Sei sulla pagina 1di 11

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RESOLUO No 1010/05

As perguntas abaixo foram compiladas aps a srie de treinamentos sobre a Resoluo n 1.010, de 2005, ministrados pelo Confea aos Creas durante o primeiro semestre de 2007. As respostas foram elaboradas pelo consultor do Confea Prof. Ruy Vieira, que ministrou o treinamento e acompanhou a elaborao da resoluo desde o seu incio, com a colaborao do Prof. Marcius Giorgetti.

1. O que concepo matricial?

2. O que interdisciplinaridade?

3. Quais so as profisses inseridas no sistema? 4. Quais so essas outras profisses inseridas no sistema? 5. E a Engenharia de Segurana do Trabalho?

6. A Resoluo 1.010/05 se aplica s aos Agrnomos, ou tambm aos Engenheiros Agrnomos?

A denominao concepo matricial, inerente estrutura estabelecida para a Resoluo 1.010/05, advm do fato de as atribuies profissionais passarem a ser concedidas correlacionando-se as competncias (linhas) com as atividades (colunas). A denominao interdisciplinaridade, inerente estrutura estabelecida para a Resoluo 1.010/05, advm do fato de as atribuies profissionais passarem a ser concedidas sem barreiras entre as modalidades da categoria Engenharia, e entre os mbitos da categoria Agronomia. As profisses inseridas no sistema por fora da Lei 5194/66 so: Engenharia, Arquitetura, e Agronomia. Outras profisses foram inseridas aps 1966 por fora de outros atos legislativos. A Geologia foi inserida no sistema pela Lei 4.076/62. A Geografia foi inserida no sistema pela Lei 6.664/79. A Meteorologia foi inserida no sistema pela Lei 6.835/80. Foram tambm inseridos os tcnicos industriais e agrcolas pela Lei 5.524/68. A Engenharia de Segurana do Trabalho em princpio enquadra-se na profisso de Engenharia. Ela foi introduzida no sistema, como especializao, pela Lei 7.410/85, com a peculiaridade de estender-se a Engenheiros, Arquitetos e Agrnomos. A Resoluo 1.010/05 no faz distino entre Agrnomos e Engenheiros Agrnomos, aplicando-se a ambos, porque na Lei 5.194/66 a profisso chamada de Agronomia e o profissional chamado de Engenheiro Agrnomo, e ainda mais, as diretrizes curriculares estabelecidas para esta profisso tratam indistintamente dos cursos de Agronomia e de Engenharia Agronmica.

7. A Resoluo 1.010/05 se aplica s aos Arquitetos, ou tambm aos Arquitetos-eUrbanistas?

A Resoluo se aplica a ambos. A denominao dada ao profissional pela Lei 5.194/66 Arquiteto. A denominao Arquiteto-e-Urbanista decorre de uma deciso judicial, e as diretrizes curriculares estabelecidas para este profissional tambm tratam do curso de Arquitetura e Urbanismo. 8. A Resoluo 1.010/05 se No, porque no est regulamentada por lei a aplica aos profissionais que profisso de Urbanista. tm sido formados como Urbanistas? 9. A Resoluo 1.010/05 Sim, porque o Decreto lei 8.620/46 regulamentou a aplica-se aos Tecnlogos? profisso de tcnicos de grau superior ... especializados em ramos ou atividades de engenharia ou de arquitetura ... julgados capazes pelos referidos Conselhos. J na Resoluo 218/73, o artigo 23 dava competncias ao tcnico de nvel superior ou tecnlogo. 10. H diferena entre O artigo 7o da Lei 5.194/66 trata indistintamente das atividade e atribuio? atividades e atribuies profissionais. A Resoluo 1.010/05, em seu artigo 2o, adotou definies distintas para atribuio e para atividade, para efeito da fiscalizao do exerccio profissional, em conformidade com a alnea f) do artigo 27 da Lei 5.197/66. 11. H diferena entre ttulo A Resoluo 1.010/05, em face de manifestaes do acadmico e ttulo Conselho Nacional de Educao, coerentes com a profissional? legislao educacional, faz diferena entre ttulo acadmico e ttulo profissional. 12. Os diplomas expedidos por No. So vlidos para registro profissional somente qualquer instituio de diplomas de cursos regulares ministrados por ensino so vlidos para o instituies de ensino devidamente credenciadas em registro no Crea? conformidade com a legislao educacional. 13. O que um curso regular? Curso regular definido no artigo 2o da Resoluo 1.010/05, inciso X, como curso tcnico ou de graduao reconhecido, de ps-graduao senso estrito credenciado, ou de ps-graduao senso lato considerado vlido em consonncia com as disposies legais que disciplinam o sistema educacional. 14. Qual a diferena entre As definies de campo de atuao profissional e competncia profissional e competncia profissional so dadas no artigo 2o da campo de atuao Resoluo 1.010/05, incisos V e VII, respectivamente. profissional? A competncia profissional exerce-se dentro de setores ou tpicos especficos dos campos de atuao profissional (caracterizados de maneira ampla no Anexo II), sendo esses setores ou tpicos decorrentes da formao especfica do profissional

