Sei sulla pagina 1di 10

1

PREFEITURA DA CIDADE DE SO PAULO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO

DIRETORIA DE ORIENTAO TCNICA ENSINO FUNDAMENTAL E MDIO

PROPOSTAS DE AULA COLETNEA

TRABALHOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO GRUPOS DE REFERNCIA

2008

2 PREFEITURA DA CIDADE DE SO PAULO Gilberto Kassab Prefeito SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Alexandre Alves Schneider Secretrio Clia Regina Guidon Faltico Secretria Adjunta Waldecir Navarrete Pelissoni Chefe de Gabinete DIRETORIA DE ORIENTAO TCNICA Regina Clia Lico Suzuki Diretora Elenita Neli Beber Diretora de Ensino Fundamental e Mdio Ailton Carlos Santos, Ana Maria Rodrigues Jordo Massa, Ione Aparecida Cardoso Oliveira, Marco Aurlio Canadas, Maria Virgnia Ortiz de Camargo, Rosa Maria Antunes de Barros Equipe do Ensino Fundamental e Mdio Delma Aparecida da Silva, Rosa Peres Soares Equipe Tcnica de Apoio da SME/DOT Ensino Fundamental e Mdio ASSESSORIA PEDAGGICA Maria Jos Nbrega (coordenao geral)

ASSESSORIA GRUPO DE REFERNCIA Antonia Terra - Histria Celina Fernandes Ingls Claudio Bazzoni Lngua Portuguesa Edda Curi Matemtica Eliana Pougy Artes Mario Luis Ferrari Nunes Educao Fsica Snia Castellar Geografia Sonia Marina Muhringer Cincias Naturais 2008

3 A LEITURA DE POEMAS NAS AULAS DE LNGUA PORTUGUESA.

Seqncia didtica preparada por: Marcos Peter Pinheiro Ea, professor do CIEJA Vila Sabrina, sob orientao do Prof. Claudio Bazzoni, assessor SME/DOT Lngua Portuguesa.

Para alunos do 4 do Ciclo II. Nmero de aulas previstas: 3 aulas de 45 minutos. Expectativas de aprendizagem na rea de conhecimento: Leitura P 63 Relacionar o poema ao seu contexto de produo e suporte de circulao original; P 64 Estabelecer conexes entre o texto e os conhecimentos prvios, vivncias, crenas e valores dos alunos; P 65 Estabelecer a relao entre o ttulo e o corpo do texto; P 66 Inferir o uso de palavras ou expresses de sentido figurado, ou melhor, reconhecer os recursos da linguagem potica, para fundamentar a interpretao do poema; P 67 Inferir o ponto de vista do eu lrico; P 61 Reconhecer os efeitos de sentido de diagramao, de recursos grfico-visuais; Anlise e reflexo sobre a lngua e a linguagem P 72 Identificar elementos constitutivos da organizao interna de um poema: estrofes e versos; P 73 Reconhecer a linguagem figurada e compreender os seus sentidos; P 74 Observar o funcionamento do ritmo e da rima; P 75 Relacionar o tratamento dado sonoridade (assonncia, aliterao) aos efeitos de sentido que provoca; P 68 Identificar elementos constitutivos da organizao interna de um poema visual: arranjo grfico e espacial do poema; Escuta/Produo oral P 76 Recitar, ler, musicar e gravar (empregando o programa de computador AUDACITY) poemas em voz alta; P 77 Compreender criticamente os sentidos e a intencionalidade dos poemas; P 78 Ouvir gravaes de poemas lidos (poemas gravados pelos professores, pelos alunos e poemas lidos por atores ou pelos prprios poetas. Existe um livro publicado pela editora CosacNaify Manuel Bandeira. 50 poemas escolhidos pelo autor que traz o CD contendo poemas recitados pelo prprio Bandeira.) Habilidades de leitura mobilizadas: Ler poema e interpret-lo, considerando o contexto de produo (P63). Estabelecer relao entre o ttulo e o contedo do texto (P65).

