Sei sulla pagina 1di 37

AUTOMAO INDUSTRIAL

INTRODUO A AUTOMAO INDUSTRIAL A palavra automation foi inventada pelo marketing indstria de equipamentos de na dcada de 1960. O neologismo, sem duvida sonoro, buscava enfatizar a participao do computador no controle automtico manual.

Entende-se atualmente por automao todo e qualquer sistema, apoiado em computadores, que substitua o trabalho humano em favor da segurana das pessoas, da qualidade dos produtos, rapidez de produo ou reduo de custo, assim aperfeioando os complexos objetivos das indstrias e dos servios. Exemplos: minerao, siderrgica, metalrgica, processos qumicos, metrovirio, etc. comum pensar que automao resulta somente do objetivo de reduzir custo de produo. Isso no to verdade: ela decorre mais da necessidade tais como maior nvel de qualidade, expressa por especificaes numricas de tolerncia, maior flexibilidade de modelos para o mercado, maior segurana pblica e dos operrios, menores perdas de materiais e de energia, mais disponibilidade e qualidade de informao sobre o processo e melhor planejamento e controle de produo. A automao envolve a implantao de sistemas interligados e assistidos por redes de comunicao, compreendo sistemas supervisrios e interfaces homem-mquina que possam auxiliar os operadores no exerccio da superviso e da analise dos problemas que porventura venha ocorrer. A vantagem de utilizar sistemas que envolvam diretamente a informatizao a possibilidade da expanso utilizando recursos de fcil acesso: nesse contexto, so importantes os controladores lgicos programveis (CLPs), que tornam a automao industrial uma realidade. O sistema de automao industrial conceituado por ser capaz de funcionar de modo relativamente autnomo, controlado por computadores. A rede de comunicao um dos principais recursos de suporte para o intercmbio de informaes entre as entidades da estrutura de produo com vistas coordenao, monitoramento e gerenciamento do processo produtivo. A flexibilidade um dos requisitos de grande importncia para o sistema, pois dela dependem a facilidade de projeto, o planejamento, a manuteno e o controle da

operao de mquinas para a execuo das tarefas complexas de modo eficiente.

COMPUTADORES PARA AUTOMAO

Como informao o Controlador Lgico Programvel (CLP) dispositivo digital que controla mquinas e processos. Utiliza uma memria programvel para armazenar instrues e executar funes especificas: energizao / desenergizao, temporizao, contagem, sequenciamento, operaes matemticas e manipulaes de dados. O desenvolvimento dos CLPs comeou em 1968 em resposta a uma necessidade a uma necessidade constatada pela GM. Naquela poca, frequentemente se consumiam dias e semanas para alterar um sistema de controle baseado em rels, e isso ocorria sempre que se mudava um modelo de carros ou introduziam modificaes na linha de montagem. A GM especificou um sistema de estado slido, com flexibilidade de um computador, que pudesse ser programado e mantido pelos engenheiros e tcnicos nas fabricas. Tambm era preciso que suportasse o ar poludo, a vibrao, o rudo eltrico e os extremos de umidade e temperatura encontrados normalmente num ambiente industrial. Os primeiros CLPs forma instalados em 1969, com sucesso quase imediato. Funcionando como substitutos de circuitos de rels, eram mais confiveis que os sistemas originais. Eles permitiram reduzir custos dos materiais, da mo de obra, da instalao e da localizao de defeitos, reduziam as necessidades de fiao e os erros associados. Os CLPs ocupavam menos espao que os contatores, temporizadores e outros componentes de controle utilizados anteriormente. Mas talvez, a razo principal da aceitao dos CLPs tenha sido a linguagem de programao, baseada em ladder (lgica de rels) e smbolos eltricos consagrados. Os CLPs so de extraordinria importncia prtica nas industrias e se caracterizam se por: - Robustez adequada para ambientes industriais; - Programaes por meio de PC; - Linguagens amigveis com projetista de automao (eventos discretos); - Permite tanto o controle lgico quanto o dinmico (PID); - Possibilidade de alterar software sem alterar hardware; - Capacidade de conexo com grandes redes de dados. Um CLP automatiza grande quantidade de aes com preciso confiabilidade, rapidez pouco investimento. Informaes de entrada so analisadas, decises so tomadas, comandos so transmitidos, tudo concomitantemente com o desenrolar do processo.

A EVOLUO DA AUTOMAO INDUSTRIAL

De acordo com a figura temos a ao dos anos 80, onde dispositivos para automao foram montados em painis para substituir botes, chaves, lmpadas, mostradores e display de 7 dgitos, que foram chamados de interfaces. Nos anos 90 houve a evoluo para grficos coloridos, e que j passaram a atuar sobre a plataforma Windows, e para aplicaes mais robustas eram usados PCs industriais, em painis condicionados rodando software Windows. Depois chegou sistemas operacionais Windows NT e Windows 2000 onde ocorreu toda a migrao de supervisrios com confiabilidade e queda de valores, isso sem contar os benefcios, como grande nmero de pontos, vasta variedade, possibilidade de integrao com redes superiores e serem vistos como ponto de gerenciamento e informao de produo. Com o aumento da automao nas empresas, surgiu demanda por solues remotas de controle e interao com equipamentos do cho de fbrica, de forma simples, segura e eficaz, para se ter controle pontual e informaes em tempo real, com computadores conectados web, provido por meio de um IP fixo, com possibilidade de configurveis, mas limitadas por motivos de segurana. O campo de aplicao vasto. Pode ir do controle de um grupo de geradores de energia superviso de uma injetora de plstico, mas quem utiliza CLPs em automao predial pode tambm programar para enviar alertas no caso de alteraes no consumo de energia de um edifcio ou da invaso de uma rea restrita, etc.

Os sistemas de automao industrial so aplicados com um objetivo comum: supervisionar e controlar a operao do processo produtivo e facilitar o seu controle.

ARQUITETURA DA AUTOMAO

A automao industrial exige a realizao de muitas funes como na figura abaixo, representa a chamada de Pirmide da Automao, com os diferentes nveis de automao encontrados em uma planta industrial. Na base da pirmide est freqentemente envolvido o CLP, atuando via inversores, conversores ou sistemas de partida suave, sobre mquinas e outros processos produtivos. No topo da pirmide, a caracterstica marcante a informatizao ligada ao setor corporativo da empresa.

A partir da figura acima possvel fazer uma breve descrio de cada nvel: Nvel 1: o nvel das mquinas, dispositivos e componentes (cho de fabrica), onde a automao realizvel pelo controlador programvel. Ex: mquinas de embalagem, linha de montagem ou manufatura. Nvel 2: onde se realiza o controle, mas tem como caracterstica algum tipo de superviso associado ao processo. o nvel onde se encontram concentrados de informaes sobre o nvel 1 e as IHMs (Interfaces Homem Mquinas). Ex: Sala de Superviso de um laminador de tiras a frio.

Nvel 3: Permite a superviso e o controle do processo produtivo da planta, normalmente constitudos por bancos de dados com informaes dos ndices de qualidade da produo, relatrios e estatsticas de processo, ndices de produtividade, algoritmos de otimizao da operao produtiva. Ex: Avaliao e controle de qualidade em processos qumico e alimentcio. Nvel 4: o responsvel pela programao de produo e planejamento da produo realizando o controle e a logstica dos suprimentos. Ex: Controle de suprimentos e estoques em funo da sazonalidade e da distribuio geogrfica. Nvel 5: o nvel responsvel pela administrao dos recursos da empresa, em que se encontram os softwares para gesto de vendas, financeira, manuteno, onde se realizam a deciso e o gerenciamento como um todo o sistema. A pirmide apresenta alguns dispositivos geralmente encontrados em sistemas de automao industrial. No h aqui a inteno de listar todos os dispositivos existentes, mas sim aqueles que possuam um papel determinante no controle e execuo da produo e que geram informaes utilizadas pelas diversas reas da organizao. Deve ainda registrar a tendncia de adoo de um nico protocolo de comunicao em todos os nveis da hierarquia de produo industrial. Para isso, as solues baseadas no padro IEEE 802.3, que o mercado denomina de modo genrico Ethernet, tem-se apresentado como um forte candidato a ocupar o primeiro lugar na preferncia dos fabricantes e usurios. Os sistemas de superviso e controle so programas configurveis, destinados superviso, controle e aquisio de dados de plantas industriais, possuindo custo menor que os Sistemas Digitais de Controle Distribudo, a base de hardware pode ser um PC comum e isso facilita e barateia os custos de hardware. Estes sistemas possibilitam configurar os arquivos de alarmes e eventos alm de relatrios e interfaces para controle de receitas e funes avanadas atravs da escrita de scripts, que so trechos de programas que permitem ampliar as funcionalidades.

A ENGENHARIA DE SOFTWARE NA AUTOMAO

Entende-se por engenharia de software a tecnologia para analisar requisitos de informao e projetar arquivos e fluxo de dados, para programar os equipamentos digitais, assim como testar e manter os programas computacionais. um dos ramos da engenharia muito solicitada atualmente.

