nos terminais positivo e negativo !bornes +, e +#. O enrolamento secundrio, com apro'imadamente 8*.*** espiras !"io mais "ino#, tem uma e'tremidade conectada na sada de alta tenso !borne ;# e a outra e'tremidade internamente conectada no enrolamento primrio.

<uando a chave de ignio ligada e d=se a partida, o platinado abre e "echa. <uando o platinado "echa, o enrolamento primrio recebe uma corrente !em torno de ; amp>res#, %ue saiu da bateria pelo polo negativo, circulou pelo chassi do veculo, passando pelo distribuidor0platinado e circulando pelo enrolamento primrio.

?urante o tempo %ue o platinado permanece "echado, est sendo produzido um campo magntico no ncleo de "erro da bobina. $ssa campo magntico vai aumentando, at alcanar seu ponto m'imo. 5esse momento, o platinado se abre !acionado pelo ei'o de ressalto do distribuidor#, interrompendo a circulao de corrente pelo circuito primrio da bobina. $'atamente no momento da abertura do platinado, a corrente eltrica %ue est circulando deve ser bruscamente interrompida. @nstantaneamente, o condensador atua como um acumulador,

absorvendo eventualmente a corrente %ue poderia saltar !"asca# entre os contatos do platinado.
$ssa "asca poderia causar dois tipos de dados 6%ueimar6 os contatos do platinado. inter"erir na "ormao da alta tenso.

Distribuidor com platinado

<uando a corrente %ue circula pelo enrolamento primrio !corrente primria# bruscamente interrompida !pelo platinado e condensador#, o campo magntico %ue estava "ormado no ncleo de "erro e'tinto rapidamente. &s linhas magnticas %uando esto desaparecendo comeam a produzir !induzir# uma tenso de enrolamento secundrio. & tenso produzida no secundrio elevada, em "uno do grande nmero de espiras !em torno de 8*.*** voltas de "io#.

& alta tenso produzida no enrolamento secundrio 6encaminhado6 para o cabo de alta tenso da bobina, at a tampa do distribuidor, passando pelo rotor e sendo 6distribuidaA uma vez para cada cilindro, de acordo com a ordem de ignio de cada tipo de motor. & corrente de ignio, saindo da tampa do distribuidor, passa pelo cabo de alta tenso !cabo de vela#, chegando at a vela onde, atravs dos eletrodos, ser produzida a "asca de alta tenso.

Tenso da bobina de ignio


& alta tenso necessria para a produo da "asca depende de muitos "atores, inclusive varia de veculo para veculo. 3or e'emplo- %uando um veculo novo, todos os componentes do sistema de ignio esto novos. Be nesse veculo instalamos um oscilosc pio e medimos a tenso necessria para a ignio !"asca#, vamos encontrar um valor em torno de +*.*** volts, su"iciente para essa condio do veculo e dos componentes do sistema de ignio novos.

3orm, esse valor de tenso pode levar o mec(nico a pensar %ue a bobina de ignio est avariada, principalmente levando em conta %ue a bobina %ue est instalada , por e'emplo, de 8).*** volts. & idia !"alsa# %ue se tem de %ue se a bobina de 8).*** volts !tenso m'ima#, ela tem %ue "ornecer os 8).*** volts. $ntretanto, sabemos %ue o valor de pot/ncia de uma bobina o valor m'imo %ue ela pode "ornecer, e no a tenso normal de trabalho. & tenso normal de trabalho ser sempre in"erior 1 tenso m'ima.
& tenso de +*.*** volts !e'emplo# su"iciente para superar todas as resist/ncias encontradas pelo caminho, %ue so dist(ncia entre os eletrodos da vela de ignio. dist(ncia entre a sada de alta tenso da ponta do rotor e a tampa do distribuidor. resist/ncia !ohms# do rotor. resist/ncia !ohms# dos cabos de ignio. $ outros "atores mais, citados anteriormente. & medida em %ue os componentes do sistema de ignio vo se desgastando, maior ser a e'ig/ncia !demanda# de alta tenso. $'.- %uando a vela de ignio nova, os eletrodos t/m a abertura !dist(ncia entre os eletrodos# calibrada de "brica, %ue est ao redor de *,Cmm, dependendo de cada aplicao de veculo. 7om o passar do tempo, e tambm dos %uilDmetros, os eletrodos vo se desgastando. o e"eito da eletroeroso !desgaste pelos saltos de "asca#. <uanto maior "or o desgaste dos eletrodos, maior ser a necessidade de alta tenso.

