Sei sulla pagina 1di 30

OFICINA: ECONOMIA CRIATIVA

EconomiaCriativa

TrajetriaePerspectivas

Palestrante
Schirlei Mari Freder, Administradora, Fotgrafa amadora, mestranda
em Gesto Urbana (PUCPR), especialista em Gesto Social e Desenvolvimento Sustentvel (UP), membro do CRA/PR (Comisso de Sustentabilidade), membro da Ctedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovao Sustentveis (Eixo de Economia Criativa), idealizadora e fundadora da Rede de Economia Criativa do Paran (REDEC/PR). Palestrante, consultora e conteudista nas reas de responsabilidade social empresarial, gesto do terceiro setor, empreendedorismo criativo. Voluntria em organizaes da sociedade civil e em instncias de discusses e construo de polticas pblicas e defesa de direitos.

Contextualizao

Contextualizao
1994 Austrlia Surgem os primeiros registros acerca de um conceito e evoluiu a partir do que se denomina Economia da Cultura, aps a divulgao do relatrio Creative Nation, que apontou e reconheceu que os recursos culturais e artsticos do pas eram to importantes quanto as suas reservas minerais. 1997 o tema retorna na Inglaterra no governo de Tony Blair que adota poltica econmica competitiva atravs do fomento da Economia Criativa.

Contextualizao
2001 Um dos primeiros autores a escrever sobre o tema John Howkins que lanou The creative economy: How people make money from ideas. a economia gerada a partir da imaginao de indivduos que desenvolvem atividades ou produtos e exploram o valor econmico de suas ideias. Ele afirma ainda que este modelo de economia criativa sempre existiu, mas por ter a base no intangvel ficou s margens do sistema econmico tradicional, que preza por valorar os bens tangveis(HOWKINS, 2001).

Contextualizao
2002 Richard Florida A ascenso da Classe Criativa

...acriatividademultidimensionaleseapresentadediversasformas quesepotencializam.umerropensar,comomuitos,queelaselimita criaodeinventosespalhafatosos,novosprodutosounovasempresas. ...acriatividadegeneralizadaecontnua:estamossemprerevendoe aprimorandocadaproduto,cadaprocessoecadaatividadeimaginvel,e integrandoosdenovasmaneiras. ...acriatividadetecnolgicaeeconmicafomentadapelacriatividade culturaleinteragecomela.Essedilogoevidentenosurgimentodenovas reascomoacomputaogrfica,amsicadigitaleaanimao.

Contextualizao
2002 Richard Florida A ascenso da Classe Criativa

Tabela elaborada por Mario Procopiuck, professor no Programa de Ps Graduao em Gesto Urbana PUCPR.

Classe criativa 1. Centro Hipercriativo profisses ligadas computao, matemtica, arquitetura, engenharia, cincias biolgicas, naturais e sociais, educao, treinamento e biblioteconomia, artes, design, entretenimento, esportes e mdia; 2. Profissionais criativos profisses gerenciais, ligadas a negcios, operaes financeiras, direito, sade, vendas e gerenciamento de vendas de alto nvel. (RichardFlorida,2002)

Classe trabalhadora Profisses ligadas construo, extrao, manuteno, reparo, produo, transporte.

instalao,

Classe de servios Profisses ligadas sade, preparao de alimentos e servios ligados alimentao, assistncia pessoal, qualificao na rea de vendas e trabalhos afins, rea administrativa, servio social e comunitrio, segurana. Agricultura Profisses ligadas ao cultivo da terra, pesca e trabalho florestal. (RichardFlorida,2002)

Contextualizao
Nas sociedades de informao e economias do conhecimento, o principal fator na criao de riqueza no mais o de recursos naturais ou a capacidade de produo industrial, mas o conhecimento, em especial o conhecimento inovador realizado por um conjunto de profissionais criativos. Para seu desenvolvimento, cidades, regies ou pases devem adotar polticas para atrair esta classe criativa. 3Ts:atolerncia,otalentoeatecnologia. (RichardFlorida,2002)

