Sei sulla pagina 1di 9

ALIENAO: REFLEXES SOBRE SUA INFLUNCIA NA ATIVIDADE DOCENTE

Adriano Maciel de Souza Andr Siviero Fbio Luiz Tognin Lilian Luzia Tiezzi dos Santos Nascimento Luci Ramos Lisboa Zioli Maria Elisa Gonalves Moreira Gouveia Vivian Cristiane Teixeira*

O desenvolvimento real de indivduos, num contexto onde cada barreira abolida, conscientiza-os de que no h limites sagrados. Karl Marx

RESUMO: Neste artigo fazemos, primeiramente, um breve estudo sobre o conceito de alienao: de Feuerbach a Marx. Sob a tica marxista, abordamos a alienao como um fenmeno social e histrico e, finalmente, fazemos algumas reflexes sobre as implicaes da alienao na atividade docente.

Palavras-chave: Alienao. Atividade. Conscincia. Leontiev. Marxismo.

Alunos do terceiro semestre de Pedagogia das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira SCELISUL. Trabalho orientado pela professora Ms. Flvia da Silva Ferreira Asbahr, na disciplina Psicologia da Educao III.

Introduo

No podemos falar de alienao sem nos reportarmos a Feuerbach, filsofo alemo que, alm de Hegel, influenciou o pensamento de Marx. A partir da idia de alienao colocada por Feuerbach, desenvolvemos o significado de alienao para Marx. Analisamos o trabalho como atividade especificamente humana e seus fatores de alienao. A partir da, baseados no materialismo histrico e dialtico abordamos a alienao como um fenmeno scio-histrico e finalmente fazemos uma breve anlise e algumas reflexes sobre a influncia da alienao, principalmente econmica, na atividade docente.

1. A alienao

A Essncia do Cristianismo, livro escrito por Feuerbach e publicado em 1841 - em meio ao processo de decomposio da escola hegeliana - segundo Engels (2005), restaura o materialismo ao seu lugar de destaque,
De repente, essa obra pulverizou a contradio criada ao restaurar o materialismo em seu trono. A natureza existe independentemente de toda filosofia, ela constitui a base sobre a qual os homens cresceram e se desenvolveram, como produtos da natureza que so; nada existe fora da natureza e dos homens; e os entes superiores, criados por nossa imaginao religiosa, nada mais so que outros tantos reflexos fantsticos de nossa prpria essncia.

Neste livro, segundo Chau (2000, p. 168), Feuerbach, ao investigar o modo como os homens buscam explicar a origem e finalidade do mundo, conclui que:
(...) os humanos projetam fora de si um ser superior dotado das qualidades que julgam as melhores: inteligncia, vontade livre, bondade, justia, beleza, mas as fazem existir nesse ser superior como superlativas, isto , ele onisciente e onipotente, sabe tudo, faz tudo, pode tudo. Pouco a pouco, os humanos se esquecem de que foram os criadores desse ser e passam a acreditar no inverso, ou seja, que esse ser foi quem os criou e os governa. Passam a ador-lo, prestar-lhe culto, tem-lo. No se reconhecem nesse Outro que criaram. Em latim, outro se

diz alienus. Os homens se alienam e Feuerbach designou esse fato com o nome de alienao.

Marx ir alm da concepo religiosa de alienao colocada por Feuerbach e apontar que a alienao religiosa no a forma fundamental de alienao, mas apenas um efeito de uma outra alienao real, que a alienao do trabalho, isto , a alienao econmica.

Trabalho e alienao

Em seu primeiro manuscrito econmico e filosfico, em que trata do trabalho alienado, Marx (2005) questiona sobre o que constitui a alienao do trabalho,

O que constitui a alienao do trabalho? Primeiramente ser o trabalho algo externo ao trabalhador, no fazer parte de sua natureza e, por conseguinte ele no se realizar em seu trabalho, mas negar a si mesmo, ter um sentimento de sofrimento em vez de bem-estar, no desenvolver livremente suas energias mentais e fsicas, mas ficar fisicamente exausto e mentalmente deprimido.(...) Ele no a satisfao de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades. Seu carter alienado claramente atestado pelo fato de que, logo que no haja compulso fsica ou outra qualquer, ser evitado como uma praga. O trabalho exteriorizado, trabalho em que o homem se aliena a si mesmo, um trabalho de sacrifcio prprio, de mortificao. Por fim, o carter exteriorizado do trabalho para o trabalhador demonstrado por no ser o trabalho dele mesmo, mas trabalho para outrem, por no trabalho ele no pertencer a si mesmo, mas sim a outra pessoa.

