Sei sulla pagina 1di 8

O XANG EM MACEI: SUAS VARIADAS NAES*

Janeclia Pereira Rogrio**

A construo desse texto fruto de uma pesquisa de campo que nos possibilitou fazer, ainda que de forma limitada, um mapeamento dos terreiros de Macei, buscando suas caractersticas, haja vista que no passado, mais precisamente no ano de 1912, foram duramente reprimidos. A despeito disso, os mesmos sobreviveram e se transformaram. sobre essa identidade cultural das casas de culto na cidade, aps 1912, que nos debruaremos neste ensaio. Nos estudos antropolgicos sobre os cultos afro-brasileiros, as noes de pureza e de autenticidade foram inicialmente exploradas por Edison Carneiro, que atribua as mesmas aos candombls nags da Bahia; o que acabou sendo seguido por vrios outros autores, como Roger Bastide (cf. Motta,1996). Tomando como ponto de partida essa idia de pureza e/ou de autenticidade, buscaremos tambm uma correspondncia entre a expanso dos cultos afro-brasileiros em Macei uma provvel valorizao da tradio no sincrtica da chamada pureza nag para, assim, procurar conhecer os modelos da religiosidade afro-alagoana. A busca pela cultura africana, no Brasil, fez com que os termos nao, pureza, autenticidade e nag se tornassem em referncias para o conjunto de prticas e crenas dos terreiros no pas1 . Paralelo valorizao da tradio nag dos terreiros mais antigos da Bahia, outros centros religiosos seguiriam caminhos mais heterodoxos, pois nem todos os terreiros, mesmo em Salvador, conseguiram manter exclusivamente a tradio africana em seus cultos, sendo, ento, classificados muitas vezes como degenerados e deturpados. Por outro lado, Beatriz Ges Dantas (1988), ao analisar a pureza nag nos terreiros de Sergipe, especificamente na cidade de Laranjeiras, verifica que nem tudo que legitima a pureza nag nos terreiros da Bahia valorizado nesta localidade, pois os terreiros de Larajeiras criam uma identidade prpria. Essa rejeio ou desvalorizao

da pureza nag tem sido presenciada tambm em outros estados do Brasil. Mesmo existindo vrios pontos de convergncia em suas estruturas religiosas os terreiros variam de uma regio para outra. Por isso, no podemos circunscrever os cultos afro-brasileiros em uma nica nao pura, mas sim buscar a autenticidade e a pureza de cada Candombl. Essa pureza nag imposta no constitui necessariamente a fidelidade a uma tradio, mas [de] uma construo na qual os intelectuais tm papel destacado (Dantas, 1988:29). atravs da miscigenao cultural e religiosa do escravo na colnia, e das diversas naes negras, que o afro-brasileirismo surge no Brasil. Identificado como uma religio afro-brasileira tradicional, forma-se em diversas reas do pas, com diferentes ritos e nomes locais derivados de tradies africanas distintas: Tambor de Mina2 no Maranho e na Amaznia, Candombl3 na Bahia, Batuque4 no Rio Grande do Sul, Macumba5 no Rio de Janeiro, Xang6 em Pernambuco, Sergipe e Alagoas e a Umbanda7 cultuada em todo pas. Em Macei, o primeiro toque8 ou terreiro que constituiria a identidade de uma nao africana seria o de Tia Marcelina; ao menos o que afirmam Abelardo Duarte (1952) e Osas Rosas (1959), um terreiro de nao Nag. Segundo estes, Tia Marcelina seria uma negra da Costa de onde viera a sua coroa de Dad. Mas no devemos somente dar Tia Marcelina a representao dos fundamentos do Xang em Macei, e sim a vrios outros fundadores e chefes de toques, como Chico Foguinho, Pai Adolfo, Mestre Roque, Manoel de Lol, Incio (provvel babalorix de Artur Resendo9 ), e outros. Segundo Duarte, os cultos afro-alagoanos por serem considerados como baixas prticas de feitiaria, tornaram-se vtimas de diversas perseguies, e, no ano de 1912, todos os toques que, talvez, pudessem vir a nos dar a origem da identidade dos terreiros da cidade de Macei foram destrudos, restando algumas poucas peas que se encontram no Instituto Histrico e Geogrfico da cidade. Entre essas peas foram encontradas no somente objetos do culto nag, mas tambm do culto gge (dahomeana), como a cobra sagrada do Vodu Dan e o dolo nag Ogun10 . Rosas (1959:10) descreve que antes do quebra-quebra insuflado pela da Liga dos Combatentes existiam em Alagoas cerca de 50 toques ou xangs. Funcionavam eles em Macei, assim como em Pratag, Atalaia, Santa Luzia do Norte, Tabuleiro do Pinto e Marechal Deodoro. Em Macei, por volta de 1951, sem o esplendor e o entusiasmo de antigamente, funcionavam mais de 30 terreiros de candombl tanto de negros, como de caboclos. Devido s perseguies policiais aos terreiros que se seguiram aps 1912, em Macei, muitos pais e mes-de-santo mudaram-se para outros estados, como Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro etc, fato que causou o desaparecimento dos toques na cidade. Artur Rosendo Pereira11 um exemplo disso. Nascido em Macei, introduz em Recife os ritos e tradio Xamb12. S com o passar do tempo que surgem novamente os toques na cidade de Macei.

