Sei sulla pagina 1di 36

THEBE BOMBAS HIDRULICAS LTDA

Vargem Grande do Sul, SP

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

INSTALAO, MANUTENO E OPERAO DE BOMBAS HIDRULICAS DE FLUXO

1 INTRODUO

No basta que um conjunto moto-bomba tenha sido bem selecionado e bem fabricado. necessrio tambm que seja devidamente instalado, operado e tenha uma manuteno (preditiva, preventiva e corretiva) conveniente. As bombas devem ser instaladas, niveladas e alinhadas por pessoas habilitadas. Quando esse servio executado incorretamente, traz como

consequncias transtornos na operao, desgastes prematuros e danos irreparveis.

2 INSTALAO
2.1 Aspectos Gerais Quando efetua-se a compra de uma bomba, solicita-se do fabricante o desenho do conjunto e manual de instruo, composto de: Desenho do Conjunto (bombas de mdio a grande porte): O desenho do conjunto traz as dimenses externas do conjunto bombamotor: Dimenses de base; Locao; Dimetro de chumbadores; Conexes de suco e descarga; Conexes eltricas; Etc...

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Este desenho, que normalmente submetido pelo fabricante para aprovao de quem compra, serve para que se execute o projeto de montagem. Esse projeto de montagem inclui o detalhamento das tubulaes (com dimensionamento de apoios, curvas, etc.), locao da bomba, projeto de fundao, isomtricos, ligaes eltricas, lista de materiais, etc... Manual de Instruo de Instalao, Operao e Manuteno: Essas instrues devem ser rigorosamente seguidas, pois, so baseadas em muitos anos de experincias, de muitos equipamentos e instalaes semelhantes. Alm do mais, a observncia das instrues fornecidas est diretamente ligada garantia do equipamento.

Conjuntos moto-bombas de grande porte, devem ser montados sob a superviso do fabricante, possibilitando com que a instalao obedea as instrues, o mais corretamente possvel. obrigatrio para se garantir um bom funcionamento da bomba e definir as responsabilidades, que a partida inicial seja feita pelo prprio fabricante. Esse dever, antes de colocar o conjunto em funcionamento, executar um cheque em todos os pontos necessrios. Em caso de ocorrer problemas durante o perodo de garantia, este no poder ser atribudo a erros de montagem. Os pontos alertados nos manuais de instrues, no que tange a instalao (ou montagem), diz respeito a: Recomendaes da bomba propriamente dita. Recomendaes sobre o restante que ligado bomba: tubulao, fundao, etc...

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

2.2 Bloco de Fundao Para que a bomba opere livremente, isenta de vibraes e de influncias prejudiciais, recomenda-se fazer a instalao das bombas sobre blocos de fundao, corretamente dimensionado pelo elemento responsvel pela obra civil.

A bomba no deve ser instalada diretamente sobre o bloco de fundao, mas sim aparafusada sobre uma base (de chapa dobrada, de perfis laminados ou chapas rgidas) e esta fixada sobre o bloco de fundao. A base deve ser construda de tal maneira a suportar os torques envolvidos, no permitindo flexes e vibraes devido ao funcionamento e ao transporte.

2.3 Assentamento da Base, Trilho ou Sapata de Fundao Colocar os parafusos chumbadores nos orifcios ou cavas feitas no bloco de fundao, de acordo com as dimenses de furao do desenho: Plano de Fundao.

Entre a base e o bloco de fundao ou entre o trilho de fundao e o bloco, ou ainda entre a sapata de fundao e o bloco, devem ser colocados ao lado dos chumbadores calos metlicos de mesma altura para apoio da base, trilho ou da sapata, sendo os mesmos fixados com argamassa juntamente com os chumbadores.

Para perfeita aderncia, os chumbadores e calos metlicos devem estar isentos de quaisquer resduos de graxa ou de leo.

Aps completada a cura da argamassa, colocar a base ou os trilhos ou ainda as sapatas sobre o bloco de fundao. A figura 1 ilustra o assentamento da base.

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Fig. 1 Assentamento da Base

2.4 Nivelamento da Base, Trilho ou Sapata de Fundao Verificar se a base, trilho ou sapata de fundao apoia por igual em todos os calos. Caso afirmativo, colocar e apertar uniformemente as porcas nos chumbadores. Com o auxlio de um nvel de preciso (0,1 [mm] por [m]), verificar o nivelamento da base, trilho ou sapata, no sentido transversal e longitudinal.

Ocorrendo um desnivelamento, soltar as porcas dos chumbadores e introduzir entre o calo metlico e a base, trilho ou sapata, nos pontos em que for necessrio, chapinhas para corrigir o nivelamento. A figura 2 apresenta a ilustrao do nivelamento da base.

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Fig. 2 Nivelamento da Base

2.5 Enchimento da Base, do Trilho ou da Sapata com Argamassa Para uma slida fixao e um funcionamento livre de vibraes, dever ser efetuado o enchimento do interior da base, do trilho ou da sapata de fundao com argamassa, como mostra a figura 3.

