Sei sulla pagina 1di 16

Controladoria-Geral da Unio

Escola de Administrao Fazendria Concurso Pblico - 2006

Cargo: ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE

Prova P.3
Nome:

rea: Correio
N. de Inscrio

Instrues
1- Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. 2- O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. 3- Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra para posterior exame grafolgico:

cursiva,

No exijas dos outros qualidades que ainda no possuem.


4- DURAO DA PROVA: 4 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. 5- Na prova h 70 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. 6- No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 7- Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. 8- Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. 9- Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10- Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. 11- Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio da prova; a no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso.

Boa prova!

Escola de Administrao Fazendria Rodovia BR 251 Km 04 - Braslia-DF www.esaf.fazenda.gov.br

DIREITO CONSTITUCIONAL 01- Sobre conceito e classicao da Constituio e poder constituinte, assinale a nica opo correta. a) O conceito formal de constituio e o conceito material de constituio, atualmente, se confundem, uma vez que a moderna teoria constitucional no mais distingue as normas que as compem. b) Quanto ao sistema da Constituio, as constituies se classicam em constituio principiolgica na qual predominam os princpios e constituio preceitual na qual prevalecem as regras. c) Segundo a doutrina majoritria e o Supremo Tribunal Federal, no caso brasileiro, como efeito do exerccio do poder constituinte derivado sobre a legislao infraconstitucional existente, no caso da incompatibilidade material da norma com o novo texto constitucional, temos uma inconstitucionalidade superveniente. d) A titularidade do poder constituinte originrio, segundo a teoria da soberania estatal, da nao, entendida como entidade abstrata que se confunde com as pessoas que a integram. e) A existncia de um poder constituinte derivado decorrente no pressupe a existncia de um Estado federal. 02- Sobre hermenutica constitucional, interpretao e aplicabilidade das normas constitucionais, assinale a nica opo correta. a) O princpio de interpretao conforme a constituio comporta o princpio da prevalncia da constituio, o princpio da conservao de normas e o princpio da excluso da interpretao conforme a constituio mas contra legem. b) No mtodo de interpretao constitucional tpico-problemtico, h prevalncia da norma sobre o problema concreto a ser resolvido. c) O mtodo de interpretao hermenutico-concretizador prescinde de uma pr-compreenso da norma a ser interpretada. d) A eccia do mtodo de interpretao jurdico clssico no afetada pela estrutura normativo-material da norma constitucional a serem interpretada. e) Uma norma constitucional de eccia contida no possui eccia plena, no momento da promulgao do texto constitucional, s adquirindo essa eccia aps a edio da norma que nela referida. 03- Sobre controle de constitucionalidade, assinale a nica opo correta. a) No controle de constitucionalidade concentrado, a aferio de constitucionalidade, pelo Supremo Tribunal Federal, de uma norma promulgada e publicada sob a gide do texto constitucional anterior feita em face do texto em vigor.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006

b) Nas aes declaratrias de constitucionalidade, obrigatria a atuao do Advogado-Geral da Unio no processo como curador da presuno de constitucionalidade da lei. c) No se aplica no direito brasileiro o instituto da declarao de inconstitucionalidade sem pronncia de nulidade. d) No possvel a concesso de medida cautelar em sede de ao declaratria de constitucionalidade. e) requisito de admissibilidade da ao declaratria de constitucionalidade a demonstrao de existncia de controvrsia judicial relevante sobre a aplicao da disposio objeto da ao declaratria. 04- Sobre controle de constitucionalidade, assinale a nica opo correta. a) Julgada procedente a ao direta de inconstitucionalidade por omisso legislativa, caber ao Supremo Tribunal Federal, nos termos da Constituio Federal, assinalar o prazo de trinta dias para a elaborao da norma. b) Aps alterao do texto constitucional que promoveu a reforma do Poder Judicirio, so legitimidados para a propositura da ao direta de inconstitucionalidade interventiva os mesmos legitimados para a propositura da ao direta de inconstitucionalidade por omisso. c) A ao de argio de descumprimento de preceito fundamental no ser admitida quando houver qualquer outro meio ecaz de sanar a lesividade. d) Somente caber argio de descumprimento de preceito fundamental em decorrncia de controvrsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal. e) A medida cautelar em sede de ao por descumprimento de preceito fundamental s pode ser concedida por deciso da maioria absoluta de seus membros, sendo expressamente vedado ao relator do processo a concesso monocrtica de medida liminar. 05- Sobre direitos e garantias fundamentais, assinale a nica opo correta. a) Nos termos denidos no texto constitucional, o exerccio da liberdade de expresso da atividade intelectual, artstica e de comunicao, depende de licena, nos termos da lei. b) A Constituio Federal veda a restrio legal ao livre exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou prosso. c) Nenhum brasileiro nato ser extraditado, salvo para ser submetido jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. d) A constituio veda que o indivduo seja levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem ana. e) Por fora de disposio constitucional, todos os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos raticados pelo Congresso Nacional sero equivalentes s emendas constitucionais.