Os cultos afro-alagoanos, por causa das constantes perseguies, comearam a ser executados de forma silenciosa - apenas com palmas e rezas ao santos - pois os toques ficaram por muito tempo proibidos. Conforme Pai Maciel13 , houve a primeira onda que quebrou tudo, n? Depois, foi que foi... cessou um pouquinho, a ficou trabalhando escondido e ta, ta, batendo uma palmazinha14. Segundo Pai Maciel, depois de vrias discusses entre as autoridades policiais, os representantes polticos, o povo e pessoas de prestgio15, ficou acertado uma contribuio para o exerccio do Candombl; sendo ento liberado o toque, mas este deveria tocar cedo, sem haver cachaada, nem baderna, nem muita zoada demais at tarde. A foi trabalhando, trabalhando, at que foi mudando, mudando, que, graas a Deus, chegou a civilizao e a gente hoje estamos (sic!) em plena liberdade. Em Macei, os terreiros, mesmo reproduzindo o modelo nag, se distanciam do modelo nag puro criado como categoria analtica pelos pesquisadores. Talvez o quebraquebra de 1912 das antigas casas de cultos tenha impossibilitado a identificao, ou mesmo a caracterizao, de uma nica nao predominante nos anos seguintes. Sabese, contudo, que por volta dos anos cinqenta os Candombls reaparecem, agora traados16 com a Umbanda. Duarte (1952) relata que o sincretismo entre os prprios cultos africanos, e destes com o catolicismo e o espiritismo proporcionaram o aparecimento de novas seitas no Brasil. E, como em vrias partes do pas, os terreiros de Macei tambm sofreram a influncia das doutrinas espritas, sob a modalidade do chamado Espiritismo de Linha. Esto os terreiros em plena evoluo sincrtica com o espiritismo. (...) inegvel. Infiltrou-se neles a Umbanda mesclada de espiritismo e catolicismo. Caminha para a prtica talvez do que chamamos Umbanda Branca, ramo criado para se distinguir do ritual africano (dos negros bntus). (...) os Xangs alagoanos (nem todos os terreiros, bem se v) com os seus cultos fricos originais vo perdendo a tradio sem novos Tios Sal que lhe viam refrescar a memria, mantendo no inconsciente coletivo o padro religioso primitivo. (p. 78)

Na pesquisa de campo, observamos que os terreiros de Macei possuem uma identificao maior com os de Pernambuco do que com os da Bahia. Os chamados Xangs de Macei, alm de integrarem elementos dos Nags, Gges, Angola, Moambique, Ketu, tambm introduziram em seus universos religiosos entidades espirituais no africanas, como o caboclo - Jurema17 . Xang a denominao mais propagada das religies afro-brasileiras em Pernambuco e Alagoas. Como as demais prticas religiosas afro-brasileiras, a exemplo do Candombl, da Umbanda, do Tambor de Mina, e do Batuque; o Xang de Macei se caracteriza como uma religio de iniciao e possesso18 .

