Sei sulla pagina 1di 63

Visando oferecer informaes e orientaes para o melhor aproveitamento das Placas Cimentcias Eterplac, Eterplac Wood, Eterplac Stone,

Eterplac Color e Painel Wall, a Eternit elaborou este catlogo tcnico. Nele voc encontrar orientaes para utilizar o produto da forma mais eficiente, proporcionando timos resultados estticos, tcnicos e econmicos.

Consulte a Diviso de Sistemas Construtivos para verificar a disponibilidade do produto e a relao dos distribuidores e revendedores em sua regio. A Eternit coloca sua disposio uma equipe tcnica para mais informaes sobre os produtos.
* Os dados constantes neste catlogo no devem ser considerados como normas para todas as construes. * Os desenhos nele contidos so meramente ilustrativos. Qualquer dvida, entrar em contato com a Eternit. * A Eternit se reserva o direito de alterar informaes sem aviso prvio.

ndice
Eterplac Standard.....................................................3 Linha Eterplac Transporte, Manuseio e Armazenamento (Vlido para Eterplac Standard, Eterplac Wood, Eterplac Stone e Eterplac Color) ................11 Eterplac Wood .........................................................13 Eterplac Stone.........................................................19 Eterplac Color.........................................................25 Sistemas Especiais Eterplac ...................................29 Painel Wall ..............................................................35

Especicaes Tcnicas
Produzida com a tecnologia CRFS - Cimento Reforado com Fio Sinttico, atendendo as normas ISO 8336 e NBR 15498 - classe A3, ideal para projetos que exijam versatilidade, rapidez na montagem e um excelente acabamento. Em funo da tima performance tcnica, trabalhabilidade, durabilidade, estabilidade e resistncia umidade, a ETerpLac proporciona: Ampla versatilidade de uso; tima relao custo-benefcio: reduo dos custos com a mo de obra e o desperdcio de material, bem como dos prazos de entrega.

Caractersticas Gerais
Incombustvel; Impermevel; No oxida; No apodrece; Resistente umidade; Resistente intempries; Aceita vrios acabamentos; Resistncia a impactos.

Aplicaes
A ETERPLAC satisfaz as exigncias tcnicas da construo moderna, oferecendo total versatilidade e permitindo as mais variadas aplicaes, tais como: Paredes curvas; Paredes diafragma; Paredes internas (reas secas e midas); Paredes externas sujeitas a intempries; Paredes steel frame; Sinalizaes/ fundo para luminosos; Enclausuramento de estruturas (metlicas/concreto); Revestimentos; Divisrias sanitrias; Forros; Beirais e oites; Brises; Mdulos construtivos; Shafts; Fachadas.

Eterplac Standard

Eterplac Standard

Caractersticas Fsicas
Densidades aproximadas: Resistncia flexo: Variao dimensional (sat - seco estufa): Condutibilidade trmica: Combustibilidade: Seca: 1,40 g/cm Ambiente: 1,70 g/cm Saturada: 11 MPa Ambiente: 14 MPa Aprox. 2,0 mm/m 0,48 W/m.K Material Incombustvel (ISO 1182/90);

Tabela peso/dimenses nominais


ESPESSURA (mm) LARGURA (m) COMPRIMENTO (m)
2,00 2,4 3,00 2,00 2,4 3,00

PESO (kg)
24,4 29,4 36,7 32,6 39,2 49,0

REA (m2)
2,4 2,88 3,6 2,4 2,88 3,6

PESO (kg/m)
10,2 10,2 10,2 13,6 13,6 13,6

APLICAES

1,20

Pequenos arremates, mveis, elementos decorativos, dutos de ar condicionado e divisrias leves.

1,20

Paredes internas em reas secas e midas, shafts, paredes diafragma, aplicadas com ou sem revestimento.

10

1,20

2,00 2,4 3,00

40,8 49,0 61,2

2,4 2,88 3,6

17,0 17,0 17,0

Utilizadas para reas secas e midas, internas e externas em sistema steel framing ou wood framing.

12

1,20

2,00 2,4 3,00

48,96 58,75 73,44

2,4 2,88 3,6

20,4 20,4 20,4

Utilizada na compatibilizao com montagens em Drywall ou em aplicaes que necessitem de maior desempenho tcnico.

As dimenses reais das placas tm 3 mm a menos em ambos os sentidos, em funo da junta necessria entre as peas.

Vantagens
Como parede/ fechamento, substitui o chapisco, emboo e reboco das paredes convencionais; Quando utilizada como cortina (parede diafragma) proporciona ao local melhor aerao das paredes midas, ocultando paredes

T c n i c o

deterioradas; timo comportamento umidade: fator preponderante para uso em reas molhadas ou externas; Possui grande durabilidade e resistncia a impactos; Possui uma superfcie que aceita diversos tipos de revestimentos, tais como: laminado melamnico, cermica, verniz acrlico e pintura e massa texturizada com base acrlica; A praticidade e rapidez da montagem dos sistemas proporcionam reduo da mo de obra e do desperdcio de materiais, agilizando os prazos de entrega da obra; As paredes/ fechamentos permitem que seu interior possa receb er diversos isolamentos termoacsticos, tais como: l de rocha, l de vidro, EPS e PU, proporcionando conforto termoacstico ao ambiente.

C at l o g o

Sistemas Construtivos com Eterplac


Light Steel Framing
Light Steel Framing um sistema construtivo de concepo racional, que tem como principal caracterstica uma estrutura constituda por perfis formados a frio, de ao galvanizado, que so utilizados para composio de painis estruturais e no-estruturais, vigas secundrias, vigas de piso, tesouras de telhado e demais componentes. Neste sistema, as paredes podem ser construdas no solo e, posteriormente, erguidas e colocadas no local definitivo, sendo ento fixadas na fundao atravs de buchas de ancoragem. As janelas e outras aberturas necessitam de processos prprios de montagem, uma vez que so providas de vigas de cabeceira. O telhado tambm totalmente construdo com elementos metlicos, sejam eles vigas ou tesouras. Concluda, a estrutura assemelha-se a uma enorme gaiola de peas metlicas interligadas atravs de parafusos autoatarrachantes.

Sistema
Pers Estruturais
Os montantes e vigas utilizados nas construes em Light Steel Framing so fabricados a partir de chapas de ao galvanizado que podem receber trs tipos de tratamento: zincado por imerso a quente, zincado por eletrodeposio e alumnio-zinco por imerso a quente. Estas peas variam tanto na seco como na espessura, de acordo com o fim a que se destina o elemento estrutural. Para as paredes comum usarem-se espessuras entre 0,95 e 3,0 mm. A galvanizao permite garantir a durabilidade das peas metlicas durante centenas de anos. A engenharia empregada visa tornar a estrutura resistente a quaisquer tipos de aes da natureza. As principais dimenses usuais dos perfis de aos utilizados na montagem da estrutura so:

MONTANTE

GUIA

BF BW D BF BW

Eterplac Standard

DESIGNAO
Montante Montante Montante Montante Montante Guia Guia Guia Guia Guia

DIMENSES
90 x 40 140 x 40 200 x 40 250 x 40 300 x 40 90 x 40 142 x 38 202 x 38 252 x 38 302 x 38

LARGURA DA ALMA (bw)


90 140 200 250 300 92 142 202 252 302

LARGURA DA MESA (bf)


40 40 40 40 40 38 38 38 38 38

LARGURA DO ENRIJECEDOR DE BORDA (D)


12 12 12 12 12 *medidas em mm

Montagem/Encaixe
As placas devem ser montadas, preferencialmente, do centro para as extremidades e de cima para baixo; Quando ambas as faces da estrutura da parede receberem Placas Cimentcias, as juntas das placas da face interna e da face externa no devem coincidir no mesmo montante, para garantir a rigidez do conjunto; Todas as juntas devem ser feitas sobre montantes ou guias.

CERTO
PERFIL JUNTA ETERPLAC

ERRADO

ETERPLAC

JUNTA PERFIL JUNTA ETERPLAC

ETERPLAC

JUNTA

Encontro entre dois painis em linha


As juntas das placas nunca devem coincidir com as juntas dos painis.
QUADRO 1 QUADRO 2

T c n i c o

CERTO

ENCONTRO DE PLACAS ENCONTRO DE PAINIS

AD QU RO 1

RO

AD QU

C a t l o g o

ERRADO
ENCONTRO DE PAINIS ENCONTRO DE PLACAS O encontro de placas no deve coincidir com o encontro de painis.

PA

PA

Encontro de painis em L
PAINEL 1 PAINEL 1

Encontro de painis em T
PAINEL 1

Encontro de painis em cruz


PAINEL 3

PAINEL 1

PAINEL 2

PAINEL 2

PAINEL 2

PAINEL 2

Fixao
A fixao das paredes estruturais s fundaes efetuada atravs de buchas de ancoragem providas de porca de aperto; Paredes com funo no-estrutural podem ser ancoradas com finca-pino acionado plvora; Todas as peas metlicas da estrutura so interligadas atravs de parafusos de ao galvanizado, autoperfurantes e autoatarrachantes, ou seja, os parafusos abrem o seu prprio orifcio e no necessitam de porca; Os materiais de enclausuramento da estrutura, tanto pelo interior, como pelo exterior, tambm so fixados atravs de parafusos; Os parafusos diferem em comprimento e espessura, bem como no formato da cabea, formato da broca, conforme os locais em que so empregues. Cabe ao engenheiro projetista selecionar o tipo e a quantidade de parafusos a colocar em cada conexo; As principais dimenses usuais de parafusos so:
ENCONTRO DE PAINIS EM CRUZ

NTRO DE PAINIS EM CRUZ

NIS EM T

Fixao entre pers metlicos


ParafUso GaLvaniZado aUToperfUranTe, cabea eXTrapLana e ponTa broca para perfis Dimenses: 8 x 1. (4,2 x 13 mm)

Fixao entre placas e pers


Parafuso organometlico para fixao em perfis metlicos, com ponta broca, cabea autoescariante e aletas de expanso Dimenses: 8 x 1. (4,2 x 32 mm)

PAINEL 2

PAINEL 1

Eterplac Standard

Distanciamento das xaes


A fixao correta da ETERPLAC deve obedecer aos seguintes distanciamentos: a. Distanciamento entre fixaes: - Horizontal: 300 mm a 400 mm - Vertical: 200 mm b. Distanciamento mnimo de 15 mm das bordas; c. No colocar fixadores nos vrtices das placas; d. As fixaes verticais e horizontais nos vrtices devem manter a distncia de, no mnimo, 100 mm e 50 mm das bordas, respectivamente, evitando formar ngulos de 45; e. Distncia mnima entre as placas (juntas de dilatao): 3 mm.

LEGENDA A= 200 mm B= 300 mm ou 400 mm

B B B B B B 15 15 100 3 50 50 300 400 400 400

Modulao
Para paredes internas e externas, devem ser utilizados montantes e guias metlicos de ao galvanizado de, no mnimo, 0,95 mm; A distncia entre montantes dever ser dimensionada em funo das particularidades de cada obra, respeitandose os valores mximos conforme a tabela abaixo:

ESPESSURA DA PLACA (mm)

DISTNCIA MXIMA ENTRE MONTANTES (mm)

T c n i c o

6 8 10 12

C at l o g o

Cortes e furaes
Para cortar as placas, utilizar equipamento Serra Mrmore com disco diamantado; Perfuraes para colocao de tomadas, passagens de tubulao, entre outras, utilizar furadeira eltrica com Serra Copo diamantada.

