Sei sulla pagina 1di 10

A COERNCIA ESTTICA COMO TEORIA DE VERDADE The aesthetic coherence as a truth theory

Cleverson Leite Bastos


Doutor em Semitica pela PUC-SP, Brasil. Professor do Programa de Ps Graduao da Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Curitiba, PR - Brasil, e-mail: mestrado.filosofia@pucpr.br

Resumo
Dentre tantas teorias, tericos e critrios pra determinar o que verdadeiro, um, em especial, chama a ateno: a beleza (Pulchrum) nas teorias da fsica. Esse justamente o ttulo de um dos captulos de Sonhos de uma teoria final,1 livro, na verdade um relatrio de pesquisa, de Steven Weinberg, prmio Nobel de fsica, 1979, pelo trabalho de unificao de duas das chamadas Foras Fundamentais da Natureza. Palavras-chave: Beleza; Simetria; Simplicidade; Rigidez; Verdade; Critrio.

Abstract
Among many theories, facts and criteria to determine what it is true, one, in special, calls attention: the beauty (Pulchrum), in the physics theories. This is actually the title of one of the chapters of Dreams of the final theory, book, a research to be more specific, of Steven Weinberg, Nobel prize winner of physics, 1979, for the work that united the two calling Fundamental Forces of Nature. Keywords: Beauty; Symmetry; Simplicity; Stiffness; Truth; Criteria.
1

WEINBERG, Steven. Sonhos de uma teoria final: a busca das leis fundamentais da natureza. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. p. 108-132. Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 20, n. 27, p. 433-442, jul./dez. 2008

434

Cleverson Leite Bastos

Introduo
Em uma rpida consulta a dicionrios e enciclopdias especializadas em filosofia, epistemologia e lgica, surpreendente o nmero de teorias sobre a verdade e seus critrios que podemos encontrar. O que faremos a seguir elencar tais teorias e alguns dos critrios de verdade para dentre elas destacarmos a que nos interesse neste artigo. a) como correspondncia ou adequao: a concepo que vem de Aristteles, passando pela Idade Mdia e filosofia moderna, at ser encampada pela lgica contempornea nas teorias de: Teoria Semntica de Tarski; Teoria da Congruncia de Russell; Teoria da Correlao de Austin; Fisicalismo de Carnap; Teoria da Redundncia de Ramsey; Teoria da Redundncia de Willians, Teoria da Consistncia de Quine; b) como revelao, manifestao ou descoberta : como revelao Empirista das escolas Cirenica, Epicurista e Estoica, at o conhecimento intuitivo de Ockham; como manifestao metafsica ou teolgica: de Agostinho, passando por Descartes at Hegel, e por fim, como descoberta existencial: fenomenologia analtica, em especial Heidegger; c) como dupla verdade: Averris, Ockham, Joo de Jandum e Pompanazzi; d) como conformidade a uma regra ou conceito: o pensamento fundado em leis formais, de modo geral o Idealismo, desde Plato, Agostinho, passando por Kant e a Escola de Baden at Hegel; e) como coerncia: o significado do todo tudo, de Spinoza, Bradley e Husserl a Frege e Brgson; f) como utilidade: vitalista, Nietzsche; pragmtica, James, Schiller e Peirce; instrumental, Dewey; g) como justificao: o programa de Davidson; a Teoria do Significa de Dummett; e a retrica de Perelman; h) como consenso: Agir Comunicativo de Habermas; j) como coerncia esttica: Kaku, Greene e Weinberg. Neste artigo, nos deteremos em Weinberg. Ele faz parte de um seleto grupo de fsicos-matemticos, pesquisadores da Teoria das Cordas. Nesta teoria, as propriedades observadas de cada partcula elementar existem porque
Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 20, n. 27, p. 433-442, jul./dez. 2008