15. A tica corresponde a uma das atitudes necessrias para o exerccio profissional? 16. Que categorias inseridas no sistema apresentam modalidades profissionais?

17. Qual a diferena entre categoria e grupo profissional? 18. Qual a diferena entre reconhecimento e credenciamento de cursos regulares? 19. O que o cadastramento institucional no sistema profissional? 20. Qual a diferena entre registro e cadastramento das instituies de ensino no sistema?

egresso da instituio de ensino. Sim, da mesma maneira como outras atitudes, tais como posturas relacionadas com o respeito ao meio ambiente e segurana do trabalhador, e a sensibilidade relativa a aspectos sociais e sustentabilidade. Somente a categoria Engenharia admite subdivises denominadas modalidades, em conformidade com a alnea a) do artigo 29 da Lei 5.194/66. A categoria Agronomia contempla subdivises, que foram denominadas mbitos na Resoluo 1.010/05. A categoria Arquitetura e Urbanismo no possui subdivises. No h diferena entre categoria e grupo profissional na Resoluo 1.010/05. A Lei 5.194/66 trata indistintamente de categoria e grupo profissional, como se pode ver em seu artigo 29, alnea a), comprado com seu artigo 41. O reconhecimento aplica-se a cursos superiores de graduao e a cursos tcnicos. O credenciamento aplica-se aos cursos de ps-graduao senso estrito. O cadastramento institucional a inscrio da instituio de ensino e seus cursos regulares oferecidos no mbito do sistema Confea-Crea, nos assentamentos do Crea em cuja circunscrio encontra-se a sua sede. O registro das instituies de ensino efetuado para efeito da sua representao nos Creas, em conformidade com a alnea p) do artigo 34 da Lei 5.194/66. O cadastramento das instituies de ensino e seus cursos efetuado com a finalidade de proporcionar ao Crea informaes indispensveis para a concesso de atribuies aos seus egressos, em conformidade com os artigos 2o, 3o, 4o e 5o do Anexo III da Resoluo 1.010/05. Os diplomas de cursos de graduao regulares, emitidos por instituies de ensino credenciadas, do ao diplomado acesso ao registro profissional e s respectivas atribuies profissionais iniciais. Diplomas de cursos de ps graduao no senso estrito devidamente credenciados permitiro extenses de atribuio aos profissionais j registrados no Sistema. Certificados de concluso de cursos de psgraduao no senso lato tambm permitiro extenses de atribuio aos profissionais j registrados no