Os softwares ditos comerciais (para bancos e empresas comerciais) requerem grandes quantidades de memria e capacidade apenas para clculos simples; os softwares cientficos (para fsica, engenharia, astronomia, biologia, etc.) exigem grande capacidade de clculos e apenas pequenas memrias. Em ambos os tipos de programas a velocidade tem importncia em si mesma, e ela no interfere na correo dos resultados; um programa correto numa mquina tambm o ser numa lenta, e vice versa. Em muitos programas comerciais h concorrncia, no sentido de que muitos usurios pedem servios simultaneamente e no aceitem esperar; o problema usualmente se resolve com suficiente velocidade de processamento e nmeros de terminais. Diz-se que tais programas so de tempo real. Os softwares para automao tambm tm como requisito a capacidade de administrar a concorrncia de tarefas, e, por isso, so ditos de tempo real; mas em automao, velocidade e correo esto interligadas: por exemplo, num programa de controle que l medidas oriundas de um processo fsico e as coloca num buffer, a velocidade de leitura no pode ser menor que a de entrada no buffer, sob pena de ocorrer perda grave da informao. Diz-se que tais programas so de tempo real. O problema essencial no caso da automao o fato de que uma tarefa pode estar mudando o valor de uma varivel na memria enquanto outra est lendo a mesma varivel; ento preciso ter, no acesso a essa memria, um mecanismo seguro de mtua excluso. Diz que uma tarefa entra na regio crtica com respeito a um recurso computacional quando ela est a ponto de acess-lo; o fato deve ser sinalizado com um flag adequado; sempre que este ocorre, preciso verificar se h alguma outra tarefa na mesma regio e, em caso afirmativo, utilizar uma regra de prioridades. Uma regra de prioridades inexistente ou inadequada pode criar um deadlock ou conflito mortal.

NVEIS DE COMPLEXIDADE DA AUTOMAO

fcil distinguir trs nveis de complexidade, nos quais se apresentam os sistemas de automao; a eles correspondem diferentes meios de projeto e de realizao fsica. Dentre as variedades com menor complexidade esto automao especializada, como as internas aos aparelhos de TV, de vdeo, telefones celulares, eletrodomsticos, automveis etc. Realizam-se fisicamente com microprocessadores de pequenas memrias, dedicados, montados em placas de circuito impresso e instalados no

interior dos equipamentos. O software escreve-se em linguagem de mquina, como assembly, e se grava em memrias tipo ROM (Read Only Memory). Entre as de maior complexidade esto os grandes sistemas de automao: estendem-se por reas extensas e envolvem muitos computadores de vrios tipos de capacidades. So, por exemplo, os sistemas de controle de vo nos aeroportos, os controles metrovirios, os de defesas militar. Sua programao envolve alm de programas aplicao comercial e cientifica, a plena engenharia de software de tempo real, com programas em C e outra linguagem especifica de tempo real. Mas a um imenso nmero de automao industrial e de servios que consideramos de complexidade mdia: so de mbito mdio, tais como sistemas transportadores industriais e porturios, manufaturas, processos qumicos, trmicos, gerenciadores de energia e de edifcios, etc. Podem realizar-se muito bem com o emprego dos controladores lgicos programveis e seus softwares aplicativos. E nesta disciplina o foco est nos sistemas de automao de complexidade mdia. A maioria dos sistemas de complexidade mdia so utilizados nas indstrias automobilstica, petroqumica e metalrgicas. Os sistemas de automao compem-se basicamente de cinco elementos: Acionamento: prov o sistema de energia para atingir determinado objetivo. o caso dos motores eltricos, pistes hidrulicos etc.; Sensoriamento: mede o desempenho do sistema ou uma propriedade particular de seus componentes. Exemplos: termopares para medio de temperatura e encoders para medio de velocidade; Controle: utiliza a informao dos sensores para regular o acionamento. Por exemplo, para manter o nvel de gua num reservatrio, usamos um controlador de fluxo que abre ou fecha uma vlvula; Comparador ou elemento de deciso: compara os valores medidos com valores preestabelecidos e toma a deciso de quando atuar no sistema. Como exemplos, podemos citar os termostatos e os programas de computadores; Programas: contm informaes de processo e permitem controlar as interaes entre os diversos componentes.

PROJETO DE AUTOMAO

Existem duas modalidadesdistintas de desenvolvimento de projeto em automao. Na primeira, o usurio sabe exatamente todas as aes que deseja veres automatizadas; ele define o que deve ocorrer em cada circunstncia. Na segunda, ele somente define o resultado final, cabendo ao engenheiro de projeto definir toda lgica das aes. O diagramas de blocos a seguir descreve as etapas para implementao da automao nas duas modalidades.

Fonte: Livro Engenharia de Automao Industrial Ccero Couto de Moraes / Plnio de Lauro Castrucci Apostila Telecurso - Introduo a Automao Sesi / Senai

Definies de Processos Conjunto de operaes e/ou transformaes realizadas sobre um ou mais materiais, com a finalidade de variar pelo menos uma de suas propriedades fsicas ou qumicas. Por meios de tcnicas de controle, agregando valor ao produto final.

Tipos de Processo O tipo de controle utilizado depende basicamente do tipo de processo e da manipulao das variveis a serem controladas. Quando na sua maioria as variveis so do tipo analgico, ou de tempo continuo, tem-se um processo do tipo continuo; caso as variveis sejam do tipo discreta, ou digital, tem-se um processo do tipo discreto. Genericamente segue a definies do diferentes tipo de processo: Processos contnuos quando os equipamentos de produo so usados exclusivamente para um determinado produto e a sada deste produto contnua. Em geral, os materiais usados nestes processos so: lquidos, gases ou ps. Exemplos de processos contnuos so da indstria petroqumica, qumica, siderrgicas de alimentos a granel e do cimento, que so justamente chamadas de indstrias de processos. Processos discretos so processos que geram peas e/ou equipamentos que so discretos, ou seja, que so contados em unidades, caso tpico da indstria manufatureira ou que fabrica produtos por lotes. Exemplos: produo de automveis, eletrodomsticos, computadores, mveis, bebidas, cosmticos, etc. Cumpre notar que muitas vezes os produtos das indstrias de processo chegam s mos dos consumidores em unidades discretas. Por exemplo, a matria prima da indstria de cosmticos vem da indstria qumica, cujo processo do tipo contnuo, porm o que ns podemos comprar so unidades de cremes e sabonetes, que so originados de processos discretos.

Tipos de variveis Analgicas: Quando as variveis assumem valores que percorrem continuamente no tempo, tambm chamado de tempo continuo. Essa variao continua estabelece a marcao de infinitos valores dentro de uma determinada faixa estabelecida. Ex: Velocmetro de um carro, Rotao de um motor, corrente de um motor ou temperatura de forno. Controle de Tipo Analgico O controle analgico desenvolveu-se inicialmente, com o surgimento dos amplificadores operacionais, por meio de malhas especificas de ao de controle. Controladores de processos continuos evoluiram juntamente com a microeletronica e passaram a utilizar circuitos mais complexos, microprocessados de forma a poderem utilizar poderoso recursos e efetuar tcnicas de ao de controle dos mais diversos tipos, tais como: Proporcional, integral e derivativo PID, PID adaptativo (no linear), lgica Fuzzy (lgica nebulosa, difusa), entre outras. Surgiram os controladores de processos contnuos de uma nica malha de controle em loop, os single loop. Muito utilizado para o controle detemperatura e de ambientes de ou de processos, presso em liquidos, e de vazoem tubulaes de gases. Os controladores do tipo single loop evoluiram e passaram a controlar varias malhas do processo, originando assim os sistemas multiloops. Alm de poderem implementar e executar todos os tipos de controles possiveis existentes tecnologicamente, de forma simultnea, controlam inmeros pontos do processo por meio de grandes concentradores chamados Mainframes. Digitais: Quando as variveis podem ser interpretadas por apenas dois estados discretos. Ex: motor ligado/desligado, lmpada acesa/apagada, motor normal /falha.

Controle do tipo Digital O controle do tipo digital, so voltados aos processos discretos e teve o inicio marcado por pela utilizao de dispositivos eletromecanicos a rels. Contatores, temporizadores e dispositivos de proteo se constituem a base de projetos de intertravamentos elaborados em diagrama a rels capazes de efetuar o controle discreto. Chaves e contatos simulam os niveis lgicos baseados nas lgicas binrias e promovem um controle utilizado na industria at os dias de hoje. Ao serem acionados eletricamente por meio de sua bobina, abrem e fecham seus contatos auxiliares mecanicamente, o que os tornam lentos e susceptiveis ao

