Sei sulla pagina 1di 18

O COMEO DE TUDO... Comecei no hobby do plastimodelismo desde muito criana, acho que tinha uns 10, 12 anos.

Naquela poca havia muito poucas opes de kits de plstico (a antiga e saudosa Revell) e as tintas nem tinham rtulos. Vinham em kits com 12 cores, em vidrinhos transparentes e tampadas com rolhas. Rstico verdade, mas muito prtico se pensarmos naquela poca, de 1980 a 1986 aproximadamente. As colas eram do tipo superbonder, mas muito menos forte do que hoje e eram elsticas e tinham um cheiro que eu achava delicioso. A pintura dos kits? Tudo na base do pincel, apesar de muitas vezes utilizar a ponta de um palito de dentes, ou a ponta de um alfinete (no plastimodelismo, criatividade tudo). O tempo passou, me casei, vieram os filhos e aqueles kits lindos, montados e pintados na estante fascinavam minhas crias. Com o tempo e depois de muita insistncia destas criaturinhas que amamos tanto, fui descendo os kits pro cho, para o deleite dos meus filhos e para meu desespero. Cada pea que descolava (as colas no eram l estas coisas) era uma lgrima que escorria, mas alguns kits sobreviveram (os de valor sentimental) a essa fase. Filhos maiores, eu resolvi retornar ao meu hobby preferido, mas ao entrar novamente no mundo encantado do plastimodelismo, me deparei com muitas mudanas. Uma efervescncia de kits, tintas e ferramentas especiais, colas dos mais diversos tipos e finalidades, massinhas milagrosas e a mais importante ferramenta que encontrei, a Internet. Fonte inesgotvel de informao, fotos de referncia e fruns para que os modelistas compartilhem suas tcnicas e aprendam novas. E foi trocando experincias que acabei descobrindo a possibilidade de construir um compressor caseiro para minhas pinturas com aergrafo. AERGRAFO X COMPRESSOR Aergrafo, uma pequena pistola de pintura que mais parece uma caneta e que realiza pinturas e efeitos de pintura praticamente impossveis de se fazer utilizando pincel. Dos mais diversos tipos e preo$, o aergrafo o upgrade natural de todo plastimodelista habituado a pintar utilizando pincis.

Para que o aergrafo funcione corretamente necessria uma fonte de ar com presso estabilizada, ou seja, um compressor de ar. Dos mais diversos tipos e tamanhos, os compressores de ar vendidos em lojas especializadas muitas vezes ficam fora do oramento do modelista. E j que existe a possibilidade de montarmos o nosso prprio compressor caseiro, e com um custo menor do que um vendido em lojas especializadas, por qu no? OBJETIVO DESSE ARTIGO Este tpico no tem a finalidade de encerrar as dvidas que existem sobre o assunto, pois elas surgem dependendo das escolhas do tipo de reservatrio, do tipo de motor, da facilidade em adquirir as peas necessrias, e da disponibilidade financeira do plastimodelista. Por esta razo, este ele vem apenas ilustrar os passos da montagem, as experincias e dificuldades e tambm explicar alguns conceitos que ajudaro os colegas de hobby a montarem seu prprio compressor, com sucesso. O meu compressor consiste em um motor (que no caso ser o motor de geladeira, de 1/8 de CV cavalo-vapor, mas pode ser de potncia maior), um reservatrio para o ar comprimido (que neste modelo de compressor foi usado o cilindro reservatrio de ar de freio de caminho) e as vlvulas e conexes necessrias ao funcionamento seguro do compressor. LISTA DE MATERIAL

a)Um motor de geladeira de 1/8 de CV, podendo ser de . Pode ser recondicionado ou novo. Muitos usam motores de ar-condicionado residencial com sucesso. Normalmente vendido j com um rel trmico que o protege como se fosse um disjuntor, em caso de aquecimento excessivo. Na foto abaixo, observe o pequeno filtro de ar, adaptado na entrada de ar do motor. Ele serve para evitar que impurezas e excesso de umidade proveniente do ar entrem no motor e diminuam sua vida til. Alguns colegas, usam filtros de gasolina para veculos, outros adaptam outros tipos de filtro. O importante filtrar o ar de impurezas. Na outra foto, o rel trmico, para proteger o motor. Normalmente o motor j vem com este componente. Existe tambm um componente eltrico que se chama CAPACITOR ELETROLTICO. Ele serve como (explicando em poucas palavras) um auxiliar na partida do motorzinho de geladeira, aumentando a sua vida til. um componente dispensvel, mas altamente recomendvel, e barato. Quando comprar, d uma "chorada" que o vendedor j te vende o motorzinho com o rel-trmico e o capacitor instalados nele!

