Sei sulla pagina 1di 12

Audincia de Instruo e Julgamento A sesso distinta da audincia: A sesso compreende cada dia de reunio para apreciar tantos processos

s quantos estejam includos em sua pauta de instrues e julgamento, nela cabendo todas as audincias designadas para aquele dia, sejam de abertura ou de continuao. A audincia o ato solene determinado pelo juzo para conhecer, instruir e julgar dissdio indi idual de sua competncia. !ogo, uma sejam necess#rias. Abertura - requisitos: a$ publicidade b$ limites temporais % & artigo '() probe a abertura antes das oito horas e ap*s +s (':,, hora. -urao m#.ima de cinco horas consecuti as. c$ !ocal de realizao % A audincia de e ser aberta e ter prosseguimento na sede do *rgo competente d$ /resenas obrigat*rias % & artigo '(0 da 1!2 e.ige a presena do diretor da 3ecretaria e do escri o. 4a pr#tica, a e.igncia concerne ao ser entu#rio incumbido de secretariar o ato da audincia. A outra presena obrigat*ria a do 5uiz. Princpios da audincia trabalhista a) Presena obrigat ria das partes: A 1!2 e.ige o comparecimento pessoal das partes em audincia 6artigos '0)7'00 da 1!2$ somente admitindo a ausncia em casos espec"icos e justi"icados. Alm disso, se o empregador "or se "azer substituir por preposto, este de e ter conhecimento dos "atos 6'0), 8(9 da 1!2$ b) !oncentrao dos atos processuais numa "nica audincia #artigo $%& da !'() & 5uiz do trabalho, de e a aliar o custo, bene"icio, e discricionariamente decidir pela unicidade ou "racionamento das audincias, embora seja con eniente, sempre que poss el, adotar a audincia uma: ez aberta, a audincia no se interrompe, de endo prosseguir at o des"echo do processo, ocupando tantas datas sucessi as quantas

c) Publicidade & principio da publicidade um mandamento constitucional , con"orme dispe o artigo ;) da 1<. =ale salientar que a lei pode limitar a presena, em determinados atos, as pr*prias partes e a seus ad ogados, em casos nos quais a preser ao do direito + intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse p>blico + in"ormao. -esse modo, qualquer pessoa pode ingressar nos recintos da audincia e assisti%la: d) )ralidade A audincia oral, em que a de"esa oral, so ou idas as testemunhas e so apresentadas as razes "inais orais. -e e o 5uiz do 2rabalho, de "orma oral, sempre que poss el, sanear o processo na audincia, resol endo e entuais incidentes e "i.ar os pontos contro ertidos para a produo da pro a: e) Imediatidade - /or este principio, o 5uiz do 2rabalho se apro.ima mais das partes, tendo um contato mais estreito com elas em audincia, principalmente quando estas postulam sem ad ogado: *) !onciliao ?esmo a @menda 1onstitucional 0A7,0 tendo retirado do caput do artigo ((0 da 1<, Bconciliar e julgarC, a conciliao continua sendo um mandamento da 1!2, con"orme se constata do artigo DE0 da 1!2. A lei e.ige que o 5uiz tente a conciliao antes do recebimento da de"esa 6artigo '0E da 1!2$ e ap*s as razes "inais 6artigo 'A, da 1!2$: Presena das Partes - Procedimento da audincia 1on"orme o artigo '(0 da 1!2, o secretario de audincia, de e estar presente com antecedncia. & 5uiz do 2rabalho de e tambm estar presente no hor#rio designado 6artigo '(A da 1!2$. & 5uiz determinar# a realizao do BpregoC. 3entado as partes +s mesas, & 5uiz do 2rabalho, ap*s tomar contato com o processo, "ar# a primeira proposta de acordo 6'0E da 1!2$. 3e "or aceita a conciliao, esta ser# reduzida a termo, encerrando%se o /rocesso com resoluo do mrito 6')( da 1!2$, e.ceto em relao ao F433, que poder# recorrer quanto +s parcelas objeto da incidncia pre idenci#ria.

