Sei sulla pagina 1di 15

2337

AXS E PERTENCIMENTOS: MARCHETARIA ENTRE MITOLOGIAS CONTEMPORNEAS AFRO-BRASILEIRAS E PERFORMANCE-ARTE


Ayrson Herclito Novato Ferreira. PUC/SP UFRB Tiago dos Santos de SantAna. UFBA

RESUMO : Este texto refere-se aos processos poticos dos artistas baianos Ayrson Herclito e Tiago SantAna, considerando-os enquanto produtos artsticos e miditicos inseridos em um contexto social, cultural e histrico. As obras analisadas tencionam relaes entre performance-arte e prticas performativas, ressignificando e apreendendo memrias e mitos afro-brasileiros. Palavras-chave: Performance-arte, mitos, arte afro-brasileira.

ABSTRACT: This text refers to the poetic processes of Bahian artists, Ayrson Heraclito and Tiago SantAna, considering them to be artistic and mediatic products embedded in a social, cultural, and historical context. The works analyzed aim for a relationship between performance art and performative practices, seizing and redefining Afro-Brazilian memories and myths. Keywords: performance-art, myths, art african-Brazilian

Consideraes preliminares A arte afro-brasileira vem obtendo um significante destaque no cenrio artstico atual. A implantao de polticas pblicas como mecanismo de fomento das expresses artsticas relacionadas problemtica afrodescendente - assim como a criao de museus, memoriais, instituies culturais e o quase ativismo de alguns crticos, curadores e intelectuais que trabalham na perspectiva de sua valorizao e reconhecimento tem papel fundamental na evidncia dessa produo artstica. Pensadores contemporneos, como Paul Gilroy, Achille Mbembe e o crtico e curador brasileiro Roberto Conduru, empreendem pesquisas a fim de rever novas abordagens e crticas sobre os desdobramentos do fenmeno da escravido moderna na atualidade, a partir de um vis politico-cultural e identitrio dando destaque para as relaes com as artes. O objetivo deste artigo analisar obras que

2338

tencionem relaes entre performance-arte e prticas performativas, atravs de ressignificaes e apreenses de memrias e mitos afro-brasileiros. Passaremos agora a uma breve introduo sobre algumas ideias e contextos que fundamentam a produo artstica em questo.

Poticas artsticas e dilogos com o Afropolitano Em 2005, o mundo assiste um grande evento artstico no Centro de Artes Georges Pompidou - a exposio frica Remix, que reunia 84 artistas da frica Negra e do Mundo rabe. A mostra teve como desgnio apresentar novos olhares sobre a arte africana dos ltimos dez anos. O pensador Achille Mbembe e o curador Simon Njami, ambos de Camares, propem uma nova ideologia de abordagem, atualizando o conceito de Afropolitano:
[...] Afropolitanismo no o mesmo que o pan-africanismo ou negritude. Afropolitanismo uma esttica e uma determinada potica do mundo. uma maneira de estar no mundo, recusando-se, por princpio, qualquer forma de identidade vtima - o que no significa que ele no est ciente da injustia e da violncia infligida ao continente e seu povo [...]. ( MBEMBE, 2005, p. 28)

Tal ideologia se propaga por todo mundo, organizando concepes estticas e orientando muitas posturas artsticas, especialmente nos pases da dispora africana. No Brasil, Roberto Conduru desenvolve uma importante pesquisa sobre a arte afro-brasileira desde os seus primrdios, com a vinda dos africanos para o Brasil, at cena contempornea. Conduru, alm de publicar livros e artigos sobre artistas, tambm curador. Em 2011, o crtico organizou uma grande exposio em Bruxelas, inserida na programao do Festival Internacional de Artes da Europa Europalia-Brasil, intitulada de Incorporations: Afro-Brazilian Contemporary Art. A exposio aconteceu na grande galeria da La Centrale Eletrique, no perodo de 15/10/ 2011 a 15/01/2012.

2339

Fg.1 - Pgina do Catlogo da mostra "International arts festival - Europalia.Brasil" 2011.

