Sei sulla pagina 1di 10

A ENERGIA NUCLEAR E SUA APLICAO INDUSTRIAL LEONEL SOARES DE SOUZA1; RICARDO COURA OLIVEIRA2; MARCELO JOS SIMONETTI3.

1 2

Graduando do Curso de Tecnologia em Automao Industrial, Fatec - SP. E-mail: leonelsods@gmail.com Professor, M.Sc. Ricardo Coura Oliveira, Fatec - SP. E-mail: ricardoliv@bol.com.br 3 Professor, M.Sc. Marcelo Jos Simonetti, Fatec - SP. E-mail: mjsimonetti@yahoo.com.br

RESUMO Atravs da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o Governo Federal iniciou em 2010 a concepo do novo Reator Multipropsito Brasileiro (RMB), que ser instalado no Municpio de Iper, estado de So Paulo, em rea adjacente ao Centro Tecnolgico da Marinha em So Paulo. Para abrigar o reator, a CNEN criar em parceria com o Governo do Estado de So Paulo um novo instituto de pesquisas, plo da Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, destinado formao de pesquisadores e engenheiros especializados em tecnologia nuclear. O custo do RMB est estimado em 500 milhes de dlares. Com construo prevista para seis anos, o RMB ter potncia de 30 MW. Esses fatos esto movimentando a regio, provocando muitas discusses sobre o tema. Nesse polo de pesquisa, haver a produo de radioistopos que tm consequncia direta no segmento dos ensaios no destrutivos, onde se destaca a gamagrafia, ensaio que garante nos componentes inspecionados a qualidade requerida, atestando ausncia de defeitos que comprometam seu desempenho. Sendo um ensaio no destrutivo, no ocorre a destruio desses materiais. Alm disso, torna possvel a criao e o aperfeioamento de novos mtodos e processos, com testes de novos produtos. Usado principalmente nas indstrias de petrleo, petroqumica e nuclear, para a inspeo, sobretudo de juntas soldadas, o mtodo da gamagrafia frequentemente referenciado pelos cdigos de fabricao de peas e estruturas de responsabilidade, para determinao da eficincia da base de clculo pela engenharia. Para a Garantia da Qualidade Assegurada, a radiologia de um modo geral, desempenha um papel de extrema importncia na documentao da qualidade do produto inspecionado. As imagens geradas representam com fidelidade as constituies internas das peas radiografadas no setor industrial. Nesse trabalho, objetivamos fazer uma breve abordagem da energia nuclear, contextualizando a sua importncia (em vrios campos da sociedade produtiva), sobretudo no segmento industrial, nos ensaios radiogrficos no destrutivos, especificamente aqueles envolvendo os raios gama (). O foco desse estudo est na utilizao industrial da gamagrafia (radiografia com raios gama) de estruturas soldadas e fundidas. PALAVRAS CHAVE: energia nuclear. tecnologia em radiologia. raios gama ().

1 - INTRODUO Tanto os elementos radioativos quanto radiao por eles emitida, existem no planeta antes mesmo do aparecimento da vida humana. Tendo origem na grande exploso, h bilhes de anos, a radiao tem se dispersado pelo cosmo. Muito tempo antes do desenvolvimento tecnolgico para fornecimento de energia, j ocorria liberao de energia na natureza a partir de processos de fuso e fisso. Entretanto, faz pouco mais de um sculo que a humanidade descobriu o fenmeno da radioatividade. A partir da, a utilizao de radioistopos na indstria e medicina, apresenta crescimento contnuo (MAZZILLI, 2012). O reator nuclear um dispositivo para a produo de energia, com fisso do ncleo de urnio. Na reao em cadeia, considerando que cada fisso de um ncleo de urnio produz trs nutrons, e cada um deles ocasiona uma nova fisso; o processo adquire um desenvolvimento na forma de uma progresso geomtrica. Em um tempo muito reduzido, a vigsima gerao de fisses atingiria 400 milhes de fisses. Esse fato indica a natureza explosiva de uma reao em cadeia, se ela no for controlada. Na realidade, no temos necessariamente a produo de trs nutrons livres em cada fisso, e cada nutron livre no encontrar necessariamente um alvo para fissionar. Um reator nuclear contm aproximadamente 1013, 1014 ou mais nutrons por cm2 por segundo. Todavia, fato que a energia nuclear desempenha um papel relevante na indstria mundial atravs da radiologia industrial, que alm de garantir a segurana, assegura a qualidade dos produtos industriais fabricados (ANDREUCCI, 2003), por meio, por exemplo, da gamagrafia de estruturas soldadas e fundidas.