rea: Correio - Prova P.3

06- Sobre direitos e garantias fundamentais, assinale a nica opo correta (direitos da nacionalidade e polticos). a) Sero brasileiros natos, independentemente de manifestao da vontade, todos os nascidos de pai ou me brasileiro. b) O cargo de Ministro de Estado da Justia privativo de brasileiro nato. c) O alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios para todos os brasileiros maiores de dezoito anos. d) Se j forem titulares de mandato eletivo, no so inelegveis, no territrio de jurisdio do chefe do Poder Executivo, o cnjuge e os parentes consanguneos ou ans, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal e de Prefeito. e) A ao de impugnao de mandato, proposta em face de prtica de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude pelo candidato diplomado, tramitar em segredo de justia, respondendo o autor, na forma da lei, se temerria ou de manifesta m-f. 07- Sobre habeas corpus, mandado de segurana e habeas data, assinale a nica opo correta. a) Segundo a doutrina, a liberdade de locomoo, protegida pelo habeas corpus, engloba o direito de acesso e ingresso, de sada, de permanncia e de deslocamento, no territrio brasileiro. b) A legitimidade ativa para ajuizamento do habeas corpus exige capacidade de estar em juzo. c) S podero ser sujeitos passivos do habeas data as entidades governamentais da administrao pblica direta e indireta. d) O mandado de segurana s pode ser proposto por pessoa fsica ou pessoa jurdica nacional. e) O prazo para impetrao do mandado de segurana pode sofrer interrupo, presentes as hipteses previstas no texto constitucional. 08- Sobre direitos sociais, assinale a nica opo correta. a) A garantia constitucional de recebimento de salrio nunca inferior ao mnimo no se aplica aos autnomos nem aos trabalhadores que percebem remunerao varivel. b) assegurada ao trabalhador a participao nos lucros, ou resultados da empresa, desvinculada da remunerao. c) direito social do trabalhador durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. d) A Constituio Federal reconhece a igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso, ressalvado o direito ao dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006 3

e) A contribuio para custeio do sistema confederativo descontada em folha e obrigatria para todos os integrantes da categoria prossional. 09- Sobre organizao dos poderes, assinale a nica opo correta. a) competncia exclusiva do Congresso Nacional dispor sobre telecomunicaes e radiodifuso. b) A Cmara dos Deputados e o Senado Federal podero convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de rgos da Administrao Pblica Direta para prestarem, pessoalmente, informaes sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausncia sem justicao adequada. c) Compete privativamente Cmara dos Deputados a xao da remunerao de seus servidores.

d) Compete privativamente ao Senado Federal autorizar operaes externas de natureza nanceira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios. e) As decises de rejeio, adotadas pelo Senado Federal, em relao aos pedidos do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizao para instaurao de processo penal comum contra Senadores, conservam sua eccia, mesmo aps a supresso do instituto da autorizao prvia, em virtude da garantia de preservao do ato jurdico perfeito. 10- Sobre organizao dos poderes, assinale a nica opo correta. a) A Cmara dos Deputados e o Senado Federal se reuniro em sesso conjunta para deliberar sobre o veto e sobre medidas provisrias. b) Nos termos denidos no texto constitucional, cada uma das Casas se rene em sesses preparatrias, no primeiro ano da legislatura. c) Nos impedimentos do Presidente do Senado Federal, a Presidncia da Mesa do Congresso Nacional exercida pelo Primeiro-Vice Presidente do Senado Federal. d) As Comisses Permanentes de cada uma das Casas do Congresso Nacional pode convocar qualquer cidado para prestar depoimento sobre assunto pr-estabelecido. e) Durante o recesso, funciona no Congresso Nacional uma comisso representativa, eleita na ltima sesso legislativa para atuar durante a sesso legislativa seguinte.

rea: Correio - Prova P.3

11- Sobre organizao dos poderes, assinale a nica opo correta. a) De acordo com as regras constitucionais do processo legislativo, da Casa iniciadora a atribuio de enviar o projeto de lei aprovado sano do Presidente da Repblica. b) O veto parcial incide sobre parte do texto de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea, do projeto de lei submetido sano do Presidente da Repblica. c) Segundo as regras constitucionais do processo legislativo, no possvel que matria constante de projeto de lei rejeitado constitua objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa. d) atribuio do Tribunal de Contas da Unio scalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta. e) No se inclui entre as atribuies do sistema de controle, a ser mantido de forma integrada, no mbito dos trs Poderes da Unio, exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio. 12- Sobre organizao dos poderes, assinale a nica opo correta. a) Conforme estabelece a Constituio Federal, o Presidente da Repblica s poder comutar penas depois da audincia prvia dos rgos institudos em lei. b) O Presidente da Repblica s poder decretar a mobilizao nacional depois de previamente autorizado pelo Congresso Nacional. c) O Presidente da Repblica comete crime de responsabilidade se praticar ato que atente contra a lei oramentria. d) Segundo a Constituio Federal, a proibio ao Presidente da Repblica de se ausentar do Pas sem licena do Congresso Nacional, por perodo superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo, s se aplica ao Vice-Presidente da Repblica quando ele estiver no exerccio do cargo de Presidente. e) condio para ser escolhido Ministro de Estado, estar no pleno exerccio de sua capacidade eleitoral passiva e ativa e ser maior de trinta anos. 13- Sobre organizao dos poderes, assinale a nica opo correta (garantias da magistratura e Conselho Nacional de Justia). a) Pelas novas regras constitucionais, o ingresso na carreira da magistratura exige a demonstrao de que o bacharel em direito concluiu h, no mnimo, trs anos seu curso de graduao. b) Segundo determina o texto constitucional, as decises administrativas dos tribunais sero motivadas e em sesso pblica, salvo as sesses disciplinares. c) O acesso dos juzes de primeiro grau aos tribunais de segundo grau far-se- por antiguidade e merecimento, alternadamente, apurados na ltima ou nica entrncia.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006 4

