Sei sulla pagina 1di 16

Verso setembro/2012

Guia de Orientao Estudantes com carta de aceitao dispensados da entrevista Campus France
Este guia exclusivo para os estudantes que j possuem uma carta de aceitao em uma instituio francesa de ensino superior para uma permanncia superior a 90 dias e que esto isentos da entrevista pr-consular Campus France. A realizao do procedimento descrito aqui permitir, ao fim, a solicitao de um visto de estudante. A leitura integral deste documento imprescindvel!

Quem est dispensado da etapa de entrevista Campus France?


Doutorandos (doutorado pleno ou sanduche, com ou sem bolsa) - ver exceo abaixo*; Estudantes em mobilidade acadmica: intercmbio de graduao ou de mestrado; Programa de Cooperao Capes-Cofecub; Beneficirios de uma bolsa CNPq-Cincia Sem Fronteiras que j possuem uma carta de admisso. Programa Duplo Diploma; Estgios de formao (acordo tripartite entre a universidade brasileira, a instituio francesa e o estudante); Programa Erasmus Mundus; Programa Grenoble-Brsil; Programa AMERINSA (INSA Lyon); Programa Arcus; Bolsistas Eiffel; Beneficirios de bolsas regionais (le-de-France, Rhne-Alpes, PACA, etc.); Beneficirios de uma bolsa FAPESP outorgada no mbito do programa BEPE; Bolsistas DGA; Bolsistas Peugeot e Fondation Renault; Bolsistas Alstom (convnio com INP Grenoble); Bolsistas da Ecole Normale Suprieure; Admitidos no MBA das escolas INSEAD, HEC ou ESSEC; Admitidos via rede CampusArt ou N+i; Estgios de medicina FFI (Faisant Fonction dInterne) com especializao DFMS/ DFMSA; Estudantes que possuem o diploma Baccalaurat (BAC) obtido nos ltimos 4 anos.

* Doutorandos que possuem uma Convention dAccueil (ou Protocole dAccueil), documento emitido
pelo laboratrio francs de pesquisa, devem solicitar um visto de categoria chercheur/scientifique. Esto,
1

portanto, dispensados do procedimento pr-consular Campus France (exclusivo para visto de categoria estudante), podendo dirigir-se diretamente ao Consulado para a solicitao do visto. ATENO: A dispensa da entrevista Campus France no significa que o estudante esteja dispensado de realizar as outras etapas desse procedimento. Todas as 4 etapas descritas nesse guia devem ser cumpridas antes de se dirigir ao Consulado da Frana para solicitar um de visto de categoria estudante. No confunda a dispensa da entrevista Campus France com o comparecimento pessoal no Consulado. Estar dispensado desta entrevista no significa que esteja tambm dispensado de se apresentar pessoalmente no Consulado da Frana para solicitar seu visto de estudante. No Consulado, no h propriamente uma entrevista, mas entrega da documentao consular e coleta de dados biomtricos (foto e impresses digitais). Mais informaes na pgina 14 deste guia.

Como realizar o meu procedimento Campus France?


Antes de ir ao Consulado francs, obrigatrio concluir as 4 etapas abaixo indicadas:

Etapa 1 Etapa 2

Criao do dossi Campus France Preenchimento das 4 partes do formulrio online Parte 2.1: Formao Parte 2.2: Lnguas Parte 2.3: Motivaes Parte 2.4: Validao

Pg. 3 Pg. 5 Pg. 6 Pg. 7 Pg. 8 Pg. 9 Pg. 10 Pg. 12 Pg. 14 Pg. 15

Etapa 3 Etapa 4 Saiba mais Contatos

Envio da documentao por correio Pagamento a taxa Campus France O procedimento consular Equipe Campus France Brasil

Todas as etapas do procedimento devem ser realizadas na ordem indicada acima.

Quanto tempo leva para realizar o procedimento Campus France?


