Sei sulla pagina 1di 8

Relacionamento Interpessoal no Trabalho

1. O Fator Humano nas Organizaes

Relacionamento Interpessoal significa relacionamento entre pessoas, englobando todos os tipos de relacionamento entre os seres humanos. Desde o seu nascimento, todo ser humano passa a pertencer a uma famlia, j se envolve em seus primeiros relacionamentos interpessoais. Ao chegar a fase adulta, o indivduo ter estabelecido milhares de vnculos nas suas relaes, participando de grupos sociais, relacionamentos afetivos e profissionais. Todos esses relacionamentos apresentam uma caracterstica em comum: a comunicao. Podemos dizer que o homem no vive sozinho. O desenvolvimento da sociedade da sociedade tornou as pessoas cada dia mais dependentes de seu grupo. Isto tambm acontece no trabalho. A dimenso do trabalho na vida do homem muito extensa. H autores que afirmam que o homem vive: No trabalho, pois tudo o que est a sua volta fruto do trabalho, seu ou de outro indivduo; Do trabalho, pois dele que se conseguem os recursos necessrios para a sobrevivncia; Para o trabalho, pois nele pode realizar-se enquanto homem, sentindo-se til, responsvel, produtivo e reconhecido.
2. A Natureza da Comunicao Interpessoal

Comunicao o processo que consiste em transmitir e receber mensagens com finalidade de afetar o comportamento das pessoas.

Processo de Comunicao

Se as pessoas descobrirem como agem e tentarem descobrir maneiras para compensar tais comportamentos, isso os ajudar com mais eficincia no relacionamento interpessoal.
Entendendo o Processo de Comunicao

Por meio de comunicao expressamos pensamentos, experincias e emoes; A comunicao o processo de transmitir e receber mensagens; Para que a comunicao se realize, so necessrios um emissor e um receptor; A comunicao ocorre de duas maneiras: Verbal e no-verbal.
A comunicao Verbal

fundamental nos relacionamentos interpessoais alem de ser a mais utilizada. Ocorre por meio de conversas, livros, jornais, radio, TV, cartas, relatrios, entre outros. Exige cuidado e preparo, tanto da parte de quem a origina como a de quem a recebe. necessrio passar idias com clareza, mas a comunicao nem sempre consegue atingir o objetivo de passar uma mensagem clara.
A Comunicao No-Verbal

Nesse de comunicao, o emissor est transmitindo mensagem com expresses faciais ou corporais e ainda por meio de gestos. Sem que se perceba, freqentemente

se est transmitindo mensagens. O comportamento inadequado de um condutor no trnsito gera mensagens negativas que permitem aos outros analisar o seu perfil. Exemplos de comunicao no verbal no trnsito:

Problemas de Comunicao

As causas principais das falhas de comunicao ou ainda pela prpria mensagem. Dificuldade de expresso Escolha inadequada do receptor Escolha inadequada do meio Falhas na mensagem Diferenas de percepo
Condies para uma BOA Comunicao

Falar com clareza e preciso Ter objetividade Tom de voz moderado Saber ouvir Respeitar Ter boa vontade, ser receptivo.
Aprendendo a Administrar Relacionamentos

Alem de uma comunicao eficiente, os indivduos que possuem um bom relacionamento interpessoal tm caractersticas especiais: RESPEITO FLEXIBILIDADE BOM SENSO HUMANIDADE PACINCIA

EQUILIBRIO EMPATIA RECEPTIVIADE IQUALDADE PERSISTENCIA EDUCAO

Personalidade

o conjunto de caractersticas que torna a pessoa nica a diferente das outras, ou seja, cada um tem a sua personalidade, pois os indivduos pensam, sentem a agem de maneira bastante distinta. A personalidade se forma quando ainda somos crianas e vai se adaptando ao ambiente em que vivemos, a medida que vamos crescendo. So fatores que determinam a personalidade: Herana biolgica Ambiente Idade Deve-se ter cuidado ao formar opinies precipitadas sobre outras pessoas, pois estas informaes podem se transformar em preconceitos ou esteritipos.

Preconceitos

Trata-se de conceito ou opinio formados antes de ter o conhecimento adequado. Alguns preconceitos so: Criticar idias e opinies dos outros que no combinam com o que voc pensa; Julgar a pessoa precipitadamente sem considerar o seu estado emocional. Por exemplo: ela pode estar agressiva porque est vivendo um momento difcil. Ao relacionar-se com o outro, deve-se considerar as prprias emoes para no julgar o outro de forma errada. A revelao da personalidade acontece no relacionamento com as outras pessoas. Quando o individuo se conhece melhor, fica mais fcil conhecer o outro. Assim, melhora a qualidade dos relacionamentos.

Esteretipos

Estereotipar perceber as pessoas baseando-se em pr-julgamentos. As primeiras impresses de uma pessoa podem estar aliceradas em esteretipos. Portanto, em geral, so enganosas. Por exemplo: mulher, no sabe dirigir. Em funo deste julgamento, passamos a interagir com as pessoas esperando, inclusive, atitudes que podem no chegar a ocorrer. A partir do momento que se obtm mais dados a respeito de uma pessoa, os esteretipos vo sendo reformulados e nova percepo ser formada a respeito da pessoa, facilitando o relacionamento interpessoal.

Motivao

O conhecimento da motivao e do seu uso adequado, tanto para interpretar fatos como para resolve-los,e de grande valia nas relaes interpessoais. O estudo da motivao busca explicaes para as aes humanas, isto , o processo pelo qual os indivduos so levados a satisfazer determinadas necessidades. Conhecendo a motivao, compreende-se melhor as relaes entre pessoas.