2-FUNDAMENTAO O mundo atravessa uma crise energtica. O aumento da populao mundial, agora superior a sete bilhes de pessoas, provoca uma crescente demanda de energia, o que tem levado o homem a avaliar cuidadosamente todas as formas de produzi-la (MAZZILLI, 2012). A energia nuclear possui relevncia no cenrio mundial atual, onde as indstrias necessitam de grande eficincia, boa competitividade, com apresentao de produtos de qualidade com custos atraentes, para consumidores sempre mais exigentes (ANDREUCCI, 2012). A gamagrafia industrial, que se utiliza da energia nuclear, faz parte do controle de qualidade das soldas em partes de navios, componentes de avies (motores, asas, etc.) entre outros vrios exemplos, sendo essencial o seu estudo.

2.1-ESTRUTURA ATMICA

Todo tomo possui em seu ncleo um nmero especfico de prtons (partculas de carga positiva), que determina o elemento. Cada tomo tem sua estabilidade de cargas baseada na igualdade entre o nmero de eltrons orbitais (partculas de carga negativa), e o nmero de prtons, fato que o torna neutro. Abrigam-se ainda no ncleo os nutrons, assim nomeados por no apresentarem carga eltrica (MAZZILLI, 2012). Os tomos de um mesmo elemento qumico possuem o mesmo nmero de prtons no ncleo, porm podem ter nmeros diferentes de nutrons. Aqueles tomos que apresentam nmeros diferentes de nutrons, mas o mesmo nmero de prtons, so chamados istopos. So divididos em estveis e radioativos. Os radioativos so chamados radioistopos. A radioatividade pode ser definida como um processo no qual um radionucldeo pai sofre uma desintegrao espontnea, liberando certa quantidade de radiao (energia), formando um

nucldeo filho. Por exemplo, o Urnio 238 (U-238) possui 92 prtons e 146 nutrons; o Urnio 235 (U-235) tem os mesmos 92 prtons, porm 143 nutrons(MAZZILLI, 2012).

Uma minoria de nucldeos estvel, apresentando um estado de equilbrio. Porm, a maioria instvel e tende a atingir seu equilbrio transformando-se em outros nucldeos. As partculas do tomo de Urnio 238 (U-238) so capazes de manter-se unidas, porm de modo aleatrio e sbito um conjunto de seus prtons e nutrons (2 de cada respectivamente) se desprende do ncleo e o U-238 se transforma ento em Trio 234 (Th-234), com 90 prtons e 144 nutrons. Aps sucessivas transmutaes, obtm-se o Chumbo (Pb; Z=82) estvel (MAZZILLI, 2012). A figura seguinte mostra a srie do urnio.

238 U
4,47x10a

234 Th
24,1 d

234 Pa
1,17 min.

234 U
2,45x10 a

230 Th
7,7x10 a

226 Ra
1600 a

222 Rn
3,82 d

218 Po
3,05 min

214 Pb
26,8 min

214 Bi
19,9 min

214 Po
1,64x10 a

210 Bi
5,01 d

210 Po
136 d

210 Pb
22,3 a

206 Pb
estvel

Figura 1: Fluxograma: decaimento do Urnio (Fonte: MAZZILLI, 2012).

Na figura, 2 possvel observar o poder de penetrao para diferentes tipos de radiaes. A radiao gama muito mais penetrante; pode atravessar blocos metlicos e blocos de concreto (MAZZILLI, 2012).