3ortanto, em mdia, a cada *,+mm de desgaste nos eletrodos da vela, necessita=se em torno de mais ou menos +.***9 da bobina de ignio. $m resumo, %uanto mais desgastada estiver as velas, mais a bobina ter %ue 6trabalhar6.

Rotor
<uando o rotor gira dentro da tampa do distribuidor e distribui a alta tenso, a corrente salta entre a ponto do rotor e o terminal da tampa. $sse salto de "asca tambm provoca desgaste de material da ponto do rotor e dos terminais da tampa. <uanto maior "or a dist(ncia entre esses dois pontos, maior ser a necessidade de alta tenso e mais a bobina ter %ue produzir. 3ortanto, a tampa do distribuidor e o rotor tambm so componentes de desgaste.

Resistncia no rotor 5os rotores e'iste um resistor supressivo !conhecido por resist/ncia# %ue tem a "uno de atenuar as inter"er/ncias eletromagnticas produzidas pela "asca. $ssas inter"er/ncias podem inter"erir no "uncionamento do rdio !rudo#, injeo e outros componentes eletrDnicos do veculo. & resist/ncia deve ser medida e, se estiver em desacordo com o recomendado, o rotor ter %ue ser substitudo, caso contrrio poder in"luir na pot/ncia de ignio.

Valores de resistncia N. de tipo + 8:; ::8 *C8 *)8 8+, Resistncia ;,*...,,* E F ;,*...,,* E F ;,,...G,* E F

8+G 88C 8C+ + 8:; ::8 ::* H 8:+ *)+ G8) C+8 + 8:; ::8 :,*

;,,...G,* E F ;,,...G,* E F *,H...+,, E F *,H...+,, E F ;,*...,,* E F ;,,...G,* E F *,H...+,, E F

Cabos de ignio

Isolamento 3ara conduzir a alta tenso produzida pela bobina at as velas de ignio, sem permitir "ugas de corrente, garantindo %ue ocorra uma combusto sem "alhas. Supresso sem inter erncias 7om a mesma "inalidade do resistor !resist/ncia# do rotor, os cabos de ignio tambm possuem a caracterstica de eliminar inter"er/ncias eletromagnticas produzidas pela alta tenso !"asca#. $ssas inter"er/ncias podem prejudicar o "uncionamento dos componentes eletrDnicos do veculo, tais como- rdio, unidade de comando da injeo eletrDnica, etc. O resistor est incorporado ao cabo de ignio e se apresenta de duas "ormas, dependendo do tipo de caboIB- terminal supressor ou 7B- cabo supressivo

O supressor !resistor# est instalado ao longo do cabo, "azendo parte do pr prio cabo e sua resistividade depende do seu comprimento. <uanto maior "or o comprimento do cabo, maior ser a resist/ncia. O valor indicado de G a +*JF por metro !5KL G))*#. Be os valores de resist/ncia estiverem acima do recomendado, teremos menor corrente de ignio, obrigando a bobina a produzir maior tenso para superar essa maior di"iculdade. Lesultado- sempre %ue as resist/ncias estiverem maiores %ue o recomendado, ou permitido, haver menor pot/ncia de ignio e maior a%uecimento da bobina. Cuidados na troca $vite problemas, manuseando os cabos de ignio corretamente.

