Sei sulla pagina 1di 34

Universidade de Braslia Ctedra UNESCO de Biotica Programa de Ps-Graduao em Biotica

PERSPECTIVAS EPISTEMOLGICAS DA BIOTICA BRASILEIRA A PARTIR DA TEORIA DE THOMAS KUHN*

Aline Albuquerque S. de Oliveira** Karin Calazans Villapouca*** Prof. Dr. Wilton Barroso****

Publicado na Revista Brasileira de Biotica. Volume 1, n. 4, 2005. Pp. 363-385 Advogada da Unio, Mestre em Direito/UERJ, Professora do CEUB. *** Advogada. **** Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UnB, Orientador da Pesquisa.
**

2 RESUMO: O presente artigo aponta para uma reflexo epistemolgica da biotica brasileira, a partir de tendncias fundamentadas, principalmente, na adequao de suas teorias ao contexto scio-econmico e cultural de nosso pas. Destacam-se seis importantes vertentes, quais sejam: biotica autonomista; biotica de interveno; biotica da proteo; biotica da teologia da libertao; biotica crtica de inspirao feminista e biotica feminista e anti-racista, para mostrar que o surgimento de uma comunidade cientfica de bioeticistas, nos termos da teoria de cincia de Thomas Kuhn, pode ser uma realidade no Brasil. Alm disso, analisou-se o contedo da Carta de Braslia e apontou-se a ocorrncia do Sexto Congresso Mundial de Biotica, realizado em Braslia, no ano de 2002, como dados essenciais para indicar a existncia de consensos entre os pesquisadores nacionais.

UNITERMOS: Biotica; Epistemologia; Paradigma.

SUMARY: This article presents an epistemological consideration about Brazilian Bioethics from the point of view of tendencies whose theories are mainly based on the social, economics and cultural context of our country. We point out six schools to show that the emergence of a scientific community of bioethics researchers, in the terms of Thomas Kuhn scientific theory, might be a reality in Brazil. These schools are: autonomist bioethics, bioethics of intervention, bioethics of protection, theology of liberations bioethics,feminist and anti-racist bioethics and critical bioethics with feminist inspiration. Moreover, we analyze the content of Carta de Braslia and point out the Sixt World Congress of Bioethics, taken in Brasilia, 2002, as essential facts that indicate the existence of common beliefs among national researchers.

KEYWORDS: Bioethics; Epistemology; Paradigm.

1. Introduo A biotica como um campo de saber surge na dcada de setenta nos Estados Unidos e passa, atualmente, por uma fase de consolidao. Nos ltimos anos, a disciplina biotica est sendo includa em currculos de diversos cursos de graduao, despontando como linha de pesquisa em cursos de ps-graduao e sendo objeto de estudo de inmeros centros de pesquisa, o que tem contribudo para o aprofundamento de suas bases tericas. O desenvolvimento da biotica no Brasil iniciou-se, muito tmida e pontualmente, nos anos oitenta. Nessa fase, em razo da ausncia de centros de pesquisa em biotica e produo cientfica nacional, houve a importao de propostas tericas no estudo da biotica, principalmente da teoria principialista, formulada nos Estados Unidos da Amrica, por Beauchamp e Childress (1). Entretanto, a partir dos anos noventa, percebe-se a construo paulatina de uma perspectiva biotica brasileira, contextualizada e voltada para a elaborao de aportes tericos que consideram a realidade dos pases latino-americanos. Isso foi conseqncia direta do surgimento de ncleos de estudo em biotica, que proporcionaram a pesquisa por bioeticistas ptrios, da publicao da Revista Biotica pelo Conselho Federal de Medicina, da instituio do Conselho Nacional de tica em Pesquisa, e da criao da Sociedade Brasileira de Biotica. E, ainda, no ano de 2002, a biotica brasileira alcanou um importante patamar no debate mundial ao sediar, em Braslia, o Sexto Congresso Mundial de Biotica. A partir de uma minuciosa formao das mesas de conferncias e debates, o citado Congresso propiciou a discusso das principais questes bioticas enfrentadas pelos pases perifricos, que muitas vezes so relegadas pelos bioeticistas dos pases centrais.

4 Ficou ressaltado que questes polticas, econmicas e sociais no podem ficar apartadas da discusso biotica contempornea. Assim, no Brasil, podemos destacar dois eixos principais para a consolidao desse saber: 1) o da construo e aprimoramento de teorias ticas fundamentadas no contexto brasileiro; 2) o da discusso e elaborao de um estatuto epistemolgico, cujo cerne o questionamento ontolgico da biotica e sua caracterizao como campo de conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo trazer discusso esses dois eixos, de modo que possamos refletir sobre as escolas da biotica elaboradas no Brasil com base na teoria da cincia. O marco terico adotado quanto s questes epistemolgicas foi a teoria formulada por Thomas S. Kuhn. Tal opo se deu em virtude da importncia que Kuhn confere histria para o entendimento da concepo de cincia, indicando como caminho o estudo da evoluo das idias, mtodos e tcnicas cientficas (2), contrapondo-se s abordagens generalizantes e desvinculadas do processo de construo coletiva do saber cientfico. Com efeito, a proposta desse artigo a compreenso da biotica brasileira, analisando o movimento evolutivo de suas idias, com base nas teorias elaboradas em seis escolas especficas. A teoria kuhniana estabelece que a formao de saberes se funda num processo permeado por uma tenso constante entre os pensamentos convergentes e os pensamentos divergentes. Assim, utilizamos a perspectiva de Kuhn para perceber o processo de consolidao da biotica brasileira, demonstrados pontos de consenso e dissenso entre as teorias. Segundo o enfoque kuhniano, a existncia de progresso num campo do saber passa pela prefigurao de consensos mnimos.

5 Para a elaborao e discusso dos dois eixos apontados, foram escolhidas seis escolas da biotica brasileira, so elas: autonomista; biotica de interveno; biotica da proteo; biotica da teologia da libertao; biotica crtica de inspirao feminista; e biotica feminista e anti-racista. A despeito da relevncia das outras escolas existentes, tal escolha teve como base o texto denominado Panorama da biotica brasileira (3) e a dissertao de mestrado de Mauro Prado (4). Essa opo tambm considerou a quantidade de publicaes dos tericos das seis escolas analisadas, que tambm se destacam por suas participaes em congressos nacionais e internacionais. Nesse sentido, o presente trabalho pretende contribuir para a reflexo epistemolgica da biotica brasileira, a partir da teoria kuhniana de cincia. Inicialmente, delineamos pressupostos elementares da concepo cientfica de Kuhn. Num segundo momento, apresentamos as caractersticas principais de seis tendncias tericas. Por ltimo, considerando a noo de matriz disciplinar, identificamos as acepes comuns entre as escolas, apontamos a construo coletiva do programa do Sexto Congresso Mundial de Biotica, e analisamos a existncia de um exemplar na comunidade de bioeticistas brasileiros. 2. Premissas bsicas do pensamento de Kuhn Para utilizar as propostas de Kuhn em nosso artigo, a primeira noo a ser exposta a de paradigma. No significado mais corrente, paradigma um modelo ou padro aceito (5), ou seja, uma construo terica que, em razo de sua capacidade para a resoluo de problemas relevantes, assim considerados pela comunidade cientfica, adquiriu um status superior em relao s demais teorias. No obstante o sentido usual adotado, ele foi criticado por Masterman, a qual aponta que, em A estrutura das revolues cientficas, o termo paradigma