21. Qual a diferena entre diploma e certificado, para efeito da concesso de atribuies?

sistema, desde que emitidos por instituies credenciadas e correspondam a cursos que obedeam as disposies legais estabelecidas para o sistema educacional. 22. Quais so os tipos de A Resoluo 1.010/05 considera os tipos de cursos de cursos de graduao graduao superior plena e de graduao superior superior abrangidos na tecnolgica. A graduao plena abrange cursos de Resoluo 1.010/05? Engenharia em suas diversas modalidades, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia em seus diversos mbitos, Geologia, Geografia e Meteorologia. 23. Qual a diferena entre A Resoluo 1.010/05 adota o termo especializado profissional especializado para o tcnico ou tecnlogo portador de certificado de e especialista? curso de especializao obtido em conformidade com as disposies do Decreto 5.154/04. O termo especialista utilizado para os profissionais portadores de certificado de curso de formao profissional ps-graduada no senso lato. 24. Qual a diferena entre Para efeito de concesso de atribuies profissionais, Gelogo e Engenheiro no h diferena entre ambos. Gelogo? 25. Que ttulos profissionais Independentemente da denominao do curso ou do sero concedidos aos ttulo acadmico correspondente, os ttulos profissionais formados profissionais a serem concedidos aos egressos das pelas Escolas Militares, no Escolas Militares dever ser o equivalente constante mbito das profisses da Tabela de Ttulos da Resoluo 473/02. inseridas no sistema? 26. Quais so os tipos de ps- So a ps-graduao no senso estrito, que leva ao graduao abrangidos na mestrado e doutorado, e a ps-graduao no senso Resoluo 1.010/05? lato, que leva especializao. 27. Quais so os nveis da So os nveis de mestrado e de doutorado. ps-graduao senso estrito? 28. Todos os cursos de psNo. So considerados cursos regulares somente os que obedecem as disposies legais que disciplinam graduao senso lato oferecidos pelas esse tipo de curso (Resoluo CNE/CES n 1 de 3 de instituies de ensino abril de 2.001, do Conselho Nacional de Educao), podem ser considerados dentre as quais, por exemplo, mnimo de horas-aula, titulao e qualificao dos docentes, e exigncia de cursos regulares? mnimo de freqncia. 29. O que necessrio para necessrio que a instituio que o oferece seja que os egressos de cursos credenciada, que o curso seja regular, e que ambos de ps-graduao senso estejam cadastrados no Sistema Confea/Crea para lato possam ter extenso possibilitar a apreciao das atribuies que sero de atribuies? concedidas. 30. Um Agrnomo, ou Sim, em conformidade com a Lei 7410/85 e com o Engenheiro Agrnomo, artigo 4, inciso VI, da Resoluo 1.010/05.

portador de certificado de especializao em Engenharia de Segurana do Trabalho, pode receber extenso de atribuies? 31. Um Arquiteto, ou Arquiteto e Urbanista, portador de certificado de especializao em Engenharia de Segurana do Trabalho, pode receber extenso de atribuies? 32. Um tecnlogo, portador de certificado de curso em Engenharia de Segurana do Trabalho, pode receber extenso de atribuies? 33. Um administrador ou economista, portador de certificado de curso em Engenharia de Segurana do Trabalho, pode receber extenso de atribuies? 34. Que ttulo profissional receber o portador de diploma de curso regular de Engenharia Biomdica, ou de Engenharia Fsica, por exemplo?

Sim, em conformidade com a Lei 7410/85 e com o artigo 4, inciso VI, da Resoluo 1.010/05.

