Sei sulla pagina 1di 2

AS CONTRIBUIES TERICAS DE WALLON PARA A APRENDIZAGEM

por: Colunista Portal - Educao

O desenvolvimento das funes mentais Para Wallon, o organismo a condio primeira do pensamento, visto que toda funo psquica supe um componente orgnico e que o objeto da ao mental vem do ambiente em que o sujeito est inserido. Dessa forma, o sujeito determinado fisiolgica e socialmente, ou seja, resultado tanto das disposies internas quanto das situaes exteriores. Wallon procurou entender a pessoa completa, integrada ao meio em que est imersa, com os seus aspectos afetivos, cognitivos e motores tambm integrados. Seus estudos sobre a origem da pessoa na sua totalidade, enquanto ser biolgico, afetivo, social e intelectual, ele os denominou de Psicognese. Em seus estudos sobre o desenvolvimento humano, considera o sujeito como "geneticamente social". Para esse autor, o desenvolvimento inicia-se na relao do organismo do beb recm-nascido com o meio humano. A partir das reaes das pessoas aos seus reflexos e movimentos impulsivos, a criana passa a atuar no ambiente humano, desenvolvendo aquilo que Wallon denomina motricidade expressiva, ou dimenso afetiva do movimento. a ao motriz que regula o aparecimento e o desenvolvimento das funes mentais, ou seja, o movimento espontneo transforma-se em gesto que, ao ser realizado intencionalmente, reveste-se de significado. Antes do aparecimento da fala, Wallon atribui grande importncia motricidade: para ele, a imitao revela as origens do ato mental; o gesto precede a palavra - fatos esses que ele chama de caracterstica cultural. A partir do momento em que o sujeito assimila os signos sociais (fala, escrita etc.) a comunicao motora passa a ser substituda por outros meios, decorrendo da a disciplina mental, ou seja, o controle do sujeito sobre suas prprias aes. No seu desenvolvimento, o sujeito vai superando os sentimentos e ideias, vividos de forma genrica e confusa, para uma compreenso mais clara do mundo e dos fatos que se apresentam. A linguagem indispensvel ao progresso do pensamento: a linguagem exprime o pensamento e, ao mesmo tempo, estrutura o pensamento. Para Wallon, o desenvolvimento humano no linear e contnuo, mas, sim, uma integrao: as novas funes/aquisies somam-se a outras, adquiridas anteriormente.

Para Wallon, a pessoa deve ser vista como parte integrante do meio em que est inserida. O processo de socializao d-se pelo contato com o outro e, tambm, pelo contato com a produo do outro (texto, pintura, msica etc.). Por isso, afirma que a cultura geral aproxima os homens, pois permite a identificao de uns com os outros. Para ele, o meio social e a cultura constituem as condies, as possibilidades e os limites do desenvolvimento do organismo. Por isso, a criana precisa ser entendida em seu contexto, e seu desenvolvimento como resultado de sua interao com esse meio: o desenvolvimento histrico, dialtico, portanto, tambm descontnuo. Em Wallon, a dimenso afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construo da pessoa quanto do conhecimento. O autor afirma que a emoo a exteriorizao da afetividade: um fato fisiolgico que se expressa no humor e nos atos e, ao mesmo tempo, um comportamento social na sua funo de adaptao do ser humano ao seu meio. A emoo, antes da linguagem, o meio utilizado pelo recm-nascido para estabelecer uma relao com o mundo externo. Os movimentos de expresso evoluem de fisiolgicos a afetivos, em que a emoo cede terreno aos sentimentos e, depois, s atividades intelectuais. A emoo precede as condutas cognitivas; um processo corporal que, quando intenso, prejudica a percepo do exterior. Portanto, para que se possam trabalhar as funes cognitivas, necessrio manter-se uma "baixa temperatura emocional." O desenvolvimento, ento, deve conduzir predominncia da razo, ou, na afirmao de Wallon, "a razo o destino final do home.

Fonte: PORTAL EDUCAO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/32656/as-contribuicoesteoricas-de-wallon-para-a-aprendizagem#ixzz2xgq8Ymfr

Potrebbero piacerti anche