Sei sulla pagina 1di 6

MUDANA / QUALIDADE DE VIDA 4

BY VIDAPLENAEBEM 2 DE MARO DE 2012

Por Vera Caballero Todas as vezes que escrevo sobre energias, mais precisamente sobre o relacionamento energtico entre os seres humanos, recebo dezenas de mensagens de leitores reclamando e pedindo solues para o roubo de energia. Essas pessoas sempre apontam colegas de trabalho, familiares, amigos e determinados locais como os responsveis pela sua debilidade energtica. No posso negar que realmente existem pessoas complicadas e ambientes no muito agradveis. Hoje chamaremos a ateno de vocs para alguns aspectos importantes. Por mais que existam pessoas desequilibradas e difceis ns que somos responsveis pelas nossas energias e cabe a cada um de ns preserv-la e administr-la da melhor forma possvel. Existem receitinhas, oraes, banhos, cristais e um arsenal de proteo, que so vlidos e eficientes at um certo ponto. Porque aquele que no assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estar vulnervel s energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque voc deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa do outro Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteo fica fcil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilbrio. Use esta listagem tambm para pensar porque a prosperidade s vezes passa longe de voc. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de forma inadequada. Confira a listagem e veja o que precisa ser modificado em sua vida!

1. A falta de cuidado com o corpo e hbitos errados


Descanso, boa alimentao, hbitos saudveis, exerccios fsicos e o lazer sempre so colocados em segundo plano. A correria da vida diria e a competitividade das grandes cidades faz com que acabemos negligenciando aspectos bsicos para a manuteno de nossa sade energtica. Quando a sade fsica est comprometida, a aura se ressente, ficando menor e menos brilhante, comprometendo nosso sistema de defesa energtico. Os exerccios fsicos so sempre teis por nos ajudar a movimentar e eliminar as energias estticas. As pessoas que so dependentes qumicos apresentam verdadeiros rombos na aura e isso as predispe a toda sorte de assdios espirituais e vampirismo energtico.

2. Pensamentos obsessivos
Pensar gasta energia e todos ns sabemos disso: ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho corporal. Quem no tem domnio sobre seus pensamentos e esse , alis, um mal do homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando muita energia. Pensamos tanto que no sobra vitalidade para tomar uma atitude concreta e, o pior, alimentamos ainda mais o conflito. Devemos no s estar atentos ao volume de pensamentos, mas tambm qualidade deles. Pensamentos positivos, ticos e elevados nos recarregam, ao passo que a

negatividade e pessimismo consomem energia e atraem mais negatividade para nossas vidas. Observe: pensando voc conseguiu resolver o problema? Quase sempre a resposta no. Ento, mude de atitude. Relaxe, use uma msica suave e entregue o problema para o universo resolver. Mesmo que isso acontea apenas por alguns poucos minutos. Durante esse tempo sua mente estar descansando. Quando a mente silencia, permite que sua intuio, seu anjo da guarda, Deus, Eu Superior ou o que voc acreditar, converse com voc e lhe traga inspirao e criatividade e isso se reverte em mais energia. Os meus alunos tm semanalmente 2 horas para fazer isso, o resultado muito bom. Que privilgio, no?!!!!

3. Sentimentos txicos
Se voc sofre um choque emocional ou sente uma raiva intensa, pode estar certo, at o final do dia estar simplesmente esgotado energeticamente. Juntamente com a raiva voc queimou altas doses de sua energia pessoal. Imagine agora um ser que nutre ressentimentos e mgoas, s vezes durante anos seguidos. De onde voc acha que vem o combustvel para alimentar esses sentimentos to densos? No toa que muitas dessas pessoas ficam estagnadas e no so prsperas, afinal, a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade est sendo gasta na manuteno de sentimentos negativos. Medo gasta energia, culpa tambm, j a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos e elevados, como a amizade, o amor, a confiana, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima e principalmente a alegria e bom humor recarregam nossa energia e nos do fora para empreender projetos e superar obstculos.

4. Fugir do presente
Onde eu coloco a minha ateno a coloco a minha energia. tendncia freqente do ser humano achar que no passado as coisas eram mais fceis: bons tempos aqueles!. Tanto os saudosistas, que se apegam aos prazeres do passado, quanto aqueles que no conseguem esquecer os traumas e desatinos de tempos atrs, esto colocando suas energias no passado. Por outro lado temos os sonhadores ou aqueles que vivem numa eterna expectativa do futuro, depositando nele sua felicidade e realizao. Viver no tempo passado ou futuro faz com que sobre pouca ou nenhuma energia no tempo presente. E somente no presente que voc constri sua vida. O passado e o futuro dependem unicamente do seu momento presente. Aquele que vive sempre no tempo errado no tem em mos uma dose de energia suficiente para se proteger das energias e locais densos.