4 Estabelecer relaes entre organizao dos versos e o contedo do texto (P72). Inferir o sentido de palavras ou expresses em sentido figurado (P66 e P73). Reconhecer as figuras de linguagem que originam efeitos de expressividade no texto (P66, P73, P74 e P75). Inferir os efeitos de expressividade, considerando a diagramao do texto (P65). Descrio da atividade Antes da leitura Converse com os alunos sobre o objetivo da aula (P64), sobre a importncia de aprender a reconhecer os recursos da linguagem potica para fundamentar as interpretaes de texto (P66, P73, P74 e P75). Comente que um poema no pode ser lido com a finalidade de se explorar apenas o contedo em busca de informaes, diferentemente de alguns gneros textuais. Por exemplo: poderemos ler uma reportagem ou uma notcia apenas para nos informarmos. claro que poderemos ler esses textos com outros objetivos. Contudo, h leitores que fazem a leitura simplesmente preocupados com a informao veiculada, ou melhor, no se preocupam com a forma e as intencionalidades de como veiculada. Depois dessa conversa inicial, pergunte aos alunos se acham que h temas que so mais adequados poesia (P64). Pergunte tambm como poderia ser um poema que tentasse descrever um trem (P64). Na seqncia, tente verificar as lembranas que os alunos tm de trem (P64): se j andaram em algum? Se j repararam nos sons produzidos por essas mquinas? E em que momento soa o apito? Somente depois dessa conversa, pea aos alunos para fazerem uma leitura silenciosa do texto de Manuel Bandeira (P63). Trem de ferro Manuel Bandeira Caf com po Caf com po Caf com po Virge Maria que foi isto maquinista? Agora sim Caf com po Agora sim Voa, fumaa Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita fora

5 Muita fora Muita fora O... Foge, bicho Foge, povo Passa ponte Passa poste Passa pasto Passa boi Passa boiada Passa galho De ingazeira Debruada No riacho Que vontade De cantar! O... Quando me prendero No canavi Cada p de cana Era um ofici O ... Menina bonita Do vestido verde Me d tua boca Pra mata minha sede O ... Vou mimbora vou mimbora No gosto daqui Nasci no serto Sou de Ouricuri O... Vou depressa Vou correndo Vou na toda Que s levo Pouca gente Pouca gente Pouca gente... (Bandeira, Manuel. Antologia Potica. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio, 1978. pp. 96 98) Manuel Bandeira nasceu em Recife, em 19 de abril de 1886. Em 1917 publica seu livro de

6 estria, A cinza das horas. Em 1930, publica Libertinagem, uma das obras mais importantes de toda literatura brasileira. Morreu aos 82 anos, no dia 13 de outubro de 1968.

Os estudantes possivelmente vo estranhar o poema. Tero dificuldades para compreender o texto e dificuldades at para l-lo. Antes de discutir o poema, proponha trs questes para serem respondidas no caderno: 1. O texto que voc acabou de ler aborda um tema central? Explique sua resposta. (P64 e P65) 2. Voc acha que h alguma relao entre o ttulo e o contedo do poema? Justifique sua resposta. (P64 e P65) 3. O que mais chamou sua ateno na maneira como o autor organizou os versos do texto? (P64, P65 e P75)

Durante a leitura Antes de realizar uma leitura compartilhada do poema, oua as respostas dos alunos (P64). O texto no tem um tema central. A pista que Manuel Bandeira d ao leitor para que se descubra chave para a compreenso do poema o ttulo (P65). Discutir as respostas dos alunos vai fazer com que atentem aos aspectos de sonoridade do texto, que so essenciais em um poema (P72, P74 e P75). Considerar o ttulo e ler os quatro primeiros versos, pensando em um trem que comea a andar lentamente e que vai pouco a pouco ganhando velocidade, vai comprovar que o mais importante no texto a musicalidade (P75). Acertando o ritmo, as palavras pronunciadas produziro um efeito sonoro muito sugestivo (P75). importante que os alunos observem ainda outras pistas que ressaltem aspectos sonoros do texto.

Observao: Se o professor no der subsdio terico aos alunos, eles no sabero identificar os recursos de que o poeta lana mo. Para perceber a maneira que o poeta agrupou os versos e estrofes necessrio saber o que verso, o que estrofe (P72). necessrio saber tambm que a organizao dos versos no poema sempre intencional. possvel construir hipteses interpretativas, observando a organizao dos versos (P72). Da mesma forma para que o aluno perceba as aliteraes necessrio ensinar o que aliterao (P75).

