Sei sulla pagina 1di 39

DA PRESCRIO

PRESCRIO:
a perda do direito de punir do Estado pelo seu no exerccio, durante determinado perodo de tempo. No se trata de o Estado perder o direito de ao, pois a prescrio atinge imediatamente o direito de punir, ao contrrio do que ocorre com a decadncia e a perempo, que primeiro atingem o direito de ao para, via indireta, atingir o direito de punir. A prescrio alcana o direito do Estado impor a pena ao autor do fato criminoso pretenso punitiva ou jus puniendi!", como tam#$m alcana o direito do Estado executar a pena fixada na sentena pretenso execut%ria ou jus punitionis). &ma e outra tem fora para extinguir a puni#ilidade do su'eito ativo.

1. PUNIBILIDADE:
a possi#ilidade 'urdica de o Estado impor pena ao violador da lei penal.

2. DIREITO DE PUNIR:

ABSTRATO

()*)+,

FATO CRIMINOSO

AN()-&.)/)+,

+&0*12E0

CONCRETO

PRETENSO

PUNITIVA

(jus

puniendi)

ANTES

DO

TRANSITO EM JULGADO

A/E3&A/A SENTENA CONDENATRIA 4&5)+)EN(E

TRNSITO EM JULGADO

PRETENSO EXECUTRIA (jus punitionis) APS O


TR NSITO EM JULGADO

PRESCRIO DA PRETENSO PUNITIVA (ART. 10 CP!.

6. A prescrio da pretenso punitiva regula7se pela mxima pena privativa de li#erdade cominada ao crime art. 689, caput". :. Aplicam7se ;s penas restritivas de direito os mesmos pra<os prescricionais das penas privativas de li#erdade, porque elas su#stituem estas art. == e 689 p.u.". >. ,pera7se em : anos a prescrio da pena de multa quando for ela a ?nica cominada, a ?nica aplicada, ou que ainda no foi cumprida art. 66=". =. , pra<o prescricional redu<7se de metade quando o su'eito era menor de :6 anos ao tempo do fato, ou maior de @8 anos na data da sentena art. 66A, +*" data da conduta art. >B9, +**". A. As circunstancias qualificadoras devem ser consideradas no calculo da prescrio da pretenso punitiva porque elas implicam em uma nova cominao. C. As causas de aumento de pena devem ser consideradas no calculo do pra<o prescricional da pretenso punitiva. @. As causas de diminuio de pena devem ser consideradas no calculo do pra<o prescricional da pretenso punitiva. Neste caso toma7se a mxima pena cominada ao crime e dela diminui7se o mnimo pela causa. ExemploD

Art. 6A@ +* *ena E 68 anos Fxima pena cominada" +ausa de aumento G6H: E A anos *ena E 68 G A E 6A anos prescreve em :8 anos por ser pena superior a 6: anos" +ausa de diminuio 76H> E A anos *ena E 6A I A E 68 anos prescreve em 6C anos por ser pena superior a B anos e inferior a 6: anos". B. As circunstancias agravantes e atenuantes no devem ser consideradas no calculo do pra<o prescricional da pretenso punitiva porque elas no tem fora para romper os limites punitivos cominados ao crime. 9. Nas Jip%teses de concurso de crimes concurso material art. C9, +*", concurso formal art. @8, +*" e crime continuado art. @6, +*"" a prescrio da pretenso punitiva corre isoladamente para cada fato art. 669, +*". 68. A pretenso que desclassifica o fato tem efeito retroativo ex7tunc", alcanando os termos iniciais. 4er, portanto, a pena do novo crime, reconJecido na desclassificao, que reger a prescrio.

PRESCRIO

FATO CRIMINOSO

TRANSITO EM JULGADO DA SENTENA CONDENATRIA

PRETENSO PUNITIVA

PRETENSO EXECUTRIA

MAXIMA PENA (PPL! COMINADA AO CRIME (ART. 10 CP!

PENA FIXADA NA SENTENA (ART. 110 CP!

I " CONSUMAO II # TENTATIVA PRESCRIO DA PRETENSO PUNITIVA P$BLICOS TERMOS INICIAIS (ART. 111 CP! III " CRIMES PERMANETES IV " FALSIDADE DE REGISTROS V " DIGNIDADE SEXUAL DE MENORES

T.J. DA SENTENA CONDENATORIA PARA A ACUSAO

I#
&SURSIS'

T.J. DA SENTENA %UE REVOGA O

PRESCRIO DA PRETENSO EXECUTRIA


LIBERDADE CONDICIONAL T.J. DA SENTENA %UE REVOGA A

TERMOS INICIAIS

(ART. 112 CP!

II # FUGA

TERMO INICIAL DA PRESCRIO DA PRETENSO PUNITIVA


& ()*+ , -./'

6. A regra geral $ de que a prescrio comea ocorrer na data da consumao do fato art. 666, )". , tempo do crime continua sendo a data da conduta ao ou omisso", conforme dispKe o art. =L do +*. Essa data, portanto, que deve ser considerada para a verificao das circunstancias do fato ex. idade do su'eito ativo, idade da vitima". 4omente considerar7se7 a data do resultado para o inicio da contagem do pra<o prescricional. :. +onsiderando a regra de que o pra<o prescricional comea a correr da data da consumao art. 666, )"D A. Nos crimes materiais o pra<o comea a correr da data do resultado naturalstico. M. Nos crimes formais e de mera conduta o pra<o comea a correr da data da conduta ao ou omisso". +. Nos crimes culposos, na data do resultado. /. Nos crimes omissivos impr%prios art. 6> N:L", da data do resultado. E. Nos crimes omissivos pr%prios, da data da omisso. >. (EN(A()2AD , pra<o prescricional conta7se da data que o agente foi interrompido na execuo do ato criminoso art. 666, ))". =. +.)FE4 *E.FANEN(E4D A prescrio comea a correr da data que cessa a permanencia. Assim, por exemplo, no crime de sequestro a prescrio comea ocorrer do dia em que a vitima consegue a li#erdade.

A. M)OAF)A E 5A04)/A/E /E .EO)4(., +)2)0D /a data em que o fato se tornou conJecido. )sto por que, em#ora instantPneos estes crimes possuem efeitos permanentes, que perduram no tempo. orientao da 'urisprudncia que a prescrio desses crimes comea a correr da data em que o fato se tornou conJecido da autoridade p?#lica, presumindo7se que isso ocorre com a Qnotitia criminis! 4(5, .( CA8H>C@ e .(- @6HC9A". C. 0E) 6:.CA8H:86: I /)ON)/A/E 4ER&A0 /E +.)ANSA4 E A/,0E4+EN(E4D ocorre na data em que a vitima completa 6B anos. @. Q)gnorados o dia e o ms da consumao do crime, mas conJecido o AN,, ra<ovel adotar como termo inicial da prescrio o dia 6L de 'ulJo, que marca a metade desse, salvo se a data pre'udicar o r$u, caso em que a soluo ainda mais favorvel deve ser preferida, esta#elecendo7 se no dia 6L de 'aneiro o inicio da fluncia do pra<o prescricional!. (A+.)F 4* .( C8BH>A>. orientao 'urisprudencial".

PRESCRIO DA PRETENSO EXECUTRIA (ART. 110 CP!

Art. 668 +* I A prescrio depois de transitar em 'ulgado a sentena condenat%ria regula7se pela pena aplicada e verifica7se nos pra<os fixados no artigo anterior, os quais se aumentam de 6H> se o condenado $ reincidente. N6L 7 A prescrio depois da sentena condenat%ria com transito em 'ulgado para a acusao, ou depois de improvido seu recurso, regula7se pela pena aplicada. N:L 7 A prescrio, de que se trata o pargrafo anterior, pode ter por termo inicial data anterior ao rece#imento da denuncia ou da queixa.

TERMOS INICIAIS:
6. /A(A /, (.AN4)(, EF -&0OA/, +,N/ENA(,.)A *A.A A A+&4AST,D /A 4EN(ENSA

7 +om o (- da sentena condenat%ria para a acusao, a pena fixada nessa sentena no mais poder ser aumentada $ proi#ida a

Qreformatio in perus!". *or isso essa pena fixada na sentena passa a ser a quantidade mxima de direito de punir de que o Estado dispKe. Assim a partir do (.-. na sentena para a acusao comea a correr o pra<o prescricional da pretenso execut%ria. ,#sD na verdade, quando alei esta#elece o (ransito em 'ulgado da sentena para a acusao, deve7se entender o (.-. da quantidade de pena. 4e a acusao recorrer pretendendo coisa diversa do que o aumento da pena por exemplo, a modificao do regime prisional ou a cassao de algum #eneficio" a quantidade da pena no poder ser aumentada. 0em#re7seD o 'udicirio s% pode 'ulgar aquilo que foi pedido. :. /A(A /, (.AN4)(, EF -&0OA/, /A 4EN(ENSA 3&E .E2,OA , Q4&.4)4!D 7 /urante o perodo de prova do sursis, o Estado esta impedido de exercitar a pretenso execut%ria. *or isso, a prescrio no corre fica suspensa". .evogado o #eneficio, , Estado no s% pode como deve executar a pena imposta, por isso comea a fluir o pra<o prescricional. >. /A(A /, (.AN4)(, EF -&0OA/, /A 4EN(ENSA 3&E .E2,OA , 0)2.AFEN(, +,N/)+),NA0D 7 , livramento condicional implica em uma suspenso parcial da execuo da pena. , sentenciado $ colocado em li#erdade e, durante o perodo de prova no corre a prescrio. .evogado o #eneficio o estado retoma o direito de exigir o cumprimento do restante da pena. +omea, ento, a fluir o pra<o prescricional dessa pretenso execut%ria, que ser regulado calculado" pelo restante da pena, nos termos do art. 66>. 0em#re7seD pena $ igual divida, paga uma parte deve7se somente o que so#ra. =. /A(A /A 5&OAD 7 A fuga constitui uma interrupo da execuo da pena privativa de li#erdade. /e modo que, a partir da data da evaso o estado tem a o#rigao de recapturar o sentenciado e, portanto, dessa data comea a correr a prescrio da pretenso execut%ria, que ser calculada pelo tempo que resta da pena nos termos do art. 66>.

PROBLEMA

.u#ens Fassa, de 6B anos de idade, aproveitando o feriado do dia 6A de agosto de :86:, pegou a camionete de seu irmo Figuel Uamilton e, mesmo no sendo Ja#ilitado saiu para dar uma volta. 3uando trafegava por uma avenida, empreendendo velocidade excessiva, veio a atropelar /. /ilma e sua filJa Farta, que atravessavam a via pu#lica na faixa de pedestres. Em virtude do atropelamento as vitimas sofreram lesKes corporais e foram levadas ao Jospital. A menina Farta, contudo, no suportando os ferimentos morreu no dia :8 de agosto.

+onsiderando as disposiKes da lei nL 9.A8>H9@ +(M"D

a" )ndique o s" (ipo s" *enal ais" violado s" por .u#ens massaV Art. >8:, ) e )) do +(M Farta" Art. >8> +(M /ilma" Am#os os crimes em concurso formal do art. @8 +*

#" )ndique as circunstancias relevantes do casoV Art. 66A +*, .u#ens menor de :6 anos pra<o redu<ido pela metade" No ser Ja#ilitado 2elocidade excessiva

c" 3ual $ pra<o prescricional da pretenso punitivaV +onforme art. 689 +*D Uomicdio culposo G causa de aumento E 6: anos 0eso corporal G causa de aumento E B anos +omo .u#ens $ menor de :6 anos, o pra<o redu<7se pela metade, portanto. No Jomicdio prescreve em C anos e na leso corporal prescreve em = anos.

d" 3uando comea a correr esse pra<o.

