Sei sulla pagina 1di 12

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

FORMAO DE PROFESSORES EM PROCESSOS ANDRAGGICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM RESUMO A formao de professores para a docncia especificamente com adultos possui relao direta com a necessidade de se estabelecer e esclarecer de que maneira os adultos aprendem, a qual diferente da forma como a aprendizagem da criana acontece. Ao estudar este assunto, entramos no campo da Andragogia. O termo Andragogia passou a ser adotado, no que se refere a processos formativos para adultos, diferenciando-se da Pedagogia, que centra seus esforos na educao de crianas. Consideradas as indagaes apresentadas, optou-se por estudar, analisar e indicar a importncia de uma formao docente para os professores que atuam especificamente com alunos adultos. O problema de pesquisa apresentado foi: Quais os saberes necessrios para a formao de professores na atuao em processos andraggicos de ensino e aprendizagem? Como metodologia, realizou-se uma pesquisa bibliogrfica, a fim de desenvolver um trabalho terico aprofundado. O instrumento de pesquisa adotado foi o levantamento bibliogrfico sobre o tema. Aps a realizao da pesquisa, concluiu-se que os saberes docentes, que os professores que atuam com adultos necessitam, baseiam-se nas categorias andraggicas identificadas. So elas: interao, saber planejar, adoo de metodologia focada na aprendizagem, trabalhar com a memria sob um enfoque na construo identitria do sujeito, considerar a subjetividade no processo de formao de adultos e descobrir como os alunos aprendem, atravs da metacognio. Ao final do estudo, as caractersticas que se sobressaram, quando tratamos da aprendizagem dos adultos, so aspectos relacionados s suas experincias de vida, s suas vivncias e conhecimentos prvios que trazem no momento da aprendizagem e que no podem ser negligenciadas pelo professor. Palavras-chave: Andragogia, Educao de Adultos, Formao de Professores.

Glaucia Berton Dagostino Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC-SP

INTRODUO O presente trabalho de pesquisa foi realizado como desdobramento dos estudos que resultaram na elaborao da dissertao de mestrado apresentada no Programa de Ps-Graduao em Educao: Currculo, da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo/PUC-SP em 2011. Tratou-se de esforo que objetivou contribuir com a literatura especializada ao organizar referncias norteadoras da formao de professores, em particular, que atuam com alunos adultos, j escolarizados no sistema de ensino formal, porm buscam aperfeioamento profissional e/ou pessoal ao longo da vida, conforme sua necessidade. Assim, a presente pesquisa teve o objetivo de apontar, discutir e, ao final, baseando-se na bibliografia especializada sobre formao de professores e temas

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.001221

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

que se referem andragogia, identificar quais os saberes necessrios para a formao de professores que atuam, especificamente, com esse perfil de aluno adulto. Ao final do estudo, em seu relatrio integral, foram apresentadas indicaes e sugestes que, pretende-se, sejam capazes de apoiar o desenvolvimento ulterior de outras pesquisas sobre o tema e, principalmente, buscou-se oferecer informaes e saberes sistematizados que favoream a prtica e o cotidiano de professores que trabalham com o pblico discente adulto. PROBLEMA E DELIMITAO DA PESQUISA Esta pesquisa teve como foco identificar os principais referenciais andraggicos que podem auxiliar tanto a teoria, como a prtica do cotidiano docente, a fim de sistematizar um conjunto de saberes especficos de professores de adultos. O problema delimitado para esta pesquisa foi: Quais os saberes necessrios formao de professores para atuao em processos andraggicos de ensino e aprendizagem? METODOLOGIA DE PESQUISA Com o objetivo de identificar, discutir e analisar profundamente o tema em questo de maneira holstica foi adotada uma abordagem de pesquisa qualitativa. Segundo Antnio Chizzotti (2003, p.221):
A pesquisa qualitativa recobre hoje, um campo transdisciplinar, envolvendo as cincias humanas e sociais, assumindo tradies ou multiparadigmas de anlise, derivadas do positivismo, da fenomenologia, da hermenutica, do marxismo, da teoria crtica e do construtivismo e adotando multimtodos de investigao para o estudo de um fenmeno situado no local em que ocorre. Enfim, procurando tanto encontrar o sentido desse fenmeno quanto interpretar os significados que as pessoas do a eles.