d) Nos tribunais com nmero superior a vinte e cinco julgadores, poder ser constitudo rgo especial, com o mnimo de onze e o mximo de vinte e cinco membros, provendo-se metade das vagas por merecimento e a outra metade por eleio pelo tribunal pleno. e) Os membros do Conselho sero nomeados pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. 14- Sobre organizao dos poderes, assinale a nica opo correta. a) Compete ao Supremo Tribunal Federal (STF) julgar, em recurso ordinrio, as aes contra o Conselho Nacional do Ministrio Pblico. b) Pode propor ao direta de inconstitucionalidade o Conselho Nacional de Justia. c) Lei complementar, de iniciativa privativa do Superior Tribunal de Justia, disciplinar a remoo ou permuta de juzes dos Tribunais Regionais Federais. d) Compete ao Tribunal Regional Federal, originariamente, processar e julgar a disputa sobre direitos indgenas. e) As decises do Conselho da Justia Federal, relativas superviso administrativa e oramentria da Justia Federal, tomadas no exerccio de seu poder correicional, tero carter vinculante. 15- Sobre organizao dos poderes e funes essenciais Justia, assinale a nica opo correta (Justia Federal e Ministrio Pblico). a) As causas em que a Unio for autora sero aforadas na seo judiciria da Justia Federal onde tiver domiclio a outra parte. b) Quando, por ausncia de vara do juzo federal no domiclio do segurado, uma ao proposta pelo Instituto Nacional de Seguridade Social contra um segurado for processada e julgada na justia estadual, o recurso cabvel dever ser interposto junto ao Tribunal de Justia estadual. c) So princpios institucionais do Ministrio Pblico, previstos no texto constitucional, a unidade, a indivisibilidade, a autonomia decisria e a independncia funcional. d) O membro do Ministrio Pblico adquire vitaliciedade aps dois anos de exerccio e s poder perder o cargo por deciso transitada em julgado do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, assegurada a ampla defesa. e) vedado ao membro do Ministrio Pblico exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica.

rea: Correio - Prova P.3

16- Sobre Administrao Pblica e servidores pblicos, assinale a nica opo correta. a) A Constituio Federal autoriza Administrao Pblica a contratao por tempo determinado, desde que obedecidos critrios de proporcionalidade entre os servidores concursados e os servidores temporrios que ela estabelece. b) A lei dispor sobre os requisitos e as restries ao ocupante de cargo ou emprego da administrao direta e indireta que possibilite o acesso a informaes privilegiadas. c) A vedao de acumulao remunerada de empregos e funes pblicas no se estende s autarquias e empresas pblicas. d) Para os servidores que ingressaram no servio pblico aps 19 de dezembro de 2003, data da promulgao da Emenda Constitucional n. 41, a lei dispor sobre a concesso do benefcio da penso por morte, que ser igual ao valor dos proventos do servidor falecido ou ao valor dos proventos a que teria direito o servidor em atividade na data de seu falecimento. e) Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao, aplica-se o regime de previdncia do servidor pblico se ele ocupar, de forma contnua, o cargo em comisso, durante o perodo correspondente ao tempo de contribuio necessrio para a sua aposentadoria. 17- Sobre limitaes constitucionais ao poder de tributar, assinale a nica opo correta. a) Se a Unio publicar, em dezembro, lei que aumenta a alquota do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, aplicao da alquota majorada poder ocorrer em 1 de janeiro do ano seguinte, porque a esse tributo no se aplica o princpio da anterioridade nonagesimal. b) vedado lei atribuir a sujeito passivo de obrigao tributria a condio de responsvel pelo pagamento de imposto ou contribuio, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente. c) Em carter excepcional, por perodo determinado no superior a seis meses e com vistas promoo de aes de fortalecimento de sua economia interna, os Estados podem estabelecer diferena tributria entre bens e servios, de qualquer natureza, em razo de sua procedncia ou destino. d) A vedao de instituir impostos sobre templos de qualquer culto compreende todo o patrimnio, renda e servios prestados pelo culto. e) A Constituio Federal veda, expressamente, Unio instituir qualquer cobrana de tributo que implique distino ou preferncia em relao a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio, em detrimento de outro, ainda que a diferena de tratamento decorra da concesso de incentivos scais voltados para a promoo do equilbrio do desenvolvimento scioeconmico.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006 5

