Sei sulla pagina 1di 29

Ser em Relao

4
1. OBJETIVOS
Apreender a realidade bio-psquico-espiritual que determina a atuao do ser humano. Refletir sobre a categoria de sentido e significado. Estudar as caractersticas centrais da existncia. O amor no pensamento filosfico contemporneo, que visto como pea fundamental ao desenvolvimento e ao equilbrio da pessoa humana. Reconhecer o carter transcendente do amor como instrumento essencial para superar o anonimato individual. Descrever a relao existente entre a dimenso espiritual e a relao psicofsica como fonte que possibilita o surgimento do amor.

EAD

152

Antropologia Filosfica

2. CONTEDOS
Ser humano, pessoa espiritual. Sexualidade, condio corprea dentro do contexto e unidade bio-psquico-espiritual. Amor, pea-chave do pensamento contemporneo. Consequncias antropolgicas da dimenso transcendente. Capacidade intelectual.

3. ORIENTAES PARA O ESTUDO DA UNIDADE


Antes de iniciar o estudo desta unidade, importante que voc leia as orientaes a seguir: 1) Quando for realizar seus estudos, escolha um ambiente que possa lhe proporcionar concentrao. Esteja certo de que o ambiente e o meio contribuiro de maneira significativa para sua aprendizagem. 2) Compartilhar ideias e opinies com seus colegas faz parte da construo de sua aprendizagem! Na Sala de Aula Virtual, voc encontrar o apoio necessrio para a comunicao com seus colegas de curso. Com a pesquisa, essa relao ficar ainda mais envolvente, pois vocs podero criar uma relao de troca de experincias que contribuir para sua formao e para o enriquecimento de seus conhecimentos. 3) Recomendamos, para auxiliar sua reflexo, que voc assista ao filme As Confisses de Schmidt, do diretor Alexander Payne.

4. INTRODUO UNIDADE
O homem, por natureza, tem necessidade do vnculo pessoal. Essa necessidade de relao est presente em todas as etapas da vida humana e, dela, deduz-se a categoria de alteridade. Para chegar a ser "pessoa" (poder dispor de si mesmo), o ser humano
Claretiano REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

153

precisa do amor recebido do outro (do tu). Em outras palavras, o surgimento da pessoa como substncia individual, para utilizar a definio de Bocio, no possvel sem o outro. Amor a relao do eu com o tu; portanto, uma dimenso essencial humana que denota a autotranscendncia. O homem um ser aberto realidade social. O "eu" precisa da relao de amor do "tu", como o outro precisa do encontro acolhedor de "mim". O pensamento filosfico-antropolgico que orienta a Antropologia Filosfica percebe essa realidade e d uma enorme importncia ao estudo dessa propriedade dos seres humanos. Por ser um ser no mundo, a pessoa sempre se expressa de forma fsica e espiritual. Alm disso, o amor, que um constitutivo ontolgico da pessoa, tambm responde a essas duas dimenses. Tudo no homem pensado, negociado, avaliado. No existem instintos cegos ou paixes de forma autnoma. Os instintos existem, sim, mas esto sempre afirmados ou negados, sempre ajustados desde a posio espiritual. Os instintos so sempre personalizados nesse ponto distingue-se o homem do animal. A dimenso espiritual possibilita que sejamos pessoas, mesmo estando condicionados pela realidade psicofsica.

5. INSTINTOS E PAIXES, A CONTINGNCIA DO HOMEM


Os instintos ou pulses de carter orgnico so, sem dvida, fundamentais para o sustento da vida. Porm, vemos que, enquanto o animal totalmente determinado pelo instinto, um ser em equilbrio com sua natureza. No homem, acontece o contrrio; este luta por transformar o meio ou adaptar-se s circunstncias. Tambm as relaes so diferentes; lutar ou morrer por causa do instinto numa sociedade humana seria uma coisa irracional. bvio que o homem deve satisfazer suas necessidades corporais para sobreviver. O que se sucede que estas no param na

154

Antropologia Filosfica

conservao da espcie; o homem vai alm; suas aes superam amplamente as exigncias que demandam suas necessidades imediatas. No homem, existem outras motivaes, como as paixes formadoras do carter. Alis, as paixes vo desde a origem psquica at a espiritual. Umas so negativas, como a soberba, a ambio e o egocentrismo, que enfraquecem ou destroem. Enquanto isso, as positivas so a premissa para a expanso da vida e do estado de felicidade. Freud, de forma radical, coloca as paixes num plano primeirssimo enquanto motores da atividade humana. So motivadas pela libido, que determina todo o agir humano. Porm, a pessoa humana no atingida por tais limitaes; somente afetada por sua ao.

6. SEXUALIDADE COMO CONDIO DA PESSOA


A corporeidade, no ser humano, se expressa no binmio Mulher-Homem, porm, a pessoa humana est acima dessa categoria. -se pessoa tanto sendo homem como sendo mulher. Simone de Beauvoir (1972) trabalhou o tema da origem cultural das diferenas homem-mulher e concluiu que a estrutura fisiolgica diversa no tem, em si mesma, um significado. Apoia seu raciocnio no princpio sartreano de que cada homem da maneira que o outro o v.
Homem-mulher: Conforme Beauvoir (1972), no se nasce mulher (socialmente falando), faz-se. Nenhum destino biolgico, psquico e econmico define a figura que tem, dentro da sociedade, a fmea humana. o conjunto da sociedade quem elabora esse produto.

A crtica de Beauvoir deixa bem claro que a mulher no pode ser reduzida a seu sexo, como o fizeram muitas antropologias, j que, em primeiro lugar, uma pessoa humana. O filsofo P. Ricoeur (1991) diz que a sexualidade ocupa um lugar de destaque na antropologia, visto que a sexualidade tem uma ressonncia que se manifesta em todo o corpo. No podemos
Claretiano REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

155

pensar que a sexualidade humana pode ser reduzida simplesmente sexualidade animal, pois a sexualidade humana deve estar sempre inserida dentro do universo do amor.
Ao fazer um estudo antropolgico da sexualidade, no podemos nos esquecer de que a antropologia a cincia que estuda o ser humano (mulher e homem). O termo "antropologia" vem do grego "anthropos", que significa todo o humano, sem distino de sexo.

O Amor: Eros e gape No mundo grego antigo, havia trs palavras que significavam amor: "eros", "phileo" e "gape". Elas se referiam s formas diferentes de amor. Quando colocamos a palavra "eros" (expresso do amor sexual) com "gape" (amor profundo, sublime, termo para diferenciar o amor de Deus para o mundo), perguntamo-nos: ser que essas duas expresses de amor podem conviver juntas ou, ao contrrio, o amor gape no pode conviver com o amor Eros? Veremos, ao longo deste estudo, que todo o movimento amoroso pressupe uma resposta, demanda reciprocidade. No possvel querer ser amado sem amar ao outro nem amar sem pretender ser amado. Amar e ser amado so movimentos que se devem complementar. Na relao amorosa que acontece entre pessoas, num comeo, existe uma valorizao do "tu" pelo "eu", que o "gape", que leva valorizao do "eu", ou seja, desemboca no "eros". Esse "eros" do "eu" psiquicamente fortalecido volta a um gape, migra novamente para o eros e, assim, continua em permanente movimento circular. O amor criador do desejo sexual num meio de ternura.
Esse movimento circular dado entre essas duas tenses vai determinar o equilbrio que pressupe a unio, que o mbito no qual a pessoa amada considerada como real, digna e valiosa aos olhos do amante.

