Sei sulla pagina 1di 10

19/09/2011

Histrico
Renascena (sc. XIV ao XVII) era de ouro dos envenenadores; Grande popularidade dos venenos facilidade e poucas perguntas; Revoluo cientfica (sc. XVIII) criao da cincia dos venenos, ou toxicologia; Em 1823, a primeira condenao com base em anlise toxicolgica.

Toxicologia Forense

Fabrcio S. Pelio Perito Bioqumico Toxicologista

Histrico
Paracelsus (1493 1541) contribuio para toxicologia moderna. Relao dose-resposta; Orfila classificou a toxicologia como uma cincia separada (1815). Material de autpsia e testes qumicos como prova legal; Dcadas de 60 e 70 grande avano da toxicologia analtica.
A dose faz o veneno !

Toxicologia
Todas as substncias so venenos, no h uma que no o seja. Somente a dose determina que uma dada substncia no seja um veneno (PARACELSUS1493-1541).

Veneno um conceito QUANTITATIVO

Princpios de ORFILA
1. Conhecimento de Toxicologia; 2. Histrico do caso; 3. Materiais adequadamente identificados e acondicionados; 4. Uso de reagentes puros, brancos de amostra e amostras controle (adicionados).

Toxicologia - Definio
Ramo da cincia que lida com venenos. a cincia que estuda o efeito adverso de substncias qumicas (ou agentes fsicos) sobre os organismos vivos, com a finalidade principal de estabelecer o uso seguro dessas substncias. a cincia que estuda as substncias nocivas sade, suas aes, seus sintomas, seus efeitos e seus contravenenos. a cincia que estuda a deteco, ocorrncia, propriedades, efeitos e a regulao das substncia txicas.

19/09/2011

Toxicologia
Na prtica no to simples... O que veneno? Como medir ou classificar os efeitos txicos? A toxicidade no um evento molecular isolado (absoro, distribuio, metabolismo, interaes celulares, efeito txico. Excreo e reparo).

Toxicologia
O que, enfim, veneno? H quem tenha definies prontas, mas embora as pessoas mais capacitadas tenham tentado definir veneno, at aqui ningum obteve sucesso. (Sir Robert Christison). Morfina Cobre Flor Doces Definio de veneno perante a lei?

Toxicologia Analtica
EXPERIMENTAL CLNICA EXPERIMENTAL CLNICA TOXICOLOGIA

ANALTICA
FORENSE URGNCIA URGNCIA

Detectar o agente qumico ou algum parmetro relacionado exposio ao AT, em substratos tais como fluidos orgnicos, alimentos, gua, ar, solo, etc, com o objetivo principal de prevenir ou diagnosticar as intoxicaes. Busca mtodos exatos, precisos, de sensibilidade adequada para a identificao inequvoca do AT.

Toxicologia Analtica

Toxicologia Forense
Atravs da clnica e principalmente da anlise qumica, identifica os envenenamentos de quaisquer causas, visando esclarecer justia. Aprecia todos os envenenamentos voluntrios (suicidas) e involuntrios (homicidas ou acidentais) com implicaes jurdicas.

Fotos Laboratrio PF

19/09/2011

Toxicologia Forense
Investigao mdico-legal
- anlises post mortem - investigao criminal

Diagnstico
Histrico completo: sintomas, local do evento, roupas, copos com resduos, etc. Exame fsico completo: cor da pele, sinais, odor desprendido, etc. O fornecimento de quaisquer informaes relacionadas ao histrico do caso de suma importncia para o perito e reduzem de forma substancial o tempo demandado para execuo da anlise laboratorial.

Controle antidopagem
(human performance forensic toxicology)

Testagem de drogas na urina


- drogas de abuso no ambiente de trabalho - transportes, etc

Anlises Toxicolgicas
Para qu? Finalidade O qu? Agente Txico Onde? Amostra Como? Mtodo

H uma provvel substncia implicada em caso de intoxicao?

SIM

NO

Porque se pede a anlise

????

conhecido, de forma verossmil, o agente txico? NO SIM Investigar com mtodo especfico para a substncia Existe alguma informao credvel e orientadora? SIM Pesquisar os txicos que melhor se enquadram na informao disponvel NO Proceder a exames de rotina

Anlises Toxicolgicas
Com histrico escolha da melhor matriz, e do melhor mtodo (cocana, inalantes, metais); Sem histrico proceder todas marchas analticas disponveis laboratrio. as no

Anlise Toxicolgica Sistemtica


Objetivo:
Identificar a(s) substncia(s) relacionada(s) ao evento ou excluir o maior nmero de substncias no menor intervalo de tempo possvel.

19/09/2011

Anlises Toxicolgicas
CAS (Chemical Abstract Service): 21.046.764 substncias qumicas registradas / 599 599. .931 - comercialmente disponveis. disponveis . NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) RTECS (Registry of Toxic Effects of Chemical Substances): 130.000 substncias.

