Sei sulla pagina 1di 5

DADOS ESTATSTICOS GEOREFERENCIADOS PARA ESTUDOS DO LITORAL BRASILEIRO Odmir Andrade Aguiar 1 1.

INTRODUO O SISTEMA CAPRICORNIUS - dados estatsticos georefenciados para estudos do litoral brasileiro - visa subsidiar estudos nas reas de Hidrografia, Oceanografia e Engenharia Ocenica, fornecendo dados pr-tratados, tendo como inspirao o "Global Wave Statistics (GWS)" (1986). O SISTEMA CAPRICORNIUS desenvolvido com o apoio do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Ps-Graduao e Pesquisa de Engenharia (COPPE) e do Banco Nacional de Dados Oceanogrficos (BNDO), tem na sua verso atual cinco mdulos que fornecem estatsticas sobre ondas, ventos, fceis, parmetros fsicos e parmetros qumicos. Os dados utilizados so provenientes do BNDO, abrangendo a rea martima entre as latitudes de 5 norte e 35 sul e entre as longitudes 30 oeste e 55 oeste, e foram obtidos entre os anos de 1941 e 1999, na sua maioria por navios da Marinha do Brasil (MB). A relevncia deste trabalho justifica-se quando tomamos como exemplo o tipo de anlise disponvel no GWS para clima de ondas, que fornece estatsticas para as reas pr-definidas, independentemente do local de estudo estar situado no centro ou em uma das margens destas reas. Sendo as estatsticas de duas reas do GWS adjacentes diferentes, qual deveria ser adotada para um ponto sobre a linha divisria de duas reas? sabido que os pontos localizados prximos s margens de uma rea do GWS deveriam apresentar estatsticas diferentes daqueles pontos localizados no centro da rea. sabido tambm que as estatsticas apresentadas no GWS, em virtude do tamanho da rea, acabam misturando climas de ondas, como ocorre na rea 74 do GWS que abrange do Litoral Sergipano ao Litoral Gacho. Devido a estes aspectos tornou-se necessrio a criao de uma nova ferramenta que tornasse disponvel informaes de clima de ondas no Brasil. A partir desta necessidade que se iniciou o desenvolvimento do SISTEMA CAPRICORNIUS que um aplicativo que em conjunto com um banco de dados, fornece estatsticas de uma rea escolha do usurio, cujo o centro o local de estudo. Os relatrios gerados pelo SISTEMA CAPRICORNIUS so: Grficos de temperatura e salinidade em funo da profundidade para estatsticas de oceanografia fsica; Grficos de intensidade, direo e energia para estatsticas de vento;

Doutorando em Eng. Ocenica COPPE-UFRJ

Grficos de altura, direo, perodo e energia para estatstica de ondas; Grficos de pH e das concentraes de PO4, P, NO2, NO3, NH3, SiO2 e O2 em funo da profundidade para estatsticas de oceanografia qumica; e Curva granulomtrica, valores mdios, anlise das amostras e percentual mdio de cascalho, areia para estatsticas de fceis.

2. BASE DE DADOS A base de dados completa consiste em mais de 3 milhes de registros, que quase na sua totalidade foram coletados a bordo de navios da MB, por militares com formao na rea de Hidrografia, utilizando os mais variados tipos de equipamentos ao longo de quase seis dcadas. As informaes que compe os registros em cada um dos cinco mdulos so: Latitude - Longitude - Ms - Profundidade - Temperatura - Salinidade para estatsticas fsicas; Latitude - Longitude - Ms - Intensidade - Direo para estatsticas de vento; Latitude - Longitude - Ms - Altura - Direo - Perodo para estatstica de ondas; Latitude - Longitude - Ms - Profundidade - pH - Concentraes de PO4, P, NO2, NO3, NH3, SiO2 e O2 para estatsticas qumicas; e Latitude - Longitude - Percentuais de - Percentuais de cascalho, areia, argila e silte para estatsticas de fceis.
1,0E+07

Quantidade de registros

1,0E+06

1,0E+05

1,0E+04

1,0E+03

Coletas Fsicas

O bserv. de Ventos

O bserv. de O ndas

Coletas Q umicas

Am ostras de Fceis

Figura 1 - Quantidade de registros que integram o Sistema Capricornius Com a finalidade de otimizar o tratamento estatstico e por no ser prtico se trabalhar com os dados de forma bruta, alguns destes dados foram agrupados em classes.
2