7erti"i%ue=se de %ue as cone'Mes esto com bom contato !bem encai'adas#. $m resumo, %uando os componentes do sistema de ignio so novos, ou esto em bom estado, a bobina produz tenso su"iciente para "ornecer corrente para a produo da "asca. N medida em %ue esses componentes vo se desgastando, a bobina de ignio progressivamente vai aumentando o "ornecimento de alta tenso para suprir as di"iculdades %ue vo aumentando. $sse aumento de tenso tem um limite, %ue a tenso m'ima "ornecida pela bobina. <uando a solicitao de tenso ultrapassar o valor limite da bobina, haver "alhas de ignio.

!s am"lias das bobinas de ignio


7omo j dissemos, a bobina o componente do sistema de ignio responsvel por gerar a alta tenso necessria para a produo da "asca. &s bobinas so classi"icadas em duas "amliasbobinas de ignio as"lticas e bobinas de ignio plsticas. Bobinas de ignio as #lticas Bo as bobinas cilndricas tradicionais, com isolante de resina as"ltica.

& Kosch no utiliza leo na "abricao de bobinas de ignio h mais de 8* anos, pelas seguintes razMes caso a chave de ignio "i%ue ligada por longo perodo, sem %ue o motor esteja "uncionando, ser produzido calor na bobina. $m bobinas com leo, j ocorreram casos de vazamento do l%uido, devido ao aumento de presso, ocasionado pelo aumento da temperatura. 3ara os novos sistemas de ignio eletrDnica, %ue re%uerem tensMes ao redor de :;.***9, as bobinas com leo j no so su"icientes, ocorrendo "alhas de ignio.

$ % &'V (alum"nio) 8;.***9 !tenso m'ima# +:.*** "ascas por minuto Geralmente aplicada em veculos ; cilindros, a platinado e 1 gasolina !Ousca#. & bobina $ possui o enrolamento primrio com apro'imadamente :,* espiras. O enrolamento secundrio tem em torno de 8*.*** espiras, de um "io mais "ino %ue o primrio. & tenso m'ima e a %uantidade de "asca de uma bobina calculada levando=se em conta sistema de ignio !platinado ou ignio eletrDnica#. compresso do motor. %uantidade de cilindros. rotao m'ima. ?evido 1 %uantidade de espiras e valor de resist/ncia do enrolamento primrio, em torno de :F , a corrente consumida pelo enrolamento de apro'imadamente ;& !amp>res#. $'- Ienso da bateria P +89 Lesist/ncia do enrolamento primrio P :F +89 - :F P ;& 5o %ue diz respeito 1 %uantidade de "asca %ue a bobina pode produzir, o item principal a ser considerado a rotao m'ima alcanada por cada motor.