A preparao da argamassa para este fim dever ser efetuada com produtos especficos existentes no mercado de construo civil, os quais evitam a retrao durante o processo de cura, bem como proporcionam fluidez adequada para o total preenchimento dos interiores no permitindo a formao de espaos vazios.

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Fig. 3 Enchimento da Base com Argamassa

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

2.6 Alinhamento do Acoplamento Do perfeito alinhamento entre a bomba e o acionador depender a vida til do conjunto girante e o funcionamento de equipamento, livre de vibraes anormais.

O alinhamento executado na fbrica deve ser refeito, visto que durante o transporte e manuseio, o conjunto bomba-acionador est sujeito a distores que afetam o alinhamento inicialmente executado.

Aps a cura da argamassa, executar o alinhamento preferencialmente com as tubulaes de suco e recalque j conectadas.

A figura 4 mostra os desalinhamentos angular e paralelo entre o eixo da bomba e do motor.

Fig. 4 Desalinhamentos Angular (a) e Paralelo (b)

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Para efetuar correes em um desalinhamento radial, paralelo ou misto necessrio fazer um conjunto de medies para detectar e corrigir os desvios. As medies so efetuadas com preciso lanando-se mo de instrumentos especficos, tais como, o calibrador de lminas, o relgio comparador e, mais recentemente para uma maior preciso, os equipamentos laser. Os mtodos de alinhamento de eixos em conjuntos (motobombas, por exemplo) so diferenciados, cada qual com sua aplicabilidade e acuracidade. Isso implica dizer tambm que, para cada caso, ao se avaliar o desalinhamento existente no acoplamento adota-se um particular

procedimento.

A verificao do alinhamento feita atravs da luva de acoplamento para trs seguintes condies: Espao Uniforme Entre as Duas Metades da Luva: a distncia adequada entre as duas faces vem indicada no desenho da instalao ou no desenho da luva, fornecido pelo fabricante. Na prtica, recomenda-se que seja mantida uma distncia entre as faces de 1 a 2 [mm].

Fig. 5 Espao entre as duas metades da luva

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Alinhamento Angular: a distncia entre as faces opostas das duas partes da luva elstica deve ser igual em toda circunferncia, a verificao deve ser feita para dois pontos defasados de 90, pelo menos.

A figura 6 mostra o alinhamento angular sendo realizado por um calibrador cnico ou com o micrmetro de medidas internas.

Fig. 6 Alinhamento Realizado com Calibrador Cnico e com Micrmetro de Medidas Internas

Alinhamento Paralelo: para que seja perfeito necessrio que uma rgua de metal, colocada sobre duas partes da luva, toque igualmente as duas metades. A verificao deve ser feita tambm para duas posies defasadas de 90, pelo menos.

Um mtodo simples para se medir desalinhamento radial feito com uma rgua
9

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

e um calibrador de lminas. Colocando-se a rgua sobre os cubos do acoplamento, em quatro posies defasadas de 90, o alinhamento radial pode ser verificado: se no h desalinhamento radial a escala ficar perfeitamente assentada sobre as superfcies dos cubos; havendo desalinhamento o mesmo poder ser medido inserindo-se o calibrador de lminas entre a escala e o cubo. Deve ser lembrado que os cubos devero ter suas superfcies perfeitamente axiais com relao s linhas de centro dos eixos para se tomar tais superfcies como referncia.

A figura 6 mostra a utilizao da rgua metlica para controle na direo longitudinal nas duas partes da luva de acoplamento e o calibrador de lminas.

Fig. 6 Alinhamento com Rgua Metlica e Calibrador de Lminas

Outro mtodo, j mais preciso, utilizar um relgio comparador. O relgio comparador um micrmetro de mostrador que acusa as irregularidades de
10

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

alinhamento com uma maior preciso que a rgua. Esse equipamento de medio possui uma ponta metlica de contato que "sente" as alteraes superficiais e as acusa atravs de um ponteiro sobre uma escala graduada. Este um mtodo mais delicado e oferece um resultado de alinhamento at dez vezes melhor que o anterior. A haste do relgio comparador deve ser apoiada em um dos eixos ou em um dos cubos do acoplamento, enquanto que a ponta apalpadora do relgio deve estar em contato com a periferia do cubo do acoplamento fixado ao outro eixo. As leituras do relgio comparador devem ser feitas a cada 90. Para isso, os dois eixos devem ser girados, em conjunto, para que a ponta apalpadora fique em contato com o mesmo ponto da geratriz, como mostra a figura 7

Fig. 7 Relgio Comparador para Alinhamento axial

Conforme indica a foto acima, a haste do relgio comparador deve ser apoiada em um dos eixos ou em um dos cubos do acoplamento, enquanto que a ponta apalpadora do relgio comparador deve estar em contato com a periferia (geratriz) do
11

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

cubo do acoplamento fixado ao outro eixo. As leituras do relgio comparador devem ser feitas a cada 90. Para isso, os dois eixos devem ser girados, em conjunto, para que aponta apalpadora do relgio comparador fique em contato com o mesmo ponto da geratriz. Esta providncia necessria pois, caso contrrio, o relgio indicar irregularidades que por ventura possa haver na periferia do cubo, que podero ser erroneamente interpretadas como desalinhamento.