Os registros que continham informaes temporais tiveram estas informaes reduzidas ao ms de coleta. Os valores de direo nos registros de ondas e ventos foram modificados em 12 direes representativas, abrangendo um arco de 30 com centros em: 0 (N), 30 (NNE), 60 (ENE), 90 (E), 120 (ESE), 150 (SSE), 180 (S), 210 (SSW), 240 (WSW), 270 (W), 300 (WNW) e 330 (NNW). Para facilitar as anlises os valores de profundidade dos parmetros fsicos foram classificados em mltiplos de 5 metros. As informaes de profundidades dos dados qumicos, os perodos de ondas e intensidade dos ventos tiveram seus valores aproximados ao inteiro; e os valores das alturas de ondas foram aproximadas ao valor de um nmero inteiro mais 0.5 m. 3. METODOLOGIA

A metodologia empregada para a elaborao das estatsticas objetiva e consiste basicamente do clculo de percentuais de ocorrncias para cada combinao de informaes no perodo de um ms. O usurio do SISTEMA CAPRICORNIUS dever fornecer ao aplicativo, normalmente, quatro informaes bsicas: 1) latitude e longitude em graus do centro da rea de estudo; 2) valor em milhas nuticas (MN) dos lados da rea retangular em que se deseja realizar a anlise estatstica, sendo que os lados podem variar entre 15 MN e 90 MN, em intervalos de 15 MN; 3) perodo em que se deseja realizar a anlise (mensal-sazonal-anual); e 4) qual filtro estatstico a ser utilizado, no qual se pode descartar os tipos de ocorrncias cuja a probabilidade igual ou menor que um determinado valor. A partir destas informaes bsicas feita uma estatstica mensal, na qual so contadas os tipos de ocorrncias com caractersticas iguais, e calculados seus percentuais de ocorrncias. Caso o perodo desejado seja maior que um ms, estas estatsticas mensais sero combinadas e daro origem a uma estatstica sazonal ou anual, que servir de base a montagem dos relatrios. Devido s caractersticas particulares das informaes tratadas em cada um dos mdulos os passos 3 e 4 podem no ser necessrios para a obteno dos relatrios. O SISTEMA CAPRICORNIUS possibilita a exportao de planilhas no formato .xls, para serem utilizadas no Microsoft Excel, e a visualizao e impresso de relatrios. 4. VALIDAO DOS DADOS Como a nica referncia de trabalho estatstico que trate de rea martima o GWS, este foi usado para a comparao dos resultados, da metodologia e da qualidade da base de dados de ondas
3

do SISTEMA CAPRICORNIUS. A figuras 2 e 3 mostram a comparao de altura, perodo e direo de ondas entre as anlises fornecidas pelo SISTEMA CAPRICORNIUS e pelo GWS.
60% D a d o s d o A p lic a tiv o Dados do G W S 50%

40%

30%

20%

10%

0% 0 30 60 90 120 150 180 210 240 270 300 330

Figura 2 - Comparao das ocorrncias anuais de direo de ondas, entre o SISTEMA CAPRICORNIUS e os dados do GWS, na rea 66. Comparaes e validaes mais completas sero publicadas em artigos que trataro de cada mdulo individualmente, estes artigos j esto sendo escritos em parceria com especialistas de cada rea e sero publicados a partir de 2003.
50% 45%

Dados do Aplicativo Dados do GWS

40%

35%

30%

25%

20%

15%

10%

5%

0% 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18

Figura 3 - Comparao das ocorrncias anuais de alturas de ondas, entre o SISTEMA CAPRICORNIUS e os dados do GWS, na rea 74.
4

5. CONCLUSES Apesar de representarem um passo significativo para o desenvolvimento de uma ferramenta bsica para auxiliar a execuo de pesquisas e projetos, os cinco mdulos do SISTEMA CAPRICORNIUS no encerram a tera parte do que deveria ser oferecido como para os pesquisadores e estudantes da rea oceanogrfica. O SISTEMA CAPRICORNIUS teve sua verso beta aprovada e j est sendo utilizado no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Ps-Graduao e Pesquisa de Engenharia (COPPE), no Instituto de Geocincias da UFRJ (IGEO), no Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e no Banco Nacional de Dados Oceanogrficos (BNDO), como referncias para trabalhos e teses. Esforos j esto sendo feitos para que uma nova verso do sistema inclua mais mdulos, como meteorologia, magnetometria e gravimetria, com informaes mais atualizadas e com relatrios mais completos. 6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. Aguiar, O.A. Anlise os Dados de Ondas do Banco Nacional de Dados Oceanogrficos Segundo a Metodologia do Global Wave Statistics. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, Artigo. 1997. 2. Hogben, N. Global Wave Statistics. London: UK Meteorological Office. 1986. 3. Parente, C.E. (1999). Uma Nova Tcnica Espectral para Anlise Direcional de Ondas, COPPE/UFRJ, Tese D.Sc., Rio de Janeiro, Brasil.

Potrebbero piacerti anche