No, porque o curso de Engenharia de Segurana do Trabalho extensivo apenas a Engenheiros, Arquitetos-e-Urbanistas e Engenheiros Agrnomos, em conformidade com a Lei 7410/85. No, porque a extenso de atribuies considerada s poder ser concedida a profissionais que j estejam registrados no Sistema Confea/Crea e que, portanto, j tm atribuies iniciais. No h como conceder extenso de atribuies a quem no tenha atribuies iniciais. Em conformidade com o artigo 7o, 2o, da Resoluo 1.010/05, a atribuio de ttulo decorre rigorosamente da anlise do perfil profissional do diplomado, de seu currculo integralizado e do projeto pedaggico do curso regular, em consonncia com as respectivas diretrizes curriculares nacionais. Nos casos em questo, no havendo correspondncia biunvoca entre os ttulos acadmicos e os respectivos ttulos profissionais, dever ser atribudo o ttulo mais condizente com o perfil de formao do egresso. Entretanto, como a Tabela de Ttulos da Resoluo 437/02 deve ser revista periodicamente, existe a possibilidade de serem nela includas as denominaes citadas. As atribuies para o desempenho de atividades no mbito da Resoluo 218/73 abrangem os tpicos de 1 a 18 para os profissionais plenos; 9 a 18, para os tecnlogos; e 14 a 18, ou 7 a 12, para os tcnicos, independentemente de qualquer anlise referente formao desses profissionais. No mbito da Resoluo 1.010/05, todas as 18 atribuies podem ser concedidas a qualquer profissional, mas sempre em funo de anlise especfica referente sua

35. Qual a diferena entre atribuies para o desempenho de atividades no mbito da Resoluo 218/73 e da Resoluo 1.010/05?

36. Deve ser sempre fracionada a atribuio das 18 atividades constantes do Anexo I da Resoluo 1.010/05? 37. Todas as 18 atividades podero tambm ser atribudas aos tcnicos e aos tecnlogos? 38. A atribuio para o desempenho das atividades 1, 2 e 3 exige que disciplinas de administrao e economia tenham sido cursadas?

formao. O fracionamento das atividades a serem atribudas depender sempre da anlise especfica da formao do profissional. Podero deixar de ser atribudas uma ou mais atividades, in totum, ou parcialmente. Sim, em funo da anlise especfica referente sua formao.

Em princpio, sim. Entretanto, os contedos de administrao e economia necessrios para o desempenho daquelas atividades podero estar contidos em outras disciplinas com denominaes distintas. No h, portanto, necessidade de correspondncia biunvoca entre denominaes de disciplinas e denominaes de atividades. 39. As atribuies previstas na Em princpio no, mas se algum conflito vier a existir, Resoluo 1.010/05 so obviamente prevalecero sempre as disposies conflitantes com as estabelecidas nas respectivas legislaes especficas, atribuies discriminadas conforme alis dispe o 2o do artigo 11 da Resoluo nas legislaes especficas 1.010/05. dos Gelogos, dos Gegrafos, dos Meteorologistas e dos Tcnicos Agrcolas e Industriais? 40. As atribuies previstas na Em princpio no, mas se algum conflito vier a existir, Resoluo 1.010/05 so obviamente prevalecero as disposies estabelecidas conflitantes com as nas respectivas legislaes especficas, conforme alis atribuies discriminadas dispe o 2o do artigo 11 da Resoluo 1.010/05. nas legislaes especficas dos Engenheiros de Segurana do Trabalho? 41. Existem tpicos comuns Sim. Por exemplo, tpicos relacionados com em campos de atuao informtica e meio ambiente so comuns a profissional de categorias praticamente todos os campos de atuao profissional distintas? das trs categorias. Existem tambm tpicos comuns a duas categorias distintas como, por exemplo, edificaes, instalaes, e planejamento urbano, em modalidades da Engenharia e na categoria Arquitetura. Da mesma maneira, entre as categorias de Agronomia e Arquitetura-e-Urbanismo, no caso do paisagismo; e entre as categorias de Agronomia e Engenharia, nos casos de construes, estradas, eletrificao e mecanizao. A existncia desses tpicos comuns

42. Podem ser concedidas atribuies iniciais, ou extenses, cobrindo tpicos de setores pertencentes a campos de atuao de diferentes modalidades da categoria Engenharia? 43. Podem ser concedidas atribuies iniciais, ou extenses, cobrindo tpicos de setores pertencentes a campos de atuao de diferentes mbitos da categoria Agronomia? 44. Por que no esto explicitados no Anexo II da Resoluo 1.010/05 os campos de atuao profissional da Engenharia Sanitria, Engenharia Ambiental, e outros correspondentes aos profissionais discriminados na Tabela de Ttulos anexa Resoluo 473/02?