3e no "or "eita a conciliao, passa%se a leitura da inicial, tendo o reclamado G, minutos para a apresentao da de"esa. /osteriormente, so ou idas as partes e as testemunhas. Ap*s a oiti a as partes tero dez minutos sucessi os para a apresentao das razes "inais 6artigo 'A, da 1!2$. Alguns 5uizes, quando a matria comple.a, ou para no atrasar as demais audincias da pauta, adotam a postura de conceder prazo para as partes apresentarem as razes "inais por escrito. Ap*s as razes "inais. & 5uiz "ar# a ultima proposta de conciliao. 3e no "or aceita, ser# prolatada a deciso 6artigo ')G da 1!2$. +o atraso do Jui, A 1!2 no artigo '(A trata do atraso do 5uiz ao dispor: B... /ar#gra"o >nico: 3e, at (A 6quinze$ minutos ap*s a hora marcada, o juiz ou presidente no hou er comparecido, os presentes podero retirar%se, de endo o ocorrido constar do li ro de registro das audinciasC +o atraso das partes A 1!2 no disciplinou a matria. & que tem gerado in>meros desentendimentos. Alguns entendem que o atraso de (A minutos pode ser estendido as partes, por aplicao anal*gica do artigo '(A , par#gra"o >nico da 1!2. H# tambm outros entendimentos no sentido de que o atraso de poucos minutos de e ser tolerado, m#.ime se a parte comparece quando ainda no encerrada a audincia. 4o entanto, o entendimento que pre aleceu na jurisprudncia "oi no sentido de que a 1!2 no pre a possibilidade de atraso das partes, sequer de alguns minutos, pois a nossa 1!2 disciplina apenas o atraso para o 5uiz. 2emos a 5urisprudncia do 232 consolidada na &5 G0A da 3-F I F que dispe: B Je elia I Atraso. Audincia. Fne.iste pre iso legal tolerando atraso no hor#rio de comparecimento da parte + audincia. B Fn>meras so as decises neste sentido, eremos duas:
Ementa: REVELIA E CONFISSO. ATRASO INJUSTIFICADO DA PARTE RECLAMADA NA AUDINCIA EM QUE

DEVERIA COMPARECER PARA APRESENTAR DEFESA. CARACTERIZAO. Estando a pa t! "#!nt! do d#a ! do $o % #o !& '(! d!)! #a "o&pa !"! !& J(*+o pa a, '(! !ndo, s! d!-!nd! a"! "a dos t! &os .an/ados na a/0o "ont a s# p oposta, t!ndo s#do d!)#da&!nt! not#-#"ada pa a tanto, #n".(s#)! da "o&#na/0o .!1a. !& "aso d! d!s"(&p #&!nto d! ta. d!t! &#na/0o 2(d#"#a., n0o $% a+0o pa a s! to.! ado o s!( at aso na !-! #da ass!ntada, !sp!"#a.&!nt! s! n0o 3 ap !s!ntado &ot#)o p.a(s*)!. pa a 2(st#-#"%4.o, at3 &!s&o po '(! #n!5#st! no o d!na&!nto 2( *d#"o '(a.'(! no &a .!1a. p !)!ndo ta. s#t(a/0o, ap.#"a4s!, 6 !sp3"#!, os !-!#tos da !)!.#a ! da "on-#ss0o '(anto 6s &at3 #as d! -ato. Int!.#17n"#a da O #!nta/0o J( #sp (d!n"#a. n8 9:; da S<DI4= do ". TST.

Processo 00892-2008-036-05-00-7 RO, ac. n 005572/2009, Relatora Desembargadora MACHADO, 2. TURMA, DJ 23/04/2009.
Ementa: REVELIA. ATRASO. AUDINCIA. >In!5#st! p !)#s0o .!1a. to.! ando at aso no $o % #o d! "o&pa !"#&!nto da pa t! na a(d#7n"#a>, d! a"o do "o& a OJ n.8 9:; da SDI4= do TST.