156

Antropologia Filosfica

A experincia sexual est determinada pela profundidade do amor e caracterizada pelo interesse que o homem e a mulher sentem um pelo outro. Sentido ontolgico da sexualidade O encontro homem-mulher reveste-se de um carter especial por serem ambos seres espirituais, j que a sexualidade humana no uma fora cega que nos determina pelas suas pulses.
Informao Complementar
Se bem certo que a sexualidade colore o mundo de todos os seres vivos, no ser humano, ela est revestida de uma caracterstica singular e marcada com o smbolo da liberdade e da transcendncia, por serem seres espirituais os que se unem no ato sexual. No ato sexual, no se poderia falar de dois sexos e, sim, pode-se dizer que cada sexo implica o outro, na medida em que a pessoa que se compromete e no simplesmente dois gneros diferentes. Partindo desse encontro, possvel falar de atrao ertica, questo de pele, procriao etc.

Vejamos, a seguir, os elementos que integram a sexualidade. Elementos que integram a sexualidade Segundo comprovaes cientficas, trs so os elementos constitutivos da sexualidade humana: Somtico. Psicolgico. Sociocultural. Nenhum deles exclusivo nem preponderante. O elemento somtico, que j foi considerado como primordial, explicado por bilogos e pelos filsofos como pulso biolgica, encontrando-se enraizado nas propriedades hormonais, as chamadas sexuais, e na configurao fsico-biolgica (somtica). O elemento psquico que, segundo os psiclogos, complementa o biolgico, outro dos elementos componentes da sexualidade. Depende no somente do elemento biolgico, mas tambm
Claretiano REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

157

do elemento cultural (sentimentos, afetos e inclinaes no so de responsabilidade de um nico componente, mas consequncia de um contexto). O velho mito andrgino da alma gmea, que citado por Plato no Banquete, est baseado nessa dimenso. O erotismo responsvel pela atrao entre sexos opostos. Finalmente, o sociocultural um elemento que tem grande importncia na manifestao da sexualidade. Est comprovado que, dependendo da cultura e das caractersticas de cada povo, o comportamento de homem e mulher pode variar. Esse fato fica evidente quando se estuda o papel que a mulher tem nas diferentes culturas. Essa dimenso de socializao vai ter um destaque enorme nas teorias marxistas. Tambm os existencialistas, que veem o homem como um projeto de si mesmo, determinado por sua liberdade, daro ao elemento sociocultural uma importncia inquestionvel na sexualidade humana. A cincia provou que, na hora de determinar a condio sexuada do ser humano, os trs elementos esto presentes. Alm disso, ela provou o fato de que homem e mulher vivem sua vida de forma diferente, segundo sua sexualidade (LUCAS, 1996).
Nunca devemos nos esquecer de que o homem um ser portador de dimenso espiritual e que esta informa as demais dimenses constitutivas.

Observe que no devemos pensar no corpo como elemento nico e determinante da relao amorosa, afinal, este tem uma funo. um caso parecido com o da linguagem: sem o instrumento corporal, ou seja, sem a boca e as cordas vocais, no conseguiramos emitir sons compreensveis; uma falha fsica do aparelho da fala impossibilitaria tal funo, porm, a fonte da palavra, do dilogo, da denominao das coisas e da promoo da verdade no est situada exclusivamente na boca. A relao amorosa tambm no exclusiva do corpo. Nessa relao, no enxergamos somente o fsico.

158

Antropologia Filosfica

Dessa forma, podemos afirmar que a pessoa nunca somente corpo, bem como nunca ser to somente esprito. O homem uma unidade e, por sua constituio, ele maior que a soma das partes que o compem. Freud e instinto sexual No livro Trs ensaios sobre a teoria sexual, Freud (1980) considera a agressividade como motor do instinto sexual e situa o instinto de agressividade como instinto prprio do ego. Assim, a relao que o dio mantm com os objetos mais antiga que a relao do amor. O homem, na concepo freudiana, possudo por dois impulsos preponderantes: um direcionado a sobreviver, e outro orientado procura de prazer. O homem entra em relao com o outro sexo para satisfazer sua vontade de prazer. Assim, o amor no outra coisa se no um estado hipntico em que o ego projeta seus ideais numa pessoa, a qual se vai converter em amado at a finalizao da idealizao. A consequncia para que o casal continue unido de carter social. O amor, nas mos de Freud, deixa de ser concebido como "eros platnico" e como "critas crist". Hoje, o conceito radical de "libido" e o princpio de prazer psicanaltico esto praticamente superados. No podemos nunca esquecer que Freud, esse brilhante psiquiatra, responsvel pela descrio das dimenses da mente humana tem, por detrs, uma tendncia para o doentio como norma. O que seu trabalho nos deixa como legado a existncia de causas que podem levar ao fracasso do processo de integrao dos instintos na pessoa, fazendo que esta reprima o amor e s fique nos instintos seguintes: 1) escalas de valoraes; 2) estados de nimo; 3) influncias culturais na formao do carter; 4) condutas viciosas que convertem o outro parceiro numa forma de escravo sexual, de "instrumento para massagear o ego".
Claretiano REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

159

Ante as situaes dessa espcie, o "eu" e o "tu" no conseguem nem se comunicar nem viver a satisfao do amor. O personagem Don Juan um caso tpico dessa conduta; uma pessoa que, mesmo estando rodeada de mulheres, est eternamente insatisfeita. Todo movimento egocntrico denota um fracasso do homem e, normalmente, desemboca no niilismo, representado pela procura da satisfao individual. Dessa forma, o outro se torna objeto.

7. AMOR INTERPESSOAL, DIMENSO CONSTITUTIVA DO HOMEM


O personalismo filosfico, partindo da anlise da estrutura do existente humano, explica o amor como o sentimento de descentralizao do "eu" nos outros. O "eu", pelo amor, expelido numa relao centrfuga para o "tu". A pessoa no deixa de ser ela mesma na relao amorosa; o que consegue enriquecer-se por ser estimulada pela presena do prximo (tu). Por isso, podemos dizer que a relao amorosa possibilita desenvolver potencialidades que, de outra forma, ficariam contidas dentro do crculo do egocentrismo? Com o outro, cria-se um vnculo de reconhecimento recproco e um intercmbio de valores, nunca uma substituio dos valores de um amante pelos valores do outro. O homem, por meio da "unicidade", componente essencial da pessoa humana (ver a Unidade 1), pode diferenciar-se pelo seu ser e pelos seus atos, bem como pela "alteridade", que garante que nem o "eu" seja objeto para o "tu" e nem o "tu" objeto para o "eu".
O amor um protofenmeno originrio que nunca pode ser concebido como epifenmeno.

