Sei sulla pagina 1di 32

O Livro do Ego

Osho
Introduo - A O ego um icebergue. Derreta-o. Derreta-o com amor profundo, para que desaparea e se torne parte do Oceano. - A simplicidade no um desafio altura do ego; ao contr rio da dificuldade e da impossibilidade, que representam o desafio supremo. - A dimenso do ego mensur !el e pode ser conhecida atra!s da dimenso dos desafios que aceitamos. - A simplicidade representa a morte do ego. - O "omem aspira a ascender hierarquicamente em tudo o que se en!ol!e. - A pr#pria psicologia est orientada de forma a fortalecer o ego. - Os psic#logos empenham-se a demonstrar que o "omem precisa de construir um ego forte. - Assim, a educao um programa que ser!e para nos tornar ambiciosos atra!s da dicotomia do castigo e recompensa, condu$indo numa determinada direco. - Os pais condicionam os filhos a pensar que, acaso no se consigam afirmar, sero in%teis. - O homem simples !isto como um simpl#rio in%til. A simplicidade nunca foi um ob&ecti!o da sociedade, nem pode ser um ob&ecti!o porque todos nascemos simples' - As crianas so simples, mas cedo so corrompidas pelas ideias dos pais, professores, padres e pol(ticos. - )odos fa$em questo de enfati$ar o que uma pessoa de!e ser ou no. - *omos um ser, no precisamos de nos tornar noutra pessoa, que um intermin !el caminho. - O "omem nunca disse+ ,cheguei ao ponto mais alto da minha !ida- porque o "omem anda sempre em c(rculos. - " sempre algum superior a n#s. - A !ida multidimensional. . imposs(!el ser melhor em todas as direc/es. - O ego a doena do homem. - De!emos estar !ontade com n#s mesmos e aceitar o nosso pr#prio ser. - ,)ornar-se algum- a doena, e ,ser- a sa%de. - O ego no passa de uma fantasia. - A morte chega sempre antes da reali$ao do ego. 1. O EGO O que o ego - O ego o oposto do !erdadeiro ser. 0#s no somos o ego. - O ego uma iluso criada pela sociedade.

- 1uando nascemos ramos um ser aut2ntico, mas foi criado um falso ser a partir da(. - 3m torno de um nome erguem-se ambi/es e condicionamentos. - O ego alimenta o dese&o e a !ontade de ser o primeiro em tudo. - Os que procuram a !erdade t2m de comear a ignorar o que a sociedade lhes foi di$endo. - 0ingum sabe nada sobre n#s, tudo que disseram sobre n#s falso. - 3scolher o ego escolher frustrao, sofrimento e triste$a. - 4ecuperar a inoc2ncia escolher pa$, sil2ncio e felicidade. As Crianas no nascem com ego - As crianas no nascem com ego, o ego incutido. - Os bebs nunca di$em ,3stou com fome-, mas sim ,o 5oo tem fome- 0o t2m qualquer noo do eu. - A denominao do ,eu- marca o in(cio do funcionamento de uma energia distinta. - 3sse ,eu- quer crescer, quer engrandecer. - 1uer subir cada !e$ no mundo das hierarquias. - 0o t2m qualquer noo do eu - A denominao do ,eu- marca o in(cio do funcionamento de uma energia distinta. - 3sse ,eu- quer crescer, quer engrandecer - 1uer subir cada !e$ mais no mundo das hierarquias - )odos os esforos so feitos no sentido de atingir um estatuto superior - 6i!emos na senda de um sonho, que torna o ,eu- cada !e$ maior - O ego humano a origem de todos os problemas - A comparao cont(nua face a terceiros gera sentimento de falhano e m goa - 7ilh/es de coisas nos podem magoar, mas no so essas coisas, mas o ego. - O ego treme constantemente de medo porque tem consci2ncia do artif(cio que . - O ego manifesta-se atra!s de ! rios &ogos. )odos os &ogos, so &ogos do ego. - )odos se esforam por subir na !ida, os demais para fa$er tropear quem tenta subir. - O ego foi incutido pela sociedade e professores. - O ego a maior de todas as mentiras. O ego prende as pessoas a uma espera constante. - O ego no sente alegria no presente, porque apenas e8iste no passado e no futuro, que no e8istem. - O ego s# e8iste na no-e8ist2ncia. A noo de um centro separado a raiz do ego - 1uando a criana nasce no possui um centro pr#prio, est unida. - 0a nossa profunde$a no somos indi!idual+ somos 9ni!ersal.

- O nosso nome no passa de uma fico. 1uando cheg mos ao mundo no t(nhamos nenhum nome. - 7as o nome uma fico %til e necess ria. - Ao mergulharmos profundamente na nossa e8ist2ncia, tanto o nome como a noo do ,eu- desaparecem. Funcionamos constantemente atravs do ego ou e!istem momentos em que nos "i#ertamos de"e$ - *endo o ego uma fico, h momentos que nos conseguimos libertar. - 9ma fico e8ige manuteno constante porque est constantemente a ruir. - )oda a !ida as pessoas apro8imaram a fico da !erdade. - O ego de um mendigo fr gil porque no tem dinheiro que o fortalea. - )udo que fa$emos na nossa !ida como escre!er na gua. - 7as mesmo assim continuamos a erguer castelos nas nu!ens. - O sono profundo e isento de sonhos uma morte menor. - *ushupti : sono isento de sono. - O sono muito !alioso, no de!emos menospre$ar. - O se8o, o amor, a segunda maior fonte de e8peri2ncias destitu(das de ego. - 7as tem sido destru(da pelas condena/es dos padres. - 0o clim 8 mais alto do se8o, con!ertemo-nos em energia pura, desaparecendo o ego. - O tantra optou pelo caminho mais curto, e agrad !el' Ao contr rio do ioga. - Os padres so mediadores entre Deus e n#s, por isso o seu poder. - O cientista tomou o lugar do padre, pois descobre formas de alcanar o poder oculto das foras da 0ature$a. - O padre liga as pessoas a Deus, o cientista liga as pessoas 0ature$a. - O padre antes de ser mediador tem de quebrar as liga/es indi!iduais e pri!adas com Deus. - O padre ganhou poder, as pessoas perderam amor e !ida e encheu-se de sentimentos de culpa. - Deus no nos en!iou para um mundo sem cha!es. - O ego tem de ser reconhecido insistindo em estados de fuso com a e8ist2ncia. - 3m momentos de grande perigo o ego desaparece por sua conta. - *empre que o perigo se acerca a mente p ra. - A mente s# funciona quando no e8iste perigo. O perigo torna-nos espont;neos. - 7as as pessoas so diferentes, e este fen#meno pode acontecer noutras circunst;ncias que no situa/es de perigo <p.e. apreciar a bele$a da 0ature$a= - >raas a estes momentos a religio ainda no morreu. E!istem % &entidades' dentro de si

1( Entidade - ?ersonalidade, o ego - ?ersonalidade @ per A sona <atra!s da m scara A som= - *obrepomos ! rias m scaras, como as camadas de uma cebola - 4etirando uma m scara, surge sempre outra. )antas' - 5 as coleccionamos h muito tempo, todas se re!elaram %teis, pois precisamos de mudar constantemente. - A BC entidade foi atribu(da pela sociedade, a pol(tica, o padre, os pais e os pedagogos. - As m scaras so tantas e mudam to rapidamente que acabamos por perder a confiana em n#s mesmos. - 0o sabemos qual a nossa !erdadeira face, porque nenhuma !erdadeiramente nossa. - 0ascemos como Duda e !i!emos uma mentira. - As m scaras foram impostas por outrens, nem sequer perguntaram ou pediram opinio. Eoi imposta !iolentamente e fora. - O mundo no nos e8terior. 0#s somos o mundo. Onde formos, continuaremos a ser quem somos. - A !erdadeira mudana interior. 7elhorar a nossa !ida tambm uma mentira. - 1uanto mais bela a personalidade mais dif(cil larg -la. - A transformao est em abandonar por completo a personalidade e no em insistir no seu aperfeioamento. - A mentira no se pode tornar !erdade. A pr#pria busca da !erdade tambm ad!m da mentira. - A !erdadeira e8plorao no econ#mica ou pol(tica, mas sim psicol#gica. - *er e8plorado psicologicamente no poder ser aut2ntico. - *# respeitamos os papis que as pessoas assumem. )( Entidade - O corpo material, o animal de cada um - . a parte reprimida, instinti!a e inconsciente. - 4e!ela-se em situa/es em que perdemos o autocontrolo - 3sta identidade mais aut2ntica, e no falsa. - As religi/es condenam a nossa herana sel!agem como a origem de todo o pecado. - . mais profunda mas no abai8o do consciente. - 0o h nada de errado com o que sel!agem. - O "omem foi o %nico animal afectado pela anormalidade. - Fn!e&amos a felicidade das crianas por isso condenamos a infantilidade. - O adulto est congelado, estagnado e moribundo, arrasta-se em !e$ de !i!er. - De!emos &untar-nos GC entidade, mas no a %ltima. %( Entidade : . a face original, a !erdadeira - . o n(!el de Duda, a consci2ncia pura e una.