Inicie o quanto antes o preenchimento do formulrio Campus France seguindo estritamente as orientaes desse guia. Em seguida, envie por correio os documentos solicitados para o escritrio Campus France, em So Paulo. To logo seus documentos forem recebidos, sero conferidos e validados. O Campus France prev um prazo mximo de 72 horas para esta validao. Em seguida, voc ser orientado(a) por meio da caixa de mensagens de seu dossi Campus France a realizar o pagamento de nossa taxa, a no ser que se enquadre em um dos casos de iseno de taxa (veja a pgina 12 deste guia). Seu pagamento ser validado 1 dia til aps a data do depsito. Por fim, seu dossi Campus France ser finalizado e voc receber em sua caixa de mensagens as orientaes para dar entrada em seu pedido de visto.

Antes de comear algumas dicas


As etapas do procedimento Campus France esto detalhadamente descritas nesse guia. Antes de comear o procedimento importante saber que: O procedimento Campus France para estudantes j admitidos sem entrevista um procedimento pr-consular obrigatrio composto de 4 etapas que devem ser todas cumpridas antes do comparecimento ao consulado para solicitar seu visto de estudante. Aqueles que no tiverem concludo o procedimento Campus France no podero ser recebidos no Consulado da Frana. A barra superior de seu dossi Campus France permite o acompanhamento das etapas de seu procedimento Campus France. medida que elas forem sendo realizadas, passaro da cor vermelha para a cor verde. Confira a figura abaixo:

A caixa de mensagens de seu dossi Campus France seu principal canal de comunicao com nossa equipe e todas as nossas orientaes viro por meio dela. Acesse-a regularmente. (veja mais informaes na pgina 15 deste guia).

Etapa 1 Criao do dossi Campus France


Utilize apenas os navegadores Internet Explorer (verso inferior a 9) ou Mozilla Firefox. ATENO: Se voc j possui um dossi Campus France, no crie um novo. Utilize sempre o mesmo. Caso tenha esquecido seu login e senha, encaminhe uma solicitao por e-mail para brasil@Campus France.org

Na pgina inicial do site Campus France Brasil (www.brasil.Campus France.org), clique em CRIE SEU DOSSI (no clique em minha conta). Para criar seu dossi necessrio possuir um endereo de e mail ativo. A criao do dossi gratuita e pode ser realizada a qualquer momento.

Insira os dados pessoais solicitados. Campos assinalados com um asterisco (*) so de preenchimento obrigatrio. Veja modelo abaixo:

No preencha o campo Outros nomes. Todos os seus sobrenomes devem estar no campo ltimo sobrenome.

No se esquea de indicar o DDD de sua cidade no campo Indicativo.

Escolha a opo PORTUGUS no campo Lngua para visualizar seu dossier sempre em portugus.

Aps o preenchimento de todos os campos, clique em Validar para concluir a criao da sua conta.

Ao validar a criao de seu dossi, a seguinte pgina de confirmao ser gerada:


BR seguido de 6 dgitos Este o seu nmero de identificao Campus France. Anote-o. Voc precisar dele ao longo de todo o procedimento.

Uma vez criado seu dossi, acesse-o com seu login e senha:

Em seguida, voc ser encaminhado(a) para a pgina inicial do seu Espao Campus France:
Clique em Formulrio Campus France para iniciar o preenchimento de seu formulrio.

Minha caixa de mensagens: Esta caixa de mensagens ser seu principal canal de comunicao com nossa equipe! Acesse-a regularmente.

ATENO: Ignore o item Documentos a fornecer. Siga APENAS as instrues deste guia de orientao quando for encaminhar seus documentos para nosso escritrio. Voc encontrar, nas pginas 10 e 11, deste guia a lista dos documentos solicitados para a realizao do procedimento Campus France.

Etapa 2 Preenchimento do formulrio Campus France online


O formulrio deve ser preenchido preferencialmente em francs. Caso ainda no possua conhecimentos suficientes do idioma, preencha-o em portugus. O formulrio Campus France composto de 4 partes:

2.1 Formao 2.2 Lnguas 2.3 Motivaes 2.4 Validao

O formulrio no precisa ser preenchido de uma s vez, voc pode fazer isso pouco a pouco.