160

Antropologia Filosfica

O amor caracteriza-se por seu carter "excntrico". Isso possvel porque a pessoa humana possui dimenso espiritual, enquanto o animal est centrado em seu prprio organismo; o homem, pela sua capacidade de ser "ex-cntrico", pode sair de si e dirigir-se ao tu; sente-se impulsionado, ou melhor, motivado pelo amor. Por essa capacidade de descentralizao de si prprio, liberta-se "do aqui e agora" e pode transcender-se, superando sua prpria limitao. A sada de si garantir a superao do narcisismo, do egosmo. O amor empurra para fora de si quem ama. Toms de Aquino e Agostinho de Hipona escreveram que o amor puxa, arrasta quem ama para fora de si. esse o lugar onde a alma tem sua existncia verdadeira. Kierkegaard (2005, p. 34), em As obras do amor, escreve: "O Amor no uma qualidade reservada para si mesmo, a qualidade mediante a qual existe para os outros". Esse "existir para os outros", na concepo crist do amor, total. Na obra O banquete, Plato define o amor como ddiva divina. Essa obra dedicada ao amor em seus diversos aspectos. Leia o seguinte excerto da obra O banquete sobre a importncia do amor no pensamento platnico:
Primeiramente, tal como agora estou dizendo, disse ele que Fedro comeou a falar mais ou menos desse ponto, "que era um grande deus o Amor, e admirado entre homens e deuses, por muitos outros ttulos e, sobretudo, por sua origem. Pois o ser entre os deuses o mais antigo honroso, dizia ele, e a prova disso que genitores do Amor no os h, e Hesodo afirma que primeiro nasceu o Caos ... e s depois Terra de largos seios, de tudo assento sempre certo, e Amor... Diz ele ento que, depois do Caos foram estes dois que nasceram, Terra e Amor. E Parmnides diz da sua origem bem antes de todos os deuses pensou em Amor. E com Hesodo tambm concorda Acusilau. Assim, de muitos lados se reconhece que Amor entre os deuses o mais antigo. E sendo o mais antigo para ns a causa dos maiores bens. No sei eu, com
Claretiano REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

161

efeito, dizer que haja maior bem para quem entra na mocidade do que um bom amante, e para um amante, do que o seu bem-amado. Aquilo que, com efeito, deve dirigir toda a vida dos homens, dos que esto prontos a viv-la nobremente, eis o que nem a estirpe pode incutir to bem, nem as honras, nem a riqueza, nem nada mais, como o amor. A que ento que me refiro? vergonha do que feio e ao apreo do que belo. No com efeito possvel, sem isso, nem cidade nem indivduo produzir grandes e belas obras. Afirmo eu ento que todo homem que ama, se fosse descoberto a fazer um ato vergonhoso, ou a sofr-lo de outrem sem se defender por covardia, visto pelo pai no se envergonharia tanto, nem pelos amigos nem por ningum mais, como se fosse visto pelo bem-amado. E isso mesmo o que tambm no amado ns notamos, que , sobretudo, diante dos amantes que ele se envergonha, quando surpreendido em algum ato vergonhoso. Se, por conseguinte algum meio ocorresse de se fazer uma cidade ou uma expedio de amantes e de amados, no haveria melhor maneira de a constiturem seno afastando-se eles de tudo que feio e porfiando entre si no apreo honra; e quando lutassem um ao lado do outro, tais soldados venceriam, por poucos que fossem, por assim dizer todos os homens. Pois um homem que est amando, se deixou seu posto ou largou suas armas, aceitaria menos sem dvida a idia de ter sido visto pelo amado do que por todos os outros, e a isso preferiria muitas vezes morrer. E quanto a abandonar o amado ou no socorr-lo em perigo, ningum h to ruim que o prprio Amor no o torne inspirado para a virtude, a ponto de ficar ele semelhante ao mais generoso de natureza; e sem mais rodeios, o que disse Homero "do ardor que a alguns heris inspira o deus", eis o que o Amor d aos amantes, como um dom emanado de si mesmo. [...] Assim, pois, eu afirmo que o Amor dos deuses o mais antigo, o mais honrado e o mais poderoso para a aquisio da virtude e da felicidade entre os homens, tanto em sua vida como aps sua morte (PLATO, 2011, p. 5-6).

A cura do amor, resilincia O termo "resilincia" expressa a capacidade humana de se recuperar de um trauma em que a pessoa, por haver estado perto da morte, derrui emocionalmente. Pela resilincia, a pessoa tem capacidade para "se reconstruir", depois, por exemplo, de uma infncia infeliz, de uma derrubada psquica produzida pela proximidade da morte ou pelo testemunho de horrores infligidos a seres queridos ou, ainda, depois

162

Antropologia Filosfica

do trauma de ter passado por um campo de extermnio. Podemos citar, tambm, o caso de crianas submetidas a abusos sexuais ou de sobreviventes de catstrofes como maremotos, tornados, terremotos etc.
A resilincia uma capacidade inata do ser humano espiritual, mas o processo necessita do "tu", do prximo, para poder concretizar-se positivamente. isso o que opina Boris Cyrulnik, psiquiatra francs, o qual diz que, para se recuperar de um trauma que ocasionou a morte psquica, fundamental a companhia com seus pressupostos: o contato, o carinho protetor, a alimentao, os cuidados e a palavra.

Na Antropologia de Santo Toms, essa capacidade j foi mostrada como fortaleza, faculdade espiritual que ns temos e que nos permite a oposio ao infortnio e, portanto, ao determinismo fatalista. Cyrulnik (2004) comprovou que as crianas abandonadas tm um desenvolvimento biolgico mais retardado que as amadas e protegidas. Com maior frequncia, sofrem de atrofias cerebrais, chegando a manifestar at a interrupo da secreo hormonal. Encontrar um amor para essas pessoas mutiladas dar-lhes uma segunda chance. Essas investigaes reforam a teoria de que o amor intersubjetivo de fundamental necessidade para a sade da pessoa humana ou do ser espiritual. Amor: centro do pensamento contemporneo Os pensadores clssicos perceberam logo a importncia do amor como sentimento constitutivo do homem. Tanto Santo Agostinho de Hipona como Santo Toms de Aquino explicam que, por detrs do amor, est o bem; amor e bem se identificam na antropologia "agostiniana".

Claretiano -

REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

163

Santo Agostinho via o amor como energia que atua no homem. Prvio ao ato amoroso, o amor o desencadeante do ato, nunca o contrrio. Identificava essa energia com a divindade. A razo amorosa est de alguma forma referida divindade. Por qu? Porque, para Santo Agostinho, impossvel amar o que no se conhece, o que no possvel ver, e o conhecimento do Deus Amor s alcanado pelo homem ao amar o irmo. Por isso que, na catequese, se ensina que o primeiro mandamento igual ao segundo.