Tratamento de Juntas
Aplicar o impermeabilizante nas duas faces da placa seca (recomenda-se que se faa aps um dia de sol forte). O ideal que se faa em duas demos. Para aplicao da segunda demo a primeira deve estar seca ao toque; O produto pode ser aplicado com pincel, rolo ou spray; Utilizar selante adesivo base de gua ou mstique de poliuretano com propriedades elsticas para preenchimento da junta; A critrio do projetista, pode-se variar o espaamento, porm nunca inferior a 3 mm.

PERFIL ETERPLAC SELANTE IMPERMEABILIZANTE

SELANTE ADESIVO BASE D'GUA OU MSTIQUE DE POLIURETANO

3 mm

Recomendaes
1. Aplicar duas demos de selante impermeabilizante em toda superfcie e bordas, que devero estar limpas e isentas de poeira. Aguardar a secagem de acordo com as recomendaes do fabricante do produto. 2. Limpar novamente a regio onde ser aplicado o selante adesivo base dgua ou mstique de poliuretano. 3. Aplicar o produto removendo o excesso com esptula de silicone imediatamente aps a aplicao. 4. Aps a secagem indicada pelo fabricante, as placas estaro prontas para receber pintura.
SELANTE ADESIVO

Juntas de canto
Para juntas de canto, utilizar selante adesivo base de gua ou mstique de poliuretano com propriedades elsticas mantendo-se o espaamento mnimo de 3 mm.

SELANTE ADESIVO BASE D'GUA OU MSTIQUE DE POLIURETANO

SELANTE ADESIVO BASE D'GUA OU MSTIQUE DE POLIURETANO

Revestimentos
A ETERPLAC satisfaz as exigncias tcnicas da construo moderna, oferecendo total versatilidade e permitindo os mais variados revestimentos, tais como: massas e texturas acrlicas com propriedades elsticas, cermica, porcelanatos, azulejos, pastilhas e laminado melamnico. (Recomendamos a utilizao de argamassa flexvel do tipo AC III). Para aplicar qualquer revestimento, recomendamos que a superfcie esteja limpa, livre de poeira, graxa, leo e partculas soltas.

Eterplac Standard

10

C at l o g o

T c n i c o

Linha Eterplac - (Transporte, Manuseio e Armazenamento)


As placas devem ser transportadas unitariamente, sempre na vertical por dois homens. A descarga normalmente feita pela lateral do caminho com os homens de cima deslizando a placa sobre duas vigas encostadas pilha, para que os que esto embaixo a peguem, colocando-a sobre os suportes.

(Vlido para Eterplac Standard, Eterplac Wood, Eterplac Stone e Eterplac Color)

CERTO

ERRADO

Para manter a boa aparncia das Placas Cimentcias, recomenda-se o armazenamento em ambiente fechado ou a cobertura das pilhas com lona ou plstico;

O local deve ser plano, firme e de fcil acesso para descarga. A altura da pilha no deve ultrapassar o mximo de 40 cm, formando pilhas nas quantidades de: 45 placas de 8 mm ou 35 placas de 10 mm. As placas devem ser empilhadas e apoiadas sobre sarrafos de 7,5 x 7,5 cm nivelados e distantes entre si, no mximo, 40 cm e formando todos eles um mesmo plano ou em pranchas de madeira niveladas. Em ambos os casos, no dever haver a existncia de balanos livres nas laterais das placas.

CERTO

ERRADO

*D = MXIMO DE 0,40 m

*Sempre manter o material com as lminas plsticas entre as peas enquanto estocadas, at o momento da aplicao. As placas de Eterplac Wood, Stone e Color um material acabado. O no cumprimento desta recomendao pode danificar a pintura.

11

Transp., Manu., e Armaz.

Linha Eterplac

12

C at l o g o

T c n i c o

Eterplac Wood
Especicaes Tcnicas
Placa produzida com uma mistura homognea de cimento Portland e agregados naturais reforados com fios sintticos, atravs da Tecnologia CRFS - Cimento Reforado com Fio Sinttico, a placa texturizada com acabamento tipo madeirado, com ou sem pintura especial. Em funo de suas caractersticas, apresenta boa performance tcnica, durabilidade e resistncia umidade. Pode ser utilizada em fechamentos externos, paredes internas, fachadas, construes Steel Frame, entre outras, atendendo s NBR 15498/2007 da ABNT - Placa Plana Cimentcia.

Caractersticas Gerais
Incombustvel; Impermevel; No oxida; No apodrece; Resistente umidade; Resistente a intempries; Resistente a impactos.
Eterplac Wood APLICAES
Paredes internas em reas secas e midas, shafts, paredes diafragma, aplicadas com ou sem revestimento. Utilizadas para reas secas e midas, internas e externas em sistema steel framing.

Caractersticas Fsicas
Densidades aproximadas: Resistncia flexo: Variao dimensional (sat - seco estufa): Condutibilidade trmica: Combustibilidade: Tolerncias Dimensionais: * Pode apresentar variaes de tonalidades. Seca: 1,40 g/cm Ambiente: 1,70 g/cm Saturada: 11 MPa Ambiente: 14 MPa Aprox. 2,0 mm/m 0,48 W/m.K Material Incombustvel (ISO 1182/90) Comprimento/ largura: 2 mm/m Espessura: - Placa 8 mm: 0,8 mm - Placa 10 mm: 1 mm

Tabela Peso/Dimenses Nominais:


ESPESSURA (mm) LARGURA (m) COMPRIMENTO (m)
2,00 2,40

PESO (kg)
32,6 39,2

REA (m2)
2,40 2,88

PESO (kg/m2)
13,6 13,6

1,20

10

1,20

2,00 2,40

40,8 49,0

2,40 2,88

17,0 17,0

As dimenses reais das placas tm 3 mm a menos em ambos os sentidos, em funo da junta necessria entre as peas.

Produto
Standart
Placa cimentcia texturizada sem pintura. Pronta para ser pintada de acordo com as recomendaes do fabricante da tinta.

Padro Carvalho
Placa cimentcia texturizada com pintura acrlica a base d'gua decorativa de alta resistncia, especialmente desenvolvida pela Eternit. Tinta acrlica com alta resistncia a raios UV.
* Consulte nossos promotores tcnicos para saber informaes sobre manuteno.

13

Tratamento de Juntas
Utilizar selante adesivo com propriedades elsticas para preenchimento das juntas. A critrio do projetista, pode-se variar o espaamento das juntas, porm, nunca inferior a 3 mm.

Perfil Eterplac Wood Selante impermeabilizante ou pintura acrlica base d'gua *Como tratamento para ocultar as fixaes, deve-se aplicar o mesmo selante adesivo a base de gua ou de cura neutra para materiais porosos na cor desejada. Para o padro carvalho, sugere-se que este produto tenha a cor bronze.

Selante adesivo base d'gua ou cura neutra ou mstique de poliuretano

3 mm

Encontro de placas 90 graus


3 mm 3 mm Selante adesivo a base de gua ou cura neutra para materiais porosos na cor desejada. Selante adesivo a base de gua ou cura neutra para materiais porosos na cor desejada.

Perfil tipo cantoneira de alumnio colado com selante adesivo de cura neutra para materiais porosos na cor desejada. Para o padro carvalho, sugere-se alumnio anodizado na cor bronze.

Perfil tipo cantoneira de alumnio colado com selante adesivo de cura neutra para materiais porosos na cor desejada. Para o padro carvalho, sugere-se alumnio anodizado na cor bronze.

* Para mais informaes a respeito do selante adesivo, consulte a equipe tcnica da Eternit.

Fixao
A fixao correta da Eterplac Wood deve obedecer aos seguintes distanciamentos: a. Distanciamento mnimo de 15 mm das bordas. b. No colocar fixadores nos vrtices das placas. c. As fixaes verticais e horizontais nos vrtices devem manter a distncia de, no mnimo, 100 mm e 50 mm das bordas

T c n i c o

respectivamente, evitando formar ngulos de 45. d. Distncia mnima entre as placas (juntas de dilatao): 3 mm. e. Antes de utilizar as placas, se necessrio, remover a poeira com pano mido quase seco. Parafuso organometlico para fixao em perfis metlicos, com ponta broca, cabea autoescariante e aletas de expanso. Dimenses: 8 x 1 (4,2 x 32 mm).

14

C at l o g o

Modulao
Para paredes internas e externas, devem ser utilizados montantes e guias metlicos de ao galvanizado de, no mnimo, 0,95 mm em fachadas. Pode-se utilizar perfis tubulares tambm de ao galvanizado. A distncia entre montantes dever ser dimensionada em funo das particularidades de cada obra, respeitando-se os valores mximos conforme a tabela abaixo:
LEGENDA A = 400 mm B = 400 mm

15 100 15

50 50

ESPESSURA DA PLACA (mm)


8 10

DISTNCIA MXIMA ENTRE MONTANTES (mm)


400 400

Para encontros laterais ou de topo entre placas, sugere-se um perfil de seo maior do que as estruturas intermedirias para evitar que a fixao seja feita muito perto da borda, menor do que o limite recomendado (15 mm).

MNIMO 4 cm

15

Eterplac Wood

Cortes e Aberturas (tubos e tomadas)


Para cortar as placas, utilize equipamento Serra Mrmore com disco diamantado sem dentes para corte a seco ou Serra Circular com dimetro de 300 a 400 mm com 96 dentes na espessura de 3,2 mm e afiao trapezoidal. A rotao recomendada de 3.600 rpm; Em aberturas para colocao de tomadas, passagens de tubulao, entre outras, utilize furadeira eltrica com Serra Copo diamantada. Pode tambm utilizar broca para concreto, efetuando vrios furos sobre o permetro a ser removido e posterior acabamento com grosa ou lixa grossa; O no cumprimento destas recomendaes poder danificar a pintura decorativa; necessrio nivelar e apoiar o material durante os trabalhos de corte para evitar vibraes e movimentaes; O uso de lminas no afiadas deixa rebarbas e imperfeies nas placas; No caso de usar serras circulares portteis, apoiar a chapa sobre uma superfcie plana com o lado decorativo (face) para baixo.

300 a 400 mm

= 96

APOIO

Manuteno/ Limpeza
Limpeza com equipamento de jato de gua regulado para baixa presso aplicado distncia mnima de 1 metro. Nunca usar materiais abrasivos como: Esponjas de ao; Esponjas abrasivas; Produtos de limpeza que contm abrasivos slidos na sua composio, pois o uso dos mesmos prejudicar o acabamento da superfcie; Recomenda-se somente a utilizao de produtos de limpeza neutros e um pano mido (quase seco); Enxague com gua abundante.

C a t l o g o

T c n i c o

Obs.: 1) Uso de EPI - Recomenda-se o uso de luvas para o manuseio dos produtos. Em caso de cortes ou perfuraes, recomenda-se o uso de mscaras de proteo. 2) Descarte de produtos - Os resduos so classificados como no perigosos, portanto sendo passvel de destinao em aterros classe II.