Siga abaixo as orientaes para preencher cada uma dessas quatro partes:
Clique em Formulrio Campus France para iniciar o preenchimento de seu formulrio.

2.1 FORMAO
Nesta primeira parte de seu formulrio, voc fornecer as informaes relativas ao ltimo ano de estudos realizados no Brasil. Siga os passos de 1 a 8:

1 2 3

1. Clicando no cone superior. 2. Clique em

, insira as informaes referentes ao seu ltimo diploma obtido ou quele no

qual est atualmente inscrito. Na pgina seguinte, escolha a opo Diploma de estudo

e insira as informaes solicitadas. No campo Situao, escolha a opo Em

curso, caso ainda no tenha concludo sua formao. Se j tiver obtido o diploma em questo, selecione Obtido.

ATENO: no preciso anexar nenhum documento em seu formulrio Campus France.

3. Aps preencher todos os campos, a atividade aparecer como completa na pgina inicial de seu formulrio. Isso no significa necessariamente que voc j obteve um diploma em questo. Indica simplesmente que terminou o preenchimento de todos os campos obrigatrios.

Depois de ter criado a atividade acima, voc dever preencher a parte inferior da tela.

5 6 7

4. Campo Ano de seu vestibular: insira o ano de realizao de seu vestibular e no o ano de ingresso na universidade. 5. Campo Bac: escolha a opo DEM - Diplme d'enseignement secondaire para indicar concluso de ensino mdio no Brasil ou Bac somente quando voc for titular do diploma francs baccalaurat. 6. Campo Bolsa: caso seja bolsista, assinale a bolsa que financiar seus estudos na Frana. Caso contrrio, deixe o campo em branco. 7. Campo Programa de Cooperao: dentre as opes, assinale aquela que se refere ao seu caso. Deixe em branco caso as opes no se apliquem. 8. Valide aps finalizar o preenchimento. Inicie agora o preenchimento da parte 2 do formulrio: Lnguas.

2.2 LNGUAS
Nesta parte, voc deve informar suas competncias lingusticas, mencionando eventuais diplomas e testes de francs j realizados. Indique tambm eventuais estadas na Frana.
Em Lista de suas estadas na Frana informe, se houver, as suas idas anteriores para a Frana. Clique em informaes. para inserir as

Em Testes ou provas lingusticas informe, se tiver, testes oficiais de francs (DELF,DALF, TCF ou TEF). Clique em para inserir as informaes. Ateno: No possvel inserir aqui informaes sobre outros testes (por exemplo, Capes).

Preencha todos os campos solicitados e no se esquea de validar as informaes ao fim.

Agora voc passar para o preenchimento da parte 3 do formulrio: Motivaes.


7

2.3 MOTIVAES
Nessa etapa, voc informar suas motivaes/intenes de estudos na Frana de forma simplificada, conforme a orientao abaixo. A parte de motivaes do formulrio Campus France est dividida em 6 campos:

a) Minha foto Neste campo, voc pode inserir a sua foto (opcional). Importante: trata-se aqui de uma foto de identificao, tipo passaporte ou RG. Evite fotos de perfil ou com qualquer tipo de acessrio (chapu, culos escuros, etc).

b) CV (Curriculum Vitae) Neste campo, escreva Procdure Campus France simplifie.

c) Projeto de estudos e/ou pesquisa: Insira as informaes sobre a formao que ir realizar na Frana (local de estudos, perodo, etc.). Exemplo: Etudiant(e) admis(e) lUniversit XXX (insira o nome da instituio de ensino) pour la priode du xx/xx/xxxx au xx/xx/xxxx ou pour la rentre universitaire 20xx-20xx.

d) Projeto Profissional Neste campo, escreva Procdure Campus France simplifie.

e) Minhas Motivaes Neste campo, escreva Procdure Campus France simplifie.

f) Si vous changez dorientation... Deixe este campo em branco.

Aps o preenchimento de todos os campos, clique em Validar.