Os pontos centrais no Xang puro so as festas aos Orixs19 com possesso das divindades e os sacrifcios de animais. J a Umbanda20 uma mistura de vrias naes afro-brasileiras, o catolicismo e o espiritismo cultua os Caboclos (ndios brasileiros), os Pretos Velhos (espritos de escravos) e os Orixs (representaes de foras da ntureza). Segundo Ortiz (1978), a Umbanda vista como o embranquecimento e a desafricanizao dos cultos afro-brasileiros uma forma como que inferior dessa religiosidade. Em Macei, paralelo ao discurso observado entre pais e mes-de-santo, de que a Umbanda cultua os mortos, os fora da lei: prostitutas, assassinos, desordeiros, que a vulgarizao do espiritismo, e por esse motivo inferior s outras religies afrobrasileiras, existe uma prtica umbandista e os terreiros cultuam os Caboclos, Pretos Velhos, Mestres, Boiadeiros. Podemos exemplificar essa mistura com Pai Maciel, que mesmo classificando a Umbanda como a vulgarizao do espiritismo, nos diz ao falar que juremeiro h cinqenta anos: Eu sou neto de caboclo. (...) a minha av, me de meu pai, foi pega no mato pelos caadores [...] pelos cachorros. Ento, eu represento a tribo Cabo Verde. De Caboclo Cabo Verde, pela terceira gerao, porque sou neto. Agora fiz santo da Costa, n? A por esse motivo, traou-se, n? Agora eu sou muito ouvinte e um pouco visionista. No sou propriamente um vidente especialista, mas tambm vejo um pouco. Eu sou mais ouvinte, ouo muito, sabe?

Dados de campo, apresentados no quadro abaixo, demonstram a presena do fenmeno pureza e tradio nag nos terreiros de Macei. Os dados obtidos em duas das quatro Federaes21 dos Cultos Afro-brasileiros do Estado de Alagoas:

TABELA Identificao e denominao das Linhas/Naes Macei


Quantidade de Terreiros N % 7 5,19 5 3,71 3 2,23 79 58,51 23 17,03 18 13,33 135 100

Nao Angola Gege Ketu Nag Um banda Sem identificao da nao Total

Fonte: Federao Zeladora dos Cultos em Geral no Estado de Alagoas e Federao Umbandista dos Cultos fricos do Estado de Alagoas. No ano de 2005

Os dados acima demonstram que do total de 135 (cento e trinta e cinco) terreiros registrados nas referidas instituies pesquisadas, at o presente momento, 58,51% dos terreiros se autoclassificam como Nag. Mas, verificado tambm que a segunda maior porcentagem est relacionada Umbanda, com 17,03%. J os que se autoclassificam como mistos no tm essa mistura de nao explicitada nos registros das Federaes. Um exemplo Sr. Zeca, que autodenominando o seu terreiro como misto, explica que o misto traz toda[s] a[s] nao[es] e o nag somente a nao dele, deixando claro que pratica o nag misto, isto , misturando o nag com umbanda22 . A idia de purificao nag nos terreiros pretende fazer com que as casas de cultos deixem de homenagear os Caboclos e Preto Velhos para venerarem especificamente os Orixs. O que no acontece na realidade dos terreiros em Macei. O que se observa a juno das vrias naes em um nico terreiro. A denominao de nag no impede que os terreiros em seus cultos e servios, utilizem-se de vrias outras naes. Na verdade, tendo vista um quadro parcial, mas aproximado, da grande concentrao de casas religiosas de tradio afro-brasileira na cidade de Macei, hoje (ver mapa que se segue), observamos que mesmo com toda represso vivenciada, essas referncias no desapareceram da memria e vida da populao. A juno das vrias naes ao prprio processo de transformao das culturas negras, que tiveram que substituir seus padres culturais tradicionais pelos de uma outra cultura, tendo esta difundido no mbito das culturas negras seus aspectos culturais caractersticos, fez com que ocorresse, em conseqncia, o emprstimo direto de traos culturais caractersticos de um grupo para o outro. Portanto, na cidade de Macei, significativo o nmero de terreiros de outras linhas/naes no to prximas do modelo puro. At mesmo os terreiros ditos tradicionais, aos poucos, se mostram ligados diversidade de prticas rituais de outras naes que no o nag. importante lembrar que, em face de do quebra-quebra, o problema da histria da religiosidade afro-brasileira em Alagoas, especialmente em Macei, adquiriu carter particular. De modo geral, Macei reconstruiu seus terreiros a partir de circunstncias especficas, vendo-se como uma cultura perseguida e controlada. Neste contexto, as expresses religiosas afro-brasileiras mudaram suas prticas e seus fundamentos para adaptarem-se a novas condies sociais. Esse talvez seja o motivo pelo qual no exista no referido campo uma clareza em relao definio da identidade da nao. Como em Macei no dispomos de um vasto material, ou mesmo de documentos recentemente escritos sobre os cultos afro-alagoanos, os dados aqui contidos so baseados na pouca e desatualizada bibliografia alagoana, e em relatos de quem realmente vivencia atualmente esse campo religioso. Mas, como toda pesquisa, esta tambm est sujeita a contradies e discusses, e, sobretudo, aos desafios de procurar, recolher, analisar, apontando caminhos de interpretao para esta realidade cultural de grande interesse para a antropologia brasileira.