16

Passo a Passo
Passo 1 Passo 2

*Caso haja necessidade, remover as rebarbas de cortes com lixa fina.

Passo 3

Passo 4

Padro Standard: Preencher toda a junta e pontos de fixao com selante adesivo a base d'gua, ou de cura neutra para materiais porosos na cor branca ou cinza. Certificar-se de que o produto aplicado poder receber pintura acrlica a base d'gua. Padro Carvalho: Preencher toda a junta e pontos de fixao com selante adesivo a base d'gua, ou de cura neutra para materiais porosos na cor desejada. Para o padro carvalho, sugere-se que este produto tenha a cor bronze.

Remover em seguida o excesso do produto aplicado no preenchimento alisando-o com o fundo do tubo para criar acabamento meia-cana.

Passo 5

Passo 6

Remover a fita crepe imediatamente (antes que se inicie a secagem do selante).

Padro Standard: Aguardar a secagem e aplicar a pintura desejada. Utilizar sempre produtos acrlicos a base d'gua. Padro Carvalho: Aguardar a secagem e fazer a limpeza com pano mido.

17

Eterplac Wood

Padro Standard: Limpar a superfcie com pincel seco para remoo de poeira e, posteriormente, pano mido. Aguardar secagem. Padro Carvalho: Limpar a superfcie com pincel seco para remoo de poeira e, posteriormente, pano mido. Aguardar secagem.

Aplicar fita crepe em todas as bordas, criando uma mscara tambm ao redor dos pontos de fixao.

18

C at l o g o

T c n i c o

Eterplac Stone
Especicaes Tcnicas
Placa produzida com uma mistura homognea de cimento Portland e agregados naturais reforados com fios sintticos, atravs da Tecnologia CRFS - Cimento Reforado com Fio Sinttico, a placa texturizada com acabamento tipo ardsia, com ou sem pintura especial. Em funo de suas caractersticas, apresenta boa performance tcnica, durabilidade e resistncia umidade. Pode ser utilizada em fechamentos externos, paredes internas, fachadas, construes Steel Frame, entre outras, atendendo s NBR 15498/2007 da ABNT - Placa Plana Cimentcia.

Caractersticas Gerais
Incombustvel; Impermevel; No oxida; No apodrece; Resistente umidade; Resistente a intempries; Resistente a impactos.

Caractersticas Fsicas
Densidades aproximadas: Resistncia flexo: Variao dimensional (sat - seco estufa): Condutibilidade trmica: Combustibilidade: Tolerncias Dimensionais: * Pode apresentar variaes de tonalidades. Seca: 1,40 g/cm Ambiente: 1,70 g/cm Saturada: 11 MPa Ambiente: 14 MPa Aprox. 2,0 mm/m 0,48 W/m.K Material Incombustvel (ISO 1182/90) Comprimento/ largura: 2 mm/m Espessura: - Placa 8 mm: 0,8 mm - Placa 10 mm: 1 mm

Tabela Peso/Dimenses Nominais


ESPESSURA (mm) LARGURA (m) COMPRIMENTO (m)
2,00 2,40

PESO (kg)
32,6 39,2

REA (m2)
2,40 2,88

PESO (kg/m2)
13,6 13,6

APLICAES
Paredes internas em reas secas e midas, shafts, paredes diafragma, aplicadas com ou sem revestimento. Utilizadas para reas secas e midas, internas e externas em sistema steel framing.

1,20

10

1,20

2,00 2,40

40,8 49,0

2,40 2,88

17,0 17,0

As dimenses reais das placas tm 3 mm a menos em ambos os sentidos, em funo da junta necessria entre as peas.

Produto
Standart
Placa cimentcia texturizada sem pintura. Pronta para ser pintada de acordo com as recomendaes do fabricante da tinta.

Padro Ardsia
Placa cimentcia texturizada com pintura acrlica a base d'gua decorativa de alta resistncia, especialmente desenvolvida pela Eternit. Tinta acrlica com alta resistncia a raios UV.
* Consulte nossos promotores tcnicos para saber informaes sobre manuteno.

19

Eterplac Stone

Tratamento de Juntas
Utilizar selante adesivo com propriedades elsticas para preenchimento das juntas. A critrio do projetista, pode-se variar o espaamento das juntas, porm, nunca inferior a 3 mm.

Perfil Eterplac Stone Selante impermeabilizante ou pintura acrlica base d'gua

Selante adesivo base d'gua ou cura neutra ou mstique de poliuretano

*Como tratamento para ocultar as fixaes, deve-se aplicar o mesmo selante adesivo a base d'gua ou de cura neutra para materiais porosos na cor desejada. Para o padro ardsia, sugere-se que este produto tenha a cor grafite.

3 mm

Encontro de placas 90 graus


3 mm 3 mm

Perfil tipo cantoneira de alumnio colado com selante adesivo de cura neutra para materiais porosos na cor desejada. Para o padro ardsia, sugere-se alumnio anodizado na cor grafite.

Selante adesivo a base d'gua ou cura neutra para materiais porosos na cor desejada.

Selante adesivo a base d'gua ou cura neutra para materiais porosos na cor desejada.

Perfil tipo cantoneira de alumnio colado com selante adesivo de cura neutra para materiais porosos na cor desejada. Para o padro ardsia, sugere-se alumnio anodizado na cor grafite.

* Para mais informaes a respeito do selante adesivo, consulte a equipe tcnica da Eternit.

Fixao
A fixao correta da Eterplac Stone deve obedecer aos seguintes distanciamentos: a. Distanciamento mnimo de 15 mm das bordas. b. No colocar fixadores nos vrtices das placas. c. As fixaes verticais e horizontais nos vrtices devem manter a distncia de, no mnimo, 100 mm e 50 mm das bordas

T c n i c o

respectivamente, evitando formar ngulos de 45. d. Distncia mnima entre as placas (juntas de dilatao): 3 mm. e. Antes de utilizar as placas, se necessrio, remover a poeira com pano mido quase seco. Parafuso organometlico para fixao em perfis metlicos, com ponta broca, cabea autoescariante e aletas de expanso. Dimenses: 8 x 1 (4,2 x 32 mm).

20

C at l o g o

Modulao
Para paredes internas e externas, devem ser utilizados montantes e guias metlicos de ao galvanizado de, no mnimo, 0,95 mm em fachadas. Pode-se utilizar perfis tubulares tambm de ao galvanizado. A distncia entre montantes dever ser dimensionada em funo das particularidades de cada obra, respeitando-se os valores mximos conforme a tabela abaixo:
LEGENDA A = 400 mm B = 400 mm

15 100
3

15 50 50

ESPESSURA DA PLACA (mm)


8 10

DISTNCIA MXIMA ENTRE MONTANTES (mm)


400 400

Para encontros laterais ou de topo entre placas, sugere-se um perfil de seo maior do que as estruturas intermedirias para evitar que a fixao seja feita muito perto da borda, menor do que o limite recomendado (15 mm).

MNIMO 4 cm

21

Eterplac Stone

Cortes e Aberturas (tubos e tomadas)


Para cortar as placas, utilize equipamento Serra Mrmore com disco diamantado sem dentes para corte a seco ou Serra Circular com dimetro de 300 a 400 mm com 96 dentes na espessura de 3,2 mm e afiao trapezoidal. A rotao recomendada de 3.600 rpm; Em aberturas para colocao de tomadas, passagens de tubulao, entre outras, utilize furadeira eltrica com Serra Copo diamantada. Pode tambm utilizar broca para concreto, efetuando vrios furos sobre o permetro a ser removido e posterior acabamento com grosa ou lixa grossa; O no cumprimento destas recomendaes poder danificar a pintura decorativa; necessrio nivelar e apoiar o material durante os trabalhos de corte para evitar vibraes e movimentaes; O uso de lminas no afiadas deixa rebarbas e imperfeies nas placas; No caso de usar serras circulares portteis, apoiar a chapa sobre uma superfcie plana com o lado decorativo (face) para baixo.

300 a 400 mm

= 96

APOIO

Manuteno/ Limpeza
Limpeza com equipamento de jato de gua regulado para baixa presso aplicado distncia mnima de 1 metro. Nunca usar materiais abrasivos como: Esponjas de ao; Esponjas abrasivas; Produtos de limpeza que contm abrasivos slidos na sua composio, pois o uso dos mesmos prejudicar o acabamento da superfcie; Recomenda-se somente a utilizao de produtos de limpeza neutros e um pano mido (quase seco); Enxague com gua abundante.

C at l o g o

T c n i c o

Obs.: 1) Uso de EPI - Recomenda-se o uso de luvas para o manuseio dos produtos. Em caso de cortes ou perfuraes, recomenda-se o uso de mscaras de proteo. 2) Descarte de produtos - Os resduos so classificados como no perigosos, portanto sendo passvel de destinao em aterros classe II.

22

Passo a Passo
Passo 1 Passo 2

Padro Standard: Limpar a superfcie com pincel seco para remoo de poeira e, posteriormente, pano mido. Aguardar secagem. Padro Ardsia: Limpar a superfcie com pincel seco para remoo de poeira e, posteriormente, pano mido. Aguardar secagem. *Caso haja necessidade, remover as rebarbas de cortes com lixa fina.

Aplicar fita crepe em todas as bordas, criando uma mscara tambm ao redor dos pontos de fixao.

Passo 3

Passo 4

Padro Standard: Preencher toda a junta e pontos de fixao com selante adesivo a base d'gua ou de cura neutra para materiais porosos na cor branca ou cinza. Certificar-se de que o produto aplicado poder receber pintura acrlica a base de gua. Padro Ardsia: Preencher toda a junta e pontos de fixao com selante adesivo a base d'gua ou de cura neutra para materiais porosos na cor desejada. Para o padro ardsia, sugere-se que este produto tenha a cor grafite.

Remover em seguida o excesso do produto aplicado no preenchimento alisando-o com o fundo do tubo para criar acabamento meia-cana.

Passo 5

Passo 6

Remover a fita crepe imediatamente (antes que se inicie a secagem do selante).

Padro Standard: Aguardar a secagem e aplicar a pintura desejada. Utilizar sempre produtos acrlicos a base de gua. Padro Ardsia: Aguardar a secagem e fazer a limpeza com pano mido.

23

Eterplac Stone

24

C at l o g o

T c n i c o

Eterplac Color
Especicaes Tcnicas
Placa produzida com uma mistura homognea de cimento Portland e agregados naturais reforados com fios sintticos, atravs da Tecnologia CRFS - Cimento Reforado com Fio Sinttico. A placa calibrada, o que confere um perfeito acabamento superficial passando ainda por um processo especial de pintura garantindo alto desempenho e padronizao dos produtos. A Eterplac Color est disponvel nas seguintes cores: branco neve, bege, marrom, vermelho, verde, azul e grafite. Em funo de suas caractersticas, apresenta boa performance tcnica, durabilidade e resistncia umidade. Pode ser utilizada em fechamentos externos, paredes internas, fachadas, construes Steel Frame, entre outras, atendendo s NBR 15498/2007 da ABNT - Placa Plana Cimentcia.

Caractersticas Gerais
Incombustvel; Impermevel; No oxida; No apodrece; Resistente umidade; Resistente a intempries; Resistente a impactos.

