Sei sulla pagina 1di 2

Receita de torti

para 4 pessoas (rende cerca de 40 tortis) Recheio: Refogue 1 cebola cortada em cubos, 1 dente de alho e 300 g de abbora cortada em cubos. Adicione gua (apenas o necessrio para cozinhar a abbora), salsa picada e sal. Quando a abbora estiver macia, desligue o fogo, amasse a abbora com um garfo, tempere com noz moscada ralada, adicione queijo ralado e farinha de rosca, misture at ficar uma pasta consistente. Massa: Misture 3 ovos, 400 g de farinha de trigo e 1 pitada de sal. Amasse at ficar homognea e com consistncia elstica. madeira sobre uma superfcie plana. Corte quadrados com cerca de 8 cm. Coloque o recheio. Feche em tringulo, apertando as bordas com auxlio de um garfo. Para cozinhar os tortis, coloque para ferver 4 litros de gua em uma panela grande. Quando a gua estiver fervendo, adicione uma colher (de sopa) de sal e os tortis. Quando a massa estiver al dente, desligue o fogo e, usando um escorredor de massa, elimine a gua da fervura. Modo de servir: Prepare um molho base de cebola, tomate e carne (pode ser peito de frango, moela, fil mignon ou carne moda). Para servir, coloque em uma travessa uma camada de torti, uma de molho e outra de queijo ralado. Repita as camadas, finalizando com o queijo ralado.
Criao: Embrapa Clima Temperado Junho de 2013 - Tiragem: 400 exemplares

Abbora

BRS Torti
Fotos: Rosa La Barbieri

Modo de preparar: Espiche a massa com um rolo de

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Embrapa Clima Temperado Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento BR 392 - km 78 - CEP 96010-971 - Pelotas, RS - Cx. Postal 403 Fone (53) 3275-8100 - Fax (53) 3275-8221 www.cpact.embrapa.br - cpact.sac@embrapa.br

Como a BRS Torti?


uma variedade crioula muito produtiva, da espcie Cucurbita maxima, adequada para cultivo agroecolgico. Cada planta pode produzir at 50 abboras pequenas (com 10 a 15 cm de dimetro), com polpa alaranjada, de consistncia firme e rica em carotenoides. A cor da casca dos frutos varia ao longo do tempo aps a colheita, desde verde-acinzentado at rosado e alaranjado. A durabilidade ps-colheita dos frutos pode atingir 12 meses.

Como deve ser o cultivo?


O plantio pode ser feito por semeadura direta no campo ou com mudas pr-cultivadas (o que permite antecipar o plantio, principalmente em regies onde ocorrem geadas). O espaamento recomendado no campo de 1,5 m entre plantas e 2 m entre linhas. Pode-se utilizar adubao orgnica, ou proceder anlise de solo e seguir a recomendao de adubao e calagem para a cultura de abbora. A cobertura do solo com uma camada de palha uma prtica que favorece a boa aparncia dos frutos por evitar seu contato direto com o solo, reduzindo a incidncia de plantas invasoras e mantendo a umidade do local. A BRS Torti tambm pode ser cultivada em consrcio com outras espcies, como milho e feijo..

Como us-la?
Pode ser usada para o preparo de vrios pratos salgados. O pequeno tamanho dos frutos uma excelente opo para consumidores que moram sozinhos ou tm famlias pequenas, por fornecer quantidades correspondentes ao consumo. BRS Torti apropriada para o preparo de torti, um tipo de massa recheada com creme de abbora, que faz parte do patrimnio cultural dos descendentes de imigrantes italianos. A BRS Torti tambm ideal para o consumo do fruto inteiro, recheado, em poro individual. Devido ao tamanho reduzido, ao formato achatado com gomos salientes e colorao variada, os frutos maduros tambm podem ser utilizados para decorar ambientes. Podem ser colocados em cestas, recipientes de madeira, vidro ou cermica, sobre mesas e aparadores, enfeitando salas, cozinhas e restaurantes.

Onde adquirir sementes?


As sementes da BRS Torti esto sendo produzidas em sistemas de produo agroecolgicos, em parceria com a Rede de Sementes Agroecolgicas Bionatur/Conaterra. Podem ser adquiridas na Embrapa Produtos e Mercados Escritrio de Capo do Leo. Mais informaes pelo telefone (53) 3275-9291, ou e-mail encpl.snt@embrapa.br.

Os agricultores podem produzir as sementes?


Sim, os agricultores podem produzir as sementes para usar no ano seguinte. Para manter as mesmas caractersticas e evitar cruzamentos, necessrio resguardar uma distncia mnima de 800 metros em relao a plantios de outros tipos de abbora ou moranga. Depois de secas, as sementes de BRS Torti devem ser acondicionadas em um recipiente fechado e armazenadas em um local seco at o momento do plantio.

Qual o ciclo da planta?


BRS Torti uma planta anual. A poca de plantio no Sul do pas comea em setembro e vai at novembro, e a colheita vai de fevereiro a abril. Nas demais regies do Pas, o plantio pode ser realizado durante todo o ano.

Potrebbero piacerti anche