Sei sulla pagina 1di 7

130

TITO BARROS LEAL DE PONTES MEDEIROS

of History front the new perspectives theoretician-metodologics appeared in the middle of the science of Clio. Key-words: History, philosophy of the history, modernity, ethics.

COMO UM ANJO OLHA O PROGRESSO? CONTRIBUIES DE WALTER BENJAMIN AO PENSAMENTO


HISTORIOGRFICO Tito Barros Leal de Pontes Medeiros*
Resumo: Este artigo tem por fim compreender as relaes entre o pensamento de Walter Benjamin com um dos objetos mais discutidos na produo acerca da histria da Histria, a Escola dos Annales. Para tanto, propese compreender o debate a partir de dois caminhos: num primeiro momento, a partir de uma perspectiva historiogrfica onde se discutiro as metamorfoses vividas pela Histria enquanto possibilidade de conhecimento do Homem e do mundo e, em seguida, estabelece-se uma abordagem filosfica de base benjaminiana sobre as mudanas do mundo contemporneo. Relaciona-se, por fim, os dois momentos anteriormente apontados com vistas a perceber as influncias do pensamento do filsofo em questo no ajustamento da Histria frente s novas perspectivas tericometodolgicas surgidas no seio da cincia de Clio. Palavras-chave: Histria, filosofia da histria, modernidade, tica. Abstract: This article has finally to understand the relations between the thought of Walter Benjamin with one of argued objects more in the production concerning the history of History, the Annales School. For in such a way, to propose to understand the debate from two ways: at a first moment, from a historiografic perspective where the metamorphoses lived for History will be argued while possibility of knowledge of the Man and the world and, after that, a philosophical boarding of benjamins base is established on the changes of the world contemporary. One becomes related, finally, the two moments previously pointed with sights to perceive the influences of the thought of the philosopher in question in the adjustment A quem est habituado a acompanhar o movimento da histria das idias no difcil constatar que estas como as roupas ou o cabelo das mulheres oscilam regularmente, por perodos que variam segundo o ambiente e o maior ou menor enraizamento que elas possam ter nas questes cruciais da condio humana. Em geral, elas surgem num dado momento e tendem a retornar ao vasto cemitrio das idias esquecidas. Da restando muito pouco de aquisio efetiva em termos de conhecimento consistente. (Eduardo Diatahy B. de Menezes).

I Metamorfoses historiogrficas A revoluo historiogrfica ocorrida na Frana no incio do sculo XX, em 1929, sob a liderana de Lucien Febvre e Marc Bloch deu origem chamada Escola dos Annales e, tambm, s perspectivas que culminariam na Nova Histria. Abriu-se desde ento nova sorte de possibilidades para os estudos na Histria. Novos mtodos, novos objetos e novos temas surgiram e transformaram as prticas dos historiadores. Essas novas idias propagavam que as aes humanas, nas suas mltiplas manifestaes, passariam a ser percebidas como fontes fundamentais para a anlise da histria do homem, noutras palavras, a partir dessa nova concepo metodolgica tudo que dei-

_____
*

Mestrando em Filosofia na Universidade Estadual do Cear. POLYMATHEIA - REVISTA DE FILOSOFIA

Como um anjo olha o progresso?

131

132

TITO BARROS LEAL DE PONTES MEDEIROS

xasse transparecer a influncia do homem em sociedade passaria a ser fonte histrica em potencial. Rompia-se assim com uma prtica historiogrfica que privilegiava o fato (estanque e acabado por natureza) e a narrativa poltica e biogrfica produzida a partir das anlises de documentos formais como atas de reunies, discursos polticos, registros jurdicos, entre outros que, por seus status de oficialidade traziam a marca da imparcialidade. Atravs deles, com o mtodo e a tcnica especficas, a verdade cientfica e objetiva sobre o passado poderia ser revelada. As transformaes desenvolvidas na cincia histrica deramse fundamentalmente por conta de um fenmeno mundial de longa durao que, desde os fins do sculo XIX, vinha se abatendo sobre a sociedade, radicalizando-se com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e cristalizado conceitualmente como Crise da Razo. Nesta perspectiva, com as slidas bases do conhecimento racional abaladas, a Histria (fundada enquanto cincia e profisso reconhecida durante o sculo XIX) a partir de uma perspectiva terico-metodolgica Iluminista, viu-se na difcil situao de repensar sua validez enquanto explicao racional sobre a sociedade e, para alm, viu-se diante de uma questo absolutamente desconcertante: diante da crise da razo, qual a funo do conhecimento histrico at ento produzido? At aquele momento a historiografia tinha como meta a elaborao narrativa de certezas advindas de pesquisas fundadas em anlises documentais sobre fatos e personalidades marcantes numa perspectiva de ensinamento. Historia maestra vitae! Pelo que se vem apresentando, entrou em discusso no ambiente da produo historiogrfica, desde 1929, o paradigma moderno-iluminista que orientava o conhecimento produzido pela Histria sobre a sociedade e que apresentava ao homem a possibilidade de um conhecimento profundo, perfeito e acabado sobre a realidade cercante.

