Sei sulla pagina 1di 67

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Prezado(a) amigo(a),

Espero que seus estudos estejam sendo bastante proveitosos. Estamos nos aproximando do dia da realizao da prova. Hoje chegamos nossa ltima aula, no que diz respeito a contedos tericos inditos. Na prxima semana, faremos um simulado, no intuito de revisarmos os principais tpicos vistos em nosso curso. Eis a programao desta aula:

AULA 9

CONTEDO Gesto de pessoas do quadro prprio e terceirizadas. Gesto de desempenho.

Atinente gesto de desempenho, esta possui duas vertentes. Primeiramente, podemos falar no desempenho organizacional. Neste caso, estaremos falando de tpicos diversos, tais como planejamento, organizao, direo, coordenao e comunicao organizacional, gesto estratgica e, com certa nfase, em indicadores de desempenho (j estudados em nossa aula 06). Todos estes contedos j foram vistos em nosso curso, e sero recordados em nossa ltima aula. Assim, iremos nos ater ao desempenho do indivduo na organizao, em especial tcnicas e mtodos da avaliao desempenho.

Tudo pronto? Ento vamos ao trabalho!

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

I.

GESTO DE PESSOAS DO QUADRO PRPRIO

O quadro prprio ao qual se refere o ttulo atinente aos agentes pblicos administrativos que agem em nome do Estado. Alis, essa a diferente principal entre os ocupantes do quadro prprio da Administrao e os terceirizados estes so representantes de empresas privadas contratadas pelo setor pblico para servios diversos. Assim, preliminarmente, no escopo do quadro prprio, veremos o conceito de agente pblico.

1.1. O conceito de agente pblico Inicialmente, essencial situarmos o conceito de agente pblico no contexto da atuao estatal. Nesse sentido, Motta e Douglas (2002) ao discorrerem sobre a organizao do Estado, identificam os seguintes trs elementos dos rgos pblicos: Competncia ou atribuio: trata-se da misso (= tarefa e propsito que justificam a existncia do rgo) a ser cumprida; Repartio: o conjunto de meios materiais que possibilitam ao rgo o cumprimento de sua misso; Agente pblico: o ser humano que atua no rgo.

Dessa forma, as funes estatais (legislar, administrar e julgar) so exercidas por rgos e entidades, que, por sua vez, so integradas por pessoas fsicas denominadas agentes pblicos (COUTO, 2010). Ao pensarmos em agentes pblicos, devemos considerar todas as pessoas que, das mais diversas formas, so incumbidas da atividade do Estado. o que preceitua Cretella Jnior (2002, p. 414): Daremos o nome de agentes pblicos a todas as pessoas fsicas que participam, de maneira permanente, temporria ou acidental, da atividade do Estado, seja por atos jurdicos, seja por atos de natureza tcnica e material. Ainda em termos de definio do conceito de agente pblico, h de se mencionar o contedo do art. 2 da Lei n 8.429/2002 (Lei de Improbidade Administrativa):

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Art. 2 Reputa-se agente pblico, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no artigo anterior1. Por fim, nunca demais recorrermos a Hely Lopes Meirelles, segundo o qual agentes pblicos so todas as pessoas fsicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exerccio de alguma funo estatal. Para este jurista, rgo [pblico], funo e cargo so criaes abstratas da lei; agente [pblico] a pessoa humana, real, que infunde vida, vontade e ao a essas abstraes legais.

1.2. Os tipos (ou espcies) de agentes pblicos

Conforme vimos na seo anterior, o termo agente pblico demasiadamente abrangente, abarcando uma srie de categorias sob um nico nome. Dentre as tipologias (=classificaes) dos agentes pblicos, a mais cobrada em concursos a proposta por Hely Lopes Meirelles. Para este autor, os agentes pblicos so gnero e repartem-se em cinco espcies, a saber: Agentes Agentes Agentes Agentes Agentes polticos; honorficos; delegados; credenciados, e administrativos.

H, ainda, subcategorias inseridas na espcie agente administrativo (servidores pblicos, empregados pblicos e temporrios). A seguir, veremos com maiores detalhes cada uma das espcies de agente pblico.

As entidades mencionadas so as pertencentes Administrao Direta e Indireta de qualquer um dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimnio ou da receita anual.

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Agentes polticos

Ainda recorrendo-se a Hely Lopes Meirelles, agentes polticos so os componentes do Governo nos seus primeiros escales, investidos em cargos, funes, mandatos ou comisses, por nomeao, eleio, designao ou delegao para o exerccio de atribuies constitucionais. De forma mais taxativa, Bandeira de Mello (2004) traz a seguinte listagem de cargos cujos ocupantes so agentes polticos: Agentes polticos so os titulares dos cargos estruturais organizao poltica do Pas, ou seja, ocupantes dos que integram o arcabouo constitucional do Estado, o esquema fundamental do Poder. Da que se constituem nos formadores da vontade superior do Estado. So agentes polticos apenas o Presidente da Repblica, os Governadores, Prefeitos e respectivos vices, os auxiliares imediatos dos Chefes de Executivo, isto , Ministros e Secretrios das diversas Pastas, bem como os Senadores, Deputados federais e estaduais e os Vereadores.

Em complemento aos cargos citados acima, podem ser considerados agentes polticos os ministros dos Tribunais de Contas, do Ministrio Pblico e os Magistrados. Os agentes polticos so os responsveis por estabelecer as diretrizes do Estado. Gozam de liberdade funcional (no se sujeitam ao controle hierrquico), ficando resguardados de responsabilizao civil por eventuais erros de atuao (a no ser nos casos de m f ou abuso de poder).

Agentes honorficos Agentes honorficos so os cidados convocados, designados ou nomeados pelo Estado para cumprir objetivos cvicos, sem que necessariamente gozem de retribuio pecuniria ($$). Tais agentes exercem apenas momentaneamente uma funo pblica. No h, assim, a gerao de um vnculo empregatcio, nem a obrigao de natureza trabalhista ou previdenciria entre o prestador e o tomador dos servios. Somente para fins penais que os agentes
4

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI honorficos so equiparados a funcionrios pblicos quanto aos crimes relacionados com o exerccio da funo. Como exemplos de agentes honorficos, podemos citar os mesrios nas eleies e os jurados, bem como os membros do Conselho Tutelar.

Agentes delegados Agentes delegados so os particulares (pessoas fsicas ou jurdicas) a quem o Estado delega a execuo de determinadas atividades, sejam elas obras ou servios pblicos. Segundo Hely Lopes Meirelles, tais agentes exercem suas atribuies em seu prprio nome, por sua conta e risco, mas segundo as normas do Estado e sob a permanente fiscalizao do delegante. A responsabilidade dos agentes delegados no exerccio de suas funes consta do 6 do art. 37 da CF/88: Art. 37, 6 - As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.

Como exemplos de agentes delegados, podemos citar os leiloeiros, os tradutores e intrpretes pblicos, os concessionrios e permissionrios de obras e servios pblicos etc.

Agentes credenciados Agentes credenciados, segundo Hely Lopes Meirelles (2001, p. 76), so os que recebem a incumbncia da Administrao para represent-la em determinado ato ou praticar certa atividade especfica, mediante remunerao do Poder Pblico credenciante (ou habilitante). Agentes administrativos Agentes administrativos so aqueles que se encontram vinculados ao Estado por meio de relaes profissionais, sujeitando-se
5

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI hierarquia funcional e ao regime jurdico inerente ao cargo, ao emprego ou funo pblica que exercem. Uma vez estando sujeitos ao controle hierrquico, no gozam da liberdade funcional inerente aos agentes polticos, agindo to somente no plano administrativo. Eis a definio que Hely Lopes Meirelles (2001, p. 74) faz acerca dos agentes administrativos: [Agentes administrativos] So todos aqueles que se vinculam ao Estado ou s suas entidades autrquicas e fundacionais por relaes profissionais, sujeitos hierarquia funcional e ao regime jurdico determinado pela entidade estatal a que servem. So investidos a ttulo de emprego e com retribuio pecuniria, em regra por nomeao, e excepcionalmente por contrato de trabalho [...]

Os agentes administrativos constituem a massa majoritria de prestadores de servios da Administrao Pblica. Importante ressaltar que entre os agentes administrativos incluem-se, tambm, os dirigentes de empresas estatais (no os seus empregados), como representantes da Administrao Indireta do Estado, os quais, nomeados ou eleitos, passam a ter vinculao funcional com rgos pblicos da Administrao Direta, controladores da entidade. Os agentes administrativos so divididos em trs subgrupos, conforme ilustrado no esquema a seguir:

Servidores Pblicos (estatutrios) Agentes Administrativos Empregados Pblicos Servidores Temporrios

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Servidores Pblicos (estatutrios)

Servidor pblico2 (em sentido restrito) o termo utilizado para designar os indivduos que prestam servios, com vnculo empregatcio, Administrao Pblica Direta, s autarquias e s fundaes com personalidade de direito pblica. H uma relao de trabalho (entre estes indivduos e o Estado) de natureza profissional e carter no eventual, sob o vnculo de dependncia mtua. Um servidor pblico pode encontrar-se em uma das seguintes situaes: Ser ocupante de cargo pblico efetivo (admisso mediante concurso pblico); Ser ocupante de cargo em comisso.

Independentemente de o servidor pblico ser efetivo ou comissionado, estar sujeito ao regime de trabalho estatutrio, o qual se caracteriza pela submisso s disposies do Estado, aceitas por ocasio da investidura no cargo. No caso dos comissionados, o regime de trabalho dito estatutrio peculiar, em virtude da inaplicabilidade de algumas regras tais como a estabilidade no cargo.

Empregados Pblicos

Empregado Pblico a expresso utilizada para designar o indivduo ocupante de emprego pblico (e no de cargo pblico) na Administrao Direta (no caso do desempenho de funes no sujeitas ao regime estatutrio) e Indireta. Os empregados pblicos esto sujeitos ao regime tpico da Consolidao das Leis de Trabalho (CLT), sendo, por essa razo, tambm referidos por celetistas. No gozam, portanto, da prerrogativa (= privilgio) da estabilidade, bem como se enquadram no regime geral da previdncia social.

A CF/88, em seu Captulo VII, emprega a expresso Servidor Pblico, distinguindo -se da Constituio anterior, que utilizava a expresso funcionrio pblico.

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Servidores Temporrios

Os servidores temporrios (ou empregados temporrios) so os indivduos contratados pela Administrao Pblica a fim de exercerem funes temporrias para atender necessidade de excepcional interesse pblico. A contratao temporria pela Administrao Pblica s pode ser efetuada com previso legal. o normatizado pelo inciso IX do art. 37 da CF/88: Art. 37, inc. IX - a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico;

No caso, a norma a que o inciso acima faz aluso a Lei n 8.745/1993, que acaba por submeter os servidores temporrios ao chamado regime jurdico administrativo especial. Ainda, a citada lei que traz a seguinte lista das necessidades temporrias de excepcional interesse pblico: Art. 2 Considera-se necessidade temporria de excepcional interesse pblico: I - assistncia a situaes de calamidade pblica; II - assistncia a emergncias em sade pblica; III - realizao de recenseamentos e outras pesquisas de natureza estatstica efetuadas pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE; IV - admisso de professor substituto e professor visitante; V - admisso de professor e pesquisador visitante estrangeiro; (etc).

O servidor temporrio no ocupa nem cargo e nem emprego pblico: ele apenas exerce uma funo pblica. A fim de bem sedimentarmos as especificidades relativas s espcies de agentes pblicos, vejamos algumas questes de concursos.