desgate. Quando utilizados em grande nmeros para efetuar intertravementos e temporizaes, so agrupados dentro de quadros metalicos, em que temperatura, umidade e poeira, exigem projeto com grau de proteo associado. Alm de serem robustos, ocuparem espao, no devemn ser instalados em locais que exista gases inflamaveis pelo fato de gerarem faisca no seu acionamento. At o inicio da decda de 1960, a utilizao de contatores era a nica possivel, com o advento dos microprocessadores vieram os Clps. Grandezas x Tipos de variveis Medidas tpicas de processos contnuos so: pesos, volume de lquidos, medidas de consistncia, concentrao, nvel, temperatura, vazo, presso, posio angular, velocidade. Medidas tpicas de processos discretos so: nmero de peas ou produtos, nvel, nmero de partida de atuadores, vlvulas, motores, pistes e bombas, atravs de chaves, seja ela programada ou no. Tempo do processo Na prtica temos quase sempre uma mistura de processos contnuos e discretos, onde tratamos de variveis contnuas e discretas. Assim os controladores industriais mais modernos so projetados para operar com ambos tipos de parmetros. Mesmo nas indstrias de processos contnuos, o controle feito de forma digital ou discreta, fazendo-se amostragens das variveis em ciclos rpidos, que fazem o controle se comportarem como se fosse contnuo. O controle contnuo tem como objetivo manter o valor de uma varivel dentro dos valores especificados, normalmente via realimentao. A maioria dos processos contnuos no mundo real envolve vrios laos de realimentao que precisam ser controlados e coordenados para manter a varivel da sada de acordo com o desejado. Por exemplo, o controle de uma reao qumica que depende da temperatura, presso e vazo dos ingredientes. Todas estas variveis so contnuas. Para controle contnuo existem vrias abordagens: controle por regulao. No controle discreto as variveis e parmetros so mudados em instantes discretos. As modificaes so no estado dos parmetros, tipicamente Liga-Desliga. As mudanas em geral so pr-definidas por um conjunto de instrues (tipo um ciclo de trabalho). As mudanas ocorrem por dois motivos: por um evento ou por haver decorrido um determinado tempo. Uma modificao gerada por evento uma resposta a um evento que mudou o estado do sistema. A modificao pode ser iniciar uma operao ou termin-la, ligar ou desligar um motor, abrir ou fechar uma vlvula, etc.. Um exemplo de modificao gerada por evento: ao diminuir a quantidade de pellets de plstico na alimentao de uma injetora, uma chave de nvel baixo acionada. Isto dispara uma vlvula que deixa entrar mais pellets na alimentadora. Quando encher a alimentadora outra chave de nvel, agora de mxima, desliga a vlvula. Uma modificao gerada por tempo decorrido algo executado pelo sistema de controle a determinados pontos especficos no tempo ou aps certos perodos de tempo. Exemplificando: Tratamentos trmicos de peas tem durao de tempo definida. Um sistema automtico pode carregar um forno e depois de decorrido o tempo do tratamento pode remover o material. Nas mquinas de lavar roupa temos ciclos controlados por tempo para molho, enxge, etc... Estes dois tipos de modificaes correspondem ao que denominamos controle lgico combinacional e controle seqencial, sendo usados respectivamente para modificaes gerados por eventos e por tempo decorrido.

Exemplo de Aplicao de Variveis em Processos importante ser capaz de distinguir entre a natureza de variveis em um sistema de estado discreto e as variveis em sistemas de controle contnuo. Portanto segue alguns de aplicao bsicas: Exemplo de Controle contnuo Seja o nvel do lquido em um tanque. Onde o tanque possui uma vlvula que controla a vazo de entrada no tanque e outra vlvula na sada que tem a vazo livre, ou seja, vazo de sada continua, mas no constante. H um sensor para detectar o nvel do tanque superior e inferior, ligado a um controlador, cujo objetivo o de manter o nvel constante e igual a um valor pr-ajustado (ponto de ajuste). O controlador opera de forma a manter o nvel constante, mesmo havendo variaes induzidas de influncias externas na sada do tanque. Assim, se a vazo de sada aumenta, o sistema de controle ir aumentar a vazo de entrada para compensar o aumento da sada. O nvel assim regulado. Este um sistema de controle contnuo porque tanto o nvel como a abertura da vlvula podem variar sobre uma faixa contnua. Mesmo se o controlador estiver operando de modo liga desliga, h ainda uma oscilao, quando a vlvula de entrada aberta ou fechada para compensar a variao da vazo da sada.

Figura: Controle Contnuo de nvel

Exemplo de Controle de estado discreto Seja agora o exemplo anterior. Tem-se a mesma situao, porm os objetivos so diferentes e as variveis, nvel e ajuste, so discretos porque agora eles podem assumir somente dois valores. Isto significa que a vlvula pode somente estar aberta ou fechada e o nvel est acima ou abaixo do ponto de ajuste.

Figura: Controle discreto de nvel Agora o objetivo encher o tanque at um certo nvel sem vazo de sada. Para fazer isto, especifica-se uma seqncia de evento: 1. Fechar a vlvula de sada 2. Abrir a vlvula de entrada e deixar o tanque encher at o nvel desejado, como indicado por uma chave. 3. Fechar a vlvula de entrada, quando o nvel atingir o valor desejado. O nvel certamente no vai se alterar at quando, em algum momento mais tarde, a vlvula de sada aberta e h vazo de sada. Notar que as variveis medio de nvel, ajuste da vlvula de entrada e ajuste da vlvula de sada so quantidades de dois estados. No h medio contnua ou sada contnua sobre uma faixa. Exemplo de Controle composto: discreto e contnuo possvel para um sistema de controle contnuo ser parte de um sistema de controle de processo com estado discreto. Seja ainda o exemplo do sistema do tanque. Neste caso especifica-se que a vlvula de sada est fechada e o tanque se enche at o nvel requerido. Pode-se agora especificar que periodicamente uma garrafa vai para debaixo da vlvula de sada. O nvel deve ser mantido no ponto de ajuste enquanto a vlvula de sada estiver aberta e a garrafa cheia. Esta exigncia pode ser necessria para garantir uma coluna de lquido constante durante o enchimento da garrafa.

Figura: Controles contnuo e discreto Este processo ir requerer um sistema de controle contnuo usado para ajustar a vazo de entrada durante o enchimento da garrafa atravs da vlvula de

sada. O sistema de controle contnuo ser ligado ou desligado como um equipamento discreto. Pode se ver que o processo de controle contnuo justo uma parte do processo de estado discreto. Medio de variveis no processo Os sistemas de medio e controle regulam os processamentos e fluxos de materiais e de energia. O desempenho dinmico correto destes sistemas torna as falhas internas raras. Quando acontece uma falha, sua ocorrncia facilmente evidenciada para o operador, atravs das indicadores e registradores. Quando o controle automtico insuficiente de fornecer o resultado desejado, (por falha da estao automtica, m sintonia, carga diferente do processo), o operador transfere a operao de automtica para manual. Isto no causa nenhum problema particular ao processo, que contnua operando com produtos dentro das especificaes. Geralmente, o sistema de controle possui um sistema suplementar de alarme, que chama a ateno do operador para a perda do controle automtico ou para a tendncia do produto sair especificaes. Porm, em condies mais graves, em que nem o controle manual consegue regular corretamente o sistema, e o produto final ficam fora das especificaes, entra o sistema de alarme. Dispositivo de Medio Sensores so dispositivos que mudam seu comportamento sob a ao de uma grandeza fsica, podendo fornecer diretamente ou indiretamente um sinal que indica esta grandeza. Quando operam diretamente, convertendo uma forma de energia neutra, so chamados transdutores. Os de operao indireta alteram suas propriedades, como a resistncia, a capacitncia ou a indutncia, sob ao de uma grandeza, de forma mais ou menos proporcional. O sinal de um sensor pode ser usado para detectar e corrigir desvios em sistemas de controle e nos instrumentos de medio, que freqentemente esto associados aos processos de malha aberta, orientando o usurio. * Sistema de controle em malha aberta: quando o sensor no realimentado pela resposta direta de sua ao sob o processo. * Sistema de controle em manha fechada: quando o sensor realimentado pela resposta direta de sua ao sob o processo. Caracteristicas:

- Linearidade: o grau de proporcionalidade entre o sinal gerado e a grandeza fsica resultante. Quanto maior, mais fiel a resposta do sensor ao estmulo. Os sensores mais usados so os mais lineares, conferindo mais preciso ao processo. Os sensores no lineares so usados em faixas limitadas, em que os desvios so aceitveis, ou com adaptadores especiais, que corrigem o sinal. - Faixa de atuao: o intervalo de valores da grandeza em que pode ser usado o sensor, sem destruio ou impreciso. (Range) - Sinal de entrada: o tipo especfico de grandeza fsica que ser medido, por exemplo temperatura, presso, vazo, dimetro e outros. - Sinal de sada: a grandeza fsica necessria para se alimentar os controladores ou indicadores do processo, por exemplo 4-20ma, 1-10vcc, 0-5vcc e outros. Conceito O objetivo de se medir e controlar as diversas variveis fsicas em processos industriais obter produtos de alta qualidade, com melhores condies de