+onforme o art. 669 I No caso de concursos de crimes, a extino da puni#ilidade incidir so#re a pena de cada um, isoladamente. )nicia7se a prescrio da leso em 6AH8BH:86: e termina em 6=H8BH:86C )nicia7se a prescrio do Jomicdio em :8H8BH:86: e termina em 69H8BH:86B

SUSPENSO DA PRESCRIO
A.(. 66C

1. CONCEITO:
, pra<o prescricional pode sofrer um Jiato, uma parada momentPnea. o que se cJama suspenso da prescrio, cu'a causas principais esto previstas no art. 66C do c%digo penal, com o nome de causas impeditivas da prescrio. Em tais casos, por que o Estado fica impedido de exercer o seu direito de punir, o curso da prescrio se suspende para recomear a fluir depois que cessar a causa impeditiva. .einiciado o curso da prescrio, conta7se o tempo anterior no cWmputo final da prescrio.

)N(E..,F* E

+,N(A74E (EF*, AN(E.),. R" +,F , (EF*, 5)NA0 X" E +,F*&(, 5)NA0 /A *.E4+.)ST, R G X E Y "

2. CAUSAS:

7 3&E4(T, *.E-&/)+)A0 I A.(. 66C, ), +* 7 +&F*.)FEN(, /A *ENA N, ER(E.),. I A.(. 66C, )), +* *.E(EN4T, >CC +** *&N)()2A 0E) 9899 A.(. B9 *A.0AFEN(A.E4 +5, A.(. A>" 7 .E2E0)A /, .& +)(A/, *,. E/)(A0 I A.(. 7 4&4*EN4T, +,N/)+),NA0 /, *.,+E44, I 7 4&4*EN4T, /A AST, *ENA0 +,N(.A

7 +,N+E4T, /E Q4&.4)4!

*.E(EN4T, ERE+&(Z.)A

7 +,N+E44T, /E 0)ME./A/E +,N/)+),NA0

7 *.)4T, *,. ,&(., 5A(, +*, A.(. 66C, *. [N)+,"

6. *or questo pre'udicial entende7se toda questo de valori<ao 'urdica, se'a de direito penal ou extrapenal, que deve ser decidida antes da questo principal. uma questo de direito cu'a soluo se apresenta como antecedente l%gico e 'urdico da questo da questo de direito penal o#'eto do processo ,tais questKes so tratadas nos arts. 9: a 9= do +**. art. 66C, ), +*".

:. 4e o agente esta cumprindo pena no estrangeiro, no pode ser extraditado. , estado #rasileiro, por isso, fica impedido de exercitar a pretenso punitiva atrav$s de ao penal em que se deve garantir o +ontradit%rio. *or isso mesmo o curso da prescrio fica suspensa art. 66C, )), +*". >. 3uando o r$u, citado por edital, no responde ao cJamamento nem constitui defensor, presume7se que desconJece a acusao que lJe $ dirigida. *or isso, fica o Estado impedido de prosseguir com a ao penal. +onsequentemente suspende7se o pra<o prescricional da pretenso punitiva art. >CC, +**". =. 4uspenso o processo so# condiKes, , Estado no exerce sua pretenso punitiva art. B9, 0ei nL 9.899H9A". *or isso mesmo tam#$m fica suspensa a prescrio N CL". A. +5, art. A> I 4uspenso da ao penal contra palarmentares.

INTERRUPO DA PRESCRIO
A.(. 66@ +*

+*, art. 66@ I o curso da prescrio interrompe7seD

) I .ece#imento da denuncia ou queixaV )) I /eciso de pronunciaV ))) I +onfirmao da pronunciaV )2 I 4entenaHAc%rdo condenat%rios recorrveisV 2 I )nicio do cumprimento da pena ou pela continuao do cumprimento de penaV 2) I .eincidncia.

*reste atenoD Na suspenso o pra<o continua a correr onde parou, por$m, na interrupo da prescrio renova o pra<o por inteiro a cada nova interrupo.

)N(E..&*ST, /A *.E4+.)ST,D As causas interruptivas da prescrio so todos os atos ou fatos demonstrativos de um exerccio ativo do poder punitivo do Estado e, como tais, incompatveis com a renuncia a um direito de punir. )ndicam o vivo interesse do estado em perseguir o autor do fato criminoso. Na interrupo da prescrio, o tempo decorrido antes da causa no $ computado no pra<o, que recomea a correr por inteiro. +*, art. 66@, N :L".

).

.E+EM)FEN(, /A /EN&N+)A ,& /A 3&E)RAD trata7se de despacJo 'udicial que rece#e a pea inicial da ao penal. /EN&N+)A ao penal pu#lica" e 3&E)RA ao penal privada". 7Aditamento da denuncia para a incluso de novo fatoD o rece#imento do aditamento da denuncia para a incluso de novo fato interrompe a prescrio somente em relao a esse novo delito, e no em relao ao crime anterior, cu'a interrupo da prescrio ocorreu quando a denuncia foi rece#ida para cada fato J sua pr%pria prescrio". 7 .ece#imento do aditamento da denuncia para a incluso de co7r$uD Q o despacJo de rece#imento do aditamento ; denuncia para incluir na ao penal c%reu no referido na inicial, mesmo indiretamente, tem efeito interruptivo da prescrio com relao a sua pessoa, por que assume a condio de tpica den?ncia! (A+.)F 4*, .-/ =H6>: E :H6:B. Qo aditamento ; denuncia para a incluso de coautor ou participe de crime no interrompe o pra<o de prescrio, estendendo7se ao novo integrante da relao processual penal o efeito interruptivo do rece#imento da denuncia contra o primeiro coautor, nos termos do art. 66@, N 6L, 6\ parte, do +*! (A+.)F 4*, .-/ C9>H>A6". 7rece#imento da denuncia ou da queixa por ac%rdoD re'eitada a denuncia ou queixa +**, art. >9A", ca#er recurso em sentido estrito +**, art. AB6, )". *rovido o recurso e rece#ida a ao penal pela segunda instancia, o acordo marcar a interrupo da prescrio, devendo7se considerar a data do 'ulgamento que $ pu#lico.

)).

*.,N&N+)A E ))). /E+)4T, +,N5).FA(,.)A /A *.,N&N+)AD nas aKes penais por crimes da competncia do

'?ri crimes dolosos contra a vida", se o 'ui< se convencer da existncia do crime e de indcios de que se'a o r$u o seu autor pronunci7lo7 +**, art. =6>". 4ignifica que o 'ui< determina o 'ulgamento do r$u pelo (ri#unal do -uri. A deciso de pronuncia interrompe o pra<o prescricional +*, art. 66@, ))". /essa deciso ca#e recurso em sentido estrito +**, art. AB6, )2". 4e, 'ulgando o recurso o tri#unal confirmar a pronuncia, o ac%rdo tam#$m interrompe a prescrio +*, art. 66@, )))". 7 poder ocorrer, entretanto, que o 'ui< impronuncie o acusado +**, art. =6=", ou o a#solva sumariamente +**, art. =6A" dessas duas decisKes ca#er apelao +**, art. =6C". 4e o apelo for provido e o r$u pronunciado, o ac%rdo interromper a prescrio +*, art. 66@, ))". 7 pronuncia e posterior desclassificao de denuncia pelo tri#unal do '?riD a deciso de pronuncia interrompe a prescrio mesmo que posteriormente os 'urados venJam a desclassificar o delito para outro no doloso contra a vida. 4(., .5 C8>H=>C, @>:HA@6 4(-, .4(- 6:H6@9, >:H>A>, A=H>@B, @CH:=8 (-4*, .( CA8H:C=, @:8H=>A 7 pronuncia e crime conexoD Qa lei, ao dispor que a sentena de pronuncia interrompe a prescrio, no fa< qualquer ressalva ao crime de competncia do '?ri em decorrncia da conexo!. Assim, a deciso proferida ao t$rmino do 'u<o de admissi#ilidade no pode ser olvidada e nem seus efeitos podero ser cancelados em relao aos crimes conexos no caso de a#solvio concernente ao delito principal. 4(5, .( C6>H=:>".

)2. *E0A *&M0)+AST, /A 4EN(ENSA ,& A+,./T, +,N/ENA(Z.),4 .E+,..]2E)4D ,utro marco interruptivo da prescrio $ a pu#licao da sentena ou ac%rdo condenat%rios recorrveis. +onsidera7se pu#licada a sentena em mos do escrivo +**, art. >B9", e no na data da sua prolao. 7(ratando7se ac%rdo condenat%rio, a data a ser considerada $ a do 'ulgamento da causa, porque as sessKes so pu#licas. Neste sentido 4(5, .( CC9H>9:.

2. )N)+), ,& +,N()N&AST, /, +&F*.)FEN(, /A *ENAD )nicia7se o pra<o da prescrio da pretenso execut%ria com o trPnsito em 'ulgado da sentena condenat%ria para a acusao +*, art. 66:, )", interrompendo7se pelo comeo do cumprimento da pena +*, art. 66@, 2". Evadindo7se o sentenciado, a prescrio comea a ocorrer na data da fuga +*, art. 66:, ))", regulando7se pelo tempo que resta da pena +*, art. 66>". .ecapturado o foragido interrompe7se novamente a prescrio +*, art. 66@, 2". 2). .E)N+)/EN+)AD a reincidncia indica no delinquente um recrudescimento da criminalidade que desaconselJa qualquer contemplao para com ele. *or isso, considerou a lei que a reincidncia interrompe, o pra<o prescricional da pretenso execut%ria. importante o#servar que a prescrio $ interrompida na data em que o novo fato criminoso $ praticado, mas essa interrupo ficar condicionada a efetiva condenao do su'eito por esse novo fato. Essa nova sentena condenat%ria ter eficcia retroativa a data do cometimento do fato.

5A(, +.)F)N,4,

*.E(EN4T, *&N)()2A PUBLICAO DA SENTENA

RECEBIMENTO DA

DEN$NCIA0%UEIXA RECORR1VEL

CONDENATRIA

PRESCRIO RETROATIVA 222222222222222222222222223 3 2222222222222 3 222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222 2223 ^ ^ (._N4)(, EF -&0OA/, ^ /A 4EN(ENSA *A.A A ^ ^ A+&4AST,

.E+&.4, /A /E5E4A

JULGAMENTO DO RECURSO DA DEFESA 3

222PRESCRIO INTERCORRENTE222222223

PRESCRIO RETROATIVA

Art. 668, pargrafo primeiro, parte final. &ma ve< esta#elecida a pena, a prescrio tem que ser verificada tomando qualquer marco que no fosse a data da den?ncia e da queixa, at$ outros marcos interruptivos da prescrio. 4e passado o tempo superior da prescrio

contada pela pena fixada na sentena, pode ocorrer prescrio entre esses perodos, anteriormente a pu#licao da sentena condenat%ria. Anteriormente, a lei 6:.:>=H:868 I 8AH8AH:868, essa prescrio poderia ocorrer do fato criminoso at$ a propositura da den?ncia e da queixa. Fais por ser uma lei mais gravosa, $ uma lei irretroativa, ou se'a, crimes cometidos anteriormente a lei podem prescrever nesse perodo.