A mostra revelou um leque de poticas e procedimentos de abordagem de artistas atuais afro-brasileiros, nas palavras de Roberto Conduru:
[...] Na maioria das reflexes artsticas da problemtica sociocultural afrodescendente, religio e poltica esto misturadas entre si e com outras questes, sejam da arte, sejam de outros domnios, tempos e lugares, pois raramente as referncias africanas e afro-brasileiras so exclusivas. Nesse caminho potico-crtico, transitando entre sagrado e profano, individual e coletivo, pessoal e pblico, local e universal, arte, religio e poltica, os artistas acabam por instaurar uma frica irrestrita a continentes e naes, uma frica complexa, plural, porosa e atual, uma frica brasileira. [...] (CONDURU apud FARES, 2011, p.81)

A diversidade das produes e as relaes entre arte, religio e poltica demarcam um territrio de entrelaamentos e noes de pertencimento esttico ao conjunto das obras. importante ressaltar que as obras, produzidas com diferentes meios e por artistas e coletivos brasileiros provenientes de diferentes regies do pas de origem afrodecendentes ou no, tenciona discursos e vises de mundos em distintas dimenses. As obras de artistas contemporneos como Alexandre Vogler, Ayrson Herclito, Caetano Dias, Frente 3 de Fevereiro, Jorge dos Anjos, Marcondes Dourado, Mrio Cravo Neto, Martinho Patrcio, Rosana Paulino e Ronald Duarte articulam-se a fim de construir um complexo panorama de abordagem entre as relaes de pertencimento Brasil-fricas. O conjunto de trabalhos exibidos cooperou

2340

para desconstruir um discurso de inspirao romntica e nacionalista, que tem a frica como origem de uma cultura negra pura. A difuso do conceito do Gilroy sobre o Atlntico negro acionou outras formas para se pensar a complexidade das paisagens culturais diaspricas o Atlntico como tero gestor, fruto de uma inveno poltica da categoria racial negra. As obras da mostra revelam a heterogenidade e o carter permevel de nossa cultura que inicia na travessia no Atlntico e no limbo dos pores dos navios negreiros. Em 2010, num artigo apresentado no encontro da ANPAP, foi esplanada a pesquisa que desenvolvemos na Universidade Federal do Recncavo da Bahia com o grupo Mandu Performance-arte. Embasado nos recentes estudos da Etnocenologia engendrada por estudiosos brasileiros/baianos e franceses analisamos cenas populares do Recncavo da Bahia, dando conta de entender as dimenses histricas, culturais, estticas e artsticas dessas matrizes. Etnocenologia foi um termo pensado por Jean-Marie Pradier, em 1995, para tratar do estudo das prticas espetaculares a partir de uma viso no-essencialista sobre a concepo de identidade (GREINER; BIO, 1999). A ideia dessa rea de conhecimento dimensionar as manifestaes de diferentes culturas, atentando para o seu carter fsico, espiritual, emocional, cognitivo. De tal modo, a Etnocenologia tenta entender o processo de intercmbios esttico s entre plos interculturais (GUINSBURG et. al., 2006, p. 139) e produzir uma forma de analisar as produes simblicas do povo atravs de um paradigma pautado na concepo de alteridade e no estabelecimento de um multiculturalismo. A partir disso, o Mandu Performance-Art assinalou a possibilidade dessas cenas culturais dialogarem com a arte contempornea da performance,

intensificando as trocas culturais entre as mais diversas tradies de vida. As ordens culturais populares serviram para pensar uma produo de trabalhos de performance e de audiovisual at ento. O mote do grupo o estudo e a prtica da performance-art. Contudo, o grande diferencial o estabelecimento de intercmbios estticos com prticas performativas do Recncavo da Bahia. Num artigo sobre as poticas artsticas do

