Sei sulla pagina 1di 12

CASA, Vol.8 n.

1, agosto de 2010

Cadernos de Semitica Aplicada Vol. 8.n.1, agosto de 2010

A FIGURA DE JESUS CRISTO NO DISCURSO DA MDIA CONTEMPORNEA THE FIGURE OF JESUS CHRIST IN THE DISCOURSE OF CONTEMPORARY MEDIA Rubens Csar Baquio1 UNESP Universidade Estadual Paulista
RESUMO: A figura de Jesus Cristo representada de formas variadas no decorrer da histria, e essas representaes heterogneas esto relacionadas aos valores das culturas produtoras dos discursos. A sintaxe discursiva que estrutura essas representaes um encadeamento de atos que conjuga a dimenso da intensidade (o sensvel, o afetivo) e a dimenso da extensidade (o inteligvel, o compreensvel). A semitica discursiva possibilita, por meio de anlises, entender a ocorrncia das transformaes culturais nos discursos produzidos em perodos histricos diferentes e em culturas distintas. PALAVRAS-CHAVE: Fenomenologia; Semitica Tensiva; Plurilinguismo.

ABSTRACT: The figure of Jesus Christ is represented in different forms in the course of history and thats heterogeneous representations are in relationship with the axiology of the culture that produces the discourse. The discursive syntax that organizes the representations of Christ is an assemblage of acts that conjugates the dimension of intensity (the sensibility, the affectivity) and the dimension of extensity (the intelligible, the comprehensible). The discoursive semiotic possibilities understand the cultural transformations in the analysis of discourses that are produced in different historical periods and in distinct cultures. KEYWORDS: Phenomenology; Tensive Semiotics; Plurilinguistic.

Introduo A Lingustica moderna surge a partir dos trabalhos de Ferdinand de Saussure e se desenvolve em vrias linhas de pesquisa. Uma dessas correntes tericas trata do estudo do discurso, que compreende a anlise dos vrios elementos lingusticos que compem um texto. Entre as perspectivas que estudam o discurso, destacam-se o Crculo de Bakhtin e a Semitica greimasiana. Mikhail Bakhtin estudou os aspectos polticos da linguagem apoiado nas teorias
1

Doutorando e Mestre pelo Programa de Ps-Graduao em Lingustica e Lngua Portuguesa da UNESP/Campus de Araraquara.

1 http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.8 n.1, agosto de 2010

marxistas e tambm se concentrou no estudo da literatura ao estabelecer novas teorias na anlise do romance. Seus trabalhos integram o chamado Crculo de Bakhtin, porque h muitas discusses sobre a autoria de textos que podem ter sido escritos por Bakhtin, Volochinov ou Medvedev; os dois ltimos, contemporneos de Bakhtin. O linguista lituano Algirdas Julien Greimas criou a escola francesa de Semitica ao ampliar as teorias de Saussure e Hjemslev para a anlise tanto de textos verbais quanto no verbais (visuais, audiovisuais, etc.). O Crculo de Bakhtin se ocupa do carter scio-histrico da linguagem e a Semitica greimasiana se concentra no desenvolvimento constante de um instrumental analtico para examinar as diversas manifestaes da linguagem. Mesmo com as diferenas entre as duas perspectivas, existem pontos de contato conceituais interessantes entre elas. Tanto o Crculo de Bakhtin quanto a Semitica greimasiana desenvolveram estudos profundos calcados na fenomenologia, que uma corrente filosfica cujas reflexes se concentram na percepo, no modo como a atividade sensrio-motora define a existncia humana. O conceito de corpo fundamental no pensamento fenomenolgico na medida em que os fenmenos fsicos do universo so percebidos pelas sensaes e emoes corpreas. O homem reconhece a existncia dos fenmenos fsicos por meio dos sentidos fisiolgicos, que percebem tanto estmulos internos quanto externos ao corpo. Assim, toda a experincia entre homem e mundo est ligada atividade sensrio-motora. Ao se pretender uma aproximao conceitual dessa natureza, preciso entender as diferenas fundamentais entre as duas perspectivas. Os trabalhos do Crculo de Bakhtin foram desenvolvidos ao se considerar o aspecto social e histrico da linguagem, enquanto a Semitica se desenvolveu a partir de estudos sobre a imanncia das estruturas lingusticas. O cuidado que tomaremos para no deturpar as bases da teoria Semitica e dos trabalhos do Crculo de Bakhtin ser nos limitarmos a discusses sobre conceitos que possuam similaridades e, portanto, possam ser expostos e comparados para fins analticos. A explanao e a aplicao dos conceitos sero feitas sem trazer tona as diferenas entre as duas perspectivas. Desse modo, acreditamos em que os conceitos do Crculo de Bakhtin emprestaro um alcance scio-histrico amplo e a Semitica emprestar um instrumental analtico preciso para a realizao deste trabalho. Neste artigo, destacamos como objeto a figura de Jesus Cristo, cuja composio discursiva intencionamos explorar, pois entendemos que a imagem de Cristo estabiliza a ideia de sagrado na cultura ocidental.