$'- Qm motor original 9F re"rigerado a ar !Ousca# atinge no m'imo ,.*** rotaMes por minuto. @sso signi"ica %ue se o motor estiver nessa rotao, o distribuidor estar girando a metade !8.,**L32#. 3ortanto, a cada volta completa do ei'o do distribuidor, o platinado, ou o impulsor eletromagntico !ignio eletrDnica# "aro ; interrupMes no enrolamento primrio da bobina de ignio, por se tratar de um motor ; cilindros. $ntao teremos,.***L32 do motor =R 8.,**L32 do distribuidor ' ; n.S de cilindros P +*.*** "ascas 5o nosso e'emplo, o motor necessita de +*.*** "ascas por minuto, e a bobina $ pode "ornecer at +:.*** "ascas a cada minuto. 3ortanto, a bobina indicada para o motor em %uesto. *%&'V (a+ul) 8G.***9 +G.*** "ascas por minuto &plicada em veculos de ; e G cilindros, a platinado e 1 gasolina, a bobina $ !alumnio# pode ser substituda pela E !azul#. 3or possurem enrolamentos semelhantes, no ocorrer a %ueima do platinado. *, - &'V (.ermel/a) 8).***...:;.***9 +).*** "ascas por minuto 3ara veculos onde as e'ig/ncias do motor so maiores, com maior rotao, maior %uantidade de cilindros e maior compresso, "oi necessrio desenvolver um tipo de bobina %ue pudesse produzir maior tenso e disponibilizar maior %uantidade de "ascas por minuto- a bobina EF !vermelha#. 3ara aumentar a tenso m'ima da bobina, basta construir o enrolamento secundrio com maior nmero de espiras, at certo limite. 3orm, para aumentar a o"erta de nmeros de "asca por minuto, a modi"icao "oi e'ecutada no enrolamento primrio. 3ara se conseguir maior nmero de "ascas por minuto, "oi reduzida a %uantidade de espiras do enrolamento primrio, "azendo com %ue o campo magntico seja produzido mais rpido. 5as bobinas $ e E, o tempo mdio para "ormar o campo magntico est em torno de )ms !) milissegundos#. 5a EF esse tempo "oi reduzido para ,ms. 7om a reduo de tempo para a "ormao do campo magntico, reduziu=se tambm o tempo para a "ormao de alta tenso !"asca#. 7onse%uentemente, a %uantidade de "ascas disponvel aumentou. 3orm, essa modi"icao no enrolamento primrio acarretou a diminuio do valor de resist/ncia desse mesmo enrolamento. 5as bobinas $ e E o valor mdio de resist/ncia do enrolamento primrio de :F porm na EF o valor "oi reduzido para apro'imadamente +,,F . Bendo o valor de resist/ncia menor, a corrente do circuito primrio ser maior. 3or e'emploIenso da bateria P +89 Lesist/ncia do enrolamento primrio P +,,F +89 - +,,F P )& !amp>re# Bendo agora a corrente de )&, %ue o dobro das bobinas $ e E, o platinado e o enrolamento primrio sero percorridos por essa corrente mais elevada. & conse%u/ncia disso ser a 6%ueima6 prematura dos contados do platinado e o a%uecimento da bobina. 3ara evitar esses incovenientes, deve ser instalado um resistor !resist/ncia# para diminuir a corrente de )& para ;&, cujo procedimento in"ormaremos mais adiante. & bobina EF possui inmeras aplicaMes, tanto para sistemas de ignio a platinado como para ignio eletrDnica. 5o caso de veculos com ignio a platinado onde o catlogo de aplicao determina %ue a bobina a ser instalada seja EF !...GC# devemos veri"icar se o veculo possui ou no resistor. O problema da utilizao ou no do resistor deve=se ao "ato de no haver in"ormaMes su"icientes sobre o tema. T importante esclarecermos %ue a Kosch no "abrica bobinas de ignio com resistor incorporado, e sim alguns tipos de bobinas %ue necessitam de resistor e'terno. Resistor

7omo dissemos anteriormente, para evitar a %ueima prematura dos contatos do platinado e o a%uecimento da bobina por corrente elevada, deve ser instalado um resistor para diminuir a corrente de )& para ;&. O resistor instalado em srie com o primrio da bobina de ignio ter o seu valor de resist/ncia adicionado ao valor de resist/ncia do enrolamento primrio. 3ortanto, se temos a bobina EF com o valor de resist/ncia do enrolamento primrio em torno de +,,F , adicionamos um resistor e'terior de +,,F , sendo ento o valor total de resist/ncia do circuito primrio de :F . +89 - :F P ;& 7om :F de resist/ncia do primrio e a tenso da bateria de +89, a corrente ser novamente de ;&. 0rotegendo o sistema de ignio (platinado) 3ortanto, os veculos com sistema de ignio a platinado %ue re%uerem a bobina EF vermelha, necessitam do resistor e'terno.

$'iste a dvida- se a bobina EF necessita do resistor, por %ue ele no "ornecido junto com a bobina, dentro da embalagemU & razo %ue, %uando o veculo novo saiu de "brica com a bobina EF, esse sistema de ignio j veio provido do resistor, tambm conhecido por pr=resistor. O resistor pode ser da "orma convencional !porcelana#, como tambm pode ser um "io resistivo. $sse "io resistivo !condutor#, geralmente "eito de n%uel=cromo, est instalado entre a chave de ignio e o borne +, !positivo# da bobina de ignio.