Contextualizao
2004 So Paulo/SP sediou a XI Conferncia Ministerial da UNCTAD (Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e o Desenvolvimento). A conferncia destacou ser imprescindvel inserir o desenvolvimento do pas frente das negociaes comerciais (TORTORA). 2005 Salvador/BA sediou o Frum Internacional das Indstrias Criativas, criado por governos de cerca de 20 pases. Naquela ocasio definiuse pela instalao do CENTRO INTERNACIONAL DAS INDSTRIAS CRIATIVAS em Salvador. O Brasil elegeu o Projeto Monumenta, ligado ao Ministrio da Cultura, que envolve a preservao de 82 cidades tombadas pelo Patrimnio Histrico e que conta com o apoio financeiro do BID, como o Projeto que representa, no Brasil, as Indstrias Criativas.

Contextualizao
A partir de 2011 o tema ganha destaque atravs do Ministrio da Cultura que vem realizando pactos interministeriais para implementar esta poltica pblica e refora o papel da cultura como pilar para o desenvolvimento do Pas. Criao da Secretaria de Economia Criativa SEC, no MinC. Aes: Observatrios, Criativas Birs e Colquios.

Conceitos

Conceituao
Indstrias criativas so aquelas relacionadas a artes, cultura e entretenimento em geral (Caves, 2000). Economia criativa seria o potencial de gerar direitos de propriedade intelectual (moeda da economia criativa), expandindo sua abrangncia dos direitos autorais para desenhos industriais, marcas registradas e patentes (Howkins, 2001). A cultura volta para os debates acerca das indstrias criativas, referindose a produtos e servios culturais que envolvem criatividade em sua produo, englobam certo grau de propriedade intelectual e transmitem significado simblico (David Throsby, 2001).

Conceituao
Uma abordagem mais ampla da economia, cunhando uma definio que une cultura e tecnologias: a ideia de indstrias criativas busca descrever a convergncia conceitual e prtica das artes criativas (talento individual) com indstrias culturais (escala de massa), no contexto das novas tecnologias de mdia (TICs) em uma nova economia do conhecimento, para o uso dos novos consumidores cidados interativos (Hartley , 2005).

Conceituao
Lacuna: qualquer atividade artesanal ou de saber comunitrio no explorado industrialmente seria excluda da definio. ... uma abordagem holstica e multidisciplinar, lidando com a interface entre economia, cultura e tecnologia, centrada na predominncia de produtos e servios com contedo criativo, valor cultural e objetivos de mercado (Edna Duisenberg).

Conceituao
Indstrias culturais ou indstrias culturais e de comunicao como um conjunto de atividades econmicas tambm denominadas indstrias de contedos que conjugam funes mais ou menos industriais de concepo, de criao e de produo com funes industriais de produo em grande escala e de comercializao, utilizando suportes fsicos ou de comunicao (UNESCO).

Conceituao
O patrimnio intangvel desenvolvido a partir da economia criativa aponta para recursos abundantes que se multiplicam com o uso, tais como: criatividade, diversidade cultural, conhecimento, experincia, cuidado e valores humanos, estes aspectos podem trazer solues em potencial para contribuir nos planejamentos de polticas pblicas e o desenvolvimento sustentvel das naes (DEHEINZELIN, 2012)

Conceituao

A Economia Criativa contempla as dinmicas culturais, sociais e econmicas construdas a partir do ciclo de criao, produo, distribuio, circulao, difuso e consumo de bens e servios oriundos dos setores criativos, caracterizados pela prevalncia de sua dimenso simblica (MinC, SEC, 2012).

Conceituao
Indstria criativa representa um cluster de atividades que tm criatividade como um componente essencial, esto diretamente inseridas no processo industrial e sujeitas proteo de direitos autorais (UNCTAD, 2004).