1. O CONCEITO FENOMENOLGICO DE CORPO

1.1 O conceito de corpo segundo Bakhtin Como outros notrios pensadores que trabalharam com a fenomenologia, Bakhtin tambm refletiu sobre conceitos fenomenolgicos, como o corpo e a percepo. Ao trabalhar o primeiro conceito, Bakhtin classifica o corpo exterior como a experincia do homem com as imagens externas: a relao do sujeito com o corpo do outro o vivenciamento da imagem externa na autoconscincia e em relao a outra pessoa, das fronteiras externas do corpo e da ao fsica externa. (BAKHTIN, 2003, p.44). No entanto, a 2 http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.8 n.1, agosto de 2010

experincia do sujeito com o corpo exterior, do outro, no uma relao direta, pois o corpo do sujeito se impe como um corpo interior, carregado de conceitos, emoes, etc. Assim, toda relao com o corpo exterior e com as suas fronteiras externas est ligada autoconscincia do corpo interior:
O corpo interior meu corpo enquanto elemento de minha autoconscincia um conjunto de sensaes orgnicas interiores, de necessidades e desejos reunidos em torno de um centro interior: j o elemento externo [...] fragmentrio e no atinge autonomia e plenitude, tem sempre um equivalente interior que o leva a pertencer unidade interior. No posso reagir de forma imediata ao meu corpo exterior: todos os sons volitivoemocionais diretos, que em mim esto ligados ao corpo, dizem respeito ao seu estado interior e s suas possibilidades como sofrimentos, gozos, paixes, satisfaes, etc. (BAKHTIN, 2003, p. 44).

A conscincia que o sujeito tem de seu exterior, de todas as relaes com o corpo do outro e com as imagens externas atravessada pelos conceitos e emoes interiores. O sujeito s experimenta a conscincia do corpo em sua plenitude na relao significativa que h entre o corpo interior e o corpo exterior. no seu relacionamento com o corpo exterior que o sujeito toma conscincia dos elementos sociais e polticos de seu mundo. A noo de valores ticos se d por meio da relao com o corpo do outro:
S o outro est personificado para mim em termos tico-axiolgicos. Neste sentido, o corpo no algo que se baste a si mesmo, necessita do outro, do seu reconhecimento e da sua atividade formadora. S o corpo interior a carne pesada dado ao prprio homem, o corpo exterior antedado: ele deve cri-lo com seu ativismo. (BAKHTIN, 2003, p. 48, grifo do autor).

A experincia com o corpo interior est relacionada quela com o corpo exterior, j que conceitos e emoes so inerentes ao sujeito; mas a experincia com o corpo exterior s alcanada por meio da ao vigorosa do sujeito no mundo de valores sociais e polticos no qual vive, pois esse mundo axiolgico distinto da carne sensvel, que o corpo. Entende-se que a distino entre corpo exterior e corpo interior teorizada para dar conta da relao de determinado sujeito com o corpo do outro (exterior) e tambm com o seu corpo (interior). Essa relao entre elementos externos (imagens e aes) e elementos internos (conceitos e emoes) indissocivel no contexto concreto da vida do sujeito.

