Sei sulla pagina 1di 13

Metodologia Cientfica

Comunicao Cientfica
Prof Me. Raquel Mori Pires de Camargo Aula 3

A Comunicao Cientfica
a informao apresentada em congressos, simpsios, reuni es, meio acad!mico, entre outras"
#o mostrados os resultados de uma pesquisa$ %e&e ser pu'licada posteriormente para ser efeti&a.

A Comunicao Cientfica
(asicamente, ) a o'teno e transmisso de resultados descon*ecidos at) o momento$ A maneira como ela ) escrita no permite ao leitor &erificar as informa es"
As notas simplesmente informam e ser&em de 'ase para a construo de no&os tra'al*os.

Apresenta uma e+tenso limitada, ou se,a, no pode ser muito longa"


-uando apresentada oralmente, a apresentao no de&e e+ceder ./ a 0/ minutos.

1inalidade da Comunicao Cientfica


Comunicar a outras pessoas os resultados do seu estudo, do seu aprendi2ado, sua ati&idade e con*ecimento$ 3stimular as pessoas a pensarem, refletindo so're o tema em questo de modo diferente, agora com muito mais argumentos.

-uais so as informaes em questo4


5emas ou pro'lemas originais$ %e&em ser curiosas e criati&as, tanto para ou&intes especiali2ados como para a populao geral$ %e&e conter os 6ltimos resultados das pesquisas anteriores, para manter a atuali2ao de quem l!.

A estrutura da Comunicao
#egue padr es uni&ersais para tra'al*os cient7ficos, esta'elecidos internacionalmente$ A'range tr!s partes"
8ntroduo %esen&ol&imento Concluso

A escrita da Comunicao Cientfica


9eralmente ) feita a partir de um projeto$ o pro,eto que descre&e a ela'orao, e+ecuo e apresentao de uma pesquisa, sendo fundamental para nortear o pesquisador durante todo o percurso$ : passo a passo de um pro,eto tam')m segue modelos padroni2ados uni&ersalmente.

3strutura do Projeto de Pesquisa


Apresentao"
Capa"
8nstituio, t7tulo ;su't7tulo, se *ou&er<, autores, local e data.

1ol*a de rosto"
57tulo ;su't7tulo, se *ou&er<, local e data, acrescentando a que se destina o tra'al*o.

CAPA

CAPA

FOLHA ! "O#$O

3strutura do Projeto
%ntroduo&
5ema %elimitao do pro'lema e suas *ipteses =ustificati&a :',eti&o geral e espec7ficos

3strutura do Projeto
!m'asamento $e(rico&
a re&iso da literatura$ 5eorias de 'ase %efinio de 5ermos Aprofundamento terico do tema, do pro'lema e dos conceitos relacionados.

3strutura do Projeto
Metodologia&
Classificao da pesquisa A'ordagem da pesquisa 5)cnicas de como ser> feita a pesquisa %escrio de como os dados sero analisados %elimitao da populao a ser estudada ?ocal da pesquisa

3strutura do Projeto
Cronograma&
3+plica quando ;m!s e ano< cada passo da pesquisa ir> acontecer$

3strutura do Projeto
"efer)ncias *i'liogr+ficas&
%e&e discriminar toda o'ra utili2ada na construo de todas as fases do pro,eto"
?i&ros, artigos, pu'lica es, documentos, leis, manuais, entre outros.

@:5A" as partes referentes A apresentao, an>lise e discusso dos resultados, 'em como as considera es finaisBconclus es somente estaro presentes quando a pesquisa for conclu7daC

5ipos de Comunicao Cientfica


Artigo Cient7fico Resen*a cr7tica Relatrio #emin>rio Monografia #ero apresentadas %issertao posteriormente, no tempo adequadoC 5ese

Artigos Cientficos
5ratam de quest es &erdadeiramente cient7ficas" Caracter7sticas"
#o estudos pequenos, por)m completos, ou se,a, a pesquisa foi desen&ol&ida do comeo ao fim$ Mesmo *a&endo uma discusso 'astante aprofundada de um assunto, no c*ega a constituir material para escre&er um li&ro.