PRESCRIO INTERCORRENTE

a prescrio que ocorre entre a pu#licao da sentena penal condenat%ria e o 'ulgamento do recurso da defesa. Ela pressupKe que a quantidade da pena fixada na sentena transitou em 'ulgado para a acusao e, por isso, essa pena passa a ser a #ase de clculo da prescrio. Uavendo recurso da defesa esta pena fixada na sentena no mais poder ser aumentada e, se na data do 'ulgamento do recurso da defesa tiver decorrido pra<o superior ao prescricional, desde a pu#licao da sentena condenat%ria, a puni#ilidade do r$u ser extinta pela prescrio que incide so#re a pretenso punitiva. Aquela sentena condenat%ria perder a sua eficcia no produ<indo nenJum efeito. O4+. P5*+65)78/ I9:*56/55*9:*: Entre a pu#licao da sentena condenat%ria e o 'ulgamento do recurso da defesa existe a prescrio intercorrente, sendo que ser uma pretenso punitiva que ser regulada pela pena fixada, mais no sendo prescrito, fica como se no fosse condenado. CP; A5:. 110; <,5=>5,?/ 1@. " 1A. S):.,78/: (ransito em 'ulgado da sentena para acusao na verdade $ o (ransito em 'ulgado da quantidade da pena. 2A. S):.,78/: /epois de promovido o recurso da defesa. O4+. 4empre se examina o recurso da acusao para depois o da defesa 4empre" no direito penal. P5*+65)78/ I9:*56/55*9:* $ aquela da pretenso punitiva que ocorre com #ase de calculo fixada na pena entre a pu#licao da sentena condenat%ria e o 'ulgamento do recurso da defesa.

PRESCRIO ANTECIPADA

5a<7se uma valorao dos fatos, e vendo que ' est prescrita, para no ferir o principio da moralidade administrativa, no gastar dinJeiro pu#lico desnecessariamente, arquiva7se o processo alegando a prescrio antecipada. 7 4?mula nL. =>B, 4(-D /i< que $ inadmissvel admitir a prescrio antecipada.

CLASSIFICAO DOUTRINBRIA DOS CRIMES: # )9+:,9:C9*/ I $ aquele cu'a consumao ocorre em um s% instante, sem continuidade temporal 7 ex.D Qestup!o!. # <*5D,9*9:* I $ aquele cu'o momento consumativo se prolonga no tempo por vontade do agente 7 ex.D Qse"#est!o!. # )9+:,9:C9*/ (* *?*):/+ <*5D,9*9:*+ I $ aquele cu'a consumao se d em determinado instante, mas seus efeitos so irreversveis 7 ex.D Q$o%i&'dio!. # 6/D)++)E/+ I $ aquele praticado atrav$s de uma ao. # /D)++)E/+ I o agente comete o crime ao deixar de fa<er alguma coisa. - prprios (ou puros) I se perfa< pela simples a#steno, independentemente, de um resultado posterior 7 ex.D Qo%iss(o de so&o!!o!. - imprprios (ou comissivos por omisso) I o agente, por uma omisso inicial, d causa a um resultado posterior, que ele tinJa o dever 'urdico de evitar 7 ex.D a me, que tinJa o dever 'urdico de alimentar seu filJo, deixa de fa<7lo, provocando a morte da criana a simples conduta de deixar de alimentar no constitui crime, mas o resultado morte que dela decorre constitui infrao penal". # D,:*5),)+ 7 a lei descreve uma ao e um resultado, e exige a ocorrncia deste para que o crime este'a consumado 7 ex.D Qeste)ion*to!. # ?/5D,)+ 7 a lei descreve uma ao e um resultado, mas a redao do dispositivo deixa claro que o crime consuma7se no momento da ao, sendo o resultado mero exaurimento do delito 7 ex.D Qe+to!s(o %edi*nte se"#est!o!. # (* D*5, 6/9(.:, 7 a lei descreve apenas uma conduta e, portanto, consuma7 se no exato momento em que esta $ praticada 7 ex.D Q,io)*-(o de do%i&')io!.

# (* (,9/ I so aqueles que pressupKem uma efetiva leso ao #em 'urdico tutelado 7 ex.D Q$o%i&'dio!, Q.u!to!. # (* <*5)>/ I so aqueles que se consumam com a mera situao de risco a que fica exposto o o#'eto material do crime 7 ex.D Qpe!i&)it*-(o de ,id* e d* s*/de!, Q!i+*!. - abstrato (ou presumido) I a lei descreve uma conduta e presume que o agente, ao reali<7la, expKe o #em 'urdico a riscoV trata7se de presuno a#soluta no admite prova em contrrio", #astando ; acusao provar que o agente praticou a conduta descrita no tipo para que se presuma ter Javido a situao de perigo 7 ex.D Qo%iss(o de so&o!!o!. - concreto I nesses delitos a acusao tem de provar que pessoa certa e determinada foi exposta a uma situao de risco em face da conduta do su'eitoV J que se provar que o perigo efetivamente ocorreu, pois este no $ presumido 7 ex.D Qpe!i&)it*-(o de ,id* e d* s*/de! - individual I so os que expKem a risco o interesse de uma s% pessoa ou de grupo limitado de pessoas 7 exs.D arts. 6>8 a 6>@. - comum (ou coletivo) I so os que expKem a risco o interesse de n?mero indeterminado de pessoas 7 exs.D arts. :A8 a :A9. # 6/D.9+ I so aqueles que podem ser praticados por qualquer pessoa 7 exs.D Q.u!to!, Q!ou0o!, Q$o%i&'dio!. # <5F<5)/+ I so os que s% podem ser cometidos por determinada categoria de pessoas, por exigir o tipo penal certa qualidade ou caracterstica do su'eito ativo 7 exs.D Qin.*nti&'dio!, Q&o!!up-(o p*ssi,*!. # (* D8/ <5F<5), I so aqueles cu'a conduta descrita no tipo penal s% pode ser executada por uma ?nica pessoa e, por isso, no admitem co7autoria, mas apenas a participao 7 exs.D Q.*)so teste%un$o!, Qdi!i1i! ,e'&u)o se% $*0i)it*-(o!. # <5)96)<,)+ I so aqueles que no dependem de qualquer outra infrao penal para que se configurem 7 ex.D Q$o%i&'dio!, Q.u!to!. # ,6*++F5)/+ I so aqueles que pressupKem a ocorrncia de um delito anterior 7 ex.D Q!e&ept*-(o!. # 6/D.9+ I protegem um ?nico #em 'urdico 7 ex.D Q $o%i&'dio! visa7se ; proteo da vida", Q.u!to! protege7se o patrimWnio". # 6/D<G*H/+ I surgem quando J fuso de : ou mais tipos penais, ou quando um tipo penal funciona como qualificadora de outroV a norma penal tutela : ou mais #ens 'urdicos 7 exs.D Qe+to!s(o %edi*nte se"#est!o! surge da fuso do Qse"#est!o! e da Qe+to!s(o! e, portanto, tutela o patrimWnio e a li#erdade individual", Q)*t!o&'nio! $ um rou#o qualificado pela morte e, assim, atinge tam#$m : #ens 'urdicos, o patrimWnio e a vida".

# <5/>5*++)E/+ I ocorre quando o su'eito, para alcanar um resultado mais grave, passa por um crime menos grave 7 ex.D para causar a morte da vtima, o agente necessariamente tem de lesion7la. # <.:,:)E/ I d7se quando o agente imagina que a conduta por ele praticada constitui crime, mas, em verdade, $ um fato atpico. # ?,GI/ ou tentativa perfeita" I ocorre quando o agente percorre todo o Qite! &!i%inis!, mas no consegue consumar o crime. # *H,.5)(/ I nos crimes formais, a lei descreve uma ao e um resultado, mas dispensa a efetivao deste para que o crime se aperfeioeV assim, os crimes formais se consumam no momento da aoV o crime, entretanto, estar exaurido se, ap%s a ao, efetivamente ocorrer o resultado 7 ex.D Q e+to!s(o %edi*nte se"#est!o! consuma7se no momento do seq`estro, independentemente da o#teno do resgateV entretanto, se os familiares da vtima efetivamente o pagarem, o crime estar exaurido". # E,>/ I so os que tm como su'eito passivo entidades sem personalidade 'urdica, como a famlia, a sociedade etc. # +)D<G*+ I $ aquele em cu'a redao o legislador enumera as elementares do crime em sua figura fundamental 7 ex.D Q%*t*! *)1u2%! $ a descrio do crime de Q$o%i&'dio si%p)es!. # <5)E)G*>),(/+ I $ quando o legislador, ap%s a descrio do delito, esta#elece circunstPncias com o condo de redu<ir a pena 7 ex.D se o Q $o%i&'dio! for praticado por motivo de relevante valor social ou moral, a pena ser redu<ida de 6HC a 6H>. # -.,G)?)6,(/+ I $ quando a lei acrescenta circunstPncias que alteram a pr%pria pena em a#strato para patamar mais elevado 7 ex.D a pena do Q $o%i&'dio si%p)es! $ de recluso, de C a :8 anosV se o crime for praticado por motivo f?til, a qualificadora far com que a pena passe a ser de recluso, de 6: a >8 anos. # (* ,78/ DJG:)<G, (/. (* 6/9:*J(/ E,5),(/! I so aqueles em relao aos quais a lei descreve vrias condutas possui vrios ver#os" separadas pela con'uno alternativa Qou!V nesses casos, a prtica de mais de uma conduta, em relao ; mesma vtima, constitui crime ?nico 7 ex.D Q p*!ti&ip*-(o e% sui&'dio! ocorre quando algu$m indu<, instiga ou auxilia outrem a cometer suicdio". # (* ,78/ G)E5* I $ aquele que pode ser praticado por qualquer meio de execuo, uma ve< que a lei no exige comportamento especfico 7 ex.D o Q$o%i&'dio! pode ser cometido atrav$s de disparo de arma de fogo, golpe de faca, com emprego de fogo, veneno, exploso, asfixia etc. # (* ,78/ E)96.G,(, I so aqueles em relao aos quais a lei descreve o meio de execuo de forma pormenori<ada 7 ex.D Q%*us3t!*tos! a lei descreve em que devem consistir os maus7tratos para que caracteri<em o delito". # I,4):.,G I $ aquele cu'a caracteri<ao pressupKe uma reiterao de atos 7 ex.D Q&u!*ndei!is%o! a prtica de um ato isolado $ atpica".

# 6/9*H/+ I a conexo pressupKe a existncia de pelo menos duas infraKes penais, entre as quais exista um vnculo qualquerV por conseq`ncia, Javer a exasperao da pena e a necessidade de apurao dos delitos em um s% processoV as Jip%teses de conexo esto descritas no art. @C do +**. # K ()+:C96), I $ aquele em relao ao qual a execuo ocorre em um pas e o resultado em outro. # <G.5)G/6,)+ I $ aquele em que a execuo ocorre em uma localidade e o resultado em outra, dentro do mesmo pas. # , <5,L/ I ocorre quando a caracteri<ao do crime ou de uma qualificadora depende do decurso de determinado tempo 7 exs.D Q *p!op!i*-(o de &ois* *&$*d*! somente se aperfeioa se o agente no devolve o #em ; vtima depois de 6A dias do acJado", Qe+to!s(o %edi*nte se"#est!o! $ qualificado se a privao da li#erdade dura mais de := Joras. # -.,+*#65)D* I d7se nas Jip%teses de crime impossvel participao impunvel art. >6". art. 6@" e

# .9)++.4+)+:*9:* I $ aquele cu'a ao $ composta por um s% ato e, por isso, no admitem a tentativa 7 ex.D Qinj/!i*!. # <G.5)++.4+)+:*9:* I $ aquele cu'a ao $ representada por vrios atos, formando um processo executivo que pode ser fracionado e, assim, admite a tentativa 7 exs.D Q$o%i&'dio!, Q.u!to! etc. # D/9/++.4M*:)E/+ I so aqueles que podem ser cometidos por uma s% pessoa 7 ex.D Q$o%i&'dio!. # <G.5)++.4M*:)E/+ I so aquele que s% podem ser praticados por duas ou mais pessoasV so crimes de concurso necessrio 7 ex.D Q"u*d!i)$*!, Q!i+*!, Q*du)t2!io!. # (/G/+/ I o agente quis o resultado o assumiu o risco de produ<i7lo. # 6.G</+/ I quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia. # <5*:*5(/G/+/ I J dolo no antecedente na figura fundamental" e culpa no conseq`ente no resultado mais grave". # (* ,78/ <J4G)6, # (* ,78/ <5)E,(, # 6/9+.D,(/ I quando nele se re?nem todos os elementos de sua definio legal. # :*9:,(/ I quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstPncias alJeias ; vontade do agente. # )D</++NE*G I por ineficcia a#soluta do meio ou por a#soluta impropriedade do o#'eto.