Aps uma longa poca de domnio da "filosofia egolgica", do domnio do "ego" e de sua antropologia racionalista moderna, que pressupunha um "eu solitrio" vivendo na sociedade industrializada, reaparecem, no horizonte filosfico, projetos para resgatar o homem da solido. A corrente que vai reorientar a conscincia do homem para si mesmo ressurge com a antropologia contempornea. Antropologia que prioriza a reflexo sobre o homem, rejeitando radicalmente a reduo do homem a uma conscincia individual e autossuficiente, orientada unicamente para o conhecimento e para o domnio do mundo material por intermdio das cincias e da tcnica. Resumindo: podemos dizer que o amor constitutivo da pessoa. A valorizao do amor que est sujeita influncia das ideologias. So elas que determinam as formas de ver e de abordar o amor; mesmo assim, em nenhuma ideologia, o amor pode aparecer como uma coisa que possa ser substituda, ainda que, muitas vezes, apresente-se como um grande paradoxo em que homens lutam e matam-se para alcan-lo.
O amor recebido
O amor recebido um fator determinante do desenvolvimento e do equilbrio da pessoa humana. Ns nos fazemos pelo amor do outro e, inicialmente, pelo amor materno. Somos homes amando, falando, promovendo o outro como pessoa etc. Esse movimento ascendente (amar, promover, acompanhar) possvel pelo fato de algum nos tenha amado e promovido como pessoas.

164

Antropologia Filosfica

Autores como Montagu (apud CABADA, 1994) afirmam, baseados em dados estatsticos, que a nica forma de aprender a amar sendo amado. Portanto, aquele que no foi amado ou que teve pouca ternura vai ter dificuldades para amar.
Montagu autor da obra Qu es el hombre?, editada pela Paids (Buenos Aires). Outra importante obra desse autor La direccin del desarrollo humano, editada pela Tecnos (Madrid).

As fmeas no humanas no precisam aprender a amar suas crias, pois esse comportamento j est no instinto materno. Na me humana, o instinto no determinante. Prova disso so as mes que deixam seus filhos com auxiliares ou que nem cogitam amamentar por ter os seios modelados com silicone. A me humana motivada pela energia amorosa, mas pode desconhecer esse impulso e trat-lo com desprezo. O amor interpessoal (objeto desta unidade), na relao "Eu" "Tu", alm de cuidados, demanda respeito, autoentrega, descentralizao e preocupao com o desenvolvimento integral da pessoa amada.
A presena do outro
No sculo 19, com a perda de vigncia da filosofia do esprito, que tivera seu esplendor com Herder, Kant, Fichte e outros pensadores do sculo 18, a filosofia fica relegada a cincias particulares, como a biologia, a anatomia etc. Dessa linha de pensamento, baseada na causalidade mecanicista, surge uma antropologia com contedo puramente material. Essa antropologia reducionista privou o homem de suas dimenses pessoais, bem como de suas dimenses tica, axiolgica e religiosa, superdimensionando a ateno em seus interesses individuais e em seu intento de estender seu poder sobre os demais. Partindo do resgate e da reinterpretao da existncia humana, coloca-se a relao com os outros como elemento prioritrio do universo humano. O amor que est dirigido ao outro faz com que o "tu" se apresente a ns como uma realidade da qual no podemos ficar indiferentes, uma realidade que nos atrai como um polo imantado. A presena do outro faz surgir em ns a entrega pessoal, que, por sermos seres de relao, fundamental para o crescimento do "eu".

Quando se fala de amor, no se pode deixar de estudar o entorno cultural em que este tem lugar; afinal, h uma estreita relao entre cultura e amor.
Claretiano REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

165

Ideologias reducionistas, como o Positivismo Lgico, fechado no mero dado emprico, nunca vo ter uma concepo do amor como a que tem a Antropologia Filosfica, que est preocupada com a procura da essncia humana, com seu fundamento ontolgico, e que estuda o homem e as manifestaes de seu ser. Na sociedade atual, o homem est convertido em meio, fechado em sua individualidade. Impera, em nossa sociedade, um ser desumanizado: o homem "coisificado", que perdeu a f. O que era a f, seno o esforo do homem para procurar o sentido de sua vida e do meio em que se encontra relacionado? Isso, entre outras coisas, produto da desvalorizao do amor. Qual a sua opinio sobre essa situao?

O amor est sempre presente nas relaes culturais, e a cultura matiza-o. Essa realidade leva existncia de diferentes pontos de vista sobre o ato amoroso. Das diferentes interpretaes filosficas surgidas ao longo da histria da humanidade, desenvolveram-se diferentes concepes de amor. M. Buber (1976) afirma acertadamente que somente na relao "viva" (existente) que podemos conhecer a essncia peculiar do homem. O amor, como toda manifestao humana, est dentro da cultura do homem e, portanto, sujeito s mudanas culturais que acontecem. Concluindo, diramos que infelizmente o homem, em nome da liberdade, submeteu-se necessidade e ao consumo desenfreado. Essa autolimitao deformou seu humanismo, que o elevava por cima das coisas. E. Fromm (1970), na obra A arte de amar, explica por que o amor um fenmeno "marginal" da sociedade atual, a qual preocupada em ter e esquecida do ser. tarefa urgente recuperar o amor, que o mesmo que dizer: tarefa urgente amar o prximo para poder ser amado, porque, como diz Cabada (1994), quem ignora a natureza do amor ignora todo o bem do homem. Assim como a racionalidade, o amor considerado um dos elementos constitutivos primordiais da pessoa. Ele o guia orientador da pessoa e, tambm, uma de suas fontes criadoras. O homem passa por dois estgios amorosos fundamentais: o da me, representado pelo amor materno, e o da madrasta, termo

166

Antropologia Filosfica

que contm o amor social protagonizado pelo prximo e pela natureza. Se o amor da me fosse limitado proteo da criana, seria apenas instinto maternal de proteo; se o casal fosse somente produto da manifestao da libido ou da sublimao do sexo, no estaramos reconhecendo o movimento do "eu" dirigido amorosamente a um "tu". O amor humano fonte da construo da personalidade do ser amado, que vai ter possibilidades reais de conviver numa sociedade em que ser reconhecido e, ainda, reconhecer o prximo como pessoa na mais pura singularidade. O amor "possibilitante" da realizao interpessoal, uma vez que uma fora interior que atua sobre o indivduo, evitando que este se feche no individualismo. Quem ama "descentra-se" de si em direo ao tu, despertando para valores que o sujeito fechado em si mesmo nunca poderia perceber. Quem ama deve ser tico na relao. Quem nunca amou no sabe se alguma vez superou a dimenso da pura satisfao de necessidades materiais. Como diz V. Frankl (2003, p. 178): "o amor auxilia a pessoa comprometida para enxergar alm da realidade presente porque faz antecipar na pessoa amada as qualidades que lhe so prprias, porm ainda no reveladas". No plano social, o amor possibilita a concretizao de uma ponte de solidariedade com base na equidade. O surgimento da pessoa como substncia individual, segundo o conceito de Bocio, no possvel sem a relao com os outros, sem o entorno pessoal fora da dimenso amorosa. Esse um ponto muito importante que ressaltado com nfase nas filosofias personalistas, j que, ainda hoje, se mantm o conceito de que o que tem valor so as coisas. At aqui voc pde observar o carter de transcendncia do amor na elevao do indivduo dimenso de pessoa humana. Pde compreender, tambm, a relao existente entre a dimenso espiritual e a relao psicofsica como fonte que possibilita o surgimento do amor.
Claretiano REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