6 utilizado com, aproximadamente, vinte e dois significados diferentes (6). Essa gama ampla de significados ensejou diversas crticas, que ressaltaram a vagueza da noo de paradigma e sua impreciso conceitual. Em 1969, como uma tentativa de resposta aos crticos, Kuhn estabeleceu a idia de matriz disciplinar, redefinindo os elementos paradigmticos e sua relao com a constituio de um campo do conhecimento. A matriz disciplinar refere-se a paradigma em sentido lato e exemplar em sentido estrito. Dessa forma, passa-se a trabalhar com dois sentidos de paradigma. No de matriz disciplinar, tem-se o conjunto de elementos consensuais de determinado grupo de cientistas; no de exemplar, a concreta soluo de um problema que foi adotada de forma compartilhada pelos membros da comunidade cientfica. Primeiramente, importante destacar os componentes da matriz disciplinar: generalizaes simblicas; modelos; e exemplares. Os trs elementos de uma matriz disciplinar possuem caractersticas paradigmticas, ou seja, constituem pontos consensuais de uma comunidade cientfica que so compartilhados por seus integrantes. As generalizaes simblicas so equaes fundamentais de uma teoria, proposies formuladas e aceitas pelo grupo. Essas formulaes destinam-se prtica e soluo de problemas concretos, na medida em que formulam proposies cuja aplicao forma uma totalidade. As proposies so inteligveis apenas a partir de um nmero ilustrativo de aplicaes. A idia de proposio comum contrape-se a de soluo individual e isolada de um problema, marcada pela ausncia de liame terico entre as vrias solues, no permitindo com isso, a

7 construo de um saber racional, uma vez que os significados dos conceitos empricos so fixados pelas proposies tericas compartidas. Os modelos, por sua vez, realizam a interao entre as generalizaes simblicas e os exemplares, identificando os problemas no resolvidos e assentando a relao de semelhana entre estes e os exemplares, com o objetivo de que lhes sejam aplicadas as mesmas proposies utilizadas no exemplar, se houver identificao suficiente. A matriz disciplinar se assenta sobre a noo de paradigma decomposto em elementos consensuais mltiplos. No entanto, aps 1969, segundo Barroso (7), Kuhn passa a empregar, com maior freqncia, o termo paradigma com o significado de exemplar. realada por Kuhn a necessidade de consensos para a caracterizao de um saber como cincia normal, no sentido de que apenas um ponto bsico deve ser essencialmente consensual numa comunidade cientfica: a concreta resoluo de determinado problema. Portanto, no presente trabalho, adotamos a idia de paradigma desenvolvida a partir de 1969, na Estrutura das revolues cientficas. Utilizaremos as noes de matriz disciplinar e exemplar, principalmente, em virtude de se tornarem sucedneo da concepo geral de paradigma. Considerando a proeminncia da noo de exemplar sobre os demais componentes da matriz disciplinar, no desenvolvimento da cincia madura, tem-se uma fase inicial, denominada cincia pr-normal ou pr-consensual, na qual no se verifica a existncia de elementos mnimos de convergncia, e a fase da cincia normal ou madura, em que h a presena de exemplares. A passagem da cincia pr-normal para a cincia madura se d de forma gradativa, podendo, muitas vezes, levar dcadas. Na cincia madura, h a possibilidade da explicao mais complexa

8 da realidade processada, no se verificando a inteno de inovar por meio de fundamentos, e sim de tentativas constantes de expandir a correspondncia entre a teoria e o mundo fenomnico, sem, contudo, a v pretenso de predizer e manipular toda a realidade. A construo de um saber cientfico, sob o enfoque kuhniano, implica a participao ativa da comunidade cientfica, na medida em que os consensos mnimos sero estabelecidos pelos seus membros atravs de atividades constantes, que envolvem a indicao de tcnicas de ensino/aprendizagem e de comunicao. A constituio de um objeto cientfico no se encontra dissociado da realidade concreta. A identificao do objeto atravessa as escolhas de pesquisadores influenciados por seus valores. Assim, o pensamento kuhniano ressalta a importncia da atividade da comunidade cientfica para a formatao de um saber. No nosso entender, as escolas aqui levantadas prefiguram a existncia de uma comunidade cientfica na biotica brasileira, pois seus formuladores e seus adeptos encontram-se unidos pelo estudo em comum, com a absoro da mesma literatura e desenvolvem uma comunicao freqente no interior dos grupos em que esto inseridos. Nesse sentido, seguindo os passos de Kuhn (8) a fim de identificar a maturidade epistemolgica da biotica, parte-se para busca dos elementos tericos mnimos que promovam uma relativa unanimidade entre os bioeticistas ptrios. Para isso, apresentamos a seguir um perfil das seis escolas da biotica brasileira. 3. Escolas da biotica brasileira 3.1. Escola da biotica autonomista A corrente denominada biotica autonomista parte da idia de autonomia do sujeito como norte para o entendimento e resoluo de conflitos ticos no campo da biotecnologia e medicina. Essa corrente vem sendo desenvolvida por Marco Segre,

9 conforme se pode verificar em vrios artigos seus, bem como no livro, em coautoria com Cludio Cohen, intitulado Biotica (9). Segre estabelece uma diferenciao entre moral e tica com base nos conceitos de autonomia e heteronomia kantianos. A moral, caracterizada como heternoma, comparada idia de superego advinda da psicanlise, na medida em que seria a introjeo de valores impostos e aceitos sob o medo do castigo. Essa moral, fixada de forma autoritria atravs dos vrios cdigos de conduta presentes na sociedade, no revela opo normativa livre e consciente do sujeito, portanto, consoante Segre, incapaz de fundamentar a autonomia. Assim, se a moral ou qualquer cdigo de conduta infundido exteriormente ao sujeito no podem embasar uma biotica autnoma, dever-se- recorrer noo de tica. Para Segre, a tica no se subsume racionalidade kantiana, embora considere que a autonomia advm da faculdade do sujeito de se auto-legislar, uma vez que acrescenta a emoo ao processo de constituio de normas prprias. A emoo um fator de relevncia equnime razo na percepo e elaborao dos conflitos, pois o inconsciente, noo indispensvel para o entendimento de autonomia segundo Segre, tem como substrato os sentimentos. Dessa forma, o sujeito, ao processar um conflito tico, coloca-se como racional e concomitantemente como ser crdulo, no afastando suas crenas de seu posicionamento tico; assim, a pluralidade de crenas e sentimentos no deve ser desconsiderada na apreciao de qualquer conflito tico. A condio tica autnoma, ou seja, a partir da percepo individual do conflito, fundamentada na emoo e na razo, o sujeito constri sua norma de forma coerente. A coerncia um dado ressaltado por Segre, sendo considerada resultado do equilbrio emocional adquirido a partir da percepo dos sentimentos

10 conflitantes e do ajustamento entre eles, ou seja, uma conseqncia do desenvolvimento do ego. Com efeito, o enfoque dado por Segre autonomia parte de noes psicanalticas, contrapondo moral atrelada ao superego tica vinculada ao ego. A tica autonomista permite a crtica, uma vez que nenhum corpo normativo aceito sem a avaliao do ego; por outro lado, a moral recepcionada a partir da introjeo de normas decorrente do medo do castigo ou do anseio pelo reconhecimento. A tica predominantemente individual, ligada s noes intrnsecas ao sujeito, e apenas perpassando por ele, os conflitos podero ser dirimidos. Ressaltando a acepo do sujeito como ncleo de sua teoria, assenta Segre que o princpio fundamental da tica o respeito ao ser humano, entendido como ser autnomo e apto a atuar socialmente (10). Na relao entre a tica social e a pessoal deve-se levar em conta as emanaes ticas de cada um dos sujeitos, a fim de ajust-las necessidade da coexistncia humana. Desse modo, as decises de mbito social apenas sero postas se houver instncias de debate permissoras da manifestao da autonomia individual. O ponto central, assim, o posicionamento individual diante dos dilemas ticos, porque cada sujeito, com suas particularidades, adotar uma opo em face das questes bioticas. Ainda, segundo a biotica autonomista, em razo da pluralidade axiolgica, somente a biotica laica pode ser manifestao da autonomia, uma vez que a religio baseia-se em hierarquizao e assentamento de valores. Por fim, sob a tica da biotica autonomista, qualquer posicionamento deve considerar a liberdade individual e a possibilidade de se perceber conflitos e fazer opes fundamentadas nos sentimentos e racionalidade singulares, sem o recurso a