Tal paradigma comeou a ser construdo na histria ainda na Idade Mdia (a partir do Renascimento Comercial e Urbano) e ganhou maturidade no movimento das luzes e na radicalizao do modelo capitalista-burgus que irrompeu como padro a ser seguido e copiado por todos os homens e sociedades. Sobre tal, Jos Carlos Reis escreve:
O conceito de modernidade, com o qual se procura definir esse novo corte na identidade ocidental revela a nova representao da temporalidade histrica, elaborada por esse novo sujeito histrico. (...) A modernidade significou uma revoluo cultural, ocorrida apenas no Ocidente que acompanhou e tornou possvel a expanso europia pelo mundo e, inteiramente, a constituio de uma nova ordem poltica (Estado burocrtico), uma nova ordem econmica (tica do trabalho e empresa capitalista) e uma nova ordem social (nofraternidade religiosa). Esse conceito designa uma conscincia secularizada, mais fascinada do que atemorizada pela conscincia do tempo sublunar. O tempo profano veio desafiar o tempo sagrado cristo. Uma histria deste mundo veio desafiar e conviver com uma histria universal sagrada. (...) O xtase material desafia o xtase religioso. A rejeio metaf1 sica do mundo revogada.

Assim, percebe-se que o paradigma moderno-iluminista arrogou-se da Razo e dela fez sua ferramenta bsica para solucionar todos os problemas do mundo. Em Histria, grosso modo,
As tendncia filosficas fundadoras vinham dos sculos XVIII e XIX (...). Viram-se reforadas, no sculo XIX e neste, pelo emprego de modelos macro-histricos e teorizantes: estes podiam ser distinguidos e at opostos entre si, mas voltavam-se sempre para a inteligibilidade, a explicao, a expulso, ou pelo menos a delimitao do irracional, do acaso, do

_____
1

Reis, J. C. Histria e Teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade, p. 22-23. POLYMATHEIA - REVISTA DE FILOSOFIA

FORTALEZA, VOL. III, N 3, 2007, P. 129-142

Como um anjo olha o progresso?

133

134

TITO BARROS LEAL DE PONTES MEDEIROS

subjetivo. (...) Trata-se de uma histria analtica, estrutural (e mesmo macroestrutural), explicativa (...) sendo estes alguns dos aspectos centrais de sua racionalidade, sua cientifi2 cidade assumida.

Foi exatamente como crtica a esses pressupostos herdados dos pensadores do sculo XIX, fundamentalmente como crtica a uma Histria que se pretendia certeza do passado, que a Histria Nova foi inaugurada. Certo , contudo, que o desenvolvimento da perspectiva historiogrfica dos Annales no se deu de forma homognea. O movimento ganhou dimenses internas que, ao longo do processo histrico desenrolou em variaes do projeto original de Febvre e Bloch. Dessa forma, vemos ao longo dos primeiros 70 anos do sculo XX trs fases da chamada Escola dos Annales: 1) a fundao (1929 - 1945), com Lucien Febvre e Marc Bloch; 2) a confirmao (1945 - 1969) com Fernand Braudel e Marc Ferro; 3) o redimensionamento (1969 - ), com Jacques Le Goff e Jacques Revel.3 Sumariamente, o que se verificou neste processo ocorrido na historiografia foi a gradual desfiliao deste setor do conhecimento do seu paradigma fundante. A Histria estava em crise de identidade. Ela buscava uma fundamentao terica tal que lhe fosse capaz de conferir status de cientificidade. Ela estava em busca de sua essncia, em busca de uma nova possibilidade de se afirmar, buscava sentido para si mesma. Tentava, contudo, evitar as armadilhas do puro racionalismo. Negava as arrogncias do ontem da historiografia. em Nietzsche e em Heidegger que a Histria encontrar as bases de argumentaes filosficas necessrias para fixar uma nova perspectiva, um novo projeto, uma Nova Histria.