Mostre que o poeta, alm dos efeitos sonoros, quis dar ao texto um efeito visual: a organizao das estrofes do poema lembra um trem. O primeiro vago (1 estrofe) puxa os demais. Por causa do tamanho do quarto verso, d para imaginar a fumaceira que a maria-fumaa produz (P61, P65 e P68).

7 As aliteraes sempre provocam efeitos sonoros (P75). Pergunte aos alunos como, em um texto escrito, seria possvel representar o som da velocidade de um automvel ou de um trem? (P64) Vale lembrar que os autores de histrias em quadrinhos, quando querem dar a entender que algum veculo est indo rpido, usam palavras como zum. As palavras que procuram reproduzir aproximadamente o som das coisas so chamadas onomatopias. O texto de Manuel Bandeira no tem onomatopias, mas, lendo-o em voz alta no ritmo correto, possvel perceber o rudo do trem e a que velocidade ele anda (P74 e P75). Esse efeito sonoro que sugere o barulho e, conseqentemente, a velocidade obtido graas s aliteraes e s repeties.

Sugestes de subsdios para a anlise do poema 1. Sentido literal e sentido figurado (P66 e P73) De maneira geral, podemos dizer que lidamos com dois diferentes sentidos das palavras: o sentido literal e o sentido figurado. No primeiro caso, o sentido da palavra exato, direto, simples, geralmente no deixa dvida. Em textos que predominam uma linguagem clara e objetiva (textos jornalsticos ou cientficos), as palavras aparecem com o sentido que os dicionrios atribuem a elas. Quando o sentido da palavra vai alm do usual, ou aparece com um sentido ampliado ou alterado no contexto, sugerindo idias diferentes do sentido literal, dizemos que a palavra tem um sentido figurado. Observe o exemplo: Se eu pudesse viver novamente tomaria mais sorvete e menos lentilha. O autor dessa frase usa as palavras lentilha e sorvete, para expressar mais do que simplesmente uma preferncia alimentar. Ele quis dizer que, se tivesse a chance de viver novamente, procuraria ter mais momentos de prazer e menos momentos de obrigao. A palavra sorvete est no sentido figurado, pois est simbolizando na frase todas as coisas boas da vida. Da mesma forma a palavra lentilha, que simboliza na frase o que temos de fazer por obrigao. O sentido literal tambm chamado denotativo. O sentido figurado tambm chamado conotativo. 2. Figuras de linguagem (P66) Figuras de linguagem so recursos que os poetas usam para criar efeitos de expressividade, ou seja, para se expressar de maneira bela, despertando a ateno do leitor. Esses efeitos sempre geram afetos. H vrios tipos de figuras e todas so muito importantes para a expresso potica. A seguir apresentaremos trs delas. A metfora uma figura de palavra muito usada pelos poetas. Ela ocorre quando voc substitui um termo por outro em funo de algum ponto de contato, de alguma semelhana entre eles. Por isso escrever ou interpretar metforas um fazer subjetivo, ou seja, quanto mais complexa e indireta for a metfora, quanto mais distante forem as noes que ela tenta aproximar, mais exigir do leitor sensibilidade e reflexo para ser compreendida.