18- Sobre a ordem econmica e nanceira, assinale a nica opo correta. a) Em harmonia com o princpio da livre concorrncia, a Constituio Federal assegura o exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos. b) Sob o enfoque da ordem econmica, a defesa do meio ambiente no autoriza tratamento diferenciado dos produtos e servios. c) A lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica que explore atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre sua funo social e formas de scalizao pelo Estado e pela sociedade. d) Na aquisio de bens e servios, o Poder Pblico dar tratamento preferencial, nos termos da lei, empresa brasileira de capital nacional. e) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista podero, nas hipteses previstas em lei, gozar de privilgios scais no extensivos s do setor privado. 19- Sobre a ordem econmica, assinale a nica opo correta. a) Como agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de scalizao, incentivo e planejamento, sendo este, em razo da isonomia concorrencial, indicativo tanto para o setor pblico como para o setor privado. b) As cooperativas de garimpeiros sempre tero prioridade na concesso de lavra dos recursos e jazidas de minerais garimpveis. c) A lei que instituir contribuio de interveno no domnio econmico relativa s atividades de importao ou comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados e lcool combustvel no poder xar a alquota da contribuio diferenciada por produto ou uso. d) A Unio poder contratar com empresas estatais ou privadas a renao do petrleo nacional ou estrangeiro, observadas as condies estabelecidas em lei. e) A navegao de cabotagem privativa de embarcaes nacionais, salvo caso de necessidade pblica, hiptese em que autorizada a contratao de embarcao estrangeira, atendido o princpio da reciprocidade. 20- Assinale a nica opo que atende o comando da questo. Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos, exceto: a) uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. b) seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. c) irredutibilidade do valor dos benefcios. d) diversidade da base de nanciamento. e) carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa, com a participao da comunidade, em especial de trabalhadores, empresrios e aposentados.
rea: Correio - Prova P.3

DIREITO ADMINISTRATIVO 21- O Direito Administrativo considerado como sendo o conjunto harmonioso de normas e princpios, que regem o exerccio das funes administrativas estatais e a) os rgos inferiores, que as desempenham. b) os rgos dos Poderes Pblicos. c) os poderes dos rgos pblicos. d) as competncias dos rgos pblicos. e) as garantias individuais. 22- Entre os princpios constitucionais do Direito Administrativo, pode-se destacar o de que a) a Administrao prescinde de justicar seus atos. b) ao administrador lcito fazer o que a lei no probe. c) os interesses pblicos e privados so eqitativos entre si. d) so inalienveis os direitos concernentes ao interesse pblico. e) so insusceptveis de controle jurisdicional, os atos administrativos. 23- O Banco Central do Brasil a) um rgo autnomo da Administrao Direita Federal. b) um rgo do Ministrio da Fazenda. c) um rgo subordinado Presidncia da Repblica. d) uma entidade da Administrao Indireta Federal. e) uma instituio nanceira, sem personalidade jurdica prpria, integrante do Conselho Monetrio Nacional. 24- Em tese, na estrutura organizacional, da Administrao Pblica Direta Federal, onde vigora o regime jurdico da disciplina hierarquizada, a autoridade de nvel superior pode rever os atos da que lhe seja subordinada, bem como pode delegar-lhe competncia ou avocar o exerccio de suas atribuies e das que delegou. a) Correta essa assertiva. b) Incorreta essa assertiva, porque a delegao irretratvel. c) Incorreta, porque a delegao no opera entre autoridades, com vnculo hierrquico de subordinao. d) Incorreta, porque no cabe avocao, para a prtica de atos delegados, nem de atribuies do subordinado. e) Incorreta, porque na Administrao Pblica no vigora o regime da disciplina hierrquizada. 25- Os contratos administrativos, regidos pela Lei n. 8.666/93, com as devidas justicativas, podero ser alterados, unilateralmente, pela prpria Administrao, nos casos de a) haver modicao do projeto ou das especicaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos. b) haver convenincia na substituio da garantia de sua execuo.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006 6