Filiada agora aos paradigmas ps-modernos, a Histria abria para si novas perspectivas epistemolgicas. Passava de um discurso estanque, pronto e acabado a uma elaborao mutvel, questionadora e formuladora de problemas. Menos respostas e mais aberturas s questes, tal era o novo projeto historiogrfico.4 Tem-se, pois, que o ps-modernismo se caracteriza pela morte dos centros e pela incredulidade em relao s metanarrativas5 (CARDOSO 1997, 15) alm de, claro, um processo de retorno a um passado epistmico distante, ligado a uma condio mais instintiva, mais sensitiva e menos racional. A ligao da Histria a essa nova tendncia gerou uma fragmentao das anlises dos historiadores. Para alm, fissurou a prpria Histria em uma pluralidade de Histrias.

II Mundo contemporneo e crtica benjaminiana Em que as anlises, sobre a contemporaneidade, feitas por Walter Benjamin interferem (ou como elas interagem) com as transformaes no pensamento histrico? Para responder a essa questo deve-se antes compreender que o filsofo alemo se expressava fundamentalmente numa crtica acelerao tcnico-cientfica balizada pela auto-suficincia da razo.6

_____
4 5 6

Cf. Jenkins, K. Re-thinking History. Cardoso, C. F. Histria e paradigmas rivais, p. 15. Fique claro que o autor em questo no despreza o progresso cientfico. Na verdade, suas anlises sempre giram em torno do positivo e do negativo de tudo aquilo que ele se dedicou a pensar. Em vrios textos seus, verdade, Benjamin mostra-se um entusiasta da cincia e da tecnologia (cf. Pequena Histria da Fotografia, de 1931; A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Tcnica, de 1935/36). Contudo, aqui, dedicamo-nos a evidenciar aquilo que o autor afirma como sendo o grande problema do POLYMATHEIA - REVISTA DE FILOSOFIA

_____
2 3

Cardoso, C. F. Histria e paradigmas rivais, p. 4. Cf. Le Goff, J. A Histria Nova, p. 23-64.

FORTALEZA, VOL. III, N 3, 2007, P. 129-142

Como um anjo olha o progresso?

135

136

TITO BARROS LEAL DE PONTES MEDEIROS

Sobre esse tema Walter Benjamin apresenta em seu texto Experincia e Pobreza (escrito em 1933) a seguinte passagem:
Uma nova forma de misria surgiu com esse monstruoso desenvolvimento da tcnica, sobrepondo-se ao homem. A angustiante riqueza de idias que se difundiu entre, ou melhor, sobre as pessoas, com a renovao da astrologia e da ioga da Christian Science e da quiromancia, do vegetarismo e da gnose, da escolstica e do espiritualismo o reverso dessa mis7 ria.

germe que conduziu o mundo a uma irracionalizao pela racionalizao. Advoga o filsofo que:
A horrvel mixrdia de estmulos e concepes do mundo do sculo passado mostrou-nos com tanta clareza aonde esses valores culturais podem nos conduzir, quando a experincia nos subtrada, hipcrita ou sorrateiramente, que hoje em dia uma prova de honradez confessar nossa pobreza. Sim, prefervel confessar que essa pobreza no mais privada, 8 mas de toda a humanidade. Surge assim uma nova barbrie.

Assim, Benjamin lana a tese de que a modernidade por ele chamada de monstruoso desenvolvimento da tcnica, vem sendo questionada atravs de um acelerado retorno das idias e dos valores pr-modernos. So exatamente essas categorias pr-modernas que orientam, pois, as questes fundamentais da ps-modernidade. Tendo em vista que o projeto moderno reabilitaria o homem atravs da razo trazendo para ele toda a grandiosidade e o desenvolvimento que a tcnica e a cincia poderiam oferecer e, percebendo que tal empreita estava voltada a civilizar definitivamente o homem, a modernidade se fazia como a possibilidade de soluo definitiva a toda sorte de mistificaes surgidas durante a Idade Mdia, quando da fora da religio crist. Na perspectiva de Benjamin, contudo, o projeto modernoiluminista fracassou. A razo, mal utilizada e mal racionalizada, deu espao no a uma melhoria nas condies humanas, menos ainda a uma sociedade igualitria baseada na lei e na ordem, mas, e a sim, a uma re-barbrie. Para Benjamin, a Modernidade plantou, em si, o