2.4 VALIDAO
Nesta ltima parte do preenchimento do formulrio, voc poder verificar se todas as partes esto completas. Caso algum campo do seu formulrio seja indicado como incompleto, certifique-se de que todos os campos (principalmente os de cor rosa) foram devidamente preenchidos e validados de acordo com as orientaes deste guia.

Completo indica de que todas as 4 partes do Formulrio Campus France foram preenchidas.

Clique em Validar para salvar as informaes.

IMPORTANTE: ao realizar a validao final, voc estar submetendo seu formulrio Campus France de maneira definitiva. Isso significa que voc no poder mais alter-lo.

ATENO: Assim que validar seu formulrio Campus France, voc visualizar uma mensagem relativa ao preenchimento da parte Minhas candidaturas do Espao Campus France. Por favor, ignore esta mensagem. Voc no precisa preencher esta parte, uma vez que ela ser preenchida por nossa equipe quando seus documentos forem recebidos em nosso escritrio.

Confira se seu formulrio foi validado na barra superior do seu Espao Campus France. A primeira linha do quadro Preenchimento do formulrio indica a data de criao do seu dossier, ao passo que a segunda exibe a data em que o formulrio foi validado.

Etapa 3 Envio da documentao


Imediatamente aps o preenchimento do formulrio eletrnico de acordo com as orientaes fornecidas na etapa 2, voc dever encaminhar, por correio, os documentos listados abaixo para o escritrio do Campus France Brasil, em So Paulo. Os documentos abaixo indicados (tipo A ou B) devem ser enviados para: Cendotec / Campus France Brasil Alameda Ja, 1208 Jardim Paulista 01420-001 So Paulo SP ATENO: Nunca envie documentos originais para o Campus France, apenas cpias simples. Alm disso, o Campus France no solicita nenhuma traduo juramentada para estudantes isentos de entrevista. H dois tipos de documentao:

DOCUMENTAO TIPO A Para estudantes que vo realizar Intercmbio, Duplo Diploma, Doutorado Pleno ou Sanduche, entre outros. Breve carta de apresentao
A carta pode ser manuscrita ou digitada, escrita em portugus ou em francs. Confira o modelo na ltima pgina deste guia.

Cpia do RG ou do Passaporte
Envie somente a pgina que contm a foto, nmero do passaporte e dados pessoais.

Cpia do ltimo diploma ou histrico de ensino superior


Caso ainda no possua esses documentos, eles podem ser substitudos por um comprovante ou atestado de matrcula. Estudantes que vo realizar um Doutorado Sanduche na Frana devem enviar um atestado de vnculo com o Doutorado em curso no Brasil (atestado de matrcula, histrico de notas, etc.)

Cpia da carta de aceitao da instituio francesa (ou carta-convite para doutorandos)


A carta de admisso/convite dever estar assinada e em papel timbrado da instituio francesa, alm de conter seu nome completo e o perodo exato (incio e fim) dos estudos na Frana.

No caso de estudantes bolsistas, cpia do comprovante de concesso de bolsa.


O comprovante deve conter seu nome completo, nome da instituio que concede a bolsa e o perodo de concesso. Geralmente, essa carta intitulada A QUI DE DROIT (Capes) ou TO WHOM IT MAY CONCERN. 10

DOCUMENTAO TIPO B Para estudantes que vo realizar estgio de formao (acordo tripartite). Breve carta de apresentao
A carta pode ser manuscrita ou digitada, escrita em portugus ou em francs. Confira o modelo na ltima pgina deste guia.

Cpia do RG ou do Passaporte
Envie somente a pgina que contm a foto, nmero do passaporte e dados pessoais.

Cpia de comprovante de vnculo atual com a instituio brasileira que assinou o contrato
de estgio
So aceitos histrico escolar, atestado regular de matrcula ou atestado da instituio.

Cpia simples do acordo de estgio


O Acordo de Estgio deve estar assinado pelo estudante, por sua instituio de ensino de origem e pelo estabelecimento no qual ser realizado o estgio. O documento deve obrigatoriamente estar visado e carimbado pela DIRECCTE (Direction rgionale des entreprises, de la concurrence, de la consommation, du travail et de lemploi).

