Sei sulla pagina 1di 7

AACR2

reas de descrio da AACR2


1. rea de ttulo e de responsabilidade. 2. rea de edio. 3. rea dos detalhes especficos do material ou do tipo de publicao. rea utilizada somente para Materiais cartogrficos, msica, recursos eletrnicos, recursos contnuos e microformas. 4. rea da publicao, distribuio. (editora) 5. rea de descrio fsica. 6. rea da srie. 7. Notas. 8. rea do nmero normalizado e modalidades de aquisio. 9. Itens suplementares 10. Itens constitudos de vrios tipos de materiais. 11. Fac-smiles, Fotocpias e outras reprodues.

Interpolao (Acrscimos tirados fora da fonte principal) Uso de COLCHETES para qualquer elemento que deva ser ACRESCENTADO descrio ou que NO SE ENCONTRE NA FONTE PRESCRITA para a rea a que pertence.

Lngua Utilize a lngua do item para transcrio dos elementos das reas do ttulo e das indicaes de responsabilidade; da edio, da publicao, distribuio etc. e da srie. Utilize a lngua da agncia catalogadora para as reas da descrio fsica, das notas e do nmero normalizado e modalidades de aquisio. Para a rea dos detalhes especficos do material, utilize o especificado no captulo pertinente. Pontuao As pontuaes da descrio so precedidas e seguidas por espao - menos o ponto, a vrgula e o hfen.

No modifique a redao do ttulo e das indicaes de responsabilidade; No use abreviaturas nesta rea, a menos que faam parte integrante do ttulo; Substitua sinais de pontuao (que possam gerar conflito com a pontuao original do AACR2) quando necessrio.

1. rea de ttulo e de responsabilidade. Regra 1.1F14 Transcrio de indicao de responsabilidade - Atualizada. Uma indicao de responsabilidade pode incluir palavras ou frases que no sejam nomes nem palavras de ligao. Exemplo: ... / with a spoken commentary by the artist Transcreva o ttulo principal exatamente no que respeita redao, ordem e grafia, mas no necessariamente quanto pontuao e ao uso de maisculas. No transcreva palavras que servem como introduo e no se destinam a fazer parte do ttulo. Incluas estas palavras em notas. Se o ttulo principal aparecer com sinais de reticncias, substituir por travesso, e colchetes por parnteses. 2 rea da Edio Transcreva a indicao de edio que aparece na publicao, ainda que seja a primeira. O AACR2 no faz exceo para a 1 edio que esteja informada na fonte de informao. Regra 1.2D3. No registre indicaes relativas reimpresses de uma edio sem modificaes, a no ser que o item seja considerado de especial importncia para a agncia catalogadora. (...) 4 rea da Publicao, Distribuio etc. Regra 1.4D4 Eliminada, a antiga 1.4D5 ampliada. No pode mais abreviar nessa rea, porque uma fonte de pesquisa em sistemas informatizados. Imprensa Oficial no editora e sim impressora. Colocar [s.n.]. Regra 1.4D5 Opcionalmente. Registre o nome e, se for o caso, o lugar de um distribuidor quando a entidade citada em primeiro lugar for um editor. Exemplo: Stockholm : Grammofon AB BIS ; New York : Distributed by Qualiton Imports Regra 1.4F9 Data Para itens no publicados (p. ex., manuscritos, originais de arte, materiais inditos em filme ou vdeo, cenas de arquivo, gravaes de som no processados, recursos eletrnicos no publicados, etc.), registre a data de produo (criao, inscrio, fabricao, gravao etc.). 5. rea da Descrio Fsica Regra 1.5D2 Dimenses dos materiais acondicionados Opcionalmente, se o item estiver acondicionado em um continer, mencione o continer e registre suas dimenses, aps as dimenses do item, como nicas dimenses. Exemplo: 12 pesa-papis : vidro ; 12 cm de dimetro cada, em caixa de 40 x 50 x 8 cm 6 rea da Srie Fontes de informao toda a publicao.