# (* ?G,>5,9:* <5/E/6,(/ 7 quando o agente $ levado ; ao por instigao de algu$m que, ao mesmo tempo, toma todas as medidas para evitar a consumao do delito, com a priso em flagrante do agenteV no J crime quando a preparao do flagrante pela polcia torna impossvel sua consumao 4?mula 6=A, do 4(5". # (* ?G,>5,9:* *+<*5,(/ 7 o fato cJega antecipadamente ao conJecimento de algu$m, que no impede a reali<ao da ao, mas toma providncias para que Ja'a priso em flagrante no momento da consumaoV alguns entendem Javer tentativa no caso de crime material e consumao no caso de crime formal ou de mera condutaV outros acJam no ser crime aplicando a s?mula 6=A, 4(5. # ?.96)/9,G 7 $ o praticado por funcionrio p?#lico, desde que o fato tenJa relao com as suas funKes.

# (* 5*+</9+,4)G)(,(*: - em sentido estrito I so os que podem ser praticados no por funcionrios p?#licos em geral, mas apenas por certos agentes detentores do poder poltico da Nao. - em sentido amplo I a#rangem tanto os crimes de responsa#ilidade em sentido estrito, como os crimes funcionais pr%prios e impr%prios. # I*()/9(/+ (L*) 9O P.0Q20 0!: 7 Jomicdio simples quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s% agenteV 7 Jomicdio qualificadoV 7 latrocnioV 7 extorso qualificada pela morteV 7 extorso mediante seq`estro e na forma qualificadaV 7 estuproV 7 atentado violento ao pudorV 7 epidemia com resultado morteV 7 falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinaisV 7 genocdio. a os crimes Jediondos, a prtica de tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e terrorismo no comportam anistia, graa e indultoV fiana e li#erdade provis%riaV a pena ser cumprida em regime fecJado, sendo que, depois de cumpridos G de :H> da pena, se o apenado no for reincidente especfico em crimes Jediondos, poder fa<er 'us ao livramento condicional.

CAP1TULO I DOS CRIMES CONTRA A VIDA (+8/ M.G>,(/+ <*G/ T5)4.9,G (/ JJ5); *H6*:/ / &homicdio culposo'!

ROMIC1DIO

A5:. 121 7 M,:,5 ,G>.SDD P*9, 7 recluso, de C a :8 anos.

7 $ Qcrime hediondo quando praticado em atividade tpica de grupos de extermnio, mesmo que por uma s% pessoa.

C,+/ (* ()D)9.)78/ (* <*9, (R/D)6N()/ <5)E)G*>),(/! T 1@ # 4e o agente comete o crime )D<*G)(/ </5 D/:)E/ (* 5*G*E,9:* E,G/5 +/6),G di< respeito a interesses da coletividade, como, por exemplo, matar traidor da ptria, matar #andido perigoso, desde que no se trate de atuao de 'usticeiro" ou D/5,G refere7se a sentimento pessoal do agente, como no caso da eutansia", ou +/4 / (/DN9)/ (* E)/G*9:, *D/78/; G/>/ *D +*>.)(, , )9M.+:, <5/E/6,78/ (, EN:)D, existncia de emoo intensa 7 ex.D tirar o agente totalmente do s$rioV in'usta provocao da vtima 7 ex.D xingar, fa<er #rincadeiras de mau gosto, flagrante de adult$rioV reao imediata 7 Q)o1o e% se1uid*!", o 'ui< pode deve" redu<ir a pena de 6HC a 6H>.

R/D)6N()/ -.,G)?)6,(/ 7 $ Qcrime hediondo!.

T 2@ # 4e o Jomicdio $ cometidoD I # D*(),9:* <,>, /. <5/D*++, (* 5*6/D<*9+,, ou por outro D/:)E/ :/5<* motivo vil, repugnante, que demonstra depravao moral do agente 7 ex.D matar para conseguir Jerana, por rivalidade profissional, por inve'a, porque a vtima no quis ter relao sexual etc."V II 7 </5 D/:)E/ ?J:)G matar por motivo de pequena importPncia, insignificanteV falta de proporo entre a causa e o crime 7 ex.D matar dono de um #ar que no lJe serviu #e#ida, matar a esposa que teria feito 'antar considerado ruim etc."V III 7 6/D *D<5*>/ de E*9*9/, ?/>/, *H<G/+)E/, ,+?)H),, :/5:.5, ou outro D*)/ )9+)()/+/ $ o uso de uma armadilJa ou de uma fraude para atingir a vtima sem que ela perce#a que est ocorrendo um crime, como, por exemplo, sa#otagem de freio de veculo ou de motor de avio" /. 65.*G outro meio cruel al$m da tortura 7 ex.D morte provocada por pisoteamento, espancamento, pauladas etc.", ou de -.* </++, 5*+.G:,5 <*5)>/ 6/D.D ex.D provocar desa#amento ou inundao"V IV 7 K :5,)78/ que#ra de confiana depositada pela vtima ao agente, que desta se aproveita para mat7la 7 ex.D matar a mulJer durante o ato sexual", de *D4/+6,(, ou tocaiaV o agente aguarda escondido a passagem da vtima por um determinado local para, em seguida, alve'7la", ou D*(),9:* ()++)D.G,78/ $ a utili<ao de um recurso qualquer para enganar a vtima, visando possi#ilitar uma aproximao para que o agente possa executar o ato Jomicida 7 ex.D uso de disfarce ou m$todo anlogo para se

aproximar da vtima, dar falsas provas de ami<ade ou de admirao para possi#ilitar uma aproximao" ou /.:5/ 5*6.5+/ -.* ()?)6.G:* /. :/59* )D</++NE*G , (*?*+, (/ /?*9()(/ surpresaV efetuar disparo pelas costas, matar a vtima que est dormindo, em coma alco%lico"V V 7 <,5, ,++*>.5,5 , *H*6.78/ ex.D matar um segurana para conseguir seq`estrar um empresrio I Jomicdio qualificado em concurso material com extorso mediante seq`estro", , /6.G:,78/ o su'eito quer evitar que se descu#ra que o crime foi praticado", , )D<.9)(,(* o su'eito mata algu$m que poderia incrimin7lo 7 ex.D morte de testemunJa do crime anterior" ou E,9:,>*D (* /.:5/ 65)D* ex.D matar co7autor de Q!ou0o! para ficar com todo o dinJeiro ou a pessoa que estava fa<endo o pagamento do resgate no crime de Qe+to!s(o %edi*nte se"#est!o!". P*9, 7 recluso, de 6: a >8 anos.

7 Javendo mais de uma qualificadora no caso concreto, o 'ui< usar uma para qualificar o Jomicdio e as demais como agravantes gen$ricas. R/D)6N()/ 6.G</+/ T U@ # 4e o Jomicdio $ culposoD P*9, 7 deteno, de 6 a > anos.

A5:. U02; CTB 7 *raticar Jomicdio culposo na direo de veculo automotorD P*9,+ 7 deteno, de : a = anos, e suspenso ou proi#io de se o#ter a permisso ou a Ja#ilitao para dirigir veculo automotor. T J9)6/ 7 No Jomicdio culposo cometido na direo de veculo automotor, a pena $ aumentada de 6H> ; 6H:, se o agenteD I 7 no possuir *ermisso para /irigir ou +arteira de Ua#ilitaoV II 7 pratic7lo em faixa de pedestres ou na caladaV III 7 deixar de prestar socorro, quando possvel fa<7lo sem risco pessoal, ; vtima do acidenteV IV 7 no exerccio de sua profisso ou atividade, estiver condu<indo veculo de transporte de passageiros. A5:. U01; CTB 7 Ao condutor de veculo, nos casos de acidentes de trPnsito de que resulte vtima, no se impor a priso em flagrante, nem se exigir fiana, se prestar pronto e integral socorro ;quela. A.D*9:/ (* <*9, T V@ # No I/D)6N()/ 6.G</+/, a pena $ aumentada de 6H>, se o crime 5*+.G:, (* )9/4+*5EC96), (* 5*>5, :S69)6, (* <5/?)++8/; ,5:* /. /?N6)/ ex.D m$dico que no esterili<a instrumento cir?rgico, dando causa a uma infeco da qual decorre a morte da vtima", ou se o ,>*9:* (*)H, (* <5*+:,5 )D*(),:/ +/6/55/ K EN:)D, se a vtima $ socorrida imediatamente por terceiroV se ele no $ prestado porque o agente no possua condiKes de fa<7lo ou por Javer risco pessoal a eleV se a

vtima estiver morta 7 no incide o aumento da pena", 98/ <5/6.5, ()D)9.)5 ,+ 6/9+*-WX96),+ (/ +*. ,:/ ex.D ap%s atropelar a vtima, nega7se a transport7la de um Jospital a outro, depois de ter sido ela socorrida por terceiros", ou ?/>* <,5, *E):,5 <5)+8/ *D ?G,>5,9:*. 4endo doloso o Jomicdio I/D)6N()/ (/G/+/", a pena $ aumentada de 6H>, se o crime S <5,:)6,(/ 6/9:5, <*++/, D*9/5 (* 1V ,9/+. T Y@ (P*5(8/ M.()6),G! # Na Jip%tese de I/D)6N()/ 6.G</+/, / M.)L </(*5= (*)H,5 (* ,<G)6,5 , <*9,; +* ,+ 6/9+*-WX96),+ (, )9?5,78/ ,:)9>)5*D / <5F<5)/ ,>*9:* (* ?/5D, :8/ >5,E* -.* , +,978/ <*9,G +* :/59* (*+9*6*++=5),.

7 a sentena que reconJece e concede o perdo tem nature<a declarat%ria da extino da puni#ilidade, no existindo qualquer efeito secundrio, inclusive a o#rigao de reparar o dano.