167

8. EU-MUNDO
Voc viu que no homem (sempre submergido na existncia) atuam conjuntamente a dimenso biolgica com a psquica e com a intelectual ou espiritual. Alm disso, no homem, a matria depende do esprito para conformar um ser de liberdade, e esprito, por sua vez, conta com o corpo (matria) para a realizao do projeto pessoal. Essa unio, condio essencial para que o homem seja tal, demanda uma harmonia e somente dentro dessa harmonia que o ser humano pessoa, que pode se sentir eu-mundo (sujeito ante o mundo). A partir de um raciocnio similar, podemos dizer que a natureza pressupe Deus, numa relao parecida do corpo biolgico com a dimenso espiritual.

9. NATUREZA
Quando falamos em natureza, em cosmo, logo estamos pensando em Deus; para desenvolver o tema, consideramos importante estabelecer consenso sobre alguns pontos: 1) importante destacar que, para a maioria dos pensadores que trabalham na concepo filosfico-antropolgica sobre o homem integral, a presena de Deus na natureza no pode ter o carter de um recurso artificial produto de uma fantasia transcendental ela real. Mesmo que o prprio homem crie seu eu, sua personalidade, a dimenso transcendente, que Zubiri denomina "Dimenso teologal" (Zubiri apud Lucas, 1996. p. 255), um constitutivo humano. 2) O homem possui a intuio de que o mundo est ordenado, de que existe uma ordem no ser, uma causalidade que confere beleza, que desperta admirao, xtase, e que toda essa afirmao no discorda da capacidade racional de pensar o mundo.

168

Antropologia Filosfica

3) A cincia a responsvel por provar esses princpios. Hoje, o trabalho de geneticistas, bilogos e fsicos tem demonstrado um alto grau de aprofundamento nesse campo que, anteriormente, era restrito filosofia ou religio. 4) O princpio de causalidade necessria que h por trs da concepo naturalista do mundo bate de frente com a liberdade humana, porque o homem, no uso de sua liberdade, dificilmente aceitar satisfazer-se apenas com o conhecimento racional do ser sensvel. Aceitar o naturalismo aceitar o relativismo dos valores. Se submetermos toda a responsabilidade humana ao social, ao evolutivo, ao programa gentico, e esquecermos os atos livres de carter espiritual que so provocadores dos fatos sociais, se deixarmos de levar em conta a existncia da verdade contida no ser, guia da conduta verdadeiramente humana de orientao para o bem, ficaremos submetidos ao relativismo dos valores morais e essa conduta pode levar diretamente ao niilismo. Propomos a leitura de um exceto da obra de Juan Manuel Burgos, Repensar la naturaleza humana, onde faz uma reflexo sobre a natureza humana identificando os conceitos vigentes mais relevantes: o naturalista, o clssico e o culturalista.
Concepes da natureza do homem
Intentar determinar de maneira absoluta o conceito de natureza humana uma tarefa alm de difcil provavelmente intil. Perguntar pela natureza humana equivale a perguntar-se pelo homem, interrogar-se sobre o significado de ser uma pessoa. Mas a capacidade inesgotvel desse ser misterioso tem feito com que as respostas a esse questionamento ao longo da histria da humanidade sejam incontveis e dspares. O homem se pensou a si mesmo prximo dos anjos e dos deuses como sendo um pedao de matria condenada aniquilao mais absoluta, junto com todas as possibilidades intermedirias. Seguir e perseguir todas essas vises no conduziria a nada mais que obter, depois de um trabalho mprobo, um inventrio imenso correspondente aos inmeros modos pelos quais o homem se tem entendido a si mesmo. Seja como for, esse no o objetivo perseguido nesta obra. O nosso objetivo repensar a noo de natureza humana exclusivamente em relao tradio clssica, por dois motivos: O primeiro, porque intelectualmente nos situamos no interior dessa tradio entendida em sentido amplo, ou seja, na medida em que compreende as filosofias que podem ser denominadas realistas; o segundo, porque o conceito de "natureza humana" desta tradio no se encontra atualmente

Claretiano -

REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

169

em seu melhor momento, e justamente por isso, se faz necessrio repens-lo para tentar chegar ao fundo dos problemas que coloca reais ou supostos e das crticas que recebe, para considerar se so consistentes ou no e quais caminhos devemos adotar para essa anlise. Isso nos conduz a concepes bsicas: 1 a natureza humana como natureza; 2 o conceito clssico e 3 o conceito moderno. Ascenderemos a elas mediante um procedimento histrico. A natureza humana como natureza: o naturalismo O conceito de Natureza, como quase todos os grandes conceitos da filosofia, tem origem grega. Provm da palavra latina natura, que uma traduo do grego physis, um substantivo cuja raiz phyo significa nascer, brotar, surgir, produzir, crescer etc. No mundo grego, a pergunta pela Natureza foi, inicialmente, uma pergunta pelo sentido e pelo significado de todo o real, tambm pelo fundo ltimo de tudo que existe e, desde essa perspectiva, se identifica inicialmente com a arch dos prsocrticos, o princpio ltimo que dava sentido e explicava todo o real. Explica Zubiri que, "quando o homem grego se enfrenta com o universo perguntando o que a Natureza, entende por Natureza o conjunto de tudo quanto existe: conjunto no somente no sentido de que seja a Natureza uma soma das infinitas coisas que existem no universo, mas sim, sobretudo, no sentido de que, naturalmente, brotam da Natureza todas essas infinitas coisas e dentro delas o homem, com seu prprio, pessoal e individual destino. Por isso este conjunto, natura, physis, Natureza". A Natureza simplesmente o conjunto do que existe e que possui em seu interior uma fora originria e dinmica que gera o maravilhoso fluxo da matria e da vida que o homem pode contemplar. O ar, o fogo, o vento, a gua, os materiais e as rochas, as plantas e os animais nascem, crescem, se desenvolvem, vivem e morrem impulsionados por uma tenso e fora interior que os dirige e os orienta. Tudo isso natureza. Essa a origem e o primeiro significado do termo "natureza"; um significado que permanece vigente literalmente na nossa linguagem e que poderamos traduzir de maneira repetitiva, pois os conceitos primrios s se podem descrever como o conjunto das coisas naturais, ou seja, o cosmo, as plantas e os animais. Pertence o homem natureza? Decerto pertence. A natureza tudo. O problema at que ponto se diferencia. Digenes de Apolnia e Demcrito usaram a expresso Antrophine physis (natureza humana), apontando assim necessidade de distinguir o homem dos demais seres, porm, em geral, os gregos no insistiram nessa diferena e, sobretudo, no o fizeram por meio do conceito de natureza que ficou referido e fixado fundamentalmente ao mundo natural. S por extenso se aplicaria aos homens. O que nos interessa o fato de que o mundo grego gera uma primeira concepo do termo natureza que , por outro lado, a mais difundida atualmente, e que se identifica com o mundo configurado pelos seres materiais e biolgicos e pelas leis que os governam. Assim, em boa medida, natureza o mundo especfico do no humano, ao qual o homem pertence somente identificando-se com ele (perdendo desse modo sua humanidade). Que contedos implica hoje em dia esse conceito? A natureza assim entendida sugere perfeio, beleza, espontaneidade, harmonia, pureza, antiguidade no violada, situao originria. Contm a ideia de princpios ou leis de desenvolvimento estabelecidos por vias independentes do homem, que este no pode alterar nem controlar internamente.

