Sei sulla pagina 1di 7

Mateus 12:1-7 Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sbado; e os seus discpulos, tendo fome, comearam a colher

espigas, e a comer. E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discpulos fazem o que no lcito fazer num sbado. Ele, porm, lhes disse: No tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? (1) Como entrou na casa de Deus, e comeu os pes da proposio, que no lhe era lcito comer, nem aos que com ele estavam, mas s aos sacerdotes? Ou no tendes lido na lei que, aos sbados, os sacerdotes no templo violam o sbado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que est aqui quem maior do que o templo.
Hoje vamos falar de religio. E vamos tentar responder a trs perguntas: 1. - O que significa religio? 2. - Sou eu religioso? 3. - Que tipo de religioso sou eu?

O que significa religio? H vrias explicaes para o significado desta palavra: h quem diga que significa reler, ler com ateno os livros sagrados, por exemplo; h quem diga que significa religar o Homem a Deus depois do seu afastamento causado pelo pecado; e ainda h quem diga que significa reeleger, ou seja eleger de novo Deus como o nico a quem devemos entregar a nossa vida. De qualquer modo, em qualquer dos casos bvio o sentido de repetio, de reposio de algo que foi quebrado e agora est a ser reposto.

Gosto de pensar em religio como tudo aquilo que fazemos para nos aproximarmos de Deus.

Sou eu religioso? Os irmos consideram-se religiosos? Acham que importante que sejamos definidos como religiosos? Os fariseus eram religiosos. Alis eles tinham muito orgulho nisso. De facto, eles estudavam escrupulosamente a Lei de Moiss e decoravam-na. Sabiam de cor todos os pormenores da lei. Foram at os fariseus que construram a primeira sinagoga depois do regresso do cativeiro da Babilnia, cerca de seis sculos antes de Cristo, com o objectivo de terem um local onde guardar e estudar a Lei. A palavra fariseu significa em portugus, separado, santo, pois eles se consideravam separados do resto do povo, eram um grupo mais escolhido, no meio do povo escolhido de Deus. E orgulhavam-se disso. E, por serem assim religiosos, consideravam que tinham o direito de julgar todos os que se atreviam a mostrar que entendiam mais da Lei e de Deus do que eles. Foi o que Jesus fez e por isso, eles no o suportavam. Vrias vezes eles tentaram ludibriar o Senhor Jesus com perguntas e situaes que tinham apenas a inteno de o ridicularizar perante o povo e mais ainda, condenar segundo a prpria Lei de Moiss. Como resposta a isso, e numa demonstrao clara do seu poder divino, Jesus sempre os desmascarava e punha a nu as suas verdadeiras intenes, chamando-os pelo seu verdadeiro nome:
Mateus 23:13-15 Mas ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! pois que fechais aos homens o reino dos cus; e nem vs entrais nem deixais entrar aos que esto entrando. Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! pois que devorais as casas das vivas, sob pretexto de prolongadas oraes; por isso sofrereis mais rigoroso juzo. Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um proslito; e, depois de o terdes feito, o

fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vs. Mateus 23:17-19 Insensatos e cegos! Pois qual maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro? E aquele que jurar pelo altar isso nada ; mas aquele que jurar pela oferta que est sobre o altar, esse devedor. Insensatos e cegos! Pois qual maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?
Mateus 23:23-26

Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! pois que dizimais a hortel, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juzo, a misericrdia e a f; deveis, porm, fazer estas coisas, e no omitir aquelas. Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo. Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior est cheio de rapina e de intemperana. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que tambm o exterior fique limpo.
Mateus 23:27-29

Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente esto cheios de ossos de mortos e de toda a imundcia. Assim tambm vs exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqidade. Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,
Mateus 23:33

Serpentes, raa de vboras! como escapareis da condenao do inferno?

S neste captulo de Mateus, Jesus chama-lhes: Hipcritas 7 vezes Cegos 5 vezes Insensatos 2 vezes

E ainda Serpentes, raa de vboras, cheios de hipocrisia e iniquidade Que rol que B.I.

Mas ento errado estudar e aplicar a Lei? De modo algum. A Lei boa, foi Deus que a fez e entregou ao homem para que a observasse. Mas os fariseus eram religiosos com caractersticas especficas.

aqui que entra a nossa ltima pergunta:

Que tipo de religioso sou eu? Os fariseus pregavam e estudavam a Lei, mas no seu ntimo no a aplicavam na sua prpria vida:
Mateus 23:3

Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observaias e fazei-as; mas no procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e no fazem;

H ento dois tipos de religiosos: os religiosos da aparncia e os religiosos de corao. E a questo, queridos irmos, todos ns s podemos pertencer a uma destas categorias. Qualquer pessoa que procura uma igreja, uma religio para se aproximar de Deus, f-lo-, certamente com pureza de corao, mas com o passar do tempo, vai adquirindo mais confiana em si prprio e menos f em Deus. O Senhor da sua vida, aos poucos vai deixando de ser Jesus e passando essa pessoa a tomar o controlo por completo da sua vida. As suas decises j no so as de um crente verdadeiro, mas de algum que retirou a Deus o controlo da sua vida, pois confia mais em si prprio do que no Pai do cu.