# 6G,++)?)6,78/ (/.:5)9=5),: comum pode ser praticado por qualquer pessoa", simples atinge apenas um #em 'urdico", de dano exige a efetiva leso de um #em 'urdico", de ao livre pode ser praticado por qualquer meio, comissivo ou omissivo", instantneo de efeitos permanentes a consumao ocorre em um s% momento, mas seus efeitos so irreversveis" e material s% se consuma com a efetiva ocorrncia do resultado morte, ou se'a, com a cessao da atividade enceflica". - a prova da materialidade feita atravs do chamado exame necrosc%pico !ue elaborado por mdicos le"istas e atesta a ocorr#ncia da morte bem como suas causas$ # 6/D/ ()?*5*96),5 , &tentativa de homicdio' -.,9(/ , EN:)D, +/?5* G*+Z*+ 6/5</5,)+ (/ 65)D* (* &les%es corporais'[ I em termos te%ricos $ extremamente fcil, ' que na tentativa o agente quer matar e no consegue e no crime de lesKes corporais o dolo do agente $ apenas o de lesionar a vtimaV na prtica, devemos analisar circunstPncias exteriores como o o#'eto utili<ado, o local onde a vtima foi atingida, a quantidade de golpes etc. - !uando for considerado crime Jediondo& torna-se insuscetvel de anistia "raa indulto e liberdade provisria' o cumprimento da pena se dar( inte"ralmente em re"ime fechado' o livramento condicional s ser( possvel se cumpridos )*+ da pena e se o a"ente no for reincidente especfico' o jui, dever( decidir fundamentalmente se o ru pode apelar em liberdade$

INDU\IMENTO; AUX1LIO OU INSTIGAO AO SUIC1DIO (OU PARTICIPAO EM SUIC1DIO! A5:. 122 7 I9(.L)5 participao moralV significa dar a id$ia do suicdio a algu$m que ainda no tinJa tido esse pensamento" ou )9+:)>,5 participao moralV significa reforar a inteno suicida ' existente" ,G>.SD pessoa ou pessoas determinadas" , +.)6)(,5#+* ou <5*+:,5#GI* ,.HNG)/ <,5, -.* / ?,7, participao materialV significa cola#orar materialmente com a prtica do suicdio, quer dando instruKes, quer emprestando o#'etos para que a vtima se suicideV essa participao deve ser

secundria, acess%ria, pois se a a'uda for a causa direta e imediata da morte da vtima, o crime ser o de Qhomicdio!"D P*9, 7 recluso, de : a C anos, se o suicdio se consumaV ou recluso, de 6 a > anos, se da tentativa de suicdio resulta leso corporal de nature<a grave. A.D*9:/ (* <*9, T J9)6/ 7 A pena $ duplicadaD I # se o 65)D* S <5,:)6,(/ </5 D/:)E/ *>/N+:)6/ ex.D para ficar com a Jerana da vtima, com o seu cargo"V II 7 se a EN:)D, S D*9/5 ou :*D ()D)9.N(,; </5 -.,G-.*5 6,.+,; , 6,<,6)(,(* (* 5*+)+:X96), ex.D vtima est em#riagada, com depresso". 7 no existe tentativa deste crimeV o legislador condiciona a imposio da pena ; produo do resultado, que no caso pode ser a morte ou a leso corporal grave.

7 consuma7se no momento da morte da vtima ou quando ela sofre lesKes corporais gravesV resultando lesKes leves o fato $ atpico. 7 deve Javer relao de causa e efeito entre a conduta do agente e a da vtima 7 deve Javer seriedade na conduta do agenteV se algu$m, em tom de #rincadeira, di< ; vtima que a ?nica soluo $ Qse matar! e ela efetivamente se mata, o fato $ atpico por ausncia de dolo. 7 a vtima deve ter capacidade de entendimento de que sua conduta ir provocar sua morte" e resistnciaV assim, quem indu< criana de pouca idade ou pessoa com grave enfermidade mental a se atirar de um pr$dio responde por Qhomicdio!. 7 vrias pessoas fa<em roleta7russa em grupo, uns estimulando os outros, os so#reviventes respondem por este crime. 7 duas pessoas fa<em um pacto de morte e uma delas se mata e a outro desiste, o so#revivente responder por este crime. 7 duas pessoas decidem morrer 'untamente, se trancam em um compartimento fecJado e uma delas liga o gs, mas apenas a outra morre, Javer Q homicdio! por parte daquele que executou a conduta de a#rir a torneira do #oti'o de gs.

INFANTIC1DIO A5:. 12U # M,:,5; +/4 , )9?G.X96), (/ *+:,(/ <.*5<*5,G $ uma pertur#ao psquica que acomete grande parte das mulJeres durante o fenWmeno do parto e, ainda, algum tempo depois do nascimento da crianaV em princpio, deve ser provado, mas, se Jouver d?vida no caso concreto, presume7se que ele ocorreu", / <5F<5)/ ?)GI/, (.5,9:* / <,5:/ /. G/>/ ,<F+D P*9, 7 deteno, de : a C anos.

ABORTO C/96*):/: $ a interrupo da gravide< com a conseq`ente morte do feto. CG,++)?)6,78/: - natural I interrupo espontPnea da gravide< impunvel".

- acidental I em conseq`ncia de traumatismo impunvel" 7 ex.D queda, acidente em geral. - criminoso I previsto nos arts. 6:= a 6:@. - le"al ou permitido I previsto no art. 6:B. 7 os m$todos mais usuais so ingesto de medicamentos a#ortivos, introduo de o#'etos pontiagudos no ?tero, raspagem ou curetagem e sucoV $ ainda possvel a utili<ao de agentes el$tricos ou contundentes para causar o a#ortamento. 7 se o feto ' estiver morto absoluta impropriedade do objeto" ou o meio utili<ado pelo agente no pode provocar o a#orto absoluta inefic(cia do meio", $ crime impossvel.

A4/5:/ <5/E/6,(/ <*G, >*+:,9:* (,.:/#,4/5:/! /. 6/D +*. 6/9+*9:)D*9:/ A5:. 12V 7 P5/E/6,5 ,4/5:/ *D +) D*+D, /. 6/9+*9:)5 -.* /.:5*D GI/ <5/E/-.*D P*9, 7 deteno, de 6 a > anos.

7 a gestante que consente, incide nesse artigo, enquanto o terceiro que executa o a#orto, com concordPncia da gestante, responde pelo art. 6:C. 7 $ crime pr%prio, ' que nelas o su'eito ativo $ a gestanteV $ crime de mo pr%pria, uma ve< que no admitem co7autoria, mas apenas participao. A4/5:/ <5/E/6,(/ +*D / 6/9+*9:)D*9:/ (, >*+:,9:* A5:. 12Y 7 P5/E/6,5 ,4/5:/; +*D / 6/9+*9:)D*9:/ (, >*+:,9:*D P*9, 7 recluso, de > a 68 anos.

A4/5:/ <5/E/6,(/ 6/D / 6/9+*9:)D*9:/ (, >*+:,9:* A5:. 12] 7 P5/E/6,5 ,4/5:/ 6/D / 6/9+*9:)D*9:/ (, >*+:,9:*D P*9, 7 recluso, de 6 a = anos. T J9)6/ 7 Aplica7se a pena do ,5:)>/ ,9:*5)/5, se a gestante no $ maior de 6= anos, ou $ alienada ou d$#il mental, ou se o consentimento $ o#tido mediante fraude, grave ameaa ou violncia.

A4/5:/ -.,G)?)6,(/ A5:. 12Q 7 As penas cominadas 9/+ (/)+ ,5:)>/+ ,9:*5)/5*+ (,5:+. 12Y * 12]! so aumentadas de 6H>, se, *D 6/9+*-WX96), (/ ,4/5:/ /. (/+ D*)/+ *D<5*>,(/+ <,5, <5/E/6=#G/; , >*+:,9:* +/?5* G*+8/ 6/5</5,G (* 9,:.5*L, >5,E*^ * +8/ (.<G)6,(,+; +*; </5 -.,G-.*5 (*++,+ 6,.+,+; GI* +/45*ESD , D/5:*.

A4/5:/ G*>,G /. <*5D):)(/ A5:. 12P 7 N8/ +* <.9* / ,4/5:/ <5,:)6,(/ </5 DS()6/D I (,4/5:/ 9*6*++=5)/! 7 +* 98/ I= /.:5/ D*)/ (* +,GE,5 , E)(, (, >*+:,9:*V

II (,4/5:/ +*9:)D*9:,G! 7 se a >5,E)(*L 5*+.G:, (* *+:.<5/ ou de Qatentado violento ao pudor!, ' que $ possvel em face da mo#ilidade dos espermato<%ides 7 em#ora o +* no permite, mas $ pacfico o entendimento de que pode ser aplicada a cJamada analogia Qin 0on*% p*!te%!" e o ,4/5:/ S <5*6*()(/ (* 6/9+*9:)D*9:/ (, >*+:,9:* /.; -.,9(/ )96,<,L; (* +*. 5*<5*+*9:,9:* G*>,G.

CAP1TULO II DAS LES_ES CORPORAIS LESO CORPORAL A5:. 12 7 O?*9(*5 , )9:*>5)(,(* 6/5</5,G /. , +,J(* (* /.:5*DD P*9, 7 deteno, de > meses a 6 ano. 7 /?*9+, K )9:*>5)(,(* ?N+)6, I a#range qualquer alterao anatWmica pre'udicial ao corpo Jumano 7 ex.D fraturas, cortes, escoriaKes, luxaKes, queimaduras, equimoses, Jematomas etc. # /?*9+, K +,J(* I a#range a provocao de pertur#aKes fisiol%gicas vWmitos, paralisia corporal momentPnea, transmisso intencional de doena etc." ou psicol%gicas. # 98/ +* 6/9+)(*5,D G*+Z*+ 6/5</5,)+: a rubefao simples e fuga< afluxo de sangue na pele, no comprometendo a normalidade corporal, quer do ponto de vista anatWmico, quer funcional ou mental"V o eritema simples ou queimadura de 6b grau vermelJido da pele que desaparece em poucas Joras, ou dias, mantendo a epiderme ntegra, sem comprometimento da normalidade anatWmica, fisiol%gica ou funcional"V a dor desacompanhada do respectivo dano anat-mico ou funcional V a simples crise nervosa sem comprometimento do e!uilbrio da sa.de fsica ou mentalV o puro desmaio. 7 o corte de ca#elo sem autori<ao da vtima pode constituir, dependendo dos motivos, crime de Qleso corporal! ou Qinj.ria real! caso Ja'a inteno de envergonJar a vtima". 7 a Qautoleso! como crime de Qleso corporal! no $ punvelV ela pode caracteri<ar crime de outra nature<a como, por exemplo, Q fraude para recebimento de indeni,ao ou valor de se"uro! art. 6@6, N :b, 2" ou Q criao de incapacidade para se furtar aos servio militar! art. 6B= do +*F". 7 Qtentativa de leso corporal! I o agente tem dolo de macJucar mas no consegue por circunstPncias alJeias ; sua vontade. 7 Qvias de fato! I o agente agride sem inteno de lesionarV se o agente quer cometer apenas a contraveno e, de forma no intencional, provoca lesKes na vtima, responde apenas por crime de Qleso corporal culposa!. 7 a prova da materialidade deve ser feita atrav$s de exame de corpo de delito, mas, para o oferecimento da den?ncia, #asta qualquer #oletim m$dico ou prova equivalente art. @@, N 6b, da 0ei nb 9.899H9A". 7 desde o advento da 0ei nb 9.899H9A a ao penal passou a ser p?#lica condicionada ; representao art. BB".