c) haver necessidade de modicar o regime de execuo da obra ou do servio, bem como o modo de fornecimento, em face de vericao tcnica de inaplicabilidade, dos termos contratuais originrios. d) haver imposio de circunstncias supervenientes, para a modicao da forma de pagamento, mantido o valor inicial contratado. e) haver necessidade de restabelecer a relao, que as partes pactuaram inicialmente, entre os encargos do executado e a retribuio da Administrao, com vistas a manter a justa remunerao da obra, do servio ou do fornecimento. 26- A inexecuo total ou parcial do contrato, regido pela Lei n. 8.666/93, enseja a sua resciso, com as conseqncias contratuais e as previstas na legislao pertinente, mas no constitui motivo especco e suciente, para tanto, a) a lentido do seu cumprimento, levando a Administrao a comprovar a impossibilidade de sua concluso, nos prazos estabelecidos. b) o atraso, por mais de 30 (trinta) dias, dos pagamentos devidos pela Administrao, decorrentes de obras, servios ou fornecimentos j realizados ou executados. c) o cumprimento irregular de clusulas contratuais, especicaes e prazos registrados no livro prprio. d) o atraso injusticado no incio da obra, do servio ou do fornecimento contratado. e) o cometimento reiterado de faltas na sua execuo, anotadas no registro prprio, pelo representante da Administrao. 27- A Administrao Pblica pode e/ou deve anular os seus prprios atos, eivados de vcios, que os tornem ilegais, a) o que insusceptvel de controle jurisdicional. b) o que opera com efeito ex nunc (doravante). c) porque deles no se originam direitos. d) ressalvados os direitos adquiridos. e) sobre o que no opera decadncia. 28- Os atos administrativos de autorizao e de permisso, guardam muita semelhana entre si, mas podem apresentar mais acentuada diferena, a depender do seu objeto, no sentido de que, respectivamente, a) um seja precrio e o outro no. b) um seja discricionrio e o outro no. c) um seja unilateral e o outro no. d) um seja informal e o outro no. e) um seja gratuito e o outro no.

rea: Correio - Prova P.3

29- A licitao, regulada pela Lei n. 8.666/93, destina-se a garantir observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar propostas de preos mais baratos, para a Administrao contratar compras, obras e servios, devendo ser processada e julgada com observncia da impessoalidade, igualdade e publicidade, entre outros. a) Correta a assertiva. b) Incorreta a assertiva, porque a licitao destina-se a selecionar proposta mais vantajosa para a Administrao, ainda que eventualmente no seja a mais barata. c) Incorreta, porque o sigilo da licitao afasta a observncia do princpio da publicidade. d) Incorreta, porque a exigncia de habilitao prvia afasta a observncia do princpio da impessoalidade. e) Incorreta, porque a exigncia de condies passveis de valorar propostas afasta a incidncia do princpio da igualdade. 30- A modalidade de licitao, apropriada para a aquisio de bens e servios, cujos padres de desempenho e qualidade podem ser, objetivamente, denidos pelo edital, por meio de especicaes usuais no mercado, a) a carta convite. b) a tomada de preos. c) a concorrncia. d) o leilo. e) o prego. 31- A existncia do sistema de registro de preos, previsto na lei de licitaes (Lei n. 8.666/93), para a compra de bens, destinados ao servio pblico, a) deve seu quadro ter validade de at 2 (dois) anos. b) deve ter seu quadro publicado, uma vez por ano, at o nal do primeiro trimestre. c) no se aplica, nos casos de contrataes diretas, sem licitao. d) obriga a contratao pela Administrao dos que deles podero advir. e) pode ter seus preos impugnados, por qualquer cidado, quando incompatveis com os praticados no mercado. 32- Os ocupantes de cargos em comisso, na Administrao Pblica Federal, sem nela deterem outro vnculo funcional efetivo, so a) regidos pelo regime da CLT (legislao trabalhista). b) submetidos ao regime jurdico disciplinar, previstos na Lei n. 8.112/90, que estabeleceu o regime jurdico nico dos servidores civis federais. c) liados obrigatrios do Plano de Seguridade Social do Servidor, estabelecido na Lei n. 8.112/90. d) destinatrios dos mesmos direitos e das vantagens, que a Lei n. 8.112/90 assegura aos servidores titulares de cargos efetivos, inclusive aposentadoria.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006 7

e) destinatrios dos direitos e vantagens assegurados na Lei n. 8.112/90, aos servidores efetivos, inclusive os relativos e licenas. 33- O retorno atividade, do servidor pblico civil da Unio, regido pela Lei n. 8.112/90, para o cargo em que tenha sido colocado em disponibilidade dar-se- mediante a) aproveitamento. b) readmisso. c) reintegrao. d) reverso. e) reconduo. 34- Se o servidor pblico civil, regido pelo regime da Lei n. 8.112/90, receber penalidade administrativa de advertncia e de suspenso, sem vir a cometer nova infrao disciplinar, elas tero seus registros cancelados, aps o decurso de a) 3 anos, em ambos os casos. b) 5 anos, em ambos os casos. c) 2 e 3 anos, respectivamente. d) 3 e 5 anos, respectivamente. e) 5 e 10 anos, respectivamente. 35- Como regra geral, o chamado regime jurdico nico, implantado pela Lei n. 8.112/90 (ressalvados os rgos e/ou entidades excludos de sua incidncia, por expressa disposio legal), rege os direitos e as vantagens, bem como o processo disciplinar, dos servidores pblicos civis a) da Unio, inclusive os magistrados e membros do Ministrio Pblico. b) da Unio, suas autarquias e empresas pblicas. c) de algumas autarquias federais. d) da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. e) federais, estaduais, municipais e autrquicos. 36- Na concesso de servios pblicos federais, a Unio, que os tenha como seus prprios e privativos, delega a sua prestao a terceiros, os quais se remuneram pela respectiva explorao, como o caso a) da educao escolar. b) da informtica. c) da assistncia sade. d) das telecomunicaes. e) do gs canalizado.