Caractersticas Fsicas
Densidades aproximadas: Resistncia flexo: Variao dimensional (sat - seco estufa): Condutibilidade trmica: Combustibilidade: Seca: 1,40 g/cm Ambiente: 1,70 g/cm Saturada: 11 MPa Ambiente: 14 MPa Aprox. 2,0 mm/m 0,48 W/m.K Material Incombustvel (ISO 1182/90) Comprimento/ largura: 2 mm/m Espessura: - Placa 8 mm: 0,8 mm - Placa 10 mm: 1 mm

Tolerncias Dimensionais:

* Pode apresentar variaes de tonalidades.

Tabela Peso/Dimenses Nominais:


ESPESSURA (mm) LARGURA (m) COMPRIMENTO (m)
2,00 2,40

PESO (kg)
32,6 39,2

REA (m2)
2,40 2,88

PESO (kg/m2)
13,6 13,6

APLICAES
Paredes internas em reas secas e midas, shafts, paredes diafragma, aplicadas com ou sem revestimento. Utilizadas para reas secas e midas, internas e externas em sistema steel framing.

1,20

10

1,20

2,00 2,40

40,8 49,0

2,40 2,88

17,0 17,0

As dimenses reais das placas tm 3 mm a menos em ambos os sentidos, em funo da junta necessria entre as peas.

25

Eterplac Color

Fixao
Para a aplicao da Eterplac Color devem ser seguidas, exclusivamente, as orientaes contidas no captulo Sistemas Especiais Eterplac.

Modulao
Para paredes internas e externas, devem ser utilizados montantes e guias metlicos de ao galvanizado de, no mnimo, 0,95 mm em fachadas. Pode-se utilizar perfis tubulares tambm de ao galvanizado. A distncia entre montantes dever ser dimensionada em funo das particularidades de cada obra, respeitando-se os valores mximos conforme a tabela abaixo:
LEGENDA A = 400 mm B = 400 mm

15 100
3

ESPESSURA DA PLACA (mm)


8 10

15 50 50

DISTNCIA MXIMA ENTRE MONTANTES (mm)


400 400

T c n i c o

Para encontros laterais ou de topo entre placas, sugere-se um perfil de seo maior do que as estruturas intermedirias para evitar que a fixao seja feita muito perto da borda, menor do que o limite recomendado (15 mm).

C at l o g o

MNIMO 4 cm

26

Cortes e Aberturas (tubos e tomadas)


Para cortar as placas, utilize equipamento Serra Mrmore com disco diamantado sem dentes para corte a seco ou Serra Circular com dimetro de 300 a 400 mm com 96 dentes na espessura de 3,2 mm e afiao trapezoidal. A rotao recomendada de 3.600 rpm; Em aberturas para colocao de tomadas, passagens de tubulao, entre outras, utilize furadeira eltrica com Serra Copo diamantada. Pode tambm utilizar broca para concreto, efetuando vrios furos sobre o permetro a ser removido e posterior acabamento com grosa ou lixa grossa; O no cumprimento destas recomendaes poder danificar a pintura decorativa; necessrio nivelar e apoiar o material durante os trabalhos de corte para evitar vibraes e movimentaes; O uso de lminas no afiadas deixa rebarbas e imperfeies nas placas; No caso de usar serras circulares portteis, apoiar a chapa sobre uma superfcie plana com o lado decorativo (face) para baixo.

300 a 400 mm

= 96

APOIO

Manuteno/ Limpeza
Nunca usar materiais abrasivos como: Esponjas de ao; Esponjas abrasivas; Produtos de limpeza que contm abrasivos slidos na sua composio, pois o uso dos mesmos prejudicar o acabamento da superfcie; Recomenda-se somente a utilizao de produtos de limpeza neutros e um pano mido (quase seco); Enxague com gua abundante.
Eterplac Color

Limpeza com equipamento de jato de gua regulado para baixa presso aplicado distncia mnima de 1 metro.

Obs.: 1) Uso de EPI - Recomenda-se o uso de luvas para o manuseio dos produtos. Em caso de cortes ou perfuraes, recomenda-se o uso de mscaras de proteo. 2) Descarte de produtos - Os resduos so classificados como no perigosos, portanto sendo passvel de destinao em aterros classe II.

27

28

C at l o g o

T c n i c o

Sistemas Especiais Eterplac


Indicaes
Eterplac Standard Eterplac Wood Eterplac Stone Eterplac Color

Generalidades
As Placas Arquitetnicas para Fechamento de Edifcios funcionam como um elemento de revestimento para o sistema de construo industrializada. Os sistemas de instalao desenvolvidos pela Eternit fazem a diferena no aspecto final, no preo, na flexibilidade ou na aceitao geral do produto pelo cliente. As principais vantagens desses sistemas so: Fcil instalao; Durabilidade e resistncia s intempries; Resistncia impactos; Alternativa esttica de fixao; Flexibilidade.

Linha Eterplac
Os sistemas aqui apresentados atendem os seguintes produtos: Eterplac Standard (8 e 10 mm) Eterplac Wood (8 e 10 mm) Eterplac Stone (8 e 10 mm) Eterplac Color (8 e 10 mm) IMPORTANTE: O desenho da estrutura deve ser avaliada de acordo com normas especficas e condies locais.

Padro alinhado com painis verticais

Padro alinhado com painis horizontais

29

Sistemas Especiais Eterplac

Padro semialinhado com painis horizontais

Padro livre com painis horizontais

Ateno para o detalhe de posicionamento da paginao em caso de intervalos entre estrutura.

Sugesto de tipos de pers para estruturas.

MIN. 40

Ao
1,5 B

MIN. 40

e 1,5 A B B A e A e = MIN 1,5 mm

T c n i c o

Alumnio

MIN. 50

MIN. 2

MIN. 2 A

C at l o g o

A B A B

Perfis para fixaes em encontro de placas Perfis para fixaes intermedirias Perfis para fixaes intermedirias Perfis para fixaes em encontros de placas

MIN. 50

> ou = a 100 mm > ou = a 40 mm > ou = a 40 mm > ou = a 100 mm

30

Fixao
Rebite
A Eternit desenvolveu um rebite especial para a fixao de Placas Coloridas - Eterplac Wood, Eterplac Stone e Eterplac Color: Rebite e bucha de ao, para estruturas de ao; Rebite e bucha de alumnio, para estrutura de alumnio.
BUCHA 28,50 20 8 7,90

16

REBITE

1,50

4,80

5,50

Obs.: Acessrio fornecido pela Eternit em caixas com 250 rebites com buchas na cor do produto especificado. Consumo mdio: 10 rebites/m.

Distncias
Mnimo, as seguintes distncias mximas e das bordas dos rebites devem ser respeitadas.

Furos podem ser feitos usando um modelo.

H V

30 - 100 mm 50 - 100 mm V V

A ferramenta de aplicao pode ser rebitadeira eltrica, pneumtica ou hidrulica.

Perfurao de perfil de ao ou alumnio deve ser feita de forma perpendicular e centralizada no furo do painel. recomendvel o uso da bucha do rebite para garantir a centralizao do furo do perfil, utilizando o furo da prpria placa como guia. Os rebites devem ser inseridos perpendicular superfcie do painel. A distncia da borda do furo borda da seo do perfil da estrutura no pode ser inferior a 10 mm, portanto necessrio cuidado especial no projeto e confeco desta estrutura. Eventuais rebarbas resultantes da perfurao do metal devem ser removidas antes do posicionamento das placas sobre a estrutura.

31

Sistemas Especiais Eterplac

Os painis de revestimento so presos por dois pontos fixos, onde os pr-furos ficam justos bucha metlica (F).
4,9

10,25

Dimetro do Furo (Broca): 8 mm

8 8,3 16

Todos os outros pr-furos so de maior dimetro para ermitir os movimentos do painel (M).
4,9

Dimetro do Furo (Broca): 10 mm


8 11 16 4,8 mm

Ilustrao de Montagem

40 mx. 40 mx. 40 mx. 40

M M M M M M

M M F

M M F

M M M

mx. 40 mx. 40 mx. 40 mx. 40 mx. 40 mx. 40

Obs.: Em aplicaes internas admite-se


F F

distanciamento mximo de 60 cm entre pontos de fixao.

M M M

M M M

M M M

T c n i c o

PLACA

REBITE DE FIXAO

Importante: Para melhor agilidade e praticidade utilize Ventosas Manuais para posicionamento das placas sobre a estrutura. Solues como esta evitam avarias e garantem melhor preciso.

32

C a t l o g o

Vedao de Juntas entre Placas


Para a vedao e melhor acabamento na aplicao, a Eternit desenvolveu um perfil especial em Polietileno na cor do produto de sua escolha.
6 2,5 1,21 7

Para a acomodao do perfil entre as placas muito importante garantir a distncia de 3 mm entre uma placa e outra.

3 mm Selante adesivo base d'gua ou cura neutra ou mstique de poliuretano

Eterplac Perfil

Para que os produtos mantenham suas propriedades fsicas e mecnicas e tenham sua vida til prolongada recomendamos os seguintes cuidados: Evitar contato com qualquer produto qumico como, por exemplo, solventes e derivados de petrleo; Evitar expor o produto a temperaturas extremas (< -10 C e > +70 C). Obs.: Acessrio fornecido pela Eternit em rolos de 25 metros na cor do produto especificado. Consumo mdio: 1,25 metros /m2.
Sistemas Especiais Eterplac
Perfil tipo cantoneira de alumnio colado com selante adesivo de cura neutra para materiais porosos na cor desejada.

Encontro de Placas a 90 graus

Perfil tipo cantoneira de alumnio colado com selante adesivo de cura neutra para materiais porosos na cor desejada.

33

Passo a Passo
Passo 1 Passo 2

Marcar os pontos para a execuo do pr-furo. muito importante realizar uma conferncia da estrutura para que os furos sejam perfeitamente posicionados. Verifique o dimetro recomendado no item FIXAES.

Posicionar a placa sobre a estrutura.

Passo 3

Passo 4

Nos pontos que sero fixos, perfurar o perfil da estrutura com broca de 5 mm de dimetro devidamente centralizada no furo da placa. Aplicar a bucha, posteriormente o rebite e promover o repuxo com uma das ferramentas recomendadas (item FIXAO).

Aplicar os rebites com buchas nos demais pontos (mveis). Para a centralizao do furo no perfil recomendvel posicionar a bucha e introduzir a broca at alcanar o ponto a ser perfurado. Este procedimento garante o melhor posicionamento do rebite.

Obs.: muito importante utilizar um gabarito espaador para garantir o distanciamento de exatos 3mm de espaamento no encontro entre placas.

Passo 5

Passo 6

C a t l o g o

T c n i c o

Aplique o perfil de acabamento promovendo presso e nivelandoo com a superfcie da placa. Esta etapa deve ser realizada simultaneamente etapa anterior. Aplicar selante adesivo de cura neutra no espaamento de 3 mm do encontro entre as placas. Esta aplicao tem a funo de promover a colagem do perfil de acabamento do prximo passo, portanto importante realizar a prxima etapa antes da secagem.