S.4+:):.)78/ (, <*9, T Y@ # , 'ui<, no sendo graves as lesKes, pode ainda su#stituir a pena de deteno pela de multaD I # se ocorre qualquer das Jip%teses do T VO agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou so# o domnio de violenta emooV logo em seguida a in'usta provocao da vtima"V II 7 se as lesKes so recprocas. L*+8/ 6/5</5,G (* 9,:.5*L, >5,E* T 1@ # 4e resultaD I # )96,<,6)(,(* <,5, ,+ /6.<,7Z*+ I,4):.,)+; </5 D,)+ (* U0 (),+ atividade Ja#itual $ qualquer ocupao rotineira, do dia7a7dia da vtima, como andar, tra#alJar, praticar esportes etc.V para a comprovao o +** exige a reali<ao de um exame de corpo de delito complementar a ser reali<ado ap%s o trig$simo dia "V II 7 <*5)>/ (* E)(, $ a possi#ilidade grave e imediata de morteV deve ser um perigo efetivo, concreto, comprovado por percia m$dica, onde os m$dicos devem especificar qual o perigo de vida sofrido pela vtima 7 ex.D perigo de vida decorrente de grande perda de sangue, de ferimento em %rgo vital, de necessidade de cirurgia de emergncia etc."V III 7 (*4)G)(,(* <*5D,9*9:* (* D*D45/; +*9:)(/ /. ?.978/ de#ilidade consiste na reduo ou enfraquecimento da capacidade funcionalV para que caracteri<e esta Jip%tese de leso grave $ necessrio que se'a permanente, ou se'a, que a recuperao se'a incerta e a eventual cessao incalculvelV no $, entretanto, sonWnimo de perpetuidade H D*D45/+: so os apndices do corpo 7 #raos e pernasV a perda de parte dos movimentos do #rao $ um ex. H +*9:)(/+: so os mecanismos sensoriais atrav$s dos quais perce#emos o mundo exterior 7 tato, olfato, paladar, viso e audio H ?.978/: $ a atividade de um %rgo ou aparelJo do corpo Jumano 7 funo respirat%ria, circulat%ria, reprodutora etc."V IV 7 ,6*G*5,78/ (* <,5:/ $ a antecipao do parto, ou se'a, um nascimento prematuroV s% $ aplicvel quando o feto nasce com vida, pois, quando ocorro a#orto, o agente responde por leso gravssimaV $ tam#$m necessrio que o agente sai#a que a mulJer est grvida"D P*9, 7 recluso, de 6 a A anos.

7 a ao penal $ p?#lica incondicionada. L*+8/ 6/5</5,G (* 9,:.5*L, >5,E)++ND, ((/.:5)9,! T 2@ # 4e resultaD I # )96,<,6)(,(* <*5D,9*9:* <,5, / :5,4,GI/ prevalece o entendimento de que dever ser uma incapacidade gen$rica para o tra#alJo, ou se'a, para qualquer tipo de la#or, uma ve< que a lei se refere ; palavra Q t!*0*)$o! sem fa<er ressalvas"V

II 7 *9?*5D)(,(* )96.5=E*G $ a alterao permanente da sa?de por processo patol%gico, a transmisso intencional de uma doena para a qual no existe cura no estgio atual da medicinaV a enfermidade tam#$m $ considerada incurvel se a cura somente $ possvel atrav$s de cirurgia, posto que ningu$m $ o#rigado a se su#meter a processo cir?rgicoV a transmisso intencional de A)/4 caracteri<a a leso gravssima, por$m, se o agente pratica ato com inteno de transmitir tal doena mas no consegue, no responde pela tentativa, porque existem crimes especficos descritos no art. 6>8, N 6b, do +* Q se * e+posi-(o * pe!i1o se deu %edi*nte &ont*to se+u*)! ou no art. 6>6 Qse po! %eio "u*)"ue!!V J entendimento no sentido de que, com ou sem a efetiva transmisso, o crime seria o de tentativa de Jomicdio, ' que a doena tem a morte como conseq`ncia natural"V III 7 <*5(, /. )9.:)G)L,78/ (* D*D45/; +*9:)(/ /. ?.978/ <*5(,: pode se dar por mutilao ou por amputaoV ocorre a mutilao no pr%prio momento da ao delituosa, e $ provocada diretamente pelo agente que, por exemplo, se utili<a de serra el$trica, macJado, para extirpar parte do corpo da vtimaV a amputao apresenta7se na interveno cir?rgica imposta pela necessidade de salvar a vida da vtima ou impedir conseq`ncias mais gravesV o autor do golpe responde pela perda do mem#ro, desde que Ja'a nexo causal entre a ao e a perda e desde que no tenJa ocorrido causa superveniente relativamente independente que, por si s%, tenJa causado o resultado HH )9.:)G)L,78/: o mem#ro, ainda que parcialmente, continua ligado ao corpo da vtima, mas incapacitado de reali<ar suas atividades pr%priasV ocorre esta Jip%tese, por exemplo, quando a vtima passa a ter paralisia total de um #rao ou perna"V IV 7 (*?/5D)(,(* <*5D,9*9:* $ o dano est$tico, de certa monta, permanecendo, visvel e capa< de causar m impresso nas pessoas que olJam para a vtima, e que esta, portanto, se sinta incomodada com a deformidade 7 ex.D queimaduras com fogo ou com cido, provocao de cicatri<es atrav$s de cortes profundos, arrancamento de orelJa ou parte dela etc.V deve ser irreparvel pela pr%pria fora da nature<a, pelo passar do tempoV a corrreo por cirurgia plstica afasta a aplicao dessa qualificadora, mas, se a cirurgia $ possvel e a vtima se recusa a reali<7la, Javer a leso gravssima, uma ve< que a vtima no est o#rigada a su#meter7se ; interveno cirurgicaV a correo atrav$s de pr%tese no afasta a aplicao do instituto"V V I ,4/5:/ no pode ter sido provocado intencionalmente, pois, como ' visto, nesse caso Javeria crime de Qaborto!V conclui7se, assim, que este dispositivo $ exclusivamente preterdolosoV o agente deve sa#er que a vtima est grvida, para que no ocorra punio decorrente de responsa#ilidade o#'etiva"D P*9, 7 recluso, de : a B anos.

7 a ao penal $ p?#lica incondicionada. L*+8/ 6/5</5,G +*>.)(, (* D/5:* T U@ # 4e 5*+.G:, D/5:* * ,+ 6)56.9+:C96),+ *E)(*96),D -.* / ,>*9:* 98/ -.)+ / 5*+.G:,(/; 9*D ,++.D). / 5)+6/ (* <5/(.L)#G/D P*9, 7 recluso, de = a 6: anos.

7 $ Qcrime preterdoloso!, o agente quer apenas lesionar a vtima e aca#a provocando sua morte de forma no intencional, mas culposaV se o agente comete Qvias de fato! e provoca culposamente a morte da vtima, responde apenas por Qhomicdio culposo! que a#sorve a contraveno penal. 7 o 'ulgador e no o perito, $ a pessoa competente para reconJecer uma leso corporal seguida de morte, ao perito compete to somente a descrio parcial da sede, n?mero, direo, profundidade das lesKes etc. 7 a ao penal $ p?#lica incondicionada. D)D)9.)78/ (* <*9, (?/5D, <5)E)G*>),(,! T V@ # 4e o ,>*9:* 6/D*:* / 65)D* )D<*G)(/ </5 D/:)E/ (* 5*G*E,9:* E,G/5 +/6),G /. D/5,G /. +/4 / (/DN9)/ (* E)/G*9:, *D/78/; G/>/ *D +*>.)(, , )9M.+:, <5/E/6,78/ (, EN:)D,, o 'ui< pode redu<ir a pena de 6HC a 6H>. C,.+,+ (* ,.D*9:/ (* <*9, T Q@ # Aumenta7se a pena de 6H>, se o crime $ praticado 6/9:5, <*++/, D*9/5 (* 1V ,9/+.

L*+8/ 6/5</5,G 6.G</+, T ]@ # 4e a G*+8/ S 6.G</+,D P*9, 7 deteno, de : meses a 6 ano. 7 ao contrrio do que ocorre nas dolosas, no J distino no que tange ; gravidade das lesKesV o crime ser o mesmo e a gravidade somente ser levada em considerao por ocasio da fixao da pena7#ase art. A9". 7 a ao penal $ pu#lica condicionada ; representao art. BB, 0. 9.899H9A". C,.+,+ (* ,.D*9:/ (* <*9, T Q@ # Aumenta7se a pena de 6H>, se o crime resulta de )9/4+*5EC96), (* 5*>5, :S69)6, (* <5/?)++8/; ,5:* /. /?N6)/, ou se o ,>*9:* (*)H, (* <5*+:,5 )D*(),:/ +/6/55/ K EN:)D,, 98/ <5/6.5, ()D)9.)5 ,+ 6/9+*-WX96), (/ +*. ,:/ , ou ?/>* <,5, *E):,5 <5)+8/ *D ?G,>5,9:*. P*5(8/ M.()6),G T P@ # Aplica7se ; leso culposa o disposto no T Y@ (/ ,5:. 121 / M.)L </(*5= (*)H,5 (* ,<G)6,5 , <*9,; +* ,+ 6/9+*-WX96),+ (, )9?5,78/ ,:)9>)5*D / <5F<5)/ ,>*9:* (* ?/5D, :8/ >5,E* -.* , +,978/ <*9,G +* :/59* (*+9*6*++=5),". A5:. U0U; CTB 7 *raticar leso corporal culposa na direo de veculo automotorD P*9,+ 7 deteno, de seis meses a dois anos e suspenso ou proi#io de se o#ter a permisso ou a Ja#ilitao para dirigir veculo automotor. T J9)6/ 7 Aumenta7se a pena de 6H> ; 6H:, se ocorrer qualquer das Jip%teses do N ?nico do artigo anterior no possuir *ermisso para /irigir ou +arteira de Ua#ilitaoV pratic7lo em faixa de pedestres ou na caladaV deixar de prestar socorro, quando possvel fa<7lo sem risco pessoal, ; vtima do acidenteV no

exerccio de sua profisso ou atividade, estiver condu<indo veculo de transporte de passageiros".

CAP1TULO III DA PERICLITAO DA VIDA E DA SA$DE 7 $ crime de peri"o caracteri<am pela mera possi#ilidade de dano, ou se'a, #asta que o #em 'urdico se'a exposto a uma situao de risco" e no de danoV ' em relao ao dolo, #asta que o agente tenJa a inteno de expor a vtima a tal situao de perigoV o perigo deste captulo $ o individual atinge indivduos determinados"V o outro tipo de perigo $ o coletivo ou comum atinge um n?mero indeterminado de pessoas, estes esto tipificados nos arts. :A8 e s."V os crimes de perigo su#dividem7se ainda emD peri"o concreto a caracteri<ao depende de prova efetiva de que uma certa pessoa sofreu a situao de perigo" e peri"o presumido ou abstrato a lei descreve uma conduta e presume a existncia do perigo, independentemente da comprovao de que uma certa pessoa tenJa sofrido risco, no admitindo, ainda, que se faa prova em sentido contrrio".

PERIGO DE CONTBGIO VEN`REO A5:. 1U0 # Expor algu$m, por meio de relaKes sexuais ou qualquer ato li#idinoso, a contgio de mol$stia ven$rea, de que sa#e ou deve sa#er que est contaminado crime de peri"o"D P*9, 7 deteno, de > meses a 6 ano, ou multa. T 1@ # 4e $ inteno do agente transmitir a mol$stia crime de peri"o com dolo de danoV se a vtima sofrer lesKes leves, o agente responder por este crime, pelo fato da pena deste ser maiorV se sofrer lesKes graves, o agente responder apenas pelo crime de Qles%es corporais "raves!"D P*9, 7 recluso, de 6 a = anos, e multa. T 2@ # 4omente se procede mediante representao. 7 agente acometido de doena ven$rea comete um Q estupro!, nesse caso, responder pelo crime do artigo 6>8, Q&*put! ou N 6b, caso tiver inteno de transmitir a doena" em concurso formal com o artigo :6> Qestupro!". 7 se o agente procura evitar eventual transmisso com o uso, por exemplo, de preservativo, afasta7se a configurao do delito.

PERIGO DE CONTBGIO DE MOL`STIA GRAVE A5:. 1U1 7 *raticar, com o fim de transmitir a outrem mol$stia grave de que est contaminado, ato capa< de produ<ir o contgio crime de peri"o com dolo de dano"D P*9, 7 recluso, de 6 a = anos, e multa. 7 as mol$stias ven$reas, sendo elas graves, podem tipificar este crime, desde que o perigo de contgio no ocorra atrav$s de ato sexual, ' que, nesse caso, aplica7se o artigo 6>8 Qperi"o de cont("io venreo!".