Como metodologia, foi considerada a pesquisa bibliogrfica, a qual limita-se ao campo terico j existente sobre o tema em questo e a partir de diversas opinies estudadas e analisadas, apresenta-se algo novo que possa contribuir, somando novas perspectivas sobre o assunto. De acordo com Severino (2009, p. 223):
vlido aceitar esses tipos de trabalho justamente por permitirem a formao de um material bsico de documentao de onde partiro outros estudos interpretativos.

Deste modo, procuramos pesquisar os diferentes autores e materiais acadmicos que tratam da educao de adultos e formao de professores, a fim de nos aprofundarmos o mximo possvel em torno do presente tema estudado, sugerindo novas possibilidades e bibliografia que tratem do tema desta pesquisa.

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.001222

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

JUSTIFICATIVA E RELEVNCIA DO TEMA DE PESQUISA A partir de um levantamento feito na base de dados de dissertaes e teses em trs grandes universidades do Brasil, concluiu-se que nos ltimos 5 (cinco) anos no foram desenvolvidas pesquisas que apresentem a juno de dois eixos j conhecidos e muito pesquisados na rea acadmica da educao, sob o enfoque da presente pesquisa: 1) Educao de adultos; 2) Formao de professores. Os estudos voltados para a formao de professores para a atuao com o pblico adulto esto com os esforos voltados, em sua maioria, para a rea de alfabetizao e processos educacionais na EJA - Educao de Jovens e Adultos, ou seja, no qual os alunos so jovens ou adultos que se encontram na fase de escolarizao formal fora da faixa etria convencional. Nesse sentido, o aspecto emergente do estudo a juno desses dois temas (educao de adultos e formao de professores), contudo, em uma perspectiva que inclui a Andragogia - cincia que estuda como os adultos aprendem. Os temas relacionados andragogia, por sua vez, tm se feito presentes em estudos e pesquisas que abordam reas administrativas e de recursos humanos, ou seja, so aplicados, em sua maioria, em espaos corporativos e de negcios. fundamental a existncia de uma formao de professores capaz de conscientiz-los a adotarem uma metodologia de ensino voltada para o modo como os adultos aprendem, sendo considerados seus conhecimentos prvios, experincias, caractersticas individuais e do grupo adulto como um todo. A educao de adultos um processo cheio de significado e realidade para o aprendiz, um processo no qual o aluno um participante ativo ao invs de um recipiente passivo. (KNOWLES, 2009, p.46) Assim, de acordo com o cenrio apresentado, este tema tem sido pouco estudado entre as ltimas pesquisas acadmicas no campo da educao e prope a adoo e a incluso dos princpios andraggicos na prtica docente e na formao de professores que atuam com adultos fora da escolarizao formal bsica. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E ANLISE DOS DADOS Modelo educacional andraggico: principais conceitos e caractersticas No Brasil, a educao de adultos est com os esforos voltados, em sua maioria, para a EJA; o mesmo acontece com a andragogia, uma vez que o tema raramente associado e encontrado dentro da educao, mas sim, nas reas de Recursos

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.001223

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

Humanos e Administrao, como podemos observar no comentrio de Roberto de Albuquerque Cavalcanti, retirado da Revista de Clnica Cirrgica da Paraba, n6, ano 4, (Julho de 1999), Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos:
Uma gesto baseada em modelos andraggicos poder substituir o controle burocrtico e hierrquico, aumentando o comprometimento, a autoestima, a responsabilidade e a capacidade de grupos de funcionrios resolverem seus problemas no trabalho [...] O setor empresarial, sem dvida, mais gil que o de ensino, conseguiu difundir muito mais rapidamente vrios dos conceitos da andragogia, mesmo sem este rtulo estabelecido pelo mundo pedaggico.