Figura 2: Penetrao das radiaes , , e (Fonte: MAZZILLI, 2012).

3- RAIOS GAMA () NA INDSTRIA. Com o desenvolvimento da tecnologia nuclear e a construo dos reatores nucleares, foi possvel a produo artificial de istopos radioativos atravs de reaes nucleares de ativao ocorridas no ncleo do reator. Esse fenmeno de ativao ocorre por se juntar elementos naturais ao ncleo de um reator. Com o bombardeio de nutrons trmicos, atingindo e penetrando o ncleo atmico, ocorre desequilbrio energtico, e mudana de massa atmica. O estabelecimento do equilbrio energtico do ncleo do tomo feito pela liberao de energia na forma de raios gama () (ANDREUCCI, 2003). Ao ser submetido ao processo de ativao, o tomo passa a emitir radiao por estar seu ncleo em estado excitado de energia. Esse estgio de excitao se prolonga por um determinado perodo, diminuindo gradualmente medida que o tempo passa. o fenmeno do decaimento radioativo. Uma caracterstica importante do decaimento radioativo que ele se processa em velocidades diferentes para diferentes elementos (MAZZILLI, 2012). Em funo de sua versatilidade, o espectro de segmentos industriais que podem se utilizar desta tcnica muito grande, habilitando-a como importante ferramenta no controle da qualidade de produtos e componentes destinados s indstrias petroqumica, alimentcia, automobilstica, blica, aeronutica, naval e siderrgica (CARVALHO,2012). Um ajuste preciso de liga reflete a soldagem com alta qualidade, boa resistncia corroso e timas propriedades mecnicas. Assim, os parmetros de soldagem podero ter ajustes facilitados. Entretanto, os ensaios radiogrficos detectaro imperfeies ocorridas nos materiais de diversas qualidades. 4-EQUIPAMENTOS DE GAMAGRAFIA As fontes usadas em gamagrafias requerem cuidados especiais de segurana, pois uma vez ativadas, emitem radiao constantemente. Desse modo, necessrio um equipamento que fornea uma blindagem contra as radiaes emitidas da fonte, quando a mesma no est sendo usada para inspeo. Da mesma forma, necessrio dotar essa blindagem de um sistema que permita retirar a fonte de seu interior, para realizar a radiografia. Tal equipamento denomina-se irradiador.

Os irradiadores so compostos fundamentalmente de trs componentes bsicos: 1) Uma blindagem; 2) Uma fonte radioativa; 3) Um dispositivo para expor a fonte.

1- Cabo de comando ou telecomando 2- Irradiador 3- Tubo guia (flexvel)

4- Blindagem de Urnio metlico 5- Canal de trnsito da fonte em S 6- Colimador

Figura 3: Equipamento da gamagrafia. (Fonte: SANTARITA, 2012). Na figura 3, possvel observar a nomenclatura de um equipamento de gamagrafia industrial. Um irradiador gama normalmente porttil; um fato que merece destaque.

4.1-TCNICAS RADIOGRFICAS

Existem diferentes tcnicas de exposies radiogrficas para os ensaios. Um exemplo a Tcnica de Parede Dupla e Vista Dupla (PD-VD), onde ocorre uma projeo simultnea da parede voltada para a fonte. Essa tcnica geralmente empregada nas inspees de tubulaes com dimetros iguais ou menores de 31/2 polegadas (89mm). Para as soldas, recomendado que o feixe de radiao fique fora do plano da solda e com angulao suficiente para separar as paredes voltadas para a fonte e o filme, para que no ocorra sobreposio de reas a serem visualizadas. Para a cobertura de toda a rea de interesse em uma solda circunferencial, so tomadas duas exposies com diferena de noventa graus. A projeo de uma solda circunferencial resulta em imagem elptica radiogrfica. Por isso, esta tcnica tambm conhecida como elipse. Outro exemplo de tcnica radiogrfica a panormica. A tcnica de exposio panormica em tubulaes muito interessante, quando possvel um posicionamento central da fonte, pois com uma nica exposio possvel cobrir todo o comprimento de uma solda circunferencial. Uma ateno especial deve existir para a quantidade

de filmes utilizados em cada dimetro tubular, marcadores de posicionamento e a prpria sobreposio dos filmes.

