Sei sulla pagina 1di 21

ESTRUTURAS METLICAS

CAPTULO 3

Aes do Vento em Edificaes

Prof: Mauricio Bernardo

ESTRUTURAS METLICAS

3.1.

INTRODUO O vento no um problema em construes baixas e pesadas com paredes grossas, porm em estruturas esbeltas passa a ser uma das aes mais importantes a determinar no projeto de estruturas. As consideraes para determinao das foras devidas ao vento so regidas calculadas de acordo com a NBR 6123/1988 Foras devidas ao vento em edificaes. A maioria dos acidentes ocorre em construes leves, principalmente de grandes vos livres, tais como hangares, pavilhes de feiras e de exposies, pavilhes industriais, coberturas de estdios, ginsios cobertos. Ensaios em tneis de vento mostram que o mximo de suo mdia aparece em coberturas com inclinao entre 80 e 120, para certas propores da construo, exatamente as inclinaes de uso corrente na arquitetura em um grande nmero de construes. As principais causas dos acidentes devidos ao vento so: a) falta de ancoragem de teras; b) contraventamento insuficiente de estruturas de cobertura; c) fundaes inadequadas; d) paredes inadequadas; e) deformabilidade excessiva da edificao Muitos casos no so considerados dentro da NBR 6123, porm quando a edificao, seja por suas dimenses e ou forma, provoque perturbaes importantes no escoamento ou por obstculos na sua vizinhana, deve-se recorrer a ensaios em tnel de vento, onde possam ser simuladas as caractersticas do vento natural. importante definir alguns dos aspectos que regem as foras devidas ao vento, antes de passar a seu clculo. O vento produzido por diferenas de temperatura de massas de ar na atmosfera, o caso mais fcil de identificar quando uma frente fria chega na rea e choca-se com o ar quente produzindo vento, esse tipo de fenmeno pode ser observado antes do incio de uma chuva. Define-se o termo barlavento com sendo a regio de onde sopra o vento (em relao a edificao), e sotavento a regio oposta quela de onde sopra o vento (veja-se Fig. 3.1). Quando o vento sopra sobre uma superfcie existe uma sobrepresso (sinal positivo), porem em alguns casos pode acontecer o contrrio, ou seja existir suco (sinal negativo) sobre a superfcie. O vento sempre atua perpendicularmente a superfcie que obstri sua passagem (vide Fig. 3.1).

Prof: Mauricio Bernardo

ESTRUTURAS METLICAS
Os clculos so determinados a partir de velocidades bsicas determinadas experimentalmente em torres de medio de ventos, e de acordo com a NBR6123 a 10 metros de altura, em campo aberto e plano. A velocidade bsica do vento uma rajada de trs segundos de durao, que ultrapassa em mdia esse valor uma vez em 50 anos, e se define por V0. Essas velocidades foram processadas estatisticamente, com base nos valores de velocidades mximas anuais medidas em cerca de 49 cidades brasileiras. Considera-se que o vento pode atuar em qualquer direo e no sentido horizontal. A Fig. 3.2 representa os valores de velocidade bsica atravs de curvas isopletas (mesma velocidade do vento). Como uma indicao do que acontece na regio de Passo Fundo, apresenta-se na Tab. 3.1 as velocidades mximas e mdias medidas na Estao Agro - Meteorolgica da EMBRAPA Trigo.

Tabela 3.1 Velocidades mximas e mdias medidas na Estao meteorolgica da EMBRAPA Trigo, no perodo 1977-1994, tendo como referncia a altura de 10m (Fonte: CUNHA, 1997).

3.2.