rea: Correio - Prova P.3

37- A concesso de servio pblico, pela qual o Estado delega a terceiros a sua execuo e/ou explorao, procedida de regulamentao das condies do seu funcionamento, organizao e modo de prestao, uma vez selecionado o concessionrio, ela se ultima e formaliza mediante a) ato concessivo unilateral vinculado. b) ato unilateral discricionrio. c) ato unilateral precrio. d) ato discricionrio e precrio. e) contrato bilateral, oneroso, comutativo e realizado intuitu personae. 38- As terras devolutas da Unio incluem-se entre os seus bens a) afetados. b) aforados. c) de uso comum. d) de uso especial. e) dominicais. 39- No caso de responsabilidade civil do Estado, por dano causado a outrem, cabe ao regressiva, contra o agente causador, que tenha agido culposa ou dolosamente, mas constitui requisito essencial para tanto, ter havido a) ajuizamento de ao indenizao do dano. pelo paciente, cobrando

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL 41- A lei penal aplica-se retroativamente quando: a) a contraveno penal torna-se crime. b) o crime torna-se contraveno penal. c) a pena de deteno torna-se de recluso. d) a pena de multa torna-se de deteno. e) ocorrer a prescrio da pretenso punitiva. 42- A comete um crime, aps denitivamente condenado por prtica de uma contraveno. Indique o instituto jurdico no-incidente na hiptese. a) Recluso b) Periculosidade c) Sano Penal d) Reincidncia e) Deteno 43- A (funcionrio pblico da Unio Federal) desvia, atendendo solicitao de B, farmacutico, sem qualquer vnculo com a Unio Federal, objeto conado sua guarda. A hiptese descreve: a) concurso de agentes. b) A pratica um crime e B outro crime. c) A pratica mera infrao administrativa. d) B pratica furto qualicado. e) crime de concurso necessrio. 44- As omisses da denncia no podem ser supridas aps a) o recebimento. b) a defesa prvia. c) o encerramento da instruo. d) a sentena nal. e) durante a instruo. 45- A (funcionrio pblico federal), nessa qualidade, com intuito de prejudicar B (contribuinte), exige contribuio social que sabia indevida. A comete o crime de: a) Extenso. b) Estelionato. c) Excesso de exao. d) Violncia arbitrria. e) Concusso.

b) condenao do Estado a indenizar o paciente. c) reconhecimento de culpa ou dolo, por parte do agente. d) prova produzida pelo paciente, de culpa ou dolo do agente. e) recusa do agente em assumir o nus da reparao desse dano. 40- A responsabilidade objetiva do Estado, em ltima anlise, resulta na obrigao de indenizar, quem tenha sido vtima de algum procedimento ou acontecimento, que lhe produza alguma leso, na esfera juridicamente protegida, para cuja congurao sobressai relevante haver a) ausncia de culpa do paciente. b) culpa ou dolo do agente causador. c) nexo causal entre aquele comportamento e o dano causado. d) prova de ilicitude desse acontecimento danoso. e) prova de falta ou decincia do servio que causou o dano.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006

rea: Correio - Prova P.3

46- O Habeas Corpus pode ser impetrado a) por procurador, cujo mandato encerre a clusula ad judicia. b) por procurador, cujo mandato encerre clusula especca para tal m. c) pelo prprio paciente. d) por pessoa jurdica. e) por qualquer pessoa. 47- A competncia para processar e julgar emisso de cheque sem fundos a) lugar da emisso do ttulo. b) lugar da recusa do pagamento. c) lugar do domiclio do emitente. d) lugar do domiclio do benecirio. e) lugar da residncia do emitente. 48- A pratica o crime s 23 horas e 32 minutos do dia 27 de novembro. O prazo prescricional comea a uir a) no dia 27 de novembro. b) no dia 28 de novembro. c) no dia da instaurao do inqurito policial. d) no dia do oferecimento da denncia. e) no dia do recebimento da denncia. 49- A interceptao telefnica reclama a) instaurao de inqurito policial. b) instaurao de processo administrativo. c) recebimento da denncia. d) competncia do juiz da ao principal. e) justicao judicial. 50- A priso preventiva no admitida quando a infrao penal congurar a) crime culposo. b) crime doloso. c) extino da punibilidade por prescrio. d) agente maior de 60 anos de idade. e) crime qualicado pelo resultado.