Conceituao Tratase de um conceito emergente para lidar com a interface entre criatividade, cultura, economia e tecnologia em um mundo contemporneo dominado por imagens, sons, textos e smbolos(UNCTAD 2013).

EconomiaCriativa emNmeros

EconomiaCriativaemnmeros
A Economia Criativa gera cerca de US$ 8trilhes por ano no mundo representando de 8 a 10% do PIB mundial. No Brasil R$ 104 bilhes, ou 2,84% do PIB (IBGE 2010). 865.881 pessoas exercem ocupaes formais no ncleo dos segmentos criativos no Brasil, o que representa 1,96% dos empregos formais. Crescimento anual mdio 6%. Para cada emprego gerado no ncleo criativo, h um efeito multiplicador para os outros segmentos econmicos da cadeia produtiva onde ocorre a gerao de quatro empregos em atividades relacionadas (FIRJAN 2010).

Volumedenegcios
Exportaes mundiais de produtos criativos passaram de: $227,5bilhes(1996) $424,4bilhes(2005) $592,0bilhes(2008) Entre 2002 e 2008, bens e servios criativos, com crescimento anual mdio de 14%. (UNCTAD2010)

Remunerao por atividade no Brasil

Remunerao por estado brasileiro

Indstria Criativa - Msica

DesafiosBrasileiros

Desafios para o Brasil, que constam no relatrio do MinC:

1Desafio Levantamentodeinformaese dadosdaEconomiaCriativa 2Desafio Articulaoeestmuloaofomento deempreendimentoscriativos

Desafios para o Brasil, que constam no relatrio do MinC:


3Desafio Educaoparacompetncias Criativas 4Desafio Infraestruturadecriao,produo, distribuio/circulaoeconsumo/fruiode benseservioscriativos 5Desafio Criao/adequaodeMarcos Legaisparaossetorescriativos

Cases

Economia Criativa Artesanato gerao de renda design

andeva Trplice fronteira Brasil Paraguai - Argentina

andeva Itaipu

andeva Itaipu

andeva Itaipu

andeva Itaipu

andeva Itaipu

andeva Itaipu

andeva Itaipu

andeva Itaipu

andeva Itaipu

andeva Itaipu

Economia Criativa Turismo experincia - gastronomia

RegioUvaeVinho
26Municpiosassociadose13entidades (2011)

RegioUvaeVinho EconomiadeExperincia

RegioUvaeVinho EconomiadeExperincia

RegioUvaeVinho EconomiadeExperincia

RegioUvaeVinho EconomiadeExperincia

RegioUvaeVinho EconomiadeExperincia

TurismodeExperincia

TurismodeExperincia

TurismodeExperincia

TurismodeExperincia

TurismodeExperincia

TurismodeExperincia

Referncias
DEHEINZELIN,LALA. Desejvelmundonovo:vidasustentvel,diversaecriativaem 2042.SoPaulo,2012. FLORIDA,RICHARD. Aascensodaclassecriativa eseupapelnatransformaodo trabalho,dolazer,dacomunidadedocotidiano.PortoAlegre,2011. HOWKINS,JOHN. Thecreativeeconomy:howpeoplemakemoneyfromideias.Nova York,2001. LEITO,CLAUDIA.PlanejandoumBrasilCriativo.JornalBrasilEconmico.05/12/2011. 5712011. MORAES,JULIO LUCCHESI.RevisitandoaCriatividade:TendnciaseDebatesdaXVII ConfernciadeEconomiadaCultura.InformaesFipe FundaoInstitutode PesquisasEconmicas.Julho/2012.SoPaulo:3839p.2012. TORTORA,MANUELA.Dasidias ao:opapelcatalisadordaUNCTADnageraoda problemticadodesenvolvimento.EconomiaPolticaInternacional:Anlise estratgica,n.2.p.1720.2004.

Obrigada! Schirlei Freder crearegs@gmail.com

Potrebbero piacerti anche