Essa concepo precisa ser mudada, pois existem formas de integrar ambos os conceitos: uma educao andraggica dentro do ensino superior e em outras instncias educacionais nas quais o modelo pedaggico de educao tem sido empregado, a fim de obtermos resultados eficazes na aprendizagem dos adultos no Brasil. Os princpios da andragogia podem ser adotados pela pedagogia, a diferena que para a educao de adultos, a abordagem andraggica adota princpios que levam em considerao especificidades da forma como a aprendizagem do adulto ocorre. Na pedagogia, leva-se em conta um aluno criana que pouco sabe dos conhecimentos da sociedade, ainda no tem poder de escolha sobre determinados temas, j que se encontra em um processo de construo de identidade e ainda vivenciar diversas experincias. J o adulto, em seu processo de aprendizagem, se encontra com uma intencionalidade pessoal diferente da criana; seja porque escolheu algo de que gosta, seja por necessidade de emprego, necessidade pessoal, etc. A necessidade de aprender est conectada a um motivo interligado s experincias j vivenciadas por este adulto aprendiz. Neste sentido, a andragogia oferece alguns respaldos focados exatamente na particularidade do aprendiz que se encontra em fase adulta. Partindo das idias estudadas sobre a andragogia, destacaremos algumas categorias que norteiam as principais caractersticas e princpios de um modelo andraggico de educao: - Papel do Professor: o professor deve comprometer-se com um processo mtuo de investigao em lugar de transmitir s conhecimentos e avali-los segundo seus critrios pessoais. Segundo Masetto (2003, p.48), o professor deve atuar como um facilitador e incentivador ou motivador da aprendizagem, que se apresenta com a disposio de ser uma ponte entre o aprendiz e a sua aprendizagem. - Necessidade: o aluno adulto procura conhecer algo novo com uma intencionalidade interna que surge por uma necessidade que pode ser de ordem pessoal ou profissional.

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.001224

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

Conforme Paulo Freire (1987, p.04) apresenta, o adulto passa por um movimento de conscientizao da necessidade de saber algo:
Distanciando-se de seu mundo vivido, problematizando-o, descodificandoo criticamente, no mesmo movimento da conscincia, o homem re descobre-se como sujeito instaurador desse mundo de sua experincia. Testemunhando objetivamente sua histria, mesmo a conscincia ingnua acaba por despertar criticamente, para identificar-se como personagem que se ignorava e chamada a assumir seu papel. A conscincia do mundo e a conscincia de si crescem juntas e em razo direta; uma a luz interior ida outra, uma comprometida com a outra. Evidencia-se a intrnseca correlao entre conquistar-se, fazer-se mais si mesmo e conquistar o mundo, faz-lo mais humano.

- Autonomia: os alunos adultos j se encontram em uma fase da vida na qual possuem muitas responsabilidades, portanto, no so dependentes como as crianas. Nesse sentido, sentem a necessidade de tomar suas prprias decises e autodirigir-se. Isso tambm acontece em seu processo de educao e aprendizagem, conforme podemos evidenciar:
Os adultos possuem um autoconceito de serem responsveis pelas prprias decises, pelas prprias vidas. Uma vez que eles tenham chegado a esse autoconceito, desenvolvem uma profunda necessidade psicolgica de serem vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir. Eles se ressentem e resistem s situaes nas quais percebem que os outros esto impondo suas vontades sobre eles. (KNOWLES, 2009, p.70)

- Experincia: aprendizes adultos j acumularam uma srie de vivncias e situaes que podero ajudar ou atrapalhar na sua aprendizagem. A utilizao das experincias prvias de aprendizes adultos deve ser adotada como base para a construo do conhecimento novo:
Favorecer a educao global da sua personalidade e, a partir da experincia vivida e dos conhecimentos adquiridos, permitir-lhe adquirir os elementos de toda a espcie que lhe daro a possibilidade, modificando-lhe o saber-existir, de uma realizao mais completa dele prprio, numa adaptao autntica e realista para si mesmo, ao meio em que vive. (GOGUELIN, 1970, pg. 47).

- Aplicao do que foi aprendido: em geral, os adultos buscam o conhecimento novo para soluo de algo em suas vidas, ou seja, procuram sempre justificativa na necessidade e utilidade do conhecimento adquirido, a fim de colocarem em prtica tal aprendizagem com a intencionalidade de transformarem algo em seu cotidiano. Quando os estudantes adultos so apresentados a um vocabulrio e situaes diversas que esto relacionadas sua vida real e ao seu dia-a-dia, porm conectadas aos contedos propostos a serem aprendidos, as chances de que tenham sucesso na aquisio e aprendizagem dos novos conhecimentos muito maior.