Percebe-se, assim, o descontentamento do filsofo com a modernidade. Homem do incio do sculo XX, Walter Benjamin (1892-1940), viveu as agruras de um perodo histrico profundamente marcado pela Primeira Guerra Mundial, a crise de 1929, a Segunda Guerra Mundial e, em seu caso mais direto (por ser judeu, principalmente), pela turbulncia poltica da Repblica de Weimar e a violncia absurda do nazismo. Por conta da situao histrica em que Benjamin estava inserido faz-se fcil compreender que ele estabelea ligao direta do desenvolvimento tcnico-cientfico produzido atravs do uso da razo com o desenvolvimento belicoso e blico presentes, exatamente, no centro da sociedade dita por mais racional e civilizada: a sociedade europia. Em seu texto de 1930, Teorias do fascismo alemo - sobre a coletnea Guerra e guerreiros, editada por Ernst Jnger, Walter Benjamin escreveu que as realizaes tcnico-cientficas:
no encontram em nossa vida pessoal nenhuma utilizao completa e adequada e, no entanto, lutam por justificar-se. Na medida em que renunciam a todas as interaes harmnicas, esses instrumentos se justificam pela guerra, que prova com suas devastaes que a realidade social no est madura para transformar a tcnica em seu rgo e que a tcnica no

_____
mundo contemporneo que a separao entre o saber tcnico e as relaes morais, ticas e polticas. Portanto, quando se afirma da crtica em relao acelerao tcnico-cientfica que Walter Benjamin desenvolve, deve ficar claro para o leitor que esta uma viso parcial do pensamento benjaminiano e que tal procedimento tem motivos tericometodolgicos condizentes com a proposta deste artigo.
7

_____
8

Benjamin, W. Experincia e Pobreza. In: Obras escolhidas I, p. 115.

Ibidem. POLYMATHEIA - REVISTA DE FILOSOFIA

FORTALEZA, VOL. III, N 3, 2007, P. 129-142

Como um anjo olha o progresso?

137

138

TITO BARROS LEAL DE PONTES MEDEIROS rizam o poder do tirano e do alegorista, poder tanto mais vio11 lento quanto no repousa sobre nenhuma certeza estvel.

suficientemente forte para dominar as foras elementares 9 da sociedade.

Assim, segundo Benjamin, faz-se necessrio repensar o presente, abrir mo de certas convices. O filsofo pretende uma filosofia marteladas filiando-se, de certo modo ao pensamento de Nietzsche, na medida em que:
Pode-se afirmar, sem qualquer pretenso de incluir nessa explicao suas causas econmicas, que a guerra imperialista co-determinada, no que ela tem de mais duro e de mais fatdico, pela distncia abissal entre os meios gigantescos que dispem a tcnica, por um lado, e sua dbil capacidade de 10 esclarecer questes morais, por outro.

Assim ficam claras duas dificuldades reais com as quais o homem se depara na atualidade: a dor do caminhar na incerteza e a incapacidade contraditria de superar essas incertezas pela maximizao da razo. No texto A Obra de Arte na Era de sua Reprodutividade Tcnica, cuja primeira verso foi escrita entre 1935 e 1936, o autor em estudo nos apresenta exatamente a crise da originalidade.

Na perspectiva benjaminiana, o desenvolvimento racional do homem durante a modernidade foi coxo. A perna maior e mais forte foi a do cientificismo e da tecnologia. A perna amofinada foi a da moralidade, a da tica. A perna forte do corpo em questo (o corpo humano), como que assumindo juzo prprio tentou uma rasteira em seu par amofinado. O resultado desta cena surreal foi a queda do corpo. Uma queda dantesca, assombrosa, inslita! O homem est perdido. Esta a constatao de Benjamin e sua perdio est ligada acelerao tcnico-cientfica que, por conta da brutal acelerao informacional, banalizou o sentido do saber, do conhecer, do criar, do pensar, do descobrir. Jeanne Marie Gagnebin, em seu livro Histria e Narrao em Walter Benjamin apresenta a seguinte passagem:
Como no h mais sentido prprio sempre surgem novos sentidos, h sentidos demais, o alegorista melanclico inventa cada vez mais sentidos, acrescenta-os segundo seu belprazer ou segundo a morte. Nas suas mos os objetos perdem sua densidade costumeira e se dispersam numa multiplicidade semntica infinita. Onipotncia e arbitrrio caracte-