Anlises Toxicolgicas

O nico sinal seguro de intoxicao a identificao da substncia no corpo


Plenck - Elementa Medicine et Chirurgiae, 1781

Anlise sistemtica - SLML


Caso - Amostras

Anlises Toxicolgicas
O que pesquisar? Fenmenos toxicocinticos absoro, distribuio e eliminao (biotransformao e excreo); Substncia: lipossolubilidade, grau de ionizao, afinidade qumica; Organismo: irrigao, contedo gua / leo nos tecidos e rgos, biotransformao. PAPEL DO PERITO TOXICOLOGISTA

Metais

Orgnicos fixos

CarboxiHb

Volteis

Medicamentos

Drogas de abuso

Agrotxicos

Anlises Toxicolgicas
Onde pesquisar? Amostras de vivos sangue, urina, saliva, suor, plos, vmito. Amostras de cadveres sangue, urina, estmago com contedo, fgado, rim, crebro, humor vtreo, bile. PAPEL DO PERITO TOXICOLOGISTA

Anlises Toxicolgicas
- Em vivos:
Verificao de uso; Eventos toxicocinticos; Exemplos: tentativa suicdio, homicdio, abuso sexual, etc.

de

19/09/2011

Anlises Toxicolgicas
Amostras - principais evidncias para a elucidao de um caso em toxicologia forense
Qualidade dos resultados dependem quase que exclusivamente dos fatores: Escolha da amostra Coleta (amostragem) Conservao (armazenamento) Integridade (segurana)

Coleta de Sangue
O sangue deve ser sempre coletado por pessoal qualificado; Assepsia da pele - com produto que no contenha lcool; Anticoagulante; Fluoreto de sdio anticoagulante e conservante.

Sangue
Vantagens
Reflete o que est circulando no corpo; Permite interpretao Correlao com efeitos

Urina
Vantagens
Fcil de coletar (no invasiva); Custo baixo; Quantidade relativamente grande; Produtos de biotransformao em altas concentraes; Fcil de analisar; Janela de deteco alta.

Desvantagem
Coleta invasiva Necessidade de pessoal qualificado Volume limitado Anlises complexas e de alto custo

Desvantagens
No est relacionada aos efeitos.

Cuidados na coleta de urina


Remover quaisquer ps, pastas, lquidos e substncias que possam ser adicionadas amostra; Verificar pias e saboneteiras, esvaziar o lixo e coloc-lo longe do local de coleta; Jogar desinfetante azul na gua do vaso sanitrio; Fechar todas as fontes de gua.

Outras amostras
Suor; Unhas; Cabelos;

19/09/2011

Exames toxicolgicos post mortem


Encontro de cadver (morte suspeita); Intoxicaes; Trnsito (colises, atropelamentos); Homicdios e suicdios; Afogamentos; Incndios; Quedas; Soterramento; Outros.

Coleta da amostra

Coleta da amostra

Cuidados na coleta
A amostra deve ser acondicionada em um recipiente apropriado e lacrado (para impedir vazamentos e aberturas no-autorizadas); A anlise deve ser iniciada imediatamente depois da coleta. Quando impossvel, o frasco deve ser conservado em refrigerador abaixo de 0 C. Cada recipiente deve ser identificado de forma clara, nica e permanente, e ficar sempre sob a custdia do coletor, em local reservado e de acesso restrito;

Drummer e Gerostamoulos

CADEIA DE CUSTDIA!

Anlises Toxicolgicas
Como pesquisar?
Mtodos de triagem; Mtodos confirmatrios;

Anlises Toxicolgicas

Triagem

Objetivos
Produo de laudos inequvocos e irrefutveis; Confirmao atravs de 2 tcnica de princpio qumico diferente; Deteco do analito em diferentes matrizes biolgicas.

Negativo

Positivo

Confirmao

Negativo

Positivo

19/09/2011

Imunoensaio
Tcnica utilizada na triagem para identificao de drogas ou de grupamento de drogas; Princpio: competio entre uma droga (analito) e um anticorpo especfico; Baixa especificidade; Os resultados positivos precisam ser confirmados; Vantagem: grande n de amostras analisadas em curto intervalo de tempo e sensibilidade.

Imunoensaio

CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA

CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA

CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA

Mtodos confirmatrios

CG-MS

LC-MS

Permitem a identificao e a quantificao do agente txico. Padro ouro de anlises.

19/09/2011

CG / MS Anlise de cocana
PI Cocana

Leis de trnsito e drogas


ALTERAO NA LEI N 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997, QUE INSTITUI O CDIGO DE TRNSITO BRASILEIRO (CTB).

