Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELTRICA

VERIFICAO EXPERIMENTAL DA PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE KIRCHHOFF PARA AS CORRENTES E PARA AS TENSES

Autores: Gabriela Heloiza Lima Farinha Lucas Arruda Moura Renato Lima de Albuquerque Valdely Lopes de Melo Jnior

BELM 18 de Outubro de 2013

INTRODUO Uma malha fechada qualquer caminho contnuo que, ao ser percorrido em um sentido a partir de um ponto , retorna ao mesmo ponto vindo com sentido oposto, sem deixar o circuito. Ento, adotando uma malha fechada pode-se mostrar a aplicao da lei de Kirchhoff para as tenses(LKT), na qual observa-se que as somas das elevaes e quedas de potencial precisam ser feitas percorrendo a malha em um certo sentido. Matematicamente: v = 0 (LKT) Para a lei de Kirchhoff para as correntes deve-se considerar um circuito complicado ou simplismente uma juno de dois ou mais ramos(um n). Em qualquer caso, a soma das correntes que entram igual soma das correntes que saem, matematicamente: Ientram = Isaem (LKC)

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Primeiro, usando um protoboard e seis resistncias especficadas a seguir montouse o circuito mostrado a seguir:

A seguir, com o auxlio de um voltmetro as tenses DC nos ns superiores foram medidas e obteve-se os seguintes resultados:

V1 = 4, 723 V V2 = 631,4 mV Obtidas as tenses, o prximo passo foi determinar todas as correntes de ramos a partir dos valores dos resistores e das tenses. Fazendo as equaes para cada malha, obteve-se o sistema linear apresentado a seguir: (260+330)i1 (330)i2 + (0)i3 = 10 (Malha 1) (-330)i1 + (330+684+325)i2 (325)i3 = 0 (Malha 2) (0)i1 (325)i2 + (481,3)i3 = 0 (Malha 3) Com a resoluo deste sistema obteve-se o valor para a corrente em cada ramo que so apresentadas a seguir:

Corrente i1 Corrente i2 Corrente i3

20 mA 5.98 mA 4.040 mA

Os resultados obtidos, como esperado, esto de acordo com a primeira lei de Kirchhoff, dado que o somatrio das correntes que chegam a um dado n, igual soma das que saem deste n. Qualquer alterao nos resultados, pode ter sido causado por aproximaes nos clculos ou por outra adversidade de ordem fsica ocasionado por algum dano em algum componente ultilizado durante o experimento. Um resistor equivalente uma forma de simplificar um circuito que a princpio pode se mostrar complicado. Mtodos transformar resistncias em srie e em paralelo so empregados para que se ache um valor equivalente a todos juntos. Para o circuito deste experimento a resistncia equivalente : Req: 492,72 Cada resistor presente no circuito dissipa uma certa potncia que pode ser obtida pelo produto da tenso nos terminais do resistor pela sua impedncia. Pn = Vn : Rn P1 P2 P3 P4 P5 P6 107mW 67,6mW 24,5 mW 1,23mW 0,920mW 1,63mW

P = 202,88 mW A potncia suprida pela fonte de 10 V pode ser dada pela seguinte frmula: P = V : Req P = 202,95 mW

Comparando o somatrio das potncias percebe-se um pequeno erro que apareceu devido aproximaes nos clculos feitos. Ainda assim, notvel que toda a potncia suprida pela fonte consumida pelos resistores ao longo do circuito. A segunda lei de Kirchhoff tambm obedecida pelo circuito j que o somatrio de todas as tenses em cada malha fechada igual a 0. A experincia feita demontrada a seguir, explicitando todas as tenses em cada resistor e as correntes em cada uma das malhas.

Potrebbero piacerti anche