Processo 00606-2008-030-05-00-5 RO, ac. n 033578/2008, Relator Desembargador FELIZOLA, 4. TURMA, DJ 10/01/2009. +a ausncia do ad-ogado 4& /rocesso do 2rabalho, a presena do ad ogado, embora seja este essencial + administrao da 5ustia, no surte e"eitos sem a presena da parte 6'0) da 1!2$. -e outro lado, em razo do jus postulandi da parte 6artigo D;( da 1!2$ esta no ter# prejuzo processual se o ad ogado no comparecer, sendo certo que a e entual ausncia do ad ogado no ser# moti o para adiar a audincia. +a ausncia do reclamante . arqui-amento - a conseqKncia do no comparecimento do autor na abertura da audincia do dissdio indi idual 6artigo '00 da 1!2$. 2erminologia equi ocada, uma ez que a ausncia do autor pro oca, em mrito. A 1!2 pre uma >nica hip*tese do processo prosseguir sem a presena do autor. 1om e"eito, asse era o artigo '0) da 1!2: B Se por doena ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado no for possvel ao empregado comparecer pessoalmente, poder fazer-se representar por outro empregado que pertena mesma profisso, ou pelo seu Sindicato.C @ntendemos que o representante do reclamante tem poderes para con"essar e transigir. erdade, a e.tino do processo sem julgamento de

/enalidade por -uplo arqui amento: A ausncia do autor na abertura da audincia pode ocasionar outra conseqKncia pior. % Artigo D)( e D)G pune com a perda, pelo prazo de seis meses, do direito de reclamar perante a 5ustia do 2rabalho, aquele que dei.ar de rati"icar, por termo, reclamao erbal e aquele que, por duas ezes seguidas der causa ao arqui amento. . /rocedimento % Auto de in"rao.
Ementa: DUPLO ARQUIVAMENTO. SUSPENSO DO DIREITO DE AO. O !".a&ant! so&!nt! pod! t! s(sp!nso s!( d# !#to d! d!&anda na J(st#/a do T a?a.$o ap@s ap( a/0o d! s(a #n- a/0o !& p o"!d#&!nto ad&#n#st at#)o na '(a. s! ass!1( ! o d# !#to d! d!-!sa.

Processo 00960-2006-131-05-00-2 Re O!", ac. n 013843/2009, Relator Desembargador EDILTO# MEIRELE$, 3. TURMA, DJ 17/06/2009.

Ementa: ARQUIVAMENTO DUPLO. APLICAO DA PENALIDADE PREVISTA NO ART. AB= DA CLT. NECESSIDADE DE INSTAURAO DE AUTO DE INFRAO. A ap.#"a/0o da p!na.#dad! p !)#sta no a t. AB= da CLT !".a&a a n!"!ss#dad! da #nsta( a/0o do A(to d! In- a/0o pa a ap( a/0o dos &ot#)os '(! d! a& "a(sa aos a '(#)a&!ntos, dando ao !".a&ant! o d# !#to ao !5! "*"#o da a&p.a d!-!sa. Po tanto, n0o $a)!ndo nos a(tos a !5#st7n"#a d! ta. p o"!d#&!nto, #nap.#"%)!. s! to na a p!na.#dad! p !)#sta no a t. AB= da CLT.

Processo 01121-2007-464-05-00-8 RO, ac. n 013321/2008, Relatora Desembargadora LOM%A, 2. TURMA, DJ 03/07/2008.
Ementa: DUPLO ARQUIVAMENTO. AUTO DE INFRAO. A DECRETAO DA PENALIDADE PREVISTA NO ART. AB9 DA CLT NO PRESCINDE DE INSTAURAO DE PROCESSO PRCPRIO.

Processo 01475-2005-013-05-00-5 RO, ac. n 018425/2006, Relatora Juiza Convocada &EREIRA %AR%O$A CER'UEIRA, 1. TURMA, DJ 31/07/2006.

