Sei sulla pagina 1di 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

EXPERINCIA 02: TEMPERATURA DE FUSO DE UMA SUBSTNCIA

Tobias de Abreu Kuse Terik Souza de Paula Nelson

Florianpolis 08 de Abril de 2014

INTRODUO Os objetivos desta experincia so determinar pontos de fuso usando o mtodo grfico da curva de resfriamento, fazer o grfico de um fenmeno no linear, identificar compostos e determinar suas impurezas com os pontos de fuso. O procedimento experimental foi aquecer lentamente com um bico de Bunsen uma amostra de naftaleno e anotar a temperatura a cada trinta segundos a partir de 60C at atingir a temperatura de 90C, aps o bico foi desligado e ento se anotou novamente a cada trinta segundos a temperatura correspondente at chegar em 60C.

QUESTIONRIO 1) Desenhe a curva de aquecimento e a curva de resfriamento em uma folha de papel milimetrado ou usando um programa computacional adequado. Coloque no eixo das abscissas o tempo e no eixo das ordenadas os valores de temperatura (com 3 algarismos significativos) obtidos. O grfico deve ser feito traando a melhor reta entre os pontos. errado ficar ligando os pontos. Observao: No grfico podem ser encontradas mais do que uma nica reta.

2) Quais foram os intervalos de fuso/solidificao que voc encontrou? De acordo com seus dados, esses intervalos correspondem a uma substncia pura? Justifique detalhadamente sua resposta. O intervalo de fuso ficou entre 76,0C a 80,5C e o de solidificao entre 77,0C a 74C. Esses intervalos no correspondem a uma substncia pura, j que para isso a temperatura de fuso e solidificao tem que se manterem constantes. O ponto de fuso do naftaleno puro 80,5C, na experincia verificou-se que ele fundiu em 76,0C. Para determinar a pureza do composto seria melhor analisar a curva de resfriamento, mas em nosso experimento a temperatura aumentou depois de um determinado ponto, no sabemos ao certo o motivo deste comportamento, mas talvez houve uma pequena coliso com o sistema, por isso vamos analisar o quo puro a substncia com a curva de aquecimento. A diferena no intervalo de fuso foi de 4,5C ou seja 4,5% de impureza e sua pureza de 95,5%.

3) Geralmente o grfico correspondente ao resfriamento, neste procedimento experimental, o mais adequado para a anlise da pureza de uma substncia.

a) Explique essa afirmao. Na experincia feita o aquecimento e o resfriamento deveriam ser lentos, pelo fato de que difcil controlar a quantidade de calor fornecida ao sistema que pode ocorrer de maneira rpida sendo difcil assim verificar o ponto de fuso, ento a curva de resfriamento se torna melhor pois este um processo lento por natureza.

b) Seus dados confirmam a afirmao? No, pois como foi relatado anteriormente a parte do resfriamento sofreu uma alterao, o que tornou difcil obter um resultado satisfatrio.

Potrebbero piacerti anche