Sei sulla pagina 1di 30

NR-26

SINALIZAO DE SEGURANA

ELABORADO POR BRUNO MARTINS BUZON Formando em Tc. Seg. do trabalho /3 Sem.

NR-26
SINALIZAO DE SEGURANA
26.1.1 Esta Norma Regulamentadora NR tem por objetivo fixar

as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para preveno de acidentes, identificando os equipamentos de segurana, delimitando reas, identificando as canalizaes empregadas nas indstrias para a conduo de lquidos e gases e advertindo contra riscos. 26.1.2 Devero ser adotadas cores para segurana em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. (126.001-4 / I2) 26.1.3 A utilizao de cores no dispensa o emprego de outras formas de preveno de acidentes. 26.1.4 O uso de cores dever ser o mais reduzido possvel, a fim de no ocasionar distrao, confuso e fadiga ao trabalhador.

As cores aqui adotadas sero as seguintes:


- Vermelho - Amarelo - Branco - Preto - Azul - Verde - Laranja - Prpura - Lils - Cinza - Alumnio - Marrom

NR-26 VERMELHO
No dever ser usado na indstria para assinalar perigo, por ser de pouca

visibilidade emcomparao com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa Alerta). empregado para identificar: -Caixa de alarme de incndio; Hidrantes; Bombas de incndio; Sirenes de alarme de incndio; Caixas com cobertores para abafar chamas; Extintores e sua localizao Extintores (visvel a distncia, dentro da rea de uso do extintor); Localizao de mangueirasde incndio (a cor deve ser usada no carretel, suporte, moldura da caixa ou nicho); Baldes de areia ou gua, para extino de incndio; Tubulaes, vlvulas e hastes do sistema de asperso de gua; Transporte com equipamentos de combate a incndio; Portas de sadas de emergncia; Rede de gua para incndio (sprinklers); Mangueira de acetileno (solda oxiacetilnica). A cor vermelha ser usada, excepcionalmente, com sentido de advertncia de perigo, quando se tratar de: Luzes a serem colocadas em barricadas, tapumes de construes e quaisquer outras Obstrues temporrias; Botes interruptores de circuitos eltricos para paradas de emergncia.

VERMELHO

NR-26 AMARELO

O amarelo dever ser empregado para indicar Cuidado!, assinalando: Partes baixas de escadas portteis, Corrimes, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco; .Bordas desguarnecidos de aberturas no solo (poos, entradas subterrneas, etc.) e de plataformas que no possam ter corrimes; Bordas horizontais de portas de elevadores que se fecham verticalmente; Faixas no piso da entrada de elevadores e plataformas de carregamento; Meios-fios, onde haja necessidade de chamar ateno; Paredes de fundo de corredores sem sada; Vigas colocadas a baixa altura,. Cabines, caambas e gatos-de-pontesrolantes, guindastes, escavadeiras, etc.; Equipamentos de transporte e manipulao de material, tais como empilhadeiras, tratores industriais, pontes-rolantes, vagonetes, reboques,etc.; Fundos de letreiros e avisos de advertncia, pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos em que se possa esbarrar; Cavaletes, porteiras e lanas de cancelas, comandos e equipamentos suspensos que ofeream risco,pra-choques para veculos de transporte pesados, com listras pretas. Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos sero usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a visibilidade da sinalizao.

AMARELO

NR-26 BRANCO
O branco ser empregado em: - passarelas e corredores de circulao, por meio de faixas (localizao e largura); - direo e circulao, por meio de sinais; - localizao e coletores de resduos; - localizao de bebedouros; - reas em torno dos equipamentos de socorro de urgncia, de combate a incndio ou outros equipamentos de emergncia; - reas destinadas armazenagem; - zonas de segurana.

BRANCO

NR-26 Preto
O preto ser empregado para indicar as canalizaes

de inflamveis e combustveis de alta viscosidade (exe: leo lubrificante, asfalto, leo combustvel, alcatro, piche, etc.). O preto poder ser usado em substituio ao branco, ou combinado a este, quando condies especiais o exigirem.

PRETO

NR-26 AZUL
O azul ser utilizado para indicar Cuidado!, ficando o seu

emprego limitado a avisos contra uso e movimentao de equipamentos, que devero permanecer fora de servio. Empregado em barreiras e bandeirolas de advertncia a serem localizadas nos pontos de comando, de partida, ou fontes de energia dos equipamentos. Ser tambm empregado em: Canalizaes de ar comprimido; Preveno contra movimento acidental de qualquer equipamento em manuteno; Avisos colocados no ponto de arranque ou fontes de potncia.

AZUL

NR-26 VERDE
O verde a cor que caracteriza segurana. Dever ser empregado para identificar: Canalizaes de gua; Caixas de equipamento de socorro de urgncia; Caixas contendo mscaras contra gases; Chuveiros de segurana,macas,- fontes lavadoras de olhos; Quadros para exposio de cartazes, boletins, avisos de segurana, etc. Porta de entrada de salas de curativos de urgncia; Localizao de EPI; caixas contendo EPI; Emblemas de segurana; Dispositivos de segurana; Mangueiras de oxignio (solda oxiacetilnica).

VERDE

NR-26 LARANJA
O laranja dever ser empregado para identificar: Canalizaes contendo cidos; Partes mveis de mquinas e equipamentos; Partes internas das guardas de mquinas que possam

ser removidas ou abertas; Faces internas de caixas protetoras de dispositivos eltricos, faces externas de polias e engrenagens; Botes de arranque de segurana; Dispositivos de corte, borda de serras, prensas.

LARANJA

A prpura dever ser usada para indicar os perigos

NR-26 PRPURA

provenientes das radiaes eletromagnticas penetrantes de partculas nucleares. Portas e aberturas que do acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos ou materiais contaminados pela radioatividade; Locais onde tenham sido enterrados materiais e equipamentos contaminados, recipientes de materiais radioativos ou de refugos de materiais e equipamentos contaminados; Sinais luminosos para indicar equipamentos produtores de radiaes eletromagnticas penetrantes e partculas nucleares.

PRPURA

NR-26 LILS
O lils dever ser usado para indicar canalizaes que

contenham lcalis. As refinarias de petrleo podero utilizar o lils para a identificao de lubrificantes.

LILS

NR-26 CINZA
Cinza claro dever ser usado para identificar canalizaes em vcuo. Cinza escuro dever ser usado para identificar

eletrodutos.

CINZA CLARO / CINZA ESCURO

NR-26 ALUMNIO
O alumnio ser utilizado em canalizaes contendo gases liquefeitos, inflamveis e combustveis de baixa viscosidade (ex. leo diesel, gasolina, querosene, leo lubrificante, etc.).

ALUMNIO

NR-26 MARROM
O marrom pode ser adotado, a critrio da empresa, para identificar qualquer fludo no identificvel pelas demais cores.

MARROM

PLACAS
Para substncias/locais que apresentem risco leve Para substncias/locais que apresentem risco mdio Para indicar substncias/locais que apresentem alto risco

BIBLIOGRAFIA
http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr26.h

tm http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

FIM

Elaborado por Bruno Martins Buzon Formando em Tcnico em segurana do trabalho 3sem. Colgio Estadual Polivalente Ensino Fundamental mdio e profissional

Potrebbero piacerti anche