rendimento e segurana, a custos compatveis com as necessidades do mercado consumidor. Nos diversos segmentos de mercado, sejam estes qumicos, petroqumico, siderrgico, cermico, farmacutico, vidreiro, alimentcio, papel e celulose, hidreltrico, nuclear entre outros, a monitorao da varivel Temperatura fundamental para a obteno do produto final especificado. Interface de entradas e sadas O sistema de entrada/sada fornece a conexo fsica entre os equipamentos perifricos e a CPU. Atravs de circuitos de interface, pode-se sensorear ou medir quantidades fsicas independente da mquina ou do processo, tais como proximidade, posio, movimento, nvel, temperatura, presso, corrente e tenso. Utilizando os dispositivos perifricos conectados ao sistema de sada. Estes dispositivos podem ser vlvulas, motores, bombas, alarmes entre outros. Os primeiros Clps eram limitados a interfaces de entradas/sadas discretas que s permitiam a conexo com dispositivos de controle ON/OFF, o que em muitas aplicaes permitia ao processador somente um controle parcial do sistema. Os Clps modernos utilizam tanto entradas e sadas digitais como analgicas, o que permite uma aplicao em qualquer tipo de controle, com nveis analgicos de tenso que variam de fabricante para fabricante, sendo muito utilizados valores de 0 a 10 e 1 a 5 volts e nveis de corrente de 4 a 20ma. Utilizam-se, como j dito, interfaces locais (prximas ao controlador) e remotas (no campo). Para mdulos locais e remotos usa-se respectivamente, por exemplo, as interfaces RS232 que permite conexo at 15 metros, e a interface RS485, que permite conexes a at 1200 metros. - Entradas e sadas discretas ou digitais A classe mais simples e comum de interface de entradas e sadas so do tipo discretas, tambm chamadas como digitais. As caractersticas digitais limitam a interface a sensorar entradas que sejam essencialmente uma chave que est aberta ou fechada, e controlar sadas, que somente requerem comutao em dois estados, tais como ON/OFF ou FECHADO/ABERTO. - Dispositivos de entrada : Chaves seletoras, push bottons, fotoeltricos, chaves limites, contatos de rels, chaves de nvel, chaves de proximidade, etc.. - Dispositivos de sada : Alarmes, rels de controle, contatores, lmpadas, buzinas, vlvulas solenides, etc... Case de Aplicao No caso de uma planta qumica pioneira de processos contnuos claro que uma reao qumica terica deve ser inicialmente comprovada em laboratrio confirmada sua viabilidade, a engenharia qumica deve montar uma planta-projeto para estabelecer as condies operacionais mais eficientes. Segue-se um projeto qumico industrial, para depois vir a engenharia civil do prdio, a mecnica a hidrulica dos vasos e tubulaes, e a de instrumentao. Paralelamente, a engenharia de controle dinmico deve pesquisar os modelos matemticos do processo e projetar malhas de realimentao capazes de manter as condies operacionais nos valores eficientes, a despeito das perturbaes previsveis no processo e na qualidade dos insumos. Deve talvez pesquisar um algoritmo de controle que otimize a eficincia e ainda simular o conjunto

em computador. Finalmente, intervm a engenharia de automao priorizando o controle lgico, atravs da implantao de regras desejadas para os eventos discretos no processo (a chamada receita do processo), ou seja, das manobras capazes de lev-lo aos nveis de operao eficiente. Deve ainda considerar os nveis de segurana para os componentes e para as pessoas, assim como os requisitos de monitorao, alarme e interveno por parte dos operadores e os relatrios gerenciais. A engenharia da automao deve selecionar os equipamentos de automao e de redes, depois programa-los, testa-los em bancada e acompanhar o desempenho no start-up. Em plantas qumicas, com recursos tecnolgicos digitais de hoje, a implantao das malhas do controle dinmico pode ser bem maior que a do controle de eventos associados. Em outros casos freqentes, a engenharia de automao solicitada a implementar simplesmente uma receita operacional definida exclusivamente em termos de eventos ( processo dito de batelada). Ex: Energizar um forno ao chegar a tal temperatura, energizar tal moto bomba, desligar quando nvel for atingido. Referencia Bibliogrfica: Livro: Automao e Controle Discreto Autores: Paulo R. da Silveira / Winderson Eugenio dos Santos

Telemedio e Telecomando
Definio e Conceito As indstrias de leo, gua, gs, distribuio energia e outras, so caracterizadas por sistemas complexos envolvendo a transferncia de fluidos ou energia ao longo das instalaes que interligam reas de produo, armazenagem e consumo. Estes sistemas tambm incluem vrios itens de equipamento ou planta, como estaes de bombeamento, compressores, tanques de armazenagem, cada um com variveis medidas associadas. Estes dispositivos geralmente esto distantes vrios quilmetros entre si, em reas remotas. essencial para a superviso eficiente e efetiva destes sistemas de distribuio que todos os dados de medio sejam transmitidos para uma sala de controle central. Para se fazer isso, necessrio um sistema de telemetria. O sistema usualmente consiste de vrias estaes satlites interligadas a uma estao central principal. O sistema de telemetria deve ser capaz de transmitir grandes quantidades de informao nos dois sentidos: da estao satlite para a estao central e da central para os vrios satlites. A transmisso feita atravs de grandes distancias, na presena de interferncia externa e rudos. Telemetria a transmisso da informao de medio para locais remotos por meio de fios, ondas de rdio, linhas telefnicas ou outros meios. Telemetria o sistema completo de medio, transmisso e recepo para indicar ou registrar variveis distncia. Telemetria tambm chamada de medio remota. Dentro da instrumentao h geralmente a necessidade da telemetria, para transmitir dados ou informao entre dois locais separados geograficamente. A transmisso pode ser requerida para possibilitar a aquisio de dados e superviso centralizada, processamento de sinal ou controle a ser exercido em sistemas espalhados e separados por grandes distncias. As principais aplicaes de telemetria incluem: complexos petroqumicos, casa de fora e distribuio de energia, distribuio de gua ou de gs em cidades, adutora de gua, armazenamento e distribuio de leo e gs natural nas reas de produo. As redes sem fio vm sendo implementadas como soluo eficiente para monitoramento de ativos e equipamentos a distancia. Existem diversas tecnologias para esse mercado e as aplicaes vm crescendo.

Blocos e Funes Um sistema de telemedio pode ser dividido, para melhor compreenso, em dois mdulos: o primeiro ser chamado de mdulo de coleta e outro de mdulo de anlise. O mdulo de coleta o responsvel por extrair os dados dos medidores e armazen-los em um determinado bando de dados; O mdulo de anlise deve permitir extrair informaes relevantes a partir dos dados armazenados pelo mdulo de coleta, cabendo a ele a interao com o usurio final. Sistemas de telemedio so aqueles destinados a concentrar dados relativos a medies feitas em equipamentos remotos. Um exemplo relacionado aquisio remota de informaes de medidores de energia, mas os conceitos valem para outros tipos de sinais a serem aquisitados como presso, vazo, temperatura, etc. Considerando-se a aquisio de energia, esta pode ser feita desde numa rede interna de um grande consumidor (uma processadora de alumnio, por exemplo) at em uma complexa rede de transmisso ou distribuio de uma Concessionria. Se desconsiderarmos as diferenas de aplicaes de cada caso, podemos generalizar um sistema desse tipo como sendo algo mostrado na figura abaixo.

Figura: Esquema Tpico de um sistema de telemedio Nesta aplicao, os valores das variveis de processo, sejam elas: presso, temperatura, vazo, nvel e anlise, so convertidos nos sinais padro, pneumtico de 20 a 100 kPa (3 a 15 psi) ou eletrnico de 4 a 20 mA. A transmisso pneumtica pode ser feita at distncias de 300 metros, em tubos plsticos ou metlicos de dimetro externo de 6,35 ou 9,5 mm. A distncia limitada pela velocidade da resposta, que quadruplica quando se dobra a distncia. A transmisso eletrnica pode ser feita at distancias de 3 km, em fios tranados comuns de 14 AWG. No h limitao tcnica da distncia, pois o sinal de corrente no atenuado ao longo da linha, porm h uma limitao prtica da fiao fsica. Com o avano da telemetria ocorre na instrumentao usando tcnicas de rdio freqncia, microondas ou fibras pticas. Os canais de comunicao usados incluem linhas de transmisso empregando dois ou mais condutores que podem ser fios tranados, cabos coaxiais ou linha telefnica ligando fisicamente os dois pontos (transmisso e recepo). Os links de microondas permitem a comunicao de dados por modulao de uma rdio freqncia ou portadora de microondas e os dois pontos no so ligados fisicamente, mas a informao transportada no ar Nos links pticos, a informao transmitida como uma modulao da luz atravs de um cabo de fibra ptica. Telemetria e aquisio de dados Um sistema de aquisio de dados pode incorporar um subsistema de telemetria, para a comunicao remota entre estaes. Este sistema completo inclui. a) Na entrada do sistema esto as variveis do processo que so medidas pelos sensores. b) Os sinais so condicionados na forma de amplificao, filtro, padronizao, linearizao ou qualquer outra funo para normalizar as sadas dos diferentes sensores e restringir suas larguras de faixa de modo que sejam compatveis com os canais de comunicao. Os sistemas de transmisso at o multiplexador podem empregar tenso, corrente, posio, pulso ou freqncia para levar os dados digitais ou analgicos.

c) Os sinais so agora multiplexados, ou no tempo ou na freqncia, de modo que todos sejam transmitidos no mesmo canal, um por vez, de modo ordenado e correto. d) Os sinais multiplexados so transmitidos do transmissor para o receptor remoto, atravs de uma onda portadora de rdio freqncia (RF), modulada por amplitude, freqncia ou fase. A transmisso pode alternativamente ser feita por cabo coaxial, cabo de fibra ptica ou por linha telefnica. e) Assim que os dados chegam no receptor, um a um, eles so demultiplexados, ou sejam, todos os sinais passam a existir simultaneamente e podem ser mostrados ou analisados na estao final.