Figura 4: Configurao para exposio panormica (Fonte: CONFAB, 2012). 5-PARMETROS DE ENSAIO Todos os ensaios de gamagrafia devem ser executados conforme normas bsicas de padro internacional (ABNT,ASME,ASTM,DIN, etc.). Reside a uma das mais difceis tarefas do tcnico, pois uma falha na interpretao pode ocasionar uma reprovao de pea em boas condies, ou a aprovao de uma pea com descontinuidades acima dos limites permitidos por norma aplicvel, o que significa fato grave (PALIN, 2012). 5.1 APLICAES EM PEAS SOLDADAS E FUNDIDAS

Os estudos, nesse trabalho, levam em considerao os ensaios e avaliaes realizadas em peas fundidas e soldadas, todos esses respeitando as normas e procedimentos.
Os critrios para avaliao das juntas soldadas em vasos de presso, esto contidos no Cdigo ASME Seo VIII, Div. 1, sendo aplicvel juntas soldadas de topo, dividido em dois grupos: -Soldas projetadas para ensaio radiogrfico total pargrafo UW-51 -Soldas projetadas para ensaio radiogrfico Spot(amostral) pargrafo UW 52. As soldas regidas pelo pargrafo UW 51 do Cdigo ASME Seo VIII, Div. 1, portanto devem estar livres de: (1) Qualquer indicao caracterizada como trinca, zona de fuso ou penetrao incompleta; (2) Qualquer outra indicao alongada na radiografia que tenha um comprimento maior que: (a) de polegada para t at de polegada (b) de polegada para t de de polegada at 2 de polegada (c) de polegada para t acima de 2 de polegada Onde t a espessura da solda excluindo qualquer reforo permitido. Para juntas de topo que tenham diferentes espessuras de soldas, t a mais fina dessas espessuras.

(3) Qualquer grupo de indicaes alinhadas que tenham um comprimento agregado maior do que t num comprimento de 12t, exceto quando a distncia entre duas imperfeies sucessivas exceder a 6L, onde L o comprimento da mais longa imperfeio no grupo. (4)Indicaes arredondadas em excesso ao especificado no padro de aceitao ASME Seo VIII, Div. 1-Apndice 4 A figura 5 apresenta na pea soldada a concentrao tpica de descontinuidades permitidas em 6 de solda com espessura (t) entre 3 a 6 mm e so visualizadas pelas distncias entre os pontos.

Figura 5: Concentrao tpica de descontinuidade em peas soldadas (Fonte: ANDREUCCI, 2003). Podemos observar que na figura 6 a seguir apresentado um tamanho mximo de indicao isolada aceita conforme cdigo ASME

Figura 6: Tamanho mximo de registro isolado (Fonte: ANDREUCCI, 2003). Na figura 7, apresentada uma concentrao tpica de descontinuidades permitidas em 6 de solda com espessura (t) entre 6,3 e 9,5 mm.

Figura 7: Apresentao da descontinuidade (Fonte: ANDREUCCI, 2003). No processo de soldagem, visualizado atravs da figura 8, observamos uma junta de solda em pea soldada, onde no possvel observar a irregularidade de falta de penetrao na raiz das partes unidas pelo processo de soldagem. Com o auxilio do processo radiogrfico observase na figura 9, especificamente entre as setas uma linha escura, indicando descontinuidade das partes, onde certamente poderia comprometer o desempenho do produto.

Figura 8 Junta soldada (Fonte: ANDREUCCI, 2003).

Figura 9 Descontinuidade de solda

A figura 10 apresenta uma radiografia de solda contendo falta de fuso e incluses em linha, e na figura 11 temos a ocorrncia de porosidade e incluso de corpo estranho.