Art. 165. Dirigir sob a influncia de lcool ou de qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia: (Redao dada pela Lei n 11.705, de 2008)
Infrao - gravssima; (Redao dada pela Lei n 11.705, de 2008) Penalidade - multa (cinco vezes) e suspenso do direito de dirigir por 12 (doze) meses; (Redao dada pela Lei n 11.705, de 2008) Medida Administrativa - reteno do veculo at a apresentao de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitao. (Redao dada pela Lei n 11.705, de 2008)

Leis de trnsito e drogas


Art. 277 - Todo condutor de veculo automotor, envolvido em acidente de trnsito ou que for alvo de fiscalizao de trnsito, sob suspeita de dirigir sob a influncia de lcool ser submetido a testes de alcoolemia, exames clnicos, percia ou outro exame que, por meios tcnicos ou cientficos, em aparelhos homologados pelo CONTRAN, permitam certificar seu estado. (Redao dada pela Lei n 11.275, de 2006) 1 Medida correspondente aplica-se no caso de suspeita de uso de substncia entorpecente, txica ou de efeitos anlogos. (Renumerado do pargrafo nico pela Lei n 11.275, de 2006)

Resoluo do CONTRAN n 206 de 20/10/2006


Art 3 - obrigatria a realizao do exame de alcoolemia para as vtimas fatais de acidentes de trnsito.

Direo sob a influncia de drogas


Efeitos desejados; Efeitos colaterais Sonolncia Reflexo Coordenao Viso Arriscar

19/09/2011

Direo sob a influncia de drogas


Aumento do tempo para tomar decises; Dificuldade para longas distncias; Quanto mais difcil a tarefa, maior a probabilidade que o THC diminua o desempenho; O THC aumenta o desvio padro da posio lateral e a variabilidade do avano;

Servio de Laboratrio Mdico Legal


1. Proceder anlises toxicolgicas para examinar: lcool etlico e outros volteis; Drogas de abuso (cocana, maconha, anfetaminas); Medicamentos (benzodiazepnicos, barbitricos, morfina e derivados e outros); Praguicidas (aldicarb, fosforados, clorados, piretrides, etc.). 2. Realizar as seguintes anlises imunobiolgicas: Gonadotrofina corinica (gravidez); Sangue humano em anteparos; Espermatozide e PSA em secrees e vestes. 3. Interpretao dos resultados analticos e consulta de casos; 4. Realizar pesquisas toxicolgicas; 5. Fornecer Polcia Civil do Esprito Santo suporte ao servio investigativo no menor tempo possvel e com o mais alto padro de qualidade toxicolgico e imunobioqumico.

Dosagem de etanol

Alcoolemia
Dosagem de etanol no sangue

Alcoolemia nos acidentes de trnsito no Esprito Santo em 2008


Amostra estudada: Foram coletadas amostras de sangue de vtimas fatais de acidentes de trnsito (n=396), maiores de dezesseis anos e de ambos os sexos, durante o perodo de 19 de maro de 2008 a 18 de dezembro de 2008. Os casos estudados foram agrupados em trs trimestres, sendo um trimestre anterior ao incio da vigncia da lei (19/03/08 a 18/06/08) e dois posteriores (19/06/08 a 18/09/08 e 19/09/08 a 18/12/08). 40% 30% 20% 10% 0%
NEGATIVO 56% POSITIVO 44%

Toxicologia Forense Avaliao do desempenho psicomotor


Drogas facilitadoras de crimes

Grfico 1 Positividade (%)

At 20 anos

21 - 30

31 - 40

41 - 50

51 - 60 > 60 anos

19/09/2011

Toxicologia Forense
Avaliao do uso de drogas de abuso
Amostra biolgica: urina Mortes violentas Perodo da pesquisa: 2006 2007 35% para lcool; 44% para cocana; 20% para maconha.

Drogas de abuso e medicamentos


Coleta da amostra; Redistribuio postmortem

BARRETO, J.M.; FARIA, M.G.C.; NAKAMURA-PALACIOS, 2007

Carboxihemoglobina
Monitoramento do monxido de carbono CO: automveis, fogo, cigarro.

Anlises Toxicolgicas
Atualmente, se o toxicologista souber o que procura ele o encontrar, desde que exista;
Profissionais habilitados com formao ou conhecimento em Toxicologia; Trabalho em conjunto com os demais profissionais; Metodologias e Tcnicas padronizadas; Equipamentos; Histrico, conhecimento tcnico e intuio.

A Carboxi-Hb B Hb reduzida C - Paciente intoxicado

Dificuldades
Aplicao da toxicologia com a finalidade de elucidar procedimentos clnicos, legais ou judiciais. Matrizes complexas; Pesquisa de metablitos; Estabilidade de frmacos em amostras biolgicas; Falta de informaes / informaes errneas.

Toxicologia
Voc tambm pode ser um toxicologista em duas fceis lies, cada uma de dez anos. (Arnold Lehman, 1955).

10

Potrebbero piacerti anche