1.2 O conceito de corpo segundo a semitica discursiva A Semitica do discurso retoma conceitos da fenomenologia com base principalmente nas reflexes do filsofo Merleau-Ponty e o estudo da atividade sensriomotora passa a ser fundamental no conhecimento da significao. A semitica tensiva, desenvolvida pelos trabalhos de Claude Zilberberg e Jacques Fontanille, concentra-se no estudo da interao entre o sensvel e o inteligvel na enunciao. O sensvel o campo dos afetos e sensaes, e o inteligvel o campo do entendimento e da compreenso. Segundo Fontanille, a sintaxe do discurso um encadeamento e uma sobreposio de atos que conjuga a dimenso da intensidade (o sensvel, o afetivo) e a dimenso da extensidade (o inteligvel, o 3 http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.8 n.1, agosto de 2010

compreensvel). Essas tenses esto relacionadas percepo, ao modo como o corpo sofre a experincia da significao. Ao tratar dos dois planos da linguagem plano da expresso e plano do contedo Fontanille (2007, p. 30) diz que:
Os dois planos da linguagem substituem, a partir de agora, as duas faces do signo. Sejam quais forem os nomes que se lhes deem, os dois planos da linguagem so separados por um corpo perceptivo que toma posio no mundo do sentido, que define, graas a essa tomada de posio, a fronteira entre o que ser da ordem da expresso (o mundo exterior) e o que ser da ordem do contedo (o mundo interior). tambm esse corpo que rene esses dois planos em uma mesma linguagem. Portanto, o sensvel e o inteligvel esto irremediavelmente ligados no ato que rene os dois planos da linguagem.

Fontanille desenvolve os conceitos de exteroceptividade, interoceptividade e proprioceptividade a partir da fenomenologia da percepo de Merleau-Ponty. A exteroceptividade a percepo do mundo exterior, o modo como o corpo percebe as formas fsicas e biolgicas do mundo natural (produtoras de significantes) e a interoceptividade o momento em que o corpo percebe seu mundo interior, conceitos e emoes (produtores de significados). A proprioceptividade a posio do sujeito da percepo, que experimenta a significao a partir de seu corpo prprio. Este um invlucro sensvel, uma fronteira entre o domnio interior e o domnio exterior. O corpo prprio mais que um mediador entre a exteroceptividade e a interoceptividade, e sua atividade sensriomotora interfere na significao. O corpo percebe o ambiente que o interpela e converte as figuras do mundo (exteroceptivas) em figuras interiores (interoceptivas), que so equivalentes s figuras exteriores, mas que esto contaminadas pela dimenso patmica (proprioceptiva) do corpo sensvel. Alm do corpo exterior (exteroceptivo) e do corpo interior (interoceptivo) dois conceitos que tambm esto presentes no trabalho de Bakhtin , o conceito de corpo prprio (proprioceptivo) define o momento em que o sujeito experimenta a significao em uma instncia de legtima individualidade. Assim, um mesmo discurso entendido de maneiras diferentes por vrios sujeitos porque cada um deles possui um corpo prprio que define um momento de sentido nico. A proprioceptividade o momento em que a sensibilidade singular (individualidade corprea) do sujeito ir definir o sentido de um discurso.

1.3 O corpo como valor sagrado Entre os trabalhos do Bakhtin fenomenlogo, destaca-se seu estudo sobre o processo de formao do conceito de homem entende-se, aqui, homem como valor. Bakhtin compreende que os valores ticos, estticos e religiosos so fundamentais na constituio do homem e que todos esses valores podem ser examinados no decorrer da histria do corpo humano. O autor reflete sobre a relao entre o corpo interior e o corpo exterior desde a prhistria at o estabelecimento do pensamento cristo. Na pr-histria, o significado do corpo exterior (o outro) determinava o reconhecimento do conceito de homem. O corpo humano era valorizado em seu aspecto plstico, e, por meio desse relacionamento esttico, o homem primitivo se reconhecia e se 4 http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.8 n.1, agosto de 2010

institua como ser. Quando predominava a noo de corpo exterior na concepo de homem, este se reconhecia e se fazia presente em termos plsticos:
Assim era o homem na Antiguidade na poca do seu florescimento. Todo o corpreo era consagrado pela categoria de outro, vivenciado como valor imediato, e a autodeterminao significativa, internamente axiolgica, subordinava-se determinao externa atravs do outro e para o outro, o eupara-mim dissolvia-se no eu-para-o-outro. Vivenciava-se o corpo interior como valor biolgico [...] O reflexo gnosiolgico e o idealismo puro estavam ausentes. O elemento sexual no predominava, de modo algum, ele hostil plasticidade. (BAKHTIN, 2003, p. 49, grifos do autor)