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.001225

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

- Motivao: a continuidade da motivao do adulto em aprender novos conhecimentos est relacionada real aplicao do que foi aprendido com o seu cotidiano de vida, conforme vimos no item anterior:
Os adultos so motivados a aprender, conforme percebam que a aprendizagem ajudar a executar tarefas ou lidar com problemas que vivenciam em sua vida. Alm disso, eles assimilam novos conhecimentos, percepes, habilidades, valores e atitudes de maneira mais eficaz quando so apresentados a contextos de aplicao a situaes da vida real. (KNOWLES, 2009, p.70)

As categorias adotadas acima representam as principais caractersticas do modelo andraggico de ensino e foram baseadas nas diferentes obras que tratam da educao e aprendizagem dos adultos fora do sistema tradicional de ensino. Entre essas obras destacam-se KNOWLES (Aprendizagem de resultados, 2009), AQUINO (Como aprender: andragogia e as habilidades da aprendizagem, 2007), PLACCO, entre outras. Saberes docentes necessrios para a educao de adultos Aquino (2007, p.10), pesquisador que defende os princpios da andragogia como os mais adequados para a educao de adultos e a metodologia ativa em sala de aula, afirma que a funo do professor orientar o aluno para os tipos de experincias que iro capacit-lo a desenvolver suas prprias potencialidades naturais, ou seja, o papel que um professor de adultos exerce secundrio, ele guia e orienta os alunos a vivenciarem e experimentarem as mais diversas situaes ligadas ao tema a ser aprendido, para que possam desenvolver sua prpria opinio e habilidades sobre o assunto. Para tal, importante que esse professor tenha os conhecimentos necessrios para lidar com esse aluno. De acordo com os princpios da andragogia estudados, foram desenvolvidas categorias que representam alguns saberes docentes a serem servidos como guia para o professor, o qual j trabalha ou deseja atuar com alunos adultos. So elas: Interao: As relaes dos indivduos uns com os outros na aprendizagem de adultos de suma importncia, pois na troca de experincias que o adulto aprende e ressignifica o que j sabe, transformando seu conhecimento. Tardif (1998, p.222), aponta que ensinar, obrigatoriamente entrar em relao com o outro. Ora, para que essa relao se estabelea, preciso que os professores e alunos entendam-se minimamente. O professor de adultos que no inclui a interao como aspecto presente e vivo em todas as suas atividades docentes, corre o risco de fazer com que seus alunos no se

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.001226

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

desenvolvam da maneira como poderiam e fiquem em uma zona de conforto sem estabelecer relao com seus pares e se desenvolver positivamente. Saber planejar: O planejamento, no enfoque deste estudo, deve ser encarado sob uma perspectiva de instrumento de ao educativa e poltica, um instrumento de trabalho e orientador da docncia do professor, que o auxiliar na gesto de suas aulas. Para isso, importante que o professor planeje seu trabalho e sua disciplina por meio de diferentes tcnicas e estratgias que visem atingir todos os nveis de aprendizagem dos alunos, uma vez que cada um tem seu ritmo e tempo para assimilar as informaes. O planejamento um dos elementos fundamentais para que qualquer ambiente educacional cumpra seu papel como espao de aprendizagem. De acordo com Antoni Zabala (1998, p.114), cabe ao professor:
Procurar frmulas organizativas que permitam a ateno invidualizada, o que implica o planejamento estruturado de atividades em pequenos grupos ou individualmente, para que exista a possibilidade de atender a alguns alunos enquanto os demais esto ocupados em suas tarefas. Tudo isso deve permitir a individualizao do tipo de ajuda, j que nem todos aprendem da mesma forma nem no mesmo ritmo e, portanto, tampouco o fazem com as mesmas atividades.

Ainda em relao importncia do planejamento no trabalho docente, como instrumento de ao educativa por parte do professor, Sacristn (1998, p278) nos afirma que o planejamento, de forma geral:
Facilita o enriquecimento profissional, por ser uma atividade que motivo de reflexo sobre a prtica em um esquema-guia flexvel para uma ao consciente dos professores/as. Os planos que so assumidos por ele orientam a ao, dando-se assim a possibilidade de tornar mais racional a prtica, orient-la a partir de idias e a servio de metas esclarecedoras. Dedicar tempo de trabalho a esta atividade, a assist-la com meios, centrar nela programas de formao em exerccio, oferecer recursos e exemplos, so formas de melhorar uma faceta profissional que tem incidncia no desenvolvimento do ensino.