DETERMINAO DA PRESSO DINMICA OU DE OBSTRUO A Velocidade caracterstica Vk : a velocidade usada em projeto, sendo que so considerados os fatores topogrficos (S1), influncia da rugosidade(obstculos no entorno da edificao) e dimenses da edificao (S2) e o fator de uso da edificao (que considera a vida til e o tipo de uso). A velocidade caracterstica pode ser expressa como: Vk = Vo S1 S2 S3

Onde:

Vo: velocidade bsica S1: fator topogrfico S2: fator de rugosidade e dimenses da edificao S3: fator estatstico Os valor do fator S1 pode tomar os seguintes valores: a) Terreno plano ou quase plano : S1 = 1,0 Prof: Mauricio Bernardo 3

ESTRUTURAS METLICAS
b) Taludes e morros (veja-se NBR6123/1988) c) Vales protegidos : S1 = 0,9

Figura 3.2 Mapa de isopletas de vento, Velocidade Bsica

Prof: Mauricio Bernardo

ESTRUTURAS METLICAS
S2 determinado definindo uma categoria (rugosidade do terreno) e uma classe de acordo com as dimenses da edificao. As categorias so definidas, de acordo com a NBR6123, na Tab. 3.2.

Tabela 3.2 Definio de categorias para determinao do coeficiente S2

As classes definem-se atravs das dimenses da edificao de acordo com a Tab. 3.3.

Tabela 3.3 definio de classes de edificao para determinao de S2 O clculo de S2 expresso por S2 = b.Fr(z/10)p onde z a altura total da edificao(no caso, a cumeeira) e os parmetros b, Fr e p so obtidos da Tab. 3.4.

Prof: Mauricio Bernardo

ESTRUTURAS METLICAS

Tabela 3.4 Parmetros meteorolgicos (NBR6123)

O fator estatstico S3 definido dependendo do uso da edificao, e normalmente especificando a vida til da mesma para 50 anos. Os valores mnimos que podem ser adotados esto definidos na Tab. 3.5.

Tabela 3.5 valores mnimos para o coeficiente S3

A presso dinmica ou de obstruo do vento, em condies normais de presso (1 Atm = 101320MPa) e temperatura a 150, dada pela expresso: q = 0,613Vk2 (N/m2)

Prof: Mauricio Bernardo

ESTRUTURAS METLICAS
3.3 DETERMINAO DAS FORAS ESTTICAS DEVIDAS AO VENTO A fora devido ao vento depende da diferena de presso nas faces opostas da parte da edificao em estudo (coeficientes aerodinmicos). A NBR6123 permite calcular as foras a partir de coeficientes de presso ou coeficientes de fora. Os coeficientes de forma tm valores definidos para diferentes tipos de construo na NBR6123, que foram obtidos atravs de estudos experimentais em tneis de vento. A fora devida ao vento atravs dos coeficientes de forma pode ser expressa por: F = (Cpe Cpi) q A Onde Cpe e Cpi so os coeficientes de presso de acordo com as dimenses geomtricas da edificao, q a presso dinmica obtida de acordo com o item 3.2 e A a rea frontal ou perpendicular a atuao do vento. Valores positivos dos coeficientes de forma ou presso externo ou interno correspondem a sobrepresses, e valores negativos correspondem a sues. A fora global do vento sobre uma edificao ou parte dela (Fg) obtida pela soma vetorial das foras que a atuam. A fora global na direo do vento (Fa), expressa por: Fa= Ca q Ae Onde: Ca = coeficiente de arrasto (coeficiente de fora) Ae = rea frontal efetiva

Figura 3.3 descrio da fora devida ao vento numa superfcie A NBR 6123 apresenta valores dos coeficientes de presso e forma, externos e internos, para diversos tipos de edificao. Zonas com altas sues aparecem junto s arestas de paredes e de telhados. Coeficientes de presso e forma so apresentados nas tabelas 3.6 e 3.7 para edifcios de planta retangular e telhados a duas guas.