DISTRIBUIO DAS LINHAS/NAES NOS TERREIROS DA CIDADE DE MACEI

Ipioca Forene

Cidade Universitria Pescaria Village Campestre Santos Dumont Graciliano Ramos Benedito Bentes Tabuleiro dos Martins Rio Novo Clima Bom Sta. Lcia Joo Sampaio Jardim Petrpolis Serraria Petrpolis Cana Sto. Amaro Ouro Preto Jacarecica Riacho Doce Antares Gara Torta Guaxuma

Sta. Amlia Ferno Velho Bebedouro

Ch de Bebedouro

Ch da Barro Duro So Jaqueira Gruta Jorge Pinheiro Pitanguinha Mutange Bom Parto Farol Levada Centro Feitosa Cruz das Almas Jatica

OCEANO ATLNTICO

LAGOA MUNDA

Jacintinho

Mangabeiras Reginaldo Ponta Verde Poo Ponta da Terra Pajuara Jaragu

Prado Trapiche

LINHAS/NAES
ANGOLA GEGE KETU NAG UMBANDA SEM IDENTIFICAO DA LINHA/NAO

Pontal da Barra

Notas
* Gostaria de destacar meu agradecimento especial aos professores Rachel Rocha de Almeida Barros e Bruno Csar Cavalcanti por diversas sugestes, criticas e revises no texto. Agradeo a Vanessa Suzicley Gomes de Melo e Yara Amorim Souza Leo por suas sugestes. ** Bacharel em Cincias Sociais UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e atualmente pesquisadoracolaboradora no Laboratrio da Cidade e do Contemporneo, sediado no Departamento de Cincias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (LACC/CSO/CHLA/UFAL) na pesquisa: Mapeamento e Caracterizao das Casas de Culto Afro-brasileiras em Macei. E-mail: jane.rogerio@gmail.com. 1 Segundo Reis (1997:13) a palavra nao, hoje, freqentemente usada para designar a identidade tnica dos negros no Brasil, com sua cultura e tradio religiosa. Os termos tnicos: nags, angolas, jejes representavam identidades criadas pelo trfico escravo, que envolviam grupos tnicos mais especficos oriundos da frica. Os nags, por exemplo, pertenciam a diversos grupos iorubas que viviam em vasta regio