Fig. 8 Relgio Comparador para Alinhamento Radial

Os mtodos apresentados anteriormente so bastante difundidos na engenharia mecnica sobretudo porque so eficientes e no requerem tecnologias avanadas e caras na operao. Ocorre que nem sempre possvel se utilizar de tais mtodos, ora por condies fsicas (propores do eixo, eixos que no podem parar de girar, etc.), ora por necessidade de uma maior preciso nos resultados ou at por uma maior rapidez e flexibilidade que tais mtodos no podem oferecer. Nestes casos, indicado o sistema a laser de alinhamento, o mais utilizado no mundo para alinhamento de eixos.

12

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Basicamente, esse sistema provido de um laser ptico e um sensor, dois equipamentos independentes que quando so fixados e justapostos frente a frente nos eixos a serem alinhados constituem o sistema a laser de alinhamento. Usualmente, o conjunto ainda possui um display controlador para monitoramento do desalinhamento onde esto os botes de comando. Esse display mostra a atual situao dos valores lidos bem como indica as correes nas sapatas do acoplamento, entre outras funes, como mostra a figura 9.

Fig. 9 Alinhamento laser

Para qualquer mtodo utilizado na correo do alinhamento, soltar os parafusos do acionador reposicionando-o lateralmente ou introduzir chapinhas calibradas para corrigir a altura de acordo com necessidade. O alinhamento axial e o radial devero permanecer dentro da tolerncia de 0,5 a 0,1 [mm], dependendo da bomba, com os parafusos de fixao da bomba.

2.7 - Tubulao As tubulaes devem ser projetadas de modo a no permitirem esforos excessivos carcaa da bomba. Deve-se apoi-la com suportes e prever, sempre que necessrio, a instalao de juntas de expanso e flexveis. No deve ser permitido em hiptese alguma que as ligaes das tubulaes de suco e/ou descarga sejam
13

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

realizadas de forma forada pois comprometeria todo o trabalho. O no cumprimento destas observaes levar a problemas como desalinhamento, vibrao e danificao prematura de componentes. Tambm, as tubulaes devem ser montadas a partir da bomba, pois caso contrrio, o flange do tubo pode no se ajustar perfeitamente o flange da bomba, e quando parafusos so apertados pode haver sua ruptura. Os tubos de suco e de recalque, e todas as vlvulas associadas e equipamentos similares devem estar suportados e ancorados prximos bomba, mas independentes dela, para que no ocorra nenhum esforo sobre a carcaa.

2.7.1 Tubulao de Aspirao - Recomendaes O servio perfeito de uma bomba depende da montagem exata da tubulao de aspirao.

Algumas consideraes devem ser obedecidas: Somente aps a cura da argamassa de enchimento da base, do trilho ou da sapata de fundao que a tubulao deve ser conectada ao flange da bomba. A tubulao de suco, tanto quanto possvel deve ser curta e reta, evitando perdas de cargas, e totalmente estanque impedindo a entrada de ar. Para que fique livre de bolsas de ar, o trecho horizontal da tubulao de suco, quando a altura de suco positiva, deve ser instalado com ligeiro declive no sentido bomba-tanque de suco

14

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

CERTO!

Suco ERRADO!

Bolsa de Ar

Suco

Fig. 10 Tubulao de Suco, Mostrando uma Instalao Certa e uma Instalao Errada

Quando negativa, o trecho horizontal da tubulao deve ser instalado com ligeiro aclive no sentido bomba-tanque de suco.

dimetro nominal do flange de suco da bomba no determina o dimetro nominal da tubulao de suco. Para fins de clculo do dimetro ideal, como referencial, a velocidade de fluxo pode ser estabelecida entre 1 e 2 [m/s].

15

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Quando houver necessidade de uso de reduo, esta dever ser excntrica, montada com o cone para baixo, de tal maneira que a geratriz superior da reduo fique em posio horizontal e

coincidente com a da bomba. Isto para impedir a formao de bolsas de ar, como apresenta a figura 11.

Bolsa de Ar

Fluxo

Fluxo

Errado!

Certo!

Fig. 11 Reduo Excntrica na Entrada da Bomba Curvas e acessrios, quando necessrios, devero ser projetadas e instaladas de modo a propiciar menores perdas de cargas. Ex: Prefira curva de raio longo ou mdio. flange da tubulao deve justapor-se ao de suco da bomba, totalmente livre de tenses, sem transmitir quaisquer esforos sua carcaa. A bomba nunca deve ser ponto de apoio para a tubulao. Se isto no for observado poder ocorrer:

desalinhamento e suas consequncias, trincas de peas e outras graves avarias.

