Sei sulla pagina 1di 63

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA FACULDADE DE ZOOTECNIA DISCIPLINA DE MQUINAS AGRCOLAS

Prof. Wilson Valente da Costa Neto wilsonneto@unipampa.edu.br

APRESENTAO
Introduo Trem de transmisso Transmisso final Embreagem de transmisso de potncia Cuidados com a embreagem Embreagem de segurana Cuidados com o diferencial Transmisso com pinho Transmisso com planetrias Transmisso com corrente

INTRODUO
No incio 50% da potncia do trator era perdida at chegar as rodas. Atualmente perdido cerca de 15%. As perdas so devido a atritos entre os mecanismos, embreagem,caixa de transmisso, diferencial e transmisso final.

INTRODUO
Os sistemas de transmisses so responsveis por 25 a 30% do valor final do trator. E nada mais do que um conjunto de mecanismos responsvel por conduzir a potncia gerada no motor as rodas motrizes.

Suas funes so o de transmitir potencia s rodas, TDP, bomba hidrulica, e outros mecanismos.

INTRODUO
TREM DE TRANSMISSO Embreagem rgo receptor da potencia do motor e responsvel pela sua transmisso a caixa de marchas, pelo comando de um pedal ou alavanca. Transmisso - (cx. marchas, cx. Mudanas) rgo mecnico responsvel pela transformao de movimento para os rodados e/ou TDP, resultando em deslocamento para frente ou para trs. Diferencial transforma e transmite o movimento da caixa de mudanas a cada uma das rodas motrizes, reduz a velocidade e altera a direo do movimento em 90. Reduo final transmite os movimentos do diferencial s rodas motrizes com reduo de velocidade.

TIPOS DE EMBREAGEM

Embreagem de transmisso de potncia Controla a transmisso do movimento do motor para a caixa de transmisso. Embreagem de segurana Impede que partes do mecanismo da mquina venha a ser danificado, quando o esforo exceder ao dimensionado, a embreagem acionada. ( uma espcie de fusvel).

Embreagem de transmisso de potncia

VOLANTE DO MOTOR DIVIDIDA EM: DISCO PLACA DE PRESSO (PRENSA)

O disco friccionado em ambas as faces RGIDOS Disco slido fixado diretamente no cubo DISCO FLEXVEL Possui molas ao redor do cubo

DISCO

DISCO

PLACA DE EMBREAGEM SUPORTE PLACA DE PRESSO GARRAS MOLAS

Tudo isto fica dentro do prato de presso (PLAT), que parafusado ao volante do motor e roda solidrio a ele.

PLAT

MECANISMO DA EMBREAGEM

NMERO DE DISCOS MONODISCO: um disco; trabalha em seco. DUPLA: Dois discos, um para a caixa de transmisso e o outro para a TDP. DISCOS MLTIPLOS: Vrios discos embebidos em leo.

Sistema de transmisso:
a) Transmisso mecnica Contato direto entre os mecanismos de transmisso. b) Transmisso hidrosttica Torque transmitido por hidrulico. c) Transmisso hidromecnica Associao dos dois anteriores.

um

fluido

sistemas

# FUNES DO SISTEMA DE TRANSMISSO:


Transmitir a potncia gerada no motor s rodas, TDP, bomba hidrulica e outros mecanismos.

Transformar o torque e velocidade do motor em torque e velocidade necessrios para um determinado trabalho.

Proporcionar ao operador o controle, atravs do acionamento da embreagem e troca de marchas, de mecanismos ligados a TDP e velocidade do trator.

Embreagem:
# FUNES: Permitir que se d partida ao motor. Permitir que se coloque o trator em movimento. Permitir a troca de marchas. Permitir engrenamento da TDP (embreagem dupla)
.

Embreagem:
# Princpio: baseia-se no atrito entre as partes que se quer conectar.

Elem ento m otor

Elem ento m ovido D iscom vel

D esacoplado

A coplado

Embreagem Monodisco Quando o pedal da embreagem pressionado, a prensa comprime as molas de presso do plat, liberando o disco que, sem fora normal contra a sua superfcie, no consegue mais girar em conjunto com a prensa e o volante, interrompendo, assim a

transmisso de movimento.

Embreagem Monodisco Cabe notar que, quando a embreagem est desacoplada, ou seja, quando o pedal est pressionado, o disco adquire o movimento da caixa de cmbio (que pode ser nulo) e as demais partes (molas, plat, prensa) giram solitrias ao volante do motor.

Embreagem Monodisco:
Volante rvore de manivelas Disco rvore primria Prensa Plat Molas de presso Pedal

Embreagem Dupla Essa embreagem tem dois discos de frico: o disco principal, que transmite o movimento caixa de cmbio, e o disco secundrio, de menor dimetro, que transmite o movimento a TDP.