- A BC entidade social, a GC natural, a HC di!ina - A face social no in%til, nem a face natural, mas preciso que a HC e8ista, preciso manter o contacto com a fonte, com as ra($es. - A fonte tem de ser encontrada Aqui e Agora. ). Os Ideiais - Olhar para a realidade e no nos determos em tradi/es e no passado. - As consola/es foram oferecidas humanidade. - As pala!ras de apoio ser!em de pouco e foram concebidas para consolar e enganar. - 3scutar e8clusi!amente o que a realidade tem para nos di$er. - 4eage' Ea$ algo pata o ,combater-' " sempre algo que pode ser feito' - Olha para o problema e no procures solu/es no e8terior. - Obser!ando directamente o problema obter s sempre resposta. - Obser!a bem a questo e no pessas <I= respostas. - *enta-te em sil2ncio e pergunta ,1uem sou euI-. Dei8a que a questo ecoe dentro de ti como um piercing em forma de flecha apontado ao corao. - 0o te apresses a responder. 0o procures respostas na mem#ria, esta emprestada. - As pessoas gostam de dar os seus conselhos. - Os conselhos nunca so aceites. - Jonsolar simplesmente adiar. - A realidade no pode ser e!itada. )eori$ar no ser!e de nada. - A !ida que !i!es s# tua e tem de ser !i!ida por ti. - )rata de ser %nico, original, indi!idualK ser tu pr#prio. - 3m cada problema que te assola, esconde-se uma soluo. - O problema uma semente. - )udo te oferecido+ a pergunta e a resposta; o problema e a soluo, a ingor;ncia e o conhecimento. Dasta olhar para dentro. *uitas pessoas procuram o poder e o prest+gio em vez de serem simp"es seres ,umanos - 0unca foste aceite na tua !erdadeira ess2ncia pelas pessoas <pais, professores, !i$inhos e sociedade= - )odos tentam fa$er de ti algum melhor. - )odos apontam os pontos negati!os e no os positi!os. - Desde que nasceste todos impingem ideiais sobre quem ser e o que seguir. - O futuro recebe lou!ores. - ,0o basta ser quem sou, falta alguma coisa. )enho de chegar a outro ponto, outro que no este-. - 0o se de!e mimar uma criana. De!e-se a&udar a construir uma s#lida aceitao e respeito por si pr#pria.

- )u no s respons !el por que s, s um produto da 0ature$a. - O condicionamento funciona como uma distraco, uma utili$ao errada da !ontade natural de crescer. - 0o nasces como r!ore mas sim como semente. - Jada ser de!e tornar-se uma celebrao em si. 0o se trata de competio, nem comparao. - O condicionamento produ$ um comple8o de inferioridade porque incute a obrigao de ser superior a todas as outras pessoas. - A nature$a sempre indi!idualista. - A rique$a uma qualidade do ser. - A tua cabea L mente foi torcida de muitas formas e por muitas pessoas. - *er aut2ntico ser reali$ado e sentir a import;ncia e o significado da !ida. - A !ontade natural de crescer, e!oluir, no negati!a, mas tem sido apontada aos ob&ecti!os errados. - 3scuta o teu corao' Dentro de ti h um guia' - ,)uio-+ aprendi$agem feita por intermdio de terceiros. - ,Fntuio-+ aprendi$agem feita a partir de dentro, da nossa pr#pria nature$a. - A reali$ao s# atingida quando se tem pra$er naquilo que se fa$, empregando toda a sua energia nisso. A pa"avra &Idea"' preversa - Os ideiais le!am loucura. - O ,ideal- implica no ser aquilo que de!emos ser. - Jria tenso, ansiedade e ang%stia. - Os ideias so imposs(!eis de alcanar. - A condenao e a culpa so inerentes aos ideais. - Mi!ros de Mobsang 4ampa - )emos de nos aceitar tal como somos na realidade. *er incompleto fa$ parte da nossa perfeio. - *ou perfeitamente imperfeito. - A possibilidade apenas e8iste na imperfeio. - A sociedade no e8iste, s# e8istem indi!(duos. - Aquele capa$ de gerar sentimento de culpa nas outras pessoas torna-se poderoso. - A sal!ao no est em nenhum sistema pol(tico. 3 no e8iste nenhum sal!ador. - Atra!essamos neste momento um per(odo socr tico. O per-eccionismo origem de todas as neuroses - )emos de nos li!rar da ideia de perfeio. - 3stabelece-se n(!eis a atingir e, ao no alcanar esse ob&ecti!o, sentimo-nos culpados e pecadores. - 7as o n(!el estabelecido sempre inating(!el. *e for ating(!el ter pouco !alor para o ego.

- Jontradio do ego+ ,*# um ideal inating(!el merece ser atingido- 4estam duas alternati!as+ B. *entir-nos culpados. A culpa um estado doentio. A culpa est enrai$ada no conceito de perfeio. G. Aceitar hipocritamente os ob&ecti!os definidos e fingir que alcanou o ideal. Fnicia-se uma !ida de ilus/es e alucina/es, uma !ida profana e !a$ia. - A BC alternati!a pior que a GC. - O homem culpado simples, o fingidor um !igarista. - A in!e&a e o amor no podem coe8istir. - 0omes de celebridades da hist#ria no fa$em parte do nosso inconsciente, mas grandes nomes ligados religio sim. .o se preocupe com a per-eio - *ubstituir a pala!ra ,perfeio- por ,plenitude-. - 9m homem que no se $anga nunca ser capa$ de amar. - 9m #dio fer!oroso bem melhor que um amor glido. - Depois da tempestade !em o sil2ncio do amor. - 38iste equil(brio entre amor e #dio, rai!a e pai8o. - Ao eliminar um desses perde-se o outro. - )emos de aceitar a !ida na sua totalidade. - 38iste um ritmo e e8iste uma polaridade. %. O /ucesso - A ambio !enenosa. - 9m pintor precisa de aplicar toda a sua energia no quadro, e o quadro e8iste aqui e agora. - O sucesso e a fama so absolutamente aleat#rios. - O sucesso intrinsecamente bom, mas no de!emos escolher o sucesso como moti!ao. - O nome e a fama so inerentes. O balano final s# depende da felicidade com que se !i!eu cada momento. Estamos a ser torturados pe"o conceito de sucesso - A busca de sucesso en!ol!e competio e luta. - 1ualquer tipo de educao baseada na ambio acabar por transformar a terra num inferno. - )odas as pessoas sofrem de um comple8o de inferioridade. - A unicidade da cada indi!iduo impossibilita qualquer comparao. - 3 eu sou simplesmente eu. 0o posso ser outra pessoa. - Apenas preciso de ser criati!o, am !el, consciente e meditati!o. - Aquele que tem ambio doente.

/into que sou uma pessoa especia" - )odos pensam isso. - ?oucos assumem de !i!a !o$ com medo dos outros se sentirem ofendidos. - Acreditando que se especial, superior e mais s bio, promo!e a formao de um ego s#lido. - O ego veneno puro - 1uem se considera especial incapa$ de amar porque nunca encontrar outra pessoa especial. - ?ensar em relao aos outros o mesmo que pensamos sobre n#s pr#prios. - O ego uma iluso que resulta de um modo de pensar distinto quando pensamos sobre n#s e sobre outrem. - De!emos re&eitar esta duplicidade de pensamento. 0ravar o dese1o de se tornar especia" - 5 somos especiais, no precisamos de nos tornar. - )odos so especiais, e todos so %nicos. - Ao tentar ser especial estamos a assumir que no o somos. - A originalidade & e8iste dentro de n#s, basta reconhec2-la. - As tentati!as de melhoramentos so ren%ncias em relao ao pr#prio ser. - 0o respeitamos o nosso pr#prio ser. - Jelebrar o facto de termos sido escolhidos para !i!er. - 3u sou eu. 1ualquer comparao resulta obrigatoriamente em conflito. - A comparao d a$o ambio e imitao. - . dif(cil encontrar algum que se respeite porque fomos ensinados a imitar. - Deus no gosta de repetir as suas cria/es porque ele um criador. - ,*e&a !oc2 mesmo, respeite o seu ser, o seu ser uma d di!a de Deus. 0unca imite- ,0unca imitar- <Osho= 2 /omos especiais porque estamos sozin,os - As cobras no t2m patas mas esto bem como esto. - 4espeitar, aceitar e reconhecer. 3. A *ente 4ua" a verdadeira natureza da mente - A mente um biocomputador. - 1uando nasce a criana no tem qualquer mente. - O mecanismo da mente s# accionado aos H ou N anos. - As raparigas possuem um biocomputador mais a!anado e por isso falam mais cedo. - A mente precisa de ser alimentada com informao. - Os primeiros anos de !ida so um completo !a$io.