Prof: Mauricio Bernardo

ESTRUTURAS METLICAS
3.4 COEFICIENTES DE PRESSO E FORMA AERODINMICOS

Ao incidir sobre uma edificao, o vento, devido a sua natureza, provoca presses ou suces. Essas sobre presses ou suces so apresentadas em forma de tabelas na NBR6123, assim como em normas estrangeiras, e dependem exclusivamente da forma e da proporo da construo e da localizao das aberturas. Um exemplo simples seria aquele do vento atingindo perpendicularmente um a placa plana, veja-se Fig. 3.4, na qual a face de barlavento, o coeficiente de presso na zona central chega a +1,0, decrescendo para as bordas, e constante e igual a 0,5 na face a sotavento; assim sendo, esta placa estaria sujeita a uma presso total, na zona central, de Cp= 1,0 (-0,5) = 1,5.

Figura 3.4 Placa plana sujeita a vento perpendicular Os coeficientes de presso externa tm valores definidos para paredes para prdios com base retangular, telhados a uma ou duas guas com base retangular, telhados em arco com base retangular e outros. Para edificaes que no constam na NBR6123, ou no podem ser extrapoladas a partir dos dados nela expressa, recomenda-se que sejam realizados ensaios em tnel de vento para determinar os valores de coeficientes de presso externos. Toda edificao tem aberturas, sua localizao e tamanho determinam os coeficientes de presso interna edificao. A NBR6123, no seu anexo D, apresenta os detalhes necessrios para determinao do coeficiente de presso interna. Se a edificao for totalmente impermevel ao ar, a presso no interior da mesma ser invarivel no tempo e independente da velocidade da corrente de ar externa. Portanto o coeficiente de presso interna depende da permeabilidade da edificao, o ndice de permeabilidade de uma parte da edificao definido pela relao entre a rea das aberturas e a rea total desta parte. So considerados impermeveis os seguintes elementos construtivos e vedaes: lajes e cortinas de concreto armado ou protendido, paredes de alvenaria, de pedra, tijolos, de blocos de concreto e afins, sem portas, janelas ou quaisquer outras aberturas. Os demais elementos construtivos so considerados permeveis. A permeabilidade deve-se presena de aberturas tais como: juntas entre painis de vedao e entre telhas, frestas em portas e janelas, ventilaes em telha e telhados, vo abertos de portas e janelas, chamins, lanternins, etc.

Prof: Mauricio Bernardo

ESTRUTURAS METLICAS
A prpria NBR6123 apresenta para edificaes com paredes internas permeveis, valores que podem ser adotados para o coeficiente de presso interna: (a) duas faces opostas igualmente permeveis; as outras duas impermeveis: - Vento perpendicular a uma face permevel Cpi= +0,2 - Vento perpendicular a uma face impermevel Cpi= -0,3 (b) Quatro faces igualmente permeveis Cpi = -0,3 ou 0, deve-se considerar o valor mais nocivo. Nenhuma das faces poder ter ndice de permeabilidade maior que 30%, para poder usar as consideraes acima expostas. Coeficiente de arrasto Ca Usado principalmente na avaliao da fora global na estrutura, sendo determinado conforme item 6.3 da NBR6123 e pode variar de: 0,7 Ca 2,2, dependendo da forma da edificao. A fora de arrasto dada por: Fa = Ca q Ao , onde: Ao = rea de referncia. Coeficiente de atrito Cf Em determinadas obras deve ser considerada a fora de atrito representada por: F = Cf A q, onde 0,01 Cf 0,04 Esta fora usada para edificaes com l/h > 4 ou l1/l2 >4, sendo definida no item 6.4 d NB6123. 3.5 EFEITOS DINMICOS E EDIFICAES ESBELTAS E FLEXVEIS Os efeitos do vento so de caracter dinmico, porm na maioria das construes esses efeitos podem ser substitudos por aes estticas equivalentes. Em edificaes esbeltas e flexveis, principalmente aquelas com baixas freqncias naturais de vibrao (f < 1,0 Hz), os efeitos dinmicos devem ser considerados. A seguir apresentam-se de maneira sucinta alguns dos possveis efeitos dinmicos devidos ao vento.