A relao que o homem pr-histrico tinha com seu corpo era de natureza plstica e nela predominavam os valores externos. A experincia com o corpo interior era desprovida de reflexes e idealizaes, e tambm no havia a relao entre a noo de divindade e o corpo interior, este era reconhecido s em seu aspecto biolgico. O sexo, uma das formas mais antigas de relao entre o corpo humano e a ideia de divindade, era um elemento de pouco destaque, pois sua representao comprometia a noo esttico/plstica do corpo exterior2. O sexo uma caracterstica fundamental no desenvolvimento tico-estticoreligioso do corpo humano, por meio da sexualidade que o homem travar contato mais ntimo com o corpo interior:
No movimento dionisaco predomina o esbanjamento interior mas no solitrio do corpo. Intensifica-se a sexualidade. Os limites plsticos comeam a cair. O homem plasticamente acabado o outro afunda num vivenciamento intracorpreo amorfo porm nico. O eu-para-mim ainda no est isolado nem se contrape aos outros como categoria essencialmente distinta de vivenciamento do homem. O terreno para isto est apenas sendo preparado. (BAKHTIN, 2003, p. 49, grifos do autor)

Com o surgimento dos cultos de Dionsio, deus do vinho, da orgia e das artes na Grcia arcaica, o homem passou a entrar em contato mais ntimo com a prpria sexualidade e, dessa maneira, a reconhecer melhor seu corpo interior, carregado de emoes que o levavam ao xtase. Tudo isso era favorecido pela sacralizao da embriaguez e da sensualidade, que eram meios de se alcanar um estado divino de delrio dionisaco e entrar em contato com o deus: a epifania. Foi desse modo que a plasticidade do corpo se atenuou e a relao com o interior do corpo se intensificou. A ideia de um elemento espiritual no corpo comeou a se desenvolver, mas a corporeidade ainda estava em vias de se espiritualizar.
O epicurismo ocupa uma posio intermediria original: nessa corrente, o corpo se torna um organismo, um corpo interior [...] mas todos os elementos plstico-picturais j esto apagados. Uma leve ascese marca a antecipao do peso da solido interior do corpo na ideia de homem, agregada categoria de eu-para-mim como esprito. (BAKHTIN, 2003, p. 50)
2

Bakhtin fez essa reflexo com base no conhecimento arqueolgico de sua poca. Hoje, com a descoberta de vrios stios arqueolgicos pr-histricos, principalmente no Brasil, sabemos que o homem pr-histrico j representava, com destaque, o sexo em suas pinturas.

5 http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.8 n.1, agosto de 2010

O epicurismo surgiu na Grcia do perodo helenista, aps a abertura comercial e cultural entre Ocidente e Oriente, efetuada pelas conquistas militares de Alexandre Magno. Nesse perodo, o mundo grego travava contato estreito com as religies orientais, como o mitrasmo e o budismo. Segundo o epicurismo, os prazeres espirituais devem se sobrepor aos prazeres sensuais, mas o corpo no negado, e os epicuristas consideram que os prprios deuses so seres corpreos, embora possuam uma matria mais sutil que a do corpo humano. Ainda persistia certa intensidade de ideias pags. Com o surgimento de uma leve negao do corpo pregada por Epicuro no sculo IV a.C., comeou a se desenvolver a concepo de um corpo interior espiritual que, no entanto, no se efetuou no epicurismo, mas se desenvolveu no neoplatonismo. Plotino instituiu a escola filosfica neoplatnica em Alexandria no sculo II d.C. Esta escola misturava elementos esticos, judeus e cristos (entre outros princpios gnsticos) aos princpios filosficos de Plato. Seu pensamento se difundiu amplamente pelo mediterrneo, e sua aceitao em Roma foi uma das bases do cristianismo catlico, que uma consequncia do pensamento helenista, caracterizado por uma proximidade de ideias ocidentais e orientais. Segundo Plotino, toda a existncia se concentra no nico, todas as coisas existentes emanam de uma unidade que remete ao uno supremo. Segundo essa escola filosfica altamente religiosa, o eu-para-mim e o eu-para-o-outro so elementos que emanam de uma mesma unidade, e tanto o eu quanto o outro so aspectos desse nico. assim que o corpreo negado e o espiritual institudo, j que tanto a noo do meu corpo quanto a noo do corpo do outro emanam diretamente da ideia de unidade transcendental. Esse percurso de espiritualizao do corpo na concepo do homem encontra seu ponto culminante no estabelecimento do pensamento cristo:
Para Cristo, todos os homens se dissolvem nele como o nico e em todos os outros homens; nele, que perdoa, e nos outros, os perdoados; nele, o salvador, e em todos os outros, os salvos; nele, que assume o fardo do pecado e da expiao, e em todos os outros, libertos desse fardo e purificados. Da que em todas as normas de Cristo contrape-se o eu ao outro; o sacrifcio absoluto para mim e o perdo para o outro. (BAKHTIN, 2003, p. 52, grifos do autor)