do sudeste da atual Nigria. No Brasil, viraram todos nags, identidade qual se amoldaram sem esquecer as origens mais especficas. 2 Segundo Ferretti (2002:18) embora preservando uma religio proveniente da frica, as vodunsis da Casa das Minas e do tambor de mina em geral consideram-se catlicas, costumam freqentar missas, procisses e festas de santo. O calendrio das festas dos terreiros segue o das homenagens aos santos do catolicismo. 3 Magnani (1986:59) descreve que o termo Candombl nome originalmente dado a danas profanas e/ou religiosas dos escravos. Passou a designar o culto dos orixs tal como praticado em terreiros, principalmente de tradio nag. 4 Segundo Magnani (1986:59) batuque a designao genrica de danas negras profanas. 5 Segundo Lody (1987:88) o emprego da palavra Macumba possui uma forte carga preconceituosa, revelando um subtipo de religio aparentemente animista e politesta. Tambm o termo macumba referente s obrigaes rituais, congregando objetos os mais diferenciados. Pelo crescente acesso informao, graas aos veculos de comunicao, os nomes originais das manifestaes religiosas afro-brasileiras e seus verdadeiros propsitos passaram a circular nacionalmente, limitando o emprego e o significado de macumba. 6 Segundo Dantas (1988:262) o termo Xang designa o lugar e o conjunto das cerimnias religiosas em Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Neste ltimo sentido equivale ao Candombl da Bahia. 7 Segundo Motta (1991:42) em contraste com o Catimb, como com o Xang, a Umbanda ou, melhor dito (...), a Umbanda Branca, uma religio supra-sacrificial, na qual os sacrifcios no so praticados, por serem considerados como forma de culto inferior ou indesejvel. Ideal-tipicamente, a Umbanda representa a aplicao, aos conjuntos hagio-semnticos do Catimb-Jurema e do Xang. 8 Segundo Magnani (1986:61) o termo toque era o nome popular da cerimnia, com danas e cnticos, em homenagem aos orixs, no Candombl. 9 Segundo Motta atribui-se a Artur Resendo a origem da nao Xamb nos terreiros de Pernambuco. Yda Pessoa de Castro, em Falares Africanos na Bahia um vocabulrio afro-brasileiro, 2001, p. 350, afirma que xamb palavra banto, significando variedade de culto afro-brasileiro em Recife. 10 Cf. Duarte (1952:66) os objetos salvos do quebra-quebra so peas que pertenceu aos terreiros de Tia Marcelina, principalmente, e de outros velhos Pais e Mes-de-santo, dispersados por ocasio da soberania que lhes deu caa, como se fossem criminosos, pois perdurou e ainda subsiste, malgrado a evoluo dos tempos, a confuso entre cultos afro-brasileiros com praticas de feitiaria. So essencialmente distintos Xangs e Catimb. Nestes, h ausncia completa dos grandes cerimoniais, do ritual complexo, que constituem o substratum dos primeiros. 11 Cf. http://pt.wikipedia.org/wiki/Artur_Rosendo Foi iniciado por Mestre Incio Macei, Alagoas. Residindo ainda em Macei viaja Costa da frica para buscar os axs, permanecendo l por quatro anos. A Nao Xamb est ainda bem viva e ativa em Olinda, Pernambuco. Apesar de alguns autores como: Olga Caciatore (Dicionrio de Cultos Afro-Brasileiros, 1988) e Reginaldo Pradi (Candombls de So Paulo, 1991) afirmarem que culto Xamb no Brasil est praticamente extinto, o Xamb de Pernambuco ainda permanecer vivo por muitas e muitas geraes, mantendo seus ritos, mitos e tradio. 12 Cf. entrevista com o Zelador Sr. Jos Antonio dos Santos (Sr. Zeca) em 2005 a diferena do Xamb para o Candombl est somente no ritmo do toque. Xamb pra preto-velho, Angola. 13 Cf. entrevista com o Babala Benedito Maciel (Pai Maciel) em 2005 Um senhor que diz ter completado 90 anos. Tem sua nao traada com Nag, Ketu e Angola, mas tambm juremeiro. 14 Pai Maciel e Sr. Zeca afrimam nunca terem ouvido falar do Xang rezado baixo o que nos leva a crer que este termo deve ter sido criado para nominar esse perodo dos cultos afro-alagoano. 15 Cf. entrevista com Pai Maciel (2005): a polcia concordou pra gente ficar pagando uns 100 mil ris por ms na delegacia. No, registra o seu centro na delegacia e paga 100 mil ris por ano. (...) e ficar pagando 10 cruzeiro, 10 mil ris por ms, levava a contribuio de 10 mil ris pra ento tocar. 16 O termo traado quer dizer misturado, e segundo Dantas (1988:143) o misturado, hibrido, , por definio, aquele que participa de duas naturezas, e no qual, como decorrncia, inscreve a confuso do mesmo e do outro, o que termina por se constituir num escndalo ontolgico. 17 Cf. entrevista com o Sr. Zeca (2005): a jurema a mesa. Motta (1991:53) em sua nota 6 descreve que existe no Catimb-Jurema tradicional uma distino bem demarcada entre a mesa branca, que pode compreender a invocao cantada dos espritos, mas no danada, e o tor (palavra de origem tupi), que implica justamente na dana e na festa. Parece-me, de acordo com o que se deduz da literatura e com minha

