Sei sulla pagina 1di 2

1- Qual a diferena entre roubo prprio e imprprio?

O crime de roubo est previsto nos termos do artigo 157 do Cdigo Penal, a seguir: Art. 157 - Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa. 1 - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtrada a coisa, emprega violncia contra pessoa ou grave ameaa, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a deteno da coisa para si ou para terceiro. Diante da redao legal extramos di tipos de roubo: o prprio e o imprprio. No roubo prprio a violncia (violncia, grave ameaa ou qualquer outro meio que reduz a vtima a impossibilidade de resistncia) empregada antes ou durante a subtrao e tem como objetivo permitir que a subtrao se realize. No roubo imprprio a subtrao realizada sem violncia, e esta ser empregada depois da subtrao, pois tem como objetivo assegurar a impunidade pelo crime ou a deteno da coisa. Assim, o roubo imprprio um furto que deu errado, pois comea com a simples subtrao do furto, mas termina como roubo. Note-se que a violncia posterior no precisa necessariamente ser contra o proprietrio da coisa subtrada, podendo inclusive ser contra o policial que faz a perseguio, ela deve ser realizada com a finalidade de assegurar a impunidade do crime ou a deteno da coisa. Convm ressaltar que se o agente no consegue realizar a subtrao e emprega violncia apenas para fugir, em razo do 1 dispor que a coisa deve ter sido efetivamente subtrada, no haver roubo imprprio, mas concurso material entre tentativa de furto e o crime correspondente violncia, que pode ser leso corporal, tentativa de leso, homicdio etc. 2-

O crime previsto no art.168 CP se configura quando?


A apropriao indbita fica configurada quando a pessoa que recebe determinado bem tem obrigao de devolver ou repassar e no o faz. Pode se dar na apropriao de coisa achada, tesouro, havida por erro, caso fortuito ou fora da natureza, ou apropriao indbita previdenciria.

3- Claudinei recebe de Arnaldo vrios cheques como garantia de dvida para emprestar dinheiro a este. Tal figura amolda-se na prtica de qual crime?
Tal situao se configura no delito exposto no Art.160 CP que versa sobre extorso indireta, onde o recebimento dos cheques como garantia de dvida, abusando da situao, onde no caso de inadimplncia ARNALDO poderia responder por fraude no pagamento por meio de cheque conforme o art.171, 2, VI CPB.

4- Qual a diferena entre o art.155,4, inciso II, 2 figura e o art. 171, todos do CPB?
O furto mediante fraude no se confunde com o estelionato. A distino se faz primordialmente com a anlise do elemento comum da fraude que, no furto, utilizada pelo agente com o fim de burlar a vigilncia da vtima que, desatenta, tem seu bem subtrado, sem que se aperceba; no estelionato, a fraude usada como meio de obter o consentimento da vtima que, iludida, entrega voluntariamente o bem ao agente.

5- Qual a diferena entre os art.157 e 158 do CPB?


No art.157, o autor toma a coisa pessoalmente, no ocorrendo lapso temporal entre a grave ameaa e a vantagem envolvida sendo a violncia empregada pelo sujeito ativo do crime de roubo. No art. 158, a coisa entregue pelo sujeito passivo, sendo colocada a disposio do agente criminoso, ocorrendo violncia moral e lapso temporal.

6- O que diferencia a extorso mediante sequestro do delito de sequestro ou crcere privado?


A diferena que o crime de extorso mediante sequestro, disposto no art.159 CP praticado contra o patrimnio, enquanto o crime de sequestro ou crcere privado, disposto no art. 148 CP praticado contra a liberdade do sujeito passivo.

7- Constncio vai casa de Lurdinha, sua irm, onde subtrai de Glauco, seu cunhado, a importncia de R$5.000 reais, isto aps pedir ao cunhado que empreste um livro de direito penal para que possa fazer a prova da aludida matria, e aproveitando-se da sada do recinto de Glauco, subtrai o numerrio acima mencionado que estava em uma cmoda. Capitule a conduta de Constncio, e informe da existncia de alguma atenuante para Constncio, mencionada na parte especial do CP caso exista.

Potrebbero piacerti anche