O problema da relao entre o eu e o outro no cristianismo resolvido no pensamento da compaixo de Cristo por todos os homens. Cristo o corpo que envolve todos os outros corpos em uma unidade corprea absoluta no egosta. O eu e o outro se encontram e se entendem no pensamento da doutrina crist. Segundo Bakhtin, a noo que temos do corpo exterior determina a ideia do corpo interior e assim reciprocamente. O sujeito percebe e participa do mundo por meio da relao entre corpo exterior e corpo interior. O que determina a particularidade de uma cultura so, tambm, essas relaes perceptivas complexas, nas quais o corpo interior se impe e, ao mesmo tempo, sofre imposio do corpo exterior.

6 http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.8 n.1, agosto de 2010

2. OS VALORES DO SAGRADO Destacamos um texto sincrtico uma propaganda publicitria que retrata a figura de Jesus Cristo. A caracterizao de Cristo nessa imagem est ligada ao universo cultural contemporneo no qual o discurso foi produzido. Os valores de uma determinada cultura interferem na sua compreenso do cristianismo, assim como o cristianismo interfere nos valores da cultura que o acolhe:

Fonte: SAGATIBA (2004, p. 49)

Esse texto uma propaganda da cachaa Sagatiba, publicado na revista Playboy em 2004. A figura central um jovem representado com barba e cabelo longo, do mesmo modo como a figura de Cristo o tradicionalmente. A posio desse jovem remete de Cristo na cruz por meio da iconicidade. Segundo Fontanille: O cone o momento da estabilizao de uma figura reconhecida enquanto tal. (FONTANILLE, 2005, p. 110). O enunciatrio percebe a posio do jovem da propaganda de cachaa e a relaciona posio icnica na qual Cristo tradicionalmente representado. Na parte inferior, esquerda, h uma foto da garrafa de cachaa Sagatiba e, abaixo da foto, o texto puro esprito do Brasil. Aqui o termo esprito faz meno ao contedo do sagrado que transposto ao espao da orgia. A figura de Cristo ocupa a parte central da imagem e carregada por vrias pessoas, maneira de um stage dive, muito comum em shows de rocknroll. Cristo, relacionado ao termo esprito, desloca o conceito de sagrado ligado ao martrio e vincula o sagrado aos prazeres carnais como a dana e a embriaguez. Esse Cristo pop deixa de ser o cordeiro expiatrio tradicional e se assemelha mais ao deus grego Dionsio, cujo culto privilegia o xtase dos prazeres carnais. A imagem estruturada por uma relao semi-simblica, de acordo com a semitica plstica proposta por Jean-Marie Floch (1985, p. 14):
Cest donc en tudiant concrtement des images prises dans leur globalit que nous avons petit petit reconnu et cherch dfinir ce systme de sens,

7 http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.8 n.1, agosto de 2010

de type semi-symbolique, quest la smiotique plastique, o les deux termes dune catgorie du signifiant peuvent tre homologues ceux dune catgorie du signifi.3

Destacamos uma categoria topolgica central versus marginal do plano da expresso, sendo central a figura de Cristo e marginal as figuras que danam. Essa categoria do plano da expresso pode ser relacionada categoria semntica sagrado versus profano do plano do contedo, sendo que o sagrado est vinculado figura central Cristo e o profano est relacionado s figuras marginais do enunciado em segundo plano que esto mais inseridas no espao da orgia que a figura central em primeiro plano elevada em relao s outras. A particularidade desse enunciado consiste em vincular o sagrado (central) e o profano (marginal). Mesmo se referindo a outros enunciados cristos, o texto se estrutura de forma nica, pois atenua o tema do martrio, geralmente vinculado figura de Cristo, e a integra no interior de uma cultura hedonista. Vejamos a aplicao do esquema da prxis enunciativa4, desenvolvido pela semitica tensiva, nessa propaganda:

(FONTANILLE, 2007, p. 285)

A figura de Jesus Cristo, tradicionalmente relacionada ao martrio e ao ascetismo, uma contribuio explosiva (em A) no interior da cultura hospedeira, de natureza hedonista, que a acolhe. Ocorre a excluso de elementos especficos (em C) que esto ligados tortura fsica da crucificao, e a figura de Cristo integrada e difundida de forma familiar (em B) no interior da cultura que a assimila. Em D, a figura de Cristo se desdobra com nfase tanto na intensidade (do reconhecimento do estranho) quanto na extensidade (da difuso do familiar) e instaura um novo discurso que se sobrepe aos discursos anteriores que relacionam Cristo ao martrio da expiao. Nesse enunciado, os elementos relacionados ao sofrimento do corpo crucificado so diludos e a figura de Cristo integrada a uma cultura hedonista que a difunde de forma familiar. Segundo Fontanille & Zilberberg (2001, p. 196):
3

ao estudar concretamente as imagens consideradas em sua globalidade que, pouco a pouco, reconhecemos e procuramos definir este sistema de sentido, de tipo semi-simblico, que a semitica plstica, em que dois termos de uma categoria do significante podem ser homlogos aos dois termos de uma categoria do significado. (traduo nossa) 4 O esquema da prxis enunciativa teorizado para analisar a interao entre o sensvel (intensidade) e o inteligvel (desdobramento e difuso). Entende-se que a interao entre o sensvel e o inteligvel ocorre no nvel da percepo, o que enfatiza a importncia da fenomenologia no desenvolvimento da Semitica.

8 http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.8 n.1, agosto de 2010

A universalizao de uma forma poderia at mesmo [...] ser definida como o descarte da prxis que a produziu. A zona crtica do desdobramento universal , na verdade, o local onde se introduz um metadiscurso que redefine at o prprio referente do discurso e da cultura. Nesse sentido, em tal zona que se realizam e estabilizam os remanejamentos do campo discursivo, para formar novos universos.

Um discurso, embora esteja encadeado a outros discursos, possui uma singularidade que o diferencia como uma prxis particular. Essa singularidade que define um discurso, mesmo ligado a outros, ocorre no local que Fontanille e Zilberberg chamam de desdobramento universal. Esta a delimitao esquemtica na qual se identifica a unidade singular de um discurso. na aplicao do esquema da prxis enunciativa que destacamos a zona na qual um novo discurso se estabiliza de forma nica. A figura singular de Jesus Cristo sofre modificaes de acordo com os valores da cultura que a representa e tambm modifica a cultura que a acolhe. 3. O PLURILINGUISMO A obra de Bakhtin , em grande parte, dedicada ao estudo da literatura. Ele foi responsvel por criar uma teoria mais elaborada sobre a linguagem do romance. Para Bakhtin, o romance composto por um conjunto de unidades estilsticas que, sem perder seu carter heterogneo, se harmonizam no todo da narrativa. A prpria narrativa um tipo de unidade estilstica e se destaca como parte da linguagem especfica do autor. Outras formas literrias como escritos cientficos, filosficos, jurdicos, etc., que no fazem parte do discurso literrio do autor, tambm so unidades estilsticas que ajudam a compor o conjunto do romance. Os discursos das personagens so trabalhados de forma que se destaque a individualidade de cada uma para criar um efeito de sentido de identidade para a personagem.

Estas unidades estilsticas heterogneas, ao penetrarem no romance, unemse a ele num sistema literrio harmonioso, submetendo-se unidade estilstica superior do conjunto, conjunto este que no pode ser identificado com nenhuma das unidades subordinadas a ele. A originalidade estilstica do gnero romanesco est justamente na combinao destas unidades subordinadas, mas relativamente independentes (por vezes at mesmo plurilngues) na unidade superior do todo: o estilo do romance uma combinao de estilos; sua linguagem um sistema de lnguas. (BAKHTIN, 1998, p. 74)