2341

grupo Violeta Martinez e Ayrson Herclito discutem essa articulao entre esses dois plos interculturais.
[...] o Grupo Mandu Performance-Art, sediado no Recncavo da Bahia, hibridiza em suas obras os limites entre arte contempornea e as cenas populares mesclando caractersticas vindas da linha de experimentao performtica e das expresses matriciais do Recncavo que possuem carter performativo. [...] (FERREIRA; MARTINEZ, 2010, p. 4)

Diante dessas questes, ressaltamos o carter poltico da produo recente de artistas da Bahia que tem como referencial potico as configuraes e mitologias afro-brasileiras dentro de uma lgica contempornea. O afropolitanismo para alm de ser uma constelao terica, um local que possibilita uma tenso entre as bordas identitrias e culturais, transmutando pertencimentos em conscincia poltica - tangenciando diversos campos do conhecimento e da vida, a exemplo da arte contempornea. Deixaremos aqui que cada artista disserte sobre suas obras.

Batendo Amal e Funfun - Performance e audiovisual na obra de Ayrson Herclito. Recentemente realizei duas videoinstalaes centradas em questes da religiosidade no candombl. Rituais e fatos reais serviram de inspirao para elaborao das obras, que considero eventos performticos de esfera pblica e privada. Dois momentos intermediados pelo audiovisual que envolvem a performance-arte e as prticas performativas. O primeiro trabalho intitulado Batendo Amal, foi resultado de um remake de uma live performance, originalmente apresentada no Seminrio corpo em Prospeco 2 Performance-art e Intercmbios Estticos. O evento foi uma realizao do GAAP/UFRB Grupo de pesquisa e Extenso em Artes, Audiovisual e Patrimnio da UFRB - Grupo Mandu Performance-art e do projeto de extenso Narrativas em Fluxo. A performance apresenta foi livremente inspirada na comida fria "ajeb" oferecida ao deus negro Xang. Quiabos e outros ingredientes so batidos com as

2342

mos enquanto se evoca pedidos pessoais para o grande rei. Posteriormente, no mesmo ano, apresentei a mesma performance na Mostra de Performance - Corpo Aberto Corpo Fechado na Galeria Caizares em Salvador. Fiquei impressionado com o registro em vdeo realizado por Arthur Scovino, onde constatei outras dimenses do trabalho mediado pela cmera. Em 2013, resolvi remontar a performance em estdio e editar em dois canais.

Fg. 2 - Batendo Amal, still da videoinstalao 2013

A performance em formato de videoinstalao revelaram importantes questes deste trabalho. Sigo, descrevendo e elencando alguns pontos relevantes desta nova percepo. A videoinstalao composta por duas telas, montadas juntas em uma mesma parede, tendo uma durao de aproximadamente seis minutos em loop. Inicialmente, uma das telas apresenta a primeira ao dessa performance-eb. Assento sobre um pequeno pano branco ao cho os ingredientes e materiais: um alguidar de cermica, uma faca virgem, doze quiabos frescos, uma ga rrafa de mel, gua de laranjeiras e dend. A ao inicial consiste em cortar em lascas os doze quiabos. O numero doze est associados aos Obs do rei Xang de Oy, (os doze ministros do orix da justia), seis de acusao e seis de defesa. Ao cortar os quiabos em lascas, estamos evocando ao mito da ira de Xang - que cortava perdas com o seu ox, machado de dupla lmina, onde lascas de fogo se transformam em raios, destruindo os seus inimigos. Por isso as lascas, por isso os doze. Ao prosseguir, cortado os quiabos, ouve-se o som da faca e o plano da cmera se fecha num close, mostrando os passos seguintes da preparao do "ajeb".

2343

Acrescenta o mel, o azeite de dend e a gua de flor de laranjeira. Paralelo ao, a segunda tela apresenta as mos da performance que seguram e guardam, um a um, os cabos dos quiabos j cortados. As mos que maceram os resduos se lubrificam com a gosma do vegetal e prepara-se para a fase posterior do ritual. A sequncia finaliza com o desaparecimento das mos, submergidas nas sombras da cena.