b) Um cilindro reservatrio de ar de freio de caminho. De vrios formatos e tamanhos (os cilindros de caminhes antigos normalmente so mais gordos parecendo botijes de gs, hoje em dia so mais finos e compridos) podem ser usados sem receios, pois suportam presso e calor muito grandes quando em funcionamento nos caminhes, alm de estarem embebidos em leo internamente o que dificulta a ao de ferrugem em seu interior. Outros tipos de cilindros podem ser usados como reservatrios, como por exemplo, cilindros de extintor de CO2 e cilindros de gs de ar condicionado. Em termos de espessura das paredes, o cilindro de extintor de CO2 muuuito grosso, logo depois vem o cilindro de freio de caminho e em seguida o cilindro de gs de ar-condicionado. Quanto mais grossa a parede do cilindro, mais seguro ele . Pense nisto na hora de adquirir o seu reservatrio.

Foto 3: Nesta foto, o cilindro ao lado de um galozinho de 5 litros, para comparao do tamanho. c) Vlvula de segurana. Para explicar a funo desta vlvula vou usar como exemplo a panela de presso que usamos em um fogo. Quando a presso interna da panela de presso aumenta a um ponto extremo, o vapor comea a escapar pela vlvula de segurana no alto da tampa da panela de presso. No nosso compressor caseiro, quando a presso interna do cilindro reservatrio chega a limites pr-estabelecidos, a vlvula de segurana se abre, liberando o excesso de ar comprimido, evitando assim, acidentes e danos materiais.

Foto 4: A Vlvula de Segurana. d) Vlvula de reteno. Tambm chamada de vlvula unidirecional. A funo desta vlvula, como o nome explica, reter o ar que o motorzinho comprimiu dentro do cilindro. O ar sob presso, dentro do cilindro, no retorna ao motorzinho de geladeira devido ao da vlvula de reteno. Ela tambm chamada de vlvula unidirecional porque o ar flui atravs dela numa nica direo, ou seja, do motorzinho de geladeira para dentro do cilindro. Esta vlvula tambm ajuda a no sobrecarregar o motorzinho durante o processo de enchimento do cilindro.

Foto 5: A vlvula de reteno, tambm chamada vlvula unidirecional. e) Vlvula Dreno. Durante o processo de compresso de ar no cilindro ocorre o aparecimento de umidade, proveniente da unidade relativa da nossa atmosfera e gotculas de leo que o motor de geladeira acaba cuspindo junto com o ar que ele comprime. Esta umidade e este leo de tempos em tempos tm que ser expurgado ou seja, drenado para fora do cilindro. Por esta razo que, na parte mais baixa do cilindro devemos instalar sempre uma vlvula dreno, ou simplesmente dreno. Existem vrios modelos de drenos (algumas lojas vendem estas vlvulas com o nome de expurgador), alguns se parecem uma torneirinha, outros tem um anel que puxado e assim libera o ar e a umidade e o leo saem juntos com este sopro de ar. por esta razo que alguns modelistas acabam por instalar uma vlvula de segurana tambm no lugar do dreno. Quando pra ser drenada a umidade, basta puxar a argola da vlvula de segurana (a que foi instalada como dreno) uma ou duas vezes. o suficiente.

Foto 6: Vlvula dreno. Pode ser encontrada com o nome de expurgador ou registro. f) Pressostato. Este um equipamento importante. Ele funciona com base na presso interna do cilindro. Eu comprei um da marca Mar-Girius modelo 35100, mas que pode ser procurado nas lojas como modelo 80-120. Estes nmeros significam exatamente a presso mnima em que ele liga o motor de geladeira e a presso mxima em que ele desliga o motor. Voc vai usando o ar comprimido do cilindro e a presso interna vai caindo...Quando ela chega a 80 PSI o pressostato liga o compressor. Quando a presso interna chegar a 120 PSI o pressostato desliga o motor.

