Sei sulla pagina 1di 3

TPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSO

Pontos: 0,0 / 1,0 1a Questo (Ref.: 200426979200) A linguagem marca o ingresso do homem sua cultura, construindo-o como sujeito capaz de transformar seu meio social. O principal desafio de uma educaobilnge-bicultural para surdos enfrentar o fato de ter que promover a aquisio de uma primeira lngua e por meio dela, sua cultura. Assim, a chamada cultura surda, apoiada pela lngua, desenvolveu formas distintas em seu cotidiano. Dentre elas tem-se: Campainha com iluminria e TDD. Telefone sem fio e TDD. Implante coclear e TDD Carro com iluminao na buzina e TDD. Aparelho auditivo e TDD.

2a Questo (Ref.: 200426979208) Sobre os parmetros da lngua de sinais brasileira, verdadeiro afirmar que:

Pontos: 1,0 / 1,0

Ponto de Articulao refere-se ao local em que o sinal produzido em relao ao corpo. Mesmo que a configurao esteja certa, se o ponto de articulao no o estiver, o sinal poder no ser entendido. Os Movimentos so desnecessrios na produo de sinais. Orientao refere-se direo do corpo no momento da produo do sinal, no sendo til para diferenciar categorias gramaticais, mas apenas facilitar a visualizao do interlocutor. Configurao das mos refere-se ao formato que as mos assumem no momento em que necessrio utilizar a datilologia para representar nome de pessoas e lugares. Expresso Facial visa, exclusivamente, a facilitar o contato com o surdo, criando um clima amigvel no momento da conversao, sem interferncias no contexto discursivo.

Pontos: 1,0 / 1,0 3a Questo (Ref.: 200426979229) Enquanto lngua oficial das comunidades surdas brasileiras, a Lngua Brasileira de Sinais entendida como: (CONCURSO PBLICO, MUNICPIO DE UBERLNDIA/MG, questo 21, para o cargo de Intrprete de LIBRAS) Resultado de pesquisa em pases avanados onde a comunidade surda tem intensa participao social. Forma de comunicao e expresso com sistema lingustico e estrutura gramatical prprios Forma institucionalizada das concessionrias de servios pblicos apoiarem a comunidade surda. Forma substitutiva modalidade escrita da lngua portuguesa nas comunidades surdas. Meio alternativo de comunicao e expresso que respalda os direitos da comunidade surda.

4a Questo (Ref.: 200426979212) A lngua de sinais pode ser evidenciada principalmente atravs: Do uso de sinais espaciais e visuais que tm as mos, o corpo e expresso facial como suporte. Do uso de sinais espaciais e visuais que tm exclusivamente as mos como suporte. Do uso da datilologia exclusivamente. Do uso de sinais orais transformados em datilologia. Do uso exclusivo de sinais orais e viso-espaciais.

Pontos: 1,0 / 1,0

Pontos: 1,0 / 1,0 5a Questo (Ref.: 200426979230) So parmetros das lnguas de sinais. (CONCURSO PBLICO, MUNICPIO DE UBERLNDIA/MG, questo 21) Primeiras combinaes. Sinal soletrado e composto. Mltiplas combinaes. Ponto de articulao e orientao. Datilologia e sinal nico.

Pontos: 1,0 / 1,0 6a Questo (Ref.: 200426978749) Geralmente as pessoas esto acostumadas a associar lngua ao uso de voz. Assim, quando se referem lngua de sinais, que exige uma associao entre lngua e sinais, normalmente apresentam concepes inadequadas associao Lngua/Sinais. Marque a opo que desmistifica tais concepes: Haveria uma nica lngua de sinais usada por todas as pessoas surdas. As lnguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das lnguas orais, ou seja, so lnguas em que a produo discursiva no estabelecida atravs do canal oral-auditivo, mas, sim, visoespacial. A lngua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulao concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos. A lngua de sinais seria um sistema de comunicao superficial com contedo restrito. A lngua de sinais um sistema lingustico inferior as demais lnguas

Pontos: 1,0 / 1,0 7a Questo (Ref.: 200426979222) Um surdo estar mais ou menos prximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da Sociedade. A identidade surda pode ser definida como: (Concurso pblico do Municpio de Pacatuba, questo 35) Identidade na qual o contato dos surdos com a comunidade surda tardia, o que os faz passar da comunicao visual-oral (na maioria das vezes truncada) para a comunicao visual sinalizada, gerando no surdo certo conflito cultural. Identidade na qual ser surdo-mudo estar no mundo visual e oral para desenvolver sua experincia na Lngua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda so representados por discursos que os vem como sujeitos culturais, uma formao de identidade que s ocorre entre os espaos culturais surdo Identidade, na qual o surdo se espelha na representao hegemnica do ouvinte, vivendo e se manifestando de acordo com o mundo ouvinte.

Identidade, na qual o surdo no consegue captar a representao da identidade ouvinte, hegemnica e se sente numa identidade subalterna. Identidade na qual ser surdo estar no mundo visual e desenvolver sua experincia na Lngua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda so representados por discursos que os vem como sujeitos culturais, uma formao de identidade que s ocorre entre os espaos culturais surdo.

8a Questo (Ref.: 200426979206) Em Libras em prtica a Informao Lingustica acerca de a palavra"Me" aclara que:

Pontos: 1,0 / 1,0

sinalizada de diferente forma por surdos jovens e por surdos adolescentes. sinalizada de diferente forma por surdos crianas e surdos adultos. sinalizada de diferente forma por surdos jovens e por surdos crianas. sinalizada da mesma forma por surdos adultos e surdos crianas. sinalizada da mesma forma por surdos adolescente e adultos e de forma diferente por surdos crianas e surdos idosos.

9a Questo (Ref.: 200426957143) Com base na aula 3, discorra sobre polticas lingusticas e sua importncia na Educao de surdos.

Sua Resposta: As polticas com relao aos surdos deve envolver aes que girem em torno do sujeito e da sociedade. Aes educacionais que incluam o sujeito na sociedade e criao de leis a favor desses indivduos

Compare com a sua resposta: A proposio de polticas lingusticas ser eticamente efetiva se acompanhada de aes em torno do sujeito e da sociedade. Pensar um modelo novo de Educao, seria pensar criao de um ndex de cultura inclusiva, por aes inclusivas, por meio de aes legais que legitima o sujeito.

10a Questo (Ref.: 200426957144) Quais so os cinco parmetros da LIBRAS que regem a boa formao dos sinais?

Sua Resposta: configurao de mo, ponto de articulao, orientao, movimento e expresso facial e corporal

Compare com a sua resposta: Configurao de mo, Ponto de Articulao, Orientao, Movimento e Expresso facial e corporal

Potrebbero piacerti anche