Sei sulla pagina 1di 2

As manifestaes culturais se expressam pelas aes/interaes dos sujeitos e sua relao com o lugar, transmitindo por meio de instrumentos

culturais suas vivencias, lutas, anseios, mas acima de tudo a perpetuao da existncia reconhecida no outro, tendo em seu trabalho o principal transmissor e propagador da cultura desses sujeitos. Nesse sentido, jovens indgenas da aldeia Jaguapir Boror, localizada na rea urbana da cidade de Dourados, comeam em 2007 construir outros caminhos para suas vidas por meio da msica, em especfico pelo Rap. Influenciados por msicas que tocavam no Programa de rdio Ritmos na Batida, voltado para o pblico do Movimento Hip Hop de Dourados e regio, os jovens foram aderindo cultura Hip Hop, influenciados pelo estilo e demais especificidades do movimento, seja a forma de se vestir, a forma de danar (breaking), pelo graffite, pela msica rap, essa por sua vez com um forte impacto, pois chegara primeiro com letras que chamaram a ateno. O sentimento de pertencimento foi alm de simples ouvinte, e em 2007 o fundador do Br MCs Bruno Veron comea a escrever suas primeiras canes relatando a realidade da aldeia sob seu ponto de vista. Em 2008 seu irmo Clemerson Batista Veron se junta a Bruno para dar continuidade ao projeto, assim como os tambm irmos Kelvin Peixoto e Charles Peixoto, nesse ano eles fazem uma participao nos extras do Filme Terra Vermelha do diretor italiano Marco Bechis. Ainda em 2008, Higor Lobo coordenador estadual da Central nica das Favelas de Mato Grosso do Sul, os convida para participarem da msica No Yankee do seu segundo lbum intitulado Outra Fase, onde o grupo mescla o portugus com o guarani. Com essa msica o Br consagra-se vencedor do Festival Rap Popular Brasileiro e o direito de representar o estado na final nacional do Festival no Rio de Janeiro em 2009. Durante o ano de 2009 foram realizadas diversas oficinas de Hip Hop na aldeia indgena Jaguapir pela CUFA no sentido de potencializar as prticas dos jovens indgenas, sempre valorizando a cultura indgena, tendo o Hip Hop apenas como um instrumento dessas manifestaes. Durante as oficinas surgiu idia de gravar o CD demo do Br MC`s, o processo de produo e composio das musicas, de produo e gravao vai de outubro a dezembro, sendo o lanamento no Festival Conexo Hip Hop em dezembro de 2009 em Dourados MS.

Os ventos sopram a favor do primeiro grupo de rap indgena do Brasil, os jovens indgenas j se apresentaram nos arcos da Lapa no Rio de Janeiro, So Paulo e na posse da presidenta Dilma em Braslia, sendo um sucesso de crtica no apenas por suas letras e temas abordados, como tambm pelo valor simblico cultural de uma juno inusitada do rap com a cultura indgena, do portugus com o guarani como nas letras Terra Vermelha e Tup, e Eju Orendive. O disco traz 08 msicas e trabalha com os mais diversos temas, um trabalho que mescla culturas evidenciando todas as potencialidades desses jovens guaranis.

Potrebbero piacerti anche