- As crianas sentem alegria quando desen!ol!em no!os mecanismos e reptem-nos e8austi!amente. - 9ma pala!ra no!a e depois construo de frases e perguntas. - ?or isso fa$em muitas perguntas, no esto interessadas nas respostas, por isso de!e-se e!itar respostas longas. - 0esta sociedade o sil2ncio no compensaK As pala!ras compensam-se : quanto mais articulado for o discurso melhor. - A sociedade dominada por pessoas !erbalmente !ers teis. - A mente um #rgo que trabalha continuamente durante OP ou QP anos de !ida. - *e conseguirmos educar a mente, tornar-se- poss(!el deslig -la, chama-se meditao. - 7editar possibilita+ B. Atingir a pa$ e sil2ncio e conhecer a n#s mesmos. G. A mente rela8a um pouco e acumula energia para funcionar de uma forma mais racional e eficiente - A meditao !anta&osa para o ser e para a mente. - Jonseguir tra!ar a mente di$er-lhe+ ,chega-. 3st na hora de dormires um pouco. 3u fico acordado, no te preocupes. - *e a mente for usada apenas em caso de necessidade, fornecer uma resposta fresca, &o!em e cheia de energia face a cada desafio. - )udo que fi$er reflectir uma enorme !i!acidade, autoridade, honestidade e sentido. - Fsso carisma. - )ambm poss(!el restituir mente uma fora incr(!el. - A meditao a religio essencial, e a %nica !erdadeira. - A meditao abre as portas dos G mundos+ do outro mundo <do Di!ino e do *agrado= : e o mundo que todos conhecemos. - )odos nascem com um determinado talento. *e no concreti$ar por completo esse mesmo talento, sentir sempre a falta de algo. - A mente um ser!ente %til e imensamente poderoso quando ao ser!io do sil2ncio. A mente um pedinte que quer sempre mais - A mente quer sempre mais porque est sempre !a$ia. - 0enhuma escritura ou religio deste mundo aponta o humor como uma qualidade religiosa. - A pa$ e a mente so antag#nicas. - A mente nunca poder ser pacificada. - A mente a fonte de todas as tens/es, ansiedades e preocupa/es. 5ara que serve a mente - Os problemas aparecem quando a mente assume o controlo. - A mente acaba por substituir o corao e o ser.

- A mente o fen#meno mais e!olu(do de sempre da humanidade. - 9ma personalidade equilibrada tem em conta primeiro o ser, depois o corao e depois a mente. - A mente baseia-se na l#gica. - A mente este!e na origem de toda a tecnologia e ci2ncia. - O "omem o %nico animal que ri. - A seriedade uma doena. - O corao tem um !alor superior. - A mente no possui qualquer compai8o. O corao tem um !alor superior. - O trabalho a menos importante de todas as acti!idades humanas. - A !ida precisa de algo mais que sobre!i!2ncia. - A l#gica ins(pida, nada ser!e para as rela/es humanas. - A mente est para a l#gica, o corao para o amor e o ser para a meditao. - ?rocure o seu ser e a sua e8ist2ncia atra!s da meditao. - O amor partilhar a sua felicidade. - ?ara a mente, a casa uma simples casa, para o corao um lar e para o ser um templo. - A mente ser!e o corao, o corao ser!e o ser e o ser integra uma massa intelectual espalhada por todo o mundo. A min,a mente pertence2me ou -oi2me imp"antada por terceiros$ - A mente apenas uma pro&eco da sociedade. - O crebro o mecanismo, a mente a ideologia. - A cada sociedade corresponde um tipo de mente. - A mente no nos pertence. - A mente produto de um implante feito pela sociedade. - 7entes implantadas ser!em interesses de quem as implanta. - . como !i!er uma !ida emprestada. - " mtodos de meditao que nos podem libertar da mente. - 7as antes precisamos de nos separar da mente. - 4epetindo muitas !e$es uma mentira, tornar-se- uma !erdade. - A nossa mente no sofisticada, tem sculos de e8ist2ncia. - A !ida de!e passada numa constante apreciao da liberdade. 6. A Identi-icao A Identi-io o in+cio do Ego - Ao identificar-se com algo que no somos, damos in(cio origem do ego - O ego estar-se identificado com algo que no se . - *empre que proclama ,eu-, estamos a identificar-nos com algo. - ,3u- significa identidade. - A identidade a base de toda a escra!atura. - A liberdade s# e8iste perante a ,no identificao-.

- )odos nascemos sem nome, mas o nome acaba por se tornar muito importante. - Defendemos esse nome, e at morremos por ele. - )ambm nos identificamos com a nossa forma. 7as a forma muda constantemente. - De O em O anos o corpo muda completamente. - *e no nos identificamos com nada : nome ou forma : onde fica o egoI *omos e depois no somos. - ?or isso Duda se referiu ao ser como no-ser. A Aceitao - 0#s no somos uma mente, nem o lado negro nem o lado luminoso. - *e nos identificar e8clusi!amente com a mente bela imposs(!el dissociar da parte negra. - 0unca se pode di!idir a mente, apenas ter como um todo ou abandonar como um todo. - A ansiedade do "omem resulta de querer escolher a parte bonita da mente. - 3scolher ansiedade, arran&ar problemas. - Dei8ando de escolher as preocupa/es desaparecem. - *omos um obser!ador identificado com tudo aquilo que achamos agrad !el na mente : mas a parte desagrad !el surgir como uma sombra. - A mente apenas uma representao. - A funo de um mestre perante um disc(pulo fa$er a distino entre a mente e a consci2ncia. - A mente no e8iste sem a dualidade. A consci2ncia una, a mente dua. - Obser!a a mente como quem !2 um filme. - A identificao a causa primordial de toda a triste$a. - ?/e-te de parte e dei8a a mente passar. O *edo - )odos os receios so sub-produtos da identificao. - 0#s chegamos so$inhos a este mundo' - O medo fa$ parte da mente. A mente cobarde porque no tem qualquer subst;ncia. - A mente receia que um dia fiquemos conscientes. - ?or isso a mente des!ia as pessoas da meditao e de estados de consci2ncia e contemplao. - A mente receia tudo que possa resultar num maior n(!el de consci2ncia. - A mente uma priso. A consci2ncia consiste em sair dessa priso. 7. O 5oder O 8erdadeiro 5oder

- As pessoas regem-se pela busca do poder. 3ssa sede de poder manifesta-se quase sempre de uma forma inconsciente. - A sede de poder a maior doena que alguma !e$ afectou o "omem. - Os ! rios sistemas educati!os, as religi/es, as culturas e sociedades so plenamente a fa!or desta doena. - )odos querem que o seu filho se torne o maior homem da humanidade. - A sede de poder resulta do !a$io dentro das pessoas. - 9m homem que no se rege pela luta do poder um homem reali$ado, satisfeito e sobretudo resignado sua condio. - 38istem G caminhos poss(!eis+ o da sede de poder e o caminho da dissoluo. - O poder doentio e hediondo. - A ideia de e8ercer poder implica a humilhao e a destruio da indi!idualidade de outrem. - 38iste um poder que nada tem a !er com dom(nio sobre terceiros. - . como o poder que brota de n#s tal como uma ptala que se abre para que se&a libertado o perfume. - 7as este poder de!er ser designado de outra forma+ amor, compai8o eLou pa$. - A pala!ra poder uma pala!ra contaminada. - *e !oc2 e8erce poder sobre si pr#prio, se se tortura, no e8iste ningum que o possa defender. - O poder tem estado nas mos de pessoas !iolentas. - Aqueles que so !iolentos para com terceiros so mais espont;neos do que aqueles que so !iolentos com eles pr#prios. - A conquista atra!s do poder pode ser dolorosa : ser esmagado pela enorme e !iolenta competio. - A melhor soluo render-se a si mesmo, na busca de um poder pr#prio que no tem nos outros uma refer2ncia. 9m poder independente. - Dominar a si mesmo um e8erc(cio a que muitas pessoas costumam chamar disciplina. - ?recisa de encontrar a origem da sua sede de poder. - 3ssa sede nasce no imenso !a$io que sente dentro de si, do comple8o de inferioridade que o afecta. - )emos de mergulhar nesse !a$io, mas temos e!itado constantemente esse !a$io. - O !a$io e o nada so pala!ras h muito condenadas. - 0ir!ana significa ,no-ser-. - O mundo dominado por pessoas que se sentem absolutamente inferiores, e tentam disfarar recorrendo ao poder. - As pessoas !ulgares ficam intrigadas perante o poder. - O poder um e8erc(cio f%til. 3le no altera nada dentro de n#s. - )emos de redireccionar a ateno da mente para a meditao e os pensamentos para o sil2ncio.