/rescrio e arqui amento: Luesto muito polmica "oi a de saber os e"eitos do arqui amento sobre a interrupo da prescrio. & primeiro cuidado est# em distinguir interrupo 6 inutiliza%se a contagem "eita at a eri"icao do "ato interrupti o$ de suspenso6 apro eita%se o tempo j# computado$. @m termos jurisprudnciais, a questo est# paci"icada com o @nunciado GE' do 232, sumulando o entendimento de que: B a demanda trabalhista, ainda que arqui ada, interrompe a prescrio. B

+a ausncia do reclamado & artigo '0) da 1!2 asse era que o reclamante de e comparecer em audincia independente de seu patrono ou representante. 5# o artigo '00 da 1!2 diz que o no comparecimento do reclamado importa re elia, alm de con"isso quanto + matria de "ato. A interpretao literal do artigo '00 da 1!2, no pode ser aplicada, pois, a re elia gera presuno de eracidade dos "atos narrados na inicial 6)(; da 1!2$ e no con"isso quanto + matria de "ato. Mma ez contestada a ao, no h# como se "alar em re elia da reclamada. 1aso ausento o preposto, ha er# a con"isso "icta nos moldes do par#gra"o (9 do artigo '0) da 1!2 e sumula D0, F, do 232 +a ausncia do reclamante e do reclamado - 1omo a audincia uma, se as duas partes no comparecem, a demanda arqui ada por "ora do disposto no artigo '00 da 1!. 5# se hou er prosseguimento da audincia, as partes de em ser comprometer a comparecer para depoimentos. 3e o reclamante e o preposto no comparecem, o e"eito a aplicao da con"isso "icta a ambos. 1omo ambos "oram con"essos, a doutrina "i.ou o entendimento no sentido de que o processo de e ser solucionado + luz das regras de distribuio do Nnus da pro a "i.ados no artigo '(' da 1!2 e ))) do 1/1. +a ausncia do reclamado e da presena do ad-ogado # /umula n0 122 do (/() & 232 sumulou o entendimento no sentido de que, mesmo que comparea o ad ogado, munido de procurao e de"esa, em audincia, sem o preposto, tal situao no su"iciente para elidir os e"eitos da re elia. 3umula (GG do 232: BA reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentao de atestado m dico, que dever declarar, e!pressamente, a impossi"ilidade de locomoo do empregador ou do seu preposto no dia da audincia#$#

jurisprudncia

do

nosso

2J2

no

mesmo

sentido:

Ementa: REVELIA 4 INDEFERIMENTO DE JUNTADA DE DEFESA ESCRITA 4 NO CONFIDURAO DE CERCEAMENTO DE DEFESA 4 O -ato d! o ad)o1ado da !&p !sa "o&pa !"! a a(d#7n"#a, a#nda '(! &(n#do d! #nst (&!nto d! !p !s!nta/0o 2(d#"#a., d!-!sa ! do"(&!ntos, n0o s(sta os !-!#tos da !)!.#a !& !.a/0o 6 !&p !sa, po#s n0o s(?st#t(# a p !s!n/a d!sta, p! son#-#"ada na -#1( a do p !posto. D! #1(a. &odo, a !5#st7n"#a d! d!-!sa !s" #ta n0o !)!.a o an#&(s d!-!nd!nd# da !&p !sa, $a2a )#sta '(! !st! so&!nt! s! "on-#1( a #a &!d#ant! a ap !s!nta/0o d! p o)a do 2(sto #&p!d#&!nto da a(s7n"#a do p !posto 6 ass!ntada.

Processo 01352-2008-015-05-00-0 Re O!", ac. n 017520/2009, Relatora Desembargadora MARAMA CAR#EIRO, 1. TURMA, DJ 23/07/2009.