$nto, o resistor j "az parte da instalao original do veculo. Be o resistor "osse "ornecido como acess rio da bobina, e o mec(nico desconhecesse %ue o veculo j possui um resistor original, o sistema de ignio iria "uncionar com dois resistores. Lesultado- perda de pot/ncia de ignio !"asca "raca#. &ntes de instalar a bobina vermelha EF !%uando o sistema de ignio solicita#, importante saber se o veculo possui ou no o resistor. & veri"icao pode ser visual, ou medida com um voltmetro.

3rocedimento instalar o voltmetro con"orme desenho acima. com a chave de ignio ligada e o platinado "echado, medir a tenso de alimentao no borne +, !positivo# da bobina se a tenso "or igual 1 da bateria, +89, o veculo no possui o resistor. Be a tenso encontrada "or entre C...H9, e'iste no circuito o resistor. 3ortanto, imprescindvel o uso do catlogo de aplicaMes, pois uma aplicao incorreta prejudicar o "uncionamento do motor e tambm poder dani"icar a bobina. &lm da identi"icao $, E e EF, estampadas no "undo da bobina e tambm na eti%ueta "rontal, ela possui um nmero de tipo, como por e'emplo H 88* *)+ *:H, o %ue "acilita ao identi"icao via catlogo de aplicao &s bobinas as"lticas, "ornecidas para as montadoras !e%uipamento original de "brica# eram todas de cor alumnio e tinham uma numerao espec"ica. 5a substituio, esta bobina ter um nmero correspondente di"erente do gravado na pea original V o nmero de tipo de reposio !%ue voc/ pode ver abai'o na tabela de valores de resist/ncia# V e ter uma eti%ueta colorida con"orme o tipo de bobina- $ P alumnio 0 E P azul 0 EF P vermelha. Teste da bobina 3ara o teste correto da bobina de ignio recomenda=se o uso do oscilosc pio, onde se mede a tenso m'ima "ornecida pela bobina, testando=a sempre na temperatura normal de "uncionamento do motor. Outra opo, menos con"ivel do %ue o oscilosc pio, medir as resist/ncias dos enrolamentos primrio e secundrio com um ohmmetro. & medio da resist/ncia deve ser "eita na temperatura ambiente entre 8* a :* graus !a temperatura in"lui consideravelmente nos valores de medio#.

Importante1 nem sempre medindo a resist/ncia pode=se assegurar %ue a bobina esteja per"eita. O correto test=la com o veculo em "uncionamento usando o oscilosc pio.

Ignio eletr2nica1 .antagens


O sistema de ignio eletrDnica comeou a ser "ornecido no Krasil em +HC) e, da%uela poca at hoje, muitos novos sistemas "oram sendo desenvolvidos e atualizados. & ignio eletrDnica possui inmeras vantagens sobre o sistema a platinado no usa platinado e condensador, principais causadores da desregulagem do sistema de ignio.

2antm a tenso de ignio sempre constante, garantindo maior pot/ncia da "asca em altas rotaMes. 2antm o ponto de ignio ajustado !no desregula#.

Sistema TS3%I
O primeiro sistema %ue a Kosch produziu no Krasil "oi denominado IBW=@ %ue signi"icaI P transistor B P sistema W P zXndung !ignio em alemo# @ P indutivo O IBW=@ um sistema de ignio por impulsos indutivos. @sso signi"ica %ue o controle e o momento da "asca so e"etuados por um gerador de sinal indutivo !tambm controle por bobina impulsora ou impulsor magntico#, instalado dentro do distribuidor.