A Fora de 8ontade - A fora de !ontade !ista como uma grande qualidade - )odas as crianas so educadas para desen!ol!erem uma s#lida fora de !ontade. - 7as a fora de !ontade contraria a espontaneidade. - O rio limita-se a fluir, sem competir com outros rios, despreocupado : a aco inerte. - A fora de !ontade foi utili$ada para impor uma falsa personalidade. - Alfred AdKI + todos os problemas do homem deri!am da fora de !ontade. - )odos querem ser algum, ser especiais, chegar mais longeK - 1uanto mais lutar e mais bem sucedido, mais se afasta do pr#prio ser. - A tenso e as preocupa/es crescem. " agonia constante : o receio de falhar. - 1uem !i!e para alcanar algo, nunca !i!er em pa$. - 0o temos consci2ncia da nossa rique$a interior. A uti"izao incorrecta do 5oder - O poder quando aparece apresenta-se como uma oportunidade para satisfa$er todos os dese&os recalcados. - O poder no corrompe, n#s somos corruptos. - A utili$ao do poder s# incorrecta porque muitos dos nossos dese&os so hediondos. - O poder uma fora neutra. - A "umanidade de!e compreender as suas ra($es psicol#gicas. - 0o poss(!el tirar o poder s pessoas+ algum ter de ser a me, o pai, o professor. - *oluo+ limpar o inconsciente atra!s da meditao. O 5oder e as *u",eres - As mulheres gostam de aparecer atraentes. . uma estratgia pol(tica, porque lhes d poder. - As pessoas gastam toda a !ida a tentar alcanar o m 8imo de poder. - Dese&amos dinheiro porque o dinheiro d poder. - As pessoas procuram o poder de maneiras diferentes. - As mulheres procuram o poder atra!s do corpo. - A mulher actual no procura tanto o poder atra!s da apar2ncia. - ?orque ho&e em dia disputa outras formas de poder+ acadmico, profissional, pol(ticoK - O poder a capacidade de manipular os outros, mas quando algum manipulado, perde todo o seu poder. - *e as mulheres demonstrassem o seu interesse pelo se8o, o seu poder redu$iria ou desapareceria. - O amor !2-se redu$ido a um e8erc(cio pol(tico de poder.

- )odas as pessoas so profundamente dignas e no merecem ser redu$idas a mera mercadoria+ todos so di!inos. 9. A 5o"+tica Introduo - )odos fomos programados para ser ambiciosos. - ?ol(tica sempre que se engendra um esquema. O 5oder o :omem e a *u",er - O homem sempre tentou implementar estratgias pol(ticas sobre a mulher. - )enta implementar a noo de que as mulheres so inferiores ao homem. - As mulheres con!enceram-se disso. - 7ulheres e homens so duas categorias da "umanidade distintas, incompar !eis. - )ornar a mulher inferior foi a %nica forma de prender e escra!i$ar a mulher. - 5ustifica/es para sustentar a inferioridade feminina+ B. 7ulheres so menos fortes G. *o mais bai8as H. 0o contribu(ram para a filosofia ou teologia N. 0o contribuiram para o meio das artes pl sticas ou musicais R. 0o fundaram qualquer mo!imento religioso - Eacilemente se con!ence uma mulher da sua inferioridade perante estes argumentos. - 3stes argumentos so enganadores pois ocultam outras realidades dignas de comparao+ B. A mulher pode dar lu$, o homem incapa$ G. O papel do homem na concepo de uma criana moment;neo H. A mulher carrega a criana S meses e d lu$, uma e8peri2ncia de contornos terminais N. A mulher participa acti!amente na educao da criana - Antigamente as mulheres esta!am constantemente gr !idas, cuidando das crianas e ainda da casa+ B. A mulher foi impedida de colaborar nas tarefas fisicamente e8igentes G. >radualmente le!ou a uma regresso muscular H. 3st pro!ado clinicamente que a mulher mais resistente que o homem N. Adoecem menos e !i!em em mdia mais R anos - ?or isso a sociedade decidiu que o marido de!e ser mais !elho N ou R anos na ! tentai!a de demonstrar superioridade - 3m muitas culturas a mulher no podia !oltar a casar, obrigando-a a uma !iu!e$ de mais ou menos BP anos. - A mulher adoece menos e mais resistentes. - A ta8a de suic(dio RPT menor nas mulheres.

- O mesmo r cio a doenas mentais. - A mulher enfrenta os problemas com maior frontalidade. Os padres e os po"+ticos - Ambos condicionam as gera/es seguintes. - Jriam a sociedade e moldam a mente e o seu condicionamento. - As crianas chegam ao mundo sem qualquer ambio, sem dese&o de poder, ou mania de superioridade. - Os padres, pol(ticos, pais, sociedade, educao, moldam as crianas. - 1uando chegar a !e$ dessas crianas, elas tambm pre&udicaro a descend2ncia !indoura. - . um ciclo !icioso. - Os padres e pol(ticos so os pontos onde se pode quebrar este ciclo. - Os padres e pol(ticos so t2m ps de barro, so !uilner !eis. - As na/es e religi/es foram in!entadas pelos padres e pol(ticos. - *em na/es e religi/es nascer um mundo no!o, sem guerras desnecess rias. - " necessidade de abolir a conspirao entre a religio e a pol(tica. - A soluo mudar quem tem poder, e no o indi!(duo comum. /o#re a 5o"+tica - A politica condu$iu ao sofrimento. - A politica completamente desnecessaria e ultrapassada. - . necess rio um go!erno mundial, mas meramente funcional, sem necessidade de prest(gio. - As na/es t2m de desaparecer. - Os indi!(duos de!em decidir indi!idualmente. - Os partidos politicos so desnecess rios e arruinam a democracia. - )odos os partidos t2m interesses ocultos. - A %nica f#rmula+ um mundo no!o. ;. A vio"<ncia 0odos os ditadores so criados por n=s - ?orque queremos ter algum que nos diga o que de!emos fa$er. - Fsso porque descartamos responsabilidades pelo que fa$emos. - 7as perdendo a responsabilidade tambm perdemos a indi!idualidade e liberdade. - Ao passar a nossa responsabilidade a terceiros perdemos a alma. - " pessoas que gostam de dominar, ditar regras+ so loucos com o ob&ecti!o do poder. A vio"<ncia

- O homem um dilema porque uma dualidade. - O homem no um ser uno+ o passado e o futuro ao mesmo tempo. - *e o homem !i!e a olhar para o passado, um animal. ?or isso que para a comunidade cient(fica o homem no passa de um animal. - A religio pasma-se em possibilidades, algo que ainda no aconteceu. A religio !ision ria, baseia-se me sonhos, anseia o que no aconteceu+ a flor. - *# um !erdadeiro sonhador pode ante!er o que ainda no aconteceu. - O conflito entre ci2ncia e religio f%til+ so diferentes nas direc/es que apontam, nos mtodos e nos campos. - A ci2ncia redu$ tudo origem; a religio a ponte com o ob&ecti!o final. - O homem s# conseguir alcanar a pa$ de G maneiras+ B. 4egride para a forma animal. G. Jrescer rumo ao di!ino. - *oluo Animal - 6olta a ser uno sem qualquer di!iso. - ?or isso muitas pessoas tentam comportar-se como animais de di!ersas maneiras+ a guerra p.e. - ?or isso o crime e o suic(dio e8ercem tanto magnetismo. - A !iol2ncia e o sangue so recorda/es do passado animal. - A se8ualidade tambm atraente porque se pode tornar uno. - O resto do tempo continuamos di!ididos em G, com ansiedade e ang%stia. - 6iol2ncia, drogas e se8o so au8iliares e permitem regressar condio animal. - 7as nenhum tem efeitos permanentes. - Mei fundamental+ nada !olta atr s. - *oluo Di!ina - A %nica soluo est em crescer rumo ao di!ino. - Joncreti$ar o potencial em realidade. - A homem pode ser Deus, e s# assim ser feli$. - O que fa$er com a herana animalI 4eprimir no a soluo. - A herana animal tem uma energia imensa. - A herana animal a nossa base, a nossa fundao. - 0ascemos na condio de animal e no diferimos dos restantes animais. - A mudana qualitati!a acontece quando o homem se torna absolutamente consciente. Como se a"cana o patamar divino - Os mantras tentam ocupar a mente, abstrair o animal, mas ele continuar a e8istir. - O animal no se dei8a enganar e sabe como nos manipular. - As pessoas religiosas acumulam mais rai!a e so muito mais per!ersas a n(!el se8ual. - Fsto porque reprimem essas energias.