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

1. (FCC / TRF 2 Regio / 2012) Em sentido amplo, "agentes pblicos" so todos os indivduos que, a qualquer ttulo, exercem uma funo pblica, remunerada ou gratuita, permanente ou transitria, poltica ou meramente administrativa, como prepostos do Estado. Diante deste conceito, considere: I. Pessoas que recebem a incumbncia da administrao para represent-la em determinado ato ou praticar certa atividade especfica, mediante remunerao do poder pblico habilitante. II. Particulares que recebem a incumbncia de exercer determinada atividade, obra ou servio pblico e o fazem em nome prprio, por sua conta e risco, sob a permanente fiscalizao do respectivo Poder Pblico. As descries acima correspondem, respectivamente, seguinte classificao de agentes pblicos: a) delegados e polticos. b) administrativos e honorficos. c) honorficos e servidores pblicos. d) credenciados e delegados. e) honorrios e credenciados.

Como vimos, em conformidade com a classificao proposta por Hely Lopes Meirelles, existem 5 (cinco) espcies de agentes pblicos: Agentes Agentes Agentes Agentes Agentes polticos; honorficos; delegados; credenciados, e administrativos.

Agentes credenciados, segundo Hely Lopes Meirelles (2001, p. 76), so os que recebem a incumbncia da Administrao para represent-la em determinado ato ou praticar certa atividade especfica, mediante remunerao do Poder Pblico credenciante (ou habilitante). ao que se refere a assertiva I.
9

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

J os agentes delegados so os particulares (pessoas fsicas ou jurdicas) a quem o Estado delega a execuo de determinadas atividades, sejam elas obras ou servios pblicos. Ainda segundo Hely Lopes Meirelles, tais agentes exercem suas atribuies em seu prprio nome, por sua conta e risco, mas segundo as normas do Estado e sob a permanente fiscalizao do delegante. ao que se refere a assertiva II. Desta forma, a alternativa d est correta. Resposta: D.

2. (FCC / TRT 6 Regio / 2012) A Constituio Federal previu, em seu artigo 37, inciso IX, a possibilidade de contratao por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, nos termos da lei. Partindo-se do pressuposto de que no foi realizado concurso pblico para a contratao de servidores temporrios, correto afirmar que os admitidos:

a) ocupam cargo efetivo. b) ocupam emprego. c) ocupam emprego temporrio. d) desempenham funo. e) desempenham funo estatutria.

O quadro abaixo traz uma sntese comparativa entre os regimes de trabalho, as formas de acesso e os modos de investidura entre os servidores pblicos (em sentido estrito), empregados pblicos e servidores temporrios: Servidor Pblico (sentido estrito) Servidor efetivo
Regime de Trabalho Estatutrio (submisso dos servidores s

Servidor comissionado
Estatutrio com peculiaridades (no h

Empregado Pblico

Servidor Temporrio

Conforme previsto na Consolidao das Leis do

Regido pela Lei n 8.745/93. 10

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Servidor Pblico (sentido estrito) Servidor efetivo
disposies estatais, aceitas no momento da investidura no cargo efetivo) Concurso pblico de provas ou provas e ttulos

Servidor comissionado
estabilidade)

Empregado Pblico

Servidor Temporrio

Trabalho (CLT) o empregado pblico celetista.

Forma de acesso

Livre nomeao e exonerao, independente de concurso pblico

Concurso pblico de provas ou provas e ttulos

Processo seletivo simplificado (no caso de calamidade pblica, no h seleo) No ocupa nem cargo e nem emprego pblico, mas apenas exerce funo pblica.

Investidura

Em cargo pblico

Em cargo pblico

Em emprego pblico

Como podemos perceber, os servidores temporrios prescindem, para sua admisso, de concurso pblico (h apenas um processo seletivo simplificado, se for o caso), bem como apenas exercem funo pblica (e no funo pblica estatutria). Assim, a alternativa d est correta. Resposta: D.

3. (CESPE / TJ RR / 2012) Os empregados pblicos, embora sujeitos legislao trabalhista, submetem-se s normas constitucionais referentes a concurso pblico e acumulao remunerada de cargos pblicos.
11

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

H, na realidade, trs afirmativas no enunciado acima, cuja anlise a que se segue: Os empregados pblicos sujeitam-se legislao trabalhista

J vimos isso nesta aula. Os empregados pblicos so celetistas (regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT). A afirmativa est correta. Os empregados pblicos submetem-se s normas constitucionais referentes a concurso pblico

A exigncia de concurso pblico para empregados e servidores pblicos uma decorrncia do inciso II do art. 37 da CF/88: II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. Assim, a afirmativa est correta. Os empregados pblicos submetem-se s normas constitucionais referentes acumulao remunerada de cargos pblicos.

H, como regra geral, a vedao da acumulao remunerada de cargos pblicos (inerentes a servidores pblicos, em sentido estrito). Tal vedao estendida a empregos e funes pblicas, conforme preconizado nos incisos XVI e XVII do art. 37 da CF/88: XVI - vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios [...]: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas; XVII - a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico;
12

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Assim, uma vez mais, a afirmativa est correta. Resposta: certa. 4. (CESPE / TJ RR / 2012) Os servidores contratados para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico esto sujeitos ao mesmo regime jurdico aplicvel aos servidores estatutrios.

Os servidores temporrios submetem-se ao regime de trabalho normatizado pela Lei n 8.745/1993, que dispe sobre a contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, nos termos do inciso IX do art. 37 da CF/88. Trata-se de uma norma especfica que, entre outros fatos, determina as hipteses para a contratao e para a extino do contrato de trabalho, os prazos mximos, a responsabilidade para a fixao das tabelas de remunerao etc. A assertiva, assim, est errada.

5. (CESPE / TJ AL / 2012) Com relao s espcies e classificao dos agentes pblicos, bem como a cargo, emprego e funo pblica, assinale a opo correta. a) Os servidores temporrios so admitidos no servio pblico para desempenhar, por tempo determinado, atividades de natureza tcnica especializada, mediante regime jurdico especial disciplinado em lei. b) Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros e estrangeiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, sendo-lhes assegurada isonomia de condies para o ingresso. c) Admite-se a extino pelo presidente da Repblica, independentemente de autorizao legislativa, mediante decreto autnomo, de funes e cargos pblicos que estejam vagos. d) A designao agente pblico restringe-se pessoa fsica que, aps se submeter a concurso de prova ou de provas e ttulos,
13

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI passa a prestar servios ao Estado e s pessoas jurdicas da administrao indireta. e) Os empregados pblicos so contratados sob o regime da legislao trabalhista, no se submetendo, portanto, s regras constitucionais relativas acumulao de cargos e vencimentos.

Vejamos as anlises das alternativas:

a) Os servidores temporrios so admitidos pela Administrao Pblica para, por tempo determinado, atender necessidade de excepcional interesse pblico. O fato principal a excepcionalidade do interesse pblico, e no a demanda pelo desempenho de atividades de natureza tcnica especializada. Neste ltimo caso, estamos falando dos servidores comissionados. A alternativa est errada. b) Primeiramente, vejamos o contedo do inciso I do art. 37 da CF/88: I - os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; At o momento no foi publicado o diploma legal ao qual o inciso acima faz aluso, sendo a norma de eficcia limitada. Assim, por exemplo, continua vigendo o 6 do art. 243 da Lei n 8112/1990:

6o Os empregos dos servidores estrangeiros com estabilidade no servio pblico, enquanto no adquirirem a nacionalidade brasileira, passaro a integrar tabela em extino, do respectivo rgo ou entidade, sem prejuzo dos direitos inerentes aos planos de carreira aos quais se encontrem vinculados os empregos. De modo geral, no h isonomia entre brasileiros e estrangeiros com vistas ao ingresso em cargos / empregos / funes pblicas. Em geral, os editais exigem, como condio para investidura no cargo, a comprovao da condio de nacionalidade brasileira (ou portuguesa, estando amparado pelos critrios de reciprocidade entre os pases). A alternativa, portanto, est errada.

14

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI c) A extino de funes e cargos pblicos, quando vagos, uma competncia privativa do Presidente da Repblica, conforme consta do inciso VI do art. 84 da CF/88: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: VI dispor, mediante decreto, sobre: a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos; Cabe apenas a observao de que decreto autnomo aquele que trata de matria no regulada em lei (como o caso da criao e extino de rgos pblicos, pelo Presidente da Repblica). J os chamados decretos regulamentares visam a complementar matria j regulada em lei. A alterativa est correta. d) Agente pblico uma designao genrica, que abarca vrias espcies. Agentes polticos, servidores comissionados e servidores temporrios, por exemplo, no se submetem a concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. A alternativa est errada. e) Os empregados pblicos, apesar de serem celetistas, so alcanados por normas constitucionais que regem a Administrao Pblica. Uma delas a proibio de acumulao de cargos e vencimentos, conforme preconizado no inciso XVII do art. 37 da CF/88 (veja a questo 3). A alternativa est errada. Resposta: C.

6. (FUNCAB / MPE RO / 2012) Entre as opes apresentadas, vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, EXCETO quando houver compatibilidade de horrios de: a) dois cargos de tcnico. b) dois cargos de engenheiro. c) um cargo de administrador com outro tcnico. d) um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico. e) um cargo de auxiliar administrativo com outro tcnico ou cientfico.
15

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

Sendo a vedao acumulada de cargos pblicos um tpico muito recorrente em concursos, nunca demais reforarmos este contedo. Vejamos, uma vez mais, os incisos XVI e XVII do art. 37 da CF/88: XVI - vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios [...]: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas; XVII - a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico; A alternativa d espelha, de forma apropriada, a alnea b do inciso XVI, estando, assim, correta. Resposta: D. 7. (FCC / TRE SP / 2006) No que tange aos agentes pblicos, analise: Os concessionrios dos servios pblicos integram a categoria dos agentes delegados, que exercem funo pblica, em seu prprio nome, porm sob fiscalizao do Poder Pblico. II. Agentes honorficos so cidados convocados para prestar, transitoriamente, determinados servios ao Estado, sem vnculo empregatcio ou estatutrio. III. Os empregados pblicos se submetem ao regime estatutrio, uma vez que ocupam empregos pblicos. IV. Por ocuparem transitoriamente cargos pblicos, os servidores temporrios se sujeitam ao regime da legislao trabalhista. correto o que consta APENAS em: I.

16

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI a) I e II. b) I, II e III. c) I e III. d) II, III e IV. e) II e IV.

Vejamos as anlises das assertivas: I. Agentes delegados so os particulares (pessoas fsicas ou jurdicas) a quem o Estado delega a execuo de determinadas atividades, sejam elas obras ou servios pblicos. A execuo das atividades d-se segundo as normas do Estado e sob a permanente fiscalizao do delegante. Como exemplos de agentes delegados, podemos citar os leiloeiros, os tradutores e intrpretes pblicos, os concessionrios e permissionrios de obras e servios pblicos etc. A assertiva, portanto, est correta. II. Agentes honorficos so os cidados convocados, designados ou nomeados pelo Estado para cumprir objetivos cvicos, sem que necessariamente gozem de retribuio pecuniria. Tais agentes exercem apenas momentaneamente uma funo pblica. No h, assim, a gerao de um vnculo empregatcio (ou estatutrio). A assertiva est correta. III. Os empregados pblicos submetem-se ao regime trabalhista tpico da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). So usualmente referenciados como celetistas, no gozando de prerrogativas como estabilidade, por exemplo. A assertiva est errada. IV. Os servidores temporrios submetem-se ao chamado regime jurdico especial, conforme normatizado pela Lei n 8.745/1993. No so estatutrios e nem celetistas. A assertiva est errada. Resposta: A.

8. (FCC / TRE AL / 2010) Do gnero agente pblico, a espcie agente administrativo, representa a grande massa de prestadores de servios, subdividindo-se esta no mnimo em trs categorias, a saber:
17

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI a) Temporrios, Comissionados e Concursados. b) Servidores Pblicos, Empregados Comissionados e Temporrios. c) Empregados Pblicos, Agentes Comissionados e Delegados. d) Servidores Pblicos, Empregados Pblicos e Temporrios. e) Concursados, Funcionrios Pblicos e Comissionados.

As trs categorias de agentes administrativos so: servidores pblicos (em sentido estrito), empregados pblicos e servidores temporrios. Resposta: D.