Artigo Cientfico
Caracter7sticas"
Para e+istirem, precisam ser pu'licados, ou se,a, quando uma pesquisa ) conclu7da, seus resultados sero con*ecidos pelo p6'lico por meio de um artigo$ A pu'licao acontece em re&istas ou peridicos especiali2ados, sendo o conte6do principal destes$ Permitem ao leitor a repetio da pesquisa em outro local, por conter todos os dados necess>rios para isto.

Artigo Cientfico
Conte6do"
Pode a'ranger os mais &ariados aspectos, geralmente so're a'ordagens no&as e atuais"
Pode ser um estudo pessoal, uma desco'erta, uma discordDncia do que ,> foi pesquisado$ Pode oferecer solu es para quest es contro&ersas$ :ferecer no&as ideias para discusso entre o meio acad!mico$ A'ordar dados secund>rios de outra pesquisa, que no foram utili2ados na mesma.

Artigo Cientfico
3strutura"
#egue a mesma estrutura de um pro,eto de pesquisa, acrescentando os resultados o'tidos, an>lise e discusso e considera es finaisBconclus es.

"esen,a Crtica
uma descrio detal*ada que compreende certo n6mero de fatos"
a apresentao do C:@53E%: de uma o'raC

Consiste em"
?eitura Resumo Cr7tica 1ormulao de um conceito de &alor so're a o'ra.

"esen,a Crtica
9eralmente ) feita por cientistas ;resen*istas<, que t!m compet!ncia no assunto$ Pode ser feita por estudantes, com o o',eti&o de e+ercitar a compreenso e a cr7tica$ 1inalidade"
8nformar ao leitor o assunto tratado, e&idenciando as contri'ui es que a o'ra tra2. 1acilitar a leitura cient7fica, ,> que nem sempre ) poss7&el ler ;ou ter acesso< a todo o material pu'licado.

Como fa-er uma "esen,a.


.< Refer!ncia (i'liogr>fica"
Autor;es<, t7tulo, imprensa ;editora, peridico...<, n6mero de p>ginas. 8nforma es gerais so're quem escre&eu a o'ra" quem ), onde tra'al*a4 Resumo detal*ado das ideias principais" do que se trata a o'ra4 -ual o tema4 Como foi a'ordado4 -uais os assuntos secund>rios4

0< Credenciais do Autor"

3< Con*ecimento"

Como fa-er uma resen,a.


F< Conclus es do Autor"
A o'ra tra2 conclus es4 -uais so4 -ual foi o modelo terico utili2ado4 -uais outros autores ser&iram de em'asamento4 =ulgamento da o'ra pelo resen*ista" opinio, m)rito, estilo, recomenda es.

G< Refer!ncias do Autor"

H< Apreciao"

"elat(rio
uma e+posio escrita de um determinado tra'al*o ou ati&idade pr>tica, que ser> ou ,> foi reali2ado;a<$ @o ) apenas uma descrio do modo de proceder ;t)cnicas, reagentes, material, etc.<$ o con,unto da descrio da reali2ao e+perimental, dos resultados nele o'tidos, assim como das ideias associadas, de modo a constituir uma compilao completa e coerente de tudo o que diga respeito a esse tra'al*o$

"elat(rio
#ua linguagem de&e ser simples, clara, precisa e o',eti&a$ Como se trata da descrio de um procedimento, as frases de&em ser completas o suficiente para que quem leia consiga &isuali2ar tal procedimento$ A utili2ao de gr>ficos, ta'elas e ilustra es au+ilia neste processo.

Como ela'orar um relat(rio.


3strutura"
57tulo, autores, data e instituio$ :',eti&os do relatrio$ 8ntroduo" 're&e descrio do e+perimento, em'asandoIo cientificamente$ Material e m)todos" descritos de maneira o',eti&a, mas detal*ada o suficiente que permita a repetio do procedimento$

Como ela'orar um "elat(rio.


3strutura"
Resultados" descrio do que se o'ser&a na e+peri!ncia$ %iscusso" parte mais importante do tra'al*o, que interpreta os resultados com &istas aos o',eti&os propostos e ao que ,> foi produ2ido anteriormente$ Concluso" o que pJde ser conclu7do com a ati&idade$ Refer!ncias 'i'liogr>ficas.

