Sei sulla pagina 1di 5

7. PRINCPIO DA PUBLICIDADE 7.1.

A publicidade dos atos decisrios na Constituio Federal Como j feito anteriormente, a fim de prosseguir neste singelo estudo dos princpios de processo civil inseridos no texto constitucional, deve-se demonstrar o fundamento legal:
Art. 93. omissis IX - todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o interesse pblico o exigir, limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e seus advogados, ou somente a estes; (grifou-se)

Tambm, pode-se encontrar o referido princpio contido no artigo 5, inciso LX da Constituio Federal. Confira-se:
Art. 5. Omissis LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;

A Constituio Federal de 1988, em seu artigo 93, inciso IX, traz expressamente a determinao de que todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, sob pena de nulidade.

7.2. Noo do princpio TUCCI e CRUZ E TUCCI mencionam que a garantia da publicidade no se traduz na exigncia da efetiva presena do pblico e/ou dos meios de comunicao aos atos que o procedimento se desenrola, no obstante reclame mais do que uma simples potencialidade abstrata (como quando, por exemplo no se tem conhecimento da data, horrio e do local da realizao de determinado ato: a publicidade deste reduz-se, ento, a um nvel meramente terico). ARRUDA ALVIM qualifica o princpio da publicidade dos atos no processo, antes de mais nada como um princpio tico, mencionando que:
A publicidade garantia para o povo de justia , que nada tem a esconder; e, por outro lado, tambm garantia para a prpria Magistratura diante do povo, pois agindo publicamente, permite a verificao de seus atos.

O artigo 155 do Cdigo de Processo Civil est em perfeita consonncia com a disposio trazida pela Constituio Federal, determinando, expressamente, quais so os casos que correm em segredo de justia, sendo que tal procedimento no viola, em hiptese alguma, a norma constitucional.
Art. 155. Os atos processuais so pblicos. Correm, todavia, em segredo de justia (...):

A publicidade dos atos processuais est elencada como direito fundamental do cidado, mas a prpria Constituio Federal faz referncia aos casos em que a

lei admitir o sigilo e a realizao do ato em segredo de justia. A lei enumera os casos, nada impedindo que o juiz confira a outros, ao seu critrio, em virtude de interesse pblico, processamento em segredo de justia, hiptese em que dever justificar o seu proceder. Na verdade, o princpio da publicidade obrigatria do processo poder ser resumido no direito discusso ampla das provas, na obrigatoriedade de motivao da sentena, bem como na faculdade de interveno das partes e seus procuradores em todas as fases do processo.

8. PRINCPIO DA MOTIVAO DAS DECISES 8.1. A motivao das decises na Constituio Federal O princpio da motivao das decises est expressamente previsto no artigo 93, inciso IX da Constituio Federal de 1988. Confira-se:
Art. 93. Omissis IX - todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o interesse pblico o exigir, limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e seus advogados, ou somente a estes;" (grifou-se)

Diante disso, passa a verificar os aspectos atinentes ao princpio constitucional da motivao das decises proferidas pelos rgos do Poder Judicirio. 8.2. Noo do princpio A fim de trazer algumas noes acerca do princpio da motivao das decises proferidas pelos rgos do Poder Judicirio, so pertinentes as palavras de PIERO CALAMANDREI:
A fundamentao da sentena sem dvida uma grande garantia da justia quando consegue reproduzir exatamente, como num levantamento topogrfico, o itinerrio lgico que o juiz percorreu para chegar sua concluso, pois se esta errada, pode facilmente encontra-se, atravs dos fundamentos, em que altura do caminho o magistrado se desorientou.

importante mencionar que o texto constitucional no apenas exige a fundamentao das decises proferidas pelos rgos do Poder Judicirio, como as declara nulas se desatenderem a esse comando. Menciona DJANIRA MARIA RADAMS DE S que garante tal princpio a inviolabilidade dos direitos em face do arbtrio, posto que os rgos jurisdicionais tem de motivar, sob pena de nulidade, o dispositivo contido na sentena. Porm, o que significa motivar as decises judiciais?

Motivar todas as decises significa fundament-las, explicar as razes de fato e de direito que implicam no convencimento do juiz, devendo esta fundamentao ser substancial e no meramente formal. TERESA ARRUDA ALVIM menciona que ato de inteligncia e de vontade, no se pode confundir sentena com um ato de imposio pura e imotivada de vontade. Da a necessidade de que venha expressa sua fundamentao (CF, art. 93, IX). Diz mais a referida autora que fundamentao deficiente, para todos os efeitos, equivale falta de fundamentao. A motivao da sentena, tambm, faz-se til para enriquecer e uniformizar a jurisprudncia, servindo como valioso subsdio queles que contribuem para o aprimoramento e aplicao do direito. Em suma, a deciso motivada aponta o entendimento das razes do juiz, que imparcial, e assim torna essa deciso, sendo que se constitui tal princpio em verdadeira garantia inerente ao Estado de Direito.