- ?ara conhecer um homem preciso conhecer os seus sonhos e no como !i!e enquanto est acordado. - O dia-a-dia do homem uma farsa. - A !ida real baseia-se na naturalidade dos sonhos : os sonhos no so al!o de repress/es. - A psican lise penetra na honestidade dos sonhos em detrimento da mentira da !ida. - Durante o sono, o consciente adormece e d lugar ao inconsciente. - O inconsciente a !erdadeira mente, !isto que o consciente s# representa B dcimo <BLBP= - S !e$es maior, S !e$es mais poderoso. - Muta-se contra a se8ualidade, rai!a e gan;ncia e atira-se para o inconsciente. - Atira-se para a ca!e, para no as !er, mas no nos li!ramos delas. - )udo que reprimido acaba por estabelecer ra($es s#lidas. - Fsto comea a afectar as nossas ac/es de B forma muito s%btil que nem nos apercebemos. - *urgem de forma s%btil, torturosa e enganadora, en!ergando m scaras. - A energia que nos mo!e distribuida por diferentes canais, porque nenhuma energia pode ser reprimida. - A energia pode ser transformada, mas nunca reprimida. - A !erdadeira religio baseia-se na alquimia, em tcnicas e mtodos de transformao. 6isa a purificao e no a represso. - De!emos usar o animal para alcanar o di!ino. - O animal pode ser um !e(culo muito poderoso, porque o animal poder. - O se8o pode-nos le!ar s portas de Deus. - 4eprimir a se8ualidade acumula cada !e$ mais rai!a. - 1uando o se8o reprimido, a pessoa torna-se !iolenta : !iolenta em relao a outrem ou a si mesma. - ?or isso os soldados so proibidos de ter rela/es se8uais, de forma a acumular rai!a suficiente para combaterem. - O mesmo acontece com os atletas desporti!os. - O amor e guerra no podem e8istir simultaneamente. - A represso no a soluo+ a transformao a soluo. - O que natural bom. - *er culpado ou sentir culpa profano. - 6oc2 um produto de Deus, um produto da e8ist2ncia. - O se8o no uma in!eno sua+ uma oferta de Deus. >. A 0erapia O a#rao terap<utico - O homem precisa de sentir que importante, uma necessidade humana fundamental.

- 1uem no recebe amor comea a morrer. - O amor a maior terapia que e8iste. - O mundo precisa de terapia porque carece de amor. - O abrao uma manifestao de amor. - O amor restitui cada um sua inf;ncia. - O corpo precisa de alimento, a alma precisa de amor. - As crianas precisam de ser abraadas. - *er sustentado diferente de ser acompanhado. - O amor a nossa ligao, a nossa ra($ mestra. - A respirao est para o corpo, tal como o amor est para a alma. - . frente a frente que cresce o amor entre duas pessoas, le!ando qo crescimento da intimidade. - ?or isso melhor fa$er amor com lu$, nem que se&a uma lu$ tnue de uma !ela. - Os animais no sentem amor no acto se8ual porque no se obser!am mutuamente. - A psican lise no uma ci2ncia, uma arte muito mais pr#8ima do amor que da l#gica. - O !erdadeiro psicanalista no e!ita o en!ol!imento com a e8ist2ncia do paciente, assumindo esse risco. - Ao en!ol!er-se no mundo do paciente de!e-se assumir a condio de participante e no obser!ador. - ?ara tal necess rio no temer o nosso n(!el inconsciente e ter & iniciado a soluo dos nossos problemas. - ,*# uma pessoa desperta e iluminada pode ser um !erdadeiro terapeuta-. - A diferena entre terapeuta-paciente e mestre-disc(pulo que os %ltimos entram em fuso, tornam-se uma unidade em que ambos beneficiam. - A criana nunca morre : nada morre. - A criana continua a e8istir embrulhada na adolesc2ncia, na &u!entude, na meia-idade e na !elhice. - *omos como uma cebola. - O contacto com a criana dentro de n#s terap2utico. - O abrao estabelece um contacto com a criana dentro de n#s. - A an lise o mtodo da menteK <p g. BRH= - As pessoas insistem nos problemas. - 6i!er sem problemas dif(cil porque eles funcionam como distrao e ocupam a cabea. - O centro e8istencial in#cuo, um imenso nada, shungam, um !a$io. - )emos medo desse !a$io e os problemas a&udam a sobre!i!er. - As pessoas criam problemas para e!itar a ess2ncia do ser. - )odos os problemas so falsos' - "abituamo-nos companhia dos dilemas e no conseguimos !i!er sem eles. - Fn!estimos seriamente na triste$a.

- 1uando um problema resol!ido, o !erdadeiro problema surge logo atra!s de um outro dilema. A neurose - A neurose quase se tornou o estado normal da mente humana. - 0o passado a mente no era bombardeada com tanta informao em simult;neo. - A mente moderna est em sobrecarga constante. - A mente um dos mecanismos mais subtis e delicados que e8istem. - O equil(brio est em RPT aco e RPT inaco : RPT pensamento e RPT meditao. - A meditao assimila tudo o que enriquecedor, e re&eita, elimina, o que no tem interesse. - B. A aus2ncia de aprendi$agem uma neurose. - G. ?arar de crescer neur#tico. - As pessoas so cada !e$ mais neur#ticas porque insistem nos becos sem sa(da. - 9m homem s bio abandona tudo, o imbecil teimoso e casmurro <II= - De!emos estar sempre em constante processo de aprendi$agem. - " UPP anos o estimulo sensorial recebido por uma pessoa em U semanas o equi!alente ao recebido diariamente ho&e. - A presso para dinami$ar a aprendi$agem cresceu NP !e$es. - "o&e e8iste muito mais para aprender, um mundo em constante e!oluo : um grande desafio. - )emos de criar deliberadamente espaos !a$ios. - "o&e nunca se pode parar de aprender, a !ida muda a cada dia. - A aprendi$agem tornou-se um processo puramente !ital(cio. - A meditao afasta a mem#ria, o pensamento e a imaginao, es!a$iando a consci2ncia. - Os estudantes no podem depender dos professores e as crianas no podem depender dos pais. - 0os dias de ho&e, ningum pode parar de aprender, e o ritmo tem tend2ncia a aumentar. - BV 0o pare de aprender; GV ?recisamos de tempo para rela8ar <meditar=. - O sono tambm dei8ou de ser!ir como escapat#ria. - 4ela8arimplica no receber informao. - A m%sica no tem lingua nenhuma, som no seu estado puro. - A neurose um desequil(brio mental resultante dum e8cesso de acti!idade face ine8ist2ncia de inacti!idade. - De!eriamos proporcionar RPT Wang e RPT Win. Assumir como um ArdhanarishXar+ meio homem, meio mulher. - )aoistas+ Xei-Xu-Xei, aco atra!s da inaco : o encontro entre Yin e Yang, anima e animus.

A "oucura - 38istem G tipos de loucura. BV tipo de loucura+ Jonsiste na fal2ncia do racioc(nio da mente. - O psiquiatra moderno apenas tem conhecimento deste tipo. - A loucura uma forma de esquecer a realidade e escapar para um mundo pr#prio e sub&ecti!o, imagin rio. - . como um sonho de olhos abertos. - O racioc(nio da mente cede lugar a um registo animal e inconsciente. - 6 rias formas de loucura tempor ria+ lcool, drogas, etcK - Os problemas s# afligem a mente racional. - A mente s# conhece problemas e ignora a e8ist2ncia de solu/es. - A loucura um processo indu$ido que ser!e para e!itar problemas, realidades, ansiedades e situa/es de tenso. - 7uitas pessoas optam pelo lcool ou drogas, outras, menos cora&osas, acabam por adoecer. - )udo isto so formas de proteger o ego. - 0ingum o pode curar de si. - As doenas so uma estratgia para e!itarmos a realidade e obtermos desculpas para o fracasso. - A loucura precisamente o %ltimo recurso. - O tipo de loucura que os psic#logos conhecem o desmonoramento da racionalidade, a passagem para um n(!el mais inconsciente. - *# B dcimo da nossa mente consciente : somos um iceberg. - " uma certa integridade na inconsci2ncia absoluta. Os loucosso de certa forma (ntegros e coerentes : so pessoas unas. - O louco consistente porque possui uma %nica mente+ o inconsciente. - Os loucos parecem crianas e so incapa$es de mentir. - Os loucos transmitem uma certa unio e comunho, so unos e no di!ididos. - 0o entanto so unos na sua realidade e iluso. - A loucura uma crena profunda. GV tipo de loucura+ Jonsiste em transpor a mente racional. - A BC loucura fica aqum das capacidades, as GC loucura para por as ultrapassar. - 3m ambos os casos, a mente racional perdida+ uma le!a conconsci2ncia, a outra condu$ a um estado de superconsci2ncia. - Ambos simboli$am o fim da mente comum. - ,Duda- significa estar absolutamente consciente, uma consist2ncia que fa$ parecer como um louco. - O louco acredita, o ,Duda- confia. - O louco e o Duda abandonam a ra$o, o racioc(nio e a mente. - A psicologia moderna ser uma doutrina incompleta enquanto no estudar os Dudas.