170

Antropologia Filosfica

[...] Nem todos os filsofos e pensadores esto de acordo a respeito de que se possa ou se deva estabelecer uma distino estrita entre natureza e natureza humana. Para a corrente contempornea que Spaemann denominou "fisicalistas" e que ns determinaremos "naturalistas" por abarcar espectro mais amplo de ideologias, mais uma posio que sempre existiu. Pensemos, por exemplo, nos atomistas. A natureza humana no uma natureza especial, no se diferencia essencialmente da natureza dos animais e das plantas, por isso entra perfeitamente dentro do reino da natureza e forma parte dele. [...] Embora a diferenciao entre o homem e o animal seja evidente, nem sempre fcil precisar conceitualmente em que consiste exatamente, j que muitos animais, e especialmente os denominados superiores, realizam funes similares s humanas. O conceito clssico de natureza humana O conceito bsico de natureza humana que estamos apresentando nos conduz fundamentalmente a Aristteles. Esse conceito de natureza, com muito poucas modificaes, o que tem perdurado ao longo dos sculos e teve por intermdio da tradio aristotlico-tomista, uma influncia imensa no pensamento ocidental em geral e no cristianismo em particular. Como exemplo, podemos usar o impressionante projeto especulativo de definio dogmtica dos mistrios trinitrios e cristolgicos a partir dos conceitos de natureza e pessoa (hypostasis) presente no cristianismo em seus primeiros sculos de existncia. O grande mrito de Aristteles a transferncia do conceito de natureza do mundo emprico ao filosfico, ao que se consolidaria pela elucidao precisa e poderosa de um princpio fundamental da realidade que no marco de um slido quadro metafsico se converteria em um dos conceitos-chave do pensamento filosfico ocidental, seja como sucedeu inicialmente para assumi-lo, seja, como sucederia a partir da modernidade, para rejeit-lo. [...] Da perspectiva de Aristteles, o homem tem uma natureza como o resto dos seres, pois, na medida em que se algo, tem-se inevitavelmente uma essncia e um princpio de operaes, isto , uma natureza; porm, diferentemente dos demais entes e isso o fundamental , pode aderir ou no livremente a ela; pode atuar segundo o que ela lhe dita ou opor-se a essas indicaes. Aqui est a diferena essencial graas qual possvel salvar a noo de natureza para o homem e aplicar-lhe uma noo que, inicialmente, no s no tinha sido forjada para ele, e sim para distinguir algumas realidades (as naturais) desse mesmo homem. Em definitivo, no que se refere a Aristteles, temos o seguinte. O conceito metafsico de natureza aplicvel a todos os entes e implica basicamente duas ideias distintas: O que as coisas so, o porqu das coisas. A natureza de uma coisa indica seu modo de ser, e, nesse sentido, um conceito prximo essncia; O princpio intrnseco de movimento das coisas, que as faz tender para seus fins; a natureza, desse ponto de vista, um princpio dinmico e ativo [...] O conceito moderno de natureza: culturalismo Quando falamos de modernidade, geralmente citamos Descartes, e nos referimos a sua separao radical de substncia: res extensa, res cogitans. A physis aristotlica como acabamos de ver nunca havia sido uma realidade esttica e passiva, mas, ao contrrio, a fonte intrnseca do movimento de cada ser. Porm,

Claretiano -

REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

171

Descartes reduz a corporeidade extenso, expulsando automaticamente os princpios do movimento para as dimenses espirituais da pessoa. O corpo se converte desse modo em uma mquina passiva movida pelo esprito (o dualismo do "Fantasma na mquina" criticado por Pinker, entre outros). [...] Uma observao conclusiva que talvez possa surpreender primeira vista, que, porm, perfeitamente certa. Em realidade, a concepo moderna do conceito de natureza coincide com a perspectiva naturalista (BURGOS, J. M. 2007, p.18-37. Traduo nossa).

10. CONHECIMENTO DO SER HUMANO BIO-PSQUICO-ESPIRITUAL


A racionalidade uma caracterstica que define o homem. A vida intelectual do homem, entre outras coisas, faz possveis as cincias, a cultura, o comportamento tico. Na Antiguidade, os gregos perceberam a importncia do intelecto (nous) porque, como diz Aristteles (1973), no Livro X da tica a Nicmaco, com ele participamos do divino. Denominavam Nus ou Nous a inteligncia; a seu ato intelectivo, denominam noesis, chamando o objeto de noema. O termo intellectus de origem latina e significa "entre-ler". Santo Toms (apud MONDIN, 1983) diz que a inteligncia "entre-l" as linhas da escritura do mundo fenomnico. O intelecto v na natureza das coisas intus legit mais profundamente do que os sentidos sobre os quais exerce sua atividade.
Quando se fala em entendimento, h uma regra de ouro: nihil est in intellectu quod prius non fuerit in sensu. "Nada h no entendimento que no tenha sido dado pelos sentidos".

Formas de conhecer o mundo Denominamos conhecimento possesso intencional ou imaterial de algum aspecto da realidade. No ato do conhecimento, o sujeito que conhece se enriquece medida que entra em contato com os diferentes modos do ser. A ao de conhecer permite ao homem estender seus limites e abrir-se reflexo.

