Sei sulla pagina 1di 3

Tipos de Plataformas

BUOY (Buoy) Bia, sobre a qual podero estar posicionadas sinalizao e/ou guindaste. CT (Compliant Tower) Plataforma de petrleo fixa construda em ao ou concreto que armazena e transfere leo para navio aliviadores ou dutos. DDS (Deep Draft Semi) Plataforma semisubmersvel cujos flutuadores esto submersos a maior profundidade do que na plataforma semisubmersvel convencional. Possui, como aquela, sistemas de produo, processamento e transbordo de hidrocarbonetos. FIXA (Fixed, Jack-up) Plataforma com estrutura de sustentao sobre o solo marinho fixa, cujas pernas so estaqueados no fundo do mar. Esta estrutura pode ser metlica, chamada jaqueta metlica, ou de concreto. FIXA ALTO-ELEVATRIA (Jack-up Rig) Plataforma com estrutura de sustentao que apia-se sobre o fundo marinho, mas que possui altura varivel. Tem limites de profundidade, o qual justamente o comprimento das pernas de sustentao. FPSO (Floating, Pruduction, Storage and Offloading) Plataforma flutuante em um casco modificado de um navio, normalmente um petroleiro. Representa uma unidade de produo de petrleo flutuante, com unidade de armazenamento, uma unidade de processamento e com sistema de transbordo (transferncia) do petrleo. FSO (Floating, Storage and Offloading) Plataforma flutuante cuja nica diferena quando comparada ao FPSO no produzir hidrocarbonetos, s os armazena e promove seu transbordo (transferncia para navios aliviadores ou dutos). FPDSO (Floating, Production, Drilling, Storage and Offloading) Plataforma flutuante de produo de petrleo e gs, perfurao, armazenagem e transbordo da produo. Esta descrio aplica-se tambm ao FPSO, exceto quanto perfurao (drilling).

FPS (Floating Production System) Sistema de produo flutuante, cuja denominao pode aplicar-se a uma plataforma semisubmersvel. FPSO BR (Floating, Production, Storage and Offloading) Plataforma flutuante de produo de petrleo, armazenamento e transferncia desenvolvida pela Petrobras. Ir operar no Campo de Jubarte no Esprito Santo produzindo 180 mil barris por dia de petrleo numa profundidade de 3.000 metros. FSU (Floating Storage Unid) Unidade flutuante para armazenamento que serve apoio a outras plataformas que esto em produo. MINITLP (Mini Tension Leg Platform) Pequena plataforma flutuante presa ao fundo do mar por cabos tensionados. Os risers que ligam esta plataforma rvore-de-natal so, normalmente, rgidos. MONO BR (Mono BR) Plataforma flutuante em formato cilndrico desenvolvida pela Petrobras, rene caractersticas semelhantes a uma plataforma do tipo Spar, mas com um casco com calado bem menor e um dimetro maior. Possui capacidade de produo, processamento e transbordo. SEMI-SUBMERSVEL (Semisubmersible) Plataforma na qual a superestrutura est apoiada sobre conjunto de flutuadores que ficam pouco abaixo do nvel do mar. Podemos exemplificar com as plataformas P-20, P-25, P-26, P-51 e P-52. Pode realizar operaes de produo de hidrocarbonetos. SONDA DE PERFURAO (Semisubmersible Drilling, Drillship) Plataforma ou navio usado para realizar perfuraes no solo marinho (offshore), objetivando verificar a existncia de hidrocarbonetos, delimitar campo, etc.. Possui uma torre de perfurao, na qual os componentes so montados para a realizao da operao. SPAR (Spar) Plataforma flutuante apoiada sobre um ou mais cilindros metlicos. Uma estrutura metlica poder complementar este cilindro. Possui sistemas de produo, processamento e transbordo. Poder possuir risers rgidos.

TLP (Tension Leg Platform) Plataforma flutuante ancorada ao fundo do mar por cabos solidrios a sistema de ancoragem sob a plataforma. Como uma Spar, possui sistemas de produo, processamento e transbordo de hidrocarbonetos, alm de risers rgidos.

Potrebbero piacerti anche