Prof: Mauricio Bernardo

ESTRUTURAS METLICAS

Desprendimento de vrtices

Maiores detalhes sobre as aes dinmicas devidas ao vento, recomendase o livro: Blessmann, Joaquim, Introduo ao Estudo das Aes Dinmicas do Vento. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1998 NOTA: Existe um programa para clculo de vento de uso gratuito para edificaes a duas guas que pode ser encontrado no endereo: http://www.etools.upf.br Prof: Mauricio Bernardo 10

ESTRUTURAS METLICAS

Tabela 3.6 Coeficientes de presso e forma, externos, para paredes de edificaes de planta retangular

Notas: a) Para a/b entre 3/2 e 2, interpolar linearmente. a) Para vento a 0o, nas partes A3 e B3 o coeficiente de forma Ce tem os seguintes valores: Para a/b = 1 : o mesmo valor das partes A2 e B2 Para a/b => 2 : Ce= -0,2 Para 1 < a/b < 2 : interpolar linearmente. Prof: Mauricio Bernardo 11

ESTRUTURAS METLICAS
b) Para cada uma das duas incidncias do vento ( 0o e 900) o coeficiente de presso mdio externo, Cpe mdio, aplicado parte de barlavento das paredes paralelas ao vento, em uma distncia igual a 0,2B ou H, considerando-se o menor destes dois valores. c) Para determinar o coeficiente de arrasto, Ca, deve ser usado o grfico da Fig. XX (vento de baixa turbulncia) ou da Fig. XX (vento de alta turbulncia).

Prof: Mauricio Bernardo

12

ESTRUTURAS METLICAS
Tabela 3.7 Coeficientes de presso e forma, externos, para telhados com duas guas, simtricos, em edificaes de planta retangular Notas: a) O coeficiente de forma Ce na face inferior do beiral igual ao da parede correspondente. b) Nas zonas em torno de partes de edificaes salientes (chamins, reservatrios, etc.) ao telhado deve ser considerado um coeficiente de forma de Ce = 1,2, at uma distncia igual a metade da dimenso da diagonal da salincia vista em planta. c) Na cobertura de lanternins, Cpe mdio = -2.0 d) Para vento a 0o, nas partes I e J o coeficiente de forma Ce tem os seguintes valores: a/b = 1 : mesmo valor das partes F e H; a/b => 2 : Ce = -0.2. Interpolar linearmente para valores intermedirios de a/b.

3.6 EXEMPLO A Determinar os coeficientes de presso do vento para o galpo mostrado abaixo. O galpo localiza-se em Passo Fundo RS e usado como depsito. O tapamento e cobertura em chapa zincada.

= 10 - Considerar: Vento frontal (V1) e lateral (V2). Soluo: a) Presso dinmica do vento 1- Velocidade bsica Vo Vo= 45 m/s - (Conforme Fig. 1 - NBR 6123) 2- Velocidade Caracterstica Vk

Prof: Mauricio Bernardo

13

ESTRUTURAS METLICAS
Vk= S1 x S2 x S3 x Vo - fator topogrfico S1: S1= 1.0 (item 5.2.a - NBR 6123) - fator rugosidade do terreno e dimenses da edificao S2: rugosidade do terreno: considerando terreno com poucos obstculos. Categoria III - (item 5.3.1 NBR 6123) dimenses da edificao: uma das dimenses maior que 50m Classe C (item 5.3.2 - NBR 6123) obteno do fator S2: pode ser obtido pela frmula S2= b x Fr x (z / 10)p , considerando os valores da Tabela 1 ou diretamente da Tabela 2, do item 5.3.3 - NBR 6123. S2= b x Fr x (z / 10)p , onde: z= altura da edificao S2= 0.93 x 0.95 x (7.76 / 10)0.115 = 0.858 - fator estatstico S3: S3= 0.95 (edifcio com baixo fator de ocupao depsito Grupo 3 Tabela 3 NBR 6123) Vk= S1 x S2 x S3 x V0 Vk= 1.0 x 0.858 x 0.95 x 45= 36.68m/s 3- Presso dinmica q: q= 0.613 x Vk2 q= 0.613 x (36.68)2 q= 825 N/m2 b) Coeficientes de presso e forma, externos, para as paredes laterais e frontais. - valores de acordo com Tabela 4 - NBR 6123