172

Antropologia Filosfica

Na existncia, o conhecimento humano forma com o objeto um ditongo inseparvel. O objeto o outro, aquele que ope resistncia, mas que d contedo ao ato cognitivo. O conhecimento humano possui dois nveis: o sensvel (nvel do fenmeno) e o intelectual (no nvel do fundamento). Enquanto o sensvel tem dependncia orgnica, depende de algum rgo do corpo, o conhecimento intelectual, ainda que dependente das informaes da sensibilidade, de responsabilidade da inteligncia que capta o fundamento, a essncia, o real. Sua potncia no est estabelecida em um rgo especfico. Voc se perguntar: e o crebro? Descartes j concebera a mente como algo no material, que, ainda habitando a cabea dos homens, , em essncia, diferente do crebro. Nenhuma explicao at hoje desvenda o mistrio da profundidade da mente humana, da capacidade de sentir, analisar e reagir ao mundo que caracteriza o ser humano. Voltando capacidade de conhecer do ser humano, surge a pergunta: qual o objeto da inteligncia? Alguns pensadores dizem que o objeto da inteligncia o ser. Para outros, a essncia das coisas materiais; para outros, a verdade; ainda h os que afirmam que a forma dos entes, ou a quididade da coisa. Santo Toms (apud MONDIN, 1983) dizia que o ato de conhecer ocupa praticamente o total do corpo da filosofia. Olhando a evoluo do pensamento filosfico at os dias de hoje, comprovamos que existem diferentes interpretaes e perspectivas do ato de conhecer. Baseando-nos na essncia do conhecimento, analisemos o que as principais correntes filosficas defendem sobre esse ponto: Realismo: o ponto de vista epistemolgico, est centrado no pressuposto de que h coisas reais, independentes da conscincia.
Claretiano -

REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

173

Idealismo: teoria onde o eu ocupa um primeirssimo plano. Parte do suposto de que o eu constri o pensamento filosfico sem necessidade da realidade exterior (no h coisas reais independentes da conscincia). A palavra idealismo utilizada em muitos sentidos, como o metafsico e o epistemolgico. Do ponto de vista dos fundamentos, podemos dividir essas correntes em: 1) Racionalismo: deriva de ratio, razo, e d total e exclusiva confiana razo humana. Encontramos uma forma antiga de racionalsimo em Plato, que est imbudo na importncia do Mundo das Ideias. Essa forma de conhecimento baseada na contemplao das ideias chega com algumas variantes nas obras de Plotino e de Agostinho. Mas na Idade Moderna, com a obra de Descartes, que o racionalismo experimenta uma importante intensificao. Como diz Descartes, "Nunca nos devemos deixar persuadir seno pela evidncia de nossa razo" (HESSEN, 2003, p. 48-53). 2) Empirismo: do grego empeiria, experincia sensorial. Para entend-lo, Locke escreve: "nada vem mente sem ter passado pelos sentidos, nossa mente nasce como um papel em branco, sem ideias pr-existentes" (HESSEN, 2003, p. 54-59). 3) Apriorismo: Posteriormente, Kant, crente de ter concretizado a "revoluo copernicana", converte o sujeito pensante, alm das formas, no epicentro de sua teoria do conhecimento. Para esse pensador, toda a realidade gira ao redor do pensamento do sujeito capaz de conhecer. O conhecimento da realidade deve surgir do centro espiritual do sujeito. Esses mtodos refletem uma tpica noo idealista, onde o esprito o nico responsvel por construir a realidade (HESSEN, 2003). 4) Intelectualismo: o homem pensado na Antropologia Filosfica possui um esprito aberto transcendncia. No possumos a capacidade de conhecer a priori a matria, forma e a realidade do objeto, mas, pela intuio intelec-

174

Antropologia Filosfica

tual, podemos ter "um ver imediato" anterior ao raciocnio e ao discurso intelectual. Como diz Mandrioni (1954) em Introduo Filosofia: essa capacidade distintiva do intellectus. Assim, o objeto da inteligncia o ente, como indivduo, que tem uma essncia que um ser. Se a inteligncia consegue apreender o ser em todas as suas dimenses, ela estar em possesso da verdade.
Os antigos distinguiam intellectus de ratio, faculdade puramente discursiva e hbito dos primeiros princpios.

Essa teoria de conhecimento est integrada concepo de homem como unidade substancial. A inteligncia humana, faculdade espiritual, depende da experincia sensvel. Com base no dado sensvel dos sentidos, apreende o ser que est presente na realidade material. Esse ato de alcanar a essncia do ser da coisa possibilita a concretizao da imagem espiritual pelo entendimento, o agente para, posteriormente, se chegar ao conceito. At aqui, pudemos perceber claramente a importncia da constituio biolgico-psquico-espiritual do ser humano no conhecer e no chegar verdade. Cada dimenso contribui com uma chave para o ato do conhecimento; a soma dos sentidos, das emoes e da abstrao inteligvel possibilita que o sujeito conhea o objeto cognoscente. A seguir, estudaremos uma definio para "conceito". Conceito O primeiro ato da inteligncia a reproduo do real de uma forma intelectual para ser transmitida no discurso. Esse primeiro ato consiste em formar uma ideia da coisa abstrada que est fora de ns. Nada afirmado ou negado nesse primeiro ato intelectivo essa etapa pertence ao juzo, que um movimento posterior. Dessa forma, precisamos levar em conta que abstrair nunca pode significar distorcer ou dar uma ideia equivocada da realidaClaretiano REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

175

de; esse movimento espiritual, que significa aprofundar-se na realidade at o permanente e imutvel, tem relao genuna com o ser da coisa. Note que a realidade necessita ser expressa com fidelidade no discurso, j que no uma construo independente nossa. Por isso, os conceitos precisam ter validade universal, tm de ser precisos, e o discurso que os revela deve ser coerente e lgico. O conceito deve ajustar-se com mxima fidelidade ao objeto. Pretender reduzir o conceito ou ideia a uma construo subjetiva priv-lo da natureza individual que o caracteriza. A forma de conhecimento que define o conhecer como o ato de unir-se ao outro ser caracterstica dos pensadores contemporneos. A filosofia contempornea caracteriza-se por rejeitar o idealismo; o "eu" no aceito isoladamente, necessita do contato com a experincia, com o mundo. Essa forma de conhecimento est baseada no conceito de intencionalidade, porque, fenomenologicamente, todo conhecimento precisa da participao da conscincia (intelectual). Intelectualizar ter conscincia de algo. A relao criada com o objeto intencional e enriquece o sujeito. Dinmica do conhecer Sempre que analisamos a dinmica do conhecer, desembocamos no problema da verdade. E, como diz Pascal (1999), devemos conhecer o efetivo, mas tambm existe o afetivo. Aqui entramos na dimenso pascaliana de "corao" (coeur):
Ns conhecemos a verdade no somente pela razo, mas ainda pelo corao. desta ltima maneira que conhecemos os primeiros princpios e em vo que o raciocnio, que no toma parte nisto, tenta combat-los. [...] (PASCAL, 2001, p. 282). Pois os conhecimentos dos primeiros princpios: espao, tempo, movimento, nmeros, so to firmes quanto qualquer daqueles que os nossos raciocnios nos do e sobre esses conhecimentos do corao e do instinto que necessrio que a razo se apie e fundamente todo o seu discurso. (PASCAL, 2001, p. 267).

176

Antropologia Filosfica

O corao pascalino tem duas funes, uma volitiva, outra cognitiva. Serve como rgo de conhecimento, j que ele que possui os primeiros princpios. O real se mostra ao homem como verdade e interiorizado como conhecimento, mas tambm se mostra como bem, por isso Pascal explica que, junto com o conhecimento, o homem deve estar aberto potencia da afetividade.