Ementa: REVELIA. ELISO. PRESENA DE ADVODADO. A p !s!n/a d! ad)o1ado, a#nda '(! &(n#do d! p o"( a/0o, n0o #&p!d! a d!" !ta/0o da !)!.#a da !".a&ada, s! a(s!nt! !.a p @p #a o( s!( !p !s!ntant!. Co& &a#o p o"( a/0o. a+0o, &ant3&4s! a !)!.#a s!, a(s!nt! o p !posto ! p !s!nt! o ad)o1ado, !st! n0o !5#?!

Processo 00164-2008-034-05-00-2 RO, ac. n 016265/2008, Relatora Desembargadora M(RCIA #ILO DE MA)ALDI, 3. TURMA, DJ 22/07/2008.

/orm alguns autores de peso di ergem da orientao dada pela 3umula (GG do 232, a e.emplo de ?anoel Antonio 2ei.eira <ilho, ?auro 3chia i, que entendem que se o ad ogado comparece, com procurao, de"esa e documentos, de er# ser "acultada a juntada em homenagem ao melhor direito. @ntendem que a re elia a ausncia injusti"icada da contestao e no da presena da reclamada. Preposto !onceito - & preposto, no Ombito da 5ustia do 2rabalho, aquela pessoa indicada pelo empregador para ser seu representante em juzo trabalhista e suas declaraes, "a or# eis ou des"a or# eis ao des"echo do processo, sero tidas como sendo do pr*prio reclamado. A 1!2 disciplina a "igura do preposto no par#gra"o (9 do artigo '0) da 1!2 que tem a seguinte redao* +%!ceto quanto reclamao de empregado dom stico, ou contra micro ou pequeno empresrio, o preposto deve ser necessariamente empregado do reclamado# &nteligncia do art# '(), * +,, da -./ e do art# 0( da .ei -omplementar n, +1), de +( de dezem"ro de 1223$.

3o paci"icas tanto a doutrina como a jurisprudncia no sentido de que o desconhecimento dos "atos pelo preposto acarreta a con"isso, nos termos do artigo )0A e )0' e seguintes do 1/1. +e-e o preposto ser empregado da reclamada3 A 1!2 ao pre tal e.igncia, con"orme o artigo '0), porm o 232, recentemente, editou a 3umula )DD que tem a seguinte redao: B@.ceto quanto + reclamao de empregado domestico, o preposto de e ser necessariamente empregado do reclamado. Fnteligncia do artigo '0), par#gra"o (9 da 1!2C. 3aliente%se ainda que para as micros e pequenas empresas, e.iste uma lei especi"ica que no e.ige a condio de empregado do preposto. 1om e"eito, dispe o artigo A0 da !ei 1omplementar n9 (G)7G,,E.: BP "acultado ao empregador da microempresa ou de empresa de pequeno porte "azer%se substituir ou representar perante a 5ustia do 2rabalho por terceiros que conheam os "atos, ainda que no possuam inculo trabalhista ou societ#rio.C @ste dispositi o tem o objeti o de "acilitar o acesso + 5ustia das pequenas e micro empresas em razo do numero reduzido de empregados que possuem. @ste entendimento da 5urisprudncia do nosso 2J2.

Ementa: PREPOSTO NO4EMPREDADO. MICRO4EMPRESA. POSSI<ILIDADE. E ad&#ss*)!. a !p !s!nta/0o da !&p !&p !1ado '(ando "onst#t(*da so? o !1#&! d! &#" o4!&p !sa FInt!.#17n"#a da SG&(.a BAA do TSTH.

Processo 01493-2008-251-05-00-2 Re O!", ac. n 012513/2009, Relator Desembargador ALCI#O F DJ 29/05/2009.

Ementa: CERCEAMENTO DE DEFESA. PREPOSTO DE MICRO4EMPRESA. A pa t# da R!so.(/0o =:IJ9KKL, p(?.#"ada

9L.K:.9KKL, dando no)a !da/0o 6 SG&(.a BAA do TST, o Co.!ndo T #?(na. pa"#-#"o( o !nt!nd#&!nto s!1(ndo o '( pod! s!