A coerncia esttica como teoria de verdade

435

sua corda interna experimenta um determinado padro vibratrio ressonante. A perspectiva, aqui, difere daquela que os fsicos advogavam anteriormente: as partculas fundamentais, na teoria anterior, eram explicadas ou descritas por diferenas estruturais. Embora elementares, cada partcula entendida como feita de um tipo diferente de material. O material do eltron tinha carga negativa, o material do neutrino, por exemplo, no possua carga eltrica. A teoria das cordas altera essa viso, j patrimnio do ensino em fsica, declarando que o material e todas as manifestaes da matria e das foras o mesmo: uma corda nica e, eis aqui a dificuldade de visualizar, todas as cordas so absolutamente idnticas. Como diferenciar as partculas? Assim como em um violino, uma nica corda pode ditar notas diferentes, as diferenas entre as partculas resultam de que suas respectivas cordas exprimem padres ressonantes diferentes. Na nova perspectiva, o que era percebido como partculas elementares diferentes so, na verdade, notas diferentes de uma mesma corda fundamental. Nesse caso, a intuio de Pitgoras correta. O universo assemelhase a uma sinfonia csmica porque composto de um nmero indefinido de cordas vibrantes. A intuio unificadora de Pitgoras correta porque a teoria das cordas nos oferece uma metfora tambm unificadora:
Todas as partculas de matria e todos os transmissores de fora consistem de uma corda cujo padro vibratrio a sua impresso digital. Como todos os acontecimentos fsicos, processos de ocorrncias do universo podem ser descritos em seu nvel mais elementar em termos da ao de foras entre os componentes materiais e elementares, a teoria das cordas mantm a promessa de uma descrio unificada, nica e completa do universo fsico: uma teoria sobre tudo. (GREENE, 2001, p. 166-167).

Pesquisadores da Teoria das Cordas (GREENE, 2005), assim como Weinberg acreditam que ela capaz de descrever e unificar todas as foras da natureza por um nico esquema e assim fechar o fosso, existente desde incio do sculo XX, entre as leis do grande (Einstein) e as leis do pequeno (Mecnica quntica). Por isso, a teoria das cordas que busca unificar as foras fundamentais, forte, fraca, eletromagntica e gravitacional, tambm conhecida como Teoria do Tudo, Teoria Final, Teoria M ou, como Einstein a chamava, Teoria de Campo Unificado. Na descrio de estados e foras os tericos lanam mo de conceitos e princpios tais como simetria, supersimetria, riqueza, elegncia, complexidade e beleza, objeto deste artigo.
Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 20, n. 27, p. 433-442, jul./dez. 2008

436

Cleverson Leite Bastos

Algumas consequncias da teoria das cordas, no absorvidas pelo senso comum, dizem respeito a dois campos bsicos de investigao, a saber, em geometria quntica: hiperespao (espao n-dimenses) , dimenses recurvadas, superpartculas, cordas e, em cosmologia (modelo-padro da cosmologia): buracos negros, inflao, multiverso...

A beleza como critrio de verdade


Segundo Weinberg a beleza , de fato, um bom guia para as teorias fsicas em direo a uma Teoria do Tudo (TT), contudo, o que significaria dizer que uma teoria bonita ou elegante em fsica ou para um fsico? Outras questes vo surgindo quando pretendemos entender o sentido dos adjetivos bonita ou elegante atribudos s teorias fsicas. Vejamos algumas delas: O que de fato uma teoria bonita? Que caractersticas de uma teoria fsica nos do o senso de beleza? Por que e quando o senso de beleza dos fsicos funciona? Como algo, quase sobrenatural como senso de beleza, ajuda no s a inventar, mas tambm a julgar a validade das teorias em fsica? O que, afinal, desejam os fsicos atingir com suas teorias? Para responder a essas questes no adequado partir de uma definio a priori de beleza por duas razes. A primeira, e a mais bvia, que uma definio a priori, acadmica, rogaria as questes, isto , incorreria em petio de principio; a segunda, no to bvia, portanto menos ou nada consensual, o que as pessoas esto dispostas a admitir como senso esttico, juzo esttico, e est ligado a uma expresso pessoal de prazer esttico. Justamente por essa segunda razo, a menos consensual, que relacionar conceitos como beleza e fsica pode receber um juzo condenatrio ou, no mnimo, uma advertncia. Em lugar disso, acompanharemos Weinberg em sua definio de beleza como critrio de verdade em fsica.

Percepo esttica e certeza


Para dar conta disso, j que no permitido lanar mo de uma definio de beleza como ponto de partida, partindo de uma espcie de esttica negativa, Weinberg nos convida a entender o que a beleza no .

Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 20, n. 27, p. 433-442, jul./dez. 2008

A coerncia esttica como teoria de verdade

437

Assim, a beleza, conceito pressuposto na constituio da verdade de teorias fsicas, no pode ser entendida como: a) beleza mecnica, como simples arranjo formal de smbolos; b) elegncia matemtica ou fsica que uma qualidade da demonstrao, associada ao fcil e ao difcil, e no da teoria propriamente dita que indiferente ao fcil e ao difcil: elegncia para alfaiates.2 No entanto, a exegese da esttica negativa nos revela que h trs elementos na percepo de carter esttico que so equivalentes ao termo beleza: simplicidade, inevitabilidade e simetria. Simplicidade: a simplicidade, no-mecnica, uma das notas do que Weinberg quer denominar com o que ele chama de beleza:
Ambas as teorias da gravitao de Newton envolvem equaes que nos do as foras gravitacionais produzidas por uma dada quantidade de matria. Na teoria de Newton, existem trs destas equaes (correspondendo s trs dimenses do espao) na teoria de Einstein existem 14 por si s isso no pode ser considerado uma vantagem esttica da teoria de Newton sobre a de Einstein. E, de fato, h muito mais beleza na teoria de Einstein, em parte por causa da simplicidade de sua idia central sobre a equivalncia de inrcia e gravitao. Esse o julgamento com o qual cientista geralmente tem concordado e, [...], foi grandemente responsvel pela rpida aceitao da teoria de Einstein. (WEINBERG, 1996, p. 110).

Inevitabilidade
O senso de inevitabilidade, o necessitarismo, com que uma concluso se impe a partir dos postulados de uma teoria outro dos atributos que podem designar uma teoria como bela. O prazer esttico brota da percepo de que em um trabalho musical ou uma pintura est completo e que nada, nenhuma nota, nenhum trao a mais, poderia ser acrescentado sem que o todo se desfizesse. Segundo Weinberg, esse critrio parcialmente verdadeiro e tambm pode ser estendido Teoria da Relatividade Geral.
Uma vez conhecendo os princpios gerais da fsica dotados por Einstein, entende-se que no existe outra teoria da gravitao significativamente diferente qual Einstein poderia ter sido levado. Como ele disse sobre a
2

SZILARD apud WEINBERG, Steven. Sonho de uma teoria final: a busca das leis fundamentais da natureza. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. p. 109. Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 20, n. 27, p. 433-442, jul./dez. 2008

438

Cleverson Leite Bastos

relatividade geral: a atrao principal da teoria est na sua completude lgica. Se uma nica das concluses concebidas a partir dela se mostrar errada, deve-se desistir dela; modific-la sem destruir sua estrutura parece ser impossvel. [] Assim as 14 equaes de Einstein possuem uma inevitabilidade, portanto, beleza ausentes nas trs equaes de Newton. Acho que era isso que Einstein queria dizer quando se referia ao lado das equaes que envolvem o campo gravitacional em sua teoria da relatividade geral como belo como se fosse de mrmore, em contraste com o outro lado das equaes, que se referia a matria, que lhe dizia ainda ser feio como se feito de madeira. A maneira como o campo gravitacional entra nas equaes de Einstein quase inevitvel mas nada na relatividade geral explica porque a matria toma a forma que tem. (WEINBERG, 1996, p. 110-111).

Simetria
Se simplicidade e inevitabilidade so tomados como conceitos, simetrias so tomadas como princpios. Por definio um princpio de simetria nada mais do que uma afirmao de que algo se apresenta da mesma forma quando olhado de pontos de vista diferentes (WEINBERG, 1996, p. 111). H muitos graus no que se pode admitir como simtrico, desde rostos, passando por formas geomtricas at o espao tido como vazio. H simetrias no s de coisas como tambm h, e aqui reside o interesse da cincia, simetria de leis. Simetrias nas leis so princpios de invarincia. Por definio, uma simetria nas leis da natureza reside em que, ao fazermos certas modificaes a partir do ponto de vista do qual os fenmenos so observados, as leis no se alteram: as leis possuem sempre a mesma formulao independente de como as coordenadas so tomadas. No faz diferena em que lugar do planeta a experincia foi realizada ou se foi realizada fora da galxia. Tambm no importa o modo como datamos os eventos se, conforme um relgio ou o Big Bang, leis diferentes em tempos diferentes, em lugares diferentes so sempre as mesmas.
Se essas simetrias das leis da natureza so importantes na fsica clssica, sua importncia ainda maior na mecnica quntica. Pense: o que faz um eltron diferente do outro? Somente sua energia, seu momento e seu spin; alm dessa propriedade todos os eltrons do universo so iguais. Todas essas propriedades de um eltron so apenas quantidades que caracterizam a maneira como a funo de onda da quntica do eltron responde a transformaes de simetrias: mudando a maneira como
Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 20, n. 27, p. 433-442, jul./dez. 2008