Figura 10: Falta de Fuso (Fonte: PALIN, 2012).

Figura 11: Porosidade e Incluso (Fonte: PALIN, 2012). Todos esses ensaios tm como fator varivel a dimenso da pea a ser analisada, e devido s diferenas de densidades e variaes na espessura do material, diferentes regies de uma pea absorvero quantidades diferentes da radiao penetrante. Essa variao na quantidade de radiao absorvida, detectada atravs de um meio, indica entre outras coisas, a existncia de uma falha interna ou defeito no material (FERRUFINO, 2011). A radiografia industrial ento usada para detectar variao de uma regio de um determinado material que apresenta uma diferena em espessura ou densidade comparada com uma regio vizinha, em outras palavras, a radiografia um mtodo capaz de detectar com boas sensibilidades os possveis defeitos volumtricos. Alguns defeitos como vazios e incluses podero ser facilmente detectados (MAZZILLI, 2012). Atualmente, esses testes so muito empregados em equipamentos que no podem falhar como: vlvulas de presso, sistemas de propulso, peas fundidas, produtos unidos pelo processo de soldagem, entre outras aplicaes. Uma falha pode gerar risco sade, ao bem estar, ao meio ambiente e integridade fsica como um todo. 6-CONCLUSO Toda forma de gerao de energia apresenta, em um determinado momento, algum tipo de inconveniente. A energia nuclear no exceo. No entanto, ela uma forma de energia segura, que no provoca impacto ambiental, destacando-se em relao a outras formas de gerao. A economia, a segurana e a confiabilidade so fatores de relevncia. Com relao aos rejeitos radioativos, obviamente, uma perfeita administrao deve ocorrer. A fisso nuclear, artificialmente produzida em reatores, gera energia e produz mais de uma centena de subprodutos, entre os quais esto os radioistopos usados na indstria.

O rdio e o mesotrio so exemplos de fontes radioativas naturais utilizadas em radiografia industrial. A emisso gama de alta energia usada apenas em situaes especficas para atravessar grandes espessuras de paredes. Uma desvantagem caracterstica a impossibilidade da obteno desse tipo de fonte com dimenses e intensidades adequadas, alm de alto custo. Essas fontes naturais so proibidas em vrios pases, sendo atualmente pouco utilizadas nas aplicaes industriais. As fontes artificiais de raios gama permitem boas condies referentes ao poder de penetrao, intensidade, meia-vida e atividade especfica. A caracterstica da versatilidade tambm deve ser ressaltada. Ela facilita o exame de tubos, vasos de presso e outras estruturas e/ou equipamentos que oferecem dificuldades para acesso interno. As fontes gama exigem blindagens especiais. Para a realizao dos ensaios radiogrficos no destrutivos com os irradiadores, as fontes devem ser ejetadas destas blindagens. So exemplos de tcnicas radiogrficas industriais para os ensaios no destrutivos: tcnica de exposio panormica e tcnica PD-VD. Esse trabalho apresentou exemplos de ocorrncias e registros em peas soldadas e fundidas, respeitando as normas e procedimentos em vigor. vlido ressaltar que os ensaios no destrutivos radiogrficos so empregados no controle da qualidade de vrios ramos industriais, tais como o petroqumico, o alimentcio, automobilstico, aeronutico, naval, blico, siderrgico. No presente, o Centro Tecnolgico da Marinha em So Paulo, localizado na cidade de Iper, est prestes a receber um reator nuclear, para que sejam produzidos os elementos. Esse fato movimenta esta regio paulista, e certamente significar um importante desenvolvimento tecnolgico. 7-BIBLIOGRAFIA: ANDREUCCI, R Iniciao Radiologia Curso de extenso Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAANOMAG/radiologia-industrial>. Acesso em: 27 jul. 2012. ANDREUCCI,R., Radiografia Industrial. So Paulo -ABENDE Associao Brasileira de Ensaios No Destrutivos, Julho 2003 - Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:tbR8aX4DZYJ:www.fisica.net/nuclear/radiologia_industrial.pdf+ANDREUCCI,R.+%E2%80% 93+Associa%C3%A7%C3%A3o+Brasileira+de+Ensaios+N%C3%A3o+Destrutivos,+Julho+% E2%80%93+2003&hl=ptBR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESjl8C9pI2oDrUB6J1HYAYB_Wbw-EZA0k9bryEyDVPrm V24sAt_vcv2ktR6HAwLjzrh4zl8tjH-PuIU4CAfleq9aqeQc58SYiq9-ygCoHS3jHi18Vu1OHU1z-NgFLP GOhEdh1i&sig=AHIEtbTMBojodqQnC-i73a-vyMr9YcHJwg> Acesso em: 12 ago. 2012. CARVALHO, Gilberto, Determinao de defeitos em profundidade (Estereoradiografia), IPEN CNEN SP. 2012. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer? a=v&q=cache:GAxub3HXfL4J: www.ipen.br/biblioteca/2000/cgen/07255.PDF+Informa%C3%A7%C3%A3o+IEA+n%C2%B0 +29+de+agosto+de+1974+SANCHEZ+Ensaios+n%C3%A3o+destrutivos+pela+t%C3%A9cnic a+dos+raios+%E2%80%9CX%E2%80%9D+e+raios+%E2%80%9Cgama%E2%80%9D&hl=pt -BR&gl=br&pid=bl&srcid= ADGEESjsMvGtPaeoXTpoNoBvvYh0uv9C5fSAkwDQJ5SMXVeZtJEfsq37jwkmz68FdGcaYyGSr52 HoMvtq2syIHEquIZguqBqwGABpf3LA7CPutfeb1bjOKbXWqjn1syIo8XuiGVaFW&sig=AHIEtbSWX p VGDaAqwCSYxFR5ViDXyX7hg>. Acesso em: 07 ago. 2012. CONFAB, 2012 Confab Equipamentos Equipamentos Industriais