16

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Em instalaes onde se aplica vlvula de p, observar que a rea de passagem seja 1,5 vezes maior que a rea da tubulao. Normalmente, acoplada vlvula de p dever existir um crivo, cuja rea de passagem livre seja de 3 a 4 vezes maior que a rea da tubulao. Montar o crivo ou a vlvula de p a uma profundidade suficiente para evitar a aspirao de ar no caso de abaixamento do nvel de gua. Se, por um lado, a entrada da gua na vlvula de p deve ficar abaixo do nvel mnimo da gua para evitar a aspirao de ar, no deve por outro lado, ficar muito perto do fundo do poo, evitando-se revolver e aspirar o lodo e a areia. Visto que isto poder provocar desgaste prematuro ou entupimento da bomba. A figura 12, mostra a profundidade til do poo de suco, isto , a altura do lquido entre o nvel mnimo e a junta do crivo ou a boca de entrada da tubulao.

1,5 D
v2 2g

>0,5 D

0,20

e h

2,5.D 0,10

Fig. 12 Altura da gua entre o Nvel Mnimo e a Boca de Entrada Quando da realimentao de lquido no reservatrio de suco, o uso adequado de chicanas pode evitar a turbulncia e vrtice na entrada da tubulao, bem como a formao de bolhas de ar, como mostra a figura 13.

17

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Certo!

Errado!

Fig. 13 Colocao de Chicanas para Evitar a Formao de Ar na Entrada da Bomba

Quando o lquido bombeado estiver sujeito a altas variaes de temperatura, deve-se prever juntas de expanso de material adequado, para evitar que esforos tubulares devido a dilatao e contrao recaia sobre a bomba. Em altura de suco negativa recomendvel a instalao de uma vlvula para que o afluxo bomba possa ser fechado quando necessrio. Durante o funcionamento da bomba o mesmo dever permanecer totalmente aberto. A fim de facilitar a montagem da tubulao e o ajustamento das peas, instalar, sempre que necessrio, juntas de montagem do tipo Dresser, comum ou do tipo tirantes. Basicamente, cada bomba deve ser dotada de uma tubulao de suco prpria. Caso isto no seja possvel por razes especiais, ento a tubulao dever ser dimensionada para velocidades uniformes at a ltima bomba, como mostra a figura 14.
18

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Fig. 14 Ligao de Diversas Bombas mesma Tubulao de Aspirao Dever possuir mano-vacumetro para regular e controlar o ponto de operao da bomba. Nos casos de suco positiva, as tubulaes e o tanque de suco devem ser submetidos a uma criteriosa lavagem antes da instalao ser posta pela primeira vez em funcionamento. Ocorre, entretanto, que pingos de solda, carepas e outras impurezas desprendam-se, muitas vezes, somente aps algum tempo, principalmente quando do

bombeamento de lquidos quentes. 2.7.2 Tubulao de Recalque - Recomendaes Algumas consideraes devem ser obedecidas: Somente aps a cura da argamassa de enchimento da base, do trilho ou da sapata de fundao que a tubulao deve ser conectada ao flange da bomba. Dever possuir dispositivos para o controle do golpe de ariete, sempre que os valores das sobrepresses, provenientes do retorno

19

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

do

lquido

em

tubulaes

longas,

ultrapassar

os

limites

recomendados para a tubulao e a bomba. A ligao de tubulao de recalque ao flange da bomba dever ser executada com uma reduo concntrica, quando seus dimetros forem diferentes. Nos pontos onde houver necessidade de expurgar o ar devero ser previstas vlvulas ventosas. Prever vlvula, instalada preferencialmente logo aps a boca de recalque da bomba, de modo a possibilitar a regulagem da vazo e presso do bombeamento, ou prevenir sobrecarga do acionador. A vlvula de reteno, quando instalada, deve ser entre a bomba e a vlvula de sada, prevalecendo este posicionamento em relao ao item anterior. Curvas e acessrios, quando necessrios, devero ser projetadas e instaladas de modo a propiciar menores perdas de cargas. Ex: Prefira curva de raio longo ou mdio. Flange da tubulao deve justapor-se ao de suco da bomba, totalmente livre de tenses, sem transmitir quaisquer esforos sua carcaa. A bomba nunca deve ser ponto de apoio para a tubulao. Se isto no for observado poder ocorrer:

desalinhamentos e suas conseqncias, trincas de peas e outras graves avarias. Deve-se prever juntas de montagem tirantadas, para absorver os esforos de reao do sistema, provenientes das cargas aplicadas.

20

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Dever possuir manmetro para regular e controlar o ponto de operao da bomba.

3 OPERAO
Depois da instalao correta da bomba e as precaues devidamente tomadas para o alinhamento do acionador, deve-se fazer um check list para as providncias da primeira partida.

A presena do fornecedor ou fornecedores do conjunto motor-bomba fundamental para o primeiro funcionamento. 3.1 Providncias para a Primeira Partida Fixao da bomba e do seu acionador firmemente na base. Fixao da tubulao de suco e de recalque. Conectar e colocar em funcionamento as tubulaes e conexes auxiliares (quando houver). Ateno para: tubulaes de entrada e sada de lquido de fonte externa; para as tubulaes de equilbrio do empuxo axial; bombas equipadas com selo (seguir o plano de ligao); refrigerao dos mancais. Examinar o mancal quanto a limpeza e penetrao de umidade. Mancais axiais das bombas submersas so lubrificados com a gua de preenchimento do motor, portanto, encher o motor conforme instrues do manual de servio. Bombas horizontais, mancais de escora de bombas verticais, quando lubrificados graxa j saem da fbrica com carga de graxa.