8 A anttese outra figura muito presente em textos literrios. definida como a figura que coloca, numa mesma frase, duas palavras ou dois pensamentos de sentido contrrio. Repare a anttese no verso: um cuidar que ganha em se perder. A aliterao a repetio de um som consonantal em palavras da mesma frase ou verso. Essas palavras podem estar seguidas, prximas ou distantes, mas so organizadas de uma forma harmoniosa. Repare a repetio do som r no primeiro verso: Amor fogo que arde sem se ver; ou do som t, no terceiro: um contentamento descontente. As aliteraes provocam um efeito sonoro ao texto, tornando-o extremamente musical. Depois de verificar com os alunos os aspectos sonoros do texto, propomos que se faa uma leitura que realce a musicalidade do texto (P76). Voc pode proceder assim: Em coro com os alunos, inicie a leitura do poema em voz alta, tentando reproduzir o som de um trem que est lentamente deixando a plataforma de embarque. Os trs primeiros versos sugerem a sada do trem. No quarto verso, algum aluno pode perguntar: Virge Maria que foi isso maquinista?. importante observar que os alunos devem recitar o poema de acordo com o que o poeta escreve. A tendncia do aluno querer ler/falar virgem e no virge. Pode ser interessante comentar a inteno do poeta ao usar a variante popular (P77). Repare que o efeito sonoro de virgem completamente distinto de virge. Do verso 5 ao 16, o trem ganha velocidade e, conseqentemente, a leitura ganha mais ritmo e fora (P75). O verso 17 O... o apito do trem, que deve ser cantando com vigor, j que o trem est prestes a atingir velocidade mxima (P75). Dos versos 18 a 30, o trem est na plenitude da velocidade. Observe que esses versos curtos formam a estrofe em que o efeito das aliteraes fica evidente (P75). Os versos 29 e 30 que vontade/ De cantar pode indicar que os prximos versos sejam cantados. Os alunos podem criar uma melodia que se encaixe ao texto do poema (P75). Uma sugesto: enquanto alguns alunos cantam as estrofes do poema, o restante da turma pode continuar fazendo coro bem baixinho: caf com po, caf com po, caf com po... O efeito dessa segunda voz bem bonito, indicando que o trem ainda no parou. E seguir viagem... no ltimo apito, o trem j est mais distante e o coro de alunos pode recitar a ltima estrofe bem baixinho, para conseguir o efeito de distanciamento do trem. Convm ensaiar mais de uma vez com a turma. medida que os alunos se familiarizam com o texto, mais bonita ficar a cantoria (P76 e P78). Esse um jeito de ler e interagir com o texto. Para terminar, pea aos alunos que coloquem a folha deitada, para que observem como a disposio dos versos pode lembrar a representao de um trem (P 61e P68). Para as aulas seguintes, pea aos alunos para pensarem em outras leituras possveis para o texto de Manuel Bandeira e pesquisarem na Sala de Leitura outros poemas

9 que tm musicalidade interessante. Assim, alm de aumentarem o repertrio, os alunos podero conhecer outros elementos sonoros presentes nos poemas.

Depois da leitura Depois de ler e discutir o poema de Manuel Bandeira, voc poderia propor as questes abaixo. Pea aos alunos para as responderem no caderno. Voc pode propor que a turma trabalhe em duplas. Depois de os alunos terminarem de escrever as respostas, pea a eles que as leiam. importante que voc as comente, que as anote na lousa, que as enriquea, se houver necessidade. Questes sugeridas:

As questes abaixo vo ajudar o aluno a aprofundar sua conversa com o poema de Bandeira. 1) Releia a primeira estrofe (P72). a) O verso Caf com po se repete trs vezes no incio do poema. O contedo desse verso tem alguma relao com a viagem de trem? (P74 e P75) b) Que sensao a leitura desses trs versos provoca no leitor? (P74 e P75) c) Nesse verso mais importante o contedo ou o efeito (a sensao) que ele provoca? (P74 e P75) d) Depois desses trs versos, h um que mais longo. Durante a leitura da primeira estrofe, voc acha que o trem est em alta ou baixa velocidade? (P74 e P75) 2) Releia a segunda estrofe. a) Pense no contedo dos versos: Voa, fumaa / Corre, cerca / Ai seu foguista / Bota fogo / Na fornalha / Que eu preciso / Muita fora Esse contedo ajuda a comunicar a acelerao da mquina? Por qu? (P74 e P75) b) Nessa estrofe os versos so todos mais curtos. Essa ocorrncia tem alguma influncia na sensao de velocidade do trem? Qual? (P74 e P75) 3) Releia os versos da terceira estrofe. a) Que letras indicam as aliteraes? (P75)

10 b) Em relao velocidade do trem na primeira e na segunda estrofes, o que aconteceu agora? (P74 e P75) 4) Releia as duas ltimas estrofes. a) O que voc acha que aconteceu na viagem de trem, durante a quarta estrofe? (P74 e P75) b) E na quinta? (P74 e P75) 5) Voc j parou para pensar na sonoridade das palavras, sem se preocupar com os significados delas? H palavras que podem nos surpreender ou porque so bonitas ou porque so esquisitas ou at mesmo feias. Por exemplo, o que voc acha da sonoridade da palavra fronha? Sem levar em conta o sentido, pense e escreva palavras que voc considere bonitas, feias, esquisitas, divertidas.

Potrebbero piacerti anche