11 um cdigo normativo prvio ou superior, salvo se essa hiptese representar uma escolha deliberada do sujeito autnomo, realizada aps o crivo de seu ego. 3.2. Escola da biotica de interveno A biotica de interveno ou biotica dura se insere no movimento que intitulado como perspectiva crtica brasileira. A biotica brasileira, na dcada de oitenta e incio de noventa, basicamente se reportava ao arcabouo terico de Beauchamp e Childress (11), fundamentado em quatro princpios: autonomia, beneficncia, no-maleficncia e justia. Entretanto, com o desenvolvimento da pesquisa em biotica no Brasil, alguns bioeticistas nacionais, dentre eles Volnei Garrafa, Dora Porto e Mauro Prado, principais expoentes da biotica de interveno, rechaaram a importao descontextualizada de teorias ticas estrangeiras com vistas formulao de uma teoria que se adequasse s contingncias de um pas perifrico com grave quadro de excluso social. Assim, a biotica de interveno reflete o processo de elaborao de uma teoria que inclua a realidade scio-econmica brasileira e os problemas no campo da sade e da biotecnologia decorrentes desse contexto. Para tanto, a fim de demarcar o objeto que separa a biotica brasileira da produzida nos pases centrais, Garrafa formula a noo de biotica das situaes emergentes, abrangendo aqueles conflitos que surgiram em razo do desenvolvimento biotecnolgico, e biotica das situaes persistentes, considerando as questes que h muito esto presentes nos debates ticos, como, por exemplo, o aborto, a eutansia e as relacionadas alocao de recursos sanitrios, discriminao e excluso social (12). Com isso, a biotica sob essa perspectiva tem como principal objeto situaes persistentes originadas da desigualdade social, sob o vis da defesa dos excludos e dos vulnerveis.

12 A biotica de interveno critica a atitude apoltica de algumas teorias estrangeiras e enfatiza a necessidade de se construir uma biotica que intervenha diretamente na realidade. Assim, indica a necessidade de premissas capazes de embasar prticas interferentes no contexto scio-econmico e cultural e que percebam a pluralidade moral presente nas sociedades contemporneas. Partindo do pressuposto de que os problemas advindos da desigualdade social nacional e internacional devem ser foco da biotica desenvolvida em um pas perifrico, a biotica de interveno adota, na esfera pblica, o consequencialismo solidrio, e na esfera privada, a contextualizao dos conflitos ticos. No mbito coletivo, enfatiza a responsabilidade do Estado no que tange soluo dos dilemas persistentes, principalmente a proteo dos vulnerveis e dos excludos. Desse modo, legitima-se o princpio da proteo como recurso a ser adotado pelo Estado a fim de justificar a defesa e o provimento do bem-estar da populao (13). Conforme os primeiros delineamentos da biotica de interveno, duas referncias tericas so utilizadas: a finitude dos recursos naturais e a questo relacionada corporalidade referente ao prazer e a dor (14). ressaltada a necessidade de controle do desenvolvimento desenfreado da tecnologia e da indstria, estimulado pela sociedade de consumo, aliada obrigao de se repor constantemente os recursos renovveis extrados. Segundo a biotica de interveno, esse pode ser um ponto tico universal de convergncia entre as pessoas envolvidas com as questes ambientais e preocupadas com o futuro do planeta. Tambm so ressaltadas por essa teoria as sensaes de prazer e dor, que apesar de serem diferentes para uns e outros, so passveis de serem percebidas por qualquer ser humano, por indicarem uma esfera de contato entre todas as pessoas, no obstante possurem posturas ticas completamente divergentes. Desse modo, o

13 pluralismo tico contemporneo apenas pode ser enfrentado no nvel da corporalidade, considerando o prazer e a dor como marcos para orientaes valorativas (15). Entretanto, enquanto no se verifica a consecuo desse processo, h que se recorrer a parmetros ticos universais, como os direitos humanos reproduzidos na Declarao Universal dos Direitos Humanos. A biotica de interveno se revela como uma perspectiva terica ainda em construo, mas com estrutura alicerada sobre premissas claras. Na mesma medida que se mostra fundamental a aceitao do pluralismo moral, a biotica de interveno tambm invoca a necessidade de uma biotica laica, ao propor a elaborao de uma teoria desvencilhada de cdigos, normas ou qualquer parmetro de conduta fechado. Defende que a biotica deve ser pautada sob a gide da liberdade, sem, contudo, se apartar de algumas finalidades bsicas, tais como: a tutela dos excludos; a afirmao do papel do Estado; o respeito aos direitos humanos. Essas so as alternativas apresentadas para se combater as injustias sociais. Portanto, sob o vis da biotica de interveno, ao Estado atribui-se o papel irrenuncivel de intervir diretamente em benefcio dos vulnerveis. Para tanto indispensvel o enfrentamento da questo acerca da alocao de recursos sanitrios, uma das situaes apontadas pelos tericos da biotica de interveno com uma das mais relevantes para a biotica brasileira. Desta forma, conclui-se que a biotica de interveno no apenas trata dos micro-problemas. Ao constatar a insuficincia terica do principialismo para lidar com os macro-problemas, essa escola da biotica entendeu que apenas o estudo aprofundado dos macro-problemas poderia, de fato, contribuir para a construo de um pensamento em biotica identificado

14 com a realidade prpria dos pases perifricos, nos quais as questes de natureza macro se revelam muito mais prementes. 3.3. Escola da biotica da proteo A biotica da proteo construo dos bioeticistas Fermin Roland Schramm e Miguel Kottow. No artigo mais elucidativo sobre a biotica da proteo (16), h uma crtica contundente postura das correntes predominantes na biotica anglo-americana, quanto ao destaque conferido aos problemas ticos advindos da relao mdico-paciente e quanto teoria tica fundamentada nos quatro princpios desenvolvida por Beauchamp e Childress. Assim, Schramm e Kottow apontam que a problemtica em torno da sade pblica ficou renegada, uma vez que o modelo principialista no desenvolveu aportes tericos capazes de lidar com os dilemas especficos no mbito dessas questes. Como proposta, os referidos bioeticistas apresentam o princpio da proteo. Antes de formularem as bases do princpio da proteo, demonstram que o princpio da solidariedade, desenvolvido por Callahan (17), e a tica da responsabilidade, exposta por Jonas e Lvinas (18), no so hbeis para lidar com o papel do Estado diante dos mais frgeis e excludos, no obstante reconhecerem a importncia desses conceitos para a biotica. O princpio da proteo se fundamenta no papel mais elementar do Estado, que o de proteger a integridade fsica e patrimonial de todos os indivduos que se encontram em seu territrio, funo essa reconhecida desde o sculo XVIII. Contudo, ressaltam que, com o advento do Estado do bem-estar social, ampliaramse as prestaes estatais, ou seja, passa a se considerar dever do Estado no apenas o respeito s liberdades pblicas, como tambm a prestao positiva de bens sociais. A proteo consiste em assegurar aos indivduos determinadas prestaes