9. (ESAF / CGU / 2012) Acerca da contratao temporria, assinale a alternativa incorreta.

a) O regime de previdncia aplicvel aos contratados temporrios o Regime Geral da Previdncia Social - RGPS. b) A discusso da relao de emprego entre o contratado temporrio e a Administrao Pblica deve se dar na justia comum. c) Nem sempre exigido processo seletivo simplificado prvio para a efetivao da contratao temporria. d) O requisito da temporariedade deve estar presente na situao de necessidade pblica e no na atividade para a qual se contrata. e) O regime jurdico dos servidores contratados por tempo determinado o trabalhista.

Vejamos os comentrios s alternativas: a) Regime Geral de Previdncia Social (RGPS) o sistema de planos e benefcios concedidos pela Previdncia Social, conforme normatizado pela Lei n 8.213/1991. So regidos pelo RGPS os servidores comissionados, os empregados pblicos e os servidores temporrios.

18

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Para os servidores pblicos ocupantes de cargo efetivo, vigorou at abril do corrente ano o Regime Prprio de Previdncia Social (RPPS), marcado pela igualdade entre o valor da aposentadoria e a remunerao integral do servidor ativo. Aps abril, est vigendo o Regime de Previdncia Complementar, institudo pela Lei n 12.618/2012, cuja adeso de carter facultativo. A alternativa est correta. b) No Brasil, quanto matria em julgamento, os rgos judicirios so classificados em comuns e especiais, podendo ser assim discriminados: rgos da justia comum: tribunais e juzes estaduais e federais; rgos da justia especial: tribunais das reas do trabalho, eleitoral e militar.

Os foros para a soluo de litgios trabalhistas, por categoria de agente administrativo, so esquematizados no quadro a seguir:

Servidor Pblico (sentido estrito) Servidor efetivo


Frum para a soluo de litgios trabalhistas Justia comum

Servidor comissionado

Empregado Pblico

Servidor Temporrio

Justia comum

Justia do trabalho

Justia comum

Assim, a alternativa est correta. c) A regra geral para a contratao temporria o processo seletivo simplificado (PSS). Contudo, o 1 do art. 3 da Lei n 8.745/1993: Art. 3 O recrutamento do pessoal a ser contratado, nos termos desta Lei, ser feito mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgao, inclusive atravs do Dirio Oficial da Unio, prescindindo de concurso pblico. 1o A contratao para atender s necessidades decorrentes de calamidade pblica, de emergncia ambiental e de emergncias em sade pblica prescindir de processo seletivo.
19

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

A alternativa est correta. d) A contratao de servidores temporrios d-se para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. Dessa forma, o atributo da temporariedade est efetivamente vinculado necessidade pblica. A alternativa est correta. e) Como vimos, os servidores temporrios submetem-se ao chamado regime jurdico especial, conforme normatizado pela Lei n 8.745/1993. No so estatutrios e nem celetistas (trabalhistas). A alternativa est errada. Resposta: E.

10. (ESAF / CVM / 2010) Acerca do teto remuneratrio dos agentes pblicos, previsto na Constituio da Repblica, correto afirmar:

a) a remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no se aplicando essa regra aos subsdios dos detentores de mandato eletivo. b) os Estados e o Distrito Federal podem fixar, em seu mbito, mediante emenda s respectivas Constituies e Lei Orgnica, como teto nico, o subsdio mensal dos Desembargadores do respectivo Tribunal de Justia. c) esto sujeitas ao redutor do teto remuneratrio as parcelas de carter indenizatrio previstas em lei. d) o teto remuneratrio no se aplica aos empregados de sociedade de economia mista que recebe recursos da Unio para pagamento de despesas de pessoal e de custeio em geral. e) o teto remuneratrio no se aplica ao montante resultante da adio de proventos de inatividade com remunerao de
20

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao, e de cargo eletivo.

O teto remuneratrio dos agentes pblicos normatizado pelo inciso XI do art. 37 da CF/88:
XI - a remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municpios, o subsdio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsdio mensal do Governador no mbito do Poder Executivo, o subsdio dos Deputados Estaduais e Distritais no mbito do Poder Legislativo e o subsdio dos Desembargadores do Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no mbito do Poder Judicirio, aplicvel este limite aos membros do Ministrio Pblico, aos Procuradores e aos Defensores Pblicos;

Com base neste inciso, vejamos os comentrios s alternativas:

a) Os detentores de mandato eletivo esto inseridos na regra da observncia do limite remuneratrio do subsdio mensal dos ministros do STF. A alternativa est errada. b) A faculdade dos Estados e do Distrito Federal em fixar, em seu mbito, como limite nico, o subsdio mensal dos desembargadores dos TJs est contemplada no 12 do mesmo art. 37 da CF/88:
12. Para os fins do disposto no inciso XI do caput deste artigo, fica facultado aos Estados e ao Distrito Federal fixar, em seu mbito, mediante emenda s respectivas Constituies e Lei Orgnica, como limite nico, o subsdio mensal dos Desembargadores do respectivo Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no se aplicando o

21

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI
disposto neste pargrafo aos subsdios dos Deputados Estaduais e Distritais e dos Vereadores.

A alternativa est correta. c) As parcelas de carter indenizatrio previstas em lei no so computadas para efeitos do limite de remunerao previsto no inciso XI do art. 37. o que nos traz o 11 do mesmo artigo:

11. No sero computadas, para efeito dos limites remuneratrios de que trata o inciso XI do caput deste artigo, as parcelas de carter indenizatrio previstas em lei

A alternativa est, assim, errada. d) O teto remuneratrio aplicado aos empregados das sociedades de economia mista que recebem recursos da Unio para pagamento de despesas de pessoal e de custeio em geral. A alternativa est errada. e) A soma dos proventos da inatividade tambm est sujeita observncia do teto remuneratrio. o normatizado pelo 11 do art. 40 da CF/88:

11 - Aplica-se o limite fixado no art. 37, XI, soma total dos proventos de inatividade, inclusive quando decorrentes da acumulao de cargos ou empregos pblicos, bem como de outras atividades sujeitas contribuio para o regime geral de previdncia social, e ao montante resultante da adio de proventos de inatividade com remunerao de cargo acumulvel na forma desta Constituio, cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao, e de cargo eletivo.

A alternativa est errada. Resposta: B

22

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI 11. (ESAF / MPOG / 2010) A respeito do gnero agentes pblicos, podem-se encontrar pelo menos duas espcies, quais sejam: aqueles que ocupam cargo pblico e aqueles que detm emprego pblico. Assinale (1) para as caractersticas abaixo presentes nas duas espcies de agentes pblicos. Assinale (2) para as caractersticas abaixo presentes apenas no regime que rege os ocupantes de cargo pblico. Assinale (3) para as caractersticas abaixo encontradas na disciplina jurdica dos detentores de emprego pblico.

Estabelecida a correlao, assinale a opo que contenha a resposta correta. ( ) Carteira de Trabalho e Previdncia Social; ( ) Estgio Probatrio; ( ) Acesso mediante concurso pblico; ( ) FGTS; ( ) Estabilidade

a) 2 b) 2 c) 3 d) 1 e) 1

/ / / / /

2 3 2 3 1

/ / / / /

1 1 1 2 3

/ / / / /

3 2 3 3 2

/ / / / /

3. 3. 2. 2. 3.

Preliminarmente, apresenta-se, no quadro abaixo, uma sntese dos benefcios percebidos pelos agentes administrativos, por categoria:

Servidor Pblico (sentido estrito) Servidor efetivo 13 salrio Sim Servidor comissionado Sim Empregado Pblico Servidor Temporrio

Sim

Sim 23

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI
Servidor Pblico (sentido estrito) Servidor efetivo Aviso-prvio Carteira de Trabalho Estabilidade Frias remuneradas (com, pelo menos, 1/3 a mais) FGTS Licena-gestante Licena-paternidade Piso Salarial Remunerao do trabalho noturno superior ao diurno Repouso semanal remunerado Salrio Famlia Salrio Mnimo No No Sim Sim No Sim Sim No Sim Servidor comissionado No No No Sim No Sim Sim No Sim Empregado Pblico Servidor Temporrio

Sim Sim No Sim Sim Sim Sim Sim Sim

No No No No No Sim No No Sim

Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

No Sim Sim

Com relao questo proposta, temos: Carteira de trabalho inerente apenas aos empregados pblicos (3); Estgio Probatrio trata-se de avaliao ao qual se submete o servidor efetivo, ocupante de cargo pblico, para fins de verificao quanto a seu mrito (ou no) de adquirir estabilidade no servio pblico. A aprovao em estgio probatrio requisito para a aquisio da estabilidade (mas estgio probatrio e estabilidade no setor pblico so institutos distintos, ok?). O perodo do estgio probatrio, em entendimento firmado recentemente pelos tribunais superiores, de trs anos. (2); Acesso mediante concurso pblico inerente tanto aos servidores efetivos quanto aos empregados pblicos (1);
24

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI FGTS inerente apenas aos empregados pblicos (3); Estabilidade inerente apenas aos servidores efetivos (2). Desta maneira, a sequncia correta : 3-2-1-3-2. Resposta: C.

12. (ESAF / MTE / 2010) So direitos e garantias dos trabalhadores em geral tambm aplicveis aos servidores pblicos, exceto: a) piso salarial proporcional extenso e complexidade do trabalho. b) salrio-famlia. c) remunerao do trabalho noturno superior do diurno. d) repouso semanal remunerado. e) salrio mnimo. Com base no quadro exposto nos comentrios da questo anterior, vemos que o piso salarial inerente apenas aos empregados pblicos, mas no aos servidores efetivos, comissionados e temporrios. Resposta: A.

13. (ESAF / SMF RJ / 2010) Em relao estabilidade do servidor pblico e conforme as disposies da Constituio Federal, assinale a opo correta. a) So estveis, aps um ano de efetivo exerccio, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. b) Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor pblico estvel, ele ser reintegrado. c) Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor pblico estvel no ficar em disponibilidade. d) O servidor pblico estvel pode perder seu cargo mediante deciso judicial liminar. e) No cabvel a perda do cargo do servidor pblico estvel mediante processo administrativo. Vejamos os comentrios s alternativas:
25

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

a) O perodo para a aquisio de estabilidade, pelo servidor pblico efetivo, de 3 (trs) anos de efetivo exerccio, conforme preconiza o art. 41 da CF/88:
Art. 41. So estveis aps trs anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico

A alternativa est errada. b) Caso a demisso do servidor estvel seja invalidada por sentena judicial, ele realmente ser reintegrado. o que rege o 2 do art. 41 da CF/88:
2 Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio.

A alternativa est correta. c) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor permanecer em disponibilidade, conforme prev o 3 do art. 41 da CF/88:
3 Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo.

A alternativa est errada. d) As hipteses mediante as quais o servidor pblico estvel pode perder o ser cargo so listadas exaustivamente nos incisos I, II e III do 1 do art. 41 da CF/88:
1 O servidor pblico estvel s perder o cargo: I - em virtude de sentena judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

Deciso judicial liminar no condio suficiente para implicar a perda do cargo. A alternativa, portanto, est errada.

26

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI e) A demisso de servidor efetivo mediante processo administrativo nos prevista no inciso II do 1 do art. 41 da CF/88. A alternativa est errada. Resposta: B.

II.