#emin+rio
uma t)cnica de estudo que inclui pesquisa, discusso e de'ate$ %esen&ol&e"
Capacidade de pesquisa An>lise sistem>tica de fatos K>'ito do racioc7nio e da refle+o$

(usca mais au+iliar a 1ormao do estudante, do que sua 8nformao.

#emin+rio
:',eti&os principais"
3nsinar pesquisando$ %ominar a metodologia cient7fica de uma disciplina$ 3nsinar a coletar material para an>lise e interpretao de um assunto$ 3stimular a cr7tica a tra'al*os ,> produ2idos$ 3stimular o tra'al*o em grupo, compartil*ando o con*ecimento entre colegas e professores.

Componentes do #emin+rio
ProfessorBorientador"
Prop e os temas a serem estudados ;de prefer!ncia algo que ele domine<, indica a 'i'liografia e organi2a o cronograma da ati&idade$ de&e manter as ati&idades de orientao durante todo o percurso de construo.

Relator"
quem apresenta o semin>rio$ pode ser um mem'ro indicado pelo grupo ou &>rias pessoas distri'uindo as partes.

Componentes do #emin+rio
#ecret>rio"
o aluno que se disp e a anotar as conclus es parciais e finais do tra'al*o aps os de'ates$ de&e transmitir essas anota es aos demais.

Comentador"
o aluno designado a fa2er as cr7ticas adequadas ao tra'al*o, antes do in7cio dos de'ates$ de&e estudar com anteced!ncia o conte6do, para ter em'asamento.
%e maneira geral, esta funo cai so're todos os alunos da sala.

Componentes do #emin+rio
%emais participantes"
5odos os outros alunos e poss7&eis con&idados$ depois da e+posio e cr7tica, de&em participar pedindo esclarecimentos, reforando argumentos ou dando alguma contri'uio pertinente.
@:5A" Mesmo que o #emin>rio no se,a organi2ado e+atamente com todos esses componentes, cada estudante de&e manter o o',eti&o de reali2ar essas fun es, pois so primordiais para o 'om resultado da ati&idade.

Como reali-ar um #emin+rio.


Aps o tema ser esta'elecido, o grupo que ir> apresent>Ilo de&e escol*er o relator e o secret>rio$ Cada mem'ro do grupo de&e reali2ar estudos a'undantes so're o tema. #omente aps isso, o grupo se re6ne para discutir o que foi pesquisado e montar a apresentao$ A e+posio do conte6do estudado de&e conter"
8ntroduo" 're&e e+posio do tema central e os o',eti&os do semin>rio$ %esen&ol&imento" e+plica es so're os estudos, de maneira sequencial e organi2ada$ Concluso" s7ntese de toda a refle+o, com as contri'ui es do grupo para o tema.

Como reali-ar um #emin+rio.


Aps a e+posio do;s< relator;es< do grupo, ) o momento das inter&en es do comentador"
%e&e ser escol*ido com anteced!ncia pelo professor$ 1a2 coment>rios, cr7ticas e perguntas so're o que foi apresentado.

8niciaIse a discusso e o de'ate entre os demais participantes$


: secret>rio encarregaIse de anotar o que est> sendo discutido.

Ao final, o professor encerra a ati&idade, reali2ando uma s7ntese do que foi e+posto, fa2endo sua a&aliao pessoal, tanto do grupo relator, quanto dos demais mem'ros da classe.

!/!"C0C%O
3ste e+erc7cio comp e a A$ 1"
Lalor ./,/ com peso 3$ 8r> facilitar o estudo para a Pro&a (imestral.

3tapas"
Reali2ar uma no&a leitura dos mesmos te+tos ,> lidos e discutidos em grupo na aula passada$ Reali2ar uma resen,a crtica indi&idual do te+to lido em sala$
%igitada e com capa, procurando seguir o que foi e+plicitado *o,e so're a escrita cient7fica.

3ntregar em 03 de setem'ro, para o Prof. @ormandis.

Potrebbero piacerti anche