15 que os possibilitem desenvolverem-se plenamente alm de atender a outras necessidades e interesses individuais e coletivos. Schramm e Kottow (19) enumeram as caractersticas do princpio da proteo, quais sejam: a gratuidade, no h um compromisso prvio de assumir uma atitude protetora; a vinculao, a atitude, uma vez assumida, torna-se um dever; a segurana efetiva das necessidades do afetado. Segundo a biotica da proteo, cabe ao Estado assumir obrigaes na esfera da sade pblica sob o fundamento de uma responsabilidade social relacionada aos necessitados. Entretanto, salientam que no se deve confundir proteo com paternalismo, pois, sob o vis da proteo, os agentes estatais apenas podem atuar em conformidade com as determinaes preestabelecidas de forma coletiva. Assim, uma vez decididas pela sociedade certas polticas sanitrias, cabe ao Estado, de forma irremedivel, contempl-las. A biotica da proteo parte do pressuposto de que a sade essencial para a qualidade de vida e, sem a sua tutela, no h como se operar o desenvolvimento de potencialidades pessoais. Da mesma forma, apenas atravs do Estado, a sade pode ser protegida, ou seja, no h como indivduos isolados exercerem satisfatoriamente a proteo defensiva, contra o adoecimento, ou proativa, salvaguarda de formas de viver saudveis (20). A despeito da imperatividade da atuao estatal a fim de propiciar bens em sade, a biotica da proteo no afasta a necessidade de se respeitar a pluralidade axiolgica presente nas sociedades atuais e a incorporao de uma moralidade laica (21). Desta forma, Schramm a define como uma biotica laica que possui a tarefa de proteo dos mais desamparados com intuito de alcanar a justia social.

16 Em textos mais recentes, percebe-se a aplicabilidade da biotica da proteo em dilemas ticos de diferentes naturezas, a despeito de ter se originado sob a tica da responsabilidade pblica, verifica-se que, em razo da riqueza argumentativa, pode ser aplicada ao mbito interpessoal. Nas relaes entre indivduos, a biotica da proteo tambm pode vir a desempenhar a tarefa fundamental de reequilibrar relaes originalmente desmedidas. 3.4. Escola da biotica da teologia da libertao A partir das reflexes de Mrcio Fabri dos Anjos, a biotica brasileira recebeu muitas influncias da denominada Teologia da Libertao. De forma muito sucinta, essa corrente teolgica v a presena de Deus, Pai/Me, como o grande Criador do mundo. Os seres humanos so vistos como co-criadores do mundo e responsveis pela conduo de si mesmos Vida plena. J as potencialidades humanas so dons a serem desenvolvidos ao longo da existncia. (22). A escola que ser aqui analisada prope uma interface entre os conceitos teolgicos ocidentais catlicos e os da biotica. O princpio fundamental da tese defendida pelos telogos est na existncia de uma mstica que permeia a biotica, tanto quanto outros ramos do saber humano como, por exemplo, a poltica e a economia. A terminologia mstica por ser entendida partindo do enfoque etimolgico que significa as razes e motivaes ocultas que sustentam os critrios, as argumentaes, as propostas de atitudes e as normas em Biotica. (23) Tambm pode ser compreendida como os ideais, as projees utpicas, ou as esperanas dos tericos (24). Acrescenta-se noo de mstica, a existncia de campos de reflexo comum entre esses dois saberes, tais como: o avano da cincia e da tecnologia vivido pela sociedade contempornea; as novas interpretaes dos significados e do

17 prprio sentido da vida; a relao dos seres humanos entre si e destes com o meio ambiente. Os telogos acreditam que muitos bioeticistas, diferentemente do que ocorre com grande parte dos acadmicos dedicados a outras reas do saber, so tocados por um notrio senso de justia, solidariedade e humanismo (25). A Teologia da Libertao, em uma postura coerente com seus limites em lidar com um saber plural e secular como a biotica, estabelece uma proposta de apenas dar contribuies multidisciplinariedade caracterstica desse ramo do conhecimento humano. Podemos ressaltar a sugesto de se perceber as questes bioticas a partir de trs dimenses que se inter-relacionam: questes minisociais; questes midi-sociais; e questes macro-sociais. As primeiras podem ser entendidas como aquelas que contemplam as relaes interpessoais, a exemplo das familiares, das existentes entre o mdico e o doente etc. As segundas podem ser entendidas como as que envolvem iniciativas institucionais e grupais, exemplo as vividas pelos grupos de risco, grupos de pesquisa etc. J as terceiras trabalham com as grandes estruturas e os sistemas de vida social, como os organismos polticos da rea de sade, questes da socializao de recursos para a sade etc (26). A escola da Teologia da Libertao, de maneira muito peculiar, percebe o Brasil e todos os pases da Amrica Latina como terrenos muito frteis para sua atuao. Devido s inegveis desigualdades sociais desses pases, um dos principais focos de ateno dos telogos, os pobres so vistos como os que esto em condio mais vulnervel na sociedade. Portanto, perceptvel o engajamento scio-poltico de suas teorias. O texto de Anjos denominado Biotica nas desigualdades sociais (27) um exemplo clssico disso. Dessa forma, a interface da biotica com a teologia tem como objetivo essencial realizar o dilogo entre cincia e religio. H muitos preconceitos gerados

18 em torno da Igreja como inibidora do avano cientfico (28). Independentemente de quem tenha razo, por meio desse dilogo muitas questes podero ser melhor compreendidas e somadas criao de um lugar comum onde religiosos e pessoas no vinculadas aos preceitos teolgicos possam intercambiar idias e reformul-las, quando entenderem necessrio, em prol de um bem maior que a construo de uma sociedade mais justa e solidria. 3.5. Escola da biotica crtica de inspirao feminista A biotica crtica de inspirao feminista, no contexto brasileiro, surgiu como uma resposta a certas questes ticas que dizem respeito principalmente sade e ao papel da mulher na sociedade. Duas pesquisadoras despontam nessa tendncia: Dbora Diniz e Marilena Corra. O texto intitulado Biotica feminista: o resgate do conceito de vulnerabilidade (29) demonstra didaticamente como a construo social do papel da mulher pode distorcer o sentimento de autonomia na hora da tomada de determinadas decises. Um exemplo bastante elucidativo a opo pelo uso das novas tecnologias de reproduo, normalmente invasivas e de alto custo financeiro e emocional, em caso de impossibilidade de gravidez natural. O que as autoras denominaram de vulnerabilidade moral da mulher perpassa pelas reflexes acerca da quase-obrigao de toda mulher gerar um filho como parte do imaginrio social. Para explicar a proposta da biotica feminista, destacam que esta no deve ser confundida com um discurso sexista. Esse rtulo visto como uma forma de mascarar e perpetuar os padres de desigualdade e opresso existentes. Lembram a necessidade de compreenso do significado, de um lado, de vulnerabilidade, e do outro, de diferena. A diferena pode ser entendida como um valor moral fruto de

19 conquistas histricas da humanidade na luta por uma convivncia democrtica em que a dignidade e a liberdade dos indivduos so princpios essenciais (30). Argumentam quanto ao consenso de que homens e mulheres so diferentes, principalmente se considerarmos aspectos fisiolgicos. No entanto, enfatizam que isso no significa dizer que a insero social das mulheres nas sociedades contemporneas deva continuar subjugada clssica dominao masculina que fragiliza, oprime e vulnerabiliza a condio feminina (31). 3.6. Escola da biotica feminista e anti-racista A presente escola possui como figura representativa a bioeticista Ftima Oliveira.O atributo de anti-racista decorrente da crescente tomada de conscincia de toda a sociedade com relao necessidade de um posicionamento nesse sentido, assim como de aes concretas visando acabar com a perniciosa discriminao racial no pas. As anlises partem de polmicas em que mulheres e negros so representantes de grupos em visvel desvantagem no acesso aos bens da vida, portanto, muitas vezes, se encontram em condies de vulnerabilidade. Como a biotica um novo saber, permeado de muitas discusses de vanguarda, no poderia se furtar a refletir questes raciais e de gnero, to importantes contemporaneidade. Alm disso, Oliveira aborda a importncia da percepo de tipos de vulnerabilidade decorrentes da pobreza, tais como a vulnerabilidade social, cultural, tnica, poltica, econmica, educacional, e de sade. Para a autora, a pobreza e a fome so empecilhos ao desenvolvimento pleno das potencialidades genticas dos seres humanos, portanto precisam fazer parte do debate das biocincias (32). Com isso, considerando as perspectivas feminista e anti-racista como frutos de elaboraes acadmicas interligadas a teorias sociais e polticas que no