7 Javendo a transmisso da doena que implica em leso leve, ficaro estas a#sorvidas, mas se implicarem lesKes graves ou morte, o agente ser responsa#ili<ado apenas por crime de Qles%es corporais "raves! ou Qhomicdio!.

PERIGO PARA A SA$DE OU VIDA DE OUTREM A5:. 1U2 7 Expor a vida ou a sa?de de outrem a perigo direto e iminenteD P*9, 7 deteno, de > meses a 6 ano, se o fato no constitui crime mais grave. T J9)6/ 7 A pena $ aumentada de 6HC a 6H> se a exposio da vida ou da sa?de de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a prestao de servios em esta#elecimentos de qualquer nature<a, em desacordo com as normas legais. 7 ex.D QfecJar! veculo, a#alroar o veculo da vtima, desferir golpe com instrumento contundente pr%ximo ; vtima etc. 7 o agente somente responder por este crime se o fato no constituir crime mais grave.

ABANDONO DE INCAPA\ A5:. 1UU I A4,9(/9,5 deixar sem assistncia, afastar7se do incapa<" <*++/, -.* *+:= +/4 +*. 6.)(,(/; >.,5(,; E)>)GC96), /. ,.:/5)(,(*; *; </5 -.,G-.*5 D/:)E/; )96,<,L (* (*?*9(*5#+* (/+ 5)+6/+ 5*+.G:,9:*+ (/ ,4,9(/9/D P*9, 7 deteno, de C meses a > anos. T 1@ # 4e do a#andono 5*+.G:, G*+8/ 6/5</5,G (* 9,:.5*L, >5,E*D P*9, 7 recluso, de 6 a A anos. T 2@ # 4e 5*+.G:, , D/5:*D P*9, 7 recluso, de = a 6: anos. 7 tratam7se de qualificadoras preterdolosasV se Javendo a inteno de provocar o resultado mais grave, ou, caso o agente tenJa assumido o risco de produ<7lo, responder por Qles%es corporais "raves! ou por Qhomicdio!V sendo as lesKes leves su#siste este crime, que a#sorve as lesKes por serem mais graves. C,.+,+ (* ,.D*9:/ (* <*9, T U@ # As penas cominadas neste artigo aumentam7se de 6H>D I # se o ,4,9(/9/ /6/55* *D G.>,5 *5D/V II 7 se o ,>*9:* S ,+6*9(*9:* /. (*+6*9(*9:*; 6a9M.>*; )5D8/; :.:/5 /. 6.5,(/5 (, EN:)D,. 7 o crime pode ser praticado por *-(o ex.D levar a vtima em um certo local e ali deix7 la" ou por o%iss(o ex.D deixar de prestar a assistncia que a vtima necessita ao se afastar da residncia em que moram", desde que, da conduta, resulte perigo concreto, efetivo, para a vtima. 7 a lei no se refere apenas ;s pessoas menores de idade, mas tam#$m aos adultos que no possam se defender por si pr%prios, a#rangendo, ainda, a incapacidade temporria doentes fsicos ou mentais, paralticos, cegos, idosos, pessoa em#riagada etc.".

7 no Javendo a relao de assistncia entre as partes, o crime poder eventualmente ser o do artigo 6>A Qomisso de socorro!". 7 se a inteno do agente for a de ocultar desonra pr%pria e a vtima for um rec$m7 nascido o crime ser o previsto no artigo 6>= Q e/posio ou abandono de recmnascido!".

EXPOSIO OU ABANDONO DE REC`M#NASCIDO A5:. 1UV # EH</5 remover a vtima para local diverso daquele em que lJe $ prestada a assistncia" ou ,4,9(/9,5 deixar sem assistncia" 5*6SD#9,+6)(/, <,5, /6.G:,5 (*+/95, <5F<5), a Jonra que o agente deve visar preservar $ a de nature<a sexual, a #oa fama, a reputao etc.V se a causa do a#andono for mis$ria, excesso de filJos ou outros ou se o agente no $ pai ou me da vtima, o crime ser o de Q abandono de incapa,!"D P*9, 7 deteno, de C meses a : anos. T 1@ # 4e do fato 5*+.G:, G*+8/ 6/5</5,G (* 9,:.5*L, >5,E*D P*9, 7 deteno, de 6 a > anos. T 2@ # 4e 5*+.G:, , D/5:*D P*9, 7 deteno, de : a C anos.

7 $ crime pr%prio que somente pode ser cometido pela me para esconder a gravide< fora do casamento, ou pelo pai, na mesma Jip%tese, ou em ra<o de filJo adulterino ou incestuoso. OMISSO DE SOCORRO A5:. 1UY 7 D*)H,5 (* <5*+:,5 ,++)+:X96),, -.,9(/ </++NE*G ?,LX#G/ +*D 5)+6/ <*++/,G, K 65),97, ,4,9(/9,(, /. *H:5,E),(,, ou K <*++/, )9E=G)(, /. ?*5)(,, ,/ (*+,D<,5/ /. *D >5,E* * )D)9*9:* <*5)>/ V ou 98/ <*()5; 9*++*+ 6,+/+; / +/6/55/ (, ,.:/5)(,(* <J4G)6,D P*9, 7 deteno, de 6 a C meses, ou multa. T J9)6/ 7 A pena $ aumentada de metade, se da omisso 5*+.G:, G*+8/ 6/5</5,G (* 9,:.5*L, >5,E*, e triplicada, se 5*+.G:, , D/5:*.

OMISSO DE SOCORRO NO TRNSITO A5:. U0U; CTB Q0eso corporal culposa na direo de veculo automotor !" 7 *raticar leso corporal culposa na direo de veculo automotorD P*9,+ 7 deteno, de C meses a : anos e suspenso ou proi#io de se o#ter a permisso ou a Ja#ilitao para dirigir veculo automotor. T J9)6/ 7 Aumenta7se a pena de 6H> ; 6H:, se ocorrer qualquer das Jip%teses do N ?nico do artigo anterior no possuir *ermisso para /irigir ou +arteira de Ua#ilitaoV pratic7lo em faixa de pedestres ou na caladaV dei/ar de prestar socorro !uando possvel fa,#-lo sem risco pessoal 1 vtima do acidente V no exerccio de sua profisso ou atividade, estiver condu<indo veculo de transporte de passageiros".

A5:. U0V; CTB Q2misso de socorro de trnsito!" 7 /eixar o condutor do veculo que agem sem culpa, agindo com culpa aplica7se o artigo >8>, N ?nico", na ocasio do acidente, de prestar imediato socorro ; vtima, ou, no podendo fa<7lo diretamente, por 'usta causa, deixar de solicitar auxlio da autoridade p?#licaD P*9,+ 7 deteno, de C meses a 6 ano, ou multa, se o fato no constituir elemento de crime mais grave. T J9)6/ 7 )ncide nas penas previstas neste artigo o condutor do veculo, ainda que a sua omisso se'a suprida por terceiros ou que se trate de vtima com morte instantPnea ou com ferimentos leves. 7 o art. >8= do +(M no poder ser aplicado ao condutor do veculo que, agindo de forma culposa, tenJa lesionado algu$m, pois tal condutor responder pelo crime especial do artigo >8> do +(M e se Javendo omisso de socorro ter a pena agravada N ?nico". 7 quem no agiu culposamente na conduo do veculo envolvido em acidente e no prestou auxlio ; vtima, responder pelo crime do artigo >8= do +(M Q omisso de socorro de trnsito!". 7 qualquer outra pessoa que no preste socorro, responder pelo crime do artigo 6>A Qomisso de socorro!".

MAUS#TRATOS A5:. 1U] 7 EH</5 , <*5)>/ , E)(, /. , +,J(* (* <*++/, +/4 +., ,.:/5)(,(*; >.,5(, /. E)>)GC96),; <,5, ?)D (* *(.6,78/; *9+)9/; :5,:,D*9:/ /. 6.+:F(), , -.*5 <5)E,9(/#, (* ,G)D*9:,78/ /. 6.)(,(/+ )9()+<*9+=E*)+ , -.*5 +.M*):,9(/#, , :5,4,GI/ *H6*++)E/ /. )9,(*-.,(/ , -.*5 ,4.+,9(/ (* D*)/+ (* 6/55*78/ /. ()+6)<G)9,D P*9, 7 deteno, de : meses a 6 ano, ou multa. T 1@ # 4e do ?,:/ 5*+.G:, G*+8/ 6/5</5,G (* 9,:.5*L, >5,E*D P*9, 7 recluso, de 6 a = anos. T 2@ # 4e 5*+.G:, , D/5:*D P*9, 7 recluso, de = a 6: anos. T U@ # Aumenta7se a pena de 6H>, se o crime $ <5,:)6,(/ 6/9:5, <*++/, D*9/5 (* 1V ,9/+. 7 a privao de alimentos pode ser relativa parcial" ou a#soluta total"V no caso da privao a#soluta, somente existir Qmaus-tratos! se o agente deixar de alimentar a vtima apenas por um certo tempo, expondo7a a situao de perigo, ' que se Jouver inteno Jomicida, o crime ser o de Qhomicdio!, tentado ou consumado. 7 cuidados indispens(veis so aqueles necessrios ; preservao da vida e da sa?de tratamento m$dico, agasalJo etc.". 7 trabalho e/cessivo $ aquele que produ< fadiga acima do normal em face do grande volumeV essa anlise deve ser feita em confronto com o tipo fsico da vtima, ou se'a, caso a caso.

7 trabalho inade!uado $ aquele impr%prio ou inconveniente ;s condiKes de idade, sexo, desenvolvimento fsico da vtima etc.V o#rigar uma criana a tra#alJar ; noite, no frio, em local a#erto, ou se'a, em situaKes que podem lJe tra<er pro#lemas para a sa?de. 7 abusar dos meios de disciplina ou correo refere7se a lei ; aplicao de castigos corporais imoderadosV a#uso no poder de correo e disciplina passa a existir quando o meio empregado para tanto etinge tal intensidade que expKe a vtima a uma situao de perigo para sua vida ou sa?deV no J crime na aplicao de palmadas ou cJineladas nas ndegas de uma crianaV J crime, entretanto, quando se desferem violentos socos ou cJutes na vtima ou, ainda, na aplicao de cJineladas no rosto de uma criana etc.V se o meio empregado expKe a vtima a um intenso sofrimento fsico ou mental, estar configurado o crime do art. 6b, )), da 0ei nb 9.=AAH9@ 0ei de (ortura", que tem redao #astante parecida com a ?ltima Jip%tese do crime de Q maus-tratos!, mas que, por possuir pena #em mais alta recluso, de : a B anos", se diferencia do crime de Qmaus-tratos! em ra<o da gravidade da conduta, ou se'a, no crime de tortura a vtima deve ser su#metida a um sofrimento intenso aplicao de cJicotadas, aplicao de ferro em #rasa etc.", #em mais grave do que dos Q maus-tratos!V J que se ressaltar, ainda, que o meio empregado no expKe a vtima a perigo, mas a su#mete a situao vexat%ria, no se configura o delito de Qmaus-tratos!, mas o crime do art. :>: do E+A desde que a vtima se'a criana ou adolescente so# guarda, autoridade ou vigilPncia do agente" 7 ex.D raspar o seu ca#elo, rasgar sua roupa em p?#lico etc.