- ,?sicologia- significa a ci2ncia da alma, mas esta doutrina ainda no se afirmou como tal. - " duas op/es+ diminuir-se ou superar-se' O sistema de 5sican?"ise - 0enhum problema relacionado com o ego pode ser resol!ido sem que o ego se&a pre!iamente transcendido. - A psican lise pode melhorar a efici2ncia de um homem na sociedade. - *empre que um problema adiado ou contornado, surge outro problema. - A ?sican lise oferece um al(!io e8clusi!amente tempor rio. - )estemunhar um problema ter nas mos metade da soluo. - A e8ist2ncia dos problemas de!e-se falta de clare$a e compreenso na altura de os enfrentar. - O problema sempre produto de uma mente que no compreende. - . preciso criar condi/es para que a compreenso de um problema se desen!ol!a. - 1uanto mais desen!ol!ida a compreenso : clare$a : mais f cil ser analisar o problema, como algo e8terior a n#s. - A meditao cria esse distanciamento, e tambm altera o n(!el de consci2ncia. - )odos sabemos dar bons conselhos para a resoluo de problemas dos outros. Jonseguimos ser sensatos. - Fsto porque consegue-se manter a dist;ncia necess ria para obser!ar o prblema imparcialmente. - 3stamos to presos aos problemas que no os conseguimos contemplar, testemunhar ou decifrar. - A ?sican lise cria depend2ncia. - 9m problema resol!ido por outra pessoa no resulta numa maior maturidade de nossa parte. - A ?sican lise fa!orece uma orientao imatura. - Os ?sicanalistas so incapa$es de resol!er os seus pr#prios problemas. - O "omem pode transcender-se, no incur !el. - A minimi$ao da consci2ncia significa uma ma8imi$ao dos problemas e !ice-!ersa. - A consci2ncia total le!a ao desaparecimento dos problemas. - Os problemas so infinitos e nunca se resol!e realmente os problemas. - 4esol!e o "omem e esquece os problemas. - A di!iso e8iste mas um efeito e no uma causa. - )ratar um problema psicol#gico garantir o surgimento de outro. - O criador dos problemas percisa de ser alterado. - 0#s apreciamos os nossos problemas, por isso os criamos. - A "umanidade est doente. - O amor uma necessidade to b sica quanto a alimentao. - Ateno energia.

- *e a criana no recebe a ateno de!ida acabar por se tornar um criador de problemas. - O corpo cresce com alimento e a alma cresce com amor. - A meditao crescimento, no se ocupa dos problemas, ocupa-se do ser. 1@. A meditao Introduo - Aus2ncia de pensamento meditao. -Dentro de n#s tambm e8iste um cu. - Darshan @ Obser!ao - Atra!s da obser!ao alcana-se gradualmente a pa$, o !a$io e a aus2ncia do pensamento. - Os pensamentos e a consci2ncia desperta <II= - *e testemunhar, o ego dei8ar de e8istir. - A morte do ,eu- corresponde aquisio do ser. - O mtodo de testemunhar s# condu$ libetao se for praticado dia e noite, de forma cont(nua. A re-"e!o a concentrao e a meditao - 0o h qualquer relao entre refle8o, concentrao e meditao. - A refle8o sugere uma certa concelentrao, a meditao o oposto. - A mente comporta-se como uma multido. - ?ara pensar de uma forma cient(fica, racional, tem de se concentrar no ob&ecto de estudo. - . necess rio in!estir toda a energia no ob&ecto, para conhecer a !erdade ob&ecti!a. - ?or isso, a concentrao o mtodo de todas as ci2ncias. - A meditao no ad!m da mente. - 7editar transcender a mente e respecti!as limita/es. - A concentrao o mtodo da mente e a meditao a negao da mente. - O ocidente no conhece a meditao. - O mundo ocidental perdeu o sil2ncio interior e a pa$ da iluminao. - A refle8o pode re!elar segredos do mundo e8terior. - A meditao re!ela o segredo da sub&ecti!idade do ser. - A concentrao ob&ecti!a, a meditao sub&ecti!a. - A concentrao passa por um afastamento, a medita meditao implica a apro8imao ao centro do ser. - O racioc(nio nunca le!a a nada no mundo interior. - ?ara conhecer o ser basta o sil2ncio. O lago da mente nunca est calmo. - O auto-conhecimento um passo para ser !oc2 mesmo. - A mente moderna a mais perturbada de sempre porque o homem atingiu a maturidade.

- A d%!ida s# e8iste por aco do homem, os animais e r!oresLplantas no t2m d%!idas nem ansiedades. - A mente representa o sono, quer este&a concentrada ou distra(da. - A meditao significa o acordar. - Obser!ar a mente fa$ reconhecer que no somos a mente. - Depois de ultrapassar o caos da mente, alcanamos o sil2ncio do corao. A arte da meditao est? em transcender a mente - 7editao significa obser!ar a mente, ser testemunha da mente. - A meditao consiste em obser!ar esse tr;nsito de pensamentos, medida que !ai desaparecendo. - O corao nunca foi poluido pela sociedade. - O corao seu amigo, a cabea sua inimiga. - A meditao significa consci2ncia : no pensar em nada, no se concentrar em nada, no contemplar nada. - A meditao ums consci2ncia refle8i!a e o seu papel consiste em obser!ar o que se coloca sua frente. - )odos mestres tentam oferecer uma !ida reno!ada aos seus disc(pulos. - Actualmente no estou !erdadeiramente !i!o, limito-me a !egetar. - A meditao o %nico milagre que e8iste. A meditao no mais do que um instrumento - A meditao ser!e para nos conscienciali$ar relati!amente ao !erdadeiro eu. - O !erdadeiro eu o ser que no criado por mim porque sempre e8istiu. - 3ste ser precisa de ser descoberto, mas pode ser in!iabili$ado pela sociedade. - 0enhuma sociedade permite isso porque o !erdadeiro ser perigoso. - A meditao a&uda a desen!ol!er a capacidade intuiti!a. - O significado da pala!ra ,indi!(duo- que todas as pessoas so %nicas. 11. A meditao 5orque razo ten,o tanto medo do amor$ - O amor gera receio porque o amor uma morte. - O amor a morte da mente em que o corpo sobre!i!e. - ?ara a amar temos de abandonar todas as concep/es sobre n#s mesmos. - O ego impede o amor. - O ego e o amor so antag#nicos. - . imposs(!el !i!er sem amor, por isso a humanidade in!entou um truque+ !i!er um amor falseado para o ego persistir. - O !erdadeiro amor e8tremamente caro, s# o podemos comprar ao aceitar a sua perdio. - O ego no substancial, como o fumo ou como o sonho.

- O amor e8ige que dei8emos tudo o que nunca ti!emos, e em troca oferece tudo o que temos e sempre ti!emos. - O amor re!ela o !erdadeiro ser. - A coragem do nosso ser s# !erdadeiramente testada quando nos deparamos com o amor. 5orque que o amor to do"oroso$ - ?orque abre o caminho para a felicidade, e porque transforma e implica uma mutao. - )odas as transforma/es so dolorosas. - O !elho familiar e conhecido, enquanto o no!o absolutamente desconhecido. - O amor implica mergulhar num oceano profundo. - A mente s# funciona com o que !elho. - A transformao implica a passagem de um estado de ser para um estado de no-ser. - ?ara o ouro ser purificado, tem de se submeter primeiro s chamas. O amor fogo. - 7ilh/es de pessoas optam por !i!er uma !ida sem amor. - *ofrer sem amor f%til, um desperd(cio absoluto que nao le!a a lado nenhum+ um c(rculo !icioso. - O amor fundamental para o conhecimento pr#prio. - A relaao um espelho. - O amor e8ige que nos e8ponhamos, nos tornemos !ulner !eis. - )emos de assumir o risco e !i!er perigosamente. - O refle8o do parceiro<a= pode ser feio. 3!itar o espelho no !ai a&udar a crescer. )emos ed aceitar o desafio. - O amor primeiro passo rumo a Deus, e no pode ser ignorado. - O amor o ce% aberto. Amar como !oar. - Abandonar o ego doloroso porque ensinaram-nos a culti!ar o ego. - A sociedade baseia-se na noo que cada pessoa uma pessoa e no uma presena. - O amor uma escada que comea numa pessoa e acaba na totalidade absoluta. - O amor o princ(pio e Deus o fim. - O homem moderno !i!e enclausurado na cela escura do narcisismo. - 38istem problemas criati!os que le!am a uma ele!ao do n(!el de consci2ncia. - 3 e8istem problemas que se limitam a prender a pessoa a um estado de confuso interna. - O amor cria problemas criati!os. . preciso enfrent -los, !i!2-los e ultrapass los. - *e no nos en!ol!ermos no amor ficamos presos em n#s mesmos. - O amor requer n(!eis de coragem que no se encontra no homem actual.