Figura: Sistema de telemetria

Linhas de transmisso As linhas de transmisso so usadas para guiar ondas eletromagnticas e em instrumentao elas comumente tomam a forma de par de fios tranados, cabo coaxial ou linha de telefone. Nas linhas de transmisso importante saber e especificar os parmetros primrios de: 1. Resistncia, 2. Condutncia de vazamento, 3. indutncia e capacitncia distribudas. As linhas de transmisso so caracterizadas por trs parmetros secundrios: 1. Impedncia, Zo 2. Atenuao, , por unidade de comprimento da linha, em dB/m. 3. Deslocamento de fase, , que medido em rd/m. Par tranado O par tranado so dois fios de cobre ou alumnio revestidos de plstico isolante. O tranamento reduz o efeito da interferncia acoplada indutivamente. Valores tpicos dos parmetros primrios para par tranado de fio AWG 22 so: Parmetro Valor tpico R 100 /km

L 1 mH/km G 10-5 S/km C 0,05 F/km Em altas freqncias, a impedncia caracterstica da linha aproximadamente 140 . Valores tpicos de atenuao do par tranado: 3,4 db/km 100 kHz 14 db/km 1MHz 39 db/km 10 MHz A limitao de alta freqncia para o uso do par tranado de 1 MHz, no por causa da atenuao mas por causa da interferncia (crosstalk) causada pelo acoplamento capacitivo entre os pares tranados no cabo. Cabo coaxial O cabo coaxial consiste de um ncleo central condutor rodeado por um material dieltrico que pode ser politeno ou ar. O condutor externo usualmente coberto de um revestimento isolante. A perda em altas freqncias no cabo coaxial devida ao efeito pele (skin effect), que fora a corrente no ncleo central fluir prxima de sua superfcie e assim aumenta a resistncia do condutor. Tais cabos tem uma impedncia caracterstica entre 50 e 75 . A atenuao tpica de um cabo coaxial com dimetro de 0,6 cm 8 dB/100 m 100 MHz 25 dB/100 m 1 GHz. Cabo telefnico Cabos telefnicos consistem de vrios pares de condutores tranados. Os condutores so isolados com papel ou polietileno, o tranamento sendo usado para reduzir a interferncia entre pares condutores adjacentes. O conjunto dos pares tranados blindado com plstico e o cabo inteiro revestido de fio ou fita de ao para ter alta resistncia mecnica. Finalmente, h um revestimento de plstico externo. Em freqncias de udio, a impedncia do cabo dominada por sua capacitncia e resistncia. Modem Modem um circuito eletrnico que possui duas funes (modular e demodular) em um nico invlucro: a) recebe os sinais na entrada e faz o tratamento individual de cada sinal; b) depois de tratados, envia todos estes sinais de volta, um a um. Os primeiros dispositivos de eletrnica, o telgrafo e o teletipo, comunicavam-se entre si trocando sinais de pulsos de corrente contnua, atravs de fios compridos. Os computadores e terminais modernos ainda utilizam uma verso aperfeioada desta tcnica, como a definida pela norma RS 232 C. Os telefones, por outro lado, comunicam-se passando um sinal analgico de udio atravs da linha. A intensidade e freqncia do sinal dependem do volume do tom da mensagem transmitida. A diferena bsica entre a rede telefnica que ela transporta informao de voz (udio ou alternada) e a rede de computadores pode utilizar sinais de corrente contnua. A partir da necessidade de conectar computadores nas linhas telefnicas j existentes, levou a AT&T desenvolver o modem Bell 103. O modem converte os pulsos digitais de liga e desliga, que representam os dados, em tons analgicos de liga e desliga para serem transmitidos atravs de uma linha telefnica normal. Independente da velocidade e potncia computacional, todos os modems possuem certas caractersticas comuns como: 1. conter uma interface RS 232C, pois geralmente so ligados a um computador ou terminal; 2. conter uma interface RJ-11 para ser ligado linha telefnica;

3. utilizar dois pares de tons, uma para o estado ligado e outro para o estado desligado da linha de dados RS-232C. Um dos pares usado pelo modem que origina a chamada e o outro pelo modem que responde chamada. Transmisso por RF A transmisso por rdio freqncia (RF) muito usada em telemetria civil e militar. A transmisso de RF comea em 3 Hz (chamada de VLF - muito baixa freqncia) at 300 GHz (chamada de EHF - extremamente alta freqncia), havendo bandas intermedirias de baixa freqncia (LF), mdia freqncia (MF), alta freqncia (HF), muito alta freqncia (VHF), ultra alta freqncia (UHF) e super alta freqncia (SHF). A transmisso do sinal por meio de propagao de linha de viso, difrao de onda na superfcie ou na terra, reflexo ionosfrica ou espalhamento para frente. A transmisso de telemetria ou sinais de dados usualmente feita por modulao de amplitude (AM), freqncia (FM) ou fase (PM) de alguma onda portadora.

Figura: Sistema de telemetria com RF Sistemas de Comunicao Wireless Definio Uma conexo wireless qualquer forma de conexo entre dois sistemas transmissor e receptor de dados que no requeira o uso de fios. Para tanto so utilizadas frequncias de rdio ou sinais luminosos, geralmente na faixa de infra-vermelho. Utiliza como meio de transmisso o ar ou o vcuo. Sistemas de comunicao wireless podem permitir o trfego de voz, dados, ou ambos. Os sistemas de comunicao wireless representam um mercado em elevado crescimento, com previso de atingir US$ 8 bilhes em vendas no ano 2000 (fonte: Texas Instruments, 1998). Modulao Em um sistema de comunicao sem fio que utilize ondas de rdio a informao a ser transmitida modulada em um portadora. Ou seja, ela posicionada no espectro de frequncias de modo que o mesmo meio fsico possa trafegar informao de vrios transmissores, desde que estes estejam utilizando uma faixa no ocupada. Por meio da modulao possvel fazer o deslocamento do espectro da informao para outra regio no ocupada.

Atenuao do meio fsico A potncia das ondas de rdio tem um gradiente de atenuao proporcional a 1/r3, valor bastante elevado quando comparado com um meio de transmisso como fios de cobre. Isto limita o alcance de um transmissor. Por outro lado evita a interferncia entre transmissores operando na mesma faixa de frequncias. Taxas de erros A taxa de erros mdia em um canal de comunicao com fios melhor que 10-6. Em canais wireless, como a telefonia celular, a taxa de erros de 10-3. Esta taxa elevada exige que dispositivos de comunicao wireless possuam sistemas de deteco e correo de erros. Interferncias Como o meio fsico compartilhado por todos os transmissores existe o problema da interferncia quando estes possuirem potncia suficiente e estiverem operando na mesma regio do espectro. Para evitar este problema a utilizao do espectro regulamentada por agncias governamentais (ITU, FCC, etc); Espectro de frequncias regulamentado O espectro de frequncias foi internacionalmente regulamentado e dividido em regies com finalidades bem definidas. Por exemplo, a faixa de frequncias destinadas a radiodifuso (radio broadcasting) AM 600-1600 KHz e FM 88-108 MHz. De particular interesse so as faixas ISM (Industrial, Scientific and Medical), que vo de 902-928 MHz, 2400-2483 MHz e 5725-6850 MHz, reservadas para transmisso de dados, e podem ser usadas sem licena para potncias de transmisso menores que 1 W. Baixa velocidade Devido falta de recurso do espectro de frequncias, as regies reservadas a comunicao de dados so limitadas em largura de faixa. Deste modo a informao a ser transmitida, que ir modular a portadora, no pode possuir uma frequncia que o sinal modulado ultrapasse a regio alocada a ele. Mobilidade O fato de no existirem fios ligando os dispositivos de comunicao permite que estes ofeream mobilidade. Para explorar esta vantagem torna-se vital o baixo consumo nos transmissores/receptores para que estes possam ser alimentados com baterias pequenas. Uma dificuldade decorrente desta caracterstica a necessidade de monitorar a localizao do dispositivo de comunicao dentro das reas de cobertura do sistema de comunicao, para que se possa contact-lo onde ele estiver. Transmisso de Dados PCS So servios de comunicao de dados de ampla abrangncia e baixa velocidade (Personal Communicatios System). O exemplo mais comum o servio de pager. Alm destes existem outros servios mais versteis que permitem tambm acesso a correio eletrnico ou transferncia de arquivos, mas as baixas taxas de transmisso (em mdia 9.600 bps) limitam o uso mais amplo destes sistemas (RAM, Ardis, etc). Alguns exigem uma infra-estrutura de cobertura provida pela empresa operadora do servio. Outros, como o CDPD, aproveitam a infra-estrutura do sistema de telefonia celular analgica, utilizando os canais de voz que esto livres no momento. Os sitemas de telefonia digital normalmente oferecem os mesmos servios dos PCSs.

WWANs

Engloba as tecnologias mais abrangentes, a nvel mundial, tambm no Brasil, uma vez que seus padres so definidos para operar compartilhando com as redes pblicas de telefonia celular. a tecnologias mais difundidas no mercado, devido s estratgias de promoo aliceradas pelas operadoras celulares, tem-se, por exemplo: CDPD (Cellular Digital Packet Data), iDEN (Integrated Digital Enhanced Network), 1xRTT (Radio Transmission Technology), GPRS (General Packet Radio Service). Todas as tecnologias citadas so oferecidas atravs do compartilhamento de infra-estrutura com as redes de telefonia celular comercializadas pelas mesmas operadoras, fazendo com que seu custo possa ser extremamente.