Cone45es do sistema TS3%I com a unidade de comando de 6 conectores $'- H 88* *)C **;

T importante observar %ue nesse sistema, mesmo sendo de ignio eletrDnica, a bobina necessita do pr=resistor, pois deve receber em torno de )9. Geralmente, para esse sistema !com pr= resistor e'terno#, a bobina recomendada a EF vermelha n.S H 88* *)+ *GC. & segunda gerao do sistema IBW=@ surgiu em meados de +H)G e possui di"erenas em relao ao sistema anterior a unidade de comando com nmero de tipo di"erente !H 88* *)C *++ primrio e ...*+: reposio# recebeu novo conector com C terminais, localizados um ao lado do outro, o %ue torna impossvel a inverso com o sistema anterior. 5essa unidade de comando est incorporado o 77L, %ue signi"ica corte de corrente em repouso.

Bene "cio do CCR Be a chave de ignio estiver ligada, sem o motor estar "uncionando, a unidade de comando, ap s apro'imadamente + minuto, interrompe a alimentao da bobina de ignio, evitando a%uecimento, protegendo a pr pria bobina e evitando a descarga da bateria. 5essa gerao "oi eliminado pr= resistor, passando=se a utilizar uma nova bobina de ignio !H 88* *)+ *CC#. & bobina ...*CC no intercambivel com a ...*GC, por possurem enrolamento e conectores di"erentes. $sse sistema "oi especialmente utilizado pela 9olJsYagen e a Oord entre os anos de +H)G a +H)C, apro'imadamente.

5a terceira gerao, ainda IBW=@, a unidade de comando diminuiu de tamanho, porm manteve as mesmas "unMes do sistema anterior. $sse sistema "oi denominado mini IBW=@. & mini unidade de comando pode ser montada no compartimento do motor do veculo !caso do 7hevette#, como tambm 6presa6 no distribuidor !Oiat#. Iambm nesse sistema no se utiliza pr=resistor. Sistema mini TS3%I (lin/a 7iat)

$sse sistema utiliza a bobina de ignio H 88* *)+ *H+. O outro modelo de sistema mini vem com a unidade de comando separada do distribuidor, porm mantm as mesmas "unMes do sistema anterior, e'- 7hevette.

&s unidades mini tambm possuem o corte de corentee de repouso 77L. Sistema 8all (T3%8) 3or volta de +HH+, a Kosch desenvolveu o sistema IW=Z, %ue signi"icaI P transistor W P zXndung Z P Zall !nome de um "sico americano %ue descobriu o e"eito Zall# $sse sistema possui inmeras vantagens comparado ao sistema anterior !IBW=@#, principalmente por possuir na unidade de comando um limitador de corrente alm do 77L, %ue ir bene"iciar e proteger a bobina de ignio.

9nidade de comando
7omo "oi visto, os sistema de ignio eletrDnica possuem uma unidade de comando, componente de vital import(ncia para o per"eito "uncionamento do sistema de ignio. &s unidades de comando controlam tambm o (ngulo de perman/ncia em "uno da rotao, o %ue vai garantir a uni"ormidade da "asca em %ual%uer regime de carga e rotao do motor. O teste da unidade de comando geralmente "eito com esta instalada no veculo e com e%uipamentos ade%uados, sendo um deles o oscilosc pio. Qm recurso %ue pode ajudar na avaliao medir o (ngulo de perman/ncia, da mesma "orma %ue se procedia para medir nos veculos a platinado, instalando o medidor na bobina de ignio. T importante ressaltar %ue o (ngulo de perman/ncia na ignio eletrDnica deve ser medido em uma rotao estabelecida, dependendo de cada modelo. 5a tabela abai'o in"ormamos as rotaMes e (ngulos correspondentes a cada tipo de unidade. <uando houver discord(ncia entre o valor estabelecido pela tabela e o valor encontrado, indicao de %ue o circuito %ue controla o (ngulo de perman/ncia est avariado. Boluo- substituir a unidade de comando.