III A crtica benjaminiana ao mundo contemporneo e suas relaes com a produo historiogrfica Como afirmado na primeira parte deste artigo ocorreu ao longo dos anos uma fragmentao do saber histrico. Nesta perspectiva, pergunta-se que tipo de Histria deve ser pensado e qual desses tipos ter mais validade? Pergunta-se ainda que tipo de resposta as Histrias podem nos oferecer e, para alm disso, que grau de confiabilidade podemos ter sobre as informaes produzidas por essa cincia? Benjamin, na sua tese IX em Sobre o conceito da Histria (texto de 1940) apresenta a figura do Anjo, diz ele:
O anjo da histria deve ter esse aspecto. Seu rosto est dirigido para o passado. Onde ns vemos uma cadeia de acontecimentos, ele v uma catstrofe nica, que acumula incansavelmente runa sobre runa e as dispersa a nossos ps. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraso e prende-se em suas asas com tanta fora que ele no pode mais fechlas. Essa tempestade o impele irreversivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ru-

_____
9 10

Teorias do fascismo alemo. In: Obras escolhidas I, p. 61. Ibidem.

_____
11

Gagnebin, J.-M. Histria e Narrao em Walter Benjamin, p. 40. POLYMATHEIA - REVISTA DE FILOSOFIA

FORTALEZA, VOL. III, N 3, 2007, P. 129-142

Como um anjo olha o progresso?

139

140

TITO BARROS LEAL DE PONTES MEDEIROS

nas cresce at o cu. Essa tempestade o que chamamos de 12 progresso.

A Filosofia da Histria proposta pelo filsofo judeu-alemo, segundo Michael Lwy:


bebe em trs fontes diferentes: o romantismo alemo, o messianismo judeu e o marxismo. No uma combinatria ou sntese dessas trs perspectivas (aparentemente) incompatveis, mas a inveno, a partir delas, de uma nova 14 concepo, profundamente original.

A certeza que a razo instrumentalizada iluminista arrogou para si, no campo da Histria, vem perdendo espao. Benjaminianamente os historiadores vm, cada vez mais se metamorfoseando em anjos da histria e percebendo os limites que a razo impe para a compreenso das suas questes. Sobre isso diz Tito Barros Leal:
Todas as teorias e metodologias da Histria, inclusive as ps da Nouvelle Histoire, tentaram (e tentam) transformar a narrativa histrica em uma narrativa mais prxima do real procedendo a uma aproximao de uma hiptese confirmao. Esse procedimento, contudo, no garante prtica historiogrfica nem certezas, nem fundamentos de difceis refutaes. Isso ocorre por um nico motivo: todo historiador humano. Logo, todo historiador seleciona o que vai pesquisar, elege prioridades nas suas pesquisas, faz recortes temporais para lhe possibilitar um maior aprofundamento nos seus estudos, etc; o que no se pode perder de vista que tudo isso feito 13 de acordo com suas prprias convenincias.

essa complexidade do projeto de Walter Benjamin que marca a genialidade, a originalidade e a complexidade inerentes ao pensamento deste filsofo no que se refere a sua Filosofia da Histria. Contudo, no podemos esquecer que no h nos escritos benjaminianos um sistema pronto e acabado sendo assim: toda sua reflexo toma a forma do ensaio ou fragmento quando no se trata da citao pura e simples, com passagens retiradas de contexto e colocadas a servio de sua prpria dinmica.15 O pensamento fragmentado de Benjamin e suas citaes dinmicas, fora prpria do pensamento deste autor, influenciaram diretamente as novas prticas historiogrficas, principalmente trazendo para a histria, enquanto cincia, a certeza da incerteza, a possibilidade do encontrar se perdendo. A Histria enquanto pretenso de conhecimento do mundo no se arroga mais a certeza de conhecer o-que- pelo o-que-foi. A busca mudou. O Historiador, hoje meio filsofo, meio historiador, pergunta-se sobre o-quepoderia-ter-sido e esta pergunta parte do o-que-pode-ser-agora. importante perceber que:
A metfora-chave (...) de Benjamin para o seu conceito de Histria a da relao entre o sonho e o despertar. Benjamin concebe a si prprio como intrprete poltico dos sonhos da

A angstia o sentimento mais prprio do historiador versado nos novos paradigmas. Este sentimento encaminha o olhar deste personagem de forma complexa, muitas vezes ambgua. Se por um lado as novas correntes historiogrficas oferecem aos historiadores uma variada possibilidade de questes, um sem-fim de novas possibilidades metodolgicas, por outro lhes apresentam os limites de suas pesquisas. Pensar de forma benjaminiana passa a ser fundamental para o historiador atual.