WLANs Implementam redes locais sem necessitar o uso de fios. As velocidades esto na ordem de 1 a 2 Mbps, ainda abaixo das redes locais comuns. Os objetivos destes sistemas so os mesmos de uma rede local, mas sem as limitaes impostas por uma infra-estrutura de fiao. So particularmente interessantes para terminais de conferncia de estoque, terminais de ponto de venda e sistemas de informaes mdicas. A primeira rede de comunicao de computadores foi wireless. Implementada no Hava, a rede Aloha era ideal para as condies da regio pois no tinha nenhum meio fsico atravs do oceano para interligar as ilhas. Redes WLANs podem ser classificadas quanto a topologia como redes em estrela e ponto-a-ponto. No primeiro caso existe um ponto de acesso nico, normalmente conectado a uma rede com fios, que recebe as transmisses de todos os pontos de rede e repassa-as para os seus destinos, na rede cabeada ou no. No segundo caso no necessrio este dispositivo, e as estaes comunicam diretamente entre si, formando redes adhoc. Neste caso para permitir sua integrao com a infra-estrutura cabeada necessrio que um dos pontos wireless implemente um gateway para a rede com fios. WLANs podem existir baseadas em ondas de rdio ou raios luminosos. Ondas de rdio permitem maior alcance. Raios luminosos permitem maior sigilo na transmisso e maior direcionalidade. IEEE 802.11 A real difuso de WLANs passa pela padronizao. At o momento existiam muitas implementaes de tecnologias proprietrias para WLANs, com o consequente prejuzo de interoperabilidade. Para evitar esta problema o IEEE desenvolveu im padro para WLANs chamado 802.11 para normatizar as tcnicas de acesso ao meio (MAC) e convencionar frequncias e amplitudes na camada fsica (PHY), da mesma forma que o padro 802.3 garante a interoperabilidade de placas de rede Ethernet. Este padro permite que se estabeleam tanto redes baseadas em pontos de acesso como redes ponto-a-ponto. As frequncias de operao so as ISM. Foi aprovado no incio de 1998 e j existem produtos comerciais seguindo estas normas. Um deles a WaveLan II, um sistema de WLANs desenvolvido pela Lucent Technologies. Este sistema ser usado como exemplo para descrever os vrios aspectos do padro. CSMA/CA Este protocolo de acesso ao meio significa Carrier Sense Multiple Access with Colision Avoidance, e similar ao CSMA/CD utilizado em Ethernet. A maior

diferena que devido a atenuao no ar ser muito maior que num fio, as estaes de rede wireless podem no detectar a transmisso de outra estao distante e consequentemente se houve a coliso e corrupo na informao transmitida para uma estao intermediria. Este problema resolvido utilizando pacotes de negociao RTS (Request To Send) e CTS (Clear ToSend). O transmissor envia requisio do meio durante um certo tempo e o receptor apenas libera a transmisso se o meio estiver livre nas imediaes. Outros transmissores que ouvirem os pacotes de RTS e CTS omitem-se de utilizar o meio pelo tempo especificado nos pacotes. Assim minimiza-se a possibilidade de coliso e no necessrio detect-la. Quando um RTS no respondido, devido a rudo ou coliso, o transmissor no recebe um CTS, e aps certo tempo solicita transmisso novamente por meio de outro RTS. WaveLAN II um sistema de WLAN operando na faixa ISM de 2.4 GHz. Oferece velocidades de transmisso desde 1 MHz a 10 MBps, dependendo das condies do ambiente. Quando utilizada na topologia estrela este sistema suporta o roaming automtico, permitindo troca de ponto de acesso quando o sinal de um deles esteja muito fraco. Economia de energia um fator importante para dispositivos portteis. Este produto oferece uma srie de opes, como opo de reduo de potncia do transmissor e um modo de economia de energia. Quando neste modo o sistema de recepo apenas ativado em perodos de 100 ms sincronizados com o ponto de acesso, que nestes momentos envia pacotes alertando que existe informao buferizada nele a ser entregue as estaes mveis. Neste caso estas voltam ao modo normal de operao, descarregam o buffer do ponto de acesso e voltam ao estado de economia de energia. Referncias Bibliogrficas: Texas Instruments, 1998; Sankar Gorthi, Automation and Robotics Research Institute, 2006; Fonte: Paulo Henrique S. Maciel / USP, 2009;

IHM
Introduo Interface Homem Mquina (IHM) um equipamento que possibilita ao operador a monitorao e interao com a mquina ou processo industrial. Atravs de um display de texto ou tela grfica, a IHM cumpre a funo de apresentar de forma inteligvel o status de sinais de sensores e atuadores, vlvulas, motores, valores de variveis de processo, alarmes e indicaes de falhas. E atravs de um teclado ou tela sensvel ao toque (touch screen) possibilita de forma interativa a realizao de comandos, acionamento de atuadores, alteraes de Set Points (valores ideais determinados pelo operador), mudana de manual para automtico e definio de limites de funcionamento. As IHMs convencionais surgiram para substituir a antiga interface por leds e botoeiras, e passaram a ser utilizados displays alfanumricos (de 2 linhas por 16 colunas) e botes de comando. Sua interface simples permite observar estados de um determinado processo ou mesmo verificar o valor de variveis de interesse. Seu uso ainda hoje bastante difundido para pequenos processos ou para automao de mquinas. comumente utilizada ainda em painis que esto prximos a um determinado processo e longe do sistema de superviso. Como forma de adotar um sistema automatizado com maior grau de flexibilidade e produtividade, as IHMs vm cada vez mais se fazendo presentes em tais situaes. Como substituio aos antigos painis de operao, essas interfaces dotadas de tela grfica colorida e teclado, mouse conferem ao sistema melhores condies para o controle e superviso do extenso nmero de variveis existente num processo produtivo. Em geral, as IHMs so atualmente disponveis em duas principais opes bsicas: Hardware especfico do fabricante do PLC; Software supervisrio executado em computador. Enquanto a primeira opo apresenta vantagem de ser um dispositivo totalmente integrado ao PLC adotado e, via de regra, de possuir elevado ndice de adaptao ao ambiente industrial, tem, entretanto o inconveniente de ser utilizada apenas com os equipamentos disponveis pelo fabricante adotado. J no caso dos softwares Supervisrios, do ao projetista uma ampla gama de comunicao com os mais diversos tipos de marcas e modelos de equipamentos disponveis no mercado. Como normalmente so executados em computadores, sua utilizao no cho de fabrica pode implicar no uso de computadores industriais, os quais tem maiores garantias de proteo ao ambiente industrial, mas, consequentemente, maiores custos. A escolha de uma ou outra forma de IHM a ser adotada depende tipicamente de fatores resultantes de um anlise entre ambas de custo versus benefcios, e as exigncias de cada sistema podem, em ltima anlise, descartar o uso de uma delas. Independente da forma de hardware adotada, as IHMs podem possuir recursos que tornam seu uso altamente atrativo: Fcil Manuteno e Programao; Eliminao fsica do sintico; Operao amigvel; Maior flexibilidade frente as alteraes necessrias no campo; Economia de fiao e acessrios, pois a comunicao pode ser serial;

Capacidade de comando e controle; Reduo de mo de obra na montagem;

Exemplo de IHM Aplicado a uso especifico

Exemplo de IHM Aplicado a como Supervisrio Interface com usurio Pela visualizao grfica em cores e com tela de alta definio, torna-se muito mais prtico e rpido ao operador obter informaes precisas a respeito do status de processo. Em vez de um simples piscar de lmpadas (como ocorria em painis de comando e quadros sinticos), o operador tem melhor visualizao quando efetivamente enxerga o abrir de uma vlvula, o ligamento de um motor, ou outra informao do processo de maneira visual. Nesse tipo de visualizao, faz-se uso extensivo de informaes por cores e textos, podendo-se tambm dispor de elementos animados graficamente. Na elaborao de telas, o projetista pode lanar mo da representao de painis sinticos j familiares aos operadores, ou que expressem um fluxo de produo, ou o layout dos equipamentos da planta, ou o Grafcet de controle seqencial, ou ainda outra organizao grfico-lgica que expresse adequadamente a planta a ser supervisionada. Seja um display de texto ou uma tela grfica, com teclado de membrana ou tela sensvel touch screen, as IHMs - Interfaces Homem-Mquina desempenham um