Embreagem Dupla Quando o pedal da embreagem acionado at a metade de seu curso a alavanca de acionamento puxa a prensa contra as molas helicoidais de presso, liberando o disco principal e interrompendo a passagem do movimento da caixa de cmbio do motor.

Embreagem Dupla Se o pedal for pressionado at o final, alm da liberao do disco principal, h a liberao do disco secundrio, pois a alavanca de acionamento secundrio empurra a prensa secundria contra a mola prato, anulando a fora normal superfcie de frico do disco secundrio.

Embreagem Dupla O uso da embreagem dupla gera a necessidade de parar o trator para ligar ou desligar a TDP, dificultando, em algumas operaes, a realizao de manobras e regulagens, diminuindo assim a capacidade

operacional do conjunto.

Embreagem Dupla:
A) Disco de frico principal C) Falso volante

B) Disco de frico secundrio D) Alavanca de acionamento

F) Prensa secundria E) Volante do motor G) Mola prato H) Alavanca de acionamento secundria

DUPLA

Embreagem exclusiva para a TDP Permite que o do acionamento trator seja feito em

independentemente movimento ou no.

encontrar-se

geralmente de mltiplos discos banhados a leo e com acionamento hidrulico. (John Deere).

Cuidados com a embreagem

EMBREAGEM NO APOIO PARA O P


No tenha medo de apertar at o fundo o pedal de embreagem Embreagem no mamadeira

Mas por que eu s devo colocar o p no pedal de embreagem quando eu quero alterar alguma relao de transmisso?

Para poupar

R$!!!!!!!!

E assim aumentar a durabilidade do disco de embreagem, volante, placa de presso, plat, rolamento do encosto e o anel de debrear.

LEMBRE-SE: EMBREAGEM PARA ACOPLAR E DESACOPLAR

EMBREAGEM NO DESCANO

Embreagem de segurana

TRANSMISSO

Transmisso mecnica um conjunto de engrenagens que transfere e adapta a potencia do motor para as rodas motoras da mquina, ou seja, cumpre duas tarefas: a) Selecionar a relao de velocidade b) Inverter o sentido de deslocamento

Possibilita a transmisso para a TDP

Caixa de Cmbio:
Permitir a adequada seleo de velocidade e torque a ser transmitido as rodas do trator, bem como alterar o sentido de movimento.

NO AUMENTA A POTNCIA DO MOTOR ALTERA O TORQUE E VELOCIDADE

# Funcionamento:
Recebe embreagem engrenagens o movimento transfere do para motor um atravs conjunto da de

permitindo o movimento da rvore final levando at a

com uma rotao maior ou menor transmisso final

Caixa de cmbio, composta por um conjunto de engrenagens que a partir da escolha do operador fazem a adequao da velocidade e fora necessrios para executar determinada atividade. A velocidade depende das condies do solo, profundidade de trabalho e implemento a ser utilizado. Um bom escalonamento de marchas aquele que apresenta um maior nmero de marchas para a faixa de velocidade entre 5 12 Km/h.

Cuidados com a transmisso No caso de tratores caixa seca deve-se selecionar a marcha com a mquina parada, mesmo na troca de marcha. P.S.: A no ser que o tratorista seja brao!!!! recomendvel acionar a embreagem (parar a engrenagem da rvore secundria) e imobilizar o trator (parar a engrenagem da rvore terciria) e a efetuar a troca de marcha. Se for sincromtico, reduza a velocidade, em trabalho de alta demanda de trao, sua finalidade perdida, pois a velocidade cai rapidamente.

Sistema eletro-hidrulico (cmbio em carga)

CAIXA DE CMBIO PLANETRIAS

COM

ENGRENAGENS

No h mudana de marchas, basta a frenagem de um dos componentes do sistema para que o funcionamento do conjunto seja alterado. As marchas so obtidas por planetrios funcionando em conjunto. vrios sistemas

SISTEMA POWER SHIFT

DIFERENCIAL

CUIDADO!
Jamais realize converses diferencial acionado. com o bloqueio de

Este recurso para ser utilizado em situaes em que demande uma trao extra, e em linha reta.

TRANSMISSO FINAL
o ltimo sistema de reduo de velocidade (e aumento do torque) para as rodas motrizes.

PINHO PRINCIPAIS TIPOS DE TRANSMISSO FINAL PLANETRIA CORRENTE

PINHO
PINHO COROA E

Permite o diferencial transmitir potencia em altas velocidades

PINHO
Quanto a localizao Dentro da caixa do diferencial Junto as rodas motoras

Dentro da caixa do diferencial

Junto as rodas motoras

PLANETRIA

CORRENTE
Permite um grande vo livre (altura da mquina do solo)

Grande desgaste sistema, minimizado lubrificao.

do com

Potrebbero piacerti anche