GESTO DE PESSOAS DO QUADRO TERCEIRIZADO

Alm dos agentes pblicos, atuam na Administrao Pblica os terceirizados. Estes no se enquadram como nenhuma categoria de agente pblico, pois no agem em nome do Estado em nenhuma hiptese. Os terceirizados so funcionrios de empresas prestadoras de servio para a Administrao Pblica, via contrato administrativo de execuo indireta3 de atividades de conservao, limpeza, segurana, vigilncia, transporte, informtica, copeiragem, recepo, reprografia, telecomunicaes e manuteno de prdios, equipamentos e instalaes conforme preconiza o Decreto n 2.271/97. Em adio, para serem considerados terceirizados, tais pessoas devem exercer sua atividade (fisicamente) dentro de rgos ou entidades pblicas. Ou seja, os terceirizados trabalham dentro dos rgos pblicos, mas no so servidores ou empregados pblicos, o que implica que no a Administrao Pblica que paga diretamente seus salrios, bem como que no existe relao direta de hierarquia e subordinao entre os terceirizados e os gestores pblicos. O fato que a coexistncia de agentes pblicos e funcionrios terceirizados em um mesmo ambiente de trabalho nos rgos governamentais gera uma complexidade de relaes que demanda uma maior habilidade de gesto. Uma viso geral das principais diferenas entre a gesto de pessoas do quadro prprio e do quadro terceirizado apresentada no quadro a seguir:

Execuo indireta refere-se s atividades que no so desenvolvidas diretamente pela Administrao, ou seja, pelos agentes pblicos. Mais adiante na aula faremos a conceituao de execuo direta e execuo indireta.

27

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Quadro Prprio Ingresso como colaborador da Administrao Pblica Obrigatoriedade da investidura no cargo via concurso pblico. Quadro Terceirizado Obrigatoriedade da contratao de empresa prestadora de servios via procedimento licitatrio. No h vnculos diretos com a Administrao Pblica, so funcionrios de empresa contratada pela administrao pblica. Vedao ao exerccio das atividades-fim dos rgos e entidades pblicas; exercem apenas atividades assessrias e complementares Agentes no agem em nome da Administrao, apenas prestam servios para esta.

Vnculos com a Administrao Pblica

Vnculo estatutrio ou celetista com a Administrao Pblica.

Tipo de atividade exercida

Exercem qualquer atividade dos rgos e entidades pblicas

Atuao

Atuam em nome da Administrao Pblica (Teoria da Imputao Volitiva ou Teoria do rgo).

A vantagem da terceirizao das atividades complementares, de apoio e assessrias na rea pblica est em obter maior eficincia na execuo destas atividades, por profissionais mais especializados, j treinados e com maior experincia, alm de reduzir a demanda da gesto de pessoas (concurso pblico, capacitao, folha de pagamento, escala de frias, substituies etc.). Ao invs de o rgo contratar e gerir diretamente todas as pessoas que necessita para a manuteno e limpeza, por exemplo, ir gerir apenas o contrato com a vencedora de uma licitao, por meio da figura do fiscal de contrato. Isso no quer dizer que no h nenhuma ao do rgo pblico de gesto das pessoas do quadro terceirizado, mas sim que h uma menor demanda ao mesmo tempo em que se busca maior especializao e eficincia. H, ainda, que se cuidar da forma de gesto do quadro terceirizado, de modo que no acentue comparaes, distines ou conflitos entre as pessoas do quadro prprio e as do terceirizado.
28

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

Vamos resolver alguns exerccios no intuito de se identificarem boas prticas na gesto de terceirizados.

14. (CESPE / STM / 2011) A fim de se evitar a emergncia de conflitos entre os trabalhadores de uma organizao, recomenda-se que a gesto do pessoal terceirizado constitua responsabilidade exclusiva da empresa contratada. Poderamos dizer que a maior parcela da responsabilidade de gesto das pessoas do quadro terceirizado da empresa contratada. No entanto, uma vez que os terceirizados trabalham dentro da organizao contratante, no h como esta se eximir da responsabilidade sobre aqueles, pois tais colaboradores tambm influenciam e so influenciados pelo clima organizacional, requerem boas condies de trabalho (higiene e segurana), possuem necessidades a serem atendidas, devem ter seu desempenho avaliado, e principalmente, a rea de gesto de pessoas deve assegurar igualdade de tratamento entre as pessoas do quadro prprio e do terceirizado (minimizando conflitos). Portanto a responsabilidade pela gesto das pessoas que prestam servios terceirizados tanto da empresa contratada, com a qual o funcionrio possui vnculo empregatcio, como da contratante, que responde pelas condies do local de trabalho e do clima organizacional no qual est inserido. Desta forma, a afirmativa est errada. 15. (FCC / TRT 4 Regio / 2011) Com relao gesto de
profissionais terceirizados, considere as afirmativas abaixo. I. Exigir dos terceirizados treinamento orientado especificamente para a execuo das tarefas dentro da organizao nem sempre produtivo. II. Como os profissionais terceirizados significam um custo adicional para a organizao, deve-se exigir destes um desempenho superior ao dos funcionrios efetivos. III. Devem-se criar sistemas de gesto exclusivos para os terceirizados, sinalizando que o seu desempenho ser monitorado de forma mais rigorosa do que a dos funcionrios do quadro prprio. 29

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI
IV. No se deve separar as reas de uso comum dos terceirizados, como banheiros e refeitrios, daquelas que so exclusivas dos empregados. V. importante efetuar a avaliao peridica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante. Esto corretas SOMENTE a) II, III e IV. b) I, II, III e V. c) I, IV e V. d) II e III. e) I, II e IV.

Vejamos a anlise das assertivas I. A grande vantagem de se terceirizarem algumas atividades contar com pessoas j treinadas e capacitadas para a execuo de determinadas tarefas. Todavia, exigir treinamento especfico (customizado) para as tarefas dentro da organizao demandaria um treinamento especializado voltado s prticas da contratante. Como, de forma geral, o quadro terceirizado possui maior rotatividade de pessoal do que o quadro prprio (em especial quando falamos de rgos pblicos), o custo do treinamento poderia no dar o retorno esperado. mais produtivo que as atividades especficas de dentro da empresa sejam realizadas pelo quadro prprio de funcionrios (que, a princpio, ficam mais tempo em suas funes, compensando os gastos com o referido treinamento orientado). A afirmativa est correta. II. No podemos dizer que profissionais terceirizados geram um custo maior ou menor para a organizao. Depende de cada caso. Exigir um maior desempenho do quadro prprio ou do terceirizado, geraria conflitos e no garantiria mais eficincia ou produtividade para a empresa. Portanto o item est incorreto em ambas as oraes. III. No h que se exigir maior desempenho, ou monitorar de forma mais intensiva colaboradores do quadro prprio ou do terceirizado. Tal medida seria capaz de gerar conflitos que seriam negativos eficincia ou produtividade da organizao. A assertiva est errada. IV. Separar reas de uso comum entre os quadros prprio e terceirizado uma ao discriminatria que suscitaria conflitos e preconceitos. Uma boa prtica incentivar a convivncia entre os quadros prprio e terceirizado sem discriminaes. A afirmativa est correta.
30

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI V. A avaliao de desempenho dos terceirizados deve ser realizada periodicamente, assim como do quadro prprio. Em relao ao quadro terceirizado, deve-se cuidar para que o feedback seja passado empresa a qual o terceirizado tem vnculo empregatcio, pois no pode haver subordinao deste ao tomador de servios (empresa que contrata a prestao de servios de uma terceira). A assertiva est correta. Resposta: C 2.1. Execuo direta versus execuo indireta Qualquer rgo ou entidade (sejam pblicos ou privados e at mesmo uma residncia) requer atividades de conservao e manuteno da edificao, das instalaes e mesmo de apoio s atividades fim da instituio. Em nossas residncias, por exemplo, podemos executar ns mesmos essas atividades, ou podemos contratar os servios de um prestador, como, por exemplo, uma diarista ou faxineira. Quando realizamos ns mesmos determinada atividade, incorremos em uma execuo direta da atividade. Em contrapartida, quando contratamos uma diarista, h a execuo indireta da atividade. A Lei n 8.666/93, em seu art. 6, nos traz a seguinte definio sobre estas duas formas de execuo:
VII - Execuo direta - a que feita pelos rgos e entidades da Administrao, pelos prprios meios; VIII - Execuo indireta - a que o rgo ou entidade contrata com terceiros (...)

Cabe a meno de que a Lei n 8.666/93 impe a obrigatoriedade de processo de licitatrio para a contratao de empresas prestadoras de servios com as ressalvas dos casos de dispensa e inexigibilidade de licitao.

2.2. O Decreto n 2.271/1997 O Decreto n 2.271/97 estabelece as normas para contratao de terceiros para a execuo indireta de servios, no mbito da Administrao Pblica Federal, autrquica e fundacional. Ainda, estabelece em seu art. 9 que as demais entidades da administrao indireta federal sero regidas por resolues especficas.
31

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI
Art . 9 As contrataes visando prestao de servios, efetuadas por empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais empresas controladas direta ou indiretamente pela Unio, sero disciplinadas por resolues do Conselho de Coordenao das Empresas Estatais - CCE.

No caput do art. 1, est implcito que as atividades de competncia legal do rgo no podem ser terceirizadas, apenas as assessrias, instrumentais ou complementares.
Art . 1 No mbito da Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional podero ser objeto de execuo indireta as atividades materiais acessrias, instrumentais ou complementares aos assuntos que constituem rea de competncia legal do rgo ou entidade. 1 As atividades de conservao, limpeza, segurana, vigilncia, transportes, informtica, copeiragem, recepo, reprografia, telecomunicaes e manuteno de prdios, equipamentos e instalaes sero, de preferncia, objeto de execuo indireta. 2 No podero ser objeto de execuo indireta as inerentes s categorias funcionais abrangidas pelo plano de rgo ou entidade, salvo expressa disposio legal em contrrio se tratar de cargo extinto, total ou parcialmente, no mbito geral de pessoal. atividades cargos do ou quando do quadro

O 1 do art. 1 elenca algumas atividades que a prpria Administrao obriga a realizao via terceiros. Outrossim, o 2 do mesmo artigo veda a execuo indireta de atividades explicitadas nos planos de cargos, ou seja, se o plano de cargos do rgo incluir o cargo de recepcionista, apesar de o 1 dar preferncia execuo indireta desta atividades, no poder haver terceirizao desta atividade, salvo expressa disposio legal em contrrio. Ainda sobre esta vedao, cabe a meno do Acrdo n 391/2009 do Tribunal de Contas da Unio, indicando como fuga obrigatoriedade do concurso pblico a contratao de terceiros para atividades-fim do rgo ou entidade.
A contratao de trabalhador pela Administrao Pblica com intermediao de empresa de prestao de servios a terceiros para atuao na rea-fim representa burla a exigncia constitucional do concurso pblico. Acrdo 391/2009 Plenrio do TCU (Sumrio)

na

Outra importante caracterstica da execuo indireta (terceirizao) rea pblica a vedao subordinao dos terceirizados
32

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI (funcionrios da empresa contratada) Administrao Pblica. Essa proibio assegura que a relao contratual d-se entre a Administrao Pblica e a empresa contratada.
Art . 4 vedada a incluso de disposies nos instrumentos contratuais que permitam: I - indexao de preos por ndices gerais, setoriais ou que reflitam a variao de custos; II - caracterizao exclusiva do objeto como fornecimento de mode-obra; III - previso de reembolso de salrios pela contratante; IV - subordinao dos administrao da contratante. empregados da contratada

Qualquer problema com o pessoal terceirizado deve ser relatado contratada, a quem caber solucionar a questo (treinando e orientando o seu pessoal ou mesmo substituindo-o). H duas figuras que so responsveis pelo relacionamento entre a Administrao e a contratada: Gestor de Contrato: servidor pblico responsvel pelo acompanhamento do contrato assegurando sua execuo e mantendo contato com a contratada.
Art . 6 A administrao indicar um gestor do contrato, que ser responsvel pelo acompanhamento e fiscalizao da sua execuo, procedendo ao registro das ocorrncias e adotando as providncias necessrias ao seu fiel cumprimento, tendo por parmetro os resultados previstos no contrato.

Preposto: empregado/representante da contratada, pessoa a quem a Administrao deve se dirigir para solucionar problemas durante a execuo do contrato.

2.3. A Smula n 331 do Tribunal Superior do Trabalho Outro normativo essencial ao nosso estudo a Smula n 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Em 2011, houve alterao no
33

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI enunciado desta Smula, em especial no que concerne responsabilidade subsidiria do contratante em relao s obrigaes trabalhistas. Sem dvidas, o enunciado da Smula 331 o contedo mais cobrado deste nosso tpico em concursos pblicos, o qual reproduzimos abaixo e reforaremos a seguir, por meio de exerccios.