_____
12 13

Benjamin, W. Sobre o conceito da Histria. In: Obras escolhidas I, p. 226. Medeiros, T. B. L. P. Consideraes sobre os escritos de Alexandre Herculano: Histria X Literatura, p. 5.

_____
14 15

Lwy, M. A filosofia da histria de Walter Benjamin, p. 199.


Ibidem. POLYMATHEIA - REVISTA DE FILOSOFIA

FORTALEZA, VOL. III, N 3, 2007, P. 129-142

Como um anjo olha o progresso?

141

142

TITO BARROS LEAL DE PONTES MEDEIROS

Histria. (...) Ele tenta repetir a tarefa da psicanlise como 16 lgica do pensamento histrico.

Bibliografia ASSIS, Machado de. Histria dos 15 dias. In: Machado de Assis: Obra completa em trs volumes, Vol. 3. Rio de Janeiro: Jos Aguilar Editora, 1973. BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. Magia e tcnica, arte e poltica: Ensaios sobre literatura e histria da cultura. So Paulo, Brasiliense, 1994. BOLZ, Norbert W.; CONDER, Leandro. preciso teologia para pensar o fim da Histria?. In: Revista USP: Dossi Walter Benjamin. So Paulo, n 15, 1992. CARDOSO, Ciro Flamarion. Histria e paradigmas rivais. In: CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo. Domnios da Histria: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Histria e narrao em Walter Benjamin. So Paulo: Perspectiva, 2004. JENKINS, Keith. Re-thinking history. Londres-New York: Routledge, 1991. LE GOFF, Jacques. A Histria Nova. So Paulo: Martins Fontes, 1998. LWY, Michael. A filosofia da histria de Walter Benjamin. In: Estudos Avanados, So Paulo, n 45, 2002. MEDEIROS, Tito Barros Leal de Pontes. Consideraes sobre os escritos de Alexandre Herculano: Histria X Literatura. In: Encontros Literrios Moreira Campos. Fortaleza: UFC, 2004. REIS, Jos Carlos. Histria e Teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

Nesta perspectiva, apesar de toda a reflexo pessimista sobre a crise da razo, o filsofo deixa uma sada: a arte. A arte o local da originalidade. A arte a possibilidade de redescobrir a realidade, de aprofundar uma crtica ao mundo. , pois, pela arte, que se pode marcar o caminho de uma renovao humana. A Histria deve seguir este caminho introduzindo em seus mtodos a imaginao e ela o tem feito. J Machado de Assis dizia:
E repare o leitor como a lngua portuguesa engenhosa. Um contador de histrias justamente o contrrio de um historiador, no sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histrias. Por que essa diferena simples, leitor, nada mais simples. O historiador foi inventado por ti, homem culto, letrado, humanista; o contador de histrias foi inventado pelo povo, que nunca leu Tito Lvio, e en17 tende que contar o que se passou s fantasiar.

Afinal que mais um texto histrico alm da realizao escrita de um sonho, de uma nostalgia, de uma fuga da realidade para um tempo-presente-distante? O Historiador deve, pois, se entregar fico uma vez que na acelerao tcnico-cientfica a vida se fez fico. Escrever Histria exige, antes de mais um profundo conhecimento do uso das reticncias. Reticncias finais, reticncias iniciais e mesmo as intermedirias. nas facetas variadas do presente que se encontram as numerosas formas de respostas propostas pelo passado.

_____
Bolz, N. W.; Conder, L. preciso teologia para pensar o fim da Histria?, p. 28. 17 Assis, M. Histria dos 15 dias, p. 362-363.
16

FORTALEZA, VOL. III, N 3, 2007, P. 129-142

POLYMATHEIA - REVISTA DE FILOSOFIA

Potrebbero piacerti anche