Adoo de metodologia focada na aprendizagem: Para que a aprendizagem dos alunos acontea de fato, objetivo principal da atuao docente, preciso enfatizar uma perspectiva de metodologia ativa e participante, baseada em um ambiente de encontro e de relaes horizontais entre alunos e professores que trocam experincias, opinies e sentimentos diversos em torno de determinados temas, por meio de tcnicas e estratgias interativas que visem construo coletiva do conhecimento,

conseqentemente promovendo a aprendizagem eficaz dos aprendizes em cena:

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.001227

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

8
Uma das principais distines entre educao convencional e de adultos encontrada no prprio processo de aprendizagem. So os humildes que se tornam bons professores de adultos. Em uma turma de adultos, a experincia do aluno conta tanto quanto o conhecimento do professor. Ambos so intercambveis. Em algumas das melhores turmas de adultos, s vezes difcil perceber quem est aprendendo mais, o professor ou os alunos. (KNOWLES, 2009, p.43)

Alguns exemplos de tcnicas e estratgias que visam uma metodologia focada na aprendizagem, ativa e participativa, so atividades que proporcionam debates em grupo, estudos de caso, atividades que permitam ao aluno refletir sobre o que ele est conhecendo e aprendendo. Trabalhar com a Memria sob um enfoque na construo identitria do sujeito: Para que o professor de alunos adultos trabalhe em sala de aula com experincias vividas por seus alunos, ele precisa atuar diretamente com aspectos que envolvam a memria deles, uma vez que o mesmo j passou por inmeras situaes, positivas ou negativas, ao longo de sua vida. O educador de adultos precisa encontrar na memria adulta de seu aluno, uma oportunidade de se aproximar das suas experincias passadas e conseguir identificar as potencialidades e as dificuldades que aquele indivduo possui em seu processo de aprendizagem. De acordo com Eclea Bosi (2003, p. 235), atravs da memria, o indivduo pode ter acesso aos momentos de antigamente que permanecem, mesmo sem que deles tome-se conscincia, como motivos para o comportamento presente. Para Pozo (2002, p.105):
[...] nossa memria permanente est organizada para cumprir uma funo seletiva, que nos permite reconstruir nosso passado e nossas aprendizagens anteriores em funo de nossas metas atuais, de forma que no nos percamos numa infinidade de lembranas amontoadas umas sobre as outras, como folhas mortas. Nossa memria no s um mecanismo, um sistema dinmico que revive e constri o que aprendemos at preench-lo de sentido.

Nesta perspectiva, para que alunos

adultos

aprendam

de maneira

contextualizada, significativa e eficiente, torna-se imprescindvel para o professor de adultos trabalhar com aspectos que envolvam a memria destes educandos. Pozo (2002, p. 97), ressalta a importncia da memria:
preciso ter comeado a perder a memria, mesmo que seja s aos pedaos, para se dar conta de que a memria o que constitui toda a nossa vida. Uma vida sem memria no seria vida, como uma inteligncia sem possibilidade de se expressar no seria inteligncia. Nossa memria nossa coerncia, nossa razo, nossa ao, nosso sentimento. Sem ela no somos nada...

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.001228

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

Considerar a Subjetividade no processo de formao de adultos: Para iniciarmos nossa discusso em torno da subjetividade do adulto, gostaramos primeiramente de defin-la segundo o conceito de Vera Placco (2006, p.43):
[...] caracterstica prpria de cada um em permanente constituio, construda nas relaes sociais, que permite pessoa um modo prprio de funcionar, de agir, de pensar, de ser no mundo, modo que a faz atribuir significados e sentidos singulares s situaes vividas. o que faz cada um ser diferente do outro, diferena que tem origem nas significaes atribudas s experincias vividas, que por sua vez so produzidas no social.