SMULA 331 - CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6.019, de 03.01.1974). II - A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional (art.37, II, da CF/1988). III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes, desde que haja participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial. V - Os entes integrantes da Administrao Pblica direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condies do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigaes da Lei n. 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais e legais da prestadora de servio como empregadora. A aludida responsabilidade no decorre de mero inadimplemento das obrigaes trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada. VI - A responsabilidade subsidiria do tomador de servios abrange todas as verbas decorrentes da condenao referentes ao perodo da prestao laboral.

H dois conceitos trazidos por esta Smula que devemos estudar mais detalhadamente: vnculo empregatcio e responsabilidade subsidiria.

34

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Vnculo empregatcio de terceirizado via empresa interposta 16. (TRT 18 2008 - FCC - Tcnico Judicirio Administrativa) Aps a edio da Constituio de Federal de 1988, a contratao irregular de trabalhador, por meio de empresa interposta, a) gera vnculo de emprego apenas com os Administrao Pblica indireta ou fundacional. rgos da

b) gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional. c) gera vnculo de emprego apenas Administrao Pblica direta. d) gera vnculo de emprego apenas Administrao Pblica indireta. com com os os rgos rgos da da da

e) no gera vnculo de emprego com os rgos Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional.

No h como a contratao irregular de trabalhador gerar vnculo de emprego com a Administrao Pblica, conforme preconizado pela CF/88 (art. 37, inciso II) que prev apenas duas formas de investidura em cargo pblico: aprovao prvia em concurso pblico de provas ou provas e ttulos, ou nomeao para cargo em comisso (declarado por lei de livre nomeao e exonerao). Para que no restem dvidas, ainda temos o enunciado II da Smula 331-TST:
II - A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional (art.37, II, da CF/1988).

Resposta: E. 17. (FCC 2008 TRT 2 Regio) Hipoteticamente, considere que a Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), a Prefeitura de So Paulo, a Empresa de Correios e Telgrafos (ECT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) contrataram de forma irregular, por meio de empresa interposta, trabalhador terceirizado. Neste caso, tal contratao:
35

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI a) gerar vnculo de emprego apenas com o IBGE. b) gerar vnculo de emprego com o IBGE, a Prefeitura de So Paulo, a ECT e o CNPq. c) gerar vnculo de emprego apenas com o IBGE e o CNPq. d) gerar vnculo de emprego apenas com o ECT e o CNPq. e) no gerar vnculo de emprego com o IBGE, a Prefeitura de So Paulo, a ECT e o CNPq.

Note que a Smula 331-TST, diferentemente do Decreto n 2.271/97, aplica-se no mbito de toda a Administrao Pblica. O Decreto uma norma federal, portanto no pode regulamentar a Administrao Pblica estadual, distrital ou municipal. Todavia, a Smula em questo editada pelo Tribunal Superior do Trabalho, tendo aplicao em todo o territrio nacional. Desta forma, no gerar vnculo empregatcio a qualquer rgo ou entidade da Administrao Pblica contratao irregular de terceirizados, por meio de empresa interposta. Resposta: E.

Responsabilidade Subsidiria da Administrao Pblica em relao s obrigaes trabalhistas de terceirizados.

18. (TRT 3 2009 - FCC - Tcnico Judicirio Administrativa) Conceitua-se como subsidiria a responsabilidade trabalhista da empresa que: a) integra o mesmo grupo econmico da empresa empregadora. b) presta servios trabalhista. ao Estado e descumpre a legislao

c) responde pelos crditos dos trabalhadores contratados pela empresa que lhe presta servios. d) participa do consrcio de empregadores rurais, em relao s obrigaes previdencirias. e) presta servios relacionados a emprego temporrio.
36

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Vejamos inicialmente a diferenciao de responsabilidade solidria e subsidiria: Responsabilidade Solidria: duas empresas respondem da mesma forma sobre determinadas obrigaes (no caso em estudo, as trabalhistas). Ou seja, um eventual dbito pode ser pago por qualquer uma das empresas ou dividido entre ambas (por exemplo, 50% do dbito de responsabilidade de cada uma); Responsabilidade Subsidiria: existe uma empresa responsvel por determinado dbito ou compromisso, e outra que, caso a primeira no arque com os compromissos, poder ser acionada para que assuma os compromissos da primeira.

Desta forma, temos que a alternativa C complementa o enunciado do exerccio como uma definio de responsabilidade subsidiria: Conceitua-se como subsidiria a responsabilidade trabalhista da empresa que responde pelos crditos dos trabalhadores4 contratados pela empresa que lhe presta servios. Resposta: C. A Administrao Pblica Federal, autrquica e fundacional (lembrese que o Decreto n 2.271/97 no regulamenta a responsabilidade das empresas pblicas e sociedades de economia mista) pode responder subsidiariamente em relao s obrigaes trabalhistas com terceirizados, cujos vnculos empregatcios se do com empresas contratadas para a execuo indireta de atividades de rgos ou entidades pblicas (exceto as atividades-fim). Todavia, h algumas condies, explicitadas na Smula 331-TST, para que a responsabilidade da Administrao Pblica seja subsidiria em relao aos dbitos trabalhistas: quando a Administrao no exerce ou falha na fiscalizao do cumprimento das obrigaes trabalhista da contratada, ou quando participa da relao processual E conste tambm do ttulo executivo judicial, ou seja, quando o processo trabalhista a inclui expressamente como devedora.

Smula 331-TST IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos
4

O crdito dos trabalhadores , na realidade, o dbito da empresa terceirizada.

37

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI
servios quanto quelas obrigaes, desde que haja participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial. V - Os entes integrantes da Administrao Pblica direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condies do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigaes da Lei n. 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais e legais da prestadora de servio como empregadora. A aludida responsabilidade no decorre de mero inadimplemento das obrigaes trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada. VI - A responsabilidade subsidiria do tomador de servios abrange todas as verbas decorrentes da condenao referentes ao perodo da prestao laboral.

III. GESTO DE DESEMPENHO Este tpico, na realidade, envolve duas vertentes distintas: gesto do desempenho organizacional, e gesto do desempenho (individual) de instituio. cada colaborador da

Para gerir algo precisamos mensur-lo, monitor-lo, avali-lo. Em relao gesto do desempenho organizacional, esta realizada por meio de indicadores, contedo que vimos na aula 06. A gesto do desempenho organizacional envolve a aferio e controle dos seguintes componentes:

Comportamento dos Indivduos

Relaes Interpessoais

Ambiente de Trabalho

Caractersticas da Organizao

Os principais critrios utilizados para avaliar o desempenho da organizao so: Eficincia no uso dos recursos intelectuais, tecnolgicos); (materiais, financeiros,
38

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Satisfao dos funcionrios, dos clientes e dos stakeholders; Qualidade dos produtos e/ou servios.

J no que se refere gesto de desempenho individual, esta feita por meio de diversos mtodos de avaliao de desempenho, foco desta parte de nossa aula. Avaliao do desempenho uma apreciao sistemtica do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro. Toda avaliao um processo para estimular ou julgar o valor, a excelncia, as qualidades de alguma pessoa. (CHIAVENATO, 2009, p. 247) A avaliao do desempenho uma tcnica gerencial (compreendida dentro da funo de direo do administrador) necessria atividade administrativa, pois permite identificar problemas no clima organizacional, problemas de superviso (gesto) de pessoal, de integrao do empregado organizao e ao cargo que ocupa, alm de adequao (realocao) do potencial individual a um cargo que tenha atribuies que permitam seu pleno desenvolvimento, entre outros. O principal objetivo da avaliao de desempenho integrar os desempenhos individuais e por equipe aos objetivos organizacionais. Para tanto, o processo de avaliao do desempenho sempre dinmico, ou seja, os funcionrios esto em constante avaliao (formal ou informal). Os resultados das avaliaes de desempenho individuais tomados em conjunto auxiliam na identificao de problemas organizacionais, colaborando para a determinao de uma poltica de gesto de pessoas adequada s necessidades e aos objetivos da organizao. Dentro das organizaes, a avaliao dos indivduos pode receber outros nomes como avaliao de mrito, avaliao de eficincia funcional, entre outros. Independentemente do nome que se d avaliao dos funcionrios ou o mtodo utilizado, h algumas premissas para uma adequada (boa) gesto do desempenho das pessoas (CHIAVENATO, 2009): PREMISSAS A UMA BOA AVALIAO DE DESEMPENHO Assegurar um clima de trabalho de respeito e confiana entre as pessoas. Encorajar as pessoas a assumirem responsabilidades e definirem metas de trabalho. Desenvolver um estilo de administrao que seja democrtico, participativo e consultivo. Criar um propsito de direo, futuro e melhoria contnua entre as
39

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI pessoas. Gerar uma expectativa permanente de aprendizagem, inovao, desenvolvimento pessoal e profissional. Transformar a avaliao do desempenho de um sistema julgamental e arbitrrio para um processo de diagnstico de oportunidades de crescimento para o avaliado e para a organizao. Quem o responsvel pela avaliao? A responsabilidade pela avaliao de desempenho depende da poltica da empresa e do mtodo de avaliao utilizado, podendo ser de responsabilidade do gestor, da prpria pessoa (participativa), da rea de RH, de uma comisso especifica, de seus pares, de empresa especializada (terceirizada) ou mesmo de todos os envolvidos nas atividades do funcionrio. De qualquer forma, h alguns vcios que devem ser evitados pelo(s) avaliador(es): Vcios a serem evitados na avaliao de desempenho Vcio Descrio H, por parte do avaliador, uma valorizao positiva de determinado fator ou item de avaliao de desempenho, e a replicao dessa Efeito Halo valorizao para os demais itens, gerando uma tendncia em avaliar positivamente todos os itens. Ao contrrio do efeito halo, h uma tendncia em Efeito Horn avaliar negativamente todos os itens. O avaliador evita notas altas ou baixas, Tendncia Central mantendo a avaliao com pontuaes mdias. Erro de Considera-se (recorda-se) na avaliao apenas Recenticidade os acontecimentos recentes. Ocorre quando o avaliador segue um padro pessoal muito rigoroso ou complacente. A diferena em relao aos efeitos halo e Horn Erro Constante que no erro constante todos os avaliados recebem notas altas ou todos recebem notas baixas. O avaliador mais favorvel aos que se parecem Erro de Semelhana (fsica ou comportamentalmente) com ele prprio. Erro de primeira Ocorre quando o avaliador prende-se s impresso impresses iniciais (rtulos) em relao ao
40

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI avaliado. Realizar vrias avaliaes de desempenho Erro de Fadiga seguidamente pode refletir em baixa da qualidade do trabalho do avaliador. Interpretaes inadequadas dos fatores a serem Incompreenso de avaliados causam distores nas avaliaes. Um significado dos manual com a descrio de cada um dos fatores fatores de avaliao ou itens a serem avaliados pode resolver estas situaes. Avaliao de Desempenho do quadro prprio e do quadro terceirizado na Administrao Pblica

A avaliao de desempenho deve contemplar as pessoas pertencentes tanto ao quadro prprio quanto ao terceirizado. Entretanto, h diferenas em relao ao processo para cada quadro. Para os agentes pblicos, em geral, o responsvel pela avaliao o prprio superior do avaliado e o feedback dado diretamente a este. Em alguns rgos e entidades pblicas, a avaliao de desempenho tem como resultado uma pontuao, a qual transformada em gratificao de desempenho, sendo paga juntamente com a remunerao. Como exemplo, podemos citar a Lei n 9.620/98, que institui a gratificao de desempenho para alguns cargos do Poder Executivo Federal:
Art. 10. Fica instituda a Gratificao de Desempenho e Eficincia GDE, devida aos ocupantes dos cargos de que tratam os incisos I e II do art. 1 desta Lei, quando em exerccio de atividades inerentes s atribuies das respectivas carreiras nos rgos ali especificados. (...) Art. 12. A GDE e a GDAF sero calculadas pela multiplicao dos seguintes fatores: (Redao dada pela Lei n 9.775, de 1998) I - nmero de pontos resultante da avaliao de desempenho; (...)