O que caracteriza o romance no o estilo narrativo particular de certo autor nem a soma de unidades estilsticas que podem ser destacadas e categorizadas, mas o modo como essas unidades diferentes se combinam em um todo harmonioso. Essa unidade superior o que caracteriza o romance como uma linguagem capaz de combinar diferentes estilos, os quais mantm sua especificidade no conjunto do romance, que no pode ser confundido com nenhuma das unidades que o compem. O estilo do romance caracterizado justamente por uma combinao de estilos, e sua fora original est na unidade superior que engloba todas as 9 http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.8 n.1, agosto de 2010

outras unidades estilsticas. Esse conjunto de linguagens heterogneas, utilizadas na elaborao de um discurso, chamado de plurilinguismo:
Introduzido no romance, o plurilinguismo submetido a uma elaborao literria. Todas as palavras e formas que povoam a linguagem so vozes sociais e histricas, que lhe do determinadas significaes concretas e que se organizam no romance em um sistema estilstico harmonioso, expressando a posio scio-ideolgica diferenciada do autor no seio dos diferentes discursos da sua poca. (BAKHTIN, 1998, p. 106)

Todo enunciado dialoga com vrios enunciados, mas um estilo, uma unidade superior, predomina. Esse sistema estilstico harmonioso o ponto em que o autor situa seu discurso como algo original. Mesmo entrelaado a vrias outras vozes, o discurso plurilngue de um autor distinto como uma unidade superior que abrange um conjunto de vozes que so parte da linguagem social e que esto presentes no discurso de vrios autores, mas cada autor se expressa de maneira nica. Esse plurilinguismo reconhecido por Bakhtin no s como um elemento exclusivo da literatura, mas tambm como um elemento da linguagem. Quando diz que introduzido no romance, o plurilinguismo submetido a uma elaborao literria, Bakhtin identifica o plurilinguismo no romance como um elemento elaborado, e, se h elaborao, entende-se que existe uma forma no elaborada de plurilinguismo. Se um sujeito combina vrias vozes em um discurso que as abrange em uma unidade superior, mesmo que desprovida de motivao esttico/literria, ocorre o plurilinguismo. assim que se percebe a presena de outros discursos em um determinado discurso que se mantm como uma expresso singular. O plurilinguismo tambm ocorre na propaganda publicitria analisada, pois, nesse texto, percebe-se a presena de vrios discursos. A propaganda de cachaa Sagatiba uma unidade discursiva que insere o discurso cristo de forma icnica no discurso hedonista da sociedade consumista contempornea para a qual se dirige e, desse modo, combina discursos heterogneos em uma unidade superior nica. Os valores distintos do cristianismo e da cultura do prazer se integram de forma plurilngue. Percebe-se que o plurilinguismo no um conceito exclusivamente literrio e que tambm ocorre em outras estruturas discursivas como a propaganda publicitria.

4. CONSIDERAES FINAIS A figura de Jesus Cristo est presente em vrios campos do pensamento ocidental. As reflexes de Bakhtin sobre o desenvolvimento da concepo de esprito e sobre a origem do cristianismo e nossa anlise da imagem de Cristo, nos permitem expor algumas hipteses sobre o estatuto do cristianismo nos dias contemporneos. Na propaganda de cachaa Sagatiba o martrio cristo tradicional descartado e a figura de Cristo que continua reconhecvel porque se fixa de forma icnica representada com outros valores integrados, como o prazer e a diverso. Bakhtin disse que o problema da relao entre o eu (corpo interior) e o outro (corpo exterior) era resolvido na doutrina crist porque Cristo um corpo espiritual que envolve todos os outros corpos em uma unidade absoluta. A noo do poder espiritual de Cristo no pensamento ocidental possibilitou o entendimento e a integrao dos valores internos e externos no conceito de homem. Isso porque os valores divergentes do eu e 10 http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.8 n.1, agosto de 2010