Dessa forma, podemos afirmar que a subjetividade composta destas duas faces, a individual, tratando-se da singularidade da personalidade de cada sujeito em todas as suas dimenses, afetivas, emocionais, profissionais; pois mesmo em um espao em comum, cada um diferente do outro; e a coletiva, no que diz respeito ao conjunto de situaes vivenciadas por esse sujeito no mbito social as quais esto em um constante movimento de ressiginificao de sua forma de agir de acordo com o que realmente lhe for significativo ou no, visto que [...] para aprender necessitamos de um outro, necessitamos de um interlocutor, necessitamos nos vincular, portanto, aprender d-se na relao com o outro e com o mundo. (MELO, 2002, p.105) Nessa perspectiva, o educador de adultos deve estabelecer e incentivar situaes nas quais a opinio, as mais diversas interpretaes sobre um mesmo tema, sejam expostas e discutidas, pois a partir desta ao que o indivduo aprende, pois ressignifica algo que no conhecia de fato e por meio do debate coletivo, do conhecimento de outras idias diferentes da dele, acaba por formar uma nova opinio e conhecer melhor outros pontos de vista que jamais teria refletido se no fosse proporcionado pelo educador esse momento de troca de experincias: Assim, considera-se importante um educador de adultos trabalhar com a subjetividade de seus alunos no processo de formao, pois a partir dela que ele conhecer aspectos importantes individuais de seus alunos, assim como estabelecer em seu grupo um clima de colaborao, solidariedade e respeito s diferenas, fazendo com que todos tenham chances de crescer e aprender significativamente:
Aprender a tolerar as divergncias, aprender a tolerar a espera, aprender a tolerar os ritmos de cada um, significa aprender um novo modo de aprender. Mas significa principalmente aprender um novo modo de ser, modo este que entende a aprendizagem como uma nova possibilidade de convivncia social. (MELO, 2002, p. 110)

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.001229

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

10

Descobrir como os alunos aprendem atravs da metacognio Ao falarmos sobre metacognio, a intencionalidade e a tomada de conscincia no processo de aprendizagem fazem-se presentes, pois seu conceito principal possibilitar ao indivduo pensar sobre como ele mesmo aprende, ou seja, sua ao intencional e, ao passar por esse processo reflexivo sobre si mesmo, surge a tomada de conscincia, permitindo ao sujeito tomar conhecimento de si e a partir da, elaborar significados e sentidos, ou ainda, ressignific-los atravs deste processo de reflexo. Nesse sentido, podemos definir a metacognio como:
[...] conhecimento ou crena que o aprendiz possui sobre si prprio, sobre os fatores ou variveis da pessoa, da tarefa e da estratgia, alm do modo como afetam o resultado dos procedimentos cognitivos. Contribui para o controle das condutas de resoluo, permitindo ao aprendiz reconhecer e representar as situaes, ter mais fcil acesso ao repertrio das estratgias disponveis e selecionar as suscetveis de se poderem aplicar. Permite, tambm, avaliar os resultados finais e/ou intermdios e reforar a estratgia escolhida ou de alterar, em funo da feitura de avaliaes. (RIBEIRO, 2003, p.111)

O papel docente neste movimento inclui uma responsabilidade com o grupo no sentido de estabelecer metas para os alunos a partir da identificao das facilidades e dificuldades de todos. Tal atitude possvel, atravs da realizao de atividades que permitem a todos expressarem-se enquanto aprendizes, dialogarem entre si, discutindo pontos de dificuldade que encontraram, assim como momentos que facilitaram o caminhar do grupo em relao aos contedos e as metodologias adotadas para que todos aprendessem. Quando o adulto domina o modo como pensa e aprende, ele toma posse de um conhecimento de qualidade realmente til para a sua necessidade e cotidiano, uma vez que refletiu previamente sobre a sua aprendizagem, regulando-a e adequando-a, conforme a necessidade e maneiras mais fceis que ele mesmo identificou para adquirir tal conhecimento. Dessa forma, o aluno adulto adota mtodos que facilitam a sua aprendizagem e se desenvolve positivamente, pois toma conscincia de sua identidade como um todo, fato que o auxiliar em diferentes momentos de sua vida, tanto acadmica, como profissional e pessoal. CONSIDERAES FINAIS Esta pesquisa constatou que as caractersticas que mais se sobressaem quando se trata da aprendizagem de adultos, so os aspectos relacionados s experincias de