Outra importante consequncia da avaliao de desempenho para os servidores pblicos (quadro prprio), esta ser condio para a

41

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI aquisio de estabilidade e causa para perda do cargo (para os j estveis), conforme normatiza o art. 41 da CF/88:
Art. 41. So estveis aps trs anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. 1 O servidor pblico estvel s perder o cargo: (...) III - mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (...) 4 Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. Art. 247. (...) Pargrafo nico. Na hiptese de insuficincia de desempenho, a perda do cargo somente ocorrer mediante processo administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditrio e a ampla defesa.

Ainda, a avaliao de desempenho pode ser condio para a progresso funcional na carreira de servidores efetivos. Como exemplo, podemos citar o Decreto 3.006/05-MT:
Art. 4 O sistema de avaliao anual de desempenho consistir na atribuio de pontuao, varivel de 0 (zero) a 10 (dez), a cada uma das situaes observveis relativas aos critrios definidos no artigo anterior, conforme Formulrio Padro de Avaliao anual de Desempenho definido no Anexo nico deste Decreto. 1 necessrio, para a concesso da progresso vertical aos servidores efetivos e estveis, bem como aos estabilizados, conforme previsto nas leis de carreira, que obtenham mdia igual ou superior a 60% (sessenta por cento) da pontuao mxima admitida, consideradas as avaliaes anuais de desempenho dos trs ltimos exerccios.

Em suma, para os servidores pblicos, a avaliao de desempenho condio para aquisio de estabilidade, causa para a perda do cargo, e, dependendo do plano de carreira, pode gerar gratificao de desempenho e ser condio para progresso funcional.
42

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

Em relao ao quadro terceirizado, a avaliao de desempenho no realizada pelo superior do terceirizado, e sim por um agente pblico, no havendo hierarquia e subordinao entre estes. O resultado da avaliao de desempenho do terceirizado repassado empresa contratada (geralmente figura do preposto), e esta toma as decises em relao necessidade de feedback, treinamento, e eventual substituio do terceirizado. Note que a nica ao da Administrao Pblica diretamente na gesto do desempenho do terceirizado realizar a avaliao de desempenho. As demais aes so tomadas pela empresa contratada.

Vamos verificar como estes contedos j foram cobrados nos certames: 19. (FCC / TRE-SE / 2007) Para a avaliao de desempenho so apresentadas as afirmativas abaixo. I. A avaliao de desempenho deve ser concebida como um instrumento gerencial. II. Efeito halo se refere valorizao pelo avaliador de determinado fator de avaliao, podendo acarretar, de forma no consciente, que este contamine os demais fatores. III. Uma das principais causas do fracasso da avaliao de desempenho deve estar baseada em aspectos comportamentais dos avaliados. IV. O gerenciamento de desempenho uma atividade cotidiana de gerncia. V. A avaliao de desempenho deve ser uma ferramenta a servio da Remunerao Estratgica. VI. Os resultados de avaliaes devem ser usados como indicadores de performance das reas. VII. Avaliao de desempenho integra o padro de gesto estabelecido pela norma ISO-9001:2000. correto o que se afirma APENAS em
43

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI a) I, II, III, IV, V e VI. b) I, III, IV, V, VI e VII. c) I, II, III, IV, V, e VII. d) II, III, IV, V, VI e VII. e) I, II, IV, V, VI e VII.

I. Como vimos, a avaliao de desempenho deve ser efetivamente elaborada e empregada pelos gestores como uma ferramenta de administrao. Item correto. II. Trata-se exatamente do conceito que vimos quando estudamos dos vcios que devem ser evitados pelos avaliadores. Item correto. III. Podemos citar como causas de fracasso da avaliao de desempenho, alm dos vcios em avaliao estudados anteriormente e da falta de comprometimento da direo da organizao: O avaliador no tem informao suficiente sobre o desempenho do avaliado. Os padres de avaliao do desempenho no so claros e definidos. O avaliador no considera seriamente a avaliao. O avaliador no est preparado ou treinado para a avaliao ou para a entrevista. O avaliador no honesto e sincero na entrevista de avaliao. O avaliador no tem habilidades pessoais para avaliar o desempenho das pessoas. O avaliado no recebe a retroao adequada sobre seu desempenho. Os recursos so insuficientes para proporcionar recompensas ao bom desempenho. No h uma discusso eficaz sobre o desenvolvimento pessoal do avaliado. O avaliador usa linguagem ambgua e obscura no processo de avaliao.
Fonte: CHIAVENATO, 2009, p. 271.

Desta forma, no se pode afirmar que a principal causa do fracasso da avaliao de desempenho advm de aspectos comportamentais do avaliado. A assertiva, portanto, est errada.

IV. Formal ou informalmente, gerenciar o desempenho de sua equipe uma atividade corriqueira para o gestor, pois por meio do
44

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI desempenho dos colaboradores que a organizao alcanar seus objetivos. Assertiva correta. V. Remunerao Estratgica a utilizao de vrias formas de remunerao (salrio, remunerao por competncias, por desempenho, participao acionria etc.) atrelando-as aos objetivos estratgicos da organizao. A ideia que a remunerao seja o fator que faz com que os colaboradores se empenhem em alcanar os objetivos e metas da organizao. A avaliao de desempenho um instrumento de medida do desempenho individual que pode ser utilizada como parmetro para a remunerao estratgica, como a gratificao por desempenho em organizaes pblicas. Item correto. VI. Os resultados das avaliaes de desempenho dos colaboradores de uma rea, tomados em conjunto, so indicadores de desempenho da rea. As reas de maior performance em uma organizao geralmente possuem uma equipe com melhor desempenho; por outro lado, dificilmente uma equipe de baixa performance capaz de atingir os objetivos da rea. Item correto. VII. A avaliao de desempenho efetivamente integra o padro de gesto estabelecido pela norma ISO-9001:2000. Resposta: E

20.

(FCC / TRT 4 Regio / 2011) Uma gesto adequada do desempenho em uma organizao pressupe que

a) os funcionrios aceitem punies de acordo com o desempenho de cada um, caso necessrio. b) os funcionrios j tenham as competncias correspondentes aos desafios que lhes sero propostos. c) o gestor deixe clara a razo da sua implantao e determine quais so os resultados esperados. d) todos os que esto envolvidos no processo estejam bem treinados para alcanar as metas propostas.. e) a organizao estabelea previamente adequadas ao melhor desempenho esperado. remuneraes
45

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

O processo de avaliao de desempenho tem como objetivo melhorar o desempenho do indivduo, para que este some esforos para o alcance dos objetivos da organizao. Portanto, no h a necessidade de que os funcionrios possuam previamente determinadas competncias, a ideia desenvolver as competncias necessrias. O item B est errado. Tambm no h de se falar em punio no processo de gesto do desempenho. A alternativa A est incorreta. Em relao ao item D, os gestores devem estar treinados para a aplicao das avaliaes de desempenho, mas no h a necessidade de treinar os avaliados. Portanto, a alternativa est errada. A organizao pode estabelecer previamente remuneraes para cada grau de desempenho, entretanto isso no um pressuposto para a avaliao, de forma que a alternativa E tambm est errada. A alternativa C expressa dois dos pressupostos para a gesto adequada do desempenho: clareza dos objetivos e mtodos do processo de avaliao e dos resultados esperados para a avaliao. Resposta: C

21.

(FCC / TRT 4 Regio / 2011) Em relao aos critrios para a avaliao da gesto nas organizaes pblicas, a avaliao deve considerar

I. no apenas a atuao de cada colaborador na sua funo, mas, tambm, a realizao de metas e objetivos. II. apenas o desempenho dos indivduos e no a viso dos outros colaboradores a respeito do trabalho dos demais. III. apenas a viso dos superiores imediatos para evitar os conflitos entre os subordinados. IV. no apenas a produtividade do indivduo dentro da organizao, mas, tambm sua contribuio para o clima organizacional. V. em primeiro lugar, a satisfao dos cidados-consumidores com os servios e depois o desempenho individual dos funcionrios.
46

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Esto corretas SOMENTE a) I e II. b) II, III e V. c) I, II, III e IV. d) I, IV e V. e) III e IV.

Vejamos a anlise das assertivas: I. A avaliao de desempenho uma ferramenta que tem como principal objetivo auxiliar o alcance dos objetivos organizacionais, por meio da aferio e orientao dos desempenhos individuais. Se a avaliao prender-se somente a aspectos da atuao de cada colaborador em sua funo, sem definir metas e objetivos para estes, o avaliado poder no ter conscincia e parmetros de como pode contribuir com o alcance dos objetivos organizacionais. Item correto. II. importante considerar a viso de todos os envolvidos no trabalho de um indivduo, a fim de verificar seu desempenho em todas as suas funes. H um mtodo de avaliao, chamado 360 e que veremos mais adiante na aula, que prioriza exatamente a participao de todas as pessoas que de alguma forma se relacionam com o funcionrio em sua avaliao de desempenho. Portanto, este item est errado. III. Como explicado no item anterior, o ideal a participao de pessoas que se relacionam das mais diversas formas com o trabalho do avaliado (superiores, pares, subordinados, fornecedores, clientes etc.). Item errado. IV. As pessoas so afetadas pelo clima organizacional e tambm afetam este. Alguns funcionrios, para atingirem suas metas podem se envolver em conflitos e disputas internas, por exemplo, prejudicando o clima organizacional. Nas avaliaes de desempenho, necessrio, portanto, identificar as pessoas que contribuem para um bom clima organizacional, e tambm as que prejudicam o clima, para que se possam adotar medidas e polticas para melhorar o clima organizacional. Item correto. V. O principal objetivo da Administrao Pblica o atendimento ao cidado, considerando-o seu cliente. Assim, o desempenho da Administrao Pblica pode ser aferido pela satisfao dos cidados (vistos como consumidores dos servios pblicos). A gesto do
47

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI desempenho das organizaes pblicas deve considerar primeiramente a satisfao de seus clientes (cidados), e tambm o desempenho individual dos agentes pblicos. Assertiva correta. Resposta: D

22.

(FCC / AL-SP / 2010) No processo de avaliao de desempenho, efeito halo:

I. o fenmeno que registra atitudes em que o avaliador confunde "resultados concretamente realizados" com "caractersticas potenciais" que identificam o avaliado. II. significa avaliar um empregado deixando-se levar por valores ou atitudes que este possui fora do ambiente do trabalho. III. a tendncia que um avaliador imprime ao processo de avaliao quando se deixa levar por alguma caracterstica do avaliado, que o marcou de forma to significativa que lhe impede de interpretar as demais caractersticas com neutralidade e clareza. IV. aquele em que o avaliador "fora" sua avaliao num ponto central da escala para no se comprometer perante o avaliado ou expor os argumentos que subsidiaram sua deciso. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) II. c) II e IV. d) III. e) IV.

Vejamos a anlise das assertivas: III. Se a caracterstica marcante for algo positivo, e influenciar os demais itens (fatores) da avaliao positivamente, estamos diante do efeito halo. Se a influncia for negativa, trata-se do efeito horn. De qualquer forma, a
48

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI descrio do item apropriada para os dois efeitos (halo e horn). Item correto. I. II. A situao descrita na assertiva geralmente deriva de erro de primeira impresso. Item incorreto. O item descreve a possibilidade de o avaliador colocar seu relacionamento pessoal com o avaliado acima do desempenho profissional. Item errado. A assertiva descreve o vcio tendncia central. Est, assim, errada.

IV.