34

Painel Wall
Painel Wall. Muitas solues.
O Painel Wall Eternit, ideal para atender s novas necessidades do mercado para Sistemas (divisrias, paredes, mezaninos, sanitrios e shafts) e Sistemas Construtivos (casas, escolas, projetos modulares e hospitais) com materiais racionalizados. O produto composto de miolo de madeira laminada ou sarrafeada, contraplacando em ambas as faces por lminas de madeira e externamente por placas cimentcias em CRFS (Cimento Reforado com Fio Sinttico) prensadas. O processo de industrializao dos painis constitui-se da prensagem especial dos componentes a alta temperatura, resultando em um produto de caractersticas tcnicas de comprovada qualidade.

Caractersticas Fsicas

Densidades aproximadas: Resistncia carga distribuda (3 apoios): Resistncia cargas verticais concentradas: Resistncia compresso axial: Resistncia a impactos: Resistncia cargas suspensas: Coeficiente Global de Transmisso de Calor: - Isolamento trmico Comportamento ao fogo: - Propagao superficial de chamas

- 40 mm: 800 kg/m - 55 mm: 682 kg/m - 500 kgf/m2 - 150 kgf - 5900 kgf - 22.360 Joules (26 impactos) - 100 kgf - 2,18 kcal/m2 x h x C - 40 mm: 50 min - 55 mm: 65 min - Ip = 2 (Classe A / NBR 9442)

Isolamento acstico: Painel e = 40 mm


f (Hz) R (dB)
- CTS* 33
100 26 125 30 160 31 200 31 250 31 315 29 400 29 500 29 630 28 800 30 1000 30 1250 32 1600 34 2000 36 2500 37 3150 40 4000 42 5000 43

- Classe de transmisso Sonora

35

Painel Wall

Tabela Peso/Dimenses:
ESPESSURA (mm) LARGURA (m)
1,20

COMPRIMENTO (m)
2,10 2,50 2,75 3,05 2,10 2,50 2,75 3,05

PESO (Kg)
80,6 96,0 105,6 117,1 94,5 112,5 123,8 137,3

REA (m2)
2,52 3,00 3,30 3,66 2,52 3,00 3,30 3,66

PESO/m2 (Kg/m2)
32,00 32,00 32,00 32,00 37,51 37,51 37,51 37,51

40

1,20 1,20 1,20 1,20

55

1,20 1,20 1,20

Aplicaes
Mezaninos; Passarelas; Forro tcnico; Paredes / Divisrias tcnicas; Paredes duplas; Paredes eltricas e hidrulicas; Paredes altas; Fechamentos externos; Shafts; Containers; Confinamentos acsticos; Sanitrios; Minilajes.

Transporte, manuseio e estocagem


Os painis devem ser transportados unitariamente, por dois homens ou carros manuais; A descarga normalmente feita pela lateral do caminho com os homens de cima deslizando a placa sobre duas vigas encostadas pilha, para que os que esto embaixo a peguem, colocando-a sobre os suportes.
Obs.: 1) Uso de EPI - Recomenda-se o uso de luvas para o manuseio dos produtos. Em caso de cortes ou perfuraes, recomenda-se o uso de mscaras de proteo. 2) Descarte de produtos - Os resduos so classificados como no perigosos, portanto sendo passvel de destinao em aterros classe II.

36

C at l o g o

T c n i c o

Armazenamento
Para manter a boa aparncia dos painis, recomenda-se o armazenamento em ambiente fechado ou a cobertura das pilhas com lona ou plstico (inclusive a base); O local deve ser plano, firme e de fcil acesso para descarga. A altura da pilha no deve ultrapassar o mximo de 2 m, formando pilhas nas quantidades de - 50 painis de 40 mm - 36 painis de 55 mm

Os painis devem ser empilhados e apoiados sobre sarrafos de 7,5 x 7,5 cm nivelados e distantes entre si, no mximo, 1,40 m, formando todos eles um mesmo plano ou em pranchas de madeira niveladas. Em ambos os casos, no dever haver a existncia de balanos livres nas laterais dos painis.

1/2 X

CAIBROS

Cortes de painis - execuo


Qualquer equipamento utilizado para furar ou cortar o Painel Wall Eternit deve ser, obrigatoriamente, do tipo Widea (brocas e discos), caso contrrio tanto o equipamento quanto o painel sero danificados. Nos casos onde houver necessidade de pequenos cortes, uma Serra Manual com disco de Widea possibilita um trabalho rpido e preciso, porm se houver grande quantidade de painis para corte, recomenda-se a utilizao de uma Serra Circular de bancada.

Mi X 2.00 m

Cortes contnuos
Recomenda-se colocar uma guia para facilitar o corte

Cortes internos

Altura de corte = 45 mm Apoiar sobre dois calos de madeira ou cavaletes

Apoiar serra encostando Apoiar a a serra encostando sobre o painel e em seguida sobre o painel e, em seguida, efetuar os movimentos A, B e os movimentos A, B Cefetuar na ordem. e C na ordem. Painel Wall Com o auxlio de um serrote Com o tico-tico auxlio de completar um serrote o ou serra ou Serra corte nosTico-Tico cantos.completar
o corte nos cantos.

37

Marca MAKITA MAKITA MAKITA DEWALT DEWALT

Modelo
5806 nhg 5007 f 5900 B DW 352 DW 389

Capacidade de Corte
90 45 65 mm 60 mm 84 mm 62 mm 86 mm 42 mm 46 mm 58 mm 47 mm 65 mm

Watts
1400 1600 1750 1400 1800

PRM
5000 5800 3700 5800 5900

Peso (kg)
4,00 4,80 7,00 4,30 7,40

Abertura de canal para malhete


EA VIR A R SER
PONTO "B" 3,1 mm (1/8")

Furar a base da mquina e ficar a cantoneira

Abertura do canal do comprimento Y + 22 mm

38 mm (11/2") CANAL X = 3 a 5 mm 40,0 mm Kit prolongador

IO INC ORTE C O DO MIN TR PONTO "A"

VIRE O PAINEL 22 mm

22 mm 27,5 mm

Para painel de 40 mm Para painel de 55 mm

Abertura do canal na largura

Para abertura do canal no sentido do comprimento, encaixar o painel sobre dois calos de madeira, certificando-se antes do corte que o painel est travado. Iniciar o corte do canal em uma das extremidades (ponto A), at o final do painel (ponto B). Virar a serra e retornar com o corte at o ponto de incio (ponto A), para eliminar rebarbas de madeira no canal. No sentido da largura, apoiar o painel sobre um cavalete de madeira ou similar. Iniciar o corte em uma das extremidades at o final do painel. Aps o corte, vire o painel e refaa a operao.

Abertura para tubulao


T c n i c o C at l o g o

Utilizar brocas de dimetro 25 mm at 64 mm. Abertura com dimetros maiores somente sob consulta.

5 cm Utilizar furadeira manual com broca de Widea no dimetro desejado. Podem ser utilizados os registros de presso de gaveta

Reg. gaveta ou presso

38

Recomendaes
As operaes devero ser realizadas em locais abertos com boa ventilao e, se possvel, separados das demais operaes; Para maior segurana usar culos de proteo e mscara respiratria bem ajustada face durante a realizao dos trabalhos; Umidificar sempre as peas a serem cortadas, reduzindo o desprendimento de poeira; Os equipamentos fixos (Serra Circular, furadeiras de bancada etc.) devero possuir, necessariamente, sistema de captao de poeira; A retirada das rebarbas e limpeza das peas, ferramentas e demais equipamentos devero ser realizadas utilizando pano ou esponja umedecidos ou sistema de aspirao; Nos painis cortados na obra, pede-se a aplicao de selante (hidrofugante - 2 demos) para proteo do topo exposto. Existindo imperfeies, recomenda-se aplicao de massa no local.

Mezaninos, Passarelas e Forros Tcnicos


Simples, resistente, fcil de montar e desmontar.
O Painel Wall Eternit, com suas caractersticas conjugadas s estruturas metlicas, constitui um sistema que proporciona o mximo de aproveitamento de espao. ideal na execuo de mezaninos, pisos tcnicos, passarelas em auditrios, indstrias, prdios comerciais, casas de espetculos e hospitais.

Vantagens
Isolamento acstico; Isolamento trmico; Estanqueidade gua; Alta resistncia a impactos; Duplicao do espao; Suporta altas cargas distribudas (500 kg/m2); Menor peso/m2, com menor nmero de apoios, economizando na estrutura; Vence grandes vos, sem interferir no layout; Menor espessura, ideal para p direito reduzido; Painel Wall Rapidez e simplificao na montagem e desmontagem; Total reaproveitamento em caso de remanejamento; Produto acabado de fcil manuteno, aceitando vrios tipos de acabamentos; No gera entulho; Permite fixao de peas suspensas.

39

Instalao do Painel na estrutura


Colocao Correta Colocao Incorreta

2,5 1

m 1,2

5m

1,2

m 1,2 m

2,4 1,

m 1,2

m ,25

2,4

2m

Sistema de Fixao
Kits de Fixao
25,00 4,70 10,00

1) Fixao em viga "U"/Perl de chapa

15

,0

4,

ALVENARIA OU PI LAR ME TLICO Alvenaria ou pilar metlico

70

Silicone monocomponente ou mstique OU MASTIQUE SILICONE MONO COMPONENTE A cabea do parafuso dever ficar A e, CABEA DO PARAFUSO D EVER FICAR EM BUTIDA embutida posteriormente, nivelar E POSTERIORMENTE NIVE LAR COM MASSA com massa Painel Wall Eternit PAINEL WALL ETERNIT

25,00 1/2 1/2

Furo 4/16 - (7,9 mm)

Parafuso cabea chata 3 x 1/4 (76,2 x 6,2 mm)

T c n i c o

Porca sextavada de rosca 1/4 e arruela 1/4

Obs.: A fixao pode tambm ser feita com parafuso autobrocante.

40

C a t l o g o

2) Fixao em viga I/Perl


A cabea do parafuso dever ficar embutida e, posteriormente, nivelar com massa Painel Wall Eternit Silicone monocomponente ou mstique

3) Fixao em viga de madeira


Painel Wall Eternit Silicone monocomponente ou mstique

Viga de madeira

Acabamentos
1) Piso cermico
Painel Wall Eternit Tela tipo estuque Argamassa de regularizao Argamassa de assentamento Piso cermico Rejunte Silicone monocomponente ou mstique

2) Piso vinlico
Painel Wall Eternit Silicone monocomponente ou mstique Argamassa de regularizao Piso vinlico

3) Instalao e xao de louas sanitrias


Vaso sanitrio Silicone monocomponente ou mstique Argamassa de assentamento Argamassa de regularizao Tela tipo estuque Impermeabilizao com manta asfltica para reas molhadas Painel Wall Eternit Piso cermico

Bolsa de plstico Tubo de esgoto

41

Painel Wall

Pisos cermicos: Para reas midas, realizar impermeabilizao com manta asfltica. Estender a argamassa preparada na obra junto com uma tela (tipo estuque), espalhar p de cimento sobre a argamassa e assentar a cermica, no encostando em paredes ou vigas e executar o rejunte. Recomenda-se que a paginao do piso coincida com a do painel. Utilizao: reas midas. PISOS VINLICOS: Regularizar as juntas com argamassa (1:3 de Cascorez extra e gua + cimento at dar consistncia). Deixar a superfcie isenta de materiais estranhos e seca. Aplicar o piso conforme recomendao do fabricante. Utilizao: reas diversas. Pisos de borracHa: Regularizar as juntas com argamassa (1:3 de Cascorez extra e gua + cimento at dar consistncia). Aplicar o piso conforme recomendao do fabricante. Utilizao: reas de trfego intenso ou com trnsito de carrinhos industriais com rodzio. CARPETES: Regularizar as juntas com argamassa (1:5 de Cascorez extra e gua + cimento at dar consistncia). Aplicar o carpete conforme recomendao do fabricante. Utilizao: reas com melhoria de performance acstica. LTEX ACRLICO / VERNIZ ACRLICO / RESINA ACRLICA E LAMINADO MELAMNICO: Tambm podem ser aplicados aps preparo da superfcie, aplicar os revestimentos de acordo com as recomendaes do fabricante.