20 poderiam ser evitadas em um saber multidisciplinar, percebe-se a disposio da autora em divulgar outras abordagens de temas bastante discutidos em biotica. So enfoques necessrios que pretendem driblar o generalismo tico que muitas vezes deixa de contemplar nuances fundamentais da diferena humana. Uma vez apresentadas, em traos gerais, as seis tendncias de estudos brasileiros sobre biotica, expomos, a seguir, nossa proposta de enquadramento da biotica nacional como matriz disciplinar, considerando a teoria da cincia formulada por Kuhn. 4. Matriz disciplinar e biotica brasileira 4.1. Generalizaes simblicas Das seis tendncias, destacamos como pontos consensuais: a postura crtica contra a adoo automtica de aportes tericos advindos dos pases centrais e a preocupao em formular teorias que contemplem aspectos da realidade brasileira e dos pases perifricos como um todo. A construo epistemolgica da biotica brasileira perpassa pela anlise desses pontos consensuais, com o escopo principal de lhe fortalecer no cenrio internacional. Consideramos a biotica como matriz disciplinar, ou seja, um saber especfico dominado por alguns praticantes que demonstram em suas teorias a existncia de consensos mnimos. Tais compartilhamentos so decorrentes das escolhas tericas feitas pelos integrantes das escolas que criam uma comunidade cientfica. A caracterizao da biotica como campo do saber especfico, no obstante sua importncia, no ser alvo de discusso neste artigo. Nosso objeto a anlise da existncia de consensos coletivos entre os bioeticistas brasileiros. Os consensos mnimos podem ser decompostos em generalizaes simblicas e exemplares. As generalizaes simblicas so expresses formais

21 recebidas sem dissenso pelos membros do grupo, e sobre as quais so construdas as tcnicas de resoluo de problemas. No mbito da biotica, cincia no exata, as generalizaes simblicas no podem ser situadas na esfera de expresses lgicas e, sim, como crenas compartilhadas pelos bioeticistas. Assim, uma vez assentadas, entre os membros da comunidade cientfica, determinadas proposies, qualquer construo terica ulterior parte dessas premissas, no precisando justific-las reiteradamente. So esses consensos mnimos que refletem as percepes ticas da realidade partilhadas pelos bioeticistas. Se apontamos que os membros da comunidade biotica nacional giram em torno de uma matriz disciplinar, para se estabelecer as generalizaes simblicas, h que se buscar proposies compartilhadas entre as diversas escolas. Portanto, as generalizaes simblicas, compreendidas como noes fundantes gerais, sero extradas das escolas que formam o arcabouo terico no mbito da biotica brasileira. A partir das caractersticas principais das escolas aqui abordadas, podem ser enumerados elementos comumente aceitos por seus membros. Em primeiro lugar, destaca-se a proteo de pessoas fragilizadas. Essa fragilidade pode ser decorrente de condies inerentes pessoa, como sexo, etnia, idade, ou alguma enfermidade, ou de situaes que tornam os seres humanos mais expostos a influncias externas. perceptvel que as denominaes variam conforme a escola, contudo, nota-se que todas atribuem biotica brasileira a tarefa de ressaltar a proteo dos suscetveis, desamparados (33), excludos (34) (35), com autonomia reduzida, no sentido de Segre (36), bem como dos oprimidos (37). O primeiro elemento apontado revela o compromisso da biotica brasileira com a proteo dos frgeis, principalmente ao destacar o contexto de desigualdade socioeconmica do pas (38) (39) (40).

22 Como decorrncia do dever de se proteger os frgeis, independentemente da motivao para classific-los assim, tem-se a necessidade de se estabelecer quem vai efetivar a proteo. Se algumas pessoas ou parcelas da sociedade brasileira se encontram em situao de debilidade, medidas devem ser adotadas para que tal condio seja alterada ou, no mnimo, amenizada. Assim, aponta-se que, partindo das teorias bioticas tratadas, ao Estado deve ser atribuda a tarefa de proteo da comunidade, atravs, por exemplo, do monitoramento contnuo da pesquisa cientfica (41). O Estado possui o papel fundamental e indelegvel de adotar medidas protetoras (42) e de limitar o poderio econmico (43) refletido nos interesses mercadolgicos, por meio de produo normativa (44). Constata-se, desta forma, que a biotica brasileira destaca o Estado como agente principal na superao de fragilidade pessoal e coletiva. Principalmente, no tocante ao papel estatal na alocao de recursos e na supresso das iniqidades sociais (45). A biotica no Brasil assenta-se sobre uma concepo de tica laica ou civil (46) (47), como o contexto mais adequado para dirimir questes ticas (48), rechaando a soluo de problemas baseada em parmetros estritamente religiosos, com diminuto alcance social. No obstante a religiosidade da maioria da populao brasileira preciso no se trabalhar com dogmas na construo de uma teoria biotica (49), prescrevendo uma biotica sem concepes apriorsticas (50). Essa proposio associa-se a outra, compartilhada pelos bioeticistas mencionados, referente considerao da pluralidade moral contempornea (51) (52). A inexistncia de uma nica cosmoviso enfaticamente utilizada com o escopo de se demonstrar a necessidade de se encontrar pontos de interseo entre as diversas comunidades morais (53). Assim, observa-se que, a biotica brasileira, compartilha o entendimento de que, independentemente da teoria tica de fundo, as discusses

23 no podem ser pautadas por um encaminhamento que, a priori, seja excludente de moralidades antagnicas. Conseqentemente, parte-se do discurso laicizador em biotica, sem, entretanto, negar-se a dialogar com a abordagem teolgica (54). O respeito dignidade da pessoa humana outro ponto de destaque nas escolas apresentadas. A concepo de que a pessoa humana o alicerce axiolgico da biotica brasileira manifesta. Essa opo valorativa, entretanto, varia de roupagem nas diversas escolas. A regra que assenta a observncia da dignidade da pessoa humana (55), algumas vezes, aparece como a necessidade de no violao dos direitos humanos (56), outras, como a imperiosidade de se respeitar o indivduo (57) e, ainda, por meio da incorporao dos direitos das mulheres e das vtimas do racismo como direitos humanos, ressaltados por Oliveira (58). Completando a escolha axiolgica manifestada pelas escolas apontadas, tem-se para Schramm (59) as populaes humanas como objeto de tutela. Os aspectos compartilhados pelos representantes das escolas podem ser resumidos em: a proteo dos mais frgeis e o papel do Estado nessa tarefa, a despeito da relevncia conferida sociedade civil (60); a pluralidade moral aliada a uma biotica laica, sem pressupostos religiosos; e, por fim, o respeito dignidade da pessoa humana embasada nos direitos humanos como limites inegociveis para prticas sociais, delineamentos da biotica traduzida para o contexto brasileiro. Alm disso, percebe-se nitidamente que a comunidade de bioeticistas brasileiros j manifestou, recentemente, outras formas de consensos. A despeito da impossibilidade fsica de explorar devidamente a temtica, no se pode deixar de destacar que a construo coletiva do programa do Sexto Congresso Mundial de Biotica, realizado entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro de 2002, em Braslia, demonstra cabalmente a existncia de consensos mnimos na biotica