Resposta: D

Mtodos de Avaliao de Desempenho

H vrias metodologias para se aferir o desempenho das pessoas nas organizaes. Essas metodologias no divididas em abordagens comparativas e abordagens absolutas. As abordagens comparativas determinam que pessoas so melhores que outras em determinado fator (aspecto), entretanto no determinam o quanto so melhores que as outras. Ou seja, essas metodologias no quantificam em valores absolutos o desempenho de cada pessoa. As metodologias com abordagem comparativa so: Classificao: ranking do melhor ao pior desempenho. Comparao aos Pares: a comparao entre os desempenhos feita 2 a 2, no estabelecido um ranking, s h como saber as pessoas que so melhores que uma e as piores, sem identificar quem tem um desempenho muito acima ou bem prximo. Distribuio Forada (Escolha Forada ou Escolha dirigida): so dadas frases (categorias descritivas) pr-prontas para que sejam escolhidas as que se assemelham ao desempenho do avaliado. uma metodologia de fcil aplicao para o avaliador).

J nas metodologias com abordagem absoluta, h padres exatos de medio para cada fator a ser analisado. As metodologias com essa abordagem so:
49

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Escalas Grficas: formulrio onde cada fator/dimenso mensurado de acordo com uma escala numrica ou conceitual, atribuindo-se notas para cada dimenso. Apesar de ser um mtodo de fcil aplicao e permitir uma viso integrada, pode ser muito generalista (no permite adaptar o formulrio ao avaliado). Incidentes Crticos: so registradas as situaes crticas de sucesso (pontos fortes) e fracassos (pontos fracos) durante um perodo, e avaliado o desempenho do indivduo por meio das situaes registradas, reforando os pontos positivos e mitigando os os negativos. uma tima ferramenta para desenvolvimento de pessoas e para feedback, apesar de ser de difcil utilizao para a tomada de decises (possui apenas informaes qualitativas). Escala de Classificao com Base no Comportamento: realizada a coleta de descries do comportamento observvel e, posteriormente, cada comportamento avaliado e julgado (bom/mau comportamento). Esta escala de classificao feita com base apenas nos comportamentos crticos. Avaliao por Objetivos (APO): subordinados e supervisores determinam objetivos relativos a cada tarefa do subordinado, a cada aferio avaliado o cumprimento ou no destes objetivos. Essa metodologia de difcil comparao e analise por rea pois como os objetivos de cada pessoa so diferentes no h como transforma-los em dados para analise em conjunto.

H ainda duas formas de avaliao de desempenho, nas quais podem ser utilizadas as metodologias acimas, ou uma mistura delas: Pesquisa de Campo: tem sua base em entrevistas de um especialista em avaliao (geralmente pessoa de fora da organizao) com o gestor (superior imediato) para avaliar o desempenho de seus subordinados. A pesquisa de campo possui 4 fases: avaliao inicial do subordinado (desempenhos satisfeitos, que excedem a expectativa e que deixam a desejar); analise suplementar (perguntas do especialista para o avaliador para aprofundar questes levantadas na avaliao inicial);

50

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI planejamento, proposio de um plano de ao para o avaliado (aconselhamento, readaptao, treinamento, desligamento, promoo...); acompanhamento (fair play verificao do desempenho ao longo do tempo).

360: a pessoa avaliada por representantes de todos grupos os que tm relao, direta ou indiretamente, com seu trabalho: pares, superior, subordinados, pessoas de outras reas, direo, clientes e fornecedores. Essa avaliao proporciona condies para que o indivduo se ajuse s vrias e diferentes demandas de seu trabalho. Administrativamente muito complexo e demorado, e o feedback (de vrios direcionado a um) pode intimidar o avaliado. Geralmente no h um nico mtodo de avaliao utilizado nas organizaes. mais comum ver um mix desses mtodos, adequando-se a necessidade e aos recursos da organizao. 23. (FCC / TRT 4 Regio / 2011) Na gesto de pessoas do quadro prprio de uma organizao, a avaliao de desempenho em 360 graus consiste na

a) avaliao dos superiores pelos subordinados, objetivando o aumento da produtividade. b) construo de indicadores do desempenho de todos os funcionrios de um mesmo nvel hierrquico dentro de uma organizao. c) construo de redes sociomtricas das relaes interpessoais, num determinado setor da organizao visando a melhoria do clima organizacional. d) comparao da produtividade de todos os funcionrios de um mesmo setor, tendo como objetivo a implementao de um processo de benchmarking. e) avaliao da organizao pelos colaboradores, incluindo os superiores imediatos, os subordinados diretos, clientes, fornecedores, assim como a percepo que cada um tem de si mesmo.

51

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Avaliao 360 feita por todos os envolvidos no trabalho do avaliado, e inclusive por este, de modo que a alternativa E a correta. Resposta: E

24.

(FCC / TRT 24 Regio / 2011) considerado um dos mtodos tradicionais mais completos de avaliao de desempenho. Baseia-se no princpio da responsabilidade de linha e da funo de staff no processo de avaliao do desempenho. Consiste em entrevistas entre um especialista em avaliao com os gerentes, para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionrios. Este mtodo de avaliao de desempenho denominado a) pesquisa de campo. b) 360. c) escolha forada. d) escolha dirigida. e) escala grfica.

As metodologias de avaliao de desempenho tradicionais, segundo CHIAVENATO (2009, p. 253) so: mtodo das escalas grficas; mtodo da escolha forada; mtodo de pesquisa de campo; mtodo dos incidentes crticos; e mtodos mistos.

consideradas

O processo de entrevistas entre os gerentes e um especialista em avaliao de desempenho caracterstico do mtodo pesquisa de campo. Portanto a alternativa A est correta. Resposta: A

52

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI 25. (FCC 2010 TRT 8 Regio) O mtodo de avaliao de desempenho que consiste em quatro etapas: entrevista inicial para avaliar o desempenho e os fatores que afetaram positiva ou negativamente o resultado final; entrevista de anlise complementar para obter novas informaes pertinentes; planejamento das providncias necessrias e acompanhamento posterior dos resultados; denominado

a) escalas grficas. b) pesquisa de campo. c) listas de verificao. d) escolha forada. e) mtodo dos incidentes crticos.

Como vimos na aula, o enunciado explicita as etapas do mtodo de avaliao de pesquisa de campo. Resposta: B

26.

(FCC / TRT 23 Regio / 2011) O mtodo de avaliao de desempenho que possui enfoque sob os pontos fortes ou fracos do avaliado e em que so avaliadas as atitudes das pessoas de forma extrema, ou seja, sem se preocupar com alguns traos de personalidade denominado

a) listas de verificao. b) escolha forada. c) misto. d) incidentes crticos. e) pesquisa de campo.

Basear-se em pontos fortes (situaes de sucesso) e pontos fracos (situaes de fracasso) caracterstica do mtodo de incidentes crticos, conforme estudamos. Resposta: D

53

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI QUESTES APRESENTADAS NESTA AULA 1. (FCC / TRF 2 Regio / 2012) Em sentido amplo, "agentes pblicos" so todos os indivduos que, a qualquer ttulo, exercem uma funo pblica, remunerada ou gratuita, permanente ou transitria, poltica ou meramente administrativa, como prepostos do Estado. Diante deste conceito, considere: I. Pessoas que recebem a incumbncia da administrao para represent-la em determinado ato ou praticar certa atividade especfica, mediante remunerao do poder pblico habilitante. II. Particulares que recebem a incumbncia de exercer determinada atividade, obra ou servio pblico e o fazem em nome prprio, por sua conta e risco, sob a permanente fiscalizao do respectivo Poder Pblico. As descries acima correspondem, respectivamente, seguinte classificao de agentes pblicos: a) delegados e polticos. b) administrativos e honorficos. c) honorficos e servidores pblicos. d) credenciados e delegados. e) honorrios e credenciados.

2. (FCC / TRT 6 Regio / 2012) A Constituio Federal previu, em seu artigo 37, inciso IX, a possibilidade de contratao por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, nos termos da lei. Partindo-se do pressuposto de que no foi realizado concurso pblico para a contratao de servidores temporrios, correto afirmar que os admitidos: a) ocupam cargo efetivo. b) ocupam emprego. c) ocupam emprego temporrio. d) desempenham funo.
54

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI e) desempenham funo estatutria. 3. (CESPE / TJ RR / 2012) Os empregados pblicos, embora sujeitos legislao trabalhista, submetem-se s normas constitucionais referentes a concurso pblico e acumulao remunerada de cargos pblicos. 4. (CESPE / TJ RR / 2012) Os servidores contratados para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico esto sujeitos ao mesmo regime jurdico aplicvel aos servidores estatutrios. 5. (CESPE / TJ AL / 2012) Com relao s espcies e classificao dos agentes pblicos, bem como a cargo, emprego e funo pblica, assinale a opo correta. a) Os servidores temporrios so admitidos no servio pblico para desempenhar, por tempo determinado, atividades de natureza tcnica especializada, mediante regime jurdico especial disciplinado em lei. b) Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros e estrangeiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, sendo-lhes assegurada isonomia de condies para o ingresso. c) Admite-se a extino pelo presidente da Repblica, independentemente de autorizao legislativa, mediante decreto autnomo, de funes e cargos pblicos que estejam vagos. d) A designao agente pblico restringe-se pessoa fsica que, aps se submeter a concurso de prova ou de provas e ttulos, passa a prestar servios ao Estado e s pessoas jurdicas da administrao indireta. e) Os empregados pblicos so contratados sob o regime da legislao trabalhista, no se submetendo, portanto, s regras constitucionais relativas acumulao de cargos e vencimentos.

55

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI 6. (FUNCAB / MPE RO / 2012) Entre as opes apresentadas, vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, EXCETO quando houver compatibilidade de horrios de:

a) dois cargos de tcnico. b) dois cargos de engenheiro. c) um cargo de administrador com outro tcnico. d) um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico. e) um cargo de auxiliar administrativo com outro tcnico ou cientfico.

7. (FCC / TRE SP / 2006) No que tange aos agentes pblicos, analise: Os concessionrios dos servios pblicos integram a categoria dos agentes delegados, que exercem funo pblica, em seu prprio nome, porm sob fiscalizao do Poder Pblico. II. Agentes honorficos so cidados convocados para prestar, transitoriamente, determinados servios ao Estado, sem vnculo empregatcio ou estatutrio. III. Os empregados pblicos se submetem ao regime estatutrio, uma vez que ocupam empregos pblicos. IV. Por ocuparem transitoriamente cargos pblicos, os servidores temporrios se sujeitam ao regime da legislao trabalhista. correto o que consta APENAS em: a) I e II. b) I, II e III. c) I e III. d) II, III e IV. e) II e IV. I.

8. (FCC / TRE AL / 2010) Do gnero agente pblico, a espcie agente administrativo, representa a grande massa de
56

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI prestadores de servios, subdividindo-se esta no mnimo em trs categorias, a saber: a) Temporrios, Comissionados e Concursados. b) Servidores Pblicos, Empregados Comissionados e Temporrios. c) Empregados Pblicos, Agentes Comissionados e Delegados. d) Servidores Pblicos, Empregados Pblicos e Temporrios. e) Concursados, Funcionrios Pblicos e Comissionados.

9. (ESAF / CGU / 2012) Acerca da contratao temporria, assinale a alternativa incorreta.

a) O regime de previdncia aplicvel aos contratados temporrios o Regime Geral da Previdncia Social - RGPS. b) A discusso da relao de emprego entre o contratado temporrio e a Administrao Pblica deve se dar na justia comum. c) Nem sempre exigido processo seletivo simplificado prvio para a efetivao da contratao temporria. d) O requisito da temporariedade deve estar presente na situao de necessidade pblica e no na atividade para a qual se contrata. e) O regime jurdico dos servidores contratados por tempo determinado o trabalhista.