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.001230

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

11

vida, s suas vivncias e conhecimentos prvios e que no podem ser negligenciadas pelo professor. Os itens que representam o modo de ser do adulto e que devem ser considerados ao se educar esse aprendiz, seja qual for o espao de aprendizagem em que estiver inserido so: so indivduos independentes e auto-direcionados; trazem as mais diversas experincias de vida que vo servir de referncia e base em aprendizagens futuras; interessam-se por aquisio de conhecimentos que podem ser colocados em prtica a curto prazo, reduzindo seu interesse por conhecimentos que no podem ser aplicados de imediato em seu cotidiano; aprendem de maneira muito mais significativa e eficiente por meio da resoluo de problemas e desafios do que atravs da simples transmisso tradicional de assuntos e contedos; so motivados de maneira interna, por interesse em aprender algo que lhe chame a ateno, ou por necessidade de aprimoramento profissional, do que por fatores externos como provas, notas entre outros. A educao de adultos que endossamos neste trabalho, baseia-se em um processo educacional que visa a aprendizagem por meio de um processo centrado no aluno e em suas experincias. O professor precisa estar consciente de que o seu aluno no uma criana, mas sim um adulto, um indivduo complexo que precisa ser entendido em toda a sua totalidade. Por fim, importante considerar que o modelo andraggico de ensino deve ser conhecido e aplicado em suas mltiplas perspectivas. O essencial que todos os profissionais da educao de adultos percebam que a Andragogia vem para auxili-los e orient-los em seu cotidiano profissional, conscientizando-os de que aprendizes adultos possuem suas especificidades que refletem diretamente no modo como aprendem diferenciando-se da maneira de aprender das crianas. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: Andragogia e as habilidades da Aprendizagem. 1 Edio. So Paulo: Pearson Prentice Haal, 2007. BOSI, Eclea. O tempo vivo da memria: Ensaios de psicologia social. So Paulo: Ateli Editorial, 2003. CAVALCANTI, Roberto de Albuquerque. Andragogia : A aprendizagem nos adultos. Revista de Clnica Cirrgica da Paraba, N 6, Ano 4, (Julho de 1999). Disponvel em: http://www.ccs.ufpb.br/depcir/andrag.html. Acesso em: 12 de setembro de 2010.

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.001231

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

12

CHIZZOTTI, A. Pesquisa Qualitativa em Cincias Humanas e Sociais: evoluo e desafios. Revista Portuguesa de Educao, Portugal Braga, v. 16, n. 2, 2003. Disponvel em: http:// redalyc.uaemex.mx/pdf/374/37416210.pdf . Acesso em 27 de maio de 2011. DEWEY. John. Como Pensamos. So Paulo: Companhia Editora Nacional - 3 edio, 1959. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra,1987. GOGUELIN, Pierre. A formao contnua dos adultos. Paris: Coleo saber. Editora Publicaes Europa America, 1970. KNOWLES, Malcolm. Aprendizagem de Resultados: Uma prtica para aumentar a efetividade da educao corporativa. Trad. Sabine Alexandra Holler. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2009. MASETTO, Marcos Tarciso. Competncia Pedaggica do Professor Universitrio. So Paulo: Editora Summus:, 2003. MELO, Maria Lcia de Almeida. Subjetividade e conhecimento. So Paulo: Ed. Vetor; 2002. PLACCO, Vera M. N. S e TREVISAN-de-Souza, Vera L. (orgs) Aprendizagem do Adulto Professor. So Paulo: Editora Loyola, 2006. POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: A nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Editora Artmed, 2002. RIBEIRO, Clia. Metacognio: um apoio ao processo de aprendizagem. Universidade Catlica Portuguesa, 2003. Disponvel em:

http://www.scielo.br/pdf/%0D/prc/v16n1/16802.pdf. Acesso em: 20 de junho de 2011. SACRISTN. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Editora ArtMed 4edio, 1998. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Ed. Cortez; 23 ed; 2009. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formao profissional. Petrpolis: Editora Vozes 10 edio, 2010. ZABALA, Antoni. A Prtica Educativa: como ensinar. Traduo de Ernani F. da Rosa, Porto Alegre: Editora ArtMed, 1998.

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.001232

Potrebbero piacerti anche