Como fico sabendo se minha documentao chegou ao Campus France?


Assim que seus documentos chegarem ao Campus France a rubrica Recepo dossi em papel (figura 1) passar para a cor verde. Seus documentos sero verificados e validados em at 72 horas. As isenes de entrevista e, se for o seu caso, de pagamento da taxa tambm sero realizadas nesse momento. Favor aguardar que a rubrica Validao Campus France seja realizada (figura 2). Rubricas em verde indicam etapas cumpridas e validadas! Voc poder acompanhar esse processo por meio da visualizao da barra superior do seu Espao Campus France: Figura 1 - Indica que seu dossi foi recebido em nosso escritrio.

Figura 2 - Indica que seu dossi foi conferido e validado pelo Campus France.

DICA: Acesse regularmente a caixa de mensagens do seu dossi. Nossa equipe lhe enviar todas as orientaes necessrias ao longo do procedimento Campus France.
11

Etapa 4 Pagamento da taxa Campus France


Aps a validao do seu formulrio Campus France, voc receber na caixa de mensagens de seu dossi todas as orientaes necessrias para realizar o pagamento da taxa. Preferencialmente, favor aguardar nossa mensagem antes de efetuar o pagamento. Caso voc se enquadre em um dos casos de iseno de pagamento (ver casos de iseno de taxa na tabela abaixo), voc receber na caixa de mensagens do seu dossi Campus France orientaes relativas ao pedido de visto de categoria estudante a ser realizado junto ao Consulado que atende seu local de residncia no Brasil. Para saber mais sobre o pedido de visto no consulado, consulte a pgina 14 deste guia.

CASOS DE ISENO DA TAXA CAMPUS FRANCE Bolsistas Eiffel (Master ou Doctorat); Bolsistas DGA; Bolsistas Erasmus Mundus; Titulares do diploma francs de baccalaurat obtido nos ltimos 4 anos.

Sobre o pagamento da taxa


No haver emisso de um boleto. H duas formas de realizar o pagamento: Depsito OCT: o pagamento deve ser efetuado na boca do caixa, por meio de um depsito identificado do tipo OCT (Ordem de Crdito por Teleprocessamento). Voc dever fornecer o nmero do seu CPF.

Transferncia ou DOC (no banco ou via internet): caso escolha a opo transferncia/DOC, voc dever informar o CNPJ do Cendotec (50260322/0001-48).

Seguem os dados da nossa conta, que devem ser informados tanto no caso de pagamento via depsito quanto no caso de transferncia/DOC:

Banco: Santander (033) Agncia: 3559 Conta corrente: 13004793-5 Favorecido: CenDoTeC Centro Franco-Brasileiro de Documentao Tcnica e Cientfica Valor: R$335,00

12

APS

PAGAMENTO:

favor

enviar

comprovante

de

pagamento

para

e-mail

brasil@campusfrance.org, colocando no assunto da mensagem "taxa Campus France" e seu nmero de identificao (BR+6 dgitos).

MUITO IMPORTANTE: Aps o pagamento da taxa voc deve declarar o pagamento em seu dossi Campus France. Se esta declarao no for feita, o pagamento no poder ser validado. Veja como fazer:

1. Na pgina inicial de seu Espao Campus France, clique em Meu dossi. 2. Em seguida, clique sobre o quadro Declarao do meu pagamento da taxa

3. Na pgina seguinte, em Modo de Pagamento, escolha a opo Depsito e clique em Validar.

4. Por ltimo, preencha todos os campos da prxima pgina conforme as instrues da figura e clique em Salvar.

Feito isso, o pagamento permanecer em vermelho, mas passar de A efetuar para A validar:

13

Pagamentos declarados sempre so validados em 1 dia til aps a data do depsito. Pagamentos realizados s sextas-feiras sero validados ao longo da segunda-feira seguinte. Assim que seu pagamento for validado por nossa equipe, a rubrica Pagamento, at ento em vermelho, passar cor verde (veja a figura abaixo):

Aps a validao do pagamento, voc receber, por meio da caixa de mensagens do seu Espao Campus France, instrues sobre o agendamento da visita consular.