grande papel na automao de mquinas e processos industriais. Como sabemos, elas cumprem a funo bsica de apresentar de forma inteligvel o status de sinais de vlvulas, motores, sensores, alarmes, valores de variveis de processo e possibilitam, de forma interativa, a realizao de comandos, alteraes de Set Points, definio de limites de funcionamento, seleo de receitas, entre outras aes. As interfaces permitiram que os sistemas de controle de processos se tornassem muito mais interativos do que antes. Tambm possibilitaram que um operador pudesse usar displays simples para determinar as condies de uma mquina e realizar simples configuraes. O propsito bsico de uma IHM disponibilizar uma interface grfica de fcil uso com o processo. Dispositivos que apresentam interfaces difceis no so utilizados como deveriam e incorrem em desperdcio de tempo e aumento da necessidade de treinamento, interferindo diretamente nos lucros da empresa. O fato que aumentaram com as aplicaes as novas IHMs baseadas em Windows CE, na verdade embarcada em PC. Uma vantagem que deve ser lembrada que estes equipamentos no so mais caros que os convencionais. Sistema Windows CE / SCADA O Windows CE um sistema operacional Microsoft de 32 bits, que tem uma arquitetura aberta e suporta uma grande gama de devices (dispositivos). Alm do sistema operacional Windows CE, algumas IHMs possuem uma licena Run Time do software de superviso SCADA. Nem sempre, os fabricantes permitem a instalao de outros softwares de superviso ou mesmo a utilizao de aplicativos especificamente desenvolvidos para Windows CE nas IHMs. Contudo, este tipo de deciso de alguns fabricantes impe uma srie de restries a seus produtos. Considere que, para o Windows CE, existe um pacote de visualizao de arquivos desenvolvidos com o pacote Office da Microsoft. Se a IHM escolhida no impuser restries ao uso do Windows CE, voc poder, por exemplo, visualizar diretamente nela planilhas do Excel, apresentaes do Power Point, ler e editar arquivos do Word. Fotos, data sheets, manuais de operao e manuteno completos, esquemas eltricos convertidos para arquivos pdf podero ser visualizados facilmente na IHM. Armazenamento de Receitas O elo de comunicao entre IHM e o PLC (ou outro equipamento de controle monitorado) normalmente se d por um protocolo de comunicao especfico que reproduz ma IHM as variveis do processo, que agora se denominam Tag. Assim uma Tag representa, em ltima anlise, uma varivel na IHM que pode ser do tipo discreta, numrica ou alfanumrica. Devido bidirecionalidade do sentido de comunicao entre PLC e IHM, uma Tag pode tanto monitoras o status do controlador como tambm enviar valores ( ou setpoints, valores predefinidos) a ele. Um recurso interessante disponvel nas IHMs o armazenamento de conjuntos de setpoints, gravados em arquivo que, ao serem enviados ao controlador, definem as diversas parametrizaes do sistema, ou receitas de produo. Assim, torna-se possvel, por exemplo alterar rapidamente a produo de um determinado tipo de pea para um outro tipo, ao simples enviar de um comando por parte do operador.

Alarmes e Eventos As IHMs podem liberar a CPU do controlador da monitorao de situaes anmalas do processo pela gerao de sinais de alarme. Tal procedimento feito pela constante monitorao das Tags susceptveis a falhas por parte da IHM que podem, inclusive, ter a vantagem de, em ocorrncias, sugerir ao operador providencias que devem ser tomadas diante do defeito ocorrido. Em situao similar, a IHM pode simplesmente alertar o operador sobre a troca de situao do processo, por meio de gerao de sinais de eventos que so obtidos pela monitorao da s variveis pertinentes. Esses recursos por si s j justificariam o uso de uma IHM. Porm, mais do que isso, em grande parte dos casos, permitem ainda o registro de histricos (pelo armazenamento de dados) dos eventos e alarmes, de forma a permitirem posterior anlise de ocorrncias pela equipe de engenharia de processo, permitindo a obteno de dados para controle estatstico, bem como anlise histrica para consulta, plotagem e diversos outros tipos de relatrios e grficos de tendncias. exatamente por intermdio de arquivos de receitas, histricos, linguagens de programao interativa (scripts), entre outros, que os softwares de superviso e controle devem se comunicar com diferentes tipos de bancos de dados, tal que lhe possibilitem enviar ou receber informaes geradas para o cho de fabricas. Isso possvel por meio de ferramenta ODBC (Open Data Base Connectivity), que permite enviar informaes vindas da rede corporativa automaticamente para o processo. Outras tecnologias esto facilitando e aumentando em eficincia o grau de flexibilidade e de controle do processo fabril, pelos sistemas de superviso, como por exemplo, a tendncia da engenharia de software de desenvolvimento de programas componentizados (mdulos que se integram perfeitamente com todo o sistema); recursos de captura, registro de transmisso digital de imagens em tempo real; sistema de superviso, gerenciamento e distribuio de informaes por meio da internet; entre outros. Comunicao Quando implementada em ambiente de rede industrial, a IHM pode apresentar a vantagem de poder estar localizada em um ponto distante do processo. Neste caso, diz-se que ela tem operao remota. A presena de ambiente de comunicao entre elementos de controle e monitorao atualmente uma tendncia que traz vrios benefcios ao sistema produtivo. Para um nvel mais superior da hierarquia de controle, as IHMs podem permitir a comunicao com outros computadores de forma a possibilitar trocas dinmicas de dados pela integrao com sistemas de banco de dados. principalmente por meio do protocolo TCP/IP que tais recursos de comunicao esto implementados. Quando a IHM implementada em computadores (como nos supervisrios), torna-se possvel, inclusive a conexo do sistema a redes do tipo coorporativa, internet, e outras, configurando-se assim como um forte esquema de distribuio de informaes acerca do processo. Referncia Bibliogrfica: Automao de Controle Discreto/ Paulo R. da Silva e Winderson E. Santos Apostila Sistema Supervisrios: Reinaldo Burian e Alexandre A. Andrade

Introduo ao Conceito de Supervisrios


Conceitos A soluo SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition), que pode ser traduzido como: Superviso, Controle e Aquisio de Dados, um sistema de controle tipicamente usado para monitorar e controlar enormes quantidades de variveis digitais e analgicas usado principalmente para partir e parar unidades remotas e so menos utilizado em controle de processos complexos. Exemplos de processos simples: unidades de transferncia de produtos (lquidos) em tubulaes por bombas, compresso de gases, distribuio de gua e distribuio de energia eltrica. Estes processos sistemas utilizam extensivamente o sistema SCADA. Exemplos de processos complexos, que requerem controle analgico PID: refinaria de petrleo, planta qumica ou petroqumica. Nestes processos, a tecnologia empregada o Sistema Digital de Controle Distribudo, mais complexo e caro que o sistema SCADA. Os sistemas SCADA visam integridade fsica das pessoas, equipamentos e produo, consistindo muitas vezes em sistemas redundantes de hardware e meio fsico (canal de informao) permitindo pronta identificao de falhas. A tendncia atual utilizar sistemas com protocolos e programas abertos, podendo utilizar equipamentos de diferentes fabricantes, a soluo SCADA passaram a incorporar funes de SDCD (Sistemas Digital de Controle Distribudo) de forma que UTR (Unidade Terminal Remota) passaram a fazer parte de sua configurao. Hoje se pode dizer que um sistema constitudo por IHM (Interface Homem Mquina) e UTR inteligentes, como sendo sistemas SDCD, podendo atender todas as necessidades exigidas por um sistema SCADA (Redundncia, volume de informao, robustez, etc.). Existe muitos software supervisrios no mercado, podemos citar: a) Fics Dmacs, da Intellution; b) RS View, Allen-Bradley; c) Intouch, da Wondeware; d) Oasys, da Valmet IFIX; e) IIWS, da Indusoft; f) Wizcon, da Wizcon g) Aimax, da Smar h) E3, da Elipse, etc.

Figura: Tela Bsica de um Sistema Supervisrio Em alguns processos especiais h a necessidade de vrias IHMs solicitarem informaes de um mesmo CLP. Geralmente utiliza-se uma rede ponto a ponto, o que faz com que possa haver perda de desempenho devido ao fato de as solicitaes serem feitas ao mesmo tempo e independentemente. Muitas vezes cada IHM pode ter sua regio de memria no CLP. Talvez o nico benefcio real gerado por essas estruturas seja a redundncia devido ao fato de uma IHM independer totalmente das demais. Arquiteturas dos sistemas supervisrios Os sistemas SCADA, so programas configurveis, destinados a superviso controle e aquisio de dados de plantas industriais, possuindo menor custo que os SCDC, e por esta razo se popularizaram nas indstrias. A interao do operador com processo garantida atravs de interfaces grficas que permitem uma interao amigvel. A base de hardware pode ser um PC comum e isto minimiza o custo com hardware. Estes sistemas possibilitam configurar os arquivos de alarmes e eventos alm de relatrios e interfaces para controle de receitas e funes avanadas atravs de desenvolvimento de Scripts, que so trechos de programas que permitem ampliar as funcionalidades inerentes ao produto. Na maioria das aplicaes industriais, a aquisio de dados feita por controladores lgico programveis (CLP) que possuem as interfaces de entrada e sada padronizadas e com preo conveniente. Outra vantagem de se usar um CLP como sistema de coleta de dados a facilidade de driver de comunicao entre ele

e o microcomputador onde ser rodado o programa aplicativo para realizar o controle supervisrio do processo. Quando os dados so coletados a grandes distncias, eles so transferidos atravs de fios fsicos, linha telefnica, rdio freqncia ou atravs de por uma combinao qualquer destas trs tcnicas. Estes sinais analgicos ou de pulso so convertidos para a forma digital conveniente para uso dentro do sistema digital de aquisio de dados. Estes dados devem estar disponveis em um nico local centralizado, e podem ser indicados, registrados, totalizados, analisados e alarmados, que a estao de monitorao central.