!p !s!ntada !& 2(*+o po p !posto n0o !&p !1ado. Ass#&, n0o s! 2(st#-#"a a !"(sa do 2(*+o a '(o !& !

a !)!.#a da R3 ! #&pM!4s! s!2a d!".a ada a n(.#dad! do p o"!sso pa a '(! s!2a !a?! ta a #nst (/0o, po so- #do p!.a pa t!.

!sta -.a

Processo 00896-2008-027-05-00-4 RO, ac. n 004891/2009, Relator Desembargador ,ALT(RCIO TURMA, DJ 19/03/2009.

Ementa: REVELIA. CARTA DE PREPOSIO COM RESTRINO O REPRESENTAO DO PREPOSTO. INOCORRNCIA.

n!sta Esp!"#a.#+ada d! s! !5#1# a ap !s!nta/0o d! "a ta d! p !pos#/0o, n0o $% d!t! &#na/0o .!1a. n!ss! s!nt#do, &

do a t. L:B, P =8, da CLT, '(! o p !posto t!n$a "on$!"#&!nto dos -atos, (&a )!+ '(! as s(as a-# &a/M!s o? #1a 0 !st #/M!s '(anto 6 at(a/0o do p !posto, "onstant!s d! !sp!"t#)a "a ta d! p !pos#/0o, n0o #nd(+ 6 d!" !ta/0o da

#n!5#st! "ont o)3 s#a '(anto 6 s(a "ond#/0o d! !&p !1ado ! s! !n"ont a p !s!nt! a !".a&ada, a"o&pan$ada d! a

"ont!sta/0o ! do"(&!ntos. Ent!nd#&!nto d#)! so "ont a #a o p #n"*p#o da #n-o &a.#dad! '(! !1! o p o"!sso t a?a. p #n"*p#os do "ont ad#t@ #o ! da a&p.a d!-!sa.

Processo 00612-2004-134-05-00-2 RO, ac. n 019112/2008, Relatora Juiza Convocada $UZA#A M 2. TURMA, DJ 26/08/2008.

Ementa: PREPOSTO. CONFISSO. Con-o &! !stat(# o a t. L:B da CLT, o p !posto d!)! poss(# "on$!"#&!nto dos

o? #1a& o !&p !1ado . Ass#&, '(ando o p !posto n0o sa?! a-# &a s! o !&p !1ado 1o+a)a as -3 #as o( "ont#n(a) ap.#"ada a p!na d! "on-#ss0o, "o& a d!" !ta/0o d! no)o pa1a&!nto d!stas.

Processo 00773-2007-464-05-00-5 RO, ac. n 019862/2008, Relatora Juiza Convocada MAR)ARE 4. TURMA, DJ 22/08/2008.

4e-elia 4a 5ustia do 2rabalho, constantemente, o reclamado re el so"re os pesados e"eitos de uma condenao julgada + re elia e, muitas ezes, a deciso contem uma injustia mani"esta. & autor, por sua ez, "ica "rustrado com o no comparecimento do ru e a e.pectati a de no encontra%lo para e.ecutar a "utura deciso. /or outro lado, muitas ezes o 5uiz se depara com pedidos e.cessi os, decorrentes da e.pectati a da parte de que ocorra a re elia. A doutrina costuma designar a e.presso contum#cia para a ausncia das partes em 5uzo. H# certo consenso na doutrina de que contum#cia gnero, do qual re elia espcie. 4o h# como se interpretar a re elia, sob o prisma do /rocesso do 2rabalho, com a re elia no processo ci il, pois enquanto neste a re elia se caracteriza com a ausncia de resposta 6)(; e )G, do1/1$, naquele a re elia con"igura%se como ausncia da parte 6reclamado$ + audincia. 5*eitos da re-elia