Recomendaes
Para uma boa adeso de qualquer revestimento, a superfcie do painel dever ser limpa e seca, isenta de leo, gordura ou p. Para isso recomenda-se efetuar a limpeza com pano umedecido ou lcool comum; Antes de qualquer acabamento, necessrio a regularizao das juntas com massa apropriada; Nos painis cortados na obra, necessrio a aplicao de selante (hidrofugante 2 demos) para proteo do topo exposto. Existindo imperfeies, recomenda-se aplicao de massa no local; Na opo de deixar o painel com a placa cimentcia aparente, recomenda-se a aplicao de uma pintura incolor para proteo da sua superfcie; Na montagem do mezanino, podem ocorrer desnveis provenientes do desnivelamento da estrutura. Para que haja um perfeito acabamento da face superior do painel recomenda-se a colocao de calos de madeira ou metlicos para que o nivelamento seja alcanado; Quando utilizado em reas midas, recomenda-se impermeabilizar o painel com tcnicas de mercado (mantas, impermeabilizantes, seladores); O Painel Wall Eternit no recomendado para uso em balano (sem apoios nas extremidades). Quando necessrio, contatar o departamento tcnico para orientao; Deixar junta de dilatao entre o revestimento cermico e as paredes de alvenaria ou pilares, evitando assim, trincas ou descolamento do revestimento no caso de movimentao da estrutura; Para panos contnuos de revestimento cermico devem ser previstas as juntas de dilatao, obedecendo sempre as existentes da edificao; Para reas de trfego intenso ou com trfego de carrinhos industriais com rodzios, revestir o painel com piso para alto trfego.

42

C a t l o g o

T c n i c o

Divisrias Tcnicas e Divisrias Altas


Simples, resistente, fcil de montar e desmontar.
O Painel Wall Eternit utilizado como divisria tcnica apresenta grande versatilidade. um painel que alia uma alta resistncia a impactos; compresso axial e flexo, a um bom comportamento a cargas suspensas, estanqueidade gua, possui alto ndice de isolamento trmico e acstico e um bom comportamento ao fogo. Como divisria tcnica permite a fixao de peas suspensas, forros, prateleiras, quadros, sinalizaes e aparelhos de ar-condicionado. Por suas excelentes caractersticas tcnicas, o Painel Wall Eternit ideal tambm para diviso de espaos industriais ou comerciais com p direito alto, obtendo destaque no mercado de divisrias tcnicas.

Vantagens
Bom isolamento acstico; Bom isolamento trmico; Bom comportamento ao fogo; Estanqueidade gua; Alta resistncia a impactos; Rpida montagem e desmontagem; Total reaproveitamento em caso de remanejamento; Permite fixao de peas suspensas; Para divisrias altas, possui elevada resistncia compresso axial; Produto acabado de fcil manuteno; Aspecto de concreto aparente; No gera entulho.

Instalao - Sistema de xao aparente


Srie - CHapa PerFilada ou Dobrada Detalhe Tipo
Montante mega Tapa-canal Montante H Guia Piso Guia Teto Batente Porta Baguete Baguete

Comprimento (m)
3,00 3,00 3,00 3,00 3,00 3,00 3,00 3,00

1) Juno de painis em T

Painel Wall Eternit Perfil guia piso reas midas silicone de cura neutra

Painel Wall Eternit

Parafuso madeira cabea chata 3,8 x 25 mm

43

Painel Wall

Aps a montagem, os perfis ficam visveis nas juntas formando a modulao das divisrias. CHAPA DE AO DOBRADA - perfis em chapa galvanizada. So indicados para fechamentos de vos com grandes extenses e/ou alturas, em que se exige a resistncia do conjunto. CHAPA DE AO PERFILADA - perfis em chapa de ao zincada. So indicados por oferecerem excelente acabamento, sendo indicados para divisrias simples. Revestimentos Txteis/ Papel de Parede / Cortia e Ao Escovado - Aps o preparo da superfcie, aplicar os revestimentos de acordo com as recomendaes do fabricante.

2) Juno de painis alinhados/Perl mega


Painel Wall Eternit Perfil tapa canal Perfil mega

3) Painis alinhados: horizontal/vertical


PAINEL WALL ETERNIT PERFIL H CHAPA DOBRADA OU PERFILADA

reas midas silicone de cura neutra

Porca sextavada 3/16" Parafuso mquina cabea redonda de 3/16" x 11/4" PARAFUSO PARA MADEIRA CABEA CHATA 3,8 x 25 mm

REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA

4) Fixao de painis em paredes


PARAFUSO CABEA CHATA 3,8 x 30 mm E BUCHA DE NYLON S6 PAREDE DE CONCRETO OU ALVENARIA REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA

5) Arremate de topo

REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PARAFUSO CABEA CHATA 3,8 x 25 mm PERFIL GUIA TETO

T c n i c o

PAINEL WALL ETERNIT PAINEL WALL ETERNIT PERFIL GUIA PISO REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA

44

C at l o g o

6) Fixao de painis em pisos


PAINEL WALL ETERNIT PARAFUSO CABEA CHATA 3,8 x 30,0 mm E BUCHA DE NYLON S6 PERFIL GUIA PISO REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA LAJE

7) Fixao de painis em tetos


REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA

LAJE

PERFIL GUIA TETO

PAINEL WALL ETERNIT PARAFUSO CABEA CHATA 3,8 x 30,0 mm E BUCHA DE NYLON S6

8) Perl batente

9) Fixao de pains em L
REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA

PERFIL BATENTE PAINEL WALL ETERNIT

PERFIL GUIA PISO PAINEL WALL ETERNIT

PARAFUSO PARA MADEIRA CABEA CHATA 3,8 x 25 mm

PERFIL GUIA PISO PARAFUSO PARA MADEIRA CABEA CHATA 3,8 x 25,0 mm REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PAINEL WALL ETERNIT

10) Perl janela metlica - vidro simples


PERFIL BAGUETE VIDRO DE 4 A 6 mm GUARNIO DE NEOPRENE PERFIL PORTA-BAGUETE PERFIL H REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PARAFUSO PARA MADEIRA CABEA CHATA 3,8 x 25 mm PAINEL WALL ETERNIT

11) Perl janela metlica - vidro duplo

VIDRO DE 3 mm REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PARAFUSO CABEA PANELA 3,2 x 25 mm PERFIL TAPA CANAL PERFIL BATENTE REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA

PAINEL WALL ETERNIT

45

Painel Wall

Instalao - Sistema de xao invisvel


Aps a montagem, a divisria ter aparncia de parede, sem a modulao dos perfis metlicos, porm com 4 cm de espessura.

1) Juno em ngulo
PARAFUSO PARA MADEIRA 4,8 x 75 mm

2) Juno de painis alinhados em Z


MASSA CORRIDA PAINEL WALL ETERNIT MSTIQUE REFORO TXTIL

VEDAR COM PASTA DE SILICONE CORTAR FORA REBAIXO DA CABEA DO PARAFUSO MASSA CORRIDA REFORO TXTIL PARAFUSO CABEA CHATA 3,9 x 32 mm MSTIQUE (VEDANTE)

3) Juno de painis alinhados com malhete


REFORO TXTIL MASSA CORRIDA

4) Fixao de painis em paredes


PAINEL WALL ETERNIT PERFIL 1 1/8 x 1 1/4 (FERRO OU ALUMNIO)

MASSA CORRIDA REFORO TXTIL

PAINEL WALL ETERNIT MALHETE 1,5 x 55 mm FERRO ou ALUMNIO MSTIQUE / SILICONE

MSTIQUE REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PARAFUSO CABEA CHATA DE 3/8 x 30 mm COM BUCHA DE NYLON S6

5) Fixao de painis em pisos


PAINEL WALL ETERNIT

6) Juno de painis em L

T c n i c o

REVESTIMENTO PERFIL 1 1/8 x 1 1/4 (FERRO OU ALUMNIO) MSTIQUE REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PARAFUSO CABEA CHATA DE 3/8 x 30 mm COM BUCHA DE NYLON S6 REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PARAFUSO PARA MADEIRA CABEA CHATA 5 x 85 mm REFORO TXTIL

C a t l o g o

PAINEL WALL ETERNIT MSTIQUE / SILICONE

46

7) Juno de painis em T
MSTIQUE / SILICONE

PAINEL WALL ETERNIT PAINEL WALL ETERNIT REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PARAFUSO PARA MADEIRA CABEA CHATA 5 x 85 mm

Recomendaes
Para uma boa adeso de qualquer revestimento, a superfcie do painel dever ser limpa e seca, isenta de leo, gordura ou p. Efetuando-se a limpeza com pano umedecido ou lcool comum; Nos painis cortados na obra, pede-se a aplicao de selante (hidrofugante - 2 demos) para proteo do topo exposto. Existindo imperfeies, recomenda-se aplicao de massa no local; Na opo de painel aparente, realizar proteo da face exposta com pintura incolor; Os perfis estruturais (colunas) devem ser previamente dimensionados, podendo ser modulados em mltiplos de 1,20 m (normalmente distantes a cada 3,60 m).

Fechamentos e Divisrias Sanitrias


Simples, resistente, fcil de montar e desmontar.
O Painel Wall Eternit ideal para fechamentos, tendo a capacidade de suportar a ao de intempries como chuva, sol e variao de temperatura, alm de proporcionar perfeita associao a elementos estruturais de concreto, ao ou madeira, proporcionando sempre excelentes resultados com harmonia e esttica. Como divisria sanitria, possui elevada robustez, garantindo resistncia s aes de vandalismo e impactos, proporcionando durabilidade e economia. Devido a estas caractersticas e sua facilidade de manuteno e higienizao, o Painel Wall Eternit cada vez mais utilizado para vestirios e sanitrios de edifcios comerciais, escolas, hospitais, clubes, rodovirias, bancos e indstrias.

47

Painel Wall

Vantagens
Bom isolamento acstico; Bom isolamento trmico; Bom comportamento ao fogo; Estanque gua; Alta resistncia a impactos; Lavvel; Rpida montagem e desmontagem; Pode ser instalado aps a colocao de pisos e azulejos no ambiente; Total aproveitamento em caso de remanejamento; Aspecto de concreto aparente; Aceita praticamente todos os tipos de revestimento; Como parede externa, permite a fixao de letreiros e luminosos; No gera entulho.