Disponvel em: http://www.confabequipamentos.com.br. Acesso em: 23 ago. 2012. FERRUFINO, F.B.J. Determinao Quantitativa da Homogeneidade da Distribuio de Urnio em Combustveis Nucleares Tipo Placa. Centro de Combustveis Nucleares Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares/Comisso Nacional de Energia Nuclear-SP (IPEN/CNEN-SP). Tese de mestrado. 2011. MAZZILLI,B.P.;Mduar,M.F.;Campos,M.P. Radioatividade no meio ambiente e avaliao de impacto radiolgico ambiental. Diviso de Ensino Secretaria de Ps-Graduao IPEN/CNEN-SP. 2012. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:XROYTFjHdzMJ:www.ipen.br/conteudo/uploa d/201103311026310.Apostila%2520TNA-5754%2520abr2011.pdf+Radioatividade+no+meio+ambiente+e+ avalia %C3%A7%C3%A3o+de+impacto+radiol%C3%B3gico+ambiental.%E2%80%93&hl=ptBR&gl=br&pid =bl&srcid=ADGEEShtLEjENXss-BQeBSRa6Lz628CDMl_yyQOub6MyxNaJEISTcnb96Y87SdfefRw1BzP65yi9vaLW9VHNDKCgJhRBW4ZzLeSpK1beiY2yprWqFSD9FNH wQjVpA7n9MjapJDqh9n &sig=AHIEtbREqN2MqFFDwttvXSKSuoSLxk2feQ>. Acesso em: 28 jul. 2012. PALIN, D. - Controle de Qualidade Radiologia Industrial Tecnologia em Radiologia. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAORoAI/controle-qualidaderadiologia-industrial-tecnologia-radiologia>. Acesso em: 28 jun. 2012. SANTARITA, L. - Curso superior em Tecnologia em Radiologia Disponvel em: <www.lucianosantarita.pro.br>. Acesso em: 22 mai. 2012.

Potrebbero piacerti anche