Foto 7: Pressostato. Modelo com Vlvula de Alvio integrada. Ainda sobre o pressostato, existe um detalhe sobre seu funcionamento. Alguns pressostatos so vendidos com uma pequena vlvula lateral chamada Vlvula de Alvio, outros modelos vem sem esta vlvula. Por qu se chama Vlvula de Alvio? Porque no final da operao de enchimento do cilindro, no momento em que o pressostato desliga o motorzinho de geladeira, esta vlvula de alvio se abre, liberando o ar existente no interior do cano de cobre que vem do motorzinho e entra na vlvula unidirecional (ou de reteno), ALIVIANDO, a fora que o motorzinho ter pra dar a primeira bombeada de ar numa prxima ativao do motorzinho pelo pressostato. Este procedimento automtico: No instante em que os contatos do pressostato desligam o motor, a vlvula de alvio aberta, deixando escapar o ar (no circuito entre o motorzinho e a vlvula unidirecional) que atrapalharia o motor no seu prximo bombeamento de ar.

Foto 8: Vlvula de Alvio em destaque. E abaixo fotos que ilustram o caminho do ar entre o motorzinho e a vlvula de reteno (com presso, na foto 9) e j com o caminho livre, por causa da abertura da vlvula de alvio, para o prximo acionamento do motorzinho de geladeira (foto 10). Quando o motorzinho ligar novamente, ele vai girar livre, pois no haver ar preso no cano que sai dele e entra na vlvula de reteno.

Foto 9 - Ar sob presso no circuito.

Foto 10 - Excesso de Presso j foi liberado atravs da ao da vlvula de alvio. g) Filtro Regulador com Manmetro. O filtro regulador, como o nome j diz, um filtro que instalado na sada de ar do cilindro, regula a presso do ar que entrar no aergrafo atravs de

um boto regulador. Girado em sentido horrio, aumenta a presso que sair do cilindro. Em sentido anti-horrio a presso ser menor. O manmetro acoplado serve exatamente para que voc tenha preciso e controle sobre a presso de sada. Dependendo do tipo de pintura que ser feita no kit, o aergrafo necessita de uma determinada presso. O tipo de diluio da tinta utilizada na pintura do modelo pode demandar tambm de uma presso maior para poder ser usada a contento pelo aergrafo. Usando uma tinta mais diluda, mais lquida a presso do ar no aergrafo pode ser bem pequena, talvez 10 ou 15 PSI j produzam boas pinturas. J uma tinta um pouco mais leitosa, mais encorpada ou at mesmo tintas especiais, podem requerer um pouco mais de presso no aergrafo. Cada modelista usa a presso que melhor produz o resultado que ele quer, por esta razo que este filtro regulador to importante num compressor. bom lembrar que presses excessivas no aergrafo podem danific-lo. Alm disto, o filtro regulador filtra o ar que sai do cilindro, eliminando a umidade natural do ar sob presso e retirando qualquer impureza que tenha passado pelo filtro de ar do motorzinho de geladeira.

Foto 11 : o princpio de funcionamento do Filtro Regulador com manmetro. h) Manmetro de Presso. O manmetro um instrumento que indica a presso interna (pode ser usado em fludos e gases) do cilindro. muito importante que ele esteja posicionado em um local visvel, pois voc perceber que durante a utilizao do compressor, voc ir verificar quase que instintivamente a presso interna do cilindro vrias vezes durante suas pinturas, pois como o motor de geladeira muito silencioso (ideal pra quem reside em apartamentos) voc ter apenas este sinal de que o cilindro est esvaziando ou enchendo. A menos que voc tenha instalado uma lmpada piloto no pressostado, voc s saber que o cilindro est se enchendo de ar atravs do ponteiro do manmetro, pois o motor de geladeira super silencioso, acredite ! No se confunda: No compressor, so dois manmetros: O manmetro do cilindro mede a presso interna do cilindro (bvio !), e o manmetro do filtro regulador mede a presso que o aergrafo vai trabalhar.