21

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Todas as bombas lubrificadas leo devem receber a carga de ;leo, haja visto sair da fbrica sem leo. Os mancais radiais de bombas, lubrificados seja graxa, leo ou gua devem ser previamente lubrificados antes da partida da bomba, portanto, encher as tubulaes de lubrificao com graxa, ligar a bomba de graxa, instalar o reservatrio de leo, ou ligar o distribuidor de gua. Fazer as ligaes eltricas, certificando-se de que todos os sistemas de proteo do motor encontram-se devidamente ajustados e funcionando. Para bombas submersas e turbos fazer as emendas dos cabos conforme instrues do manual de servio. O lubrificante dever ser colocado na medida exata recomendada pelo manual. Verificao no sentido de rotao do acionador, fazendo-a com a bomba desacoplada (para evitar operao seco ou soltar o acoplamento rosqueado). Para bombas submersas, o sentido de rotao testado j com a bomba dentro do poo. A maior presso ou maior vazo (quando descarga livre) indicar o sentido correto de rotao. Certificar-se manualmente de que o conjunto girante roda livremente. Se o rotor estiver preso ou raspando no se dever operar a bomba at que se localize a causa do defeito e o mesmo seja corrigido. Montar o protetor de acoplamento (se houver), certificando-se de que o mesmo no est em contato com as partes girantes. Escovar a bomba, isto , encher a bomba e a tubulao de suco com gua ou com lquido a ser bombeado, eliminando-se simultaneamente o ar dos interiores.

22

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Certificar-se de que as porcas do aperta gaxeta esto apenas encostadas. Abrir, totalmente a vlvula de suco (quando houver). Quanto ao posicionamento da vlvula de recalque, seguir estas instrues: Bombas centrfugas: partir com a vlvula fechada; Bombas Axiais: partir com a vlvula totalmente aberta. Abra a vlvula do selo hidrulico, caso exista.

Verificados com cuidado e critrio os pontos acima, dar partida na mquina acionadora e desligar imediatamente, observando a parada do conjunto a qual deve ser gradativa e suave. Constatada a normalidade, dar a partida definitiva. 3.2 Providncias Imediatas Aps Partida Tendo sido efetuada a partida e estando a bomba em funcionamento, observar os tpicos abaixo: Ajustar a bomba para o ponto de operao (presso e vazo), abrindo-se lentamente a vlvula de recalque logo aps o acionamento ter atingido sua rotao nominal. Para bombas com rotores axiais pode-se necessitar fechar a vlvula para ajustar o ponto de operao. Controlar a corrente consumida (amperagem) pelo motor eltrico. O valor da corrente nominal encontra-se na plaqueta do motor. Podese acompanhar o valor da corrente atravs de ampermetro no painel ou alicate ampermetro colocado diretamente no cabo de alimentao. Controlar ainda a tenso da rede.

23

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Certificar-se de que o valor da presso de suco o previsto no projeto. Certificar-se de que a bomba opera livre de vibraes e rudos anormais. Controlar a temperatura do mancal. A estabilizao da mesma acontece aps mais ou menos 2 horas de operao. Esta poder atingir at 50 [C] acima da temperatura ambiente, no devendo, porm, a soma exceder a 90 [C]. Ajustar o engaxetamento apertando-se as porcas do aperta gaxeta cerca de 1/6 de volta. Como todo engaxetamento recm-executado requer certo perodo de acomodao, o mesmo deve ser observado nas primeiras 5 e 8 horas de funcionamento, em caso de vazamento excessivo apertar as porcas do aperta gaxeta cerca de 1/6 de volta. Durante o funcionamento, todo engaxetamento deve gotejar (para nmero de gotas aproximado, apresentado na figura 15. Tendo as gaxetas atingido o
800.00

v = 16,6 [m/ s]

Nmero de Gotas/ Minuto

600.00

15 [m/ s] 13,5 [m/ s] 11,5 [m/ s]

400.00

10 [m/ s] 8,4 [m/ s] 6,7 [m/ s]

200.00

5 [m/ s] 3,4 [m/ s] 1,7 [m/ s]

24
0.00 0.00 2.00 4.00 6.00 8.00 10.00 12.00 14.00

Presso de Suco [kgf/ cm2]

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

estgio de acomodao bastar um controle semanal. Figura 11 Nmeros de Gotas Aproximado

Na figura 15, v corresponde velocidade perifrica, em [m/s], calculada pela frmula:


V .d.n 60

onde: d dimetro externo da luva protetora do eixo, em [m]; n rotao por minuto com a qual a bomba est trabalhando, em [rpm].