Procedimento Consular
Uma vez finalizadas as 4 etapas do procedimento pr-consular Campus France, voc dever dar entrada, pessoalmente, em seu pedido de visto junto a um dos trs Consulados da Frana no Brasil que emitem visto: Braslia, Rio de Janeiro ou So Paulo. O comparecimento no Consulado depender de seu local de residncia no pas (veja o mapa das circunscries consulares abaixo). Sua presena no Consulado obrigatria, de forma que o pedido no pode ser feito por procurao. No Consulado, voc dever entregar toda a documentao consular (confira os documentos necessrios no site do Consulado) e realizar a coleta dos dados biomtricos. A coleta consiste no registro da fotografia e impresses digitais do solicitante e, portanto, requer o comparecimento no servio de vistos dos Consulados Gerais. O prazo de concesso de visto de estudante de, em mdia, 10 a 15 dias teis. O Campus France no responsvel pelo envio de sua documentao para o Consulado e o pedido de visto no pode ser realizado por meio de seu dossi eletrnico Campus France. Para o pedido de visto, voc dever obrigatoriamente se dirigir, com horrio previamente agendado, ao Consulado que atende seu local de residncia, conforme indicado no mapa abaixo. Para saber mais sobre o visto de estudante, clique aqui.

Regies atendidas pelo

Consulado da Frana em Braslia

Regies atendidas pelo Consulado da Frana no Rio de Janeiro

Regies atendidas pelo Consulado da Frana em So Paulo

14

Contato Equipe Campus France Brasil


Aps a leitura desse guia de orientao e das informaes contidas em nosso site (www.brasil.Campus France.org), se voc ainda permanecer com dvidas ou tiver problemas tcnicos entre em contato com a equipe Campus France preferencialmente pela Caixa de Mensagens de seu dossi por e-mail ou por telefone. Esta caixa ser seu principal meio de comunicao com nossa equipe, que lhe fornecer orientaes sobre o procedimento Campus France. Acesse-a regularmente! Toda a comunicao com nossa equipe pode ser feita em portugus. IMPORTANTE: Tenha sempre em mos o nmero de identificao no Campus France (BR seguido de 6 dgitos). O Consulado s tratar os pedidos de visto que tiverem concludo e validado todas as etapas do procedimento Campus France.

Minha Caixa de Mensagens: Utilize-a para entrar em contato com nossa equipe. Antes, porm, verifique se sua dvida no pode ser solucionada pelas informaes contidas neste Guia ou em nosso site.

Devido ao grande nmero de ligaes recebidas pela equipe de atendimento Campus France, certifique-se de que a resposta de sua pergunta j no se encontra em um dos Guias Prticos antes de entrar em contato conosco. O Campus France responder com prioridade as mensagens encaminhadas por meio de sua Caixa de Mensagens e as dvidas que no esto esclarecidas nesse Guia ou em nosso site. Acesse regularmente sua caixa de mensagens. Ela seu principal canal de comunicao com nossa equipe.

A equipe Campus France faz atendimento presencial de segunda a sexta, das 13h00 s 17h00.

Nosso atendimento telefnico de segunda a sexta, das 9h00 s 17h00 Tel: (11) 3818.2888 / Fax: (11) 3818.2880 E-mail: brasil@Campus France.org

15

MODELO DE CARTA DE APRESENTAO N Campus France BR

Informaes Pessoais Nome completo: Data de nascimento: Endereo: Telefone(s): Programa de estudos: INTERCMBIO (graduao ou mestrado) DOUTORADO SANDUCHE (codireo ou cotutela de tese)
DOUTORADO PLENO ESTGIO DE FORMAO (convention de stage tripartite)

OUTRO. Especificar o curso:

Voc ser bolsista na Frana? NO. SIM. Especificar o nome da bolsa:

Dados gerais de estudos Universidade/escola francesa: Se houver, universidade brasileira: Perodo de estudos na Frana: rea de estudos: Comentrios (para alguma informao adicional que queira eventualmente fornecer):

16

Potrebbero piacerti anche