permite, at certo ponto, romper as barreiras estabelecidas pelo artigo 9o da Resoluo 1.010/05 (que limita a extenso de atribuies iniciais mesma categoria). Sim, porque a concepo da Resoluo 1.010/05, diferentemente da Resoluo 218/73, elimina barreiras entre modalidades.

Sim, porque a concepo da Resoluo 1.010/05, no estabelece barreiras entre mbitos da categoria Agronomia.

45. Quais so os critrios para que a sistematizao dos campos de atuao profissional constantes do Anexo II da Resoluo 1.010/05 seja revista periodicamente? 46. Quando foram estabelecidos pelo Confea os critrios para a

O anexo II explicita campos de atuao profissional da categoria Engenharia, por modalidades. Por exemplo, na Modalidade Civil, alm da Engenharia Civil, esto compreendidas a Engenharia Sanitria e a Engenharia Ambiental. Na Modalidade Eltrica, alm da Engenharia Eltrica, esto compreendidas a Engenharia de Controle e Automao, a Engenharia de Computao e a Engenharia de Comunicao-eTelecomunicaes. Na Modalidade Industrial, esto compreendidas a Engenharia Mecnica, a Engenharia Metalrgica, a Engenharia Naval-e-Ocenica, a Engenharia Aeronutica-e-Espacial, a Engenharia Mecatrnica e a Engenharia de Produo. Na Modalidade Qumica, alm da Engenharia Qumica esto compreendidas a Engenharia de Materiais, a Engenharia de Alimentos e a Engenharia Txtil. So os critrios estabelecidos no 1o do artigo11 da Resoluo 1.010/05: deciso favorvel das cmaras especializadas proponentes e do plenrio do Crea, que deve encaminhar proposta para a devida aprovao pelo plenrio do Confea, com voto favorvel de no mnimo dois teros to total de seus membros. Por ocasio da aprovao da Resoluo 1.016, em 25 de agosto de 2006, a qual, em seu artigo 3o, incluiu o Anexo III na Resoluo 1.010/05, definindo esses

padronizao dos procedimentos necessrios operacionalizao da Resoluo 1.010/05? 47. As instituies de ensino formadoras de profissionais no mbito do sistema Confea-Crea devem obrigatoriamente cadastrarse no sistema? 48. Qual a finalidade do cadastramento da instituio de ensino e de seus cursos no sistema Confea-Crea? 49. Os formulrios A e B do Anexo III da Resoluo 1.010/05 devem ser preenchidos pela instituio de ensino interessada ou pelo Crea? 50. Porque os cursos de extenso ou de atualizao no devem ser cadastrados no sistema Confea-Crea? 51. Os cursos seqenciais devem ser cadastrados no sistema Confea/Crea? 52. Como so caracterizadas as atividades acadmicas dos cursos?

critrios.

Sim, em virtude do que dispem os artigos 10 e 11 da Lei 5.194/66, ressaltados no artigo 2o do Anexo III da Resoluo 1.010/05. Sem o cadastramento dos cursos ser inexeqvel a concesso de atribuies aos egressos dos cursos da instituio dentro dos critrios da Resoluo 1.010/05. A finalidade do cadastramento institucional, conforme o 1o do artigo 2o do Anexo III da Resoluo 1.010/05, proporcionar ao Crea informaes indispensveis ao processo de registro profissional dos egressos dos cursos regulares oferecidos pela instituio de ensino. Os formulrios A e B devem ser preenchidos pela instituio de ensino, que para isso poder solicitar o assessoramento do Crea. Os formulrios, devidamente preenchidos, devero ento ser apreciados pelas cmaras especializadas do Crea para aprovao pelo plenrio do Crea e encaminhamento ao Confea para conhecimento e anotao no Sistema de Informaes Confea/Crea - SIC. Porque eles no so cursos regulares.