10. (ESAF / CVM / 2010) Acerca do teto remuneratrio dos agentes pblicos, previsto na Constituio da Repblica, correto afirmar:

a)

a remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no
57

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI se aplicando essa regra aos subsdios dos detentores de mandato eletivo. b) os Estados e o Distrito Federal podem fixar, em seu mbito, mediante emenda s respectivas Constituies e Lei Orgnica, como teto nico, o subsdio mensal dos Desembargadores do respectivo Tribunal de Justia. esto sujeitas ao redutor do teto remuneratrio as parcelas de carter indenizatrio previstas em lei. o teto remuneratrio no se aplica aos empregados de sociedade de economia mista que recebe recursos da Unio para pagamento de despesas de pessoal e de custeio em geral. o teto remuneratrio no se aplica ao montante resultante da adio de proventos de inatividade com remunerao de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao, e de cargo eletivo.

c) d)

e)

11. (ESAF / MPOG / 2010) A respeito do gnero agentes pblicos, podem-se encontrar pelo menos duas espcies, quais sejam: aqueles que ocupam cargo pblico e aqueles que detm emprego pblico. Assinale (1) para as caractersticas abaixo presentes nas duas espcies de agentes pblicos. Assinale (2) para as caractersticas abaixo presentes apenas no regime que rege os ocupantes de cargo pblico. Assinale (3) para as caractersticas abaixo encontradas na disciplina jurdica dos detentores de emprego pblico.

Estabelecida a correlao, assinale a opo que contenha a resposta correta. ( ) Carteira de Trabalho e Previdncia Social; ( ) Estgio Probatrio; ( ) Acesso mediante concurso pblico; ( ) FGTS; ( ) Estabilidade
58

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

a) 2 b) 2 c) 3 d) 1 e) 1

/ / / / /

2 3 2 3 1

/ / / / /

1 1 1 2 3

/ / / / /

3 2 3 3 2

/ / / / /

3. 3. 2. 2. 3.

12. (ESAF / MTE / 2010) So direitos e garantias dos trabalhadores em geral tambm aplicveis aos servidores pblicos, exceto: a) piso salarial proporcional extenso e complexidade do trabalho. b) salrio-famlia. c) remunerao do trabalho noturno superior do diurno. d) repouso semanal remunerado. e) salrio mnimo. 13. (ESAF / SMF RJ / 2010) Em relao estabilidade do servidor pblico e conforme as disposies da Constituio Federal, assinale a opo correta. a) So estveis, aps um ano de efetivo exerccio, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. b) Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor pblico estvel, ele ser reintegrado. c) Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor pblico estvel no ficar em disponibilidade. d) O servidor pblico estvel pode perder seu cargo mediante deciso judicial liminar. e) No cabvel a perda do cargo do servidor pblico estvel mediante processo administrativo. 14. (CESPE / STM / 2011) A fim de se evitar a emergncia de conflitos entre os trabalhadores de uma organizao, recomenda-se que a gesto do pessoal terceirizado constitua responsabilidade exclusiva da empresa contratada.

59

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI 15.
(FCC / TRT 4 Regio / 2011) Com relao gesto de profissionais terceirizados, considere as afirmativas abaixo.

I. Exigir dos terceirizados treinamento orientado especificamente para a execuo das tarefas dentro da organizao nem sempre produtivo. II. Como os profissionais terceirizados significam um custo adicional para a organizao, deve-se exigir destes um desempenho superior ao dos funcionrios efetivos. III. Devem-se criar sistemas de gesto exclusivos para os terceirizados, sinalizando que o seu desempenho ser monitorado de forma mais rigorosa do que a dos funcionrios do quadro prprio. IV. No se deve separar as reas de uso comum dos terceirizados, como banheiros e refeitrios, daquelas que so exclusivas dos empregados. V. importante efetuar a avaliao peridica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante. Esto corretas SOMENTE a) II, III e IV. b) I, II, III e V. c) I, IV e V. d) II e III. e) I, II e IV.

16. (TRT 18 2008 - FCC - Tcnico Judicirio Administrativa) Aps a edio da Constituio de Federal de 1988, a contratao irregular de trabalhador, por meio de empresa interposta, a) gera vnculo de emprego apenas com os Administrao Pblica indireta ou fundacional. rgos da

b) gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional. c) gera vnculo de emprego apenas Administrao Pblica direta. d) gera vnculo de emprego apenas Administrao Pblica indireta. com com os os rgos rgos da da

60

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI e) no gera vnculo de emprego com os rgos Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional. da

17. (FCC 2008 TRT 2 Regio) Hipoteticamente, considere que a Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), a Prefeitura de So Paulo, a Empresa de Correios e Telgrafos (ECT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) contrataram de forma irregular, por meio de empresa interposta, trabalhador terceirizado. Neste caso, tal contratao: a) gerar vnculo de emprego apenas com o IBGE. b) gerar vnculo de emprego com o IBGE, a Prefeitura de So Paulo, a ECT e o CNPq. c) gerar vnculo de emprego apenas com o IBGE e o CNPq. d) gerar vnculo de emprego apenas com o ECT e o CNPq. e) no gerar vnculo de emprego com o IBGE, a Prefeitura de So Paulo, a ECT e o CNPq.

18. (TRT 3 2009 - FCC - Tcnico Judicirio Administrativa) Conceitua-se como subsidiria a responsabilidade trabalhista da empresa que: a) integra o mesmo grupo econmico da empresa empregadora. b) presta servios trabalhista. ao Estado e descumpre a legislao

c) responde pelos crditos dos trabalhadores contratados pela empresa que lhe presta servios. d) participa do consrcio de empregadores rurais, em relao s obrigaes previdencirias. e) presta servios relacionados a emprego temporrio.

19. (FCC / TRE-SE / 2007) Para a avaliao de desempenho so apresentadas as afirmativas abaixo. I. A avaliao de desempenho deve ser concebida como um instrumento gerencial.
61

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI II. Efeito halo se refere valorizao pelo avaliador de determinado fator de avaliao, podendo acarretar, de forma no consciente, que este contamine os demais fatores. III. Uma das principais causas do fracasso da avaliao de desempenho deve estar baseada em aspectos comportamentais dos avaliados. IV. O gerenciamento de desempenho uma atividade cotidiana de gerncia. V. A avaliao de desempenho deve ser uma ferramenta a servio da Remunerao Estratgica. VI. Os resultados de avaliaes devem ser usados como indicadores de performance das reas. VII. Avaliao de desempenho integra o padro de gesto estabelecido pela norma ISO-9001:2000. correto o que se afirma APENAS em a) I, II, III, IV, V e VI. b) I, III, IV, V, VI e VII. c) I, II, III, IV, V, e VII. d) II, III, IV, V, VI e VII. e) I, II, IV, V, VI e VII. 20. (FCC / TRT 4 Regio / 2011) Uma gesto adequada do desempenho em uma organizao pressupe que

a) os funcionrios aceitem punies de acordo com o desempenho de cada um, caso necessrio. b) os funcionrios j tenham as competncias correspondentes aos desafios que lhes sero propostos. c) o gestor deixe clara a razo da sua implantao e determine quais so os resultados esperados. d) todos os que esto envolvidos no processo estejam bem treinados para alcanar as metas propostas.. e) a organizao estabelea previamente adequadas ao melhor desempenho esperado. remuneraes
62

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

21.

(FCC / TRT 4 Regio / 2011) Em relao aos critrios para a avaliao da gesto nas organizaes pblicas, a avaliao deve considerar

I. no apenas a atuao de cada colaborador na sua funo, mas, tambm, a realizao de metas e objetivos. II. apenas o desempenho dos indivduos e no a viso dos outros colaboradores a respeito do trabalho dos demais. III. apenas a viso dos superiores imediatos para evitar os conflitos entre os subordinados. IV. no apenas a produtividade do indivduo dentro da organizao, mas, tambm sua contribuio para o clima organizacional. V. em primeiro lugar, a satisfao dos cidados-consumidores com os servios e depois o desempenho individual dos funcionrios. Esto corretas SOMENTE a) I e II. b) II, III e V. c) I, II, III e IV. d) I, IV e V. e) III e IV. 22. (FCC / AL-SP / 2010) No processo de avaliao de desempenho, efeito halo:

I. o fenmeno que registra atitudes em que o avaliador confunde "resultados concretamente realizados" com "caractersticas potenciais" que identificam o avaliado. II. significa avaliar um empregado deixando-se levar por valores ou atitudes que este possui fora do ambiente do trabalho. III. a tendncia que um avaliador imprime ao processo de avaliao quando se deixa levar por alguma caracterstica do avaliado, que o marcou de forma to significativa que lhe
63

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI impede de interpretar neutralidade e clareza. as demais caractersticas com

IV. aquele em que o avaliador "fora" sua avaliao num ponto central da escala para no se comprometer perante o avaliado ou expor os argumentos que subsidiaram sua deciso. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) II. c) II e IV. d) III. e) IV. 23. (FCC / TRT 4 Regio / 2011) Na gesto de pessoas do quadro prprio de uma organizao, a avaliao de desempenho em 360 graus consiste na

a) avaliao dos superiores pelos subordinados, objetivando o aumento da produtividade. b) construo de indicadores do desempenho de todos os funcionrios de um mesmo nvel hierrquico dentro de uma organizao. c) construo de redes sociomtricas das relaes interpessoais, num determinado setor da organizao visando a melhoria do clima organizacional. d) comparao da produtividade de todos os funcionrios de um mesmo setor, tendo como objetivo a implementao de um processo de benchmarking. e) avaliao da organizao pelos colaboradores, incluindo os superiores imediatos, os subordinados diretos, clientes, fornecedores, assim como a percepo que cada um tem de si mesmo.

24.

(FCC / TRT 24 Regio / 2011) considerado um dos mtodos tradicionais mais completos de avaliao de desempenho. Baseia-se no princpio da responsabilidade de linha e da funo de staff no processo de avaliao do
64

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI desempenho. Consiste em entrevistas entre um especialista em avaliao com os gerentes, para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionrios. Este mtodo de avaliao de desempenho denominado a) pesquisa de campo. b) 360. c) escolha forada. d) escolha dirigida. e) escala grfica. 25. (FCC 2010 TRT 8 Regio) O mtodo de avaliao de desempenho que consiste em quatro etapas: entrevista inicial para avaliar o desempenho e os fatores que afetaram positiva ou negativamente o resultado final; entrevista de anlise complementar para obter novas informaes pertinentes; planejamento das providncias necessrias e acompanhamento posterior dos resultados; denominado

a) escalas grficas. b) pesquisa de campo. c) listas de verificao. d) escolha forada. e) mtodo dos incidentes crticos. 26. (FCC / TRT 23 Regio / 2011) O mtodo de avaliao de desempenho que possui enfoque sob os pontos fortes ou fracos do avaliado e em que so avaliadas as atitudes das pessoas de forma extrema, ou seja, sem se preocupar com alguns traos de personalidade denominado

a) listas de verificao. b) escolha forada. c) misto. d) incidentes crticos. e) pesquisa de campo.

65

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI GABARITO 1- D 3- C 5- C 7- A 9- E 11131517192123252- D 4- E 6- D 8- D 10- B 12- A 14- E 16- E 18- C 20- C 22- D 24- A 26- D

C B C E E D E B

66

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Referncias

BERTALANFFY, L. Teoria Geral dos Sistemas. 3 Edio. Petrpolis: Vozes, 1977. Captulo 2, p. 52-81. CASTELLS, M. A Era da Informao: Economia, Sociedade e Cultura . Vol. I A Sociedade em Rede, 5 edio. So Paulo: Paz e Terra, 2001. CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: o Capital Organizaes. 9 ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. Humano das

FISCHER, T.; MELO, V. P. Organizaes e interorganizaes na gesto do desenvolvimento scio-territorial. Revista Organizaes & Sociedade, v. 11, ed. especial, p. 13-41, 2004. OLIVIERI, L. A importncia histrico-social das Redes. Informaes para o Terceiro Setor. Rio de Janeiro, 2003. Rede de

PALUDO, A. V., Administrao Pblica: Teoria e Questes. 2 Edio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. WEBER, M. Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva, v. 2. Braslia: Editora UnB, 2004. WHITAKER, F. Rede: uma estrutura alternativa de organizao. Revista Mutaes Sociais, v. 2, n. 3, 1993.

67

Potrebbero piacerti anche