Mas continua indo igreja, lendo a bblia, orando, fazendo aparentemente aquilo que est de acordo com a lei Mas no seu corao, no seu ntimo, deseja que tudo seja feito segundo a sua prpria vontade. O crente que abrao a sua religio de corao puro mantm os seus princpios sempre de acordo com os ensinamentos bblicos. Esse crente sofreu uma transformao de alma e de mente e no apenas de hbitos e costumes. O hbito no faz o monge, diz o sbio ditado popular. O religioso de corao tem os fundamentos da sua vida numa relao especial com Deus, que alimenta com orao e estudo da palavra e desenvolve at que se religue a Ele numa relao de total e ntima dependncia. A dependncia de Deus , por isso a dependncia mais salutar que existe, pois dela depende a nossa vida eterna. No podemos esperar que Deus nos receba de braos abertos quando passamos a vida de costas voltadas para Ele, ainda que o faamos na igreja e lendo a bblia. Os fariseus eram, obviamente, religiosos de aparncia. E qual de ns, no nosso encontro com o Senhor Jesus, quer ser acusado de hipcrita, cego, insensato, serpente, raa de vboras e cheios de hipocrisia e iniquidade? No esqueamos que tambm os fariseus estavam diariamente na sinagoga, tambm eles estudavam a palavra da lei mas s isso no chega. Ao aceitar Jesus como nosso Senhor e Salvador comeamos uma jornada que no ter fim se nos mantivermos fiis vontade divina. Devemos crescer na graa e no conhecimento de Deus. Isto significa que temos de procurar conhec-lo cada vez mais e melhor, pela leitura da Palavra divina, pela ateno com que ouvimos as pregaes e os estudos bblicos, atravs da leitura da bblia e meditao nas suas verdades, procurando o convvio com os irmos mais experientes e exercitando os ensinamentos de Jesus. No conhecer as escrituras uma falha que um crente verdadeiro no pode cometer:

Mateus 22:29 Jesus, porm, respondendo, disse-lhes: Errais, no conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

Como sei que tipo de religioso eu sou?

Todos os que vivem a verdadeira religio do corao tendem a viver desajustados deste mundo.
1 Joo 2:15 No ameis o mundo, nem o que no mundo h. Se algum ama o mundo, o amor do Pai no est nele.

No nos enganemos, irmos, se estamos confortveis com o que nos rodeia, integrados, ajustados aos modos deste mundo, convm comearmos j a investigar se no estaremos a tornar-nos em religiosos apenas de aparncia, deixando de lado o corao puro e verdadeiro que nos conduziu ao Pai Celestial. O crente verdadeiro conhecido pelos frutos que o Esprito Santo provoca nele:
Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana.

Glatas 5:22

O amor para com todos, amigos e inimigos, mas tambm o amor a ns prprios e sobretudo o amor a Deus sobre todos e sobre todas as coisas. O gozo, ou seja ter prazer em receber tudo o que Deus nos d a cada dia. A paz, aquela paz que se mantm sempre presente por mais atribulados que sejam os momentos que estamos a passar. A longanimidade, que a generosidade e a pacincia para suportar as adversidades. A benignidade e a bondade. Podem parecer a mesma coisa, mas no so. Enquanto a benignidade a qualidade daquele que no perigoso nem malicioso, a bondade a qualidade daquele que produz o que bom e causa bem-estar a si prprio e aos outros.

A f ai a f segundo a carta aos Hebreus 11:1 a f o firme fundamento das coisas que se esperam e a certeza das coisas que no se vem. Coisa difcil, a f A mansido. No s o verdadeiro crente bom, benigno e paciente, como manso. brando e sereno e no ferve em pouca gua. E finalmente, a temperana que a qualidade de quem sabe controlar-se quando suposto perder as estribeiras.

Se ns no reconhecemos em ns todas estas qualidades e no apenas algumas delas, cuidado queridos irmos, estamos porventura a entrar em areias movedias. altura de repensar a nossa vida e o que estamos fazendo para assegurar o nosso galardo nos cus.

Afinal que tipo de religioso que eu sou? Ainda tenho tempo de verificar e, se necessrio, de corrigir o meu proceder? Pela graa de Deus e pelo sangue de Jesus Cristo -nos dada ainda a oportunidade para o arrependimento e o regresso ao caminho de um verdadeiro religioso de corao puro. Que o Senhor nos d lucidez para analisar a nossa vida e fora para corrigir o que estiver errado.

Potrebbero piacerti anche