Transcreva o ttulo principal da srie utilizando as mesmas regras que foram usadas para transcrever o ttulo principal da publicao de acordo com as instrues da regra de Ttulos e Responsabilidades. No considere direo de srie como indicao de responsabilidade.

Numerao Numerao dentro da srie [nmero em ingls abrevia no.]. Se uma nova seqncia numrica estiver acompanhada por palavras para diferenciar a seqncia, tais como nova srie, inclua estas palavras. Se na nova seqncia numrica que utilize o mesmo sistema anterior no estiver acompanhada pela expresso nova srie, inclua [nova ser.] ou outro termo apropriado (ou seu equivalente na lngua do ttulo principal da srie). Exemplo: (UCLA Symposium in molecular and cellular biology ; new ser. ; v. 3). Subsries (1.6H) Registre primeiro a srie, com seus detalhes, em seguida a subsrie com seus detalhes tambm. Se os ttulos da srie e subsrie aparecerem em mais de uma lngua, escolha a lngua predominante. Caso no seja possvel, escolha a primeira que aparecer.

7. rea das Notas Lembre-se que todas as notas so opcionais (a no ser que uma nota seja especificamente indicada como obrigatria). Siga a orientao da agncia catalogadora para decidir quais devero ser usadas; No utilize colchetes nesta rea, exceto para interpolaes dentro de uma citao. Formais: palavras invariveis, expresses consagradas; Informais: de livre redao do catalogador.

Nota para bibliografia: Bibliografia: p. 859-910 (bibliografia localizada); Inclui bibliografias (final dos captulos); Inclui bibliografia (em nota de rodap); Inclui referncias bibliogrficas (nota explicativa numerada).

8 rea do Nmero Normalizado e das Modalidade de Aquisio Regra 2.8D2 Acrscimo opcional Regra excluda. Estabelecia que o tipo de encadernao poderia ser registrada com qualificao do ISBN. Atualmente o tipo de encadernao foi incorporado a Regra 2.8D1 e deixou de ser opcional. Exemplos: ISBN 0-19-212192-8 (enc.) ISBN 0-19-281123-1 (broch.) ISBN 0-08-019857-0 (obra compl.). ISBN 0-08-019856-2 (v. 1 : broch.)

(...) CAPTULO 9 RECURSOS ELETRNICOS E OUTRAS REGRAS RELACIONADAS. O captulo 9 passou para denominao Recursos Eletrnicos e sofreu alteraes para alinhar-se International Standard Bibliographic Description for Electronic Resources (ISBD (ER)).

(...) CAPTULO 12 RECURSOS CONTNUOS E OUTRAS REGRAS RELACIONADAS. Captulo 12 agora denominado de Recursos contnuos em vez de Publicaes Seriadas foi ampliado para incluir recursos que no eram cobertos pelas regras ou no cobriam adequadamente. Incorporado: Recursos publicados sucessivamente (i.e., publicaes peridicas); Recursos integrados em andamento (p.ex. folhas de atualizao, pginas de atualizao Web); Algumas categorias de recursos finitos (p.ex., reimpresso de publicaes peridicas, recursos com caractersticas de publicaes peridicas, mas cuja durao limitada, e recursos integrados finitos). CAPTULO 21 PONTOS DE ACESSO (...) ENTRADAS SECUNDRIAS Regra Geral Regra 21.29F. Se a justificativa de uma entrada secundria no estiver aparente no corpo da descrio (p. ex., se uma pessoa ou entidade usada como base para a entrada secundria no estiver mencionada na indicao de responsabilidade ou nos detalhes da publicao). D em nota o nome da pessoa ou entidade (veja 1.7B6) ou o ttulo (veja 1.7B4). Regra 21.0D1 - Acrscimo opcional. Designao de funo. Nos casos mencionados abaixo, acrescente ao cabealho da entrada secundria de uma pessoa a designao da funo por ela exercida. FUNO EXERCIDA DESIGNAO comp. coord. il.

compilador coordenador ilustrador

tradutor

trad.