A coerncia esttica como teoria de verdade

439

acertamos nossos relgios ou a localizao e orientao de nosso laboratrio. A matria, portanto, perde seu papel central na fsica: tudo que resta so princpios de simetrias e as vrias maneiras que as funes de ondas podem se comportar sob transformaes de simetrias. (WEINBERB, 1996, p. 112).

A simetria das leis um pressuposto fundamental da mecnica clssica e quntica. As propriedades de um eltron, sua energia, seu momento e seu spin, em todos os eltrons do universo so iguais: so quantidades que caracterizam a maneira como, por exemplo, uma funo de onda quntica do eltron responde s transformaes de simetrias, independente das coordenadas de tempo e espao. O que importa o modo como as funes de onda se comportam sob as transformaes de simetrias. Em velocidades constantes diferentes, tambm existem simetrias no espao-tempo. No importa se os observadores fazem suas experincias no sistema solar, no centro da galxia, ou em uma galxia distante, a milhares de quilmetros por segundo. O que fica estabelecido, menos bvio que as translaes ou rotaes, a simetria conhecida como princpio de relatividade de Einstein, 1905. Na especialidade de Weinberg, a simetria subjacente teoria eletrofraca , segundo ele, mais esotrica: as mudanas no se do segundo o nosso ponto de vista no espao e no tempo. Mas sim em nosso ponto de vista sobre a identidade de diferentes tipos de partculas elementares.
Da mesma forma que possvel para uma partcula estar num estado quntico no qual no se encontra definitivamente nem aqui nem l ou girando sem que esteja definitivamente no sentido horrio ou anti-horrio, pelas mesmas maravilhas da mecnica quntica tambm possvel termos uma partcula em um estado no qual ela no definitivamente nem um eltron nem um neutrino, at que faamos uma medida de algumas propriedade que possam distinguir as duas como carga eltrica. [] Simetrias do tipo subjacente a teoria eletrofraca so chamadas de Simetrias internas, porque podemos pens-las como sendo relacionadas natureza intrnseca das partculas, em vez de ser relacionadas as suas posies ou movimentos. (WEINBERG, 1996, p. 117).

So os princpios de simetria que do s teorias um tipo feliz de rigidez. Rigidez entendida como um qu de universal que baliza os fenmenos no universo. No possvel elaborar uma teoria capaz de descrever todas as foras de todas as partculas imaginveis na natureza. O que de fato precisamos
Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 20, n. 27, p. 433-442, jul./dez. 2008

440

Cleverson Leite Bastos

de uma teoria, respeitando Ockham, que descreva de forma universal todas e somente aquelas foras que realmente existem: gravitacionais, eletrofracas e fortes. a esta rigidez que deve fazer parte de uma teoria fsica que Weinberg reconhece como beleza. Se substituirmos feliz, em teorias de um tipo feliz, por beleza, ento poderemos entender que a beleza que Weinberg atribui s teorias fsicas semelhante pela apreenso de simplicidade, senso de inevitabilidade e simetria a alguns trabalhos de arte. Assim como na arte, tambm em uma teoria podemos apreender ou sentir que no possvel trocar uma s nota, pincelada ou equao. A sensao de inevitabilidade uma questo de gosto, de experincia esttica, que no pode ser traduzida por uma forma lgica. A linha divisria entre teoria elegante e lista de informaes, se, por um lado no pode ser definida claramente, por outro, a inevitabilidade de sua simplicidade e rigidez deve ser vislumbrante para que a teoria possa ser levada a srio. No s a verdade e a validade que se busca em uma explicao cientfica, mas a elegncia, a beleza da teoria, parte do que se quer dizer com ela.