Foto 12 : Manmetro do cilindro. HISTRICO DA MONTAGEM - A BUSCA PELO CILINDO (RESERVATRIO) Comecei procurando por um cilindro em oficinas de caminho, em ferros-velho, desmanches. Encontrei muitos cilindros de CO2, mas que estavam em pssimo estado. Alguns tinham at furos de ferrugem, outros simplesmente estavam com a rosca superior to deteriorada e gasta que no botei muita f. Conversando com tcnicos em recarga em extintores de incndio, fui informado de que o cilindro de CO2 chamado de condenado pode ser usado com segurana pra o nosso compressor caseiro. Quando ele chamado de condenado porque a sua rosca superior no suportar mais as elevadas presses a que submetido o CO2, mas que para o nosso hobby e para as presses usadas (no nosso caso, at umas 140 PSI aproximadamente) ele serve perfeitamente. SALIENTO que para usar um cilindro de CO2 o ideal que seja feito um teste hidrosttico nele. Neste teste, realizado em empresas de recarga de extintores, pode-se determinar com preciso, qual a presso mxima que determinado cilindro suporta. um teste barato, no mais que R$ 30,00. confivel. Encontrei o meu cilindro em uma sucataria, a princpio achei que ele fosse pequeno, depois analisando muito bem suas formas, acabei por compr-lo. Foi vendido a preo de quilo e paguei barato. R$ 10,00. Ele estava em boas condies. A pintura era um vermelho chassi de caminho, um tipo de cor de vinho, j bem desgastada. No havia pontos de ferrugem e suas roscas possuam ainda registros. Seu interior estava embebido em fluido de freio ainda. Nem a ferrugem nem a umidade haviam atacado este cilindro. Foi realmente muita sorte encontr-lo em to bom estado de conservao. PREPARAO DO CILINDRO Encontrado o cilindro, uma boa lavada em um posto de gasolina usando leo diesel para desengordur-lo, jato forte de gua para retirar quaisquer incrustaes. Um bom banho novamente, agora usando thinner. Uma dose generosa de ar comprimido pra secar totalmente o interior, um bom banho de sol e ele est praticamente pronto pra ser lixado e preparado para a pintura. Antes da pintura, mandei soldar mais um anel com rosca (servio de torneiro mecnico) para as conexes e duas chapas finas na parte de trs do cilindro pra fix-lo verticalmente no carrinho. Tampei os orifcios de suas roscas pra no entrar sujeiras novamente e depois de lixar o cilindro usando lixas 80 e 150 ele ficou pronto para pintura. Primeiras duas demos de primmer automotivo cinza em spray. Depois de muito bem seco, uma preparada usando lixa 600 e mais 04 demos de tinta automotiva amarelo. Pintei com rolo de pintura, intercalando as demos com uma preparao usando lixa 600 novamente.

Levei mais ou menos uns quatro dias nesta operao, j que o tempo de secagem da tinta deve ser respeitado pra ficar um acabamento decente.

Foto 13: Cilindro pronto para pintura aps soldas. ENCOMENDEI O CARRINHO Cilindro pintado e pronto mandei um serralheiro fazer um carrinho, usando a idia de vrios outros colegas que montaram com sucesso seus compressores. um desenho bsico e que consiste em um carrinho vertical em formato de L em que o cilindro posicionado em p e o motorzinho de geladeira fica fixado embaixo. Deve possuir rodinhas na parte de trs e um p fixo na frente que acaba servindo de freio. Na parte superior um formato que facilite empurrar ou puxar o compressor, j que muitas vezes voc vai ter que tirar ele do lugar, pra dona ona poder limpar o cho. Acredite, estas rodinhas traseiras so fundamentais. Mandei soldar um suporte para enrolar o fio do motorzinho de geladeira de modo que ele no ficasse solto e nem cado no cho.