24 brasileira. A Comisso Organizadora foi integrada por pessoas provenientes de diversas tendncias, como, p. ex., Volnei Garrafa, Fermin Roland Schramm, Mrcio Fabri dos Anjos, Marco Segre, que conseguiram alcanar um entendimento quanto ao tema oficial e programao cientfica do Congresso. Ou seja, constata-se a presena da preocupao com a perspectiva da multidisciplinariedade, o respeito ao pluralismo moral, e o enfoque nos macro-problemas relacionados ao poder e justia, como pontos de convergncia. Assim, a temtica do Sexto Congresso Mundial de Biotica, e seus desdobramentos no que tange escolha dos conferencistas e s sesses constituem material de extrema relevncia para se aprofundar o estudo, sob a tica kuhniana, da biotica brasileira. Cabe destacar, ainda, a repercusso mundial do referido Congresso, principalmente em razo do considervel nmero de participantes e da presena de bioeticistas de notria importncia, bem como de ter inserido na pauta da discusso biotica internacional questes at ento no debatidas a contento, como as relacionadas justia social. Considerando as peculiaridades do Sexto Congresso, apontamos como imprescindvel, em pesquisas a serem realizadas futuramente, o estudo do trabalho desenvolvido pela Comisso Organizadora do Congresso como reproduo de percepes compartilhadas pelos vrios bioeticistas representativos do pensamento nacional. 4.2. Exemplares Os exemplares, isto , as solues de problemas aceitas consensualmente pelo grupo sero aqui abordados conforme a noo de paradigma. De fato, aps a publicao do psfacio de Estrutura das revolues cientficas, o sentido de exemplar foi assim compreendido (61): os problemas concretos conjugados com as solues anudas pelo grupo de pesquisadores formam um exemplar. A existncia

25 de um exemplar ou exemplos compartilhados fundamental para que um determinado saber adquira consistncia terica e possa alcanar o status de cincia normal. patente que, em razo das escolas da biotica brasileira ainda se encontrarem em estgio de elaborao terica, a presena de exemplares no facilmente verificvel. Na verdade, no obstante a relevncia da construo terica, na aplicabilidade de proposies consensuais e nas suas conseqncias tericas que se revela a habilidade maior de um bioeticista. Ao conferir respostas fundamentadas e satisfatrias para problemas em biotica, compreendendo-a como um saber aplicado, destinado reflexo e conformao de questes no campo da sade e da biotecnologia, qualquer elaborao terica no pode se apartar da imperatividade de demandas prticas. Portanto, a busca e anlise de exemplares de extrema relevncia para a conformao da biotica no Brasil. Partindo-se do entendimento de exemplar, h que se buscar um problema ao qual foi conferida uma soluo consensual, compartilhada majoritariamente, pelo grupo de bioeticistas no Brasil. Apontamos como problema a ser solucionado a tentativa de alterao do texto da Declarao de Helsinque, iniciada em 1997, e proposta pelos representantes da Associao Mdica dos Estados Unidos. A Declarao de Helsinque, elaborada em 1964, o documento que impe limites ticos da pesquisa em seres humanos, estabelecendo restries s prticas aparentemente cientficas que violem a autonomia e integridade fsica de pessoas. Na reunio anual da Associao Mdica Mundial, do ano de 1997, a delegao da Associao Mdica dos Estados Unidos apresentou vrias propostas de modificao substancial dos preceitos em vigncia da Declarao. Na 51a Assemblia Geral da AMM, em 1999, novamente, houve a tentativa de alterao da

26 Declarao. Entretanto, as sugestes foram apenas registradas no relatrio da reunio (62) e postergaram sua deliberao para a reunio que seria realizada em Edimburgo. Na Assemblia Geral da AMM, em Edimburgo, os membros presentes no aceitaram o inteiro teor das propostas apresentadas pelos representantes norteamericanos, contudo, foram inseridas algumas modificaes que tornaram o texto ambguo (63). Dentre as sugestes de alterao, importante destacar o duplo standard de tratamento (64). O item 2 do inciso II da Declarao de Helsinque impe que em qualquer estudo mdico, todos os pacientes incluindo os do grupo controle, se houver devem ter assegurados os melhores mtodos diagnsticos ou teraputicos comprovados. Essa regra estabelece que, mesmo diante da falta de mtodos diagnsticos ou teraputicos no local onde os participantes da pesquisa residem, esses tm direito que lhes sejam fornecidos os melhores mtodos referidos comprovados. Sutilmente, pretendem os norte-americanos, membros da Associao Mdica, alterar a redao do citado dispositivo. Sua inteno que os participantes da pesquisa tenham garantido apenas os mtodos diagnsticos ou teraputicos que lhes sejam acessveis, ou seja, disponveis no pas em que residem. Embora tnue a diferena entre melhores mtodos diagnsticos ou teraputicos comprovados e melhor mtodo diagnstico, profiltico, ou teraputico que em qualquer outra situao estaria disponvel (65), o que se prope a estipulao de duplo padro de pesquisa: um para ser aplicado em pases perifricos e outros em pases centrais (66), na medida em que nos primeiros, em grande parte, no h qualquer tratamento disponvel. Portanto, diante das desigualdades sociais existentes no mundo, tem-se que, nos pases pobres, as pesquisas sero realizadas sem a obrigatoriedade de se

27 assegurar aos participantes os mtodos j comprovados, acessveis, na maioria das vezes, apenas populao dos pases ricos. Ao se deparar com a gravidade do problema concreto tentativa de modificao de ponto crucial do texto da Declarao de Helsinque a comunidade de bioeticistas no Brasil se reuniu no Frum Nacional Declarao de Helsinki: Perspectivas da Sociedade Brasileira e aprovou a Carta de Braslia, em 08 de fevereiro de 2000. A soluo conferida pelos membros de grupos representativos da biotica brasileira foi no sentido de que a Declarao de Helsinque deve ser entendida como um documento consolidador de valores da humanidade, tendo como base os direitos humanos. Considerou-se, ainda, a necessidade da tutela de pessoas ou grupos que devem receber cuidados especiais vulnerveis em razo de no estarem aptas a se protegerem. A biotica brasileira possui pressupostos consensuais mnimos verificados nas escolas apresentadas, na constituio da pauta do Sexto Congresso Mundial, e na fundamentao da Carta de Braslia. A adoo dessas crenas compartilhadas permite que as formulaes ulteriores avancem, na medida em que no ser mais necessrio justificar previamente a escolha de tais proposies. Da mesma forma, a sua efetivao e insero social ser maior, uma vez que um discurso unssono propicia a divulgao da biotica para maior nmero de pessoas, democratizando-a, e o enfrentamento de questes ticas de forma comunitria, otimizando as aes dos bioeticistas, com o alcance de resultados mais slidos. 5. Consideraes finais A biotica, enquanto campo de saber, apresenta-se de forma pluralista, acolhendo em seu corpo diferentes teorias ticas. Da mesma forma, as diversas correntes de pensamento devem procurar contextualizar sua aplicao de acordo