Beleza TIPO
Os pargrafos e citaes anteriores demonstraram, ou pelo menos esta foi a nossa inteno, que, segundo Weinberg, os elementos conceituais exigidos para aceitao de uma teoria como verdadeira em fsica so, tambm, os mesmos que entram na percepo e no juzo de prazer esttico. Embora o ideal de beleza esteja no infinito, sua realizao, tanto no campo da arte como no campo da cincia, limitada. Limitada pela definio que dela possamos dar. A beleza : at onde consigo traduzir em palavras, a beleza da simplicidade e da inevitabilidade a beleza de uma estrutura perfeita de tudo se encaixando, de rigidez lgica, de nada ser altervel (WEINBERG, 1996, p. 120). A definio alcanada importante porque impe algumas restries na comparao das estruturas das teorias fsicas com a arte. A primeira que as teorias so muito esotricas e devem ser assim, porque somos levados a desenvolv-las usando uma linguagem, a da matemtica, que no se tornou parte das ferramentas usuais do pblico instrudo (WEINBERG, 1996, p. 121). A segunda que o terico no to livre quanto o artista. Os princpios matemticos no esto pr-ordenados e, por isso, construir ou criar uma teoria no uma pura questo de deduo mecnica. Os princpios devem ser
Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 20, n. 27, p. 433-442, jul./dez. 2008

A coerncia esttica como teoria de verdade

441

inventados durante a pesquisa e a deduo das consequncias de um conjunto de princpios, escolhidos como rgidos, podem ser muito angustiantes, difceis e no podem ser ensinados. A terceira, e a mais intrigante, que a beleza da estrutura sobrevive morte dos princpios e da prpria teoria:
Estranhamente, apesar da beleza das teorias fsicas estar concretizada em estruturas matemticas rgidas, baseadas em princpios subjacentes simples, as estruturas que possuem esse tipo de beleza tendem a sobreviver mesmo quando os princpios subjacentes se mostram errados. (WEINBERG, 1996, p. 121).

Assim, como exemplo, a matemtica da teoria de Dirac sobrevive como uma parte essencial da teoria quntica de campos, embora o ponto de Dirac esteja errado. A estrutura formal da teoria de Dirac sobreviveu. este estranho tipo de imortalidade que estruturas matemticas e princpios fsicos possuem, migrando como fantasmas de uma ambiente conceitual para outro e, como nas adaptaes biolgicas, mutando em outros corpos. A beleza sobrevive mesmo que os princpios da teoria sejam refutados.

Consideraes finais
H, finalizando, trs razes pelas quais o senso de beleza considerado critrio de validade para as teorias fsicas. A primeira faz apelo ao Princpio de Seleo Natural que, aplicado s ideias, nos indica que, atravs de uma srie de eventos acidentais, de tomos at formas primitivas, de protozorios a peixes e pessoas, tambm o modo de olhar o universo se desenvolve por seleo natural: seleo natural de ideias atravs de falsos comeos at alcanar uma forma que pode ser admitida como bela. A segunda porque somos capazes de escolha, porque se esperamos que as teorias cientficas bem-sucedidas sejam bonitas simplesmente porque os cientistas tendem a escolher problemas que paream ter belas solues (WEINBERG, 1996, p. 128). A terceira porque acreditamos que iremos encontrar alguns princpios de beleza inevitvel. Para ns tambm a beleza das teorias atuais uma antecipao, uma premonio, da beleza da teoria final. E de qualquer maneira no podemos aceitar qualquer teoria como final, a menos que ela seja bonita (WEINBERG, 1996, p. 131-32).
Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 20, n. 27, p. 433-442, jul./dez. 2008

442

Cleverson Leite Bastos

Referncias
GREENE, B. O universo elegante: super-cordas, dimenses ocultas, e a busca da teoria definitiva. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. ______. O tecido do cosmos: espao, tempo e a textura da realidade. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. REES, M. Apenas seis nmeros: as foras profundas que controlam o universo. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. WEINBERG, S. Sonho de uma teoria final: a busca das leis fundamentais da natureza. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

Recebido: 28/04/2008 Received: 04/28/2008 Aprovado: 27/05/2008 Approved: 05/27/2008

Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 20, n. 27, p. 433-442, jul./dez. 2008

Potrebbero piacerti anche