Fotos 14 e 15 : O modelo de carrinho. Copiei a idia dos colegas aqui do frum. Desenho bsico e funcional. Atente apenas para o fato de que, se voc quiser montar um carrinho PORTTIL, a ponto de ser levado dentro de um carro, o desenho ter que ser re-pensado. Este desenho de carrinho para um compressor que se movimenta, mas dentro de um ambiente nico, uma oficina, uma garagem, uma sala. Ele no foi feito pra ser carregado dentro de um carro, por exemplo. S se for uma Kombi ou caminhonete, ou carretinha . O prximo, eu vou fazer beeem porttil!

Foto 16: Carrinho com suporte (chapa em "L") para fixar o cilindro verticalmente. A ALMA DO COMPRESSOR: O MOTOR! Enquanto o carrinho no ficava pronto, fui atrs do motorzinho de geladeira. Usado, mas funcionando perfeitamente. Um amigo foi fazer uma boa ao, buscando uma geladeira que estava sem uso na casa de uma senhora de idade. Ela pediu que ele fizesse este favor pra ela, retirando esta geladeira velha, pois havia adquirido uma geladeira nova. Ele buscou a geladeira e antes mesmo de desmont-la ele me vendeu o motorzinho dela. R$ 20,00. Testei esse motorzinho em uma loja de assistncia tcnica e o tcnico amigo meu me disse que o motorzinho estava valente e comprimindo a toda fora. Fiquei muito feliz e ele aproveitou e j soldou um flange pra que eu conectasse futuramente um cano de cobre que levaria o ar comprimido at o cilindro. Acabou tambm soldando as entradas e sadas sobrantes e deixou apenas uma entrada de ar e uma sada. Acabou me dando de presente um filtro secador que faz s vezes de filtro de ar e eliminador de umidade na entrada de ar do motor. Este tipo de filtro protege o motorzinho, pois no deixa entrar a umidade natural do ar em contato com suas partes internas. Pintei o motorzinho e fechei com fita crepe a entrada de ar e a sada para evitar a entrada de umidade e partculas de poeira no interior.

Foto 17: Motorzinho j com o filtro secador de ar esquerda e o flange (conector de lato soldado na sada de ar do motor). Como citei anteriormente, devemos instalar um filtro na entrada de ar do motor de geladeira. No meu compressor, instalei um filtro secador, usado em aparelhos de refrigerao. Ele filtra o ar e por ter slica gel em seu interior, ele seca o ar antes que ele entre no motor.

CONSIDERAES SOBRE O MOTOR DE GELADEIRA O motor de geladeira eltrico. At a tudo bem. Mas dentro dele existem peas que se movimentam e necessitam de lubrificao. Existe um leo da marca Texaco que se chama CAPELA e foi especialmente criado para a lubrificao deste tipo de motor. NO USE OUTRO LEO, nem leo de motor 4 tempos, nem leo de fgado de bacalhau! Durante o funcionamento do motorzinho, normal que ele "cuspa" um pouco de leo junto com o ar que ele envia pro cilindro, desta forma, voc pelo menos uma vez por ano (menos tempo, se voc utilizar muito o compressor) voc deve verificar o nvel do leo do motor. Isto tambm pode ser feito ao fazer o dreno do cilindro. Se voc verificar que est saindo muito leo junto com a umidade interna do cilindro no momento que voc fizer o dreno, significa que est na hora de completar o nvel do leo do motorzinho de geladeira. Como se faz isto? Voc vai desconectar o motor do carrinho do teu compressor caseiro, no tubinho onde est conectado o filtro de ar, que a entrada de ar do motorzinho de geladeira voc vai retirar o filtro de ar, colocar uma vasilha com o leo Capela e ligar o motorzinho. Ao aspirar o ar (estando o tubinho de aspirao mergulhado no leo), o motorzinho vai sugar o leo pra dentro dele. Fcil. So aproximadamente 400 ml (quatrocentos mililitros) de leo. Veja o desenho abaixo:

A vasilha com o leo colocada de forma que, ao ser ligado, o motorzinho "suga" o leo para dentro dele. No tem segredo. Outro cuidado diz respeito a temperatura do motorzinho de geladeira. Atente-se vez em quando em tocar com a mo a carcaa do motorzinho de geladeira. Ele normalmente esquenta quando em funcionamento. Se voc tocar num motor de geladeira (em uma geladeira) durante o seu funcionamento, ver que ele aquece. Temperaturas muito altas que so preocupantes. O que temperatura alta? quando voc no consegue ficar tocando o motor sem se queimar. Neste caso, o leo do motor precisa ser vistoriado. Esses pequenos cuidados preservaro o seu "companheiro" de hobby ! COLOCANDO TUDO JUNTO Carrinho pronto. Fixei o motorzinho de geladeira e o cilindro. Comprei uma cruzeta de ferro fundido na medida de 1/4 de polegadas. Alis, as medidas de roscas e demais conexes so todas nesta medida. No invente e nem tente nada diferente. Todas as conexes esto na medida de 1/4. Esta cruzeta foi fixada na parte superior do cilindro, j que o manmetro, a vlvula de segurana e a mangueira que leva o ar para o filtro regulador foram fixadas nesta posio. Na parte de baixo do cilindro vai o dreno (que como j mencionei pode ser substituda

por outra vlvula de segurana que funcionar como dreno quando necessrio, bastando puxar a sua argola e expelir ar do cilindro uma ou duas vezes). No caso especifico do meu compressor, encontrei apenas um tipo de vlvula de reteno aqui em Ribeiro Preto e meu cilindro j possua um orifcio na posio ideal para ela. Ocorreu que a medida da vlvula de reteno era menor do que o orifcio que existia no cilindro, por isto tive que adaptar algumas conexes para que estas medidas casassem. Precisei usar uma espcie de amortecedor de ar, uma espcie de antecmara para que a vlvula de reteno funcionasse corretamente. Caso seu cilindro j possua rocas internas ou orifcios, faa algumas experimentaes. Se for o caso, leve seu cilindro at a loja de conexes e faa alguns testes pra ver o que voc precisar, antes de mandar que algum torneiro mecnico faa mais orifcios ou roscas desnecessrias. Se eu tivesse feito isto, talvez no tivesse que adaptar conexes pra a vlvula de reteno funcionar. Talvez no futuro eu at faa algum upgrade nestas adaptaes visando diminuir o seu tamanho. Na atual configurao, funciona perfeitamente. Este amortecedor de ar no necessrio. No meu caso foi uma adaptao necessria.

Fotos 18 e 19: Amortecedor de ar. Na foto da direita aplicao em compressores industriais antigos e alguns novos. Resolvido o problema da ligao Vlvula de Reteno-Cilindro, agora ligar o motor Vlvula de Reteno. Como aquele amigo tcnico em refrigerao j soldou um flange na sada de ar do motorzinho de geladeira, ficou fcil. Comprei as conexes e usei cano de cobre para esta conexo (alguns colegas, usam mangueiras de alta presso com sucesso). Conexes em lato. So um pouco mais caras, mas tm a vantagem de se autovedarem devido a um anel interno em lato. Lembro apenas que nestas conexes em lato voc no precisa arrochar a porca at ficar vermelho de tanto fazer fora. Basta fazer a unio girando com os dedos e assim que a porca firmar, basta depois disto um quarto de volta para vedar perfeitamente, sem precisar usar fita veda-roscas (teflon). Eu usei teflon nas conexes em ferro fundido. Na cruzeta superior e em algumas conexes inferiores eu usei bastante teflon, pois as conexes em ferro-fundido so um pouco rsticas na sua usinagem e acabam ficando com imperfeies fceis de surgir vazamento de ar. Depois desta fase foi a vez do pressostato. A instalao no difcil e ele vem com um manualzinho dentro da sua caixa plstica. Basta desparafusar um nico parafuso e a tampinha sai. Dentro voc encontra o esquema de ligao do cabo de fora. O pressostato vai ficar entre a tomada e o motor da geladeira. Ele um tipo de interruptor, lembre-se. Basta ter esta idia na cabea que a montagem fica fcil.

A vlvula de alvio do pressostato ligada vlvula de reteno (vide foto 9).Usei um caninho de cobre tambm. Conexes em lato. Fcil.