Fg. 3 - Batendo Amal, still da videoinstalao 2013

A segunda parte da ao, o performer se levanta segurando o alguidar, com uma das mos e com a outra bate os ingredientes de forma a oxigenar a mistura. O performer se movimenta de forma crescente, sendo necessrio que o corpo no fique parado ou em repouso. As mos que batem a mistura e o corpo em deslocamento no espao emulsionam as energias necessrias para o rito e evoca os pedidos para a divindade, que so feitos em silncio. O processo de preparo do ajeb o momento de conexo entre o plano material e espiritual, o momento das solicitaes, dos pedidos e das conversas. A segunda tela apresenta um close da mo batendo os ingredientes e acentua a transformao crescente dos rudos da ao e da mistura. Progressivamente, a massa se torna espumosa e homogenia. Ao findar o preparo da oferenda assentada sobre o solo e o performer sai da cena. O segundo trabalho que apresento outra videoinstalao intitulada "Funfun", composta com dois canais de vdeo sincronizados, tendo a durao de loop de 4'08" e trilha sonora original de Joo Omar Figueira Melo. Realizada na cidade de Cachoeira/Bahia em agosto de 2012, a obra funde fatos vividos e apreenses de memrias e mitos afro-brasileiros. Ao retornar para Cachoeira no ms de agosto de 2012, de uma estadia em So Paulo, onde cursava disciplinas de creditao no programa de ps-graduao

2344

na PUC, encontrei a velha cidade do Recncavo imersa em muita tristeza e dor. Os motivos foram as mortes, em um perodo muito curto, de duas grandes sacerdotisas do candombl: Maria Helena do Vale, conhecida como Me Madalena, e Dona Estelita de Souza Santana. A cidade se ressentia com a enorme perda espiritual e patrimonial. No perodo do sepultamento de Dona Estelita, fui convidado por uma amiga para tomar um caf em sua casa. Chegando l fomos para a cozinha nos fundos da residncia. A minha amiga abriu a janela descortinando uma paisagem que margeava o rio Paraguau. Era final de tarde e duas grandes ilhas fluviais aportavam uma quantidade sobrenatural de garas brancas. No resisti a tanta beleza, montei o equipamento e comecei a fazer umas tomadas. A minha amiga preparava o caf e ao ver o meu deslumbramento disse: Conta-se um antigo mito no Recncavo da Bahia que quando morre uma velha sacerdotisa negra ela se metamorfoseia em uma gara branca que transporta sua alma de volta para frica. Depois ela comentou, alguma dessas garas deve est levando a alma de Dona Estelita para o Orum. Estvamos na vspera da grande Festa da Irmandade da Boa Morte, festa da confraria das mulheres negras que ritualiza de forma bastante particular o culto de Nossa Senhora atravs de um "catolicismo-barroco" prprio das mestiagens do Recncavo. A festa intimamente ligada vida e a morte e fazem meno passagem da viagem espiritual do Aiy ao Orum. A proximidade da festa e os falecimentos me emocionaram profundamente, estava vivendo um momento mtico-histrico. Resolvi ento fazer uma homenagem, uma espcie de rquiem para a morte aos 105 anos de Dona Estelita de Souza Santana, juza perptua da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Na semana seguinte, estive presente na primeira noite da festa e registrei em vdeo a "noite Funfun". Funfun a cor branca em yorub. Funfun a cor que rege a primeira noite do velrio ritual de festa da Irmandade. Nas palavras da historiadora Magnair Santos Barbosa:
O branco da roupa vestido no dia em reverncia s irms falecidas deve-se ao luto, j que na religio afro-brasileira encara-se a morte com naturalidade, haja vista que, atravs da intercesso do Pai e da Me

2345

alcana-se uma morte pacfica, ou seja, uma boa morte. Entretanto, a encenao pblica desse momento, na Boa Morte, mostra-se trgica, visto as formas barrocas coloniais de se festejar a morte. (BARBOSA. 2011, p. 65)

Funfun a cor do luto de alguns povos orientais, a cor do deus negro Obatal a cor da pureza e santidade, maturidade e sabedoria. Durante a realizao da missa, onde se vela a imagem de Maria morta, fui tomado por uma energia, uma sensao da presena da recente falecida Dona Estelita.