Marx (2005) expe que a natureza e o homem (sua vida fsica e mental), so interdependentes - o homem um ente-espcie - e atenta para o fato de que, como o trabalho alienado transforma a atividade livre e dirigida do indivduo, tambm transforma a vida do homem como espcie, portanto, o trabalho alienado 1. Aliena a natureza do homem. 2. Aliena o homem de si mesmo, de sua prpria funo ativa, de sua atividade vital, assim tambm o aliena de sua espcie.

Dessa forma, o trabalho alienado transforma a vida da espcie em vida individual, alienando o homem de sua prpria espcie.

Pois, trabalho, atividade vital, vida produtiva, agora aparecem ao homem apenas como meios para a satisfao de uma necessidade, a de manter sua existncia fsica. A vida produtiva, contudo, a vida da espcie. vida criando vida. No tipo de atividade vital, reside todo o carter de uma espcie, seu carter como espcie; e a atividade livre, consciente, o carter como espcie dos seres humanos. A prpria vida assemelha-se somente a um meio de vida. O animal identifica-se com sua atividade vital. Ele no distingue a atividade de si mesmo. Ele sua atividade. O homem, porm, faz de sua atividade vital um objeto de sua vontade e conscincia. Ele tem uma atividade vital consciente. Ela no uma prescrio com a qual ele esteja plenamente identificado. A atividade vital consciente distingue o homem da atividade vital dos animais: s por esta razo ele um ente-espcie. Ou antes, apenas um ser autoconsciente, isto , sua prpria vida um objeto para ele, porque ele um ente espcie. S por isso, a sua atividade atividade livre. O trabalho alienado inverte a relao, pois o homem, sendo um ser autoconsciente, faz de sua atividade vital, de seu ser, unicamente um meio para sua existncia. (Marx, 2005)

Segundo Pearlman (1969), em uma sociedade capitalista o trabalho uma atividade abstrata que possui apenas uma peculiaridade: a de ser trocado ou comercializado, de poder ser vendido por uma dada quantidade ou dinheiro. O trabalho, que uma forma historicamente especfica da atividade humana, um modo de transformar a natureza a fim de servir s necessidades da espcie, passa a ser meramente um meio de sobrevivncia.

2. A alienao como um fenmeno socio-histrico

No cabe aqui neste artigo, discutirmos ou analisarmos o materialismo histrico e dialtico, iremos simplesmente incorporar as anlises de Leontiev (In: Duarte, 2004 p. 55), sobre o processo de alienao na sociedade capitalista.

Segundo Duarte (2004 p.56), Leontiev, ao analisar o processo histrico de desenvolvimento da conscincia humana, mostra que a diviso social do trabalho e a propriedade privada produziram historicamente uma determinada forma de estruturao da conscincia humana, forma essa que se caracteriza pela dissociao entre o significado e o sentido da ao. Leontiev (In: Duarte, 2004 p.56) exemplifica esse fato, por meio de uma situao de trabalho sucedida em uma tecelagem:

A tecelagem tem (...) para o operrio a significao objetiva de tecelagem, a fiao de fiao. Todavia no por a que caracteriza sua conscincia, mas pela relao que existe entre estas significaes e o sentido pessoal que tm para ela as suas aes de trabalho. Sabemos que o sentido depende do motivo. Por conseqncia, o sentido da tecelagem ou da fiao para o operrio determinado por aquilo que o incita a tecer ou a fiar. Mas so tais as suas condies de existncia que ele no fia ou no tece para corresponder s necessidades da sociedade em fio ou em tecido, mas unicamente pelo salrio; o salrio que confere ao fio e ao tecido o seu sentido para o operrio que os produziu (...). Com efeito, para o capitalista, o sentido da fiao ou da tecelagem reside no lucro que dela tira, isto , uma coisa estranha s propriedades do fruto da produo e sua significao objetiva.

