Sei sulla pagina 1di 2

Resumo de aulas de Mquinas Eltricas ministradas no Cursos Tcnico em Eletroeletrnica e Eletricista de Manuteno.

tera-feira, 25 de junho de 2013

Aula 42 - Enrolamento Concntrico de Motores trifsicos


A maneira mais conveniente de associar vrios condutores de um enrolamento distribu-los em forma de bobinas e a distribuio deve ser feita de tal modo que formem grupos. As bobinas de cada grupo so ligadas entre si, apresentando cada grupo um incio e um fim, colocados uniformemente nas ranhuras do ncleo do estator para gerar o campo magntico. Os enrolamentos dos motores CA podem ter diversas formas e distribuies, dentre as quais destacamos o enrolamento concntrico O nome enrolamento concntrico (ou em cadeia) associado ao de uma corrente, devido a analogia que existe entre os grupos de bobinas (posio relativa entre eles) e os elos das correntes. No enrolamento concntrico o formato das suas bobinas normalmente oval e o enrolamento constitudo por grupos contendo duas, trs e at mais bobinas de tamanhos diferentes (com o mesmo centro de referncia). Cada ranhura pode conter um ou mais lados de bobinas e o nmero de espiras por bobina em um grupo pode variar em funo da distribuio nas ranhuras. Este tipo de enrolamento pode ser executado manualmente ou utilizando formas pr-moldadas ou ainda mquinas automticas para colocao do enrolamento. Exemplo: Rebobinagem de motor trifsico de 5 CV; 2 polos; 220/380 VAC; 14/8 A; Concntrico com ligao tipo Srie; 24 ranhuras; 2 grupos de bobinas por fase formando 4 bobinas por fase de 33 espiras cada bobina; passo do enrolamento: 1:10:12; comprimento do estator: 109 mm; dimetro interno do ncleo: 90 mm ; Fio para o enrolamento: n- 16 AWG ( pegue o valor da corrente em 380 V e divida por 7 - o resultado o n- do fio em mm, 8 / 7 = 1,14 mm, fio mais prximo 16 WAG = 1,3 mm ). Para a confeco, colocao e ligao das bobinas que formam o enrolamento devemos conhecer de antemo suas principais caractersticas: sendo que o Nmero de Bobinas determinado em funo do nmero de dentes do estator, nmero de plos e do tipo de enrolamento. 1 - O Passo Polar determinado pela distncia em dentes entre o incio de duas bobinas interligadas da mesma fase. O passo polar define a regio onde ser concentrado um plo magntico formado por esta bobina. 2 - O Passo da Bobina a distncia em dentes compreendida entre os dois lados da mesma bobina. Quando o passo de bobina for igual ao passo polar, este denominado de passo de bobina inteiro; caso seja menor que o passo polar denominado de passo de bobina fracionrio. No projeto dos motores eltricos o passo ideal determinado atravs de ensaios em laboratrios at se obter o melhor rendimento da mquina, no desprezando o custo de produo. Para calcular usamos as seguintes expresses: Enrolamento - eio imbricado Yb = Yp (2q 1) e para Enrolamento imbricado Yb = Yp (q 1). Os enrolamentos meio imbricado so geralmente projetados com bobinas de passo fracionrio (5/6 do passo polar) pois este tamanho alm de economizar material (cobre) reduz as harmnicas das f.e.m. induzidas nos enrolamentos, resultando em menores perdas por correntes parasitas e histerese.

3 - Nmero de Plos de um motor CA afeta diretamente sua velocidade, ou seja, de desejamos um motor com elevada rotao este dever apresentar o mnimo de plos magnticos. A maneira pela qual os grupos de bobinas so interligados tambm influi na formao dos plos. A equao a seguir nos fornece a relao entre as grandezas freqncia da rede de alimentao, nmero de plos e velocidade do motor, onde: P = nmero de plos; f = freqncia das correntes que alimentam o enrolamento (Hz) e n = velocidade sncrona (rpm).

4 - Nmero de Bobinas por Plo e Fase o nmero de bobinas que participa da formao de cada plo, conforme o tipo de enrolamento. Para o enrolamento meio imbricado e enrolamento imbricado temos o clculo a seguir. Se a interligao dos grupos de bobinas resultar em plos consequentes, o nmero de bobinas por plo/fase dobra de valor (observe se todos os grupos possuem o mesmo nmero de bobinas).

5 - Passo de Fase - Para o funcionamento perfeito do campo girante deve haver uma simetria da defasagem eltrica das fases (120 o eltricos), com a defasagem mecnica dos 3 enrolamentos. O incio de cada enrolamento deve apresentar uma defasagem de 120 o geomtricos. Isto conseguido dividindo o total de dentes do estator por 3.

6 - Ligaes - Os motores trifsicos podem apresentar desde 3 at 12 terminais, conforme as tenses de trabalho definidas pelo fabricante, sempre permitindo a inverso de rotao. A identificao dos terminais no motor trifsico pode ser feita atravs de nmeros ou letras com a seguinte equivalncia: 1=U; 2=V; 3=W ; 4=X; 5=Y e 6=Z.

Potrebbero piacerti anche