- Da( o interesse generali$ado no se8o, porque o se8o no en!ol!e risco, moment;neo e no implica en!ol!imento profundo. - O amor pode resultar num en!ol!imento para toda a !ida, mas para tal requer intimidade. A di-erena entre o amor2pr=prio saud?ve" e o orgu",o ego+sta - *o bastantes diferentes. - 1uem no se amar a si pr#prio nunca ser capa$ de amar outra pessoa. - A primeira onda de amor tem de se formar no seu corao. - Jada pessoa precisa de amar o seu corpo e a sua alma. ?recisa de amar a sua totalidade. - 1uem se ama fa$ tudo para desen!ol!er o seu potencial. - 0a !ida no h espao para a neutralidade. - A !ida uma escolha constante+ escolha o amor. - 9ma pessoa que se odeia acaba por se tornar destruti!a, e acaba por odiar as outras pessoas. 1). A aus<ncia de ego 1).1 Aistinguir o ego do verdadeiro eu - O ego no pode ser simplesmente abandonado. - A escurido no e8iste : a aus2ncia de lu$. - 0o se pode agir directamente contra a escurido. 4esta agir sobre a lu$ : ligar ou desligar a lu$. - A meditao funciona como a lu$, a meditao lu$. - A !ontade de eliminar o ego de no!o uma manifestao do ego. - )ente encontrar o ego dentro de si. 0o o !ai encontrar. 1).) A resignao e o ego - Antes de abandonar o ego precisamos de o ter. - *# os frutos maduros caem no solo. - 9m ego !erde no pode ser colhido, no pode ser destru(do. - ?ara ser abandonado o ego de!e crescer at cima, tem de ter atingido a integridade. - O ego fraco nunca poder ser eliminado. - 0o Oriente todas as pessoas apregoam a eliminao do ego. - Assim o ego nunca adquire a fora e integridade necess rias. - 0o Ocidente as pessoas so encora&adas em fortalecer o ego. - *# um homem rico pode ser pobre <e !ice-!ersa=. - *empre que e8iste ambio, e8iste pobre$a. - )odos os mestres apregoaram inutilidade do conhecimento. - Depois de adquirir bastante conhecimento, poder-se- elimin -lo alcanando a ignor;ncia.

- A sabedoria s# reflecte !ida quando resulta de e8peri2ncias imediatas e pessoais. - A mem#ria um conhecimento morto. - A contradio inerente !ida. - O m 8imo desen!ol!imento do ego representa a m 8ima desen!oltura de e8peri2ncias infernais. - O !erdadeiro conhecimento s# pode ser adquirido atra!s do sofrimento. - . imposs(!el con!encer algum a abandonar o ego. - )udo precisa de um tempo para se desen!ol!er, amadurecer e cair no solo e se decompor. - O ego um meio de sobre!i!2ncia. - A criana cresce atra!s do crescimento do ego. - BV ?asso+ assumir e ego(smo absoluto e perfeito GV ?asso+ abandonar o ego. - O mundo est cheio de centros, cada tomo constitui um centro e a periferia no e8iste. - *e pensa que pode abandonar o ego, !oc2 o ego. - O desaparecimento do ego algo que acontece, no algo que se faa. - O ego um sonho que constitu(do em torno de n#s. 9m sonho necess rio que no de!e ser condenado. - 0a !ida, tudo necess rio. )udo que aconteceu tinha de acontecer. - Os pecadores t2m maior facilidade em abandonar o ego que os santos. - A mente segue sempre pela !ia l#gica, mas a !ida completamente il#gica. - A mente l#gica e a !ida dialctica. 1).% A meditao requer tra#",o ?rduo - O esforo aplica-se em situa/es que queremos concreti$ar um determinado dese&o para o qual desconhecemos alternati!as !i !eis. - O esforo uma aco orientada para um resultado futuro. - 7estres Zen+ preciso recorrer ao esforo sem esforo. - O trabalho rduo necess rio, mas no de!e !isar um ob&ecti!o futuro. - Apreciar o trabalho sem pensar em ob&ecti!os, esta a tarefa mais rdua para a mente humana. - O mais dif(cil fa$er algo pela aco em si. - A mente sempre gananciosa. - Dedicar algumas horas di rias a fa$er coisas pelas coisas em si. - A mente preguiosa, gosta de sonhar, mas dispensa o trabalho. - A mente s# se debrua no futuro, para poder e!itar os desafios presentes. - A meditao implica trabalho rduo porque implica contrariar a mente. - A mente fascista, e est sempre procura de l(deres. - A aprendi$agem da mente no tem utilidade, superficial, persistindo a infantilidade. - O intelecto superficial. - De!emos desen!ol!er o nosso ser.

- Os dias das na/es e raas terminaram. 3sto a chegar os dias do indi!(duo. - A mente infantil e traioeira. - As pessoas que acumulam incerte$as no seu ser sentem admirao por pessoas confiantes. - *# pessoas conscientes e despertas hesitam. - A hesitao reflecte a consci2ncia e a comple8idade da !ida. - Abandonar a mente o trabalho mais rduo. 1%. A i"uminao A i"uminao transcende a natureza ss coisas$ - A iluminao a pr#pria nature$a das coisas. - As mentes das pessoas t2m sido corrompidas com a criao de um ob&ecto antinatural. - A nature$a das coisas est onde !oc2 est . - A mente alimenta-se de grandes dificuldades, ou at mesmo de impossibilidades. - ?or isso a mente s# se sentir saciada e especial se alcanar o imposs(!el. - 0o poss(!el transcender a nature$a. - Os !erdadeiros corruptos so aqueles que in!entaram o seguidismo. - *eguir algum um absurdo contra n#s mesmos. - 0unca contrariar a nossa pr#pria nature$a. - A coisa certa no pode ser definida por qualquer escritura. - 3ncontre a alegria em si e ficar iluminado. - Dodhidharma+ ,no poss(!el fugir iluminao- 6i!emos num 7undo perfeito em que nada falta. - [ parte das pessoas, tudi na e8ist2ncia est como de!e estar. - 0unca aceite+ B. um critrio que o dei8e infeli$. G. uma imoralidade que o faa sentir culpado. H. nada que se oponha sua pr#pria nature$a. - *e&a !oc2 pr#prio e ser perfeito. - )odas as crianas aprendem a ser loucas. - 9ma pessoa saud !el acaba sempre por ser odiada. - O ci%me uma forma dilu(da de #dio. A i"uminao requer um espao e uma a"tura especia" para acontecer$ - )odos os espaos transbordam di!indade. - 0o e8istem especificamente locais sagradas. - A iluminao no acontece, no acontecimento, um reconhecimento. - Dasta permitir que a iluminao acontea, uma questo de permisso e no de espao ou altura. - A iluminao pode ocorrer em qualquer altura e em qualquer lugar

- A iluminao est sempre dispon(!el, porque ela no e8terior. - 1uando os pensamentos desaparecem, a iluminao surge de dentro. O medo da i"uminao - 38istem ! rios medos e no um %nico. - *e quer !i!er iluminado tem de se submeter a uma morte psicol#gica. - ?assamos a identificar-nos com algo que no somos, a mente e o ego. - 38istem camadas e camadas de condicionamentos impostos por outras pessoas. - 38iste um grande n%mero de pessoas entre o seu !erdadeiro eu e o seu falso eu. - Os nossos pais fi$eram de n#s uns hip#critas, mas foi com boas inten/es. - A sua personalidade substituiu a sua indi!idualidade. - O passado um con&unto de recorda/es emprestadas. - )emos de nos libertar do passado na sua totalidade. Depois natural sentirnos perdidos. A partir desse momento podemos partir descoberta. - 6amos descoberta num territ#rio no!o, por isso surge naturalmente o medo. - A iluminao morte da personalidade para que a indi!idualidade reprimida possa crescer e desabrochar. - O ego no pode ser iluminado, tal como a escurido no se pode tornar luminosa. - ?odemos ser iluminados, mas no podemos dese& -lo. A iluminao no de!e ser al!o de dese&o. - 3nto o que se de!e fa$erI Jomece por descascar as suas camadas. - 1uando se descascam todas as camadas encontra-se o !a$io, a iluminao. - Dese&ar a iluminao acrescentar uma no!a camada. - 6oc2 !eio para este mundo para ser iluminado. - ?ara alcanar a iluminao temos de mudar. - *empre que se deparar com um medo, contrarie-o' - A iluminao no algo que lhe se&a acrescentado. A iluminao o seu estado de completa unicidade. 13. A 8u"garidade 13.1 /er i"uminado o -en=meno mais vu"gar que e!iste - 6oc2 cria muitos obst culos. ?rimeiro ergue os obst culos para depois os derrubar. Ea$ isto para se sentir superior. - 0o e8iste nenhum obst culo' 7as o ego no fica satisfeito com a aus2ncia de obst culos. - Daste ser simples e inocente para que toda a e8ist2ncia se abra perante n#s. - A realidade est sempre aberta. 6oc2 est fechado e a sua mente est ocupada. - O nir!ana no nada de especial.