A Resoluo 1.010/05 no levou em considerao os cursos seqenciais.

As atividades acadmicas so complementares s disciplinas e integram o projeto pedaggico do curso, por exemplo sob a forma de visitas tcnicas, excurses de campo, extenso, estgios, atelis, projetos interdisciplinares, iniciao cientfica e tecnolgica, etc. 53. Com que periodicidade A instituio deve atualizar seu cadastro sempre que deve ser atualizado o ocorram alteraes nas informaes previamente cadastro da instituio? prestadas. 54. Com que periodicidade A instituio deve atualizar o cadastro de cada curso deve ser atualizado o sempre que ocorram alteraes nas informaes cadastro individual de cada previamente prestadas. curso? 55. Como ser efetivado o O cadastramento institucional (da instituio e de seus cadastramento da cursos) ser efetivado aps sua aprovao pelas instituio e de seus cursos cmaras especializadas competentes e pelo plenrio

do Crea para seu encaminhamento ao Confea para conhecimento e anotao no Sistema de Informaes Confea/Crea SIC. 56. O que se entende por Entende-se como o perfil resultante das disciplinas e perfil de formao padro atividades indicadas como obrigatrias no projeto dos egressos de cada pedaggico do curso. curso cadastrado? 57. Onde ficaro disponveis os Ficaro disponveis no Sistema de Informaes dados cadastrais de todas Confea/Crea - SIC. as instituies e cursos para serem utilizados pelos Creas? 58. Quais so as cmaras Normalmente, a cmara que cobre o respectivo campo especializadas de atuao profissional. Nos casos de formao competentes para a interdisciplinar, so as cmaras especializadas que atribuio de ttulos, cobrem os campos de atuao profissional das atividades e competncias modalidades (ou categorias) abrangidas. Em ambos os profissionais para os casos, so abrangidos todos os diferentes nveis de egressos de cursos de cursos. diferentes nveis? 59. Quais so as cmaras Nos casos de formao interdisciplinar, so as especializadas cmaras especializadas que cobrem os campos de competentes para a atuao profissional das modalidades (ou categorias) atribuio de ttulos, abrangidas. atividades e competncias profissionais para os egressos de cursos que cobrem campos de atuao profissional de diferentes modalidades ou mbitos? 60. Qual ser o procedimento O Crea em que est sendo solicitado o registro no caso de um profissional utilizar os dados constantes do Sistema de diplomado numa instituio Informaes Confea/Crea SIC, para a concesso de ensino cadastrada na das atribuies padro. A fonte dessas informaes jurisdio de um ter sido o cadastro institucional efetuado no Crea em determinado Crea solicitar cuja jurisdio localiza-se a instituio de ensino. seu registro em outro Crea? 61. Qual ser o procedimento O Crea em que est sendo solicitada a extenso de no caso de um profissional atribuies utilizar os dados constantes do Sistema diplomado numa instituio de Informaes Confea/Crea SIC. A fonte dessas de ensino cadastrada na informaes ter sido o cadastro institucional efetuado jurisdio de um no Crea em cuja jurisdio localiza-se a instituio de determinado Crea solicitar ensino. extenso de atribuies em outro Crea?

no sistema Confea/Crea?