11. QUESTES AUTOAVALIATIVAS


Confira, a seguir, as questes propostas para verificar o seu desempenho no estudo desta unidade:
1) Leia a sntese apresentada e indique a nica alternativa errada. O eu (ontolgico) o centro da pessoa, onde se organiza a realidade bio-psquico- -espiritual. Este termo, "pessoa", indicador da singularidade que caracteriza o ser humano. Todo ser humano tem uma dimenso psicolgica ou eu psicolgico, sujeito social e desenvolve uma construo epistemolgica. Mas a condio espiritual do homem possibilita que sejamos pessoas, mesmo estando condicionados ao mundo da matria. a) Por ser um ser no mundo, a pessoa sempre se expressa de forma fsica e espiritual. b) Tudo no homem pensado, negociado, avaliado. No existem instintos cegos ou paixes de forma autnoma. c) O homem no vive imerso no meio ambiente, no vive na imediatividade. Vive na mediao da liberdade, dentro de um mundo humano, estruturado pela cultura. d) O homem, como ser no mundo, tem necessidade de entrar em comunicao com outras pessoas (outros "eus") e assim deixa de ser ele mesmo. 2) Analisemos o pensamento do filsofo P. Ricoeur (1991), que diz que a sexualidade ocupa um lugar de destaque na antropologia, visto que tem uma ressonncia que se manifesta em todo o corpo. No podemos pensar que a sexualidade humana pode ser simplesmente reduzida sexualidade animal, pois a sexualidade humana deve estar sempre inserida dentro do universo do amor. Podemos afirmar que: a) O encontro homem-mulher reveste-se de um carter especial por serem ambos espirituais. b) A relao amorosa no exclusiva do corpo. Nessa relao, no enxergamos somente o fsico.

Claretiano -

REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

177

c) Todo movimento egocntrico denota um fracasso no homem e, normalmente, desemboca no niilismo, representado pela procura da satisfao individual. Dessa forma, o outro se torna objeto. d) O personalismo filosfico, partindo da anlise da estrutura do existente humano, explica que o amor o sentimento de possesso do outro. 3) A seguinte teoria de conhecimento est integrada concepo de homem como unidade substancial. Indique a nica alternativa correta. a) A inteligncia humana, faculdade espiritual, no depende da experincia sensvel, que falha e cheia de imprecises. b) O conceito, primeiro ato da inteligncia, a reproduo do real de forma vaga e generalizada. A apreenso do nome a forma intelectualizada. c) A filosofia contempornea caracteriza-se por rejeitar o idealismo; o "eu" no aceito isolado, necessita do contato com a experincia, com o mundo. d) Note que a realidade necessita ser expressa no discurso, que imperfeito por estar baseado em convenes determinadas por necessidade. 4) Reflita sobre a seguinte questo: Se aceitarmos que somos pessoas pela vontade de Deus, como diz Lvinas, se reconhecemos que no rosto do outro encontramos Deus, a imortalidade pode formar parte de nosso projeto pessoal?

Gabarito Confira, a seguir, as respostas corretas para as questes autoavaliativas propostas:


1) d. 2) d. 3) c. 4) Concluso pessoal.

12. CONSIDERAES
Chegamos ao final de nosso estudo da disciplina Antropologia Filosfica. Em seu transcurso, vimos que esta disciplina surge na primeira metade do sculo 20, conjuntamente com a tenso entre humanismo e anti-humanismo, o interesse pela tecnologia e a preponderncia ideolgica dos sistemas que propem o mer-

178

Antropologia Filosfica

cado de consumo. A proposta central da Antropologia Filosfica entender o lugar do homem no universo, bem como sua natureza e seu destino. Em outras palavras, responder questo: "Quem o homem?" Ou melhor: "Quem sou eu?" Como despedida, deixamos uma refeflexo de Jos Saramago, escritor portugus:
Acho que na sociedade atual nos falta filosofia. Filosofia como espao, lugar, mtodo de reflexo, que pode no ter um objetivo determinado, como a cincia, que avana para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexo, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem idias, no vamos a parte nenhuma (apud MERCADO TICO, 2011).

13. E-REFERNCIAS
MERCADO TICO. urgente voltar filosofia e reflexo. Disponvel em: <http:// mercadoetico.terra.com.br/arquivo/e-urgente-voltar-a-filosofia-e-a-reflexao/>. Acesso em: 16 jan. 2012. PLATO. O Banquete (o amor, o belo). Disponvel em: <http://www.dominiopublico.gov. br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2279>. Acesso em: 16 jan. 2012.

14. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


ABBAGNANO N. Histria da filosofia. Lisboa: Editorial Presena Ltda., 1985. AGOSTINHO DE HIPONA. A cidade de Deus. Lisboa: Edio da Fundao Gulbenklan, 2000. ARISTTELES. tica a nicmaco. Livro X. So Paulo: Abril, 1973. v. 6. (Os Pensadores). ______. Da Alma (De Anima). Traduo de Carlos Humberto Gomes. Lisboa: Edies 70, 2001. BEAUVOIR, S. El segundo sexo. Buenos Aires: Siglo XX, 1972. v. 1. BUBER, M. Qu es el hombre?. Mxico: FCE, 1976. CABADA, M. La vigncia del amor. Madrid: San Pablo, 1994. CYRULNIK, B. El amor que nos cura. Barcelona: Gedisa, 2004. DURKHEIM, E. Sociologia e filosofia. So Paulo: cone, 2003. FRANKL, V. Psicoterapia e sentido da vida. Fundamentos da logoterapia e anlise existencial. So Paulo: Quadrante, 2003. FREUD, S. Trs ensaios sobre a teoria sexual. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (Obras Completas). FROMM, E. A arte de amar. Belo Horizonte: Itatiaia, 1970.

Claretiano -

REDE DE EDUCAO

Ser em Relao

179

HEIDEGGER, M. Ser e o tempo. Petrpolis: Vozes, 2003. HESSEN, J. Tratado de filosofia. Tomo III. Buenos Aires: Sudamericana, 1962. ______. Filosofia dos valores. Traduo de Cabral de Moncada. Coimbra: Armnio Amado Editor, 1980. ______. Teoria do conhecimento. So Paulo: Martins Fontes, 2003. KIERKEGAARD, S. Obras do amor. Petrpolis: Vozes, 2005. (Coleo Pensamento Humano). LUCAS, S. J. As dimenses do homem. Salamanca: Sigueme, 1996. MANDRIONI, H. Introduo filosofia. Buenos Aires: Troquel, 1954. MONDIN, B. Introduo filosofia. So Paulo: Paulinas, 1983. ______. O homem quem Ele? Elementos de Antropologia Filosfica. So Paulo: Paulus, 2003. PASCAL, B. Pensamentos. So Paulo: Nova Cultural, 1999. (Os Pensadores). RICOEUR, P. O si mesmo como um outro. So Paulo: Papirus, 1991. SCHELER, M. El Formalismo en la tica material de los valores. Buenos Aires: Lozada, 1989. TOMS DE AQUINO. Suma Teolgica. So Paulo: Loyola, 2002.

Potrebbero piacerti anche