Fg.4 - Funfun, still da videoinstalao, 2013

Posteriormente editei em duas telas a videoinstalao com os arquivos dessas experincias vividas. Tal experincia me remeteu a zonas de percepo muito tnues entre arte-vida.

Eb-arte, pertencimentos e imerses: poticas artsticas em performance nos trabalhos de Tiago SantAna Durante minha graduao na Universidade Federal do Recncavo da Bahia, fui integrante do grupo Mandu Performance-Art em que pesquisei e desenvolvi uma potica voltada para um intercmbio esttico entre matricialidades do Recncavo da Bahia e a arte da performance. Fui engendrado num meio familiar e metropolitano que propagava ideias racistas acerca das manifestaes

culturais/religiosas de razes afro-brasileiras, ainda que muitas das pessoas que proferiam esses discursos fossem mestias ou negras.

2346

A universidade cumpriu um papel fundamental no processo de possibilitar a minha liberdade de pensamento acerca desses assuntos, sem encontrar barreiras e sofrer retaliaes, como em outrora. Quando ingressei no grupo Mandu Performance-Art, esses processos foram catalisados com as leituras sobre Etnocenologia, o candombl da Bahia e o estudo de cenas populares do Recncavo. Passei a encarar as cenas das quais estudava no s com sentimento de pertena, mas tambm como um chamado a refletir e produzir sobre aquilo que eu experienciava. Pude imergir no mundo das expresses culturais do Recncavo analisando e participando de cada uma delas especificamente. Atualmente, sou integrante do OSSO Coletivo de Performances Urbanas, que tem com filo principal o trabalho ocupando espaos pblicos das cidades, tentando descentralizar a produo da arte contempornea dos grandes centros urbanos e de locais sacralizados como galerias e museus. As performances que apresento nas mostras do OSSO continuam tendo como referencial terico essas ligaes entre universos matriciais e a linguagem da arte contempornea. Detalharei melhor dois processos de performances que desenvolvi em 2013: Chagas #2, um trabalho de rua, e Composies simples para escutar ancestrais, obra mais voltada para o registro com cmera. Em Chagas #2 fao um dilogo com o culto Omolu meu orix de cabea e aquele que rege a doena e a cura. Omolu o deus da varola, sobretudo das enfermidades de pele. Em algumas tradies do candombl divido entre Obaluai, o jovem, e Omolu, o velho. Em Salvador, no ms de agosto, filhos e filhas desse orix se renem no bairro da Federao em frente Igreja de So Lzaro para distribuir e tomar banho de pipoca, ou a chamada flor do velho. Esses banhos so repletos de fora vital que curam doenas, fecham feridas e protegem o corpo de enfermidades. Uma das cenas que observei na festa de Omolu (que no sincretismo religioso relacionado a So Lzaro) eram os filhos e filhas desse orix com tabuleiros na cabea ornamentados com palha da costa e pipoca. Utilizei esse referencial como potica para meu trabalho Chagas #2, apresen tado na II MOLA Mostra OSSO Latino Americana de Performances Urbanas realizada em Arraial dAjuda e Trancoso, no sul da Bahia.

2347

Na ao, remonto a genealogia do orix ao me banhar com gua do mar e folha de bananeira. Atravs de uma das verses do mito na tradio do candombl, Omolu foi abandonado ainda beb na beira do mar por sua me, Nan, com o corpo coberto de chagas. Yemanj, com seu esprito maternal, cuida de suas feridas com folhas de bananeira. Obaluai, o jovem, se mostra como um homem lindo e cheio de luz. (MARTINS, 2008)