O trabalho passa a ter um valor monetrio e, tendo um valor torna-se uma atividade indiferente: indiferente tarefa particular desempenhada e indiferente finalidade para a qual direcionada (Pearlman, 1969). Vrias podero ser as atividades desempenhadas pelo ser humano, esculpir, imprimir, calafetar, educar, mas todas sero trabalho na sociedade capitalista e como tal, um meio de sobrevivncia. O sentido do trabalho passa a ser exclusivamente de sobrevivncia. A atividade produtiva na sociedade capitalista um meio de autopreservao e reproduo do capital. isso que determina o sentido dessa atividade. Duarte (2004 p. 59), ao referir-se aos processos psicolgicos pertinentes ruptura entre o significado e o sentido das aes humanas, observa:
No que se refere aos processos psicolgicos, a ruptura entre o sentido e o significado das aes humanas tem como uma de suas conseqncias o cerceamento do processo de desenvolvimento da personalidade humana. Isso ocorre porque o indivduo, por vender sua fora de trabalho e, em decorrncia

disso, ter o sentido de sua atividade como algo dissociado do contedo dessa atividade, acaba distanciando o ncleo de sua personalidade da atividade do trabalho. O trabalho torna-se algo externo e estranho personalidade do indivduo quando, na realidade, deveria a atividade centrar-se em termos do processo de objetivao da personalidade do indivduo. Sem a possibilidade dessa objetivao, a personalidade fica restrita, limitada em seu desenvolvimento. Igualmente o indivduo no tem na atividade de trabalho, com raras excees, algo que o impulsione a se apropriar de conhecimentos e valores que o enriqueam como ser humano.

Leontiev (In: Duarte, p. 59-60) aponta mais um fator de alienao no trabalho, que a apropriao privada da cultura material e intelectual produzida coletivamente e que, portanto, deveria ser um patrimnio de todos.

3. Influncia da alienao na vida docente

No nosso intuito nos aprofundarmos em demasia nesta questo - at porque um tema vasto e rico mas sim, fazermos algumas reflexes a fim de podermos compreender, minimamente que seja, o que ocorre no ntimo do educador nos dias atuais, em face, principalmente, da alienao do trabalho. sabido que a educao no se encontra nos patamares de qualidade que desejamos - uma educao que viabilize o acesso aos conhecimentos tericos, orientados para o desenvolvimento do pensamento, produzindo indivduos crticos que saibam lidar com situaes concretas de vida - e que o educador - alm da poltica educacional governamental um dos fatores preponderantes para a aquisio dessa qualidade. O que ocorre com nosso educador? Historicamente, a partir da expulso dos jesutas de nosso pas 1 - por Marqus de Pombal o sistema religioso de educao foi suprimido e criou-se uma escola laica que fosse til aos fins do Estado. O professorado leigo, formado para ministrar as aulas rgias,

Segundo Caio Prado Junior, o papel dos jesutas era o de proceder domesticao dos naturais, abrindo caminho para os colonizadores atravs da f catlica e do trabalho educativo.

era composto por profissionais de baixssimo nvel, sem formao especfica, em busca de um meio de subsistncia. Os jesutas tinham um objetivo disseminao da f catlica e domesticao dos indgenas e o professor, qual seu objetivo? Ainda nos dias atuais o nico objetivo e sentido da atividade docente, para alguns profissionais da educao, a subsistncia e h outros - para os quais a alienao do trabalho um pesado fardo que alm da sobrevivncia, a atividade docente tem como objetivo a transformao da sociedade. Como vimos anteriormente, a atividade humana prtica, o trabalho, ao receber um valor, transforma-se em um meio de sobrevivncia, caracterizando-se como um trabalho alienado, perdendo o sentido para aquele que o produz por tornar-se alheio a ele. Leontiev (In: Duarte, 2004. p.56), como j citamos, demonstra que na sociedade capitalista h uma ruptura entre o significado e o sentido da ao, que em nosso caso, garantir aos alunos a apropriao do conhecimento no cotidiano e formao de uma postura crtica, tendo como finalidade, segundo Asbahr (2005), a produo do desenvolvimento psquico e o acesso ao processo de produo do conhecimento. Para Duarte (2004. p. 55),