Prof: Mauricio Bernardo

14

ESTRUTURAS METLICAS
a= 60m h/b = 6/20= 0.3 b= 20m a/b = 60/20= 3.0 h= 6m h/b 1/2 e 2< a/b 4 (0.3) (3.0) (0.4)

c) Coeficientes de presso e forma, externos, para a cobertura valores de acordo com a Tabela 5 - NBR 6123 h/b= 0.3 -

Prof: Mauricio Bernardo

15

ESTRUTURAS METLICAS

Ce:

Cpe:

d) Presso Interna O clculo da presso interna feito de acordo com o item 6.2 - NBR 6123.

Para efeito de clculo deste exemplo, desprezamos a possibilidade de abertura Prof: Mauricio Bernardo 16

ESTRUTURAS METLICAS
dominante em qualquer face e consideramos conforme o item 6.2.5.a, que geralmente o mais usado para galpo desde que as aberturas no sejam exageradas, logo:

Cpi= +0.2 ou Cpi= -0.3 (adotar o mais nocivo)

Coeficientes de presso para dimensionamento de teras, telhas e ancoragens.

f) Coeficientes de presso para estrutura principal (prticos) Para o dimensionamento da estrutura principal, adota-se a combinao entre as presses externas e internas mais crtica.

Prof: Mauricio Bernardo

17

ESTRUTURAS METLICAS
Obs.: Para o clculo de um prtico isolado, multiplica-se esses coeficientes pela presso dinmica q e pela distncia entre os prticos d. Carga: Coeficiente x q x d [N/m] Para o contraventamento, adota-se os valores das presses atuando perpendicularmente aos prticos, ou seja, neste caso, = 0 .

3.7 - Exemplo B Determinar os coeficientes de presso do vento para o prdio abaixo. O prdio localiza-se em Fortaleza CE e ser usado como ginsio poliesportivo. O tapamento ser em alvenaria e ter janelas ao longo de toda a parede e a cobertura ser em chapa zincada.

Soluo: a) Presso dinmica do vento 1- Velocidade bsica do vento Vo Vo= 30m/s (Fig.1 NBR6123) 2- Velocidade caracterstica Vk Vk= S1 x S2 x S3 x Vo fator topogrfico S1: S1= 1,0 Fator S2:

Prof: Mauricio Bernardo

18

ESTRUTURAS METLICAS
S2= b x Fr x(z / 10)p S2= 0,85 x 0,98 x(14 / 10)0,125 S2= 0,869 fator S3: S3= 1,0 (edifcio com alto fator de ocupao) Vk= 1.0 x 0.869 x 1.0 x 30= 26.07m/s

3- Presso dinmica q q= 0.613 x Vk2 q= 0.613 x 26.072 q=417N/m2

b) Coeficientes de presso e forma, externos, para as paredes laterais e frontais - Valores de acordo com a tabela 4 - NBR 6123

a= 36m b= 30m c= 8 + 6= 14m

h/b= 14/30= 0.47 a/b= 36/30= 0.1.20

h/b< 1h/b3/2

Prof: Mauricio Bernardo

19

ESTRUTURAS METLICAS

c) Coeficientes aerodinmico para a cobertura - Valores de acordo com o anexo E NBR 6123 f / l2 = 6 / 30= 0,2 (1/5) h / l2 = 8 / 30= 0,267 (1/3,75) (1/4)

Prof: Mauricio Bernardo

20

ESTRUTURAS METLICAS
d) Presso interna (item 6.2 NBR 6123) - Considerado conforme item 6.2.5.a Cpi= +0.2 ou -0.3 e) Coeficientes de presso para dimensionamento dos arcos

Prof: Mauricio Bernardo

21

Potrebbero piacerti anche