Fg.5 - Chagas #2, Arraial DAjuda, 2013. Registros: Pmela Guimares

Estabelecendo um intercmbio com essa memria ancestral, encaro minha interao com as folhas de bananeira como um fechamento de feridas abertas, um novo ciclo que se fecha e que deve ser superado. Aps essa ao na praia, componho cantos de pipoca, alimento sacrificial do orix, em alguns locais de Arraial DAjuda como uma ao potica de fechar feridas abertas da memria, como uma experincia de amenizar as dores e as chagas que maculam a histria daquele local. No culto do candombl, as pipocas so relacionadas Omolu, a partir de um mito relacionado a outros orixs e, especificamente, com Ogum e Ians. Conta-se que numa festa estavam todos os orixs no xir roda dedicada a danas e msicas ancestrais dos deuses negros. Omolu tinha o corpo coberto por chagas, graas s leses provenientes da varola e tambm pelos danos causados por caranguejos, na ocasio em que foi abandonado beira do mar por sua me. Por ter vergonha de mostrar seu corpo cravado por feridas, ele no entrou na festa, observava de longe, por entre as frestas do barraco. Ogum, ao ver o sofrimento de Omolu, o cobriu com uma roupa de palha da costa, um capuz que

2348

toma da cabea at extenso das pernas. S ento Omolu entrou no salo da festa com a indumentria providenciada por Ogum. Aquela roupa que cobria o corpo do jovem chamou a ateno de Ians, deusa dos ventos e das tempestades, curiosa, de personalidade marcante, mas tambm complacente com o estado daquele homem virulento. Quando Omolu estava no centro do local da festa, Ians lanou um forte vento que levantou a sua roupa de palha. Com a ventania todas as suas chagas foram transformadas em pipocas, que foram espalhados por todo o barraco. Omolu surpreendeu todos com sua beleza iluminada, se tornando o homem mais lindo da festa. Ento, estetizo esse mito de maneira ressignificada e contempornea ao utilizar as pipocas como comida de cura, a folha de bananeira como material orgnico fsico e espiritual, alm da remontagem da cena da festa de So Lzaro a partir do balaio e das fitas pretas e vermelhas, cores relacionadas Omolu.

Fg. 6 - Chagas #2, Arraial DAjuda, 2013. Registros: Juan Montelpare

Em Chagas #2, o mito o ponto de partida principal para a concepo do trabalho. Esse fator revela o quanto a mitologia tambm pode ser dinmica, transitando em diversos campos do conhecimento.
O mito o discurso em que se fundamentam todas as justificativas da ordem e da contraordem social negra. Est intimamente ligado ao universo do simblico, que representa a ordem ou a organizao do meio que

2349

circunda o homem desde o momento em que nasce, indo alm de sua morte. (THEODORO, 2010, p. 113)

No segundo processo que apresento aqui baseado em uma performance para fotografia. O trabalho Composies simples para ouvir ancestrais uma instalao formada por seis fotografias (100 x 70 cm) que revelam processualmente uma ao simples com conchas do mar. A obra uma evocao e um retorno matricialidade afro-brasileira por meio da imagem de Yemanj rainha dos mares e me de todos os orixs. As conchas, em diversos contextos, aludem maternidade, ao tero e concepo, arqutipo ligado a essa divindade afro-brasileira. Neste trabalho proponho uma imerso dentro de uma caixa tendo como experincia potica o contato sensvel com conchas do mar, reivindicando um acolhimento da minha ancestralidade. Atravs do ttulo trabalho, do meu corpo e da ao de me colocar sob as conchas, construo uma narrativa ancorada nas teias da memria. O trabalho se ambienta em prticas rituais e no smbolo religioso de forma metafrica e ressignificada. As conchas so utilizadas em assentamentos de ax do orix Yemanj, deusa que faz parte da minha constituio espiritual na tradio do candombl. Mesmo cada pessoa tendo um orix que rege a cabea, o dono do ori, o eled, existe uma constelao formada por outros orixs que exercem influncia e imprimem caractersticas a quem os carrega. Os dois trabalhos que explano nesta anlise esto relacionados minha cosmologia espiritual dentro da perspectiva do candombl. Os mitos e os arqutipos de Omolu e Yemanj servem como ponto de partida para minhas concepes estticas e simblicas. A construo da minha potica se referencia em matricialidades afro-brasileiras - trao fundante da minha regio de pertencimento, o Recncavo da Bahia. Os signos da frica, enquanto pilar fundamental para constituir a brasilidade, do sustentao minha incorporao criativa.