A re elia gera algumas conseqKncias processuais, como: a$ desnecessidade de intimao do r dos atos do processo, sal o se ti er ad ogado constitudo no autos 6artigo )GG do 1/1$. H# certa discusso na doutrina sobre a aplicabilidade do caput do artigo )GG do 1/1 ao /rocesso do 2rabalho. ?anoel Antonio 2ei.eira <ilho e @ste o ?allet entendem que o re"erido dispositi o inaplic# el ao /rocesso do 2rabalho. 5# @dilton ?eireles e !uciano AthaQde de"endem a aplicao parcial do caput do artigo )GG do 1/1 ao /rocesso do 2rabalho da seguinte "orma: a$ Antes da sentena, se o reclamado re el ti er ad ogado constitudo, de e ser intimado dos atos processuais anteriores + deciso "inal: b$ ?esmo no tendo ad ogado constitudo, o reclamado re el de e ser noti"icado pessoalmente da sentena, nos termos do artigo 'AG da 1!2: c$ 5ulgamento antecipado da lide 6artigo )),, FF 1/1$: d$ /resuno de eracidade dos "atos a"irmados pelo reclamante. 4o /rocesso do 2rabalho, o artigo '00 da 1!2, asse era que a re elia acarreta ao reclamado con"isso quanto a matria de "ato. ?esmo ha endo re elia, a teor do artigo )G( do 1/1, no poder# o reclamante alterar o pedido, nem a causa de pedir, nem demandar declarao incidente sem promo er no a citao do ru. Ausncia moti-ada do preposto & par#gra"o >nico do artigo '00 da 1!2 asse era que a audincia pode ser adiada ocorrendo moti o rele ante. A 5urisprudncia tem sido rgida quanto a compro ao do moti o rele ante para o no comparecimento do reclamado + audincia. 3>mula (GG do 232: B...A reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao, podendo ser

ilidida a revelia mediante a apresentao de atestado m dico, que dever declarar, e!pressamente, a impossi"ilidade de locomoo do empregador ou de seu preposto no dia da audincia#$# & 4osso 2J2 tambm tem uma postura rgida quanto a compro ao da impossibilidade de comparecimento, como podemos obser ar:
Ementa: ATESTADO MEDICO. IMPOSSI<ILIDADE DE COMPARECIMENTO DA RECLAMADA, PESSOA FQSICA, O AUDINCIA INAUDURAL. JUNTADA INOPORTUNA DO DOCUMENTO. DECLARAO DE REVELIA E APLICAO DEVIDA DA PENA DE CONFISSO. NULIDADE PROCESSUAL NO4CARACTERIZADA. S! a#nda ant!s da !a.#+a/0o da a(d#7n"#a #na(1( a., a R!".a&ada, p!ssoa -*s#"a, n0o p o)#d!n"#o( p oto"o.#+a at!stado &3d#"o #nd#"at#)o da s(a #&poss#?#.#dad! d! "o&pa !"#&!nto 6 s!ss0o d!s#1nada, n!& a s(a 2(ntada post! #o d!&onst a a #&poss#?#.#dad! d! .o"o&o/0o, a d!".a a/0o d! !)!.#a ! ap.#"a/0o da p!na d! "on-#ss0o 6 pa t! a(s!nt! n0o "a a"t! #+a "! "!#o d! d!-!sa n!& n(.#dad! p o"!ss(a., (&a )!+ '(! a R!".a&ada n0o at!nd!( aos !'(#s#tos da SG&(.a n. =99 do ". TST.

Processo 00459-2008-421-05-00-5 RO, ac. n 003806/2009, Relatora Desembargadora D(%ORA MACHADO, 2. TURMA, DJ 07/04/2009.