Os itens acima devero ser controlados a cada 15 minutos durante as 2 primeiras horas de operao. Estando tudo normal, novos controles devero ser feitos de hora em hora at as primeiras 5 a 8 horas iniciais. 3.3 Superviso Durante Operao Durante o funcionamento da bomba deve-se prever um acompanhamento sistemtico dos parmetros de operao no intuito de monitorar as suas variaes. Esses parmetros dependem do tipo da instalao mas, de um modo geral, alguns so comuns a todas as instalaes. As instrues seguintes devem ser seguidas para esse acompanhamento. preciso inspecionar periodicamente as leituras dos manmetros e vacumetros para verificar se permanecem nos limites desejados. Examinar freqentemente os indicadores de funcionamento dos motores eltricos para controlar a potncia que est sendo solicitada pela bomba. Outra medida necessria verificar se aparecem vibraes e rudos estranhos, que so indicadores de mau funcionamento. Em caso afirmativo, parar imediatamente a bomba e eliminar a causa. Tambm deve-se ter o cuidado de no deixar a bomba trabalhar sem escorva ou com a vlvula de recalque fechada, a no ser na partida de bombas centrfugas.

25

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

3.4 Providncias para Parada da Bomba

Na parada da bomba, observar as seguintes providncias em sequncia: Fechar o registro de recalque, exceto bombas com rotores axiais; Desligar a mquina acionadora e observar a parada gradativa e suave do conjunto; Fechar o registro de suco (se houver); Fechar as tubulaes e conexes auxiliares desde que no haja contra-indicao

4 MANUTENO
4.1 Introduo Se uma bomba foi bem comprada (especificada, inspecionada, testada), bem instalada e se bem operada, a manuteno da mesma torna-se mais fcil.

Entretanto, sendo um equipamento rotativo, dinmico, sofre desgastes inevitveis. Alm disso, est sujeita s intempries, eventuais corroses, falhas do sistema, etc...

Assim sendo, de importncia fundamental que quaisquer conjuntos de recalque, principalmente de abastecimentos de gua para cidades e outros servios pblicos, estejam sujeitos a uma manuteno realmente eficiente. 4.2 Definio de Manuteno
26

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Manuteno o conhecimento terico e prtico que se aplica metodicamente visando manter e prolongar a vida dos equipamentos a mnimo custo.

4.3 Tipos de Manuteno Manuteno Preditiva, Manuteno Preventiva e Manuteno Corretiva. Em termos de importncia, cada tipo tem seu valor e todos dependem de outros parmetros envolvidos.

A-

Manuteno Preditiva: Definio: Denomina-se Manuteno Preditiva, o controle do estado de funcionamento das mquinas em operao ou instalaes em servio, efetuado com instrumentos de medio, para prever falhas ou detectar mudanas nas condies fsicas que requeiram manuteno.

Objetivos: Determinar, quando for necessrio, um servio de manuteno em alguma pea especfica de um equipamento em operao; Realizar inspees externas eliminando desmontagens

desnecessrias; Aumentar o tempo disponvel dos equipamentos; Minimizar os servios de emergncia ou no planejados; Impedir a extenso dos prejuzos; Aumentar a confiabilidade de um equipamento ou de uma linha de produo; Determinar, com antecedncia em relao a uma parada

programada, quais os equipamentos que requerem reviso.

Aspectos Gerais:

27

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

A manuteno preditiva feita atravs da medida das vibraes com aparelhos especiais portteis. A vibrao caracterizada pelos seus parmetros, quais sejam, acelerao, amplitude e velocidade e sendo os dois ltimos de maior significado para anlises mais profundas. Os valores de medio so comparados com os valores de normas, sendo as mais aplicadas: VDI 2056, Hidraulic Institute, API 610, ISO 2372 e ISO 5174.

Existem vrios defeitos que podem gerar vibraes: Desbalanceamento do rotor; Desalinhamento de acoplamento ou mancal; Empenamento do eixo; Rolamentos danificados; Peas frouxas; Frico entre as partes rotativas e fixas; Foras hidrulicas; Ressonncia.

A implantao da manuteno preditiva requer instrumentos e pessoal qualificados que conheam a disposio de cada mquina na planta, pontos onde devem ser feitas as leituras e anotaes dos dados obtidos. O custo inicial para a implantao relativamente alto, porm, o retorno existe. De um modo geral, pode-se obter a mdio e longo prazo redues de 2/3 nos prejuzos causados por paradas de produo e 1/3 nos gastos com manuteno. Em alguns casos onde este programa no aplicado, as falhas podem ser to desastrosas que se torna necessrio substituir toda a bomba.

B-

Manuteno Preventiva: Definio: aquela em que se despendem todos os esforos para se evitar que um equipamento sofra uma parada imprevista, ocasionando srios

transtornos produo.
28

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Aspectos Gerais: Esse tipo de manuteno de vital importncia dentro de uma empresa, contudo, deve-se levar em considerao certos aspectos relatados a seguir, na implantao de um programa preventivo: Analisar a importncia da bomba na produo, pois isto as vezes impossibilita sua parada para manuteno preventiva; Providenciar a disponibilidade de peas sobressalentes segundo as recomendaes do fabricante e a experincia prpria; Providenciar um controle burocrtico do programa de manuteno. Havendo um controle facilita-se a execuo, cresce a eficincia e obtm-se dados para outras anlises, tais como: custo, eficincia individual, etc. Providenciar equipe especializada para cumprimento destas tarefas. Preferencialmente o pessoal deve ser treinado atravs dos fabricantes dos equipamentos.