- A mente anseia por algo especial, por isso cria cus e para(sos. - A noo de ,especial- o que nos fa$ ficar parados, mo!endo-nos entre dese&os. - 7as esse tipo de mo!imento no progressi!o, circular. - A iluminao pode acontecer imediatamente, desde que o dese&o de a atingir no este&a presente. - *er !ulgar mara!ilhoso. A !ulgaridade le!a ao desaparecimento da tenso e da ang%stia. - *er !ulgar ser misterioso, de!ido simplicidade inerente. - ?ara mim a meditao uma di!erso ou um &ogo. ?ara si a meditao um trabalho. - O trabalho est orientado para um determinado fim, e no suficiente s# por si. 3m si insignificante. - A di!erso no tem qualquer ob&ecti!o. A di!erso o ob&ecti!o em si. A di!erso no tem um prop#sito. - ?or isso que s# as crianas sabem brincar. Jom o en!elhecimento as pessoas comeam a e8igir um prop#sito e uma ra$o para se di!ertirem. - O trabalho tempo, a di!erso intemporal. - A meditao de!e ser um di!ertimento, no de!e ser orientada para um determinado fim. - *em dese&o o tempo desaparece+ !oc2 !ai passando de um momento de eternidade para outro. 13.) O que a inoc<ncia$ /er inocente imp"ica viver uma vida simp"es$ - A inoc2ncia um estado de consci2ncia sem pensamento : aus2ncia de mente. - ?arar de lutar e comear a fluir com a !ida. - A mente resiste porque o ego desen!ol!e-se atra!s dessa luta. - A mente de!e a sua e8ist2ncia ao ego. - *e o ego desaparecer a mente enganadora tambm desaparecer . - 6i!er do passado !i!er uma !ida de reaco. - A superioridade s# pode ser pro!ada atra!s da mentira, porque a e8ist2ncia no conhece seres inferiores ou superiores. - A pessoa inocente renuncia luta e no est interessada em ser superior ou pro!ar que especial. - A inoc2ncia o desaparecimento de ,eu-. - As pessoas perdem-se em imita/es. 9m imitador no pode ser simples. - A inoc2ncia no tem qualquer ob&ecti!o. *e ti!er algum ob&ecti!o, nunca conseguir ser inocente. )er de ser esperto, matreiro e manipulador. - ?are com todas as imita/es. - A !ida d !oltas inesperadas, no adiantam prepara/es antecipadas. - A simplicidade um subproduto da inoc2ncia. 0o tente ser simples' A simplicidade no pode ser culti!ada. - O seu futuro a pro&eco do seu passado.

- 6i!a o momento, o Agora' - "eraclito+ ,. imposs(!el entrar duas !e$es no mesmo rio-. - 0o preciso ter muitas posses para se ser possessi!o. - 9ma pessoa simples aquela que no possessi!a, e nunca olha para tr s. - 6i!er momento a momento ser inocente. 13.% As qua"idades de uma pessoa madura - 9ma pessoa madura tem uma determinada presena mas no uma pessoa. - 9ma pessoa madura como uma criana simples e inocente. - A maturidade confere uma certa sensao de e8peri2ncia e de !elhice. - A maturidade no s# a e8peri2ncia acumulada ao longo da !ida. - A maturidade est relacionada com a !iagem interior. - 1uanto mais uma pessoa se aprofunda mais madura se torna. - 7aturidade outra designao poss(!el para reali$ao. - 0o Ocidente refere-se maturidade como a perda da inoc2ncia. - A maturidade confere !ulnerabilidade, sua!idade e simplicidade. 16. A Li#erdade 16.1 O ,omem o Bnico ser da 0erra que tem "i#erdade - Os animais e plantas no t2m liberdade de escolha. - 0o t2m qualquer possibilidade de transformao. - )odos os animais nascem para cumprir um determinado programa. - O homem no apenas li!re, o homem liberdade. - O homem quando nasce uma t bua rasa. - A liberdade o centro essencial do homem, a sua alma despida. - *em liberdade o homem um pedinte, fica perdido. - Aceitar o destino, o fatalismo, ingressar numa !ida de escra!ido. - O sannYas a aceitao da liberdade. - As pessoas t2m medo de ser li!res porque a liberdade um risco. - ?erante a e8ist2ncia, respons !el por quem e pelo que . - Ambos referem que o homem condicionado por foras e8teriores, ou pela "ist#ria ou por Deus. - 6oc2 total e incondicionalmente li!re. - 0o e!ite a sua responsabilidade e comece a criar o seu ser. - A criati!idade a !erdadeira orao, a %nica que permite participar com Deus. - 0o basta ser espectador, temos de ser participati!os para e8perimentar o mistrio de Deus. - As pessoas receiam a liberdade porque+ B. arriscado porque !oc2 o %nico respons !el. G. a liberdade pode ser mal utili$ada porque !oc2 pode optar erradamente. - A liberdade implica optar entre o certo e o errado.

- O perigo, que pro!oca o medo, resulta do facto de o caminho errado ser o mais f cil de tomar. - 3scolher o erro to f cil como descer um monte. - *e quiser desen!ol!er a sua consci2ncia ter de subir a montanha, at aos picos mais altos. - 1uanto mais alto se chega, maior o perigo de queda. - . muito mais f cil !aguear numa plan(cie sem o perigo das alturas. - A liberdade d oportunidade de descer abai8o do n(!el dos animais ou subir acima do n(!el dos an&os. - A liberdade uma escada+ uma ponta assenta no inferno e outra ponta no cu. - 0a !erdade a 0ature$a quem cumpre o destino dos animais, estes no precisam de fa$er nada. 0o t2m qualquer desafio. - *# o homem enfrenta o grande desafio. *o poucas as pessoas que resol!em arriscar. - A melhor forma de no arriscar acreditar que a liberdade no e8iste. - O mundo est num estado ca#tico porque as pessoas go$am da maior liberdade alguma !e$ go$ada em toda a hist#ria da humanidade. - Onde h liberdade h caos. - O homem no uma entidade, uma ponte entre o animal e Deus. 16.) A mente vu"gar atira sempre a responsa#i"idade para outra pessoa - 0o momento que atira as responsabilidades sobre algo para outra pessoa, perde a capacidade de fa$er algo. - ,*ou respons !el por mim mesmo. 0ingum respons !el por mim-. - Atisha+ ,Jondense toda a culpa numa s# entidade-. - *utra+ ,*inta-se grato com todas as pessoas-. *inta-se grato com tudo. 16.% O que ser "ivre de dese1os$ - 6i!er sem dese&os condu$ morte. O dese&o a energia da !ida. - *er li!re de dese&os o dese&o no ser obsessi!o. - 6oc2 no li!re quando o dese&o o persegue mesmo quando se quer li!rar dele. - Os dese&os dominam-no e !oc2 uma !(tima. - 9m no!o dese&o espreita a cada esquina, perante isto enlouquece. - Os dese&os pu8am-nos em ! rias direc/es, quebrando-nos em ! rios fragmentos. - 3 esses dese&os so contradit#rios, para alm de fragmentados. - A humildade uma pretenso do ego. - Os dese&os destroem a sua integridade e p/e fim sua condio de indi!(duo. - *er li!re de dese&os a total aus2ncia de dese&o. 3sta aco que o obriga a cortar completamente com a sua !ida. )odo e qualquer dese&o de!e ser eliminado.

- A opo certa ser totalmente li!re do dese&o, para que possa escolher entre ter ou no ter um dese&o. 16.3 O amor2pr=prio e a egomania - A diferena subtil. - A egomania le!a a uma triste$a crescente. - A egomania uma doena, o cancro da alma. - A egomania dei8a-o tenso e preocupado impedindo o rela8amento. - 0o amor-pr#prio no e8iste um ser, s# e8iste amor. - O amor-pr#prio le!a-o a sentir-se cada !e$ mais rela8ado. - O amor-pr#prio condu$ ao rela8amento. Amar outra pessoa pode criar tenso. - A outra pessoa um mundo parte. - *# quem desen!ol!e um amor-pr#prio profundo pode amar outras pessoas. - ?rimeiro o amor precisa de ocorrer dentro de si, para que depois se possa espalhar na direco de outras pessoas. - 6oc2 no pode partilhar algo que no tem. - O primeiro passo b sico do amor consiste em sentir amor-pr#prio. - O ,eu- e o ,teu- s# e8istem &untos. - O ,eu- pode e8istir em duas dimens/es+ o ,eu-isto- e o ,eu-tu-. - O ,eu isto- consiste em !oc2-a sua casa, !oc2-o seu carro, !oc2-o seu dinheiro. - 3ste ,eu-isto- praticamente um ob&ecto. 0o consciente, um eu adormecido. - 6oc2 transforma-se naquilo que ama. O amor alqu(mico. - 0o ame as coisas erradas porque !ai transformar-se nelas. - O ,eu-tu- cresce quando se ama outra pessoa. *e !oc2 ama uma pessoa, !oc2 transforma-se numa pessoa. - 0o amor-pr#prio no h espao para o ,isto- e para o ,tu-. O ,eu- desaparece. - O ,eu- a figura, e o ,isto- e o ,tu- o campo em que ele se desloca. - 1uando o ego desaparece, !oc2 passa a permitir que os outros se&am eles pr#prios, oferecendo-lhes total liberdade. - O ego uma priso, para si e para a sua !(tima. - 7as o ego pode engan -lo. . astuto e mo!e-se subtilmente+ pode disfarar-se de amor-pr#prio. - O ego bastante enganador e encontrou &ustifica/es e racioc(nios para o apoiar em todas as circunst;ncias. - O seu !erdadeiro ser transcendental, no ,eu- nem ,tu-. - 1uando todos os r#tulos so remo!idos, a %nica coisa que sobra o !erdadeiro eu, e o !erdadeiro ser tanto seu como dos outros. - 0o e8iste nenhum ,eu- nem ,tu-, e8iste algo, algum, alguma energia : sem limita/es e sem fronteiras. - De l !iemos e para a( !oltamosK para desaparecer.

Potrebbero piacerti anche