f. Princpio do impulso oficial: compete ao juiz, uma vez instaurada a relao processual, mover o procedimento de fase em fase, at a concluso da funo jurisdicional. Afirmao desta orientao a norma do art. 262 do CPC: "O processo civil comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial". Embora a jurisdio seja inerte, o processo, uma vez instaurado, no pode ficar merc das partes. Isto decorre da prevalncia do interesse pblico sobre o particular, onde uma vez iniciada a contenda, ao Estado interessa que ela se desenvolva e se conclua o mais breve possvel, exaurindo-se a obrigao do mesmo prestao jurisdicional.

g. Princpio do livre convencimento do juiz / da persuaso racional do juiz: ao juiz concedido o poder de formular livremente a sua convico quanto verdade emergente dos fatos constantes dos autos. Art. 131 CPC: "O juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes, mas dever indicar, na sentena, os motivos que lhe formaram o convencimento". Da, extrai-se que o convencimento do magistrado livre, devendo ser motivado na sentena.

o. Princpio da economia: preconiza o mximo de resultado na atuao do direito com o mnimo de emprego possvel de atividades processuais. Ex.: conexo, continncia, reconveno...

Artigo 266. - Princpio da cooperao

1 - Na conduo e interveno no processo, devem os magistrados, os mandatrios judiciais e as prprias partes cooperar entre si, concorrendo para se obter, com brevidade e eficcia, a justa composio do litgio. 2 - O juiz pode, em qualquer altura do processo, ouvir as partes, seus representantes ou mandatrios judiciais, convidando-os a fornecer os esclarecimentos sobre a matria de facto ou de direito que se afigurem pertinentes e dando-se conhecimento outra parte dos resultados da diligncia. 3 - As pessoas referidas no nmero anterior so obrigadas a comparecer sempre que para isso forem notificadas e a prestar os esclarecimentos que lhes forem pedidos, sem prejuzo do disposto no n. 3 do artigo 519. 4 - Sempre que alguma das partes alegue justificadamente dificuldade sria em obter documento ou informao que condicione o eficaz exerccio de faculdade ou o cumprimento de nus ou dever processual, deve o juiz, sempre que possvel, providenciar pela remoo do obstculo.

A grande questo a ser levantada no estudo das provas ilcitas : No defrontamento com uma prova relevante e fundamental, que possa levar a verdade, justo no admiti-la em juzo, pelo fato de ter sido obtida por meios ilcitos? primeira vista, o tema do presente trabalho poderia se mostrar desinteressante e carecedor de maiores questionamentos e causador de debates jurdicos, haja vista que a proibio da utilizao no processo de provas obtidas por meios ilcitos uma garantia constitucional, um direito fundamental. Porm, muitas vezes, h outros direitos materiais e princpios constitucionais que ficariam prejudicados em razo da vedao da admisso da prova obtida por meios ilcitos. A aceitao de provas ilcitas no processo fere a segurana jurdica, causa grande receio sociedade de uma maneira geral, pois torna, aos olhos de muitos, vulnervel o sistema normativo vigente, mais precisamente a Constituio, bem como tornaria vulnervel os direitos da personalidade, como por exemplo, o direito intimidade, imagem, honra, os quais tambm so garantidos pela Constituio Federal, posto que o principal objeto das provas ilcitas consiste na violao privacidade (escutas telefnicas, quebra do sigilo das comunicaes, entre outras). Barbosa Moreira critica o radicalismo da inadmissibilidade das provas ilcitas,

[...] dada a relevncia dos valores eventualmente em conflito. Se de um lado h a preocupao em evitar que algum tire proveito de uma situao anti jurdica, quando no at anti-tica, de outro lado h o interesse pblico de garantir um processo justo, no se permitindo o desprezo de elementos que contribuam para a descoberta da verdade[5]. Na verdade, conforme abordaremos no prximo tpico, a regra a inadmissibilidade da prova ilcita, porm, caso a caso, fazendo um sopesamento de valores, destacando-se a valorao dos direitos fundamentais envolvidos, pode-se aceitar alguma prova obtida de forma ilcita. A esse respeito, Alcides de Mendona Lima[6] salienta que aquele que havia se utilizado de uma prova obtida por meios ilcitos ou delituosos dever ia, todavia, sofrer as sanes civis e criminais. Hoje, entretanto, a prova ilcita no admitida no processo civil em nenhum caso, e no processo penal, admitida em caso de quebra de sigilo das comunicaes telefnicas. Para Alexandre de Moraes[7], a inadmissibilidade das provas ilcitas no processo deriva da posio preferente dos direitos fundamentais no ordenamento jurdico, tornando impossvel a violao de uma liberdade pblica para obteno de qualquer prova. Coadunamos da opinio de ilustres doutrinadores, de que a prova obtida por meio ilcito poderia sim ser admitida no processo, porm aquele que a produziu deveria ser responsabilizado penal e civilmente pela sua atitude.

Potrebbero piacerti anche