Motivo

aquilo que move a pessoa para alcanar seus objetivos. Este impulso ao provocada por um estimulo externo que vem do ambiente ou por um estimulo interno que vem da prpria pessoa. Quando uma necessidade atendida e satisfeita, um processo de motivao termina, mas logo o individuo identifica uma nova necessidade e imediatamente um novo processo d motivao iniciado. A motivao est ligada s necessidades do ser humano. O homem raramente alcana um estado de satisfao, a no ser por curtos perodos de tempo, pois ao logo que satisfaz um desejo, surge outro e assim sucessivamente. Embora exista uma ordem de prioridade, algumas necessidades podem apresentar ao mesmo tempo que as outras.

Necessidades

Necessidades Primrias

so as de natureza fisiolgica e de segurana.

Fisiolgicas Relacionam-se ao bem estar fsico da pessoa e esto ligadas a sobrevivncia. Estes

nveis esto s necessidades de alimentao, de repouso, de abrigo, de respirao e o desejo sexual. Segurana Relacionam-se proteo contra o perigo ou privao. Estas necessidades ficam evidenciadas quando as fisiolgicas esto relativamente satisfeitas. Um exemplo desse tipo necessidade o medo de perder o emprego e no poder sustentar a famlia.
Necessidades Secundrias

so as de natureza social, de estima e de autorealizao.

Scias So as de associao, de participao, amizade, incluso em grupos, aceitao por parte dos companheiros. Estima So aquelas relacionadas com a maneira pela qual o individuo se v e se avalia. Envolvem auto-estima, autoconfiana, respeito, reputao, reconhecimento, amor, independncia, e autonomia. A no satisfao dessas necessidades pode produzir sentimentos de inferioridades, de fraqueza, dependncia e desamparo. Auto-alimentao Esto relacionadas ao desenvolvimento de cada pessoa. Todos temos necessidades de auto-realizao como pessoa e como profissional e buscamos novos desafios para desafios para a auto-realizao. Conseguir o crescimento pessoal e o profissional significa: Buscar o aprimoramento da qualidade de vida. Apesar de no termos o poder de motivar ningum, pois a motivao e um processo interno de cada individuo, temos o poder de estimular as pessoas com quem convivemos e de ajuda-las a descobrir as prprias necessidades. Conseguimos isto com um elogio, uma conversa, uma palavra.

Melhorando os Relacionamentos

Um aperto de mo, um sorriso ou um simples olhar de uma pessoa influencia nossos pensamentos e sentimentos. Estamos nos relacionando com as outras pessoas todo o tempo. Uma das principais caractersticas do ser humano que ele interage com o seu meio e, ao mesmo tempo, sofre influncias dele. O relacionamento interpessoal e uma troca, entre duas ou mais pessoas.

Podemos tambm, a partir da nossa observao sobre uma pessoa, transferir a idia que formamos para todo o grupo a que ela pertena. Vejamos um exemplo: se voc tem uma experincia desagradvel com uma pessoa estrangeira, isso no significa que todos os estrangeiros voa agir da mesma forma . Isso acontece quando pessoas ou grupos so rotulados. Por exemplo: Todos os adolescentes so preguiosos. Essa afirmativa um preconceito, porque nem todos os adolescentes so preguiosos. Por isso esteja atento ao comportamento do outro como um todo, procurando conhecer a pessoa como ele . Assim, fica mais fcil o relacionamento com as pessoas.

Conhecendo e Respeitando as diferenas

Todos nos somos diferentes no modo de pensar, de agir e de sentir. As diferenas existem, e o importante saber reconhec-las e lidar melhor com elas, especialmente no momento de trabalho. Somos diferentes pela nossa maneira de pensar e por muitas caractersticas pessoais. Cada indivduo um ser nico com pensamentos, sentimentos, atitudes e historias diferentes. Respeitando a diferena do outro, voc pode conquistar grandes relacionamentos! As diferenas se manifestam de acordo com as normas e os hbitos adquiridos na sociedade, ou seja, a cultura de cada um. As diferenas existem, tambm, pelas crenas que cada grupo social tem. Voc pode verificar que no ambiente de trabalho, quando sai ou entra outra pessoa na sua equipe, percebem-se muitas diferenas na forma com que as pessoas passam a se comportar uma com as outras, ate mesmo a produzir. Com a troca de experincias e as diferenas de cada um, o grupo se transforma e todos aprendem e crescem profissionalmente. Muitas vezes, as diferenas no ambiente de trabalho podem gerar conflitos. Por isso, preciso ter cuidado com as reaes preconceituosas ou de intolerncia, pois elas criam barreiras para a troca de idias, de conhecimentos e de experincias. Em nossos relacionamentos, estamos sempre influenciando o comportamento de algum ou sendo influenciados. A influencia acontece no sentido de mudar ou acrescentar novas percepes sobre as pessoas ou os fatos. Essas percepes podem confirmar ou alterar o que pensamos e sentimos, resultando (ou no) em mudana de comportamento.

RELAES HUMANAS As seis palavras mais importantes: ADMITO QUE O ERRO FOI MEU, As Cinco Palavras Mais Importantes: VOC FEZ UM BOM TRABALHO As quatro palavras mais importantes: QUAL A SUA OPINIO; As trs palavras mais importante: FAA O FAVOR; As duas mais importantes: MUITO OBRIGADO; A palavra mais importante: Ns; A palavra menos importante: EU.

Potrebbero piacerti anche