Figura: Sistema de superviso e controle E os sinais digitais do sistema de aquisio de dados devem ser convertidos de volta para a forma analgica e para serem aplicado na abertura e fechamento de vlvulas motorizadas, ligao e desligamento motores de bombas e compressores, enviando sinais analgicos para atuar em vlvulas de controle. Dados discretos so as sadas de chave, que podem ser 0 ou 1. Os sinais digitais, como protocolo HART, Fieldbus Foundation, entram no sistema atravs da rede de comunicao digital. H uma distino clara entre sinal digital e discreto (ou binrio). O sinal ou protocolo digital constitudo de vrios bits (p. ex.: 16, 32 ou 64) e tem muitos recursos. Exemplos de protocolos digitais: HART, Fieldbus Foundation, Modbus. O sinal discreto ou binrio aquele fornecido por uma chave eltrica e possui apenas um bit de informao: ligado ou desligado. Existem autores e manuais que chamam o sinal discreto de digital, diferente dessa definio apresentada. H ainda o sinal de pulso, cuja informao pode estar na amplitude, na

freqncia, na durao ou na posio do pulso. Exemplos de sinais: sada de turbina medidora de vazo, sada de medidor magntico de vazo. Todos os equipamentos digitais devem executar estas tarefas de converso para enviar os dados a Estao de Operao, que tipicamente um computador pessoal (PC), que roda um software aplicativo de Controle Supervisrio.

Figura: Componentes do SCADA A arquitetura definida pela estrutura que vai ser montada a partir da aquisio do dado at o que se deseja fazer com ele. Um sistema pode ser monitorado somente por um PC ou em redundncia com dois PC, onde um pode ser somente para visualizao, mas no interfere no processo e o outro processando os dados, gerando alarmes, e executando algoritmos diversos, mostrando seus dados e gerando relatrios e histricos. Equipamento (Hardware) A plataforma de operao do sistema de aquisio de dados e controle supervisrio um microcomputador, rodando um programa aplicativo. Atravs de configurao de telas, o operador pode selecionar atravs do teclado ou mouse do computador diferentes vises do processo, desde uma malha isolada at o processo completo (overview). O monitor do computador ir substituir os painis convencionais com botoeiras, instrumentos de display, anunciador de alarme e painel sinptico. As chaves ligam e desligam e as botoeiras de partida e parada so substitudas por

teclas ou so atuadas atravs da tela especial (touch screen). Tm-se agora chaves lgicas ou virtuais que funcionam exatamente como se fossem reais. O monitor do computador substitui os instrumentos de display de painel. Atravs do programa de configurao, o operador pode selecionar telas que apresentam os valores numricos das variveis de processo de diferentes modos. Os valores podem aparecer ao lado dos equipamentos associados. Por exemplo, o nvel do tanque pode ser apresentado em percentagem ao lado do desenho do tanque, a vazo que passa por uma tubulao pode ter o valor instantneo mostrado junto da tubulao, a temperatura de um reator pode ser mostrada em diferentes posies, em valores digitais. A totalizao da vazo ou de outra varivel (por exemplo, tempo acumulado de operao de motor de bomba) pode ser apresentada na tela do monitor, em tamanho e cor definidos pelo usurio. O anunciador de alarme eliminado e agora os alarmes so listados pelo computador, mostrados na tela do monitor ou impressos em papel, se necessrio. O alarme sonoro continua existindo. O usurio pode definir um cdigo de cores para diferentes tipos de alarme. No diagrama do processo mostrado na tela do monitor do computador, as variveis alarmadas podem assumir diferentes cores. No sistema, os status dos equipamentos podem ser definidos e observados na tela do monitor. Assim, por exemplo, vlvulas fechadas podem ser representadas em vermelho, fechadas em amarelo e em posies intermedirias, em verde. A instrumentao convencional contnua sendo feito, porm, o operador v o processo atravs de uma janela. Sua interface para ver o que est ocorrendo a tela do monitor e sua interface para atuar no processo o teclado do computador, mouse, ou a prpria tela do monitor se ela for sensvel ao toque (touch screen).

Figura: Interface Homem Mquina Programa Aplicativo (Software) A entrada de dados ocorre via dispositivo remoto, a apresentao dos alarmes no milagrosa, a lista de alarme deve ser prevista e programada. Um programa aplicativo supervisrio usado para confeccionar telas, animar objetos, permitir a monitorao e atuao do processo atravs da estao de controle. Os aplicativos possuem bibliotecas com figuras, imagens, smbolos e

cones j prontos e fceis de serem Sistemas Digitais usados, bastando ao programador apenas a sua configurao e endereamento. Normalmente a comunicao no feita somente por fios fsicos, mas por transmisso de radio, linhas telefnicas ou mesmo satlites. Os tempos de atraso destes sistemas SCADA induzem a no confiar na monitorao e controle dos detalhes do processo em si, que est distncia. A poro do controle supervisrio cuida principalmente de ligar, desligar equipamentos ou contornar unidades danificadas por acidente.

Figura: Tela tpica do InTouch Qualquer comunicao nestas transmisses remotas pode ocorrer tempo de atraso entre o comando e a execuo da ao, e tambm com interrupes inesperadas da comunicao. Estes atrasos e interrupes impedem um controle contnuo do processo, embora haja tcnicas para acomodar estas limitaes, como a rotina de verificar antes de executar os dados de transmisso. Ele tem uma Base de Dados em Tempo Real, uma Base de Dados Histrica, interfaces e todos os componentes usualmente necessrios neste tipo de sistema. Aquisio de Dados O sistema de aquisio de dados recebe os status das variveis supervisionadas, em linha (on line) do sistema de aquisio de dados. Os eventos so registrados em um banco de dados armazenado na memria de massa e posteriormente, estes dados podem ser usados em outros aplicativos, como o MSExcell.

O programa tambm permite a visualizao de grficos de: a) tendncia real b) tendncia histrica. O sistema de aquisio automtica de variveis coordena a interrogao ou a aquisio automtica de variveis das RTU s ou CLPs, para aquisitar dados de campo de acordo com parmetros pr-determinados. Esses ciclos de aquisio automtica de variveis tem valores limites padres (defaults) preestabelecidos. O sistema de aquisio automtica de variveis por varredura (scanning) pode tambm ser configurado para fazer a interrogao de uma estao em particular a intervalos especificados (de cinco em cinco minutos por exemplo). Os dados de campo compreendem todas as informaes reunidas dos equipamentos e da instrumentao de campo. Incluem informaes tais como presses, pontos de ajuste de controladores de presso e vazo, estados nas instalaes, leituras de transmissores de vazo, etc. Em cada local de campo, a RTU ou CLP rene os dados em "pacotes". Os pacotes so enviados pelo sistemas de comunicaes para o computador central. O sistema de aquisio automtica de variveis "l" os dados que entram nos dispositivos de campo e passa estas informaes para um gerenciador de dados.

Figura: Sistema de Aquisio Automtica de Variveis e Gerenciador de Dados O gerenciador de dados arquivador temporrio para os dados que so capturados pelo sistema. Seu propsito o de colocar estes dados nos seus devidos lugares na base de dados do sistema. s vezes, estes dados devem ser colocados em mais de um lugar. O gerenciador de dados coloca esses dados conforme previsto durante a etapa de configurao do sistema.

Mdulos e Funes Base de Dados: Executa a comunicao com os equipamentos de campo, os algoritmos de batelada, detecta e anuncia alarmes. Inclui os blocos bsicos (Entradas e sadas analgicas e digitais, clculos, programas, registro digital, texto e etc.). Suporte de Rede: Permite que as estaes se comuniquem atravs da rede local, possibilitando manusear os dados em telas, histrico, relatrios, monitora alarmes entre as estaes e permite exportar e importar dados de bases relacionais. Telas Grficas: Pacote grfico, tipo Windows, que permite construir e visualizar as telas do processo. Histrico: Armazena dados histrico, em disco, coletados em diversos pontos da rede. A visualizao pode ser feita em carta grfica. Alarmes: Tarefa que monitora as variveis e seus sets de alarmes, gera sinal sonoro, alterao visual (tela), grava em disco, disponibiliza para rede, envia para impressora e permite reconhecimento. Controle Bath: Blocos da Base de Dados, que permite a criao de algoritmos de controle de processos em batelada (bloco de programa). Escalonador de Tarefas: Os blocos de Programa podem ser configurados para executar programas ou tarefas escritas pelo usurio em horrios e perodos predefinidos. Tambm podem ser acionados por eventos do processo. Key Makro: Programao de teclas para execuo de tarefas ou processos em batelada. Geralmente usada para navegao. Mensagens: Compara valores de blocos um arquivo texto com frases referenciais aos valores. A frase enviada para o operador em um bloco de texto configurado na tela. I/O Driver: Driver de Comunicao responsvel pela comunicao com os equipamentos de campo (CLP, UTR). Este adquirido separadamente. Um conjunto integrado de sistema de aquisio de dados, programa de controle supervisrio e um microcomputador, com estes mdulos parametrizados. Este sistema conceitualmente pode ter ou fazer: a) Gerenciamento de banco de dados relacional; b) Pacote de planilha de clculo; c) Capacidade de controle estatstico de processo; d) Processador de texto; e) Gerenciamento de display orientado para objeto; f) Estao de trabalho orientada para janela; g) Troca de informaes com outros sistemas da planta; h) Comunicao com outros sistemas digitais, como controlador lgico programvel, controlador digital single loop, sistema de monitorao de mquinas rotativas, sistema de anlise da planta. Referncia Bibliogrfica: Engenharia de Automao Industrial / Ccero C. de Moraes e Plnio de L. Castrucci Apostila Sistema Supervisrios: Reinaldo Burian e Alexandre A. Andrade

Potrebbero piacerti anche