C-

Manuteno Corretiva: Definio: a manuteno que corrige os defeitos e falhas j ocorridos procurando sempre evitar que os mesmos se repitam. O servio pode ser uma emergncia ou no.

Aspectos Gerais: Para se definir a necessidade da reviso de uma bomba, certos critrios de inspeo devem ser adotados para que se possa justificar a parada da bomba. Portanto, parar a bomba sempre que houver:

Alteraes

das

caractersticas

hidrulicas

(baixo

rendimento)

prejudicando o sistema de bombeamento; Altas temperaturas nos mancais; Rudos excessivos;


29

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Corrente de motor elevada; Vibraes excessivas;

Como sugesto, todas as bombas devem possuir um registro individual onde haja espao para o maior nmero possvel de dados. Este registro ou folha individual, deve conter no mnimo os seguintes dados:

Marca da bomba; Tipo ou modelo; Nmero de srie ou da ordem de produo (OP); Ano de fabricao; Caractersticas principais como: rotao; vazo; presso. Etc; Dados do motor; Data inicial da operao; Ficha de superviso de montagem (anexa ao equipamento); Comprovante do alinhamento; Tipo de lubrificante / intervalo de lubrificao; Operadores autorizados; Lubrificadores autorizados; Se existe Manual de Servio da Bomba e com quem se encontra; Peas sobressalentes recomendadas.

4.4 Manual de Instruo Esse manual traz informaes especficas e prprias para cada tipo de bomba, que devem ser seguidas criteriosamente. Neste aspecto, so fornecidos dados sobre: Manuteno de mancais lubrificados a leo, graxa ou por lquido limpo de fonte externa. Manuteno de selo mecnico. Manuteno de engaxetamento. Troca de peas.

30

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

5 CAUSAS DE DESARRANJOS E ELIMINAO DOS MESMOS

VAZO INSUFICIENTE DA BOMBA


CAUSAS POSSVEIS Contrapresso muito alta ELIMINAO Aumentar a rotao. Se isso no possvel, em caso de acoplamento a motor eltrico, ento necessrio colocar um rotor de dimetro maior ou escolher uma bomba maior.

A bomba no bem escorvada Escorvar novamente a bomba e a tubulao e deixar o ar sair completamente. Entupimento do entrada ou do rotor tubo de Limpar o tubo de entrada, eventualmente desmontar o rotor.

Formao de bolsas de ar nas Sendo suco positiva, deve ser verificado se a tubulaes tubulao de suco est com aclive no sentido da bomba. Quando for suco negativa, deve ser verificado o declive da tubulao em relao a bomba. Tambm se a reduo, na boca de suco, do tipo excntrica e com sua parte horizontal no plano superior. Presso de entrada insuficiente Verificar o nvel de gua no reservatrio de suco; (no caso de bomba afogada) verificar se as perdas de carga na tubulao no so excessivas; verificar se a vlvula na suco est completamente aberta. Altura de suco muito grande Limpar a vlvula de p e a tubulao de suco, (no caso de bomba no eventualmente aumentar o dimetro da tubulao de afogada) suco. Verificar se a vlvula de p abre bem. Deve ser calculado o NPSH disponvel da instalao e comparado com o NPSH requerido da bomba. Se necessrio, diminua a altura geomtrica de suco. Entrada de ar na tubulao de Deve ser verificado o alinhamento da tubulao e o suco estado das conexes quanto entrada de ar. Entrada de ar na bomba, Deve ser ajustado o aperta-gaxeta at fluir o lquido atravs da caixa de gaxetas bombeado. Deve ser trocada a gaxeta, se necessrio. Deve verificar as tubulaes auxiliares e a posio do anel cadeado. Vlvula de dimensionada p sub- Deve ser verificado o estado da vlvula quanto a entupimento. A rea til de passagem dever ser de uma e meia vezes a rea do tubo. Usando-se filtro ou crivo, a rea til de passagem dever ser de trs
31

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

a quatro vezes a rea do tubo de suco. Insuficiente submergncia na Se o tubo de suco no puder ser rebaixado ou se tubulao de suco houver redemoinho na zona de aspirao causando a entrada de ar, deve ser feito uma proteo com uma prancha de madeira. Isto elimina o turbilhonamento. Rotao muito baixa Se a bomba a plena rotao no fornece a vazo exigida, bastar eventualmente colocar um rotor de dimetro maior. Caso contrrio, a bomba ter que ser substituda por uma maior. Quando o acionamento for por motor de exploso, a rotao do mesmo pode ser regulada em certos limites pela entrada do combustvel. No acionamento por correia, a rotao insuficiente pode ser ocasionada pelo escorregamento da correia. Neste caso, esticar a correia. Eventualmente escolher outras polias. peas Abrir a bomba e verificar as folgas das peas sujeitas ao desgaste (anis de vedao e o rotor). Eventualmente colocar peas novas.