Essa anlise da relao entre significado e sentido das aes humanas tem decisivas implicaes para a educao. Um dos grandes desafios da educao escolar contempornea no seria justamente o de fazer com que a aprendizagem dos contedos escolares possua sentido para os alunos?

A ciso entre o significado e o sentido da ao docente produz graves conseqncias na atividade educacional, como j mencionamos, no mbito psicolgico cerceia o processo de desenvolvimento da personalidade do educador, distanciando-o da atividade do trabalho e do processo de objetivao de sua personalidade. No mbito pessoal, o educador, alheio ao seu trabalho, desmotivado e, segundo Marx em um processo de sofrimento, no tem em sua atividade o impulso necessrio para se apropriar de novos conhecimentos, habilidades e valores. No consegue estabelecer uma conexo entre a sua histria e a histria de sua espcie; perde-se no mundo da sobrevivncia; no o senhor de sua histria.

Como dar sentido aprendizagem dos contedos escolares, se o docente, ele mesmo, perdeu o sentido de sua atividade? H uma luz no fim do tnel? Marx, em Teses sobre Feuerbach, menciona que a coincidncia da alterao das contingncias com a atividade humana e a mudana de si prprio s pode ser captada e entendida racionalmente como prxis revolucionria. Entendemos que, para haver uma mudana do perfil educacional, faz-se necessrio que o docente participe ativamente de todo o processo interno e externo da educao. Entenda-se por processo interno, aquele que produzido dentro da prpria escola, como: planejamento escolar; projeto poltico pedaggico, conselho escolar e HTPC (Horrio de Trabalho Pedaggico Coletivo); e externo, as discusses de mbito mais abrangente da poltica educacional (estadual e nacional). Essas so ocasies singulares para que o professor reencontre nas discusses, no confronto com o outro, o sentido e o significado de sua atividade. Atividade esta que continuar sendo um meio para sua sobrevivncia, mas no ser mais uma atividade alienada, pois ele ter conscincia de todo o processo histrico de sua atividade educacional, ser novamente, o senhor de sua histria. Por fim, concluindo nosso artigo, esclarecemos que h vrios outros fatores em jogo em todo esse processo de alienao e no alienao da atividade docente, e que ns demos um breve panorama de alguns deles. Finalizando, fazemos nossas as palavras de Engels (2005):
Os homens fazem sua histria, quaisquer que sejam os rumos desta, na medida em que cada um busca seus fins prprios, com a conscincia e a vontade do que fazem; e a histria precisamente, o resultado dessas numerosas vontades projetadas em direes diferentes e de sua mltipla influncia sobre o mundo exterior.

Referncias Bibliogrficas: ASBAHR, F. A pesquisa sobre a atividade pedaggica: contribuies da teoria da atividade. Revista Brasileira de educao. Edio maio/set 2005. (no prelo).

CHAU, M. O que ideologia. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1980.

_________. Convite filosofia. So Paulo: Ed. tica, 2000.

DUARTE, N. Formao do indivduo, conscincia e alienao: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Campinas: Cad. Cedes, vol. 24, n. 62, p. 44-63, abril 2004.

ENGELS,

F.

Ludwig

Feuerbach

fim

da

filosofia

clssica

alem.

www.nucleomarxista.com.br. Acesso: 05/06/05.

MARX, K. Manuscritos econmicos-filosficos. Primeiro Manuscrito: Trabalho alienado. www.culturabrasil.pro.br/marx. Acesso: 05/06/05.

________. Teses sobre Feuerbach. Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1987.

PEARLMAN, F. A reproduo da Vida Cotidiana. Ed. Virtual Revolucionria. 1969. www.geocites.com. Acesso: 05/06/05.

Potrebbero piacerti anche