2350

Fg. 7 Composies simples para ouvir ancestrais, Instalao e Performance, 2013.

Pensando nesse sentido, retorno ao conceito de afropolitanismo, que citamos na parte introdutria desse texto. A ocorrncia s memrias ancestrais afrobrasileiras nos contextos das minhas obras e de Herclito consistem no aporte utilizado em nossos processos para garantir permanncia e resistncia dessas tradies mitolgicas muitas vezes propagadas apenas pela oralidade. Ressaltamos nossa posio poltica de artistas afro-diaspricos, lanando um olhar contemporneo as diversas tradies da vida que nos engendram enquanto artistas racializados e culturalizados. Alm disso, assentuamos o estabelecimento de intercmbios estticos entre matricialidades e a arte como um possvel caminho potico dentro da linguagem contempornea. NOTAS
___________________________
1

Amal comida ritual votiva do Orix Xang, Ians, Ob e Ibji. No caso da performance ela resignificada e se aproxima mais do Ajeb, comida fria onde os ingredientes so batidos com as mos
2

Chamamos de performance-eb os trabalhos que esto diretamente associados as ressignificaoes das prticas ritualsticas do candombl).
3

Aiye uma palavra da lngua yorub que, na mitologia yorub, a Terra ou o mundo fsico, paralelo ao Orun, mundo espiritual.

REFERNCIAS
BARBOSA, Magnair. Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte: entre o aiy e o orum. In. Festa da Boa Morte. Salvador: Fundao Pedro Calmon, 2011.

2351

FARES, Cludia (org.). Europalia.Brasil. So Paulo: Ministrio da Cultura e ACF, 2012. Catlogo da Exposio. FERREIRA, Ayrson Herclito Novato. MARTINEZ, Violeta. Grupo MANDU Performance-Art: Uma experincia de intercmbios estticos. Trabalho apresentado no 19 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas Entre Territrios 20 a 25/09/2010 Cachoeira Bahia Brasil. Acessado em 9 de maio de 2013. Disponvel em http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/cpa/ayrson_heraclito_novato_ferreira_2.pdf GREINER,Christine; BIO, Armindo (org.). Etnocenologia: textos selecionados. So Paulo: Annablume, 1999. MARTINS, Clo. Nan: a senhora dos primrdios. Rio de Janeiro: Pallas, 2008. MBEMBE, Achile. Afropolitanism. In. FRICA REMIX. Paris: Centro Georges Pompidou, 2005. Catlogo da Exposio. THEODORO, Helena. Ians: rainha dos ventos e das tempestades. Rio de Janeiro: Pallas, 2010.

Ayrson Herclito Novato Ferreira artista visual e curador, doutorando em Comunicao e Semitica pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, SP. Professor do curso de Artes Visuais do Centro de Artes Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recncavo da Bahia (UFRB). Suas obras transitam pela instalao, performance, fotografia e audiovisual, lidam com frequncia com elementos da cultura afro-brasileira e j foram vistas em individuais na Bahia, mostras, festivais e Bienais internacionais. Tiago dos Santos de SantAna mestrando no Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia. Graduado em Comunicao Social com habilitao em Jornalismo na Universidade Federal do Recncavo da Bahia. integrante do OSSO Coletivo de Performances Urbanas com quem divide a coordenao da MOLA Mostra OSSO Latino Americana de Performances Urbanas. Vive e trabalha em Salvador, onde pesquisa sobre os possveis intercmbios estticos entre matricialidades afro-brasileiras e a arte contempornea. Tem trabalhos apresentadas em mostras nacionais e internacionais, como a XI Bienal do Recncavo e o 5 Encuentro AVD, realizado em Bogot.

Potrebbero piacerti anche