Forte desgaste internas

das

PRESSO EXCESSIVA DA BOMBA


CAUSAS POSSVEIS Rotao muito alta ELIMINAO Verificar exatamente a rotao. Se a reduo da mesma for impossvel, o rotor dever ser torneado mediante consulta.

32

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

PRESSO INSUFICIENTE DA BOMBA


CAUSAS POSSVEIS Rotao muito baixa ELIMINAO Deve ser verificada se o motor est devidamente ligado linha e recebendo plena voltagem. O motor pode estar com uma fase aberta ou a frequncia da rede demasiadamente baixa. Deve ser comparado o sentido de rotao da seta localizada na bomba. Se errada, inverta duas fases do motor com a linha. Devem ser substitudos os anis e verificado o estado do rotor. Deve ser reparado ou substitudo o rotor, assim como verificado e corrigida a causa da avaria.

Sentido de rotao errado

Anis de desgastes gastos Rotor danificado

Junta do corpo da bomba Deve ser substituda a junta de acordo com a defeituosa, permitindo especificada pelo fabricante. vazamento

BOMBA PERDE ESCORVAMENTO DEPOIS DA PARTIDA


CAUSAS POSSVEIS ELIMINAO

Altura de suco positiva muito Devem ser verificadas as perdas de carga na elevada tubulao de suco. Deve ser calculado o NPSH disponvel da instalao e comparado com o NPSH requerido pela bomba. Se necessrio diminua a altura de suco. Bolsa de ar na tubulao de Sendo suco positiva, deve ser verificado se a suco tubulao de suco est com aclive no sentido da bomba. Quando for suco negativa, deve ser verificado o declive da tubulao em relao a bomba. Tambm se a reduo, na boca de suco do tipo excntrica e com sua parte horizontal no plano superior. Entrada de ar na tubulao de Deve ser verificado o alinhamento da tubulao e o suco estado das conexes quanto entrada de ar.

33

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Entrada de ar na bomba, Deve ser ajustado o aperta-gaxeta at fluir o lquido atravs da caixa de gaxetas bombeado. Deve ser trocada a gaxeta, se necessrio. Deve verificar as tubulaes auxiliares e a posio do anel cadeado. Insuficiente submergncia da Se o tubo de suco no puder ser rebaixado ou se tubulao de suco houver redemoinho na zona de aspirao, causando a entrada de ar, deve ser feita uma proteo com prancha de madeira. Isto elimina o turbilhonamento.

BOMBA SOBRECARREGA O MOTOR


CAUSAS POSSVEIS Rotao muito alta ELIMINAO Deve ser verificado se a rotao do motor com a do sistema (a potncia requerida por uma bomba centrfuga varia com o cubo da rotao).

Altura manomtrica do sistema Deve ser reduzido o dimetro do rotor medida menor do que aquela a qual a devidamente calculada ou de acordo com indicaes bomba foi fornecida da curva caracterstica da bomba. Pode-se ajustar a vazo atravs da vlvula de recalque. Peso especfico do lquido Deve ser substitudo o motor de acordo com a nova diferente daquele para o qual a carga hidrulica. bomba foi fornecida Viscosidade do lquido Deve ser substitudo o motor de acordo com a nova diferente para a qual a bomba carga hidrulica. foi fornecida Corpos estranhos no rotor Desalinhamento Eixo empenado Rotor raspando na carcaa A bomba deve ser desmontada e o rotor totalmente limpo. Deve ser verificado e corrigido o alinhamento da bomba e do motor. Deve ser corrigido e substitudo o eixo. A carcaa pode ter sido deformada pelo peso da tubulao indevidamente apoiada. Eixo empenado poder ser a causa. Corrija ou substitua a parte danificada e corrija as causas.

34

Instalao, Manuteno e Operao de Bombas Hidrulicas de Fluxo

Augusto Nelson Carvalho Viana

Anis de desgastes gastos

Devem ser substitudos os anis, verificando o estado do rotor.

Engaxetamento erroneamente Verifique o estado das gaxetas. Deve ser feito o instalado engaxetamento corretamente e/ou recolocado adequadamente em relao ao anel cadeado. Aperta-gaxeta muito apertado, Deve ser ajustado o aperta-gaxeta, o necessrio impedindo a lubrificao do para fazer a gua de lubrificao fluir (pingar) nas engaxetamento gaxetas.

VAZAMENTO EXCESSIVO PELA CAIXA DE GAXETAS


CAUSAS POSSVEIS ELIMINAO

Excesso de presso na cmara Deve ser verificada a presso na cmara de gaxeta. de gaxeta Anel cadeado posicionado Deve ser reposicionado o anel corretamente. erradamente na caixa de gaxetas Ligao do lquido de Deve ser verificado e limpo o tubo ou deve ser selagem/lubrificao das regulada a vlvula de controle deste fluxo. gaxetas ou sem passagem de lquido Eixo empenado Deve ser corrigido e substitudo, de acordo com a deformao.

35

Potrebbero piacerti anche