@mportante- Os nmeros de tipo das unidades de comando "ornecidas para as montadoras de veculos !e%uipamento primrio# geralmente so di"erentes dos encontrados na reposio !loja de autopeas#, porm so intercambiveis de acordo com a tabela acima. 2ais adiante veremos %ue os sistemas de ignio atuais j no utilizam distribuidor, porm nos sistemas anteriormente mostrados o distribuidor est presente, somente sendo modi"icado o emissor de sinais, componente integrante do distribuidor e "undamental no processo de gerao de alta tenso. Teste do emissor de sinais O emissor de sinais, seja do sistema indutivo !IBW=@# ou do sistema Zall !IW=Z# deve ser testado, de pre"er/ncia "uncionando e com au'lio de um oscilosc pio. 5a "alta desse e%uipamento, opcionalmente pode ser utilizado um ohmmetro e um voltmetro, porm a con"iabilidade bem superior com a utilizao do oscilosc pio. Teste do sistema TS3%I 5o sistema IBW=@, a emisso de sinais e"etuada por um gerador magntico indutivo, %ue produz o sinal alternado e captado pelo oscilosc pio.

Outra "orma de teste medir a resist/ncia da bobina impulsora !con"orme desenho#, porm a con"iabilidade maior com o oscilosc pio. Teste do sistema 8all (T3%8)

O teste do sensor Zall deve ser e"etuado no veculo da mesma "orma como "oi indicado para o sistema IBW=@, com oscilosc pio, porm o sinal obtido !gerado# di"erente. O sinal gerado pelo sensor do tipo 6onda %uadrada6, e a tenso Zall pode variar de , at +8 volts, dependendo do circuito onde o sensor "oi utilizado.

7omo sabemos %ue nem todas as o"icinas dispMem de oscilosc pio, um outro recurso pode ser utilizado para o teste do sensor Zall, porm sempre lembrando %ue a con"iabilidade maior com o oscilosc pio. Teste do sensor 8all 7om um voltmetro, medir a tenso de alimentao do sensor. 7one'o- introduzir as pontas do voltmetro na "olga e'istente no plug conector, tocando nos terminais : e , da unidade de comando.

7om a chave de ignio ligada, a tenso encontrada pode ser de + at :,,9 abai'o da bateria. 7aso o valor no esteja de acordo com o recomendado, o problema poder estar na bateria ou nas cone'Mes. Teste do sensor 7onectar o positivo do voltmetro no terminal G da unidade, mantendo o negativo no terminal :. Girar o motor0distribuidor at %ue o segmento de blindagem saia do entre="erro !janela aberta#. 7om a chave de ignio ligada, o valor de tenso dever ser de * at *,;9 !m'imo#.

5ovamente, girar o motor0distribuidor at %ue o segmento de blindagem !saia metlica# esteja completamente no entre="erro do impulsor, obstruindo totalmente o campo magntico.

O voltmetro dever permanecer conectado nos mesmos terminais do teste anterior !terminais G e :#. 7om a chave de ignio ligada, o valor de tenso dever ser de no mnimo )9. 7aso os valores de teste no sejam alcanados, o impulsor estar com de"eito e dever ser substitudo. 3orm, vale lembrar %ue a con"iabilidade do teste sempre maior utilizando=se o oscilosc pio. $m "uno da introduo da injeo eletrDnica e da evoluo dos atuais motores, o sistema de ignio so"reu grandes modi"icaMes. &tualmente os sistemas de ignio %ue e%uipam nossos veculos esto integrados com o sistema de injeo eletrDnica, cujos circuitos encontram=se em uma nica unidade de comando, alm da maioria dos sistemas no utilizarem o tradicional distribuidor de ignio.

Sensor de rotao
3ara os sistemas de ignio sem distribuidor !ignio esttica#, a 6"uno6 do distribuidor "oi substituda pelo sensor de rotao, juntamente com a unidade de comando. O sensor de rotao, %ue um sensor magntico, est instalado junto ao volante do motor ou polia, em alguns casos conhecido tambm por 6roda "Dnica6, e serve para captar e in"ormar 1 unidade de comando em %ue posio os pistMes do motor se encontram dentro do cilindro. &travs dessa in"ormao ser gerada e disparada a "asca de alta tenso. O sinal gerado pode ser captado pelo oscilosc pio.