prpria observao, que se trate a de categorias nativas dos juremeiros. Mas j a expresso sesso de mesa parece revelar uma influencia kardecista anterior at expanso da umbanda. 18 Birman (1985:15) descreve que falar de possesso nos cultos afro-brasileiros implica logo qualific-la. Quem desceu? Pode ser Ogum, Oxossi, uma cabocla das matas, da cachoeira ou um exu desconhecido. A, estamos muito longe de s pensar em termos de uma figura nica o Diabo. A dicotomia catlica que separa Bem/Mal no permite ver na possesso os variados desenhos que formam os pejis das entidades sobrenaturais. Ao invs de termos simplesmente santos e demnios temos muitos seres, com qualidades e perfis que no podem ser reduzidos a essas duas figuras. 19 Cf. entrevista com Pai Maciel (2003): Ogum, Oxossi, Omulu ou Obaloa, Nana Buruku, Xang, Ians, Oxum, Iemanj e Oxal. 20 Segundo alguns pais e mes-de-santo de Macei na Umbanda os objetos religiosos africanos so justapostos com elementos catlicos. Alm de cultuarem todo tipo de entidades: Caboclos, Preto Velho, Boiadeiros, Exus, Pomba-gira, Ciganos, Mestres e Marinheiros. 21 Cf. Federao Zeladora dos Cultos em Geral no Estado de Alagoas e Federao Umbandista dos Cultos fricos do Estado de Alagoas. Em Alagoas existem quatro Federaes: trs na capital Macei e uma no Municpio de Ch de Pilar. 22 Cf. entrevista informal com Sr. Zeca (2005), que afirma ter 75 anos, e que exerce a funo h 45 anos. Sua nao mista, pois zela todas as naes Ketu, Jurema, Nag e Umbanda. Segundo ele, trouxe o dom de bero, mas seus pais biolgicos nunca freqentaram a religio. Para se tornar um zelador ficou 6 (seis) anos dentro da mata se preparando. Afirma ser o zelador mais velho condio que , alis, reivindicada igualmente por Pai Maciel e quem mais fez quatro p nos filhos-de-santo, tendo realizado um total de 360 (trezentos e sessenta) axs.

Referncias Bibliogrficas
DANTAS, Beatriz Gis. Vov Nag e Papai Branco: usos e abusos da frica no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1988. DUARTE, Abelardo. Sobre o Panteo Afro-Brasileiro in Revista do Instituto Histrico de Alagoas. Macei: Comisso Estadual da Abolio, 1952. pp. 68-79. ENCICLOPDIA WIKIPDIA. agosto de 2005. Disponvel: http://pt.wikipedia.org/wiki/Artur_Rosendo. Acesso em 12 de

FERRETTI, Sergio. Andresa e Dudu Os Jeje e os Nag: apogeu e declnio de duas casas fundadoras do tambor de mina maranhense in Caminhos da alma: memria afro-brasileira. So Paulo: Summus, 2002. pp. 15-47. LODY, Raul. Candombl: religio e resistncia cultural. So Paulo: tica, 1987. MAGNANI, Jos Guilherme Cantor. Umbanda. So Paulo: tica, 1986. MOTTA, Roberto. Edj Bal: Alguns aspectos do Sacrifcio no Xang. Recife: Tese de concurso para professor titular de Antropologia no Departamento de Cincias Sociais doCentro de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Federal de Pernambuco, 1991. ________. A inveno da frica: Roger Bastide, Edison Carneiro e os conceitos de memria coletiva e pureza nag in Sincretismo Religioso: ritual afro. Anais do IV Congresso Afro-brasileiro. Recife: Fundaj/Ed. Massanguna, 1996. pp. 24-32. ORTIZ, Renato. A Morte Branca do Feiticeiro Negro. So Paulo: Brasiliense, 1978. REIS, Joo Jos. Dossi: Identidade e diversidade tnica nas irmandades negras no tempo da escravido in Revista Tempo. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1997. vol. 2, n 3. ROSAS, Osas. Duas Palavras Sobre o Candombl em Alagoas in Jornal de Alagoas de 31 de maio, 1959 p. 10.

Potrebbero piacerti anche