do outro conceitos fundamentais no desenvolvimento do pensamento humano so conciliados na noo de compaixo e martrio cristos. na ideia da compaixo de Cristo que o eu e o outro compartilham um espao de valores comuns. Mas na figura hedonista de Cristo da propaganda de cachaa Sagatiba os valores cristos-sacros se atenuam enquanto evolui uma esttica da imagem de Cristo com outros valores integrados. A figura de Cristo continua reconhecvel, mas o sagrado martrio deixa de ser um discurso central na contemporaneidade. Segundo o socilogo Maffesoli (2006, p. 31), a estrutura social da modernidade, que se organiza na funo do indivduo em um cenrio industrial de ordem econmica e poltica, evolui para uma estrutura complexa em fins do sculo XX. Nesse novo cenrio, os indivduos tendem a se cristalizar em grupos nos quais se identificam por meio da vestimenta e da msica, por exemplo. Maffesoli compreende que essas tribos ps-modernas caracterizam-se pelo hedonismo e que, nesses grupos, [...] o que est em jogo a exaltao da vida no que tem de sensvel e afetuoso. O ascetismo, a conteno, a limitao, prprios da educao judaico-crist, no tm mais curso. (MAFFESOLI, 2007, p. 42). Na propaganda de cachaa Sagatiba percebe-se a integrao da figura de Cristo no cenrio hedonista de um show musical. Ao compreender que o martrio e a compaixo (que so pontos fundamentais no contato entre o eu e o outro na religio crist) so atenuados na imagem de Cristo, evidencia-se o declnio do discurso religioso poltico/institucional. Assim, o cone cristo identifica-se com um grupo que valoriza a esttica pessoal e os prazeres corpreos. O eu e o outro passam a se relacionar pelo afeto e no pela compaixo. Os smbolos e figuras religiosos e polticos so elementos fundamentais no campo cultural e as mudanas nos valores relacionados a essas figuras refletem (e refratam) mudanas na organizao social. J. J. Rousseau (1999, p. 143) refletiu sobre isso quando escreveu sobre o estabelecimento de exrcitos cristos na Roma pag:
Sob os imperadores pagos, os soldados cristos eram valentes. Todos os autores cristos assim o dizem e eu o creio: era uma emulao de honra contra as tropas pags. Desde que os imperadores foram cristos esta emulao deixou de existir, e quando a cruz substituiu guia, toda a coragem romana desapareceu.

Rousseau identifica a valentia dos exrcitos cristos romanos como um fator ligado aos valores pagos. Essa valentia militar, segundo Rousseau, desaparece com a aceitao do cristianismo por parte dos imperadores romanos. A compaixo crist dilui os valores hericos dos soldados romanos. interessante que Rousseau credita o desaparecimento da coragem militar romana substituio do estandarte romano da guia (exaltao da fora e imposio blicas) pela cruz (exaltao da compaixo e submisso pacficas). Assim, possvel que a mudana em um nico elemento cultural entendemos a cruz como um smbolo poltico/religioso altere os valores de toda uma sociedade. Do mesmo modo, compreendemos que a identificao entre a figura de Cristo e o grupo hedonista, representados na propaganda publicitria, revela mudanas nos valores religiosos da sociedade contempornea. Nesse caso, percebe-se a diluio do martrio na figura de Cristo, que integrada esttica dos grupos contemporneos. Entendemos que uma sociedade composta por meio do estabelecimento e da organizao dos diversos elementos que estruturam sua linguagem. Qualquer alterao em um desses elementos ir repercutir no campo cultural e, por consequncia, em toda a sociedade. A 11 http://seer.fclar.unesp.br/casa

CASA, Vol.8 n.1, agosto de 2010

explicao e a previso das mudanas histricas e sociais residem na anlise das estruturas imanentes da linguagem e tambm no estudo das reas mais amplas do discurso.

Referncias bibliogrficas BAKHTIN, M. Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2003. ______. Questes de Literatura e de Esttica: a teoria do romance. So Paulo: Hucitec, 1998. FLOCH, Jean-Marie. Petites mythologies de loeil et de lesprit. Paris: ditions HadsBenjamins, 1985. FONTANILLE, J. Semitica do discurso. So Paulo: Contexto, 2007. ______. Significao e Visualidade exerccios prticos. Porto Alegre: Sulina, 2005. FONTANILLE; ZILBERBERG. Tenso e Significao. So Paulo: Humanitas, 2001. MAFFESOLI, M. O ritmo da vida, variaes sobre o imaginrio ps-moderno. Rio de Janeiro: Record, 2007. ______. O tempo das tribos, o declnio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense, 2006. ROUSSEAU, J. J. O Contrato Social: princpios de direito poltico. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999. SAGATIBA. Puro esprito do Brasil. Playboy, edio nmero 350. So Paulo: Abril, setembro de 2004, p. 49.

12 http://seer.fclar.unesp.br/casa

Potrebbero piacerti anche