Ementa: REVELIA. CONFIDURAO. RECLAMADA QUE NO COMPARECE, NEM SE FAZ SU<STITUIR POR PREPOSTO, EM AUDINCIA NA QUAL DEVERIA APRESENTAR DEFESA. IMPOSSI<ILIDADE DE COMPARECIMENTO DO ADVODADO EM VIRTUDE DA ERISTNCIA DE OUTROS COMPROMISSOS PROFISSIONAIS. A #&poss#?#.#dad! d! "o&pa !"#&!nto do pat ono da R!".a&ada a a(d#7n"#a d!s#1nada, !& -a"! d! "o&p o&#ssos p o-#ss#ona#s ass(&#dos !& o(t as d!&andas, a#nda '(! d!)#da&!nt! "o&p o)ados, n0o poss(# o "ond0o d! #.#d# a !)!.#a da R!".a&ada '(!, "on'(anto !1(.a &!nt! not#-#"ada, d!#5o( d! "o&pa !"! , n!& s! -!+ s(?st#t(# po p !posto, a ass!ntada !& '(! d!)! #a ap !s!nta a d!-!sa F!5!1!s! do a t. L:: da CLTH.

Processo 00205-2008-122-05-00-9 RO, ac. n 003785/2009, Relatora Desembargadora D(%ORA MACHADO, 2. TURMA, DJ 24/03/2009.

Ementa: REVELIA. ENVOLVIMENTO DE PREPOSTO EM ACIDENTE AUTOMO<ILQSTICO POUCAS SORAS ANTES DA SESSO INAUDURAL. S!ndo poss*)!. !5t a# 4s! das p o)as "a !adas aos a(tos a #&poss#?#.#dad! d! "o&pa !"#&!nto do R!".a&ado ao "o&p o&#sso 2(d#"#a., po &ot#)o d! "aso -o t(#to, "o&o no "aso d! !n)o.)#&!nto do p !posto !& a"#d!nt! a(to&o?#.*st#"o $o as ant!s da ass!ntada, #&p!nd!4s! s!2a !.#d#da a !)!.#a !, po "ons!'T7n"#a, d!)o.)#da a opo t(n#dad! do &!s&o pa a a ap !s!nta/0o d! d!-!sa ! p od(/0o d! p o)as.

Processo 00225-2008-008-05-00-5 RO, ac. n 024926/2008, Relatora Desembargadora MARIZETE ME#EZE$, 3. TURMA, DJ 06/10/2008.

6ip teses da no aplicao da re-elia. A 1!2 no pre as hip*teses em que no se "azem presentes os e"eitos da re elia. -iante da omisso da 1!2 e da compatibilidade do 1/1 restam per"eitamente aplic# eis ao -ireito /rocessual do 2rabalho as hip*teses de eliso dos e"eitos da re elia. a$ 6a-endo pluralidade de r7us8 um contestar a ao: Fsto ocorrer# apenas quando a deciso seja comum a ambos os litigantes. @.emplo: Luando h# e.istncia de grupo econNmico, a matria contestada por uma das empresas do grupo +s outras apro eita, pois o grupo econNmico empregador >nico, nos termos da 3umula (G; do 232: b$ /e o litgio -ersas sobre os direitos indispon-eis Fsto ocorre quando a ontade das partes ine"icaz para produzir o e"eito jurdico que pela ao se pretenda obter. c$ /e a petio inicial no esti-er acompanhada de documento essencial Fsto depende do caso concreto, e.emplo: acordo e con eno coleti a. 3e o autor no juntar o documento essencial, de e o 5uiz "acultar a juntada no prazo de (, dias, nos termos dos artigos G'0 do 1/1 e 3umula GE) do 232. 4e-elia e a Pessoa de +ireito P"blico A 5urisprudncia do 232 "i.ou entendimento no sentido de que a re elia pode ser aplicada +s pessoas jurdicas de direito p>blico, con"orme dico da &5 (AG da 3-F I F 94e-elia. /essoa 5urdica de direito />blico. Aplic# el 6artigo '00 da 1!2$. 4e-elia quando a necessidade de pro-a pericial Luando o pedido ersa sobre os adicionais de periculosidade e insalubridade, o 5uiz obrigado por "ora do artigo (;A da 1!2, a determinar a realizao da percia tcnica, mesmo que o reclamado seja re el.

Potrebbero piacerti anche