CAP1TULO IV DA RIXA RIXA A5:. 1UQ 7 P,5:)6)<,5 material ou moral" (* 5)H, $ uma luta desordenada, um tumulto, envolvendo troca de agressKes entre > ou G pessoas, em que os lutadores visam todos os outros indistintamente, de forma a que no se possa definir dois grupos autWnomos", +,GE/ <,5, +*<,5,5 /+ 6/9:*9(/5*+D P*9, 7 deteno, de 6A dias a : meses, ou multa. T J9)6/ 7 4e /6/55* D/5:* /. G*+8/ 6/5</5,G (* 9,:.5*L, >5,E*, aplica7se, pelo fato da participao na rixa, a pena de deteno, de C meses a : anos. 7 todos os envolvidos na Qri/a! sofrero uma maior punio, independentemente de serem eles ou no os responsveis pela leso grave ou morteV se for desco#erto o autor do resultado agravador, ele responder pela Qri/a !ualificada! em concurso material com o crime de Q les%es corporais "raves! ou Qhomicdio! doloso ou culposo, dependendo do caso", enquanto todos os demais continuaro respondendo pela Qri/a !ualificada!. 7 se o agente tomou parte na Qri/a! e saiu antes da morte da vtima, responde pela forma qualificada, mas se ele entra na Q ri/a! ap%s a morte, responde por Qri/a simples!.

CAP1TULO V DOS CRIMES CONTRA A RONRA 7 a legislao penal comum +%digo *enal", ou se'a, esta, somente ser aplicada quando no ocorrer uma das Jip%teses da legislao especial +%digo Eleitoral, +%digo Filitar, 0ei de )mprensa etc.". # I/95,: $ o con'unto de atri#utos morais, fsicos e intelectuais de uma pessoa, que a tornam merecedora de apreo no convvio social e que promovem a sua auto7estima. - objetiva I $ o que os outros pensam a respeito do su'eitoV a Q cal.nia! e a Qdifamao! atingem a Jonra o#'etiva, por isso se consumam quando terceira pessoa toma conJecimento da ofensa proferida. - subjetiva I $ o 'u<o que se fa< de si mesmo, o seu amor pr%prio, sua auto7 estimaV ela su#divide7se em Jonra7dignidade di< respeito aos atri#utos morais da pessoa" e Jonra7decoro refere7se aos atri#utos fsicos e intelectuais"V a Qinj.ria! atinge a Jonra su#'etiva, por isso se consuma quando a pr%pria vtima toma conJecimento da ofensa que lJe foi feita.

# +.M*):/ ,:)E/: qualquer pessoa, exceto aquelas que go<am de imunidades, como os parlamentares deputados e senadores quando no exerccio do mandato" art. A>, +5"V os vereadores nos limites do Funicpio onde exercem suas funKes art. :9, 2))), +5"V os advo"ados quando no exerccio regular de suas atividades no praticam Qdifamao! e Qinj.ria!, sem pre'u<o das sanKes disciplinares elencadas no Estatuto da ,AM. # D*)/+ (* *H*6.78/: palavras, escrito, gestos ou meios sim#%licos, desde que possam ser compreendidos. # *G*D*9:/ +.4M*:)E/: doloV no #asta praticar a conduta descrita no tipo, exige7se que o su'eito queira atingir, diminuir a Jonra da vtima e seriedade na condutaV se a ofensa $ feita por #rincadeira ou a inteno da pessoa era repreender ou aconselJar" a vtima no J crime. CAL$NIA I imputa falsamente se verdadeira, o fato $ atpico" fato definido como crimeV atinge a Jonra o#'etiva 7 ex.D foi voc que rou#ou o -oo. DIFAMAO I imputa fato no se exige que a imputao se'a falsa" no criminoso ofensivo ; reputaoV atinge a Jonra o#'etiva 7 ex.D voc no sai daquela #oate de prostituio. INJ$RIA I no se imputa fato, atri#ui7se uma qualidade negativaV ofensiva ; dignidade ou decoro da vtimaV atinge a Jonra su#'etiva 7 ex. voc $ viado, cJifrudo.

CAL$NIA A5:. 1UP 7 C,G.9),5 ,G>.SD, )D<.:,9(/#GI* ?,G+,D*9:* ?,:/ (*?)9)(/ 6/D/ 65)D*D

P*9, 7 deteno, de seis meses a : anos, e multa. T 1@ # Na mesma pena incorre quem, +,4*9(/ ?,G+, , )D<.:,78/; , <5/<,G, /. ()E.G>,. T 2@ # ` <.9NE*G , 6,GJ9), 6/9:5, /+ D/5:/+. 7 na Qcal.nia! contra os mortos, o su'eito passivo so os familiaresV a 0ei de )mprensa pune a Qcal.nia!, a Qdifamao! e a Qinj.ria! contra os mortos, quando o instrumento de execuo $ a imprensa. EH6*78/ (, E*5(,(* $ um meio de defesa" T U@ # A(D):*#+* , <5/E, (, E*5(,(*, +,GE/D I 7 +*; 6/9+:):.)9(/ / ?,:/ )D<.:,(/ 65)D* (* ,78/ <5)E,(,; / /?*9()(/ 98/ ?/) 6/9(*9,(/ </5 +*9:*97, )55*6/55NE*GV II 7 +* / ?,:/ S )D<.:,(/ , -.,G-.*5 (,+ <*++/,+ )9()6,(,+ 9/ 9@ I (/ ,5:. 1V1 *residente da .ep?#lica, ou cJefe de governo estrangeiro"V III 7 +* (/ 65)D* )D<.:,(/; *D4/5, (* ,78/ <J4G)6,; / /?*9()(/ ?/) ,4+/GE)(/ </5 +*9:*97, )55*6/55NE*G. DIFAMAO A5:. 1U 7 D)?,D,5 ,G>.SD, )D<.:,9(/#GI* ?,:/ /?*9+)E/ K +., 5*<.:,78/D P*9, 7 deteno, de > meses a 6 ano, e multa. EH6*78/ (, E*5(,(* T J9)6/ 7 A *H6*78/ (, E*5(,(* +/D*9:* +* ,(D):* +* / /?*9()(/ S ?.96)/9=5)/ <J4G)6/ * , /?*9+, S 5*G,:)E, ,/ *H*56N6)/ (* +.,+ ?.97Z*+.

INJ$RIA A5:. 1V0 7 I9M.5),5 ,G>.SD, /?*9(*9(/#GI* , ()>9)(,(* /. / (*6/5/D P*9, 7 deteno, de 6 a C meses, ou multa. T 1@ # O M.)L </(* (*)H,5 (* ,<G)6,5 , <*9,D I 7 -.,9(/ / /?*9()(/; (* ?/5D, 5*<5/E=E*G; <5/E/6/. ()5*:,D*9:* , )9MJ5), as partes devem estar presentes, face a face"V II 7 9/ 6,+/ (* 5*:/5+8/ )D*(),:,; -.* 6/9+)+:, *D /.:5, )9MJ5), revide feito logo em seguida ; primeira ofensa". F/5D,+ -.,G)?)6,(,+ T 2@ ()9MJ5), 5*,G! # 4e a )9MJ5), 6/9+)+:* *D viol#ncia /. E),+ (* ?,:/; -.*; </5 +., 9,:.5*L, /. <*G/ D*)/ *D<5*>,(/; +* 6/9+)(*5*D aviltantes violnciaD agresso da qual decorra leso corporalV aviltantesD causa vergonJa, desonra 7 ex.D es#ofetear, levantar a saia, rasgar a roupa, cavalgar a vtima com inteno de ultra'ar, atirar su'eira, cerve'a, um #olo etc."D P*9, 7 deteno, de > meses a 6 ano, e multa, al$m da pena correspondente ; violncia. 7 o agente responder pela Qinj.ria real! e tam#$m pelas lesKes corporais eventualmente provocadas, somando7se as penasV as Qvias de fato! ficam a#solvidas pela Qinj.ria real!.

T U@ # 4e a )9MJ5), 6/9+)+:* 9, .:)G)L,78/ (* *G*D*9:/+ 5*?*5*9:*+ , 5,7,; 6/5; *:9),; 5*G)>)8/ /. /5)>*DD P*9, 7 recluso de 6 a > anos e multa. 7 os xingamentos referentes a raa ou cor da vtima constituem o crime de Qinj.ria !ualificada! e no crime de Qracismo! 0ei nb @.@6CHB9", pois os crimes dessa nature<a pressupKem sempre uma esp$cie de segregao em funo da raa ou da cor como, por exemplo, a proi#io de fa<er matrcula em escola, de entrar em esta#elecimento comercial, de se tornar s%cio de um clu#e desportivo etc. D)+</+)7Z*+ 6/D.9+ A5:. 1V1 7 As penas cominadas neste +aptulo aumentam7se de 6H>, se qualquer dos crimes $ cometidoD I 7 contra o *residente da .ep?#lica, ou contra cJefe de governo estrangeiroV 7 se for Qcal.nia! ou Qinj.ria! contra o *residente da .ep?#lica, Javendo motivao poltica e leso real ou potencial a #ens inerentes ; 4egurana Nacional, Javer Qcrime contra a 3e"urana 4acional! arts. 6b e :b da 0ei nb @.6@8HB>". II 7 contra funcionrio p?#lico, em ra<o de suas funKesV III 7 na presena de vrias pessoas G de :", ou por meio que facilite a divulgao da cal?nia, da difamao ou da in'?ria. T J9)6/ 7 4e o crime $ cometido mediante paga ou promessa de recompensa, aplica7se a pena em do#ro.

EH6G.+8/ (/ 65)D* A5:. 1V2 7 No constituem in'?ria ou difamao punvelD I 7 a ofensa irrogada em 'u<o, na discusso da causa, pela parte ou por seu procuradorV Qo *d,o1*do te% i%unid*de p!o.ission*)4 n(o &onstituindo inj/!i*4 di.*%*-(o ou des*&*to pun',eis "u*)"ue! %*ni.est*-(o de su* p*!te4 no e+e!&'&io de su* *ti,id*de4 e% ju'5o ou .o!*4 se% p!eju'5o d*s s*n-6es dis&ip)in*!es junto * OA7! art. @b, N :b, do Estatuto da ,AM". II 7 a opinio desfavorvel da crtica literria, artstica ou cientfica, salvo quando inequvoca a inteno de in'uriar ou difamarV III 7 o conceito desfavorvel emitido por funcionrio p?#lico, em apreciao ou informao que preste no cumprimento de dever do ofcio. T J9)6/ 7 Nos casos dos 9+. I e III, responde pela in'?ria ou pela difamao quem lJe d pu#licidade.

R*:5,:,78/

A5:. 1VU 7 , querelado que, antes da sentena, se retrata ca#almente da cal?nia ou da difamao, fica isento de pena.

- independe de aceitao' no confundir com o perdo do ofendido instituto e/clusivo da ao penal privada !ue para "erar a extino da puni#ilidade depende de aceitao$ A5:. 1VV 7 4e, de referncias, alusKes ou frases, se infere cal?nia, difamao ou in'?ria, quem se 'ulga ofendido pode pedir explicaKes em 'u<o. Aquele que se recusa a d7las ou, a crit$rio do 'ui<, no as d satisfat%rias, responde pela ofensa. A5:. 1VY 7 Nos crimes previstos neste +aptulo somente se procede mediante queixa Qao penal privada!", salvo quando, no caso do ,5:. 1V0, T 2@, da violncia resulta leso corporal. T J9)6/ 7 *rocede7se mediante requisio do Finistro da -ustia, no caso do 9.@ I (/ ,5:. 1V1 contra o *residente da .ep?#lica, ou contra cJefe de governo estrangeiro", e mediante representao do ofendido, no caso do 9.@ II contra funcionrio p?#lico, em ra<o de suas funKes" do mesmo artigo.

Potrebbero piacerti anche