A funo organizador no utilizada para designao, s coordenador

Entrada secundria para tradutores Regra 21.30K1. Quando a entrada principal tiver sido feita sob o cabealho para uma pessoa, faa entrada secundria sob o cabealho para o tradutor se: _ a traduo for em verso; _ a traduo for importante por si s; _ a obra tiver sido traduzida para uma mesma lngua mais de uma vez; _ a redao da fonte principal de informao sugerir que o tradutor autor; _ os usurios do catlogo puderem ter dificuldade em encontrar o cabealho estabelecido para a entrada principal (p. ex., no caso de muitas obras orientais e medievais). Entrada secundria para ilustradores Regra 21.30K2. Faa entrada secundria sob o cabealho estabelecido para o ilustrador de uma obra se: _ o nome do ilustrador figurar na fonte principal de informao com destaque igual ao da pessoa ou entidade usada no cabealho da entrada principal; _ as ilustraes ocuparem metade ou mais do item; _ as ilustraes forem consideradas um aspecto importante da obra.

CAPTULO 22 - AUTORES PESSOAIS Regra Geral Escolha, o nome pelo qual a pessoa geralmente conhecida. Este nome pode ser seu nome verdadeiro, um pseudnimo, um ttulo de nobreza, uma alcunha, iniciais ou qualquer outro apelativo. Exemplos: Dinis, Jlio (pseudnimo) x Coelho, Joaquim Guilherme Gomes (Nome verdadeiro) Aleijadinho (alcunha) x Lisboa, Antnio Francisco (nome verdadeiro) A.L (iniciais) Conselheiro, Antnio (apelativo) x Maciel, Antnio Vicente Mendes (nome verdadeiro). CAPTULO 23 NOMES GEOGRFICOS

Ponha entre parnteses todos os acrscimos aos topnimos, usados nas entradas. Exemplos: Belo Horizonte (MG) Rssia (Federao) Paris (Frana) Tria (Cidade extinta)

Unidades da Federao Indique as Unidades da Federao sem qualquer acrscimo.


Exemplo: Amap Minas Gerais Santa Catarina

Excees: Acrescente a palavra Estado s Unidades da Federao que tenham nomes homnimos ou ambguos. Exemplo: Esprito Santo (Estado) Rio de Janeiro (Estado) Gois (Estado) So Paulo (Estado)

CAPTULO 24 CABEALHOS PARA ENTIDADES Regra Geral: Entrada diretamente pelo nome pelo qual predominantemente identificada. Exemplos: Fundao Getlio Vargas Unesco MEDCOM Yale University Relao de Siglas: (Recomendaes da Biblioteca Nacional) No use siglas para os seguintes tipos de entidades: - Bancos; - Comisses e Conselhos, com exceo para o CNPq; - Congressos; - Escolas, Faculdades e Universidades; - Entidades que entram subordinadamente; - Entidades governamentais a nvel estadual ou municipal. Use as siglas sempre em caixa alta, com exceo de Unesco, Aslib, Euratom, Hertis, Rateksa etc.

CAPTULO 25 - TTULOS UNIFORMES Um determinado ttulo sob o qual uma obra pode ser identificada para fins de catalogao. Regra Geral Coloque o ttulo uniforme entre colchetes. Se a obra tiver entrado pelo ttulo, registre o ttulo uniforme como cabealho entre colchetes.

_ Ttulos uniformes s se justificam em grandes acervos, que possuam a necessidade de uniformizar obras com ttulos principais diferentes. _ Utilize o captulo 25 do AACR2. Alm disso, para deciso sobre a forma pela qual as obras so mais conhecidas, no caso de estabelecimento do ttulo uniforme por esta modalidade, consulte: Biblioteca Nacional para obras em lngua portuguesa; Library of Congress para as demais lnguas.

Potrebbero piacerti anche