62. Quando podem ser solicitadas extenses de atribuio por profissionais j registrados no Crea?

To logo tenham sido obtidos pelo interessado os diplomas ou os certificados dos cursos realizados aps o seu registro. Para a concesso dessas atribuies os referidos cursos devero estar devidamente cadastrados no sistema. 63. obrigatria a coincidncia No, em virtude das manifestaes do Conselho entre o ttulo profissional a Nacional de Educao sobre o assunto. ser atribudo e o ttulo acadmico concedido no diploma expedido pela instituio de ensino? 64. Qual a padronizao a Deve ser adotada a padronizao constante da Tabela ser adotada para a de Ttulos da Resoluo 473/02. atribuio de ttulo profissional? 65. Qual a padronizao a Deve ser adotada a padronizao constante do Anexo I da Resoluo 1.010/05. ser adotada para a atribuio de atividades profissionais? 66. Qual a padronizao a Deve ser adotada a padronizao constante do Anexo ser adotada para a II da Resoluo 1.010/05. atribuio de competncias profissionais? 67. Qual a finalidade da A finalidade da anlise a atribuio inicial de ttulo profissional, atividades e competncias para o anlise do perfil de formao do egresso pelos egresso, de forma coerente, em consonncia com o Creas? disposto no 2o do artigo 8o da Resoluo 1.010/05. 68. Qual a finalidade da A finalidade da CEAP auxiliar as cmaras instituio de uma especializadas na instruo de processos de registro Comisso de Educao e profissional e de cadastramento institucional. Atribuio Profissional CEAP nos Creas? 69. Qual a composio da A CEAP deve ser composta por um conselheiro regional de cada uma das categorias, modalidades ou CEAP? campo de atuao profissional com representao no Crea. O papel do assessor ad hoc suprir a necessidade de 70. Qual o papel desempenhado por conhecimentos essenciais anlise de processos de assessores ad hoc, ou registro profissional ou de cadastramento institucional, especialistas na CEAP? conforme estabelecido no artigo 17 do Anexo III da Resoluo 1.010/05. 71. Qual o interA CEAP manifesta-se sobre assunto de sua relacionamento entre a competncia mediante relatrio fundamentado a ser CEAP e as cmaras encaminhado s cmaras especializadas especializadas? correspondentes, conforme estabelecido no artigo 19 do Anexo III da Resoluo 1.010/05.

72. Qual a qualificao profissional exigida do profissional responsvel pelo relatrio fundamentado da CEAP a ser apresentado s cmaras especializadas correspondentes? 73. Qual o cronograma para a entrada em vigor dos critrios e procedimentos para a atribuio de ttulos, atividades e competncias em conformidade com a resoluo 1010?

exigida reconhecida capacidade, ou a devida indicao por entidade de classe regional ou nacional, e registro profissional no Sistema Confea/Crea.

1) Ao profissional j diplomado e registrado: Ser permitida a extenso de suas atribuies conforme o estabelecido nesta Resoluo. 2) Ao diplomado ainda no registrado: Sero concedidas as atribuies conforme os critrios em vigor antes da vigncia da Resoluo 1.010, sendo-lhe permitida a extenso dessas atribuies em conformidade com o estabelecido, desta Resoluo. 3) Ao aluno matriculado em curso regular anteriormente entrada em vigor da Resoluo n 1.010: permitida a opo entre a resoluo vigente antes de 1 de julho de 2007 e a 1.010.

4) Ao aluno matriculado em curso regular posteriormente entrada em vigor da Resoluo n 1.010: Ser obrigatria a aplicao da Resoluo n 1.010 para a concesso das atribuies ao egresso. 74. No cadastramento para a Apesar de as diretrizes curriculares no fixarem concesso das atribuies valores para as cargas horrias dos diferentes tpicos padro, como devem ser nelas constantes, a anlise efetuada para a concesso levadas em conta as de atribuies dever levar em conta a coerncia entre cargas horrias das as cargas horrias das disciplinas e atividades do disciplinas e atividades? currculo efetivamente cursado e as atribuies decorrentes. 75. Os currculos mnimos Sim. At mesmo antes de terem sido aprovadas as foram abolidos com as primeiras diretrizes pelo CNE, j haviam sido abolidos resolues do CNE que os currculos mnimos quando da promulgao da Lei estabeleceram as diretrizes 9.131/95, em 24 de novembro de 1995. curriculares?

Potrebbero piacerti anche