Sistemas de xao

Perfis de Alumnio Anodizados

Detalhe

Tipo Montante H Guia piso Guia teto Batente

Comprimento (m) 6,00 6,00 6,00 6,00

1) Fixao de painis em paredes


T c n i c o
PERFIL GUIA PISO DE ALUMNIO PARAFUSO CABEA CHATA 3,9 x 32 mm e BUCHA DE NYLON PAINEL WALL ETERNIT

2) Arremate de topo
PARAFUSO CABEA CHATA 3,8 x 25 mm REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PERFIL GUIA TETO DE ALUMNIO

C a t l o g o

PAINEL WALL ETERNIT REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA

48

3) Fixao de painis em pisos

4) Fixao de painis em tetos


LAJE DE CONCRETO

PARAFUSO CABEA CHATA 3,9 x 32 mm BUCHA DE NYLON PERFIL GUIA PISO DE ALUMNIO

PAINEL WALL ETERNIT REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PERFIL GUIA TETO DE ALUMNIO PARAFUSO CABEA CHATA 3,8 x 25 mm COM BUCHA S8 PAINEL WALL ETERNIT

5) Perl batente
GUARNIO OPCIONAL EM NEOPRENE PERFIL BATENTE DE ALUMNIO PAINEL WALL ETERNIT

6) Fixao de painis em L
PAINEL WALL ETERNIT

PARAFUSO CABEA CHATA 3/8 x 25 mm PERFIL GUIA PISO DE ALUMNIO REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA

PARAFUSO CABEA CHATA 2,8 x 16 mm REAS MIDAS / SILICONE DE CURA NEUTRA GUARNIO OPCIONAL EM NEOPRENE PAINEL WALL ETERNIT PERFIL GUIA TETO DE ALUMNIO

7) Juno de painis em T

8) Painis alinhados: horizontal/vertical


REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PERFIL H DE ALUMNIO

PAINEL WALL ETERNIT PARAFUSO CABEA CHATA 3,9 x 32 mm PERFIL GUIA PISO DE ALUMNIO PAINEL WALL ETERNIT

PAINEL WALL ETERNIT PARAFUSO CABEA CHATA 3/8 x 25 mm REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA

49

Painel Wall

Acabamento
1) Revestimento de reboco mineral e cermica em divisria com junta seca
PAINEL WALL ETERNIT REFORO TXTIL REBOCO MINERAL MASSA CORRIDA

2) Revestimento de reboco mineral e cermica em divisria com perl metlico


PERFIL H DE ALUMNIO REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA REBOCO MINERAL

MALHETE 1,5 x 55 mm FERRO OU ALUMNIO REJUNTAR COM SILICONE (JUNTA DE DILATAO) MSTIQUE / SILICONE REVESTIMENTO CERMICO ARGAMASSA FLEXVEL (AC III) REJUNTE FLEXVEL

PAINEL WALL ETERNIT ARGAMASSA FLEXVEL (AC III) REVESTIMENTO CERMICO REJUNTE FLEXVEL

Revestimentos: Borracha Clorada / Resina Acrlica Incolor / Hidrofugante / Tintas: Epxi, Automotiva, Poliuretano, Esmalte Sinttico, Verniz Acrlico / Laminado Melamnico / Cermica e Azulejo: Aps o preparo da superfcie, aplicar os revestimentos de acordo com as recomendaes do fabricante.

Sistema Sanitrio
Opes possveis nas elevaes
1,2 m 1,2 m 1,2 m

T c n i c o

VARIVEL

C at l o g o

OPO 1 Frontal apoiado Lateral suspenso

0,15 m

OPO 2 Frontal apoiado Lateral apoiado

0,15 m

OPO 3 Frontal suspenso Lateral suspenso

50

PAREDE DUPLA

Figura 01

Figura 07

Figura 06

Figura 02 * Os detalhes indicados na planta e elevaes, PAREDE SIMPLES Figura 08 Figura 05 encontram-se nas pginas anteriores.

As portas utilizadas nas divisrias sanitrias podem ser de madeira, laminado melamnico e/ou Painel Wall Eternit, sendo nesta ltima opo necessrio 3 dobradias; Parede simples - recomenda-se o uso das tubulaes aparentes; Parede dupla - usada para embutir as tubulaes, podendo a qualquer instante ser sacada para manuteno sem a perda do material.

Recomendaes
Para uma boa adeso de qualquer revestimento, a superfcie do painel dever ser limpa e seca, isenta de leo, gordura ou p; Nos painis cortados na obra, pede-se a aplicao de selante (hidrofugante - 2 demos) para proteo do topo exposto. Existindo imperfeies, recomenda-se aplicao de massa no local; Na opo de painel aparente, realizar proteo da face exposta com pintura incolor; Para sanitrios ou paredes externas em geral, recomenda-se a utilizao dos perfis em alumnio.

51

Painel Wall

Sistemas Construtivos
Simples, resistente, fcil de montar e desmontar.
Idealizado para concentrar num mesmo produto eficincia e criatividade, o Painel Wall Eternit alia elevado desempenho tcnico simplicidade de montagem. Alm de ser um produto acabado, de superfcie lisa e homognea que aceita qualquer tipo de revestimento, o painel no necessita de equipamentos especiais para montagem, sendo por isso sinnimo de rapidez e agilidade, reduzindo o custo final e assegurando o cumprimento rigoroso dos cronogramas fsico-financeiros das obras.

Vantagens
Isolante acstico; Isolante trmico; Bom comportamento ao fogo; Estanque gua; Alta resistncia a impactos; Rpida montagem e desmontagem; Total reaproveitamento em caso de remanejamento; Aceita qualquer tipo de revestimento; Produto acabado de fcil manuteno; Permite o apoio da estrutura da cobertura em seu topo; No gera entulho.

Instalaes Eltricas

Painel Eltrico
DETALHE DO DUTO 20,00 40,00 120,00 VISTA SUPERIOR 40,00 20,00

1) Perl Batente Eltrico


INTERRUPTOR PERFIL METLICA BATENTE COM PINTURA ELETROSTTICA

T c n i c o

3,0

2,5

4,00

DETALHE DO DUTO

PAINEL WALL ETERNIT

52

C at l o g o

2) Instalao de Acessrios

3) Fixao de acessrio eltrico externo


PAINEL WALL ETERNIT REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PORCA SEXTAVADA 3/16 PARAFUSO CABEA REDONDA FIAO PERFIL MEGA INTERRUPTOR

1. Com uma broca, localize os dutos e abra o suficiente para introduzir o ponto.

2. Faa um rebaixo na placa cimentcia para a fixao e nivelamento.

3. Aps a fixao coloque o espelho.

4) xao de rodap eltrico


PAINEL WALL ETERNIT PERFIL DE ALUMNIO OU PLSTICO PERFIL PARAFUSO AUTOATARRAXANTE CABEA PANELA 3,5 x 25,4 mm FIAO PARAFUSO CABEA CHATA 3,8 x 30 mm COM BUCHA DE NYLON S6 PERFIL T 1/8 x 11/4 (FERRO OU ALUMNIO) PARAFUSO PARA MADEIRA CABEA CHATA 3,8 x 30 mm SILICONE DE CURA NEUTRA ACABAMENTO DO PISO

5) Perl rodap eltrico


AZULEJO / EPXI CHAPA ZINCADA COM PINTURA ELETROSTTICA REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PISO VINLICO FIXAO NO CONTRAPISO COM PARAFUSO CABEA CHATA 3,8 x 30 mm COM BUCHA DE NYLON S6 REAS SECAS

CARPETES

Outros Detalhes Construtivos


Fixao com folga telescpica entre vigas e pingadeira
VIGA I PONTO DE SOLDA FOLGA TELESCPICA PERFIL GUIA TETO ACABAMENTO PAINEL WALL ETERNIT

Fixao com cantoneira entre vigas


VIGA I PONTO DE SOLDA CANTONEIRA REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA

Fixao da estrutura da cobertura/fundao


CANTONEIRA DE FIXAO ESTRUTURA DA COBERTURA

REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA

TESOURA EM MADEIRA PERFIL GUIA PISO REAS MIDAS FORRO SILICONE DE CANTONEIRA FORRO CURA NEUTRA PAINEL WALL ETERNIT AO-ARMAO INVERTIDA PERFIL GUIA PISO CONTRAPISO CONCRETO

PRESILHA DE NYLON PERFIL DE ALUMNIO ANODIZADO PISO CERMICO ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO ARGAMASSA DE REGULARIZAO LAJE PR-MOLDADA VIGA I

PAINEL WALL ETERNIT


CANTONEIRA REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PONTO DE SOLDA PERFIL COM PINGADEIRA

REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PERFIL GUIA PISO VIGA I

BRITA CONCRETO ATERRO

PR-MOLDADO EM CIMENTO

53

Painel Wall

Instalaes hidrulicas - plantas


SHAFT

Parede dupla com tubulao embutida

SHAFT

Parede hidrulica

Parede simples com tubulao aparente

Projeto Escola/Ampliao

DIRETORIA

CHAPA DE METAL EXPANDIDO PERMETAL


PROFESSORES ALMOX.

SECRETARIA ESPERA

REFEITRIO

FORRO PERFIL U

+ 2.75 VIGA DE TRAVAMENTO PERFIL U + 2.75

COZINHA

DESPENSA AMBULATRIO

PAINEL WALL ETERNIT

PAINEL WALL ETERNIT

T c n i c o

SALA 01

SALA 02

SALA 03

SALA 04

PTIO

PERFIL U

C a t l o g o

DETALHE DO PILAR - CORTE


PLANTA

CHUMBADOR

rea Ampliada

54

TELHA ONDULADA ETERNIT i=10%

TRELIA METLICA

CORTE A-A

FACHADA LATERAL

REBITE

PAINEL WALL ETERNIT REAS MIDAS SILICONE DE CURA NEUTRA PERFIL GUIA PISO DE ALUMNIO TUBO METLICO

Obs.: Outros detalhes de fixao do Painel Wall Eternit, ver em Divisria Tcnica / Alta e Fechamento / Divisria Sanitria.

BASE DO PILAR

Recomendaes
Para uma boa adeso de qualquer revestimento a superfcie do painel dever ser limpa e seca, isenta de leo, gordura ou p. Efetuando-se a limpeza com um pano umidecido ou lcool comum; Nos painis cortados na obra, pede-se a aplicao de selante (hidrofugante - 2 demos) para proteo do topo exposto. Existindo imperfeies, recomenda-se aplicao de massa no local; Na opo do painel aparente, realizar proteo da face exposta com pintura incolor; Quando se tratar de rea mida, recomenda-se utilizar silicone de cura neutra como mostram os detalhes de sistema de fixao; Os perfis estruturais (colunas) devem ser previamente dimensionados, podendo ser modulados em mltiplos de 1,20 m (normalmente distantes a cada 3,60 m).