Foto 20: Condute flexvel que protege a fiao eltrica preso com cinta plstica ao chassi do carrinho. Esttica melhor e mais proteo. E soldei tambm duas chapinhas em perfil "L" pra enrolar o fio e evitar que ele ficasse pendurado ou jogado sobre o compressor. Fica mais bonito e organizado! FINALIZANDO A MONTAGEM A ltima fase da montagem: A conexo Filtro regulador-cilindro. Como o filtro regulador vai ser manuseado com freqncia (toda vez que voc for usar o compressor) ele tem que ser fixado em um ponto de ancoragem bem firme, fixo e sem oscilaes. Se ele for fixado na cruzeta superior do cilindro, ao ser acionado, toda a cruzeta e os componentes que esto conectados a ela acabam sendo forados. Minimamente certo, mas essa movimentao prejudicial e pode ocasionar vazamentos. No meu compressor, optei por fixar o filtro regulador no prprio carrinho e no no cilindro. O meu filtro j veio com um suporte pronto pra ser parafusado. Fiz dois furos e parafusei usando parafusos de rosca soberba. Ficou muito bom. Da cruzeta superior do cilindro parte uma mangueira prpria para altas presses e ela entra no filtro. Do filtro regulador que parte a mangueira que levar o ar para o aergrafo.

Foto 21: Filtro Regulador fixado no corpo do carrinho. Praticidade. Diagrama das conexes e Aspecto Final da Montagem:

DIAGRAMA DAS LIGAES ELTRICAS O pressostato um interruptor, ento ele vai ficar entre a tomada e o motor de geladeira! . No se assuste pensando que voc no entende nada de eletricidade. Pode ficar tranquilo. fcil e no nenhum bicho de sete cabeas ( Talvez, 5, mas 7 ,no! ). Veja a ligao bsica abaixo:

E as conexes eltricas motor de geladeira-pressostato-capacitor eletroltico-rel-trmico e motor. Pra quem conhece um pouco de eletricidade, no vai haver problemas. Pra quem nunca viu, durante a montagem desta etapa, consulte um colega eletricista ou o tcnico em refrigerao (na minha opinio, o mais indicado ) que ele vai te auxiliar a finalizar esta etapa facilmente.

O MEU COMPRESSOR! E afinal, o compressor.O meu compressor s no tem o componente "D", que um registro. De resto exatamente igual ao diagrama. Montado e funcionando ! Eu gastei aproximadamente R$ 350,00. A mangueirinha azul apenas uma extenso da mangueira que sai do filtro regulador para o aergrafo.

Muitos colegas j montaram seus compressores com sucesso, usando como reservatrio, cilindro de extintor de incndio. Lembro apenas que devem ser usados, PREFERENCIALMENTE os de CO2 por terem as paredes internas mais espessas, o que aumenta muito a segurana da

montagem e manuseio do compressor. Os de gua pressurizada e p qumico no so recomendados, pois tm as paredes muito mais finas e comprometem a segurana. Outros colegas usaram botijes de gs usados em ar condicionado. Eles tm as paredes grossas e suportam presses relativamente altas. Ao optar por um cilindro deste tipo, faa teste hidrosttico nele pra ter certeza de quanta presso ele agenta. Algumas montagens de compressores podem ter configuraes diferentes da mostrada aqui. Cada plastimodelista acaba montando da sua forma. O que eu ressalto a necessidade de termos sempre em mente a segurana. No economize em vlvulas de segurana, nem no pressostato e nem na vlvula de reteno. Todos os itens citados neste artigo fazem parte de uma montagem segura e funcional. ALGUNS MODELOS INTERESSANTES Abaixo exemplos de compressores caseiros montados. Fotos retiradas da Internet e do Frum da Webkits.

CONCLUSO Espero que este tpico tenha esclarecido muitas dvidas. Tive a satisfao de montar o meu prprio compressor caseiro, gastando bem menos do que comprando um pronto. Muitos colegas do Frum da Webkits me auxiliaram com muito boa vontade. Entre tantos, Firefox, JMResende, MarioCavalcante, Chopper, Fosc , Floripa, Jiap e outros. Desculpem se me esqueci de algum. Estou repassando o que eu sei. o mnimo que posso fazer.

Potrebbero piacerti anche