DIREITO CIVIL 51- Assinale a opo errnea. a) A hermenutica a teoria cientca da arte de interpretar. b) A tcnica interpretativa lgica pretende desvendar o sentido e o alcance da norma, mediante seu estudo, por meio de raciocnios lgicos, analisando os perodos da lei e combinando-os entre si, com o escopo de atingir perfeita compatibilidade. c) Para integrar a lacuna o juiz recorre, preliminarmente, analogia, que consiste em aplicar a um caso no previsto de modo direto ou especco por uma norma jurdica uma norma que prev hiptese distinta, mas semelhante ao caso no contemplado. d) A derrogao a supresso total da norma anterior e a ab-rogao torna sem efeito uma parte da norma. e) O juiz s decidir por eqidade nos casos previstos em lei.

52- Assinale a opo verdadeira. a) O estado civil uno e indivisvel, pois ningum pode ser simultaneamente casado e solteiro, maior e menor, brasileiro e estrangeiro, salvo nos casos de dupla nacionalidade. b) Artista plstico menor, com 16 anos de idade, que, habitualmente, expe, mediante remunerao, numa galeria, no adquire capacidade. c) A condenao criminal acarreta incapacidade civil. d) A capacidade de exerccio pressupe a de gozo e esta no pode subsistir sem a de fato ou de exerccio. e) Se algum desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, no for encontrado at dois anos aps o termino da guerra, seus parentes podero requerer ao juiz a declarao de sua ausncia e nomeao de curador. 53- A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) considerada a) pessoa jurdica de direito privado. b) pessoa jurdica de direito administrao indireta. c) associao. d) sociedade simples. e) pessoa jurdica de administrao direta. direito pblico interno de pblico interno de

54- Os martimos tm por domiclio o local onde estiver matriculado o navio. Tal domiclio a) voluntrio geral. b) aparente. c) ocasional. d) legal. e) voluntrio especial.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006 9 rea: Correio - Prova P.3

55- Assinale a opo falsa. a) A semente lanada terra bem imvel por acesso fsica articial. b) Se houver compra e venda do quadro X de Renoir, o vendedor est adstrito a entreg-lo, sem poder substitu-lo por um equivalente. c) Os frutos percipiendos so os ligados coisa que os produziu. d) A pertena coisa destinada, de modo duradouro, a conservar ou facilitar o uso, ou prestar servio, ou, ainda, servir de adorno do bem principal, sem ser parte integrante. e) So mveis por antecipao rvores abatidas para serem convertidas em lenha.

59- Assinale a opo correta. a) A apresentao do ttulo de crdito em juzo de inventrio ou em concurso de credores causa interruptiva da prescrio. b) As causas impeditivas da prescrio paralisam temporariamente seu curso, logo superado o fato que lhe deu origem, o lapso prescricional continua a correr computado o tempo antes dele. c) Se aps o vencimento do dbito falecer o credor deixando herdeiros de sete anos de idade, contra ele no correr a prescrio at que atinja 18 anos, ocasio em que se inicia o curso prescricional. d) As partes podem restringir o prazo prescricional xado por lei, mesmo que se trate de direito patrimonial. e) O prazo decadencial no correr contra os absoluta e relativamente incapazes.

56- Se A adquire de B uma obra de arte, por inuncia de C que o convence de sua raridade, sem que B, ouvindo tal disparate, alerte o comprador, o negcio suscetvel de anulao por a) dolo negativo. b) leso. c) simulao relativa objetiva. d) reserva mental. e) dolo de terceiro.

60- Assinale a opo falsa. a) A presuno deixada a critrio e prudncia do magistrado, que se funda naquilo que cotidiana, habitual ou ordinariamente acontece, denomina-se simples, comum ou hominis. b) Arbitramento o exame pericial tendo em vista determinar o valor da coisa ou da obrigao a ela ligada, muito comum na desapropriao, nos alimentos, na indenizao dos danos por atos ilcitos. c) A prova deve ser admissvel, pertinente e concludente. d) A consso irrevogvel, logo no poder ser anulada se oriunda de erro de fato ou de coao. e) As testemunhas instrumentrias devem pronunciar-se sobre o contedo do instrumento que subscrevem.

57- A falta de cautela ou ateno em relao a uma pessoa, animal ou objeto sob os cuidados do agente, que provoca dano a algum, considerada quanto ao contedo da conduta culposa a) culpa in committendo. b) culpa in abstrato. c) culpa in custodiendo. d) culpa in concreto. e) culpa in omittendo.