55

Painel Wall

Aplicaes Acsticas
Simples, resistente, fcil de montar e desmontar.
O Painel Wall Eternit constitui um produto muito atraente do ponto de vista acstico. uma soluo de pequena espessura, baixo peso, facilmente trabalhvel, capaz de substituir com vantagens alguns tipos de alvenaria no confinamento de mquinas ruidosas nas indstrias e em diversas outras aplicaes. Alm disso, rene diversas caractersticas / qualidades necessrias s aplicaes com finalidade acstica, entre elas: Alta densidade superficial, o que lhe confere grande capacidade de isolamento sonoro; Alta reflectncia sonora proporcionada pelo acabamento liso da superfcie de suas faces; Heterogeneidade dos materiais que compem o painel (madeira + placa cimentcia); Facilidade de aplicao e montagem, pois possui sistemas de fixao estrutural simples e permite recortes para passagem de interferncias ou adaptaes; Possibilidade de composio com outros materiais, tanto de acabamento quanto de reforo para o isolamento sonoro; Uso adequado tanto no segmento industrial quanto na construo civil, em que, questes de esttica e integrao arquitetnica so importantes; Aplicao em diversas formas construtivas dentre painis ou pisos, como divisrias convencionais, divisrias altas, biombos, enclausuramentos totais ou parciais de equipamentos, barreiras, mezaninos, pisos flutuantes etc. Outra caracterstica que merece destaque seu comportamento na reduo de rudos em componentes graves (baixa frequncia), uma das maiores dificuldades dos tratamentos acsticos.

Desempenho do Painel das Frequncias


T c n i c o

f (Hz) R (dB)

100

125

160

200

250

315

400

500

630

800

1000

1250

1600

2000

2500

3150

4000

5000

26

30

31

31

31

29

29

29

28

30

30

32

34

36

37

40

42

43

C a t l o g o

- CTS* 33

- Classe de transmisso Sonora

56

O ndice de Reduo Sonora exprime o abatimento no nvel sonoro, em decibis, proporcionado pelos Painis Wall Eternit, numa faixa de frequncias.

Baixas Frequncias O desempenho do painel quanto isolao sonora em baixas frequncias apresenta bons resultados equiparando-se a uma parede de blocos cermicos de vedao, com 140 mm, revestida em ambas as faces. Mdias Frequncias Apresenta resultados comparveis aos de alvenarias mais espessas e pesadas. As mdias frequncias situam-se entre os sons graves e os agudos, podendo ser ouvidas como sons propriamente ditos ou como componentes predominantes dos rudos mais corriqueiros, desde os de eletrodomsticos, passando pelos de mquinas de escritrio, at os da grande maioria dos equipamentos industriais. Altas Frequncias Possui muito bom desempenho. H duas razes para ter interesse especial nestes resultados. Uma delas o fato de que sons agudos (que ocorrem como sons propriamente ditos ou como componentes de rudos) so capazes de agredir severamente o ouvido humano, cuja maior sensibilidade situa-se em torno de 3.500 Hz. Descarga de ar comprimido um exemplo clssico de rudo em altas frequncias.

Vantagens
Alta densidade superficial (ainda que inferior s alvenarias ou concreto), o que lhe confere grande capacidade de isolamento sonoro; Facilidade de aplicao e montagem, pois possui sistemas de fixao estrutural simples e permite recortes para passagem de interferncias ou adaptaes; Possibilidade de composio com outros materiais, tanto de acabamento quanto de reforo para o isolamento e absoro sonora; Uso adequado tanto no segmento industrial quanto na construo civil, em que questes de esttica e integrao arquitetnica so importantes; Aplicao em diversas formas construtivas dentre painis ou pisos, como divisrias convencionais, divisrias altas, biombos, enclausuramentos totais ou parciais de equipamentos, barreiras, mezaninos, paredes duplas, pisos flutuantes etc.

57

Painel Wall

Enclausuramento de mquinas
LAJE NERVURADA

DUTO AO
QUADRO

CAIXILHO BASCULANTE

PAINEL WALL ETERNIT

QUADRO

DEPSITO

TANQUE

TANQUE

PAINEL WALL ETERNIT

VIGA METLICA PILAR METLICO

PISO EM PAINEL WALL ETERNIT ALVENARIA

CONCRETO

CHAPA METLICA PERFURADA 1 mm PERFIL Z METLICO PARA L-MINERAL

Exemplo de Enclausuramento de casa de mquinas/refrigerao com o mximo de aproveitamento de espao

PAINEL WALL ETERNIT ESPESSURA 40 mm L MINERAL

T c n i c o

muito comum encontrar galpes industriais com altos nveis de rudo devido presena de apenas uma nica fonte ruidosa. Nestas instalaes, todo o ambiente "contaminado" pela propagao sonora dessa fonte ou mquina, implicando que locais potencialmente silenciosos adquiram nveis sonoros de alta magnitude. Nestas ocorrncias, (caso a instalao permita), aconselha-se enclausurar ou isolar a fonte ruidosa com o intuito de bloquear a propagao sonora area no recinto fechado. Para estas aplicaes, o Painel Wall Eternit possui caractersticas ideais traduzidas pelas seguintes vantagens: alto isolamento acstico; fcil mo de obra e manuseio do material; baixa espessura, o que possibilita melhor aproveitamento da rea; possibilidade de fazer recortes no local; receber grande variedade de acabamentos, inclusive materiais absorventes.

58

C at l o g o

Divisria em paredes duplas


O uso de painis para isolamento acstico representa a insero de uma barreira contra a propagao das ondas sonoras: o isolamento obtido atravs da aplicao de materiais com alta densidade superficial (produto da densidade volumtrica pela espessura do material), lisos, homogneos e isentos de porosidade. A grande maioria dos materiais, na regio central do espectro sonoro segue a lei da massa, a qual determina que a cada dobro de frequncia ou da massa, o ndice de perda na transmisso aumenta 6 dB. Assim, podemos supor que para aumentar o isolamento sonoro basta dobrar ou triplicar a massa superficial dos painis. Acontece que isto no nem econmico nem prtico pois, para tanto, as divisrias tm de ter espessuras enormes e isso sobrecarrega as estruturas, alm de diminuir o espao interno. Estudos levaram concluso que utilizando-se dois painis finos ao invs de um nico espesso resulta em valores de perda na transmisso maiores, principalmente se os painis estiverem espaados entre si, e com a cavidade preenchida por material absorvente. Utilizando-se o duplo Painel Wall Eternit, espaado no mnimo a 50 mm, com manta ou painel de l mineral na cavidade de ar, pode proporcionar um ganho significativo em termos de "perda na transmisso", principalmente nas mdias e altas frequncias. Considerando-se as fontes sonoras tais como conversao, instrumentos musicais em geral, mquinas com fortes componentes agudos (serras, esmeris etc.), a aplicao de uma parede dupla com Painel Wall Eternit na separao de ambientes que contenham essas fontes promover um alto ndice de isolamento sonoro e, em consequncia, uma qualidade superior de conforto acstico.

PENDURAR A MANTA, FIXANDO NA LAJE COM GRAMPOS E ILHOSES PERFIL ESTRUTURAL EM AO DE CHAPA DOBRADA FIXAR COM PARAFUSOS PARA MADEIRA 110

VEDAR COM PASTA DE SILICONE PERFIL H PARAFUSO PARA MADEIRA

280

FORRO ACSTICO SUPORTE DOBRADO GALVANIZADO


MANTA DE L MINERAL DENSIDADE 20 kg/m3 50 x 1200 mm ENSACADA TIPO ROLLISOL

2500

PAINEL WALL ETERNIT VEDAR COM PASTA DE SILICONE PERFIL U PARAFUSO DE MADEIRA / BUCHA DE NYLON 40,00 50,00 40,00

59

Painel Wall

Divisria Tcnica/Alta

ALVENARIA

A necessidade por privacidade (isolar um ambiente silencioso de outro ruidoso) para exercer algumas atividades profissionais, impe que os ambientes de trabalho sejam separados entre si, acusticamente. Muitas vezes estas separaes tm de ser executadas em obras j acabadas, em funcionamento ou de difcil acesso aos materiais convencionais. Nos casos em que seja necessrio isolar um ambiente silencioso de outro ruidoso, recomenda-se utilizar uma divisria em Painel Wall Eternit do piso ao teto como mostra o desenho ao lado. Quando a montagem das divisrias ocorre somente entre piso e forro, cria-se um espao vazio entre o forro e a laje, por onde o som se propaga.

FORRO ACSTICO CANTONEIRA

MSTIQUE PERFIL GUIA TETO

MSTIQUE PERFIL H

PAINEL WALL ETERNIT PERFIL GUIA PISO MSTIQUE ALVENARIA

Biombo Acstico
250 145 50 40 50

Biombos acsticos podem ser utilizados em duas situaes distintas: enclausurar parcialmente uma fonte de rudo de grandes propores; dividir bancadas de trabalho, confinando o rudo de cada estao. Os e de isolamento sonoros num nico componente acstico. Assim, a face do biombo voltada para a fonte de material absorvente (l de vidro, l de rocha, espuma etc.) e o miolo de material macio, com alta densidade superficial, podendo tambm as duas faces do biombo serem compostas de material absorvente. O Painel Wall Eternit muito adequado para essa finalidade, pois alm de fornecer o isolamento acstico necessrio, possui rigidez, resistncia mecnica e estabilidade dimensional, facilitando sobremaneira a instalao.
BASE DO BIOMBO EM CHAPA DOBRADA RODZIO GIRATRIO EM CELERON ALTURA VARIVEL

biombos apresentam a vantagem de aliar caractersticas de absoro

T c n i c o

PERFIL Z METLICO PARA L-DE-VIDRO CHAPA METLICA PERFURADA 1 mm PAINEL WALL ETERNIT ESPESSURA 40 mm
L-DE-VIDRO 50 mm 60 kg/m3

60

C at l o g o

Porta Acstica
As portas acsticas so elementos essenciais em projetos de controle de rudo. Seja para separao de rea ruidosa / rea silenciosa, seja para fechamentos de cabines de mquinas ou salas com alto nvel de rudo, preciso que a porta fornea isolamento acstico compatvel com o restante da construo.

BATENTE EM CHAPA METLICA DOBRADIA

PAINEL WALL ETERNIT ESPESSURA 40 mm L MINERAL

GAXETA DE BORRACHA BLOCO DE FECHAMENTO MAANETA COLUNA

COLUNA

DIMENSO VARIVEL CHUMBADOR

61

Painel Wall

Mezanino
Mezaninos so elementos construtivos normalmente adotados em ambientes com p-direito alto, como soluo arquitetnica para aproveitamento de espao. Assim, sua ocorrncia mais comum na rea da construo civil, como por exemplo: lojas, hotis, escritrios, residncias etc. Na rea industrial podem ocorrer na forma de plataformas ou pisos elevados.

A questo do acabamento primordial para evitar a transmisso de rudo de impacto devido ao trnsito de pessoas e/ou mquinas sobre o piso. Em ambientes industriais, com a presena de agentes agressivos como leo, poeira e produtos qumicos, o mais indicado aplicar um piso de borracha antiderrapante. J em ambientes no-industriais, tem-se vrias opes: desde carpete, em vrias espessuras, at pisos vinlicos flexveis base de PVC. O importante amortecer o choque produzido pelos passos das pessoas e/ou trfego de equipamentos.

REVESTIMENTO ESPUMA POLIURETANO 25 mm

MSTIQUE

PAINELL WALL ETERNIT

VIGA PRINCIPAL VIGA SECUNDRIA

PAINEL WALL ETERNIT ESPESSURA 40 mm

62

C a t l o g o

T c n i c o

PERFIL H MONTANTE

Potrebbero piacerti anche