28 com a realidade observada. Apesar da validade dessas afirmaes, acreditamos que qualquer saber para se desenvolver e alcanar respaldo social precisa de consensos mnimos. A existncia de elementos paradigmticos possibilita a consolidao da comunidade de pesquisadores e a configurao acadmica do saber. Na realidade, embora plural e relativista, a biotica brasileira possui algumas proposies centrais e essenciais que no devem ser ignoradas. A elaborao da Carta de Braslia, no ano 2000, assinada por entes representativos da biotica nacional e a construo coletiva do programa do Sexto Congresso Mundial de Biotica, ocorrido no Brasil em 2002, revela a existncia desses elementos paradigmticos e de uma comunidade cientfica. Na dcada de noventa, com a emergncia da biotica crtica, os autores apontados fizeram observaes contundentes quanto adoo descontextualizada dos princpios, originalmente, decorrentes do Relatrio Belmont (67), e reelaborados por Beauchamp e Childress (68). O discurso, da maioria, foi no sentido da necessidade de se rechaar o emprego uniforme de princpios em primazia do respeito diferena moral verificada nas sociedades contemporneas. Contudo, a constatao factual da ausncia de uma moralidade comum no mundo atual no conduz ao entendimento de que no deva haver proposies consensuais dentro da biotica. A questo acerca da tentativa de alterao de alguns pontos fundamentais da Declarao de Helsinque paradigmtica nesse sentido. A adoo do relativismo e o desprezo por proposies inegociveis levam argumentao exposta por aqueles que sugerem a alterao do item referente ao duplo padro. A biotica brasileira, ao se posicionar criticamente em relao teoria predominante de Beauchamp e Childress (69), e ao absorver o pluralismo moral

29 contemporneo, no deve rechaar a presena de consensos compartilhados e principalmente de elementos paradigmticos que servem de ponto de partida para qualquer discusso tica. Ao contrrio, a proteo dos

vulnerveis/frgeis/excludos/suscetveis; a observncia dos direitos humanos, compreendidos como limite tico incontestvel; a necessidade de participao de entes reguladores de condutas, estatais ou supraestatais, capazes de criar imposies a indivduos, grupos ou comunidades, so paradigmas da biotica brasileira, comunitariamente aceitos, necessrios para a soluo de conflitos ticos, que no devem ser menosprezados sob as argumentaes em torno da

contextualizao/relativizao/pluralismo. No caso da Declarao de Helsinque ficou patente que indispensvel para o fortalecimento da biotica, e para o aumento de sua capacidade de interferncia na realidade o acolhimento de proposies paradigmticas. Referncias Bibliogrficas 1. Beauchamp, TL, Childress, JF. Princpios de tica biomdica. 4.ed. So Paulo: Loyola, 2002. 2. Kuhn. T S. A tenso essencial. Lisboa: Edies 70, 197: 39. 3. Garrafa, V. Radiografia biotica de um pas: Brasil. Acta Bioethica 2000; 1: 173. 4. Prado, M M. Panorama da Biotica no Brasil: um estudo sobre a reflexo biotica desenvolvida no pas. Braslia, 2002. 203 p. Dissertao (Mestrado em Cincias da Sade). Faculdade de Cincias da Sade, Universidade de Braslia. 5. Kuhn, T. S. A estrutura das revolues cientificas. 8. ed. So Paulo: Perspectiva, 2003: 43. 6. Hoyningen- Huene, P. Reconstructing scientific revolutions: Thomas S. Kuhns philosophy of science. Chicago: The University of Chicago Press, 2000:142. 7. Barroso Filho, W. O Significado da mecnica de Lagrange para o desenvolvimento das cincias. Rio de Janeiro, 1984. 192 p. Dissertao (Mestrado em Filosofia). Instituto de Filosofia e Cincias Sociais, Universidade Federal do Rio Janeiro.

30 8. Kuhn. T.S. A tenso essencial. Lisboa: Edies 70, 197: 358. 9. Segre, M, Cohen, C (orgs.). Biotica. 2 ed. So Paulo: Edusp, 1999. 10. Segre, M, Cohen, C. Definio de valores, moral, eticidade e tica. In: Segre, M, Cohen, C (orgs.). Biotica. 2 ed. So Paulo: Edusp, 1999: 21. 11. Beauchamp, TL, Childress, JF. Princpios de tica biomdica. 4.ed. So Paulo: Loyola, 2002. 12. Garrafa, V, Porto, D. Biotica, poder e injustia: por uma tica de interveno. In: Garrafa, V, Pessini L. (orgs.). Biotica: poder e injustia. So Paulo: Loyola, 2003: 36. 13. Garrafa, V. Biotica, proteo e diversidade moral: quem protege quem e contra que na ausncia de referencial moral comum? Texto apresentado na mesa redonda com o mesmo ttulo, desenvolvida no i Congresso de Biotica do Rio de Janeiro, nov. 2003. 14. Garrafa, V, Porto, D. Biotica, poder e injustia: por uma tica de interveno. In: Garrafa, V, Pessini L. (orgs.). Biotica: poder e injustia. So Paulo: Loyola, 2003: 41. 15. Garrafa, V, Porto, D. Biotica, poder e injustia: por uma tica de interveno. In: Garrafa, V, Pessini L. (orgs.). Biotica: poder e injustia. So Paulo: Loyola, 2003: 42. 16. Schramm, F, Kottow, M. Principios bioticas en salud pblica: limitaciones y propuestas. Cadernos de Sade Pblica 2001; v.17, n.4: Disponvel em: http:// www.scielo.br. Acesso em: 27 out. 2004: 2. 17. Apud Schramm, F, Kottow, M. Principios bioticas en salud pblica: limitaciones y propuestas. Cadernos de Sade Pblica 2001; v.17, n.4: Disponvel em: http:// www.scielo.br. Acesso em: 27 out. 2004. 18. Apud Schramm, F, Kottow, M. Principios bioticas en salud pblica: limitaciones y propuestas. Cadernos de Sade Pblica 2001; v.17, n.4: Disponvel em: http:// www.scielo.br. Acesso em: 27 out. 2004. 19. Schramm, F, Kottow, M. Principios bioticas en salud pblica: limitaciones y propuestas. Cadernos de Sade Pblica 2001; v.17, n.4: Disponvel em: http:// www.scielo.br. Acesso em: 27 out. 2004:9. 20. Schramm, F. A biotica da proteo em sade pblica. In: Fortes, PAC, Zoboli, ELCP (orgs.). Biotica e sade pblica. So Paulo: Loyola, 2003: 74. 21. Schramm, F. Biotica da proteo no uso de clulas-tronco. Conferncia de abertura do V Encontro de Biotica do CREMERJ. Rio de Janeiro, 22 julho. 2004. Disponvel em: http//www.ghente.org.br. Acesso em: 24 agot. 2004: 4.

31 22. Anjos, MF. Teologia da Libertao e Biotica. Privitera, S. Dicionrio de Biotica. Aparecida: Santurio, 2000. 23. Anjos, MF. Teologia da Libertao e Biotica. Privitera, S. Dicionrio de Biotica. Aparecida: Santurio, 2000. 24. Anjos, MF. Biotica: abrangncia e dinamismo. O mundo da sade 1997; 21 v. 21 n.1: 11. 25. Anjos, MF. Biotica e Teologia: janelas e interpelaes. O mundo da sade 1997; 21 v. 21 n.1: 43-46. 26. Anjos, MF. Biotica: abrangncia e dinamismo. O mundo da sade 1997; 21 v. 21 n.1: 7. 27. Anjos, MF. Biotica nas desigualdades sociais. In: Garrafa, V, Costa, SIF (orgs). A Biotica no sculo XXI, Braslia: UnB, 2000. 28. Anjos, MF. tica e clonagem humana na questo dos paradigmas. In Pessini, L, Barchifontaine, CP (orgs). Fundamentos da biotica. So Paulo: Paulus, 1996: 137 29. Diniz, D.; Guilhem, D. Biotica feminista: o resgate do conceito de vulnerabilidade. Boletim da Sociedade Brasileira de Biotica 2000: 3: 7 30. Diniz, D.; Guilhem, D. Biotica feminista: o resgate do conceito de vulnerabilidade. Boletim da Sociedade Brasileira de Biotica 2000: 3: 8. 31. Diniz, D.; Guilhem, D. Biotica feminista: o resgate do conceito de vulnerabilidade. Boletim da Sociedade Brasileira de Biotica 2000: 3: 8. 32. Oliveira, F. Feminismo, raa/etnia, pobreza e biotica: a busca da justia de gnero, anti-racista e de classe. In: Garrafa, V, Pessini L. (orgs.). Biotica: poder e injustia. So Paulo: Loyola, 2003: 349. 33. Schramm, F. Biotica da proteo no uso de clulas-tronco. Conferncia de abertura do V Encontro de Biotica do CREMERJ. Rio de Janeiro, 22 julho. 2004. Disponvel em: http//www.ghente.org.br. Acesso em: 24 agot. 2004: 15. 34. Anjos, MF. Biotica nas desigualdades sociais. In: Garrafa, V, Costa SIF (orgs.) A biotica no sculo XXI. Braslia: Universidade de Braslia, 2000: 52. 35. Garrafa, V. Biotica e manipulao da vida. In: Novaes, A (org.). O homemmquina: a cincia manipula o corpo. So Paulo: Companhia das Letras, 2003: 217. 36. Segre, M. tica em sade. In: Palcios, M, Martins, A, Pegoraro, OA (orgs.). tica, cincia e sade: Desafios em biotica. Petrpolis: Vozes, 2002: 22. 37. Diniz, D, Guilhem, D. O que biotica. Brasiliense: So Paulo, 2002: 63. 38. Diniz, D, Guilhem, D. O que biotica. Brasiliense: So Paulo, 2002: 59.

32

39. Anjos, MF. Biotica nas desigualdades sociais. In: Garrafa, V, Costa SIF (orgs.) A biotica no sculo XXI. Braslia: Universidade de Braslia, 2000: 50. 40. Garrafa, V, Porto, D. Biotica, poder e injustia: por uma tica de interveno. In: Garrafa, V, Pessini L. (orgs.). Biotica: poder e injustia. So Paulo: Loyola, 2003: 38. 41. Segre, M. Limites ticos da interveno sobre o ser humano. In: Garrafa, V, Pessini L. (orgs.). Biotica: poder e injustia. So Paulo: Loyola, 2003: 241. 42. Schramm, F, Pontes, CAA. Biotica da proteo e papel do Estado: problemas morais no acesso desigual gua potvel. Cadernos de Sade Pblica 2004; v.20, n.5: Disponvel em: http:// www.scielo.br. Acesso em: 18 out. 2004:4. 43. Anjos, MF. A biotica nas relaes de poder. In: Molina, A, Albuquerque, MC, Dias, Emanuel (orgs.). In: Biotica e humanizao: vivncias e reflexes. Recife: Universidade de Pernambuco, 2003: 27. 44. Oliveira, F. Biotica: uma face da cidadania. 2.ed. So Paulo: Moderna, 1997:116. 45. Garrafa, V, Oselka, G, Diniz, D. Sade pblica, biotica e equidade. Biotica 1997:29. 46. Oliveira, F. Biotica: uma face da cidadania. 2.ed. So Paulo: Moderna, 1997:106. 47. Garrafa, V. Biotica, proteo e diversidade moral: quem protege quem e contra que na ausncia de referencial moral comum? Texto apresentado na mesa redonda com o mesmo ttulo, desenvolvida no I Congresso de Biotica do Rio de Janeiro, nov. 2003. 48. Schramm, F. Clonagem humana: uma perspectiva promissora? In: Garrafa, V, Pessini L. (orgs.). Biotica: poder e injustia. So Paulo: Loyola, 2003: 188. 49. Garrafa, V. Biotica e manipulao da vida. In: Novaes, A (org.). O homemmquina: a cincia manipula o corpo. So Paulo: Companhia das Letras, 2003: 214. 50. Segre, M. tica em sade. In: Palcios, M, Martins, A, Pegoraro, OA (orgs.). tica, cincia e sade: Desafios em biotica. Petrpolis: Vozes, 2002: 24. 51. Oliveira, F. Biotica: uma face da cidadania. 2.ed. So Paulo: Moderna, 1997:106. 52. Diniz, D, Guilhem, D. O que biotica. Brasiliense: So Paulo, 2002: 69. 53. Garrafa, V, Porto, D. Biotica, poder e injustia: por uma tica de interveno. In: Garrafa, V, Pessini L. (orgs.). Biotica: poder e injustia. So Paulo: Loyola, 2003: 39.

33

54. Anjos, MF.Biotica em perspectiva de libertao. In: Garrafa, V, Pessini L. (orgs.). Biotica: poder e injustia. So Paulo: Loyola, 2003: 457. 55. Anjos, MF. Biotica nas desigualdades sociais. In: Garrafa, V, Costa SIF (orgs.) A biotica no sculo XXI. Braslia: Universidade de Braslia, 2000: 59. 56. Garrafa, V. Biotica e manipulao da vida. In: Novaes, A (org.). O homemmquina: a cincia manipula o corpo. So Paulo: Companhia das Letras, 2003: 223. 57. Segre, M. A sacralidade a qualidade de vida. In: Molina, A, Albuquerque, MC, Dias, Emanuel (orgs.). In: Biotica e humanizao: vivncias e reflexes. Recife: Universidade de Pernambuco, 2003: 49. 58. Oliveira, F. Feminismo, raa/etnia, pobreza e biotica: uma busca da justia de gnero, anti-racista e de classe. In: Garrafa, V, Pessini L. (orgs.). Biotica: poder e injustia. So Paulo: Loyola, 2003: 363. 59. Schramm, F. Clonagem humana: uma perspectiva promissora? In: Garrafa, V, Pessini L. (orgs.). Biotica: poder e injustia. So Paulo: Loyola, 2003: 194. 60. Garrafa, V, Costa SIF, Oselka G. A biotica no sculo XXI. In: Garrafa, V, Costa SIF (orgs.) A biotica no sculo XXI. Braslia: Universidade de Braslia, 2000: 22. 61.Kuhn. TS. A tenso essencial. Lisboa: Edies 70, 197: 359. 62. Diniz, D, Corra, M. Declarao de Helsinque. Cadernos de Sade Pblica 2001; v.17, n.3: Disponvel em: http:// www.scielo.br. Acesso em: 27 out. 2004:5 63. Garrafa, V, Prado, M. A biotica e as tentativas de mudanas na Declarao de Helsinque. Conferncia de abertura do X Congresso Brasileiro de Ensino, IV Congresso Brasileiro de Pesquisa em Sade da Criana e do Adolescente promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria. So Paulo, 12 ago. 2004. 64. Garrafa, V, Prado, M. A biotica e as tentativas de mudanas na Declarao de Helsinque. Conferncia de abertura do X Congresso Brasileiro de Ensino, IV Congresso Brasileiro de Pesquisa em Sade da Criana e do Adolescente promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria. So Paulo, 12 ago. 2004. 65. Diniz, D, Corra, M. Declarao de Helsinque. Cadernos de Sade Pblica 2001; v.17, n.3: Disponvel em: http:// www.scielo.br. Acesso em: 27 out. 2004:5. 66. Garrafa, V, Prado, M. A biotica e as tentativas de mudanas na Declarao de Helsinque. Conferncia de abertura do X Congresso Brasileiro de Ensino, IV Congresso Brasileiro de Pesquisa em Sade da Criana e do Adolescente promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria. So Paulo, 12 ago. 2004. 67. Jonsen, AR. The birth of bioethics. New York: Oxford University Press, 1998: 333.

34

68. Beauchamp, TL, Childress, JF. Princpios de tica biomdica. 4.ed. So Paulo: Loyola, 2002. 69. Beauchamp, TL, Childress, JF. Princpios de tica biomdica. 4.ed. So Paulo: Loyola, 2002.

Potrebbero piacerti anche