58- O reconhecimento voluntrio de lho havido fora do matrimnio pode ser feito no prprio termo do nascimento, por escritura pblica ou instrumento particular, por testamento ou por manifestao expressa e direta perante o juiz. A forma do reconhecimento de lho a) especial nica. b) geral. c) especial genrica. d) contratual. e) especial plural.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006

10

rea: Correio - Prova P.3

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 61- Indique a opo falsa, a propsito dos princpios constitucionais do processo a) O duplo grau de jurisdio no constitui garantia constitucional assegurada aos litigantes em geral. b) Atende ao princpio da motivao das decises judiciais a sentena que, guisa de fundamentao, se reporta ao parecer do Ministrio Pblico, que, por sua vez, est devidamente fundamantado. c) vlido o indeferimento de pretenses das partes por falta de amparo legal. d) Nos casos de extino do processo sem apreciao do mrito o juiz pode decidir concisamente. e) O princpio da proporcionalidade corolrio do princpio do devido processo legal em sentido substancial (substantive due process clause). 62- Assinale a opo falsa. a) No constitui ofensa ao princpio do contraditrio a concesso de liminar sem a ouvida da parte contrria. b) No h contraditrio pleno no processo de execuo. c) No infringe o princpio do contraditrio a proibio de a parte se manifestar nos autos nos casos de prtica de atos processuais protelatrios. d) No signica desrespeito ao princpio constitucional do direito de ao a conveno de arbitragem. e) No signica limitao ao direito de ao a exigncia de pressupostos processuais e condies da ao. 63- Assinale a opo que apresenta conceito processualmente inadequado. a) Lide a pretenso resistida. b) Ao o Direito Subjetivo Pblico e concreto de exigir a prestao jurisdicional. c) Pretenso a exigncia de subordinao de interesse de outrem ao prprio. d) Processo o meio pelo qual se faz atuar a lei material lide. e) Jurisdio a funo estatal de compor conitos de interesses. 64- So espcies de processo: a) o executivo lato sensu, o cautelar, o de cognio, o mandamental e o de execuo. b) o de conhecimento, o executivo e o liminar. c) o comum, o ordinrio, o sumrio, o sumarssimo e o especial. d) o declaratrio, o constitutivo, o mandamental e o condenatrio. e) o administrativo, o judicial civil e o judicial criminal.

65- Assinale a opo correta. a) So princpios informativos da teoria dos prazos: o princpio da utilidade, o princpio da continuidade, o princpio da alterabilidade, o princpio da peremptoriedade e o princpio da precluso. b) Interrompem-se os prazos pela supervenincia das frias forenses. c) defeso s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos dilatrios. d) Precluso lgica a perda de uma faculdade ou direito processual porque no praticado o ato oportunamente. e) Para o juiz no se aplica o princpio da precluso. 66- Assinale a opo correta. a) So caractersticas dos atos processuais: apresentamse isoladamente, ligam-se pela unidade do escopo e so independentes. b) Constituem princpios que regem a forma dos atos processuais: obrigatoriedade das formas, instrumentalidade das formas, a documentao, a publicidade, o interesse pblico e a obrigatoriedade do vernculo. c) Os atos das partes podem ser: postulatrios, dispositivos (unilaterais; concordantes) e contratuais. d) deciso denitiva a que decide a questo controvertida, de natureza processual, sem julgamento do mrito, depois de transitada em julgado. e) A requisio feita por Membro de Tribunal (Desembargador) de ato processual a ser praticado em outro Estado da Federao deve ser dirigida a rgo da Primeira Instncia (Juiz de Direito) por meio de Carta de Ordem. 67- Marque a opo falsa. a) A sentena proferida na ao civil pblica que acolhe o pedido tem eccia contra todos. b) O Ministrio Pblico legitimado para propor aes civis na defesa de direitos individuais homogneos de interesse pblico. c) Julgada improcedente a ao civil pblica, pode o interessado valer-se das vias ordinrias. d) Apelao interposta contra sentena que julgou procedente o pedido deduzido na inicial deve ser recebida nos efeitos devolutivo e suspensivo. e) A ao civil pblica presta-se a amparar interesses privados.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006

11

rea: Correio - Prova P.3

68- A respeito de Mandado de Segurana certo armar: a) terceiro parte legtima para impetrar mandado de segurana em favor de direito originrio alheio. b) o Poder Pblico pode requerer ao Presidente do Tribunal ao qual competir o conhecimento do recurso a suspenso da liminar concedida em mandado de segurana ou interpor agravo de instrumento. c) a compensao de crditos tributrios pode ser deferida em medida liminar em mandado de segurana. d) contra acrdo que reforma sentena proferida em mandado de segurana cabe embargos infringentes. e) a distribuio de mandado de segurana gera a preveno do juzo. 69- A deciso proferida em ao civil pblica produz efeitos a) em todo territrio nacional. b) nos limites da competncia territorial do juiz. c) em todo o territrio do Estado ou do Distrito Federal. d) no municpio. e) na comarca. 70- Assinale a opo falsa a respeito de prova no Direito Processual Civil. a) Os indcios constituem meio de prova no Direito Processual Civil brasileiro. b) Transforma-se o ru em autor quando suscita exceo. c) O ru citado por edital, porque desconhecido seu endereo, no se sujeita aos efeitos da revelia. d) Na apreciao da prova o juiz tem irrestrita liberdade. e) Gozam, no Processo Civil, de presuno absoluta de veracidade os fatos incontrovertidos.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006

12

rea: Correio - Prova P.3

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006

13

rea: Correio - Prova P.3

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006

14

rea: Correio - Prova P.3

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC - CGU - 2006

15

rea: Correio - Prova P.3

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

Potrebbero piacerti anche