Qm teste preliminar tambm pode ser e"etuado com ohmmetro, medindo a resist/ncia entre os terminais. 9alor- ;**...)**F com temperatura entre +:...:* S7. Sensor de detonao Outro recurso muito comum usado nos atuais sistemas de ignio para assegurar um per"eito rendimento do motor o sensor de detonao. $m determinadas circust(ncias podem ocorrer processos de %ueimas anormais, conhecidas como 6batidas de pino6. $m processo de %ueima indesejado conse%u/ncia de uma combusto espont(nea, sem a ao da "asca. 5esse processo podem ocorrer velocidades de chama acima de 8.***m0s, en%uanto em uma combusto normal a velocidade de apro'imadamente :*m0s. 5esse tipo de combusto 6"ulminante6 ocorre uma elevada presso dos gases, gerando prolongadas ondas de vibraMes contra as paredes da c(mara de combusto. $sse processo inade%uado de %ueima diminui o rendimento e reduz a vida til do motor. @nstalado no bloco do motor, o sensor de detonao tem a "uno de captar !ouvir# essas detonaMes indesejadas, in"ormando 1 unidade de comando, a %ual ir gradativamente corrigindo o ponto de ignio, com isso evitando a combusto irregular.

O sensor de detonao "ornece um sinal !c# %ue corresponde 1 curva de presso !a# do cilindro. O sinal de presso "iltrado est representado em !b#. O tor%ue de aperto correto atribui para o bom "uncionamento do sensor- de +,, a 8,, mJg"0cm8. Bobinas de ignio pl#sticas (segunda am"lia) Os novos motores, mais otimizados e com elevadas rotaMes, necessitam de sistemas de ignio mais potentes. 3ara esses motores "oram desenvolvidas novas bobinas de ignio com "ormas geomtricas di"erentes das tradicionais, conhecidas como bobinas plsticas.

&s bobinas plsticas possuem vantagens em relao 1s bobinas cilndricas tradicionais !as"lticas# maior tenso de ignio. maior disponibilidade de "asca por minuto.

menor tamanho, ocupando menos espao no compartimento do motor. menos peso. em muitos veculos, devido ao sistema de ignio esttico, dispensa o uso do distribuidor. pode ser construda em diversas "ormas geomtricas, dependendo da necessidade e espao disponvel no compartimento do motor.

Iabela de aplicao das bobinas de ignio plsticas

Teste das bobinas pl#sticas O teste das bobinas plstica obedece os mesmos princpios das bobinas tradicionais !cilndricas#, sendo ideal o uso do oscilosc pio para veri"icao do "uncionamento e da pot/ncia. 3orm, com o ohmmetro pode=se medir as resist/ncias dos enrolamentos primrio e secundrio e, atravs dessa medio, pode=se Ier uma avaliao apro'imada do estado da bobina, no se es%uecendo %ue o teste correto deve ser e"etuado dinamicamente, isto , "uncionando e com oscilosc pio.

2ostraremos agora como deve ser conectado o ohmmetro para as mediMes das bobinas plsticas.

T importante lembrar %ue as bobinas plsticas no necessitam do pr=resistor, ou resist/ncia como mais conhecido, sendo portanto alimentadas com +89. $m algumas bobinas cilndricas !as"lticas# o pr=resistor era necessrio.

7omo vimos nessa apostila, a ignio por bateria so"reu mudanas radicais nos ltimos anos. Graas 1 utilizao da eletrDnica, os sistemas de ignio passaram a cumprir vrias outras "unMes e, em conjunto com os sistemas eletrDnicos do veculo permitem a otimizao do gerenciamento do motor. 7om esta apostila, esperamos ampliar as in"ormaMes sobre algumas caractersticas dos diversos sistemas de ignio, desejando contribuir para aprimorar o trabalho dos pro"issionais %ue atuam nessa rea.

Potrebbero piacerti anche