5. Falta de perdo
Perdoar significa soltar. Soltar ressentimentos, mgoas, culpas. Soltar o que aconteceu e olhar somente para a frente e viver o presente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos e gastamos menos energia alimentando feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdo umaatitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres e abertos para a felicidade. Aquele que no sabe perdoar os outros e a si mesmo, fica energeticamente obeso, carregando fardos do passado e isso requer muita energia.

6. Mentira pessoal
Todos ns mentimos ao longo de nossas vidas e sabemos quanta energia gasta posteriormente para sustentar a mentira e, quase sempre, acabamos sendo pegos. Imagine agora quando voc a mentira. Quanta energia gastamos para sustentar caras, poses, desempenhos que no so autnticos!!! Somos educados para desempenhar papis e no para sermos ns mesmos. A mocinha boazinha, o macho, a vtima, a me extremosa, o corajoso, o pai enrgico, a mrtir, o intelectual, a lista enorme. Quando somos ns mesmos a vida flui e tudo acontece com pouqussimo esforo. O mesmo no vlido quando queremos desempenhar um papel que no o nosso.

7. Viver a vida do outro


Ningum vive s, atravs dos relacionamentos interpessoais evolumos e nos realizamos. Mas preciso ter noo de limites e saber amadurecer tambm nossa individualidade. Esse equilbrio que traz senso de limite e respeito por si e pelo espao do outro nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que recomendvel, acaba no tendo energia para construir sua prpria vida. O nico prmio, nesse caso, ser a frustrao. Quando interferimos na vida alheia, nos misturamos com o carma negativo do outro e trazemos isso para nossa vida.

8. Baguna e projetos inacabados


A baguna afeta de forma muito negativa as pessoas, causando confuso mental e emocional. Um truque bem legal para os perodos confusos arrumar a casa, os armrios,

gavetas, a bolsa, os documentos e tudo o que merea uma boa faxina. medida em que ordenamos e limpamos os objetos, tambm colocamos em ordem a mente e o corao. Pode no resolver o problema, mas nos ajuda bastante e traz um grande alvio. Outra forma bem eficiente de perder energia no terminar tarefas. Todas as vezes, por exemplo, que voc v aquela blusa de tric que no concluiu, ela lhe diz inconscientemente: voc no me terminou! Voc no me terminou! E isso gasta uma energia tremenda! Ou voc termina definitivamente a blusa ou livre-se dela e assuma que no vai termin-la. O importante tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da determinao faro com que voc no invista em projetos que no sero concludos e que apenas consumiro tempo e energia. E lembre-se, baguna e sujeira so timas moradas para energias densas e desarmoniosas.

9. Afastamento da Natureza
A Natureza nossa maior fonte de alimento energtico e, alm de nutrir, tambm nos limpa das energias estticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, v-se privado dessa fonte maravilhosa de energias. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energtico, onde todos sugam e so sugados em suas energias vitais. Procure, sempre que possvel, estar junto Natureza. Voc tambm pode traz-la para dentro de sua casa ou local de trabalho. Alm de um timo recurso decorativo, as plantas humanizam os ambientes, nos acalmam e absorvem as energias negativas e poluentes.

10. Preguia, negligncia


E falta de objetivos na vida. Esse tem no requer muitas explicaes: negligncia com a sua vida denota tambm negligncia com seus dons e potenciais e, principalmente, com sua energia vital. Aquilo do que voc no cuida, algum vem e leva embora. O resultado: mais preguia, moleza, sono.

11. Fanatismo

Passa um ventinho: Ai meu Deus!!!! Tem energia ruim aqui!!! Algum olha para voc: Oh! Cus, ela est morrendo de inveja de mim!!! Enfim, tudo esprito ruim, tudo energia do mal, tudo coisa do outro mundo. Essas pessoas fanticas e sugestionveis tambm adoram seguir mestres e gurus e depositar neles a responsabilidade por seu destino e felicidade. fcil, fcil manipular gente assim e no s em termos de energia, mas tambm em relao conta bancria!

12. Falta de aceitao


Pessoas revoltadas com a vida e consigo mesmas, que no aceitam suas vidas como elas so, que rejeitam e fazem pouco caso daquilo que tm. Esses indivduos vivem em constante conflito e fora do seu eixo. E, por no valorizarem e no tomarem posse dos seus tesouros porque todos ns temos ddivas so facilmente roubveis. O importante aprender a aceitar e agradecer tudo o que temos (no confundir com acomodao). Quando voc agradece e aceita fica em estado vibracional to positivo que a intuio e a criatividade so despertadas. Surgem, ento, as possibilidades de transformar a vida para melhor!

Vera Caballero Professora de Yoga, numerloga, terapeuta floral, reiki master, massoterapeuta, ministra cursos e palestras sobre Bioenergias. Para entrar em contato, escreva para: contentamento@ig.com.br Site: Alma Serena

Potrebbero piacerti anche