Sei sulla pagina 1di 27

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL

TRABALHO APRESENTADO NO CURSO DE MESTRADO LUCIANA DOS ANJOS FARIAS

1. HISTRICO

A utilizao dos aditivos em concreto bem antiga. Tem-se, historicamente, que se utilizavam sangue, clara do ovo, banha e o leite como aditivos, com a finalidade de se melhorar a trabalhabilidade de um concreto. Cientificamente sabido que esses produtos possibilitavam a incorporao de ar, sob forma de bolhas. Com o surgimento do cimento Portland, em meados de 1850, para o controle da pega foram introduzidos o gesso ou o cloreto de clcio no aglomerante, durante o processo de moagem (COUTINHO, 1973).

Por volta de 1910, os primeiros produtos destinados a melhorar as caractersticas do concreto comearam a ser comercializados. Os aditivos incialmente empregados eram os plastificantes, aceleradores de pega ou plastificantes e aceleradores de pega

simultaneamente. Seu incio foi marcado por falhas em concretos mal fabricados e com dosagens erradas. O emprego racional e em grande escala dos aditivos iniciou-se em 1938, nos Estados Unidos, quando foi descoberta uma forma de aumentar a resistncia do concreto ao congelamento com a incorporao desses produtos na mistura (COUTINHO, 1973). Com isso iniciou-se intensamente a comercializao e desenvolvimento da tecnologia dos aditivos, perdurando at os dias de hoje.

1. INTRODUO

Um aditivo definido, pela norma ASTM C-125/02 (Standard Terminology Relating to Concrete and Concrete Aggregates), como um material alm da gua, agregado ou cimento Portland, utilizado como uma substncia qumica especial adicionada ao concreto antes ou durante a mistura. As quantidades utilizadas so, com raras excees, bastante pequenas.

Seu emprego se deve concesso de certas propriedades desejadas ao concreto que no podem ser conseguidas por outros mtodos que no sejam viveis economicamente, por exemplo. Atualmente, existe uma ampla variedade de produtos e a grande maioria do concreto produzido atualmente certamente contm um ou mais aditivos. Dessa forma, o conhecimento profundo desses materiais importante para que sejam adequadas as suas aplicaes de acordo com suas limitaes caractersticas.

A utilizao adequada dos aditivos requer um grande cuidado no que diz respeito quantidade e mistura. Muitos aditivos podem afetar mais de uma propriedade do concreto. J a interao cimento-aditivo pode ser afetada por vrios fatores tais como tipo do cimento, a temperatura ambiente, a finura e a composio qumica do aglomerante.

O mecanismo de ao da maioria dos aditivos no bem entendido geralmente. Por isso, ao se utilizar qualquer tipo de aditivo, as instrues fornecidas pelo fabricante devem ser cuidadosamente avaliadas. Uma adio deve ser empregada somente aps uma observao apropriada dos seus efeitos, se possvel, com o uso de dosagens de teste de um concreto especfico.

2. IMPORTNCIA DO USO DOS ADITIVOS

A gua no concreto fornece as propriedades reolgicas (funo fsica) e a possibilita que as reaes de hidratao ocorram (funo qumica). Desta forma, um concreto ideal poderia ser gerado com um mnimo de gua suficiente para promover a resistncia mxima (GRZESZCZYK & KUCHARSKA apud ATCIN, 2000). Na Figura 1 so apresentados vrios sistemas com diferentes relaes A/C e suas diferenas.

Figura 1 Sistemas gua-cimento com diferentes relaes A/C OTTO BAUMGART (2002)

No entanto, esse concreto ideal no pode ser atingido, principalmente quando se usa somente a gua para permitir a disperso das partculas de cimento. Desta forma, seria bem provvel que o concreto final no fosse trabalhvel, pois necessitaria de mais gua para que fosse permitido o seu lanamento, alm daquela necessria para a hidratao do cimento.

A gua um material muito polar e a floculao do cimento. Em uma estrutura floculada, uma quantidade de gua aprisionada nos flocos e, a gua necessria para lubrificar a estrutura, torna-se indisponvel. Nas Figuras 1 e 2 so ilustradas a estrutura floculada da pasta de cimento e a gua aprisionada nos flocos, respectivamente.

Figura 1 Estrutura Floculada do Sistema ATCIN (2000) 3

Figura 2 gua Aprisionada nos Flocos de Cimento DODSON (1990 )

Devido floculao do cimento e ao aprisionamento da gua necessria para a hidratao e disperso das partculas, existe necessidade de se adicionar mais gua ao sistema para que as partculas de cimento sejam completamente hidratadas ou para permitir a obteno de um concreto mais trabalhvel. Essa gua adicional no se liga ao cimento e gera porosidade da pasta hidratada. Com isso, conseqentemente, as propriedades mecnicas so diminudas bem como as caractersticas de durabilidade do concreto. Na Figura 3 ilustrado como ficam os materiais do concreto quando h o excesso de gua no sistema.

Figura 3 gua em excesso no concreto

Na mistura do concreto sem a presena de um determinado tipo de aditivo, quando uma pequena quantidade de gua adicionada ao cimento o sistema no se torna bem disperso. Isso ocorre porque a gua no possui uma tenso superficial elevada, pois sua estrutura molecular possui ligao qumica do tipo secundria ou fraca caracterizada pelas pontes de hidrognio. Outro fator que impede a disperso do sistema a tendncia das partculas de cimento a se aglomerar ou formar flocos devido s foras de atrao entre arestas, cantos e superfcies, carregadas positiva e negativamente, quando os compostos ou minerais cristalinos so finamente modos (MEHTA & MONTEIRO, 1994). Na Figura 2 apresentado o sistema antes e aps o emprego de um aditivo.

Figura 2 Disposio do Sistema Antes e Aps a Adio do Tensoativo

Os aditivos conferem certos benefcios ao concreto, tais como reduo da gua de amassamento, melhoria da trabalhabilidade, controle do tempo de pega, aumento da resistncia e melhor durabilidade. Com base nisso, os aditivos surgiram para solucionar problemas como o decrscimo das propriedades mecnicas e de durabilidade, quando se necessita de maior disperso das partculas de cimento. Um determinado aditivo capaz de reduzir a gua e a tendncia floculao.

Basicamente, os mecanismos de ao dos aditivos funcionam atravs dos seguintes fatores (DODSON,1990):
!" Disperso !" Alterao

do cimento na fase aquosa do concreto; da taxa normal de hidratao do cimento, principalmente na fase do silicato

triclcico (C3S);

!" Reao

com os sub-produtos de hidratao do cimento, tais como lcalis e hidrxido de

clcio.

2. CLASSIFICAO DOS ADITIVOS

Os aditivos empregados no concreto podem ser tensoativos, sais solveis, polmeros e minerais solveis. esperado que sua aplicao fornea benefcios para o concreto, tais como melhoria da trabalhabilidade, acelerar ou retardar o tempo de pega, auxlio no ganho de resistncia, melhoria da resistncia ao do gelo ou fissurao de origem trmica, reduo da expanso da reao lcali-agregado, entre outros.

A composio qumica dos aditivos apresenta uma variao grande e, muitos deles, podem desempenhar mais de uma funo. Com isso, torna-se complexa a classificao desses materiais de acordo com os benefcios desejados para o concreto.

Segundo MEHTA & MONTEIRO (1994), os aditivos podem ser divididos em dois tipos. Existem substncias que agem instantaneamente sobre o sistema gua-cimento, modificando a tenso superficial da gua e adsorve superfcie das partculas de cimento. Outras se dissociam em seus ons constituintes, afetando as reaes qumicas entre os compostos do cimento e a gua, de alguns minutos at algumas horas aps a adio.

Os aditivos qumicos para concreto podem ser classificados de acordo com os seguintes grupos:

- Incorporador de ar - Acelerador de pega - Plastificante e Retardador de Pega - Superplastificante

Os aditivos podem conter materiais que, individualmente, poderiam pertencer a dois ou mais destes grupos. Por exemplo, um aditivo plastificante pode ser combinado com um

aditivo incorporador de ar ou com um aditivo retardador de pega. Isto tambm possvel para adio de dois ou mais aditivos inseridos separadamente, mas esse procedimento requer bastante precauo. Muitos ingredientes no conhecidos podem fazer parte dos aditivos e, devido a isso, sempre recomendado o estudo desses materiais em laboratrio antes de se empregar um aditivo ou uma combinao de dois ou mais produtos.

3. TENSOATIVOS

Os produtos tensoativos consistem de aditivos utilizados para promover a incorporao de ar ou a reduo de gua do concreto. As substncias tensoativas so compostas, basicamente, de molculas orgnicas de cadeia longa. Elas possuem uma extremidade hidrfila, que atrai gua, e outra hidrfoba, que repele gua. Grupos polares, como por exemplo COO-, -SO3- ou NH3+, constituem a parcela hidrfila. Os tensoativos so adsorvidos nas interfaces ar-gua e cimento-gua. A orientao da molcula determina a ao do aditivo, quer seja incorporao de ar quer fluidificao do sistema gua-cimento (MEHTA & MONTEIRO, 1994).

Do grupo dos tensoativos, aditivos aninicos do concreto contm cadeia no polar e cadeia com alguns grupos polares. A cadeia no polar atua como incorporador de ar e aqueles com cadeia com alguns grupos polares atuam como redutores de gua, ou plastificantes.

3.1. Incorporador de Ar

O desenvolvimento dos aditivos incorporadores de ar se deu nos anos 40, com utilizao na fabricao de concreto com a melhor resistncia ao congelamento que fosse possvel (KLIEGER apud POPOVICS, 1992).

Eles so adicionados ao concreto com a finalidade de incorporar ar. Esse tipo de aditivo introduz um sistema estvel de pequenas bolhas de ar no concreto fresco durante a mistura, atravs de substncias qumicas tensoativas geralmente aninicas. Um dos benefcios

gerados por esse tipo de aditivo a melhoria de resistncia a ciclos de congelamento e descongelamento. Outros benefcios que podem ser citados so a melhoria da trabalhabilidade e a produo vivel de concreto massa e de concreto leve.

3.1.1. Caractersticas do Ar Incorporado

Segundo POPOVICS (1992), o ar incorporado deve ser diferenciado do ar aprisionado porque somente aquele melhora a resistncia ao congelamento e a trabalhabilidade do concreto. Por outro lado, o ar aprisionado pode ser resultado da m compactao do concreto. Embora esteja, geralmente, presente no concreto em bolhas maiores e ter formas mais irregulares que o ar incorporado, a diferena entre esses dois tipos de ar no to pronunciada porque todas as bolhas de ar carregam a mesma camada/pelcula produzida pelos aditivos incorporadores de ar. Muito do ar incorporado existente mantido por aprisionamento. Os grandes fatores diferenciadores so que as bolhas de ar incorporado no coalescem e tm formas mais regulares.

3.1.2. Matria Prima do Aditivo Incorporador de Ar

Muitos materiais servem de matria prima para a produo de um aditivo incorporador de ar.

Os aditivos incorporadores de ar, tradicionalmente empregados nos Estados Unidos, podem ser classificados de acordo com os grupos a seguir (JACKSON; KLIEGER apud POPOVICS, 1992):

- Grupo A: Sais de resinas de madeira - Grupo B: Detergentes sintticos - Grupo C: Sais de lignina sulfonatada - Grupo D: Sais de cidos de petrleo - Grupo E: Sais de materiais proticos - Grupo F: cidos graxos e resinosos e seus sais

- Grupo G: Sais orgnicos de hidrocarbonos sulfonatados.

Alguns destes compostos so chamados de nions ativos, ou aninicos, porque a estrutura de hidrocarbono contm grupos hidrfilos carregados negativamente, tais como COO-, SO3e OSO3-, nions que podem ser dissolvidos em gua. De modo inverso, se o on de hidrocarbono carregado positivamente, o composto um ction ativo, ou catinico. Existem, tambm, compostos contendo ons orgnicos carregados positiva ou negativamente. Agentes tensoativos aninicos produzem bolhas que so negativamente carregadas. J os agentes catinicos produzem bolhas positivamente carregadas enquanto que os agentes no inicos no induzem uma carga significativa nas bolhas.

Contabiliza-se que os agentes tensoativos aninicos so mais os mais utilizados para incorporao de ar no concreto (HALSTEAD apud POPOVICS, 1992). Sais de resinas de madeira, detergentes sintticos, sais de cidos graxos e resinosos e sais orgnicos de hidrocarbonos sulfonatados, que so amplamente utilizados como agentes incorporadores de ar, freqentemente so empregados em teores de 0,002 a 0,06% no peso do cimento, baseado nos constituintes ativos do aditivo. De acordo com POPOVICS (1992), em ensaios com diversos detergentes aninicos, incluindo sais de sdio e orgnicos, em concreto com relao gua/cimento de 0,45, aproximadamente, e abatimento de 75 a 100 mm, o ar incorporado de 5 a 6% foi alcanado com o emprego de 0,002 a 0,006% de adio de aditivo incorporador de ar na massa do cimento.

2.1.2. Mecanismo de Ao

Uma cadeia de hidrocarboneto no polar com um grupo polar aninico constitui a frmula qumica de um tensoativo incorporador de ar tpico.

Segundo LEA apud METHA & MONTEIRO (1994), os grupos polares so orientados em direo fase aquosa na interface ar-gua. Com isso, so formadas as bolhas de ar e a tendncia de elas se unirem neutralizada. J na interface slido-gua, que caracterizada pela existncia de foras diretoras na superfcie do cimento, os grupos polares ligam-se ao

slido e os no polares ligam-se gua. Dessa forma, a superfcie do cimento torna-se hidrfoba, permitindo que o ar desloque a gua e permanea ligado s partculas slida na forma de bolhas. Na Figura 3 apresentado o mecanismo de ao do aditivo incorporador de ar.

Figura 3 Mecanismo de Ao do Aditivo Incorporador de Ar

Embora sejam obtidos vrios benefcios com a incorporao de ar, sua utilizao em excesso pode causar um retardamento prolongado na hidratao do cimento e, alm disso, pode proporcionar perda de resistncia do concreto. (MEHTA & MONTEIRO, 1994).

3.2. Aditivo Plastificante ou Redutor de gua

Os aditivos plastificantes surgiram na dcada de 30. Eles so adicionados ao concreto com a finalidade de reduzir a gua de amassamento necessria para a produo de uma mistura com uma determinada consistncia. Os tensoativos empregados como plastificantes so geralmente sais, modificaes e derivados de cidos lignossulfnicos, cidos carboxlicos hidroxilados e polissacardeos. Qualquer combinao desses trs ltimos tambm pode ser considerada (MEHTA & MONTEIRO, 1994).

Os benefcios trazidos pela aplicao de um aditivo plastificante so o aumento da fluidez do concreto, sem adio de cimento ou gua que seriam necessrios para um concreto sem

10

a utilizao desse aditivo, a obteno de resistncias mais elevadas sem que seja necessria a reduo da consistncia do concreto e a reduo da quantidade de cimento necessria para o concreto sem o comprometer a consistncia e a resistncia desejada.

Segundo MEHTA & MONTEIRO (1994), a eficincia dos tensoativos tem um perodo bastante limitado. Isso porque, logo aps o incio das reaes de hidratao entre os compostos do cimento Portland e a gua, formada uma grande quantidade de produtos, como por exemplo, a etringita. Esses produtos gerados aprisionam a pequena quantidade de tensoativo presente no sistema. Dessa forma, a temperatura ambiente, a finura e a composio do cimento, especialmente seus componentes C3A, SO3 e lcalis responsveis pela formao da etringita, podem influenciar as interaes cimento-aditivo. Essa influncia determinada pela quantidade ou a concentrao do aditivo utilizado. Empregando-se quantidades de aditivo maiores que a necessria para a mistura pode promover o retardo do tempo de pega, o que evita a floculao dos produtos de hidratao. Isso explica, de certa forma, que muitos tensoativos podem servir tanto como redutor de gua ou plastificante quanto retardador de pega. Se este efeito no desejado podem existir, comercialmente, redutores de gua que contm agentes aceleradores para compensar a tendncia retardadora do produto. Outra caracterstica dos aditivos plastificantes, principalmente os derivados de produtos de lignina, o de incorporar uma quantidade considervel de ar, o que pode ser um resultado insatisfatrio para concretos especficos em estudo. Com isso, para evitar um resultado indesejado, os aditivos comerciais base de lignina contm agentes dearantes.

Um exemplo de redutores de gua pode ser obtido em resduos das fbricas de polpa e papel, que fornecem os lignosulfonato, que so excelentes agentes dispersivos. Porm, eles promovem retardamento tambm devido presena de acares de madeira, alm de aprisionar grandes bolhas de ar causadas por substncias de ao de superfcie presentes na madeira (ATCIN, 2000).

As propriedades mecnicas do concreto no so afetadas pela presena dos tensoativos redutores de gua. No entanto, as resistncias nas idades mais jovens podem ser aceleradas

11

devido melhor disperso das partculas do cimento na gua (MEHTA & MONTEIRO, 1994).

3.2.1. Mecanismo de Ao

Os aditivos redutores de gua, ou plastificantes, pertencem ao grupo dos tensoativos, assim como os aditivos incorporadores de ar. A diferena entre ambos que o grupo polar aninico dos tensoativos plastificantes est ligado a uma cadeia de hidrocarboneto polar ou hidrfila. Na Figura 4, so apresentadas as frmulas tpicas desse tipo de aditivo.

Figura 4 Frmulas Tpicas dos Tensoativos Redutores de gua/Plastificantes.

Os redutores de gua podem ser aninicos, catinicos ou no inicos (KREIJGER apud ATCIN, 2000). Os aninicos e catinicos caracterizam-se por ser compostos de molculas com uma extremidade altamente carregada. Dessa forma ela capaz de neutralizar a carga eltrica oposta de uma partcula de cimento. J no caso dos no inicos, as molculas apresentam-se como dipolos aderidos aos gros do cimento. Na Figura 5 apresentado o comportamento dessas molculas num gro de cimento.

12

Figura 5 Mecanismo de Ao de Diferentes Tipos de Molculas Redutoras de gua (ATCIN, 2000)

Conforme explicado por KLIEIJGER apud MEHTA & MONTEIRO (1994), a cadeia polar adsorvida na superfcie da partcula de cimento quando um tensoativo com grupos polares aninicos na cadeia de hidrocarboneto adicionado ao sistema gua-cimento. Dessa forma, a tenso superficial da gua diminuda e as partculas de cimento tornam-se hidrfilas. Assim, camadas de molculas de gua dipolares circundam as partculas hidrfilas de cimento, evitando sua floculao e propiciando a disperso do sistema. Na Figura 6 apresentado o mecanismo de ao do tensoativo plastificante.

Figura 6 Mecanismo de Ao do Tensoativo Plastificante ou Redutor de gua MEHTA & MONTEIRO (1994)

3.3. Aditivo Superplastificante

Nos anos 40, foi observado que algumas molculas orgnicas que possuam propriedades dispersivas poderiam ser empregadas para a neutralizao das cargas eltricas presentes na superfcie do cimento. Dessa forma, a tendncia floculao dessas partculas seria minimizada. Essas molculas so conhecidas pelas suas caractersticas redutoras de gua e de disperso, e deram origem aos chamados aditivos superplastificantes.

Os aditivos superplastificantes so amplamente utilizados como adies efetivas para a melhoria da trabalhabilidade da mistura ou para a reduo significativa da gua de amassamento, o que pode conduzir a resistncias mais elevadas e melhoria da durabilidade

13

(YILMAZ & GLASSER apud GRABIEC & KRZYWOBLOCKA-LAURW, 1997). Com a introduo de um superplastificantes no concreto, a fabricao de um concreto de elevada resistncia, com baixa quantidade de gua e trabalhvel, tornou-se menos complexa, com a possibilidade de melhoria das caractersticas de durabilidade (FUKUDA et al., 1990).

Os lignossulfonatos so um produto relativamente barato, no que diz respeito sua obteno, mas que no so capazes de remover completamente toda a gua de mistura desnecessria para a hidratao total do cimento. Alm disso, devido presena de substncias que geram retardamento e formao de bolhas de ar, o refinamento do produto final para a retirada dos acares e substncias de ao superficial que poderia gerar um produto mais eficiente, seria invivel economicamente para a produo de um concreto (ATCIN, 2000). Com isso, foram efetivadas as qualidades dispersantes do condensado sulfonado de naftaleno-formaldedo, no Japo, e uma nova famlia de redutores de gua com elevada eficincia baseada em condensados sulfonados de melamina-fomaldedo, na Alemanha (HEWLETT & RIXOM; HATOORI; MEYER apud ATCIN). A partir disso foram obtidos aditivos superplastificantes ou redutores de gua de ampla faixa. Esse tipo de produto teve incio nos anos 70 e caracteriza por permitir a reduo da quantidade de gua, de trs a quatro vezes, de um determinado concreto, fluidificando a mistura sem promover segregao. Alm disso, caracterizado por no conter em sua composio acares ou impurezas de ao de superfcie, podendo ser utilizado em teores muito mais altos que os redutores de gua.

A primeira gerao de superplastificantes fornecia ao concreto uma trabalhabilidade de vida til bastante limitada, chegando a casos caracterizados pela adio ser inserida pouco antes do lanamento do concreto (ATCIN, 2000). Dessa forma, a tecnologia de desenvolvimento foi melhorada e pde-se utilizar alguns aditivos que permitem que o concreto mantenha uma alta consistncia por um tempo maior depois de confeccionado.

Os superplastificantes so compostos de tensoativos aninicos de cadeia longa, massa molecular elevada (entre 20000 e 30000) com um grande nmero de grupos polares na cadeia do hidrocarboneto. Uma forte carga negativa fornecida quando ele adsorvido

14

pelas partculas do cimento. Com isso, a tenso superficial reduzida significativamente e a fluidez do sistema aumentada consideravelmente (MEHTA & MONTEIRO, 1994).

As quantidades empregadas desse aditivo so bastante superiores s consideradas para aditivos redutores de gua normais, sendo um limite mnimo de, aproximadamente, 0,8% podendo chegar a 3,0% em massa de cimento. Esses teores so inseridos na mistura do concreto sem que promovam exsudao excessiva ou que haja retardamento do tempo de pega, podendo gerar concretos com consistncia da ordem de 250 mm, por exemplo.

O aditivo superplastificante composto por molculas sintticas que promovem uma alta disperso das partculas de cimento na gua, o que pode acelerar a taxa de hidratao. Consta que a primeira gerao de superplastificantes no foi bem aceita devido perda rpida de consistncia. Para compensar esse fator, esses produtos contm, geralmente, lignossulfonatos ou outras substncias que contribuem para o retardado da pega e compensam a perda rpida de consistncia elevada obtida com a aplicao do aditivo.

A consistncia elevada conseguida por meio dos aditivos superplastificantes atingida sem que se aumente a gua de amassamento do concreto. Dessa forma, h um significante aumento nos valores das propriedades mecnicas. O sistema bem disperso da mistura seguida por uma velocidade maior na hidratao do cimento, contribuindo para resistncias mais elevadas em idades mais jovens. Essa caracterstica beneficia certos setores da construo, tais como as indstrias de pr-moldados, que necessitam de concretos com resistncias iniciais mais elevadas para uma ciclagem mais rpida das formas (MEHTA & MONTEIRO, 1994).

3.3.1. Tipos de Superplastificantes

Os superplastificantes podem ser classificados segundo as seguintes famlias (BRADLEY & HOWARTH; RIXOM & MAILVAGANAM; apud ATCIN):

15

- Sais sulfonados de policondensados de naftaleno e formaldedos (polinaftalenos sulfonados ou superplastificantes de naftaleno); - Sais sulfonados de policondensados de melamina e formaldedo (polimelaminas sulfonadas ou superplastificantes de melamina); - Lignossulfonatos com baixos teores de acar e tensoativos; - Poliacrilatos ou Policarboxilatos.

As duas primeiras famlias so as mais amplamente utilizadas na fabricao dos superplastificantes. Os aditivos base de melamina foram os primeiros utilizados. Eles so caracterizados por ser vendidos como um lquido claro com cerca de 22% de resduo slido (no entanto, existem casos em que esse valor chega a 40%) e so compostos de sais de polmeros de melamina-formaldedos sulfonatados. J os aditivos superplastificantes base de naftaleno so caracterizados pela cor marrom, podendo ser encontrados nas formas lquida ou slida. Eles possuem resduo slido correspondente a quase o dobro do encontrado nos aditivos base de melamina e so compostos de sais de sdio ou de clcio. A escolha do sal, entretanto, depende de fatores econmicos e/ou durabilidade do concreto. As diferenas bsicas entre os aditivos base de melamina e os aditivos base de naftaleno so apresentadas a seguir (ATCIN,2000):

!" Apesar

de os naftalenos terem pouca influncia no retardamento da pega, os de

melamina contribuem bem menos para a ocorrncia desse fator. No entanto, os de naftaleno, devido a isso, em certas ocasies podem contribuir para um melhor controle da reologia do concreto.
!" Como

o teor de resduo slido dos naftalenos bem maior que os de melamina, uma

superdosagem do primeiro pode ser crtica ao concreto embora possa auxiliar em um melhor custo-benefcio para a determinao de um determinado grau de trabalhabilidade.
!" Os

aditivos de melamina incorporam menos ar, o que pode ser vantajoso para alguns

casos especficos de concreto.


!" Os

aditivos de naftaleno so mais baratos.

16

No entanto, alguns deles podem conter teores de lignossulfonatos e gluconatos que caracterizam os redutores de gua normais. Com isso, podem ser feitos produtos que possuem em sua composio outros tipos de molculas que podem melhorar a eficincia do aditivo em determinadas condies ou reduzir o custo do produto final. Um exemplo disso o superplastificante com lignossulfonato, cujo custo menor e viabiliza economicamente os produtos finais, que se torna mais barato que o superplastificante naftaleno puro. Alm disso, problemas com perda de abatimento podem ser resolvidos atravs do retardamento possibilitado pelo lignossulfonato. Porm, sua utilizao em excesso pode influenciar no concreto atravs dos efeitos dados pelas impurezas no efluente industrial utilizado para prepar-lo e a remoo delas invivel economicamente.

Os poliacrilatos, ou policarboxilatos, possuem menor influncia no mercado, porm so considerados aditivos de ltima gerao, tambm chamados de hiperplastificantes devido alta capacidade de reduo de gua aliada a uma alta trabalhabilidade. Eles surgiram na dcada de 80 como uma proposta para utilizao como aditivo superplastificante. Uma ilustrao da um grupo genrico de poliacrilato apresentada na Figura 5.

Figura 5 Grupo genrico de um poliacrilato RAMACHANDRAN et al. (1995)

Embora o aditivo do tipo policarboxilato seja considerado o melhor em termos de compatibilidade com diferentes tipos de cimento, esse fator pode ser afetado pela quantidade de sulfatos alcalinos no cimento (HANEHARA & YAMADA, 1999).

Dependendo do tipo do cimento, sua finura e composio, os aditivos de mesmo tipo podem se apresentar eficincias diferenciadas. Em um estudo conduzido por HANEHARA & YAMADA (1999), foram considerados quatro tipos de cimentos diferentes em um 17

estudo com um concreto de referncia e outros dois concretos cada um com um tipo de aditivo com uma base diferente, uma policarboxlica e outra naftaleno. Na Figura 9 apresentado o resultado obtido no estudo.

Figura 9 Estudo comparativo de aditivos combinados com diferentes tipos de cimentos HANEHARA & YAMADA (1999).

Pde-se observar, dessa forma, que diferentes tipos de cimentos podem apresentar comportamentos diferenciados com um mesmo tipo de aditivo. Alm disso, aditivos considerados menos eficientes como o caso dos naftalenos quando comparados com os policarboxlicos, trabalhabilidade. podem reverter um quadro previsvel e apresentar melhor

3.3.1. Mecanismo de Ao

O aditivo superplastificante tem ao qumica dividida em trs fases:

!" Adsoro !" Carga

superficial

eletrosttica sobre a partcula de cimento

18

!" Disperso

Basicamente o mecanismo de ao de um aditivo naftaleno ou de melamina se d por repulso eletrosttica. Na Figura 10 apresentando um sistema onde h repulso eletrosttica entre as partculas de cimento, uma carregada positivamente e outra, negativamente.

Figura 9 Partculas de Cimento em Repulso Eletrosttica JOLICOEUR apud ATCIN (2000).

O mecanismo de ao dos superplastificantes principalmente baseado na sua capacidade de ser adsorvido na superfcie das partculas de cimento e de modificar o comportamento reolgico da matriz cimentcia. A taxa de adsoro dos superplastificantes depende da composio qumica e mineralgica do cimento, sua finura e na quantidade de C3A. O aluminato de clcio adsorve muito rapidamente as molculas do superplastificante euqnato que o silicato de clcio, nas primeiras horas de hidratao, adsorve somente uma pequena quantidade de superplastificante.

O aumento da trabalhabilidade, que pode ser obtida no concreto com o uso de superplastificantes, pode ser correlacionada com as seguintes caractersticas:

19

!" O

valor do potencial zeta da camada duplamente eletrizada (zeta potential of the

electric doubl layer) que formado na superfcie das partculas do cimento pelos grupos polares das cadeias adsorvidas dos superplastificantes;
!" O

peso molecular do superplastificante.

A interao do superplastificante com o cimento caracteriza-se pela parte fsica, dada pela disperso das partculas deste na gua. A parte qumica desse fator dada pelos efeitos dos aditivos superplastificantes na taxa de dissoluo dos diferentes ons da mistura.

As partculas de cadeia longa do aditivo possuem dimenso coloidal e, conforme MEHTA & MONTEIRO (1994), essa caracterstica contribui para a obstruo dos canais de fluxo de gua de exsudao no concreto e a segregao no observada em concretos com superplastificantes.

Na Figura 7 ilustrada a disperso das partculas de cimento promovida pelo uso de superplastificante.

Figura 7 Sistema de Disperso das Partculas por Superplastificante FUKUDA et al.

tido que trs fenmenos fsico-qumicos influenciam no efeito de fluidificao dos superplastificantes. So eles: disperso, adsoro e repulso intermolecular (TAYLOR; COLLEPARDI & RAMACHANDRAN apud GRABIEC & KRZYWOBLOCKALAURW, 1997). Quanto adsoro, no conclusivo se os superplastificantes so adsorvidos na superfcie dos gros de cimento ou nos produtos de hidratao, 20

particularmente na fase hidratada de aluminatos e sulfatos. No entanto, os cristais de etringita so influenciados quando presentes em um sistema com adio de superplastificante com modificao de sua morfologia e tamanho. Segundo MASAZZA apud GRABIEC & KRZYWOBLOCK-LAURW (1997), ao invs de estruturas finas em forma de agulha da etringita, foram formadas estruturas bem menores com tamanho correspondente a cerca de 1/10 daquelas obtidas em sistemas com muito pouca ou sem nenhuma adio de superplastificante.

Os aditivos policarboxlicos, ou poliacrilatos, atuam por repulso estrica.Ela ocorre do arranjo dos tomos, entre duas molculas de superplastificante adsorvidas em dois gros de cimento adjacentes. As molculas de superplastificante revestem os gros de cimento e anula a atrao eletrosttica. Na Figura 10 ilustrada esse tipo de repulso.

Figura 10 Repulso causada por arranjo dos tomos nas molculas do superplastificante adsorvidas em duas partculas de cimento JOLICOEUR apud ATCIN (2000) A grande diferena entre os aditivos superplastificantes e os chamados hiperplastificantes est no tamanho da cadeia. Nos aditivos policarboxlicos, a forma de atuao a mesma que a apresentada pelos superplastificantes, porm com o diferencial de apresentarem longas cadeias laterais (side chains) que aumentam o espao fsico em um sistema de partculas de cimento. O efeito estrico permite o significativo distanciamento das partculas entre si. Com isso, a disperso se torna muito maior, com necessidade de um consumo muito menor de gua e manuteno da trabalhabilidade por mais tempo.

21

3.3.1. Caractersticas do Aditivo Superplastificante

A influncia dos superplastificantes poderia, tambm, ser avaliada nas diferentes fases do cimento dadas pelo C3S, C2S e C3A (ATCIN, 2000). Porm, essa avaliao torna-se complexa porque as propores desses compostos no so constantes no cimento Portland e existem interaes simultneas entre o cimento e os sulfatos e entre o aditivo superplastificante e os sulfatos.

Os aditivos superplastificantes interferem na hidratao do cimento Portland e, tambm, com os sulfatos em dissoluo e o valor da relao SO4--/AlO2- (ATCIN, 2000). Para entender melhor essa relao, coloca-se que, dos extremos, quando se tem uma relao SO4-

/AlO2- muito alta resulta em falsa pega e, caso contrrio, em pega instantnea. Segundo

VERNET apud ATCIN (2000), um aditivo base de naftaleno interage fortemente com os hemiidratos e causa a precipitao do gesso, em alguns casos. Dessa forma, tem-se que os aditivos superplastificantes so bons materiais para ser utilizados na fabricao de placas de gesso.

Com os superplastificantes possvel que o calor de hidratao seja retardado. Isso conseqncia da adsoro das molculas do aditivo no C3S (ONOFREI & GRAY apud ATCIN, 2000). Foram observadas, tambm, evidncias na mudana do teor e do processo de formao da etringita pelo C3A em sistemas com emprego de superplastificante (ATCIN, LAPLANTE & BDARD apud ATCIN, 2000).

Na Figura 11 apresentado o mecanismo de adsoro das molculas polimerizadas do superplastificante na superfcie de um gro de cimento carregado negativamente. Com a presena dos ons Ca++ liberados por dissoluo, torna-se possvel essa adsoro (ATCIN,2000).

22

Figura 10 Adsoro do superplastificante atravs de foras eletrostticas e de Van der Waals JOLICOEUR apud ATCIN (2000)

A eficincia de um aditivo superplastificante varia de um cimento para outro, com comportamento diferenciado para cada tipo de cimento. No bastasse essa limitao, eles podem apresentar divergncias para um mesmo tipo de cimento com composies diferenciadas, para finuras diferentes e alteraes de temperatura ambiente. E, para um mesmo cimento, aditivos de um mesmo tipo, porm de marcas diferentes, podem apresentar divergncias, como diferente comportamento de disperso das partculas dentro da mistura, de reduo de gua de amassamento e do controle da reologia de uma mistura com relao A/C baixa, em estudos com diferentes marcas de aditivos do mesmo tipo. Segundo ATCIN (2000), o teor de aditivo para promover uma determinada consistncia aumenta conforme o aumento da rea especfica do cimento. Em outras palavras, a quantidade de superplastificante aumenta de acordo com o aumento da finura do cimento para uma dada trabalhabilidade do concreto.

A compatibilidade de um cimento com um aditivo superplastificante est ligada, na maioria dos casos, cintica de formao da etringita, que dependente dos sulfatos presentes no cimento e da reatividade inicial do C3S (ATCIN, 2000).

23

3.4. Modificadores de Pega 3.4.1. Acelerador de Pega

Muitos compostos inorgnicos tais como cloretos, fluoretos, carbonatos, silicatos, aluminatos, boratos, nitritos e tiosulfatos e formiatos podem ser empregados como aceleradores. Destes, o cloreto de clcio o mais eficiente e econmico acelerador (RILEM, 1992).

Uma grande variedade de tensoativos pode ser empregada como aditivos retardadores e aceleradores de pega. Os aditivos aceleradores caracterizam-se por aumentar a taxa de aplicao do concreto ou o endurecimento rpido em idades mais jovens, ou ambos. Esses aditivos podem conter cloretos solveis (principalmente de clcio), carbonatos e silicatos.

Algumas substncias quando empregadas em pequenas quantidades agem como retardador enquanto que, em teores mais elevados, podem agir como acelerador da pega do cimento. FORSEN apud MEHTA & MONTEIRO (1994) apresentou uma curva que representa graficamente o tempo de pega inicial em funo do teor do retardador empregado no sistema. Atravs de uma modificao de seu estudo, foi feita uma anlise considerando tanto retardadores quanto aceleradores de pega, conforme mostra a Figura 8.

Figura 8 Classificao e composio de produtos modificadores de pega FORSEN apud MEHTA & MONTEIRO (1994).

24

Em climas frios, a utilizao de aditivos aceleradores de pega de grande importncia para acelerar o incio do acabamento do concreto e para reduzir o tempo necessrio para cura. Alm disso, a utilizao dos aceleradores possibilita o aumento da velocidade do desenvolvimento da resistncia inicial o que, conseqentemente, permite a desforma rpida. Um dos aceleradores mais comumente empregados o cloreto de clcio. Na Figura 9, apresentada a influncia desse tipo de acelerador no concreto.

Figura 9 Influncia do Acelerador Cloreto de Clcio sobre o Tempo de Pega

Os aditivos retardadores aumentam o tempo de pega do concreto. Esse fenmeno importante em casos onde a temperatura ambiente desfavorvel (climas quentes) ou quando se deseja manter o concreto trabalhvel por mais tempo. Com a pega bem controlada, evitam-se as fissuraes das peas estruturais de concreto, por exemplo.

3.4.1. Mecanismo de Ao

As reaes do cimento com a gua caracterizam pela dissoluo e precipitao. Primeiramente os compostos se ionizam e, em seguida, os compostos hidratados em soluo so formados. Os produtos de hidratao cristalizam-se por causa da solubilidade limitada e, conforme a ocorrncia da cristalizao, do-se o enrijecimento, pega e o endurecimento de pastas de cimento Portland. Dessa forma, com a adio de produtos

25

solveis no sistema, a hidratao do cimento influenciada e as caractersticas de pega e endurecimento so afetadas (MEHTA & MONTEIRO, 1994).

JOISEL apud MEHTA & MONTEIRO (1994) relata que as substncias modificadoras da pega do cimento agem sobre a dissoluo dos constituintes anidros de forma mais pronunciada que sobre a cristalizao de compostos hidratados. A pasta de cimento em hidratao composta de nions (silicato e aluminato) e ctions (clcio). A solubilidade de cada um desses ons depende do tipo e da concentrao do cido ou da base presentes na soluo. A maioria dos aditivos qumicos ionizam-se em gua podendo alterar o tipo e a concentrao dos constituintes da soluo aquosa do sistema cimento-gua e, conseqentemente, a dissoluo dos compostos do cimento.

O produto retardador da pega impede a dissoluo dos ctions (clcio) e nions do cimento. Dentre esses dois, o mais influenciado o nion devido sua velocidade de dissoluo no incio da hidratao, como por exemplo, os ons aluminato. J o acelerador promove a dissoluo dos ctions (clcio) e nions, porm daquele que tenha a menor velocidade de dissoluo durante o perodo inicial de hidratao, exemplificado pelos ons silicato.

Quando na soluo existe pequena concentrao de ctions monovalentes, a solubilidade dos ons clcio diminuda e a dos ons silicato e aluminato, aumenta. Situao inversa ocorre quando h grande concentrao desses ctions monovalentes caracterizados, por exemplo, pelo potssio ou sdio. Quando se diz respeito a nions monovalentes, tais como cloretos e nitratos, e o bivalente sulfato, promove a reduo da solubilidade dos silicatos e aluminatos e o aumento da solubilidade do clcio, quando esto presentes em pequenas concentraes. A situao inversa ocorre quando os nions esto em grandes

concentraes (JOISEL apud MEHTA & MONTEIRO, 1994).

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

6.1. Mehta, P.K; Monteiro, J.M.P. Concreto: Estrutura, Propriedades e Materiais Ed. PINI, So Paulo-SP, 1994 pgs. 273-290.

26

6.2. Popovics, S. Concrete Materials Noyes Publications, New Jersey-USA, 1992 pgs.221-273.

6.3. Atcin, P. C. Concreto de Alto Desempenho Ed. PINI, So Paulo-SP, 2000 pgs. 113-179.

6.4. Grabiec, A.M.; Krzywoblocka-Laurw, R. Influence of Melamine Superplasticizer on Some Characteristics of Concrete In: 10th International Congress on the Chemistry of Cement Proceedings, Gothenburg-Sucia, 1997 pgs. 415-419.

6.5. RILEM Application of Admixtures in Concrete RILEM Report 10, Londres-UK, 1992 pgs 1-56.

6.6. Fukuda, M.; Mizunuma, T.; Izumi, T.; Iizuka, M. Slump Control and Properties of Concrete with a New Superplasticizer Laboratory Studies and Test Methods Admixtures for Concrete, Londres-UK, 1990 - pgs. 10-19.

6.7. Dodson, V. H. Concrete Admixtures Structural Engineering Series, Van Nostrand Reinhold, New York-EUA, 1990 pgs. 23-71.

6.8. Ramachandran, V.S.; Malhotra, V.M.; Jolicoeur, C.; Spiratos, N. Superplasticizers: Properties and Applications in Concrete CANMET, Canada, 1995 pgs. 43-55. 6.9. Hanehara, S.; Yamada, K. Interaction between cement and chemical admixture from the point of cement hydration, absorption behaviour of admixture, and paste rheology Cement and Concrete Research Special Issue, Canada, 1998 pgs. 11591165. 6.10. OTTO BAUMGART Manual Tcnico: Aditivos para Concretos e Argamassas 2 Edio, 2002. 6.11. Coutinho, A.S. Fabrico e Propriedades do Beto LENEC, Lisboa